fevereiro 12, 2009

Secretaria de Agricultura reorganiza hortas comunitárias

Um projeto que tem recebido atenção especial na nova administração é o de hortas comunitárias. No primeiro mês de governo, as 17 hortas comerciais e comunitárias foram visitadas pelos Engenheiros Agrônomos da Subsecretaria para realizar um levantamento dos problemas existentes e dos desafios futuros do Projeto Hortas Comunitárias.

De acordo o Diretor da Agricultura Marcio Campos, as ações de reorganização das hortas passa por vistorias e visitas técnicas e mobilização de novos grupos de interessados em participar do projeto. "O preparo do terreno, insumos e capacitação técnica em horticultura serão de responsabilidade da Subsecretaria de Agricultura", explica.

O Assessor de Agricultura Paulo Arbex conta que a subsecretaria estuda novos projetos de hortas comunitárias em bairros em que moradores mostram interesse. "A implantação de um novo projeto busca o local adequado para a instalação, cadastro dos interessados e composição da coordenação da horta. A partir desse momento fornecemos material de irrigação, ferramentas e insumos para a produção', disse.

Segundo a Subsecretaria de Agricultura, o projeto de hortas comunitárias tem grande alcance no município e promove a segurança alimentar e nutricional nos bairros as quais estão instaladas.

Atualmente as hortas comunitárias estão instaladas nos bairros Vila Ema, Monte Mor, Cambuí, Convívio, 24 de maio, Rubião Junior, Santa Elisa, Jardim Itamarati, Parque Marajoara, COHABs, Jardim Ciranda e Comerciários. Há a proposta de expansão para outros bairros como o Parque Imperial.

Turismo recepciona Ala Show da X-9 Paulistana

A Subsecretaria de Turismo de Botucatu organiza para esta sexta-feira, 13, uma recepção aos integrantes da escola de samba de São Paulo, X-9 Paulistana, que se apresentarão na quadra do Botucatu Tênis Clube [BTC], após a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009, que acontecerá às 19h30.

Na recepção, que será na sede do Turismo, Praça Rubião Júnior, 87, às 17 horas, estarão presentes o prefeito João Cury, o chefe de gabinete, Marcos Aparício Cordeiro, e a subsecretária de Turismo, Priscila Ribas.

A "Ala Show" da X-9, que se apresentará em Botucatu, é composta por 25 membros da bateria, três mulatas e um intérprete da escola.

Dezesseis candidatos disputam os títulos de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009

Por Renato Fernandes

O Carnaval 2009 de Botucatu, organizado pela Subsecretaria de Turismo, começa a partir desta sexta-feira, 13, com a escolha da Rainha e do Rei Momo e a apresentação da bateria e de três mulatas da escola de samba de São Paulo, X-9 Paulistana.

Como ocorre tradicionalmente no carnaval de Botucatu, o número de candidatas à rainha supera o de Rei Momos. São 10 mulheres e seis homens na disputa pelo prêmio de R$ 500, e a honra de desfilar nos principais momentos do carnaval 2009, ostentando o título.

Disputam o título de rainha as seguintes candidatas: Aimê Cristine dos Santos (Botucatu futebol Clube), Gisele Cristina Ignácio (Associação Atlética Ferroviária), Gleyce Kelem D. Oliveira (Camisa Preta), Juciara Ribeiro de Mattos (É Nós), Juliana Matias (Joselitos Sem Noção), Marlúcia Jouvina da Silva (Mundo da Fantasia), Naiara Pompiani (Bloco da Imprensa), Natalina Menezes Pereira (Timelo), Vanessa Cristina Silva Leme (Fiel Botucatu – Gente Unida da Vila Maria) e Yasmim Caroline Arlindo Mathias Santana (Camisa Preta).
Na disputa de Rei Momo estão os seguintes candidatos: Antônio Carlos Mrquesim (Timelo), Francisco de Assis da Silva (sem representação), Jorge Elias CArriel (Camisa Preta), José Maria Rodrigues Dias (Botucatu Futebol Clube), Nelson Antônio de Almeida (Fiel Botucatu – Gente Unida da Vila Maria).

O concurso está programado para começar às 19h30, na quadra do Botucatu Tênis Clube [BTC].

A apresentação da Corte Carnavalesca à população será no dia 14, na Avenida Dom Lúcio, a partir das 18 horas, com desfile do Bloco Timelo.

Carnaval - A folia de Momo continuará até o dia 24, último dia do Carnaval Popular na Praça Paratodos, que também terá animação nos dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 21 horas, com apresentação da Banda Karisma.

Os blocos desfilarão na Rua Major Matheus, no dia 21, e na Rua Amando de Barros, no dia 23, ambos os dias às 20 horas.

Curumim pede criação da ‘Casa Cultural dos Artistas Sertanejos”

Foi aprovado, na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (09), um requerimento do vereador Curumim [PSDB], que pede ao Poder Executivo a criação da “Casa Cultural dos Artistas Sertanejos Botucatuenses”.

A proposta tem como objetivo preservar e expor ao público o acervo pessoal e musical dos artistas da música sertaneja que iniciaram suas carreiras em Botucatu. “Botucatu é um dos berços da música sertaneja raiz. Em nossa cidade grandes nomes iniciaram suas carreiras como Raul Torres, Angelino de Oliveira, Serrinha, Tinoco e Zé da Estrada.

Esses artistas engrandeceram o nome de Botucatu e merecem o devido destaque em nosso município com um local para exporem ao público seus trabalhos pessoais e musicais”, justifica o parlamentar.

O Poder Executivo deverá fornecer resposta em 15 dias.

Recordista de sambas enredo de Botucatu abandona o carnaval

O jornalista Quico Cuter, recordista em sambas enredo de Botucatu, está abandonando definitivamente o carnaval. Mesmo tendo assinado dois sambas enredo para o carnaval de 2009 (Bloco Camisa Preta/Imprensa e Bloco Timelo), ele decidiu se afastar das festividades de Momo. Cuter deixa na bagagem nada mais nada menos do que 26 sambas enredo gravados.

"Entendi que é hora de parar. Sempre fui um apaixonado pelo carnaval e posso dizer que por muitos anos dei minha parcela de contribuição para que a festa se realizasse. Agora resolvi parar. Nem este ano, que terei dois sambas enredo na avenida, quero participar. Meu ciclo no carnaval de Botucatu se encerra este ano. É uma decisão irreversível", garante o jornalista.

Cuter participou da fase mais áurea do carnaval de rua de Botucatu nos anos 90 quando desfilavam pela Rua Amando de Barros até oito escolas de samba e o público tinha arquibancadas. Nesse período, Botucatu recebia pessoas que vinham de muitas cidades do Estado para prestigiar o carnaval da cidade. As escolas também eram convidadas para se apresentarem em outras cidades da região.

"Foi realmente uma época muito boa que durou até 1996, quando as escolas deixaram de participar, ficando somente os blocos. A diferença dos blocos para escolas, é que o primeiro é só diversão, curtição e festa. Já uma escola de samba, além dos requisitos dos blocos, deve atender outros requisitos básicos obrigatórios como dotar a escola com os dados contidos na letra do samba, confecção de carros alegóricos, ala das baianas, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, entre outros. No bloco nada disso é necessário e tudo é festa", compara o compositor.

Cuter é o maior recordista da história do carnaval botucatuense como o compositor carnavalesco que mais teve sambas enredo cantados e representados nos desfiles de rua. "Falaram-me uma vez que eu poderia ser o recordista do Estado e um dos maiores do Brasil, mas nunca me preocupei em checar isso. A mim basta saber que sou recordista em Botucatu. Isso já preenche o meu ego e me deixa feliz", colocou.

As letras de Quico Cuter sempre procuraram retratar as coisas de Botucatu, como os pontos turísticos do município com suas lendas e histórias, assim como pessoas ilustres que aqui viveram ou tiveram ligação direta com a cidade, como Angelino de Oliveira, Vital Brasil, Hernani Donato, Francisco Marins, Palmiro Biazon, João Paulo e Daniel, Alcides Nogueira, entre outras personalidades que se transformaram em enredo para os desfiles.

Durante sua trajetória carnavalesca iniciada nos anos 80 com o nascimento da Escola de Samba Camisa Preta do Tanquinho e que está sendo concluída em 2009, Quico Cuter assinou sambas enredos para as seguintes Escolas de sambas: Camisa Preta do Tanquinho (8), Unidos de Última Hora - BTC (5), Camisa Verde e Branco do Lavapés e Vila Cidade Jardim (2), Gente Unida de Vila Maria (2). Também assinou sambas enredos para diferentes blocos da cidade: Bloco Camisa Preta (2). Bloco da Imprensa;/camisa Preta (2) e Bloco Fantasmas do Collor/Unidos, Bloco do Gardenal, Bloco Vai Que é Mole, Bloco da Imprensa e Bloco Timelo.