fevereiro 09, 2009

2.975 candidatos disputam vagas no Conservatório de Tatuí

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, recebeu inscrições de 2.975 candidatos a 587 vagas oferecidas em 43 cursos diferentes nas áreas de música, teatro e luteria – construção de instrumentos. Este foi o maior número de inscrições já registrado pela instituição, considerada uma das mais importantes do país.

Segundo o assessor pedagógico Antonio Ribeiro, o número de inscritos cresceu perto de 50% do ano anterior para 2009. “Até o ano passado, os candidatos inscreviam-se em diferentes cursos. Muitas vezes, um mesmo candidato concorria a vagas em três ou até quatro cursos diferentes. Com a obrigatoriedade de inscreverem-se em um único curso, constatamos crescimento na procura”, destacou.

Os candidatos vêm de diferentes estados brasileiros, caso dos violonistas Julio Cezar e Diego Amaral, de Goiânia, que viajaram por dois dias até chegar no interior de São Paulo. A instituição registrou ainda inscrições de candidatos do Peru, Paraguai, Estados Unidos e Coréia.
“Estudei percussão em Havana, em Cuba, e agora quero cursar as aulas no Conservatório de Tatuí que, soube, é uma referência em música”, disse Lucinda Brend.

Até a próxima sexta-feira, 6, os candidatos participam de entrevista (caso dos que não têm conhecimento) ou testes (para aqueles que já têm conhecimento musical). Uma banca com dois professores da instituição encarrega-se da seleção dos candidatos. Os resultados serão divulgados na noite da própria sexta-feira, no site do Conservatório de Tatuí, o www.conservatoriodetatui.org.br.

Os candidatos aprovados nos testes e entrevistas podem efetuar matrículas a partir da segunda-feira, dia 9, até o próximo dia 12. Será preciso apresentar na secretaria da escola, à rua São Bento, 415, em Tatuí, uma foto 3x4 recente, cópia da certidão de nascimento ou documentos como RG e CPF e efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 50 – esta é a única taxa cobrada do aluno ao longo do ano. Também na próxima semana os candidatos aprovados podem obter informações sobre os testes para bolsas de estudos e inscrições para moradia no alojamento da instituição. As aulas retornam no dia 9 de março.

Concorrência - Os cursos mais procurados neste ano foram os de piano, com 253 inscritos; canto popular, com 197 candidatos; iniciação musical (para crianças com idades dos quatro aos seis anos), com 196 inscritos; violão erudito, com 188 candidatos; teatro, com 183 inscritos; violão popular, com 173 candidatos; e violino, com 171 inscritos.

Bairros de Botucatu receberão blocos carnavalescos

Por Renato Fernandes

Ao que tudo indica, o empenho dos foliões e os incentivos da Subscretaria de Turismo farão do carnaval de 2009 um período com ampla programação, desfiles nos quatro dias, e várias atividades paralelas.

Em reunião promovida às 18h30 de quinta-feira (4), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Botucatu (CDL), o chefe de divisão de assistência ao Turismo, Ottoni Luís Tonin, e representantes dos principais blocos da cidade definiram detalhes da programação. Os blocos presentes se comprometeram a realizar desfiles nos bairros, no domingo (22) e terça-feira (24), contemplando as seguintes localidades: Vila Aparecida, Rio Bonito, Vila Mariana e Parque Marajoara.

Dando a largada à “Folia de Momo”, na sexta-feira, dia 13, ocorrerá o “Concurso de Rainha e Rei Momo”, com show da escola de Samba X-9 Paulistana. O evento será no Botucatu Tênis Clube [BTC], às 19h30. Os vencedores ganharão R$ 500 em dinheiro. “As inscrições terminam no dia 9, segunda-feira. Já temos sete candidatos, cinco mulheres e dois homens. O rei e a rainha do carnaval passado (Rei Momo Anísio de Paula Assis, o Gugu e Rainha Renata Rufino) passarão a faixa e não concorrem”, diz Tonin. “As candidatas se apresentarão em duas ocasiões, a primeira com uma roupa padrão e a segunda com o traje que desejar”, completa.

No dia 14, os blocos Rabo de Galo e Timelo esquentam o tamborim, mantendo a tradição de desfiles no sábado que antecede o Carnaval.

O Rabo de Galo animará o Carnaval do Jardim Iolanda, no Posto de Saúde da Família [PSF] Jd. Iolanda - Rua Lourenço Castanho, 2114, das 14 às 18 horas. Em seguida, os foliões seguem para o Centro de Apoio Integral à Saúde Cantídio de Moura Campos, para um baile de carnaval com os pacientes-residentes, das 18 às 21 horas.

O Timelo fará a apresentação da Corte Carnavalesca, com concentração de foliões na Praça São José, a partir das 16 horas. O desfile na avenida Dom Lúcio será às 18 horas.

A festa carnavalesca também apresenta atividades físicas e de benefício à saúde, como a Caminhada Carnavalesca, que acontecerá na segunda-feira dia 23, entre a portaria do Lageado e o Rio Bonito. A previsão dos organizadores é que a caminhada dure entre 4 e 5 horas.

Cronograma

Domingo - 22 de fevereiro

• Desfile de blocos na Vila Aparecida
• Local - Próximo ao elevado Bento Natel
• Horário - 20h30
• Participantes:
Botucatu Futebol Clube, É Nós, 100 Vergonha e 100 Juízo.

• Desfile de blocos no Rio Bonito
• Local - principais ruas do bairro
• Horário - 20h30
• Participantes:
Gente Unida da Vila Maria, Vai Quem Quer e Kata Loko

Terça-feira - 24 de fevereiro

• Desfile de blocos na Vila Maria
• Local - ainda será definido
• Horário - 20h30
• Participantes:
Fiel Botucatu e Gente Unida da Vila Maria

• Desfile de blocos no Parque Marajoara
• Local - ainda será definido
• Horário - 20h30
• Participantes:
É Nós, 100 Vergonha e 100 Juízo.

Botucatu promove reunião para acertar detalhes da Campanha do Agasalho

O Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira dama do município Rachel Paulo Ferronato Cury, realizou na tarde desta segunda-feira [09] uma reunião para debater os primeiros passos e estratégias a seguir em relação à Campanha do Agasalho deste ano. O encontro aconteceu no CEMEP - Centro Municipal de Educação Permanente.

Além da presidente, estiveram presentes integrantes do Conselho Deliberativo, formado pela vice presidente Ana Paula Nazareth Cordeiro, a 1ª tesoureira Paula Freire, o 2º tesoureiro Miguel Jair Svícero, a 1ª secretária Tânia de Cácia Gafarelo e a 2ª secretária Conceição Domingos Vercesi. O Conselho Fiscal é compreendido por Sérgio Elias Aun, Silmara Ferrari de Barros, Rubens de Almeida, Narcizo Minetto Júnior e Adriana Henriques Ribeiro.

Rachel Cury falou sobre os objetivos do Fundo Social. “Neste primeiro encontro já começamos a pensar no cronograma e data para a campanha de arrecadação. O Fundo Social não pretende ser apenas um programa assistencialista. Temos projetos a serem desenvolvidos e precisamos criar formas para levantar fundos necessários para conseguir viabilizar todos”, explicou.

Biro Biro garante: "Sou bem melhor que o Maradona"

O Jogador participou da Festa dos Bxos promovida pelo Colégio Anglo, na sexta-feira (06)

Texto e foto - Renato Fernandes

A cidade de Botucatu recebeu a visita de Antônio José da Silva Filho, que ficou conhecido em campo como Biro Biro, ex-jogador do Corinthians, no primeiro final de semana de fevereiro.

Biro Biro foi a sensação do time nos anos oitenta. O jogador é um eterno ícone da torcida e autor de jogadas consagradas como na final do Campeonato Paulista de 1982, quando fez o gol do título contra o São Paulo, por entre as pernas do arqueiro tricolor Valdir Peres.

A vista a Botucatu é especial, o jogador entregou na noite de ontem um carro zero quilômetro à melhor aluna da escola Anglo. Na noite anterior, sexta-feira, ele foi a grande sensação da “Festa dos Bixos”, promovida no próprio Anglo, onde distribuiu autógrafos e atendeu fãs e crianças.

Durante o evento o jogador concedeu uma rápida entrevista ao blog O Grito.

O Grito - O Corinthians continua o mesmo?
Biro Biro - Sou Corinthiano com muito orgulho. O time está ótimo a contratação do Ronaldinho vai fazer bem para a equipe. Estamos por cima, o elenco está dando conta do trabalho.

O Grito - Existem muitos jogadores se envolvendo em polêmicas. O que acontece? Os tempos mudaram ou os jogadores estão mais descuidados?
Biro Biro - Isso sempre houve. Na minha época de futebol já existiam histórias, mas o jogador precisa saber os caminhos que trilha Atualmente a imprensa também tem acompanhado os profissionais mais de perto e mostrado seu cotidiano. Na minha opinião, o jogador pode ir para qualquer lugar que quiser, ele também é uma pessoa, que vá beber uma cerveja, namorar e sair com travesti ou não. O importante é o desempenho que ele tem em campo.

O Grito - Os craques da bola são muito bem remunerados. Você considera discrepantes os salários de hoje e de ontem?
Biro Biro - Sem dúvida nenhuma hoje ganha muito bem. Na minha época não tinha do que reclamar, mas não era igual atualmente. Mas esses salários altos são privilégios de poucos, a grande maioria dos profissionais da bola ganhar apenas o suficiente para viver. Esses que recebem remuneração elevada é por mérito.

O Grito - Você concorda com o êxodo dos jogadores brasileiros, que antes mesmo de fazerem nome no Brasil já partem para o exterior?
Biro Biro - Tem que mudar a lei. Essa lei Pelé foi muito boa por um lado, mas por outro realmente tem prejudicado o aparecimento de novos ídolos. Tem que deixar os jogadores no país até os 26 anos, e depois que vá para onde quiser, isso ia melhorar bastante a qualidade de nosso futebol.

O Grito - Você jogou com o botucatuense Zé Maria, o que tem a dizer desse atleta?
Biro Biro - Joguei com ele em 1979, e sou muito amigo dele. Ele merece estar entre os melhores jogadores que já passaram pelo Corinthians, Seu trabalho era espetacular e digno de todo o reconhecimento.

O Grito - Recentemente você participou de uma campanha da Coca Coca, que questionava quem foi o melhor Biro Biro ou Maradona, você venceu. Concorda com o resultado? Você realmente melhor?
Biro Biro - Tenho que ganhar mesmo! Acha que vou deixar um argentino ganhar de mim, aqui no Brasil? Ainda mais por tudo o que fizemos pelo futebol nacional e o carinho que o torcedor tem pelo nosso trabalho. A pessoa tem um carinho muito grande por tudo o que representamos dentro do clube e isso é maravilhoso. Além disso, sou bem melhor que o Maradona (risos).

Cultura prepara cadastro de artistas

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu começou a receber na segunda-feira, dia9, Projetos de Oficinas Culturais, para a criação de um banco de dados de possíveis atividades a serem incorporadas ao calendário da Secretaria. “Qualquer pessoa física residente no município pode apresentar projetos. Eles serão analisados e incorporados ao Banco de Projetos Culturais que será criado para uso da Secretaria. Isso não implica em contratação”, explica o agente cultural Daniel dos Santos.

Paralelamente a esse banco a pasta também pretende realizar o Cadastramento dos Artistas Locais. O objetivo é mapear as atividades artísticas e culturais desenvolvidas na cidade.

“Aqueles que desejarem se cadastrar poderão se dirigir à Secretaria de Cultura para informar seus dados ou pedir que seja encaminhada a ficha via correio eletrônico”, acrescenta Santos.

Um dos objetivo da Secretaria é disponibilizar as informações do Banco de Projetos Culturais para que sejam analisados e descobertos por empresas e entidades interessadas em investir em cultura. A Secretaria, porém, não se responsabilizará em agenciar nenhum projeto. O objetivo é facilitar a relação entre o proponente e os possíveis patrocinadores.

Para inclusão no Banco de Projetos Culturais os projetos apresentados deverão atender aos quesitos básicos de formatação dentro dos padrões exigidos pela Secretaria de acordo com o roteiro para elaboração de Projetos e Ficha de Inscrição, fornecidos pela própria Secretaria. Além de Oficinas Culturais, poderão qualificar-se como Projetos: eventos, palestras, apresentações, cursos e “workshops”.

Maiores informações na Secretaria de Cultura, situada na Avenida Dom Lúcio, 755, Centro , ou pelos telefones (14) 3882-0133 e (14) 3882-1489.

Etecs prorrogam inscrições para especialização técnica

Os interessados em concorrer a uma vaga para especialização técnica em Tecnologia da Informação Para Sistemas de Grande Porte (Mainframe) têm até a próxima quinta-feira, 12, para fazer a inscrição. O curso será ministrado em quatro Etecs (Escolas Técnicas estaduais) nos seguintes municípios: Hortolândia, Mogi Mirim (Etec Pedro Ferreira Alves), Praia Grande e São Paulo (Etec Professor Camargo Aranha). As aulas serão no período da manhã, exceto na Camargo Aranha, onde ocorrem no período da noite.

O curso, uma parceria entre a instituição e a IBM Brasil, será oferecido gratuitamente a alunos que já tenham diploma técnico em Informática e queiram se especializar em computadores de grande porte e linguagem Cobol. Das 500 horas do curso, 100 são reservadas para aulas de inglês voltado para negócios.

A IBM Brasil participa do projeto como apoiador tecnológico, doando softwares, disponibilizando conteúdo técnico e treinando professores.

Calendário

26/1 a 12/2 - Inscrições na secretaria da Etec em que o candidato pretende estudar, de segunda à sexta-feira, nos horários definidos pelas unidades. A taxa de inscrição é de R$ 20

15/2 - Prova, às 10h (o candidato deve chegar no mínimo meia hora antes do início do exame)

18/2 - Lista de classificação, que será divulgada nas unidades

Matrículas

18 e 19/2 - 1ª chamada

20/2 - 2ª chamada

Informações

Etec de Hortolândia: Rua Capitão Lourival Mey, 750 - Jardim Santana - Tel: (19) 3897-3727 / 5935

Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim): Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237 - Mirante - Tel: (19) 3862-0888

Etec de Praia Grande: Praça 19 de Janeiro, 144 - Boqueirão - Tel: (13) 3591-1303 / 6968

Etec Camargo Aranha (São Paulo) - R. Marcial, 25 - Mooca - Tel: 2694-6733

Do Centro Paula Souza

Polícia de Bauru prende sete traficantes e apreende drogas

Mega-operação prendeu sete pessoas e apreendeu R$ 1.525,00

Em operação especial de combate ao narcotráfico, desencadeada no último sábado (07), a Polícia Militar de Bauru, distante 343 quilômetros da Capital, prendeu sete pessoas e apreendeu 171 pedras de crack, 46 papelotes de cocaína e cinco porções de maconha. A ação resultou ainda na detenção de dois adolescentes e na apreensão de diversos celulares, munições e R$ 3 mil em dinheiro.

A mega-operação, que contou com o auxílio de um helicóptero Águia da PM, teve como ponto de partida o município de Duartina, distante 38 quilômetros de Bauru. Cinquenta policiais militares, entre membros da Força Tática e das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), foram apoiados por homens da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Com informações sobre a venda de entorpecentes em Duartina, a equipe policial flagrou L.G.S. e E.M., ambos de 23 anos, F.I.S., de 25, e um adolescente, de 16, com 46 papelotes de cocaína, 14 pedras de crack e três porções de maconha. O grupo estava na frente de um bar, onde funcionava um ponto de venda de drogas.

O proprietário do bar, J.A.S., de 40 anos, estava em uma casa, que fica nos fundos do comércio, e com ele foram apreendidos quatro projéteis intactos de revólver calibre 38, quatro celulares e R$ 440 em dinheiro. Em um primeiro momento não havia provas sobre o envolvimento desse homem com o comércio ilícito.

Para continuar cumprindo os mandados de busca e apreensão, os policiais de Bauru se deslocaram até a casa de R.F., de 23 anos. No imóvel, foram encontradas 94 pedras de crack prontas para a venda e uma outra pedra maior, que renderia 50 porções da droga, além de R$ 1.030 em dinheiro.

Com informações da população, a PM descobriu que R. estava escondido na casa de J., dono do bar. A denúncia estava correta e a equipe policial encontrou o homem no imóvel. No esconderijo, foram apreendidas mais nove pedras de crack e R$ 55, o que caracterizou o envolvimento dos dois homens com o tráfico de drogas em Duartina.

No bairro de Salomão Sabag, os policiais prenderam mais dois homens por envolvimento com a venda de drogas. J.M.S., de 25 anos, e G.C.S.J., de 21, foram detidos com 16 pedras de crack e duas porções de maconha. No centro de Duartina, mais um adolescente foi apreendido, e com ele foram encontradas outras 17 pedras de crack.

Os sete homens presos foram transferidos para a Cadeia Pública de Duartina, onde ficam à disposição da Justiça. Um adolescente foi para uma unidade da Fundação Casa e outro para Núcleo de Apoio Integrado (NAI) de Bauru. A droga apreendida foi levada para o Instituto de Criminalística (I.C.) da região, onde passará por perícia.

Assessoria de Imprensa da SSP

Confira o funcionamento dos Postos Poupatempo no Carnaval

Durante o período de Carnaval, os horários de atendimento de todos os Postos Poupatempo Fixos e Móveis da Capital, Região Metropolitana e do Interior e do Disque Poupatempo sofrerão algumas alterações.

Todos os Postos Fixos e Móveis funcionam normalmente no sábado, dia 21 de fevereiro, e ficam fechados na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 23 e 24 de fevereiro.

Na quarta-feira de Cinzas, 25 de fevereiro, os 13 Postos Fixos e as sete Unidades do Poupatempo Móvel começam a atender a população a partir das 13 horas.

Disque Poupatempo

No dia 21 (sábado), o Disque Poupatempo – 0800 772 36 33 (ligação gratuita) atende em seu horário habitual: das 6h30 às 15 horas.

No dia 23 de fevereiro, segunda-feira, atende das 7 às 13 horas, e no dia 24, terça-feira de Carnaval, o Disque Poupatempo não funcionará.

Na quarta-feira de Cinzas, dia 25 de fevereiro, o atendimento do Disque Poupatempo será normal, das 7 às 20 horas.

21 de fevereiro – sábado: atendimento normal
Disque Poupatempo: das 6h30 às 15 horas

23 de fevereiro - segunda-feira: fechado
Disque Poupatempo: das 7 às 13 horas

24 de fevereiro - terça-feira: fechado
Disque Poupatempo: não atende

25 de fevereiro - quarta-feira: a partir das 13 horas
Disque Poupatempo: das 7 às 20 horas

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 11 anos presta serviços de qualidade à população.

Do Poupatempo

Exposições marcam o centenário de Carmem Miranda

Da Agência Brasil

Um dos maiores nomes da música e do cinema brasileiros, Carmem Miranda completaria hoje (9) cem anos. Para lembrar o centenário de nascimento daquela que é apontada como a brasileira mais famosa do mundo no século 20, a Secretária Estadual de Cultura do Rio de Janeiro promove ao longo da semana uma série de atividades. O destaque será a instalação de uma estátua em tamanho natural da artista – também conhecida como Pequena Notável – , que passará a integrar o museu da cantora.

O Museu Carmem Miranda, localizado no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade do Rio, receberá a obra, esculpida em resina, ainda hoje. O autor da peça, o artista plástico Ulysses Rabelo, chegou até a estudar a máscara mortuária e a arcada dentária da da Pequena Notável. A réplica vestirá o traje usado no filme Uma Noite no Rio, de 1941.

Ao longo da semana, o museu terá palestras do jornalista Ruy Castro, autor de uma biografia da artista, exibição de filmes e apresentações musicais com a participação de blocos de carnaval e de escolas de samba. Também será apresentada uma exposição com uma retrospectiva da vida da cantora.

Quem for ao local também poderá conferir no acervo outras três mil peças, entre roupas de filmes em Hollywood, além de objetos pessoais como escovas e espelhos. Há ainda partituras e fotos originais. As peças foram doadas pela família da artista.

A Rádio Roquette Pinto – do governo estadual - onde a Pequena Notável começou a carreira, também prestará homenagem com programas especiais.

Em entrevista à Rádio Nacional do Rio, a secretária de Cultura Adriana Rattes disse que a idéia não é só relembrar a artista, mas repensar “o fenômeno que era Carmem”. Ela lembra que a cantora foi usada pelo governo dos Estados Unidos para estreitar relações com a América Latina.

“Ela fazia parte da política americana de boa vizinhança”, disse. “Estamos acostumados a ligá-la ao lado brejeiro, mas ela também representou criatividade, coragem, ousadia, empreendedorismo. Esse lado também fala do Brasil”.

Ford dá férias coletivas para 800 trabalhadores em São Bernardo do Campo

Da Agência Brasil

A partir do dia 19 de fevereiro, 800 trabalhadores da fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo vão entrar em férias coletivas para adequar a demanda da produção ao mercado. Os funcionários devem retornar ao trabalho no dia 16 de março. Quatro dias desse período correspondem a banco de horas e compensação.

A fábrica tem cerca de 3,2 mil funcionários. É a primeira vez, desde o agravamento da crise financeira internacional, em setembro, que a Ford dá férias coletivas aos funcionários da fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afiirma que as férias coletivas, férias normais, banco de horas, licença remunerada e redução de jornada são mecanismos de preservação de emprego previstos em lei e negociados com o objetivo de evitar demissões. A diretoria do sindicato defende que todos esses mecanismos de negociação sejam usados antes de qualquer alternativa.

Cultura recebe projetos e realiza cadastro dos artistas locais

A partir desta segunda-feira, 9, a Secretaria de Cultura de Botucatu recebe os projetos de oficinas culturais para a montagem de um banco de dados de atividades que possam ser incorporadas ao calendário cultural.

Os projetos, que após analise serão incorporados ao Banco de Projetos Culturais, podem ser apresentados por qualquer pessoa física, residente no município. A incorporação do projeto ao Banco de Projetos não implica em contratação.

Para inclusão no Banco de Projetos Culturais os projetos apresentados deverem atender aos quesitos básicos de formatação dentro dos padrões exigidos pela Secretaria de Cultura, de acordo com o roteiro para elaboração de projetos e ficha de inscrição, fornecidos pela própria Secretaria.

Além de Oficinas Culturais, serão qualificados como projetos, eventos, palestras, apresentações, cursos e “workshops”.

Segundo o agente de cultura da Secretaria, Daniel dos Santos, o objetivo é disponibilizar as informações do Banco de Projetos Culturais para que sejam analisadas e descobertas por empresas e entidades interessadas em investir na cultura de Botucatu. “.A Secretaria não se responsabilizará em agenciar nenhum projeto, a idéia é facilitar a relação entre o proponente e os possíveis patrocinadores”, explicou Santos.

Cadastro – A Secretaria de Cultura de Botucatu está realizando o cadastramento de artistas locais, com intenção de mapear as atividades artísticas e culturas na cidade.

Interessados em realizar o cadastro devem se dirigir à Secretaria de Cultura e informar seus dados.

Mais informações na Secretaria de Cultura, situada na Avenida Dom Lúcio, 755, Centro. Telefones [14] 3882-0133 e [14] 3882-1489.

Sub-21: Peabiru e Monte Mor garantem vaga antecipada

No último domingo, 8, saíram os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Sub-21 de Futebol 2009 de Botucatu. As equipes Peabiru Futebol Clube e Monte Mor Futebol Clube garantiram vaga à próxima fase com uma rodada de antecedência.

No campo da Fazenda Lageado, o Peabiru FC goleou o Paraná FC por 14 a 1, com seis gols de Rodrigo “Diguinho”, dois de Jadson, dois de Juliano e gols de Felipe, Ricardo, Rafael e César. O gol de honra do Paraná foi marcado por Diego.

Em seguida, jogaram Shark Futebol Clube e Dinamite Futebol Clube. A partida terminou empatada em 3 a 3.
Monte Mor Futebol FC e Misericórdia FC atuaram no campo da Vila Maria. O Monte Mor venceu por 3 a 0, com gols de Bruno, Diego e Rafael.

Encerrando a rodada, o Unidos de Botucatu FC venceu o Sete de Setembro FC por 4 a 0. Destaque para o atacante Bruno, que marcou três vezes.

Diego do Monte Mor FC e Diguinho do Peabiru FC são os artilheiros da competição, com 7 gols marcados, seguidos por Lezinho, do Unidos de Botucatu, com 6 gols anotados.

O Monte Mor FC tem a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido. Já o melhor ataque é do Peabiru FC, com 18 gols marcados.

A próxima rodada acontecerá no domingo, 15. No campo da Fazenda Lageado, às 13h30, Dinamite FC enfrenta o Beira Rio FC/Marcenaria Império. Às 15h30 jogam Peabiru FC e Monte Mor FC.

No campo da Vila Maria, às 13h30, Unidos de Botucatu FC enfrenta o Shark FC. Paraná FC e Misericórdia FC jogam às 15h30.

O Campeonato Sub-21 de Futebol 2009 de Botucatu é organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Anhumas e Paraná goleiam pela Copa Integração de Futsal

Seis jogos foram realizados no último sábado, 7, no Ginásio Municipal de Esportes “Governador Mário Covas Júnior”, pela Copa Integração de Social de Futsal, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Na categoria Sub-9, Anhumas venceu o Projeto CRE-SER por 3 a 2 e a equipe da ABEM foi goleada pelo FC Paraná por 4 a 0.

A categoria Sub-11 teve as duas maiores goleadas da quarta rodada. Anhumas venceu o 24 de Maio por 7 a 0. O mesmo placar feito pelo FC Paraná contra o Bandeirantes.

A equipe do Projeto CRE-SER perdeu para o Paraná B por 4 a 0. Já o FC Paraná A superou o Beira Rio por 6 a 1.

A próxima rodada da competição, que reúne equipes de 10 projetos sociais de Botucatu, acontecerá no sábado, 14, no Ginásio Municipal, com oito partidas.

10 h – Sub-13 – Alamjes x Paraná A
10h45 – Sub-13 – Riviera x 24 de Maio
11h30 – Sub-13 – Propech x ABEM
12h15 – Sub-13 – Bandeirantes x Anhumas
13h – Sub-15 – Riviera x Paraná B
13h45 – Sub-15 – Alamjes x Propech
14-30 – Sub-15 – 24 de Maio x Vila Real
15h15 – Sub-15 – CRE-SER x Anhumas

Botucatu registra dois casos de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde Ambiental, confirmou nesta segunda-feira, 9, dois casos de dengue importados, que foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Adolfo Lutz.

Os dois pacientes são estudantes da mesma família, residem no Jardim Panorama e viajaram para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde contraíram a doença.

Segundo o Dr. Cassiano Victória, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental já realizou as atividades de bloqueio para remoção de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegipty e iniciou as atividades de busca ativa, que consiste na procura de suspeitos da doença nas quadras vizinhas do endereço dos doentes. “Esta medida é importante para que possamos verificar se houve transmissão da doença no município”, explicou o chefe de divisão de Saúde Pública Veterinária.

IB – A Vigilância de Saúde Ambiental divulgou o Índice de Breteau [IB] de janeiro de 2009, que foi de 1,39. O IB mede a infestação do mosquito Aedes aegipty no município.
Apesar de ser baixo, o índice coloca o município de Botucatu em estado de alerta, pois segundo a Secretaria de Saúde do Estado os índices acima de 1,00 já são considerados preocupantes.

Em comparação com o último índice de Breteau, divulgado em outubro de 2008, a infestação do mosquito em Botucatu teve um aumento considerável. O último índice apontava 0,18. “Solicito a colaboração da população com a equipe de Vigilância. Verifiquem suas residências à procura de possíveis criadouros do mosquito da dengue. Sem a participação da população será muito difícil controlar uma possível epidemia de dengue”, disse o Dr. Cassiano Victória.

Calouros de Enfermagem e Medicina chegam à FMB/Unesp

Após anos de preparação em cursinhos e provas, os novos alunos que integrarão o corpo discente da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) começam a chegar a sua nova ‘escola’. As matrículas, que tiveram início em 9 de fevereiro e se estendem pelos dias 10 e 19 deste mês, movimentaram todo o câmpus da Unesp de Botucatu.

Pais, alunos e veteranos estiveram juntos neste começo de curso dos 120 novos alunos que a FMB recebe (30 em Enfermagem e 90 em Medicina). As inscrições ocorrem na Casa do Servidor. Em todo o campus de Botucatu, serão 670 novos estudantes que farão seus cursos nas diversas faculdades da universidade.

A expectativa da Comissão de Recepção, presidida pela professora Regina Popim, é de que pelo menos 1/3 das vagas estejam preenchidas neste primeiro dia de inscrições. Conforme explica, um grande esquema de acolhimento aos calouros foi programado. Desde estacionamento exclusivo aos pais até alertas quanto à proibição do ‘trote’. “Sempre recomendamos aos veteranos e também aos servidores para que recepcionem os calouros da melhor forma possível, fornecendo desde informações sobre a faculdade até a cidade onde passarão os próximos anos”, ressalta.

Explica a presidente da Comissão que há um esquema de vigilância para coibir a incidência de trotes dentro do campus e uma linha telefônica exclusiva foi disponibilizada para receber denúncias 24 horas ao dia.

Profª Regina ainda ressalta que uma extensa programação de recepção foi preparada com o intuito de integrar os novos acadêmicos. Alguns eventos serão realizados em conjunto com as outras faculdades da Unesp no município e outros exclusivos pelos cursos de Enfermagem e Medicina. Está previsto para o dia 4 de março, no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci um grande encontro entre os estudantes do campus com apresentação musical da orquestra do Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis. Na oportunidade o prefeito de Botucatu, João Cury, discursará aos novos ‘botucatuenses’.

A recomendação é de que os calouros ou procuradores façam a inscrição munidos de duas fotos 3x4 recentes, duas cópias autenticadas (ou fotocópias acompanhadas dos originais) do certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar completo, certidão de nascimento e/ou casamento, cédula de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro, título de eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certificado de reservista de serviço militar (no caso homens). Informações sobre horários e documentos podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6269 , na Seção de Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu.

O início da vida acadêmica

Após dois anos de intensa preparação e sete vestibulares diferentes, a primeira matriculada em Medicina pela FMB, Laise Tereza Ferraz de Carvalho (19), conta que ser aprovada no vestibular mais concorrido de toda a Unesp e poder cursar uma das faculdades mais conceituadas de todo o Estado é uma conquista. Natural de Aparecida (SP), a caloura esteve acompanhada da família para a matrícula. Ressaltou ao lado do pai o sentimento de satisfação e empolgação pela nova fase da vida. “É uma das melhores sensações que podemos ter. Essa nova fase representa um desejo meu e de minha família”, declarou.

A primeira inscrita em Enfermagem, Caroline de Lima Xavier (20) disse que sua escolha para ser aluna da FMB deve-se à conceituação do curso, eleito em 2008 como um dos melhores do país pela Revista Guia do Estudante, da Editora Abril. “Por causa da qualidade do curso e a enfermagem ser uma das profissões em ascensão, optei por Botucatu”. Ela, que também viveu a maratona do vestibular, sentiu-se realizada com o momento de inscrição em sua nova faculdade. “É uma fase nova em minha vida”, finalizou.

Começa a matrícula dos aprovados no vestibular para Agronomia e Engenharia Florestal da Unesp

O Auditório da Fazenda Experimental Lageado está recebendo, nos dias 09 e 10 de fevereiro, os alunos aprovados no vestibular da Unesp para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.

Ao todo, foram convocados os 80 primeiros colocados no vestibular para o curso de Agronomia e os 40 primeiros do curso de Engenharia Florestal.

De maneira tranqüila, sem os trotes de outrora, os candidatos e seus familiares estão sendo recebidos por alunos veteranos, representantes do Diretório Acadêmico e servidores da área técnica acadêmica da Faculdade, responsáveis pela realização da matrícula.

A divulgação da lista de espera acontece no dia 16 de fevereiro e a matrícula dos convocados na segunda chamada será realizada no dia 19 de fevereiro.

As aulas na Faculdade de Ciências Agronômicas começam no dia 03 de março para os ingressantes e no dia 25 de fevereiro para os alunos veteranos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Nova diretoria do IB é empossada

Na última sexta-feira, 6 de fevereiro, foi realizada, no Anfiteatro do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus de Botucatu, sessão solene de Congregação na qual foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretora do IB, os docentes Renato Eugênio da Silva Diniz, do Departamento de Educação e vice-diretor cessante, e Maria Dalva Cesario, do Departamento de Morfologia.

Os novos dirigentes foram conduzidos até o palco pelos professores eméritos do IB, Edy de Lello Montenegro, Edmundo José de Lucca e Roberto Sogayar.

A solenidade foi presidida pelo reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald e, além de Diniz, Maria Dalva e da diretora cessante, Maria de Lourdes Mendes Vicentini Paulino, a mesa foi composta pelo vice-prefeito de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior, que representou o prefeito municipal João Cury Neto; pela pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge; e pela pró-reitora de Graduação, Sheila Zambello de Pinho.

Também compareceram à cerimônia, os diretores Sérgio Swain Müller, da Faculdade de Medicina; Edivaldo Domingues Velini, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), e Edson Ramos de Siqueira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Em seu discurso, Maria de Lourdes disse estar satisfeita com os resultados obtidos durante sua gestão. “Foi um período de trabalho intenso, mas de enorme satisfação pela convivência e colaboração que permitiram que o Instituto continuasse seu crescimento e sua projeção econômica”, analisou.

Entre as realizações, ela destacou o papel da implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a definição de metas e desenvolvimento do IB. “As discussões iniciais do PDI, que ocorreram principalmente no primeiro ano da gestão, fizeram com que o Instituto se conhecesse e definisse seu sonho de futuro, sua missão. O trabalho conjunto de docentes, servidores técnico-administrativos e alunos criou o comprometimento de todos para com o IB”, comentou. “As missões vinham de diferentes pessoas, desde os mais titulados academicamente falando, até o com menor formação acadêmica, mas que compreendia bem sua função dentro da instituição. Fomos assim construindo o que queríamos para o nosso futuro e, mais do que criar um documento, pudemos interiorizar aquele aprendizado e traçar caminhos que víamos como adequado para a nossa instituição”, complementou.

Ela também ressaltou a atuação da congregação, a maior valorização do Instituto em relação à extensão universitária, os conceitos obtidos nas avaliações dos cursos de Graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Guia do Estudante. Também a conquista do IB por dois anos consecutivos como a instituição que teve maior produção científica na área de Biológicas da Unesp e a classificação do Instituto entre as três unidades que tiveram maior captação de recursos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outros aspectos salientados por Maria de Lourdes foram o incentivo à participação de docentes na criação do Núcleo de Biomateriais e Biotecnologia, na implantação da disciplina de Empreendedorismo e na atuação dos alunos em empresas juniores. “O IB, nesses quatro anos, entendeu que inovação tecnológica e empreendedorismo não são incompatíveis com a academia, uma vez que são parte do papel da universidade para o desenvolvimento econômico e social.”
Após o seu discurso, a professora Virginia Sanches Uieda, chefe do Departamento de Zoologia, falou em nome da comunidade acadêmica do IB. Ela afirmou que a trajetória da gestão que estava se encerrando foi de muita dedicação, ética, profissionalismo e respeito.
Em seguida, o reitor, Maria Dalva e Diniz assinaram os termos de posse e compromisso. Também foi realizada a entrega da borla e do capelo.

Discursos dos empossados


Depois das transmissões de cargos, Maria Dalva fez o uso da palavra. Ela comentou sobre o desejo de contribuir com a melhoria da instituição. “É uma nova era de responsabilidades. Muitos são os assuntos carentes de solução duradoura e racional. No entanto, é grande a nossa vontade de enfrentá-los e resolvê-los da melhor forma possível para o bem da nossa instituição”.

Na sequência, foi a vez do diretor empossado discursar. “Deixo hoje a função de vice-diretor e assumo a de diretor do Instituto de Biociências que, ao longo desses 32 anos de existência como IB, reiteradamente vem dando provas da qualidade e da competência dos segmentos que o configuram. A excelência dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, o reconhecimento das pesquisas aqui produzidas, exemplificado a partir das frequentes premiações recebidas, e o alcance cada vez maior das atividades de extensão universitária junto à comunidade atestam minha afirmação e reforçam o grau de responsabilidade de quem assume a função de diretor desta unidade”, pronunciou.

Ele também fez um agradecimento à professora Maria de Lourdes, com quem compartilhou a direção do IB nos últimos quatro anos. “Aprendi demasiadamente neste período, pois tive oportunidade de conviver com uma profissional de grande competência, comprometida com a Unesp e profundamente consciente dos compromissos sociais da nossa universidade”.

Diniz ainda comentou sobre os trabalhos de extensão universitária desenvolvidos por ele na função de vice-diretor e agradeceu a participação dos setores que compõem a instituição. “Estar à frente da vice-diretoria do Instituto de Biociências trouxe, entre outras responsabilidades, a de coordenar diretamente as ações de extensão universitária”, destacou. “Ocupar uma função administrativa por si só não garante a possibilidade de efetivação dos projetos pretendidos. É necessário contar com o apoio e a participação da comunidade, sendo assim, manifesto aqui meus agradecimentos aos colegas docentes, técnico-administrativos e alunos que, ao longo desses quatro anos colaboraram com as ações da vice-diretoria”.

Ele reiterou também os compromissos assumidos com a comunidade do IB. “Quero, em meu nome e da professora Dalva, agradecer à comunidade do Instituto de Biociências que depositou seu voto de confiança e nos elegeu para ocuparmos as funções de diretor e vice-diretor no quadriênio de 2009 a 2012. Estejam certos que nos empenharemos ao máximo para corresponder a tal confiança”, afirmou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências