fevereiro 06, 2009

Seis jogos agitam a quarta rodada da Copa Integração de Futsal

A Copa Integração Social de Fustal, campeonato que reúne 10 projetos sociais de Botucatu, entra neste sábado, 7, na sua quarta rodada. Serão seis partidas disputadas no Ginásio Municipal "Governador Mário Covas Júnior".

Às 10 horas, pela categoria Sub-9, jogam Anhumas e Projeto CRE-SER e em seguida entram em quadra ABEM e FC Paraná.

Na categoria Sub-11, às 11 horas, jogam 24 de Maio e Anhumas A. Pela mesma faixa etária, às 11h30, Bandeirantes e FC Paraná se enfrentam.

Às 12h15, será a vez das equipes CRE-SER e FC Paraná B entrarem em quadra. O último jogo da rodada acontecerá às 13 horas, entre FC Paraná A e Beira Rio.

Resultados – Pela terceira rodada, realizada no dia 5, quinta-feira, foram realizados quatro jogos.

Na categoria Sub-11, o Projeto CRE-SER venceu a ABEM por 5 a 2. Anhumas A e FC Paraná empataram em 2 a 2.

Jogando na categoria Sub-13, Anhumas superou a ABEM por 3 a 1 e no Sub-15, a Vila Real foi goleada pelo time de Anhumas, por 4 a 0.

A Copa Integração Social de Futsal de Botucatu, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, acontece até o dia 4 de abril.

Sub-21: Lageado e Vila Maria recebem jogos da segunda rodada

Neste domingo, 8 de fevereiro, acontecem quatro partidas da segunda rodada do Campeonato Sub-21 de Futebol 2009 de Botucatu, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Às 13h30, no Campo da Fazenda Lageado, jogam Peabiru Futebol Clube e Paraná. Em seguida, às 15h30, Shark FC e Dinamite FC se enfrentam.

No Campo da Vila Maria também acontecerão duas partidas. Às 13h30 jogam Monte Mor FC e Misericórdia FC e às 15h30 o time Unidos de Botucatu FC desafia o Sete de Setembro FC.

O Campeonato Sub-21 de Futebol de Botucatu, que acontecerá até o dia 15 de março, conta com nove equipes, divididas em duas chaves.

O grupo A é composto pelo Sete de Setembro, Dinamite, Unidos de Botucatu, Shark e Beira Rio/Marcenaria Império. Já o grupo B conta com o Monte Mor, Peabiru, Paraná e Misericórdia.

Secretário, professores e funcionários da educação fazem reunião de planejamento

Diretores e professores da rede municipal se reuniram com o Secretário Municipal da Educação, Narciso Minetto Junior, na tarde dessa sexta-feira [6], no salão de convenções do hotel Primar, para discutir o planejamento de início de aulas e a discussão do projeto pedagógico do novo chefe da pasta. Também participaram da reunião a primeira-dama Rachel Cury, o presidente da Câmara Municipal Reinaldinho, os vereadores Fontão, Nenê, Abelardo e o prefeito João Cury.

"Não poderia deixar de vir parabenizar e desejar um ano de muito e bons trabalhos. Sempre ressaltei que temos que aproveitar a boa qualidade das pessoas que existem em Botucatu e todos esses talentos passam pelas mãos de vocês professores", disse o prefeito.

De acordo com Cury, a busca pela valorização pessoal é uma forma de exigir como contrapartida a melhoria dos serviços. "Desejo um excelente ano, com muito planejamento para poder realizar muito mais gastando cada vez menos", comenta.

As aulas na rede pública municipal começam no próximo dia 9, segunda-feira. As classes de primeiro ano – compartilhadas com o Estado – no próximo dia 16.

Botucatu terá peças de artesanato no Fórum Nacional de Turismo

A subsecretária de Turismo de Botucatu, Priscila Ribas, esteve em São Paulo, na última quarta-feira, 4, reunida com o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Claury Santos Alves da Silva.

Acompanhada do chefe de divisão de turismo, Ottoni Luís Tonin, e Tereza Vasques, da área administrativa da Secretaria de Botucatu, a responsável pelo turismo botucatuense doou ao Estado 60 peças do artesanato local, que serão expostas no Fórum Nacional de Secretários e Diretores de Turismo, no dia 11, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo Priscila Ribas, o Fórum contará com a presença do Ministro do Turismo Luiz Barretto. "O Ministro estará presente no evento e uma pela em especial do nosso artesanato será destinada a ele", explicou a subsecretária botucatuense.

Unidade Móvel do CREF auxilia 40 profissionais por dia em Botucatu

Sábado, 7, é o último dia da Unidade Móvel do Conselho Regional de Educação Física [CREF] 4, que responde pelo Estado de São Paulo, em Botucatu.

No Espaço Cultural "Antônio Gabriel Marão", desde o dia 5, quinta-feira, a Unidade Móvel recebe cerca de 80 pessoas nos dois dias.

A coordenadora do CREF, Cássia Horida, revelou que a procura em Botucatu está sendo regular. "A procura tem sido constante, mas está tranquila", disse. Segundo Horida, o primeiro registro dos profissionais de educação física tem sido a maior procura dos interessados. "Os recém graduados estão procurando para fazer o primeiro registro. Também fazemos negociação da anuidade, emitimos segunda via, mudanças de endereços entre outros serviços", explicou.

Professor de educação física de Botucatu, Anderson Silva "Banana", elogiou a facilidade encontrada na Unidade Móvel. "Vim credenciar ao CREF pela primeira vez. A Unidade em Botucatu está ajudando as pessoas que não tem condições de ir até a capital. Facilitou aos profissionais da cidade", comemorou o professor de educação de Jiu-Jitsu,

Mauri Jesus da Silva Júnior viajou de Lençóis Paulista a Botucatu para utilizar a Unidade Móvel do CREF. "Estava precisando renovar minha identidade profissional. O trabalho na Unidade é ágil e faz tudo o que se faz em São Paulo. O CREF é emitido na hora", disse.
A Unidade Móvel do CREF estará em Botucatu, no Espaço Cultural "Antônio Gabriel Marão" amanhã, das 8 às 12 horas.

Deputado Milton Flávio visita João Cury

O deputado estadual Milton Flávio [PSDB] visitou o prefeito João Cury no início da tarde dessa sexta-feira [6] e colocou-se à disposição para ajudar a administração municipal em tudo que for possível através da Assembléia Legislativa e seus contatos. "Podemos dar o pontapé inicial nas conversar, acompanhar e ajudar no que for possível. Não vamos medir esforços. Sinto-me integrado e feliz em ser um soldado de Botucatu, em um momento tão significativo para a cidade", disse.

João Cury mostrou-se feliz pelo fato de Botucatu ganhar mais representatividade política. "Estamos em um momento muito bom e temos que aproveitar. Muitas coisas estão dando certo ao mesmo tempo. Verbas chegando, projetos acontecendo e agora mais representatividade no governo com o Milton de volta à Assembléia", declara o prefeito.

Milton Flávio volta à Assembléia Legislativa após a decisão de Caldini Crespo [DEM] em continuar com a cadeira de vereador em Sorocaba.

O deputado estadual Milton Flávio [PSDB] visitou o prefeito João Cury no início da tarde dessa sexta-feira [6] e colocou-se à disposição para ajudar a administração municipal em tudo que for possível através da Assembléia Legislativa e seus contatos. "Podemos dar o pontapé inicial nas conversar, acompanhar e ajudar no que for possível. Não vamos medir esforços. Sinto-me integrado e feliz em ser um soldado de Botucatu, em um momento tão significativo para a cidade", disse.

Projeto Guri busca coordenadores de Pólo

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, abre processo seletivo para a contratação de Coordenadores de Polo nas cidades de Palestina, Jaci e Orindiúva (região de São José do Rio Preto); Estiva Gerbi, Piracaia e São Sebastião da Gama (região de Jundiaí); Teodoro Sampaio (região de Presidente Prudente); Sub Mennucci (região de Araçatuba); Campos Novos Paulista (região de Marília); Buri, Ribeirão Branco e Riversul (região de Itapeva) e Biritiba Mirim (Grande São Paulo).

Os interessados devem ter formação superior completa ou em andamento na área de Ciências Humanas; vivência com projetos sociais com crianças, adolescentes e jovens; conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, em conselhos de participação popular e das políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil; facilidade de comunicação verbal e escrita e disponibilidade para viagens, entre outros. É também necessário que o interessado resida na região do pólo que atuará e que tenha disponibilidade para viagens.

Os currículos devem ser encaminhados, até o dia 04/04/2009, para o e-mail vagas@projetoguri.org.br, com pretensão salarial e indicação da cidade e região referente à vaga. Mais informações na seção ‘Trabalhe Conosco do site do Projeto Guri’ - http://www.projetoguri.org.br/site/institucional.trabalhe.vagas.abertas.php.

Sobre o Projeto Guri

Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Hoje, o Projeto é gerido pela Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri.

A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Graças a estas importantes parcerias e apoios, o Guri atende cerca de 48 mil crianças e jovens, está presente em 377 polos e configura-se como um dos mais bem sucedidos projetos da área sociocultural.

Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Pessoas físicas também podem contribuir com o Projeto. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br.

Vereador acusado de roubo de carros continuará preso

Acusado de liderar uma quadrilha especializada em roubos de veículos, o vereador de Sertânia José Everaldo Cardoso Gondim continuará preso. Seu pedido de liminar em habeas-corpus contra ato do Juízo de Direito da 1ª Vara da Comarca de Belo Jardim (PE) foi negado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha.

No pedido, a defesa alegou constrangimento ilegal em razão do excesso de prazo na formação da culpa e ausência de motivos para a manutenção da custódia preventiva. O vereador foi denunciado por roubo, formação de quadrilha armada e corrupção de menores.

Segundo o ministro, não existe nos autos notícia da interposição ou impetração de recurso ou habeas-corpus contra decisão ou omissão do Juízo de primeiro grau, o que configura a incompetência do STJ para apreciar a questão. Assim, nos termos do artigo 210 do Regimento Interno do STJ, o ministro Cesar Rocha indeferiu a liminar e determinou a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Do Supremo Tribunal de Justiça

Show do Nasi acontece hoje na Liga do Chopp

Essa será a primeira vez que o músico se
apresenta na cidade sem sua antiga banda, o Ira!


Por Renato Fernandes

Na noite de hoje, 6 de fevereiro, a casa noturna Liga do Chopp recebe o show do cantor Nasi, ex-vocalista do Ira!, a partir das 23 horas.

No show, o músico apresentará sucessos que remontam ao início de sua carreira, com músicas da banda Voluntários da Pátria, passando por covers de Raul Seixas e Iggy Pop; composições de seus quatro álbuns solo, além de músicas gravadas com sua antiga banda, onde esteve à frente por 27 anos.

O show em Botucatu será acompanhado pela sua nova banda, formada por Gaspa (baixo / também ex-Ira!), Júnior Moreno (bateria), Nivaldo Campopiano (guitarra) e André Youssef (teclado).

Denso como o blues e com a energia do rock n’rool, a apresentação trará canções como: “Verdades e Mentiras”, “Tarde Vazia”, “O Outro Lado da Moeda”, “Sociedade Alternativa”, “Eu Vou Tentar”, “Bebendo Vinho”, “Laços”, ”Por Amor”, “Blues do Assobio”, “Poeira nos Olhos”, “Será”, entre outras.

Nasi promete mostrar todas as suas faces: compositor, cantor, intérprete, produtor e arranjador. A apresentação é a oportunidade para que os botucatuenses conheçam um pouco do trabalho solo do artista, que ao todo já soma mais de 30 anos de carreira, com estilo que mescla rock e blues.

A Liga do Chopp fica na Rua Major Matheus, n 870 - Vila dos Lavradores - 18609-083 - Botucatu - SP.

Cauê Mattos ministra oficina teatral amanhã

A Associação Movimento Teatral de Botucatu promove amanhã, dia 7 de fevereiro, das 14 às 18 horas, o workshop “Pesquisa e Criação – Movimento, Atenção e Ação Cênica”, ministrado pelo dramaturgo Cauê Mattos, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

As inscrições custam R$ 10 e filiados não pagam. A presidente da associação, a dramaturga Regina Blanco, pede que os participantes levem um texto, uma poesia e uma foto, para ser apresentada no workshop. Inscrições pelos telefones: (14) 3882-0876 ou 8147-0659.

No workshop, a sensibilização do corpo consiste em integrar a mente aos sentidos e experimentar os movimentos a partir do momento que uma determinda informação chega, sem padrões ou regras estabelecidas anteriormente.

O workshop é destinado a artistas, educadores e interessados em geral, desde que sejam maiores de 18 anos.

Mattos é autor, ator, produtor e diretor de teatro, artista circense, dançarino, coordenador do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, da Cia. Fábula da Fíbula e do Grupo Dansapocivel.

Café Iguana recebe show com Doce Encontro e Pedindo Bis

Por Renato Fernandes

A noite de amanhã, 7 de fevereiro, será especial para os adoradores de pagode, com o show dos grupos “Doce Encontro” e “Pedindo Bis”, na Casa noturna Café Iguana. A abertura do show ficará por conta da banda de samba rock “Interpretando”, de Botucatu.

Segundo os organizadores do evento, José Luís Versori e Bruno Nunes dos Santos, da empresa JB Eventos, os ingressos já estão à venda. “O primeiro lote já está esgotado e abrimos hoje (ontem) o segundo lote, a R$ 20 cada”, diz Versori.

Santos destaca que a apresentação abre uma nova etapa para a JB Eventos. “Nossa intenção é sempre promover eventos de pagode e samba, trazendo para a cidade mais de um grupo de destaque nacional. Durante o show iremos revelar a próxima atração”, coloca.

Artistas - O grupo Doce Encontro surgiu no cenário nacional em 1998. O nome foi inspirado em um bar onde os músicos tocavam em Taipas, bairro de São Paulo.

Em 2003, o ‘Doce Encontro’ foi reestruturado e se mantém até hoje com a mesma formação, tendo Eder, Tiago Alexandre, Cauê, e Thiagão, como integrantes.

O grupo lançou recentemente o CD ‘Ascendente’, que tem músicas em destaque como ‘Um Sinal’, ‘Cadê Aquele Amor’, ‘Tô de Saco Cheio’ e ‘Lugares Proibidos’.

Já a banda ‘Pedindo Bis’ iniciou suas atividades em 1994. O quinteto tem em sua formação os músicos Ricardinho (vocal), Rodrigo (Cavaco), Diney (repique de mão), Leite Moça (Pandeiro) e Sidney (violão).

O primeiro álbum da banda se chama “Mais um Bis” e traz canções de compositores renomados, como: Arlindo Cruz, Chiquinho dos Santos, Carlito Cavalcante, Royce do Cavaco, Luís Cláudio Picolé, entre outros.

Ingressos podem ser encontrados nos seguintes pontos de vendas: Vika, Hobby Modas, Brooklim Sul, Print Center, Padaria Ki-Pão e Rio Sul Moda em Couro.

Informações pelos telefones: (14) 8116-1687 ou 3882-7813.

Hospital de Bauru abre processo seletivo para preencher 44 cargos

Na próxima semana, de 9 a 13 de fevereiro, o Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo”, sob administração da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), recebe inscrições para processo seletivo de profissionais em 44 funções, dentre elas médicos em 29 especialidades. A seleção abrange todos os níveis de escolaridade. Inicialmente é oferecida uma vaga para cada função, mas outras poderão surgir de acordo com a necessidade das instituições.

Serão contratados profissionais para o HEB, Hospital Estadual Manoel de Abreu e para o novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2009. Assim como o Manoel de Abreu o AME também será administrado pelo Hospital Estadual Bauru. Os candidatos aprovados no processo seletivo irão trabalhar nos locais determinados pela direção dos hospitais.

As vagas na área médica são para cardiologista, cardiologista ecocardiografista adulto e outra para infantil. Mais especialidades necessitam de profissionais nas áreas adulto e pediátrica: gastroenterologia clínica, nefrologia e oncologia. Na área de cirurgia serão selecionados especialistas em cabeça e pescoço, em cirurgia oncológica, plástica, torácica, geral e neurocirurgia.

Há vagas também para ginecologista, intensivista adulto, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, mastologista, neurologista clínico, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, reumatologista e urologista.

Haverá ainda seleção de farmacêutico e enfermeiro, funções que exigem também formação em nível superior.

Na área técnica, são oferecidas vagas para técnico de informática para atuar no desenvolvimento de software e infraestrutura e redes, técnico de segurança do trabalho, de manutenção em refrigeração, técnico em enfermagem, em anatomia patológica e em imobilização ortopédica. Há ainda vaga para tecnólogo em saúde.

As pessoas que possuem ensino fundamental completo poderão candidatar-se às vagas de oficial administrativo I, cozinheiro e encanador. Para auxiliar de jardinagem e costureiro o interessado não precisa ter completado o ensino fundamental, mas neste último caso é necessário comprovante de curso de costura.

Os editais com o detalhamento do processo seletivo, funções, taxa de inscrição e provas já estão à disposição no saguão de entrada do HEB e podem ser consultados pela internet no site www.heb.bauru.unesp.br

As inscrições poderão ser feitas no próprio Hospital Estadual em Bauru, ou na sede da Famesp, no distrito de Rubião Júnior/Campus da Unesp em Botucatu. O período é de 9 a 13 de fevereiro, das 8h30 às 17h sem interrupção. O Hospital Estadual Bauru fica na Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 1-100, Núcleo Geisel.

SERVIÇO
Processo Seletivo para 44 funções (de fundamental incompleto a superior completo)
Inscrições: de 9 a 13/02 no Hospital Estadual Bauru(Av. Eng. Luis Edmundo Carrijo Coube, 1-100, Núcleo Geisel/Bauru) ou na sede da Famesp, Campus da Unesp/Botucatu – Distrito de Rubião Jr. Horário: 8h30 às 17h, sem interrupção
Editais disponíveis no saguão principal do HEB e na internet www.heb.bauru.unesp.br

FMB/Unesp prepara farta programação para receber calouros de Medicina e Enfermagem

A partir do dia 2 de março, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) terá suas instalações prontas para acolher e integrar os novos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem que chegam à cidade para iniciar sua graduação. Uma extensa programação, que contará com atividades durante três dias, foi elaborada pela Comissão de Recepção dos Calouros, que tem à frente a professora Regina Popim.

Os estudantes de Medicina e Enfermagem participarão de alguns eventos separadamente e em outros estarão juntos, mas um grande encontro está programado para acontecer no final da tarde do dia 4 de março, no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci. Além dos graduandos da FMB, deverão reunir-se os alunos dos cursos oferecidos pelo Instituto de Biociências (IB), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ), todos do campus de Botucatu. São esperados mais de 670 universitários.

Neste dia, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica de Botucatu e do Coral do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis. Está confirmada, ainda, a presença do prefeito de Botucatu, João Cury (PSDB), que falará aos estudantes.

Trote – Embora o trote esteja expressamente proibido no campus de Botucatu, a Comissão de Recepção dos Calouros também preparou um esquema para evitar a ocorrência deste tipo de recepção violenta. Um disque-denúncia estará à disposição dos calouros, pais destes novos alunos ou de qualquer pessoa que entenda ter presenciado algum caso abusivo de trote. Através do número (14) 3815-9000, que receberá ligações 24 horas por dia, o denunciante poderá fazer contato com a equipe de vigilância do campus da Unesp em Rubião Júnior.

“O vigilante terá autonomia para ir até onde, por ventura, o problema estiver ocorrendo e coibir o trote ou de avisar o diretor da unidade responsável pelos alunos envolvidos, caso a denúncia seja de algo que já ocorreu. Caso o trote ocorra fora do campus, o telefone também pode ser um canal, mas, neste caso, o vigilante vai acionar a Polícia Militar”, explica professora Regina Popim, presidente da Comissão de Recepção dos Calouros da FMB. “Mas tem sido criada uma cultura do não-trote violento. O número de boletins de ocorrência tem diminuído nos últimos três anos”, completa ela.

Prevenção – Com o objetivo de conscientizar os veteranos sobre os problemas que eles podem enfrentar com um possível trote violento, a Comissão de Recepção dos Calouros percorrerá todas as salas de aula para divulgar a resolução e a portaria que proíbem submeter os calouros a situações constrangedoras. “Dependendo da gravidade do trote, caso haja denúncia, os responsáveis podem ser suspensos ou até expulsos da faculdade, após aberta uma sindicância”, alerta professora Regina.

Como forma de envolver os jovens recém-chegados à universidade em uma atividade saudável, será promovido, no dia 3 de março, terça-feira, o “trote cidadão”. As atividades, que consistirão em arrecadação de alimentos, material escolar e de higiene, são de responsabilidade dos Centros Acadêmicos da Medicina e da Enfermagem.


Matrículas – Durante os dias 9 e 10 de fevereiro, parte dos alunos já deverão vir ao campus da Unesp em Botucatu para fazer sua matrícula, independente do curso. E no dia 19 do mesmo mês os demais farão o mesmo. Na FMB, a confirmação do interesse pela vaga deve ser feita na Casa do Servidor (antigo Vestiário Central). Haverá um estacionamento reservado para os pais e alunos, próximo do local e todo o campus será devidamente sinalizado. As aulas começam, oficialmente, dia 5 de março.

Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da FM e HC