fevereiro 03, 2009

Antiga sede do Procon deverá abrigar Casa dos Conselhos

A antiga sede do Procon, localizada na Rua General Teles, 653, deverá abrigar a Casa dos Conselhos. Esta foi a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal e aprovada pelos representantes de Conselhos Municipais em reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 3 de fevereiro.

A ocupação do espaço dependerá da liberação da Sub-Secretaria de Turismo, que será transferida para outro prédio no centro da cidade. O local sugerido agradou os Conselhos, já que o espaço é amplo e próximo à Prefeitura. “O prédio tem diversas salas que poderão ser aproveitadas para reuniões dos grupos de trabalho. A nossa proposta é disponibilizar um armário para cada Conselho, funcionário para atendimento e equipamentos de trabalho, como computadores e telefones”, disse o secretário de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa.

Além de fornecer infra-estrutura, a Prefeitura também realizará pequenos reparos no imóvel, principalmente no que se refere à acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos. O espaço deverá abrigar 33 Conselhos e a União das Associações e Sociedades Amigos de Bairros [UNASABs]. “O objetivo principal é dar condições e suporte para que realizem suas atividades com conforto e autonomia. Agora daremos andamento a essa proposta para que a implantação da Casa seja feita o mais breve possível”, finalizou Figueiroa.

Reunião busca viabilizar Vara Federal, que pode ser no antigo fórum

O prefeito João Cury, o secretário de Negócios Jurídicos, Antonio Henrique Nicolosi e o assessor jurídico Fábio Valentino estiveram no prédio do Juizado Especial Federal [JEF], no final da tarde dessa segunda-feira [2], em reunião com o juiz federal do Juizado Especial Federal, Cláudio Roberto Canata; com a juíza federal do trabalho Maria Angélica Minetto; o presidente da OAB, José Eduardo Rodrigues Torres, e representantes da Caixa Econômica Federal; discutindo a viabilização da segunda Vara do Trabalho e uma Vara da Justiça Federal em Botucatu. O prédio do antigo fórum foi cogitado para abrigar as varas.

De acordo com o Juiz federal [JEF], Cláudio Roberto Canata, o prédio atende as expectativas. “Quando cheguei à cidade fiquei impressionado com o prédio, a localização, a imponência”, conta.

Representando a instituição financeira estavam o superintendente da Caixa Econômica Federal [CEF] Wanglei Rodrigues Tau; o gerente da CEF Milton Ribeiro leite Junior; a gerente do Posto de Atendimento Básico da prefeitura Cristiane Leite Antunes.

Segundo o prefeito, o saldo do encontro foi positivo e em breve outros deverão ser marcados para debater o assunto.

Turismo doa 60 peças de artesanato ao Estado

A subsecretária de Turismo de Botucatu, Priscila Ribas, o chefe de divisão de turismo, Ottoni Luís Tonin, e Tereza Vasques, da área administrativa da Secretaria, se reunirão nesta quarta-feira, 4, com o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Claury Santos Alves da Silva, em São Paulo.

No encontro, a comissão botucatuense doará 60 peças de artesanato local à Secretaria do Estado, para um workshop de Turismo. “Esse evento será de nível nacional. Com essas peças estaremos divulgando o artesanato de Botucatu”, explicou Priscila Ribas.

A subsecretária aproveitará a reunião para ter um primeiro contato com o secretário do Estado, Claury Silva. “Esse encontro servirá como uma apresentação. Será um contato inicial de trabalho”, disse.

Botucatu recebe Unidade Móvel do Conselho Regional de Educação Física

O Conselho Regional de Educação Física [CREF] 4, que responde ao Estado de São Paulo, colocará em Botucatu, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro uma Unidade Móvel.

Instalada no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”, a Unidade Móvel servirá para auxiliar os profissionais de educação física de Botucatu. “Os professores poderão tirar suas dúvidas, regularizar as anuidades e obter informações sobre a carteira. Também será interessante para os donos de academias”, explicou o secretário de Esportes e Lazer da cidade, Antônio Carlos Pereira

O responsável pelo esporte em Botucatu valorizou a presença da unidade móvel na cidade. “Serão três dias muito importantes aos profissionais de educação física. Vale lembra que o presidente do Conselho Regional é um botucatuense, o Flávio Delmanto”, completou Pereira.

Nos dias 5 e 6, a Unidade Móvel funcionará da 9h às 17 horas. No dia 7, sábado, das 9h às 12 horas, no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”.

Unicamp divulga aprovados na quinta, às 12 horas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga nesta quinta-feira (5), às 12 horas, os nomes dos 3.434 aprovados em primeira chamada no Vestibular 2009. A lista estará disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. Todos os convocados devem fazer matrícula no dia 10 de fevereiro, das 9 às 12 horas, no campus de Piracicaba para os ingressantes no curso de Odontologia; em Limeira: no Ceset para os ingressantes nos Cursos Superiores de Tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas para os ingressantes nos cursos de Ciências do Esporte, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio e Nutrição, e em Campinas - nas respectivas Unidades - para os demais cursos.

Os ingressantes nos cursos da Famerp (Faculdade de medicina de São José do Rio Preto) poderão optar pela matrícula em Campinas ou em Rio Preto. Neste ano, não há lista de espera junto com a primeira lista de convocados. Por isso, a Comvest orienta os candidatos a ficarem atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas 11 no total. As notas da segunda fase serão divulgadas no dia 9 de fevereiro e devem ser consultadas individualmente no site da Comvest.

USP entre as 100 melhores do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a 87ª melhor universidade do mundo pelo ranking Webometrics. Das 500 instituições citadas, a USP, que registrou o crescimento de 26 posições em relação à lista divulgada em julho de 2008, está classificada em primeiro lugar dentre as universidades brasileiras.

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto.

As dez primeira posições no Webometrics são ocupadas por instituições dos Estados Unidos. São, pela ordem: Instituto de Tecnologia de Massachusetts e as universidades Stanford, Harvard, Califórnia em Berkeley, Cornell e Michigan, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, e as universidades de Minnesota, Illinois e Texas.

Dos países latino-americanos a Universidade Autônoma do México ficou em primeiro, em 44º na lista geral. Depois da USP, entre as 300 maiores do mundo, vem a Unicamp (159º), a Universidade do Chile (234º), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (285º) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (299º).

A USP também aumentou em dez postos a sua colocação entre os 300 repositórios mais pesquisados no mundo. A segunda edição do o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP na 76ª posição.

Ambas as pesquisas, iniciativas do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública, são divulgadas duas vezes por ano, em julho e em janeiro. Mais de 16 mil instituições de ensino superior pelo mundo foram analisadas.

Mais informações: www.webometrics.info e http://repositories.webometrics.info

Da Agência Fapesp

Etecs oferecem especialização em computadores de grande porte

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) lança sua segunda especialização técnica em Tecnologia da Informação para Sistemas de Grande Porte (Mainframe) em escolas técnicas estaduais (Etecs) de quatro municípios. As unidades são as de Hortolândia, Mogi-Mirim, Etec Praia Grande, em Santos, e Etec Camargo Aranha, em São Paulo. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 6.

O curso, parceria entre a instituição e a IBM Brasil, é oferecido gratuitamente a alunos que tenham diploma técnico em Informática e queiram especializar-se em computadores de grande porte e linguagem Cobol. Das 500 horas de aprendizado, 100 são reservadas para aulas de inglês direcionado a negócios. A IBM Brasil participa do projeto como apoiador tecnológico, doando softwares, oferecendo conteúdo técnico e treinando professores.

Serviço


• Etec de Hortolândia – Rua Capitão Lourival Mey, 750 – Jardim Santana – Tel. (19) 3897-3727, 3897-5935

• Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim) – Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237 – Mirante – Tel. (19) 3862-0888

• Etec de Praia Grande – Praça 19 de Janeiro, 14 4 – Boqueirão – Tel. (13) 3591-1303, 3591-6968

• Etec Camargo Aranha (São Paulo) – Rua Marcial, 25 – Mooca – Tel. (11) 2694-6733

Confira o calendário

Até 6/2 – inscrições na secretaria da Etec em que o candidato pretende estudar, nos horários definidos pelas unidades. A taxa de inscrição é de R$ 20

15/2 – prova, às 10 horas (o candidato deve chegar com pelo menos meia hora de antecedência)

18/2 – divulgação da lista de classificação nas unidades

18 e 19/2 – primeira chamada das matrículas

20/2 – segunda chamada das matrículas

Do Centro Paula Souza

Governo do Estado de SP lança programação cultural para 2009

O Governo do Estado de São Paulo fez o anúncio da programação cultural para 2009 durante evento realizado no Salão Nobre da Secretaria da Cultura, na manhã desta terça-feira, 3. Estavam presentes o Secretário da Cultura, João Sayad, o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, André Sturm, e o vereador e o conselheiro da Associação Paulista dos Amigos da Arte, Floriano Pesaro, além de artistas, produtores culturais e representantes de diversos municípios do Estado.

O Secretário João Sayad divulgou as datas e as novidades da agenda cultural deste ano que inclui festivais de música, literatura, circo, espetáculos teatrais e de dança, além dos editais de incentivo e prêmios de estímulo à cultura. Entre os destaques estão a realização de oito Festivais, do Circuito Cultural Paulista, da Virada Cultural Paulista, e os R$ 70 milhões destinados ao Programa de Ação Cultural (ProAC).

“Hoje é um dia de festa porque anunciamos a programação de 2009 com antecedência. Esta é uma agenda muito interessante, marcada pela preocupação com a difusão, uma vez que leva espetáculos para um número cada vez maior de cidades, reúne artistas e promove a troca de experiências entre eles”, disse Sayad.

O ano começa com a alegria do Festival Paulista de Circo, marcado para ser realizado entre 25 e 29 de março, em Limeira. A cidade será transformada em um grande picadeiro – espaço aberto de 30 mil m² - e promove 38 apresentações e 72 números circenses de trapézio e solos, dentro e fora das lonas.

No mesmo mês, o Circuito Cultural Paulista levará para 50 cidades do Estado uma programação de artistas de alto nível como Ceumar, Badi Assadi, Carlos Careqa, Fortuna, Teatro da Vertigem, Ballet Stagium entre outros.

Além disso, o Programa de Ação Cultural – ProAC – distribuirá R$ 70 milhões – sendo R$ 50 milhões aos produtores paulistas por meio do ProAC- ICMS e R$ 20 milhões pelos editais que serão lançados em março.

Em 2009, a divulgação dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura (o maior prêmio literário em dinheiro do Brasil – R$ 400 mil) será feita durante o Festival da Mantiqueira, a ser realizado em junho.

Outra novidade é a publicação, pela Secretaria da Cultura, de um Anuário com o balanço das atividades realizadas em 2008 e informações sobre os programadas da SEC, para que todos tenham acesso às políticas de fomento e difusão praticadas pelo Governo do Estado. Todos os eventos descritos no Anuário são gratuitos e funcionam como estímulo aos artistas, garantindo o acesso a uma produção cultural qualificada e a subseqüente formação de público.

Confira o detalhamento de todos os programas e projetos para 2009:

Festival Paulista de Circo

Com o objetivo de difundir a arte circense, o Festival Paulista de Circo, realizado em setembro de 2008, levou o circo tradicional, o circo contemporâneo, o circo- teatro trupes e artistas independentes à cidade de Limeira (a 147 km da Capital). O espaço montado para receber o Festival ocupava 30 mil metros quadrados e atraiu mais de 18,2 mil espectadores. Foram apresentadas atrações como o Globo da Morte, Trapézio Aéreo, malabares, e também recreações com palhaços, além de oficinas e palestras. Este ano o festival ocorre entre os dias 25 e 29 de março.

Festival de Teatro Infantil

Em 2008, na cidade de Vinhedo, foi realizado o 1º Festival de Teatro Infantil, com o objetivo de promover o encontro de artistas de diversas localidades do Estado e criar um espaço de integração entre público e artista, para favorecer o intercâmbio de técnicas e possibilitar às crianças vivências, por meio de espetáculos e oficinas de resgate de brincadeiras e manufatura de brinquedos.

A programação consistia em apresentações de teatro de atores, teatro de sombras, teatro de bonecos, intervenções urbanas entre outras, durante os quatro dias do evento. Várias companhias teatrais consagradas participaram do programa dentre elas Nau de Ícaros e Doutores da Alegria. Foram realizados mais de 35 espetáculos e diversas oficinas, todos gratuitos, para um público de 12 mil pessoas. Em 2009, o Festival será realizado na cidade de Salto (a 100 quilômetros da Capital) e está previsto para o segundo semestre.

Festival da Mantiqueira

No último fim de semana de maio, São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, recebeu o 1º Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. O encontro reuniu escritores renomados para debater com o público suas obras e sobre literatura em geral. O objetivo foi incentivar o prazer da leitura, possibilitando ao público acesso aos autores e livros.

Escritores como Milton Hatoum, Fernando Morais, Moacyr Scliar, Jorge Caldeira, Nelson Motta, Marçal Aquino, Marcelo Rubens Paiva, Zuenir Ventura, Mário Prata, Marcelino Freire e a diretora de cinema Suzana Amaral participaram desta primeira edição do evento. Também foram realizados encontros temáticos intitulados Diálogos Literatura e TV, Diálogos Literatura e Bossa Nova, Diálogos Literatura e Cinema e Diálogos Literatura e História.

Outro segmento do festival foi a realização de oficinas exclusivas para estudantes, professores e profissionais que trabalham em bibliotecas de acesso público do Estado, coordenadas por Marcelino Freire, Ivana Arruda Leite e Alice Bandini, que foram escolhidos no Concurso Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. Os 90 selecionados (30 em cada categoria) participaram do evento com todas as despesas pagas.

A novidade de 2009 é que durante o Festival, que será realizado em junho, serão divulgados os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, que premia o Melhor Livro do Ano de Autor Não-Estreante e Autor Estreante do gênero romance, no valor total de R$ 400 mil, R$ 200 mil para cada um.

Semana da Canção Brasileira

Iniciado em 2007, na cidade de São Luiz do Paraitinga, a proposta do festival é aprofundar sua atuação e discussão sobre a educação musical no Brasil, a história da Música Popular e a poesia na canção. Em sua segunda edição realizada em 2008, investiu em três frentes: a formação – com oficinas, cursos e palestras –, a difusão – shows de talentos locais e de artistas de projeção nacional como Zeca Baleiro, Lenine, Tom Zé, Moraes Moreira, Jussara Silveira e Pedro Luiz – e o fomento, por meio de atividades musicais com 12 compositores que apresentaram o conjunto de suas obras em pequenos shows ao longo da Semana. A Semana da Canção Brasileira será realizada, em 2009, no mês de setembro.

Coreto Paulista – II Festival de Bandas

Realizado pela primeira vez em 2008, na cidade de Serra Negra, o evento reúne bandas sinfônicas e tradicionais, conhecidas como bandas de coreto, responsáveis pela formação musical dos instrumentistas locais. Tendo duas atividades principais – a apresentação de bandas de diversas cidades do Estado de São Paulo e a outra destinada a maestros e lideranças de bandas de todo o Estado, em reuniões, mesas redondas, palestras e discussões, o festival pretende chamar a atenção do público para as bandas de coreto, além de oferecer entretenimento de qualidade e levantar questões relativas ao setor. Em 2009, será realizado no mês de maio.

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Anualmente, o Governo do Estado de São Paulo promove o “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”. Em quatro semanas de atividades, realizadas durante o mês de julho, ocorrem oficinas e aulas para jovens instrumentistas, ministradas por músicos e professores de renome, além de espetáculos realizados por artistas do Brasil e do exterior. A Secretaria de Estado da Cultura promoverá a edição de 2009 em parceria com a organização social Santa Marcelina Cultura.

Festival Cena Musical Independente

As cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião foram palco, entre os meses de setembro e dezembro, do Cena Musical Independente – I Mostra Paulista de Bandas. O Festival que visa difundir e localizar bandas independentes que buscam autonomia criativa e inserção no mercado foi criado em 2008 e reuniu vários artistas e mais de 10 mil espectadores. Foram inscritas 1.305 bandas, realizadas quatro mostras com dez bandas independentes cada, totalizando 40 selecionadas. Cada mostra resultou num CD dos grupos vencedores. Os CDs foram distribuídos gratuitamente para institutos culturais, mídias, bibliotecas e afins.

Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista é a ampliação do projeto piloto Curto-Circuito, desenvolvido em 2007, em dez cidades do Estado, com um total de 38 apresentações de 16 artistas durante 54 dias. Em 2008, o programa percorreu mais de 50 cidades, com investimento total de R$ 4,5 milhões, e uma programação regular de espetáculos de teatro, música, dança, circo e exibições de filmes. Foram nove meses de atividades culturais, com mais de 700 espetáculos de 250 artistas.

A proposta do Circuito Cultural Paulista é consolidar uma política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado, para que as cidades tenham uma programação cultural continuada e de qualidade. Um dos destaques do Circuito, em 2008, foi o estímulo aos artistas dos próprios municípios, que tiveram a oportunidade de integrar a programação e trocar experiências com artistas visitantes. O Circuito também atingiu outro de seus objetivos: a difusão regular da produção artística paulista por todo o Estado. O programa abrangeu cidades estrategicamente selecionadas, cuja localização permitiu que todos os paulistas pudessem desfrutar da programação.

Em 2009 o programa continua levando a 50 cidades as mais variadas formas de expressão artística e já tem confirmados artistas como Badi Assad, Ana Luísa e Luís Felipe Gama, Caracaxá, Carlos Careqa, Ceumar, Edvaldo Santana, Léa Freire, Teco Cardoso e Quinteto, Mutrib, ÒcTrombada, Udi Grudi em Concerto, Fortuna, Circo Vox, Klenquen Cirkus, Cia. de Danças de Diadema, Ballet Stagium, Teatro da Vertigem, Cia. La Mínima, Cia. Dedo de Prosa, entre outros.

Virada Cultural Paulista

A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior de São Paulo, com apresentações de espetáculos de teatro, dança e música, intervenções urbanas, cinema e exposições durante 24 horas ininterruptas. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista é sempre realizada em maio e tem como um dos objetivos estimular o intercâmbio entre os artistas das cidades participantes com os de outras regiões do Estado, além dos de renome nacional.

Em 2008, cerca de 800 mil pessoas compareceram à Virada. Para 2009, a Virada será realizada nos dias 16 e 17 de maio, simultaneamente em 19 cidades, e terá eventos relacionados ao Ano da França no Brasil na definição da programação.

Viagem Literária

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas, com o objetivo de incentivar e estimular o hábito pela leitura por meio da interação dos autores com o público, oficina de criação literária e histórias.

Ao longo dos quatro meses do Viagem Literária – agosto a novembro –, as bibliotecas receberam 160 atrações, com programações destinadas a um módulo diferente a cada mês. Em agosto o foco foi o público infantil, em setembro a programação dedicou-se ao bate-papo com escritores consagrados como Mário Prata, Zuenir Ventura, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros. No mês de outubro, foi a vez dos cronistas falarem sobre a arte de fazer crônicas a partir dos mais variados temas e assuntos do cotidiano. Em novembro, o público foi convidado a participar de oficinas de criação literária, para produzir contos e poemas, aprimorando seu talento e a sua relação com o texto literário. Em 2009, o Viagem será realizado em 40 cidades com programação variada.

Vá ao Cinema

O Vá ao Cinema, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), desde 2007 é um programa que visa à distribuição de ingressos de sessões de filmes brasileiros para alunos da rede pública de ensino. Ao longo de 2008, a iniciativa exibiu 40 títulos em 100 cidades do Estado. Foram distribuídos 2.270.000 ingressos com o retorno, nas bilheterias dos cinemas, de 1,9 milhão durante os oito meses do programa. Para a previsão é que seja realizado entre março e novembro e a novidade é que a Capital do Estado será incluída na programação das cidades.

Editais - Programa de Ação Cultural – ProAC

O Programa de Ação Cultural, instituído pela Lei nº 12.268 de 20/2/06, tem por objetivo apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio e a divulgação da produção artística do Estado, bem como preservar e difundir o seu patrimônio cultural material e imaterial. Em 2008, o Programa de Ação Cultural lançou 25 editais de apoio a projetos culturais no Estado de São Paulo, totalizando um investimento de R$18 milhões de reais no setor.

Também em 2008, o Programa de Ação Cultural recebeu centenas de projetos para o patrocínio dos contribuintes do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Foram aprovados 252 projetos, e liberados R$ 50 milhões para a captação, em áreas como Dança, Museu, Circo, Eventos Carnavalescos, Rádio e TV e Patrimônio Histórico.

Para 2009 o valor previsto de investimentos é de R$ 20 milhões para 24 editais, lançados a partir de março e mais R$ 50 milhões disponíveis aos produtores paulistas para a captação de recursos, por meio do ProAC- ICMS.

Prêmio Estímulo de Curta Metragem

O Prêmio Estímulo de Curta-Metragem foi criado em 1968 e, em 2008, completou 40 anos de existência. Foi uma ação pioneira que serviu de modelo a outras iniciativas tanto no âmbito estadual, como federal e, ao longo dos anos, tornou-se o principal instrumento de incentivo na formação de novos realizadores do Cinema Paulista. Em 2008 foram selecionados projetos dos gêneros ficção, documentário e animação e inscritos 249 projetos. Desses, 12 receberam prêmio no valor de R$ 80 mil, num total de R$ 960 mil. Não há definição de investimento e datas para a realização em 2009.

Prêmio Estímulo de Fotografia

O Prêmio Estímulo de Fotografia foi realizado pela primeira vez em 2008 com o tema “Diversidade Regional e Cultural Paulista”. Concorreram fotógrafos amadores e profissionais e a premiação foi dividida em duas etapas: na primeira foram selecionadas 60 fotografias para premiação e realização de uma exposição. Para a segunda foram escolhidas as 12 melhores fotografias, das 60 selecionadas na primeira etapa, para nova premiação e publicação. Cada fotografia selecionada na primeira etapa recebeu prêmio no valor de R$ 1 mil. E na segunda etapa, que a ser realizada em 2009, o prêmio será de R$ 2 mil.

Prêmio Estímulo de novos textos de dramaturgia para teatro

Realizado pela primeira vez em 2008, teve 10 projetos selecionados e cada um recebeu R$ 20 mil. O valor total do Prêmio foi de R$ 200 mil e foram inscritos 185 textos.

Programas de Fomento e Incentivo Paulista

Os Programas de Fomento e Incentivo Paulista foram realizados com recursos de incentivos fiscais, de empresas públicas e privadas do Estado de São Paulo, por meio das Leis do Audiovisual e Rouanet. A Secretaria de Estado da Cultura é responsável pela coordenação do processo seletivo dos projetos culturais e posterior envio às empresas investidoras associadas. Em 2009, estão previstos R$ 8 milhões. As inscrições terão início em agosto.

Programa de Fomento ao Cinema Paulista

Oferece apoio à produção e finalização de longas-metragens. O valor de R$ 8,5 milhões é destinado a 15 projetos selecionados.

Programa de Incentivo ao Teatro Paulista

Apóia a produção de 13 espetáculos inéditos de teatro. São destinados R$ 2 milhões no total.

Programa de Incentivo à Dança Paulista

Dá apoio à produção de sete espetáculos inéditos de dança e o valor total é de R$ 1 milhão.

Edital de seleção para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo, de acordo com os recursos disponibilizados por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento das atividades culturais de 300 (trezentos) Pontos de Cultura. Os Pontos deverão funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em, pelo menos, uma das áreas: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais. O repasse dos recursos às instituições que tiverem seus projetos selecionados será de até R$ 180 mil, em três anos. O início das inscrições está previsto para o mês de fevereiro e o edital terá por objetivo a concessão de apoio para projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais.

Aumenta o valor do seguro-desemprego

O reajuste do salário mínimo para R$ 465, já reflete também nos benefícios dos trabalhadores, elevando o valor do seguro-desemprego.

Segundo informações da Agência Brasil, trabalhadores com média salarial (calculada a partir dos três últimos salários anteriores à dispensa) até R$ 767,60, o valor da parcela será o resultado da multiplicação por 0,8. Para a faixa salarial compreendida entre R$ 767,61 e R$ 1.279,46, multiplica-se o excedente de R$ 767,60 por 0,5 e soma-se R$ 614,08. Para média salarial superior a R$ 1.279,46, o valor da parcela será, invariavelmente, R$ 870,01. O valor do benefício não poderá ser inferior ao valor do salário mínimo.

O trabalhador com parcelas a receber, independente de quando tenha dado entrada na solicitação, tem as parcelas disponíveis a partir de 1º de fevereiro calculadas sobre o novo valor do mínimo.

A quantidade de parcelas que o trabalhador tem direito está vinculado ao seu tempo de registro em carteira no último emprego. Num período de 12 meses, terá direito a três parcelas. De 12 a 23 meses, quatro parcelas. Acima desse período, cinco parcelas.

Nos últimos três meses de 2008, foram pagos R$ 4,7 bilhões do seguro-desemprego. No mesmo período de 2007, foram R$ 4,3 bilhões.

Salário mínimo - O novo mínimo entrou em vigor no dia 1º de fevereiro, beneficiando direta e indiretamente 42 milhões de brasileiros, entre trabalhadores formais e informais (cerca de 25 milhões) e pensionistas (aproximadamente 17,8 milhões).

Confira a lista de aprovados da UFSCar

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) divulgou a relação dos candidatos aprovados no Vestibular 2009. Foram selecionados 2.577 candidatos em 57 cursos presenciais. Foi ainda liberada a lista de espera. A matrícula deve ser feita no dia 10 de fevereiro, nos campi de São Carlos, Sorocaba e Araras, todos no interior de São Paulo. O não comparecimento cancelará a vaga do candidato. Confira as listas nos links abaixo:

Para a matrícula, os candidatos devem apresentar uma cópia, acompanhada do original para conferência, dos seguintes documentos: certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio, certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor, certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino) e também duas fotos 3x4, recentes. Os candidatos que optaram pelo ingresso por reserva de vagas para negros deverão apresentar declaração de próprio punho, segundo modelo a ser fornecido no ato da matrícula, de que é de cor preta ou parda.

Os candidatos que constam na lista de espera devem confirmar interesse pelas vagas pelo site http://www.vunesp.com.br, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. O candidato que não manifestar seu interesse por vaga durante este período estará automaticamente eliminado do processo seletivo. A segunda chamada para matrícula nas vagas remanescentes será divulgada no dia 14 de fevereiro.

Outras informações pelos sites: www.vestibular.ufscar.br e www.vunesp.com.br ou pelo telefone 11-3874-6300.


Lista dos convocados na primeira chamada


Lista dos convocados em espera

HC/Unesp de Botucatu faz programação especial para o Carnaval

Preocupado como aumento de acidentes de trânsito que acontecem no período do Carnaval, que ocasionam a baixa do estoque de sangue, o Hemocentro do Hospital das Clínicas [HC] de Botucatu realizará programação especial de doações nos municípios da região.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, tradicionalmente acontece uma redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue nos períodos de férias e feriados. Esta queda pode representar riscos para os pacientes que necessitem de sangue nas emergências.

No dia 7 de fevereiro, o Hemocentro do HC/Unesp fará coleta no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Piedade, em Lençóis Paulista, das 8 às 12 horas. Em Conchas, a coleta acontece no dia 14 de fevereiro, das 8 às 12 horas, na sede do Lions Clube.

Os doadores da cidade de Itaí e Itatinga se deslocarão para Botucatu, no dia 21, para fazer a coleta no Hemocentro do HC/Unesp. No dia 26, a coleta acontecerá em Avaré, das 8 às 12 horas, com locar a ser confirmado.

O Hemocentro de Botucatu atende todos os dias, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone [14] 3811-6234.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Banco do Povo de Botucatu terá R$ 80 milhões para empréstimos

O Banco do Povo Paulista disponibiliza neste semestre aos pequenos e microempreendedores um valor de R$ 80 milhões em empréstimos para iniciar ou manter os negócios.

A quantia passará a atender empreendimentos com faturamento bruto de até R$ 240 mil anuais, uma vez que atualmente ajuda empresas cuja fatura é de R$ 150 mil durante o mesmo período.

A instituição é responsável pelo maior programa estadual de microcrédito do Brasil, pois somente no ano passado concedeu R$ 77 milhões e favoreceu mais de 20 mil negócios, chegando a um número superior aos 177 mil empreendimentos e R$ 530 milhões na última década.

Diante da crise econômica, este recurso [90% são do governo do Estado e 10% dos municípios parceiros, sendo o Banco Nossa Caixa agente financeiro] deve estimular a geração de empregos.

O Banco do Povo Paulista está localizado à Praça Pedro Torres, nº 100, no prédio da Prefeitura Municipal. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3811-1507 e no site www.botucatu.sp.gov.br.

Setenta pessoas prestigiam exibição de Persépolis

A sessão do cineclube Ybitu Katu, que aconteceu no sábado, 31 de janeiro, no Centro Cultural de Botucatu (CCB) com a projeção da animação “Persepólis”, contou com a participação de 70 pessoas.

O Cineclube retomou suas atividades no dia 17 de janeiro, com o ciclo “Animações de todo o mundo”, tema que será trabalhado até o final do mês.

As sessões acontecem semanalmente, aos sábado, a partir das 19h30, na sede do Centro Cultural de Botucatu (CCB), na Praça XV de Novembro, nº 30.

A agenda de sessões prevê ainda a exibição das animações: “Waking life”, de Richard Linklater, no dia 7, e “O rei e o pássaro”, de Paul Grimault, no dia 14 de janeiro.

Após a última sessão, o cinecllube fará uma pausa devido a realização do carnaval, retomando suas atividades em março, mês em que serão exibidos filmes do diretor inglês Charles Chaplin.

Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Asilo Padre Euclides.

(Foto David Devidê)
Após a exbição do filme, foi realizado um debate com o público


Turismo convida hóspedes de hotéis para Bloco do Turista

A subsecretaria de Turismo de Botucatu comunica que os hotéis que quiserem encaminhar os hóspedes para desfilarem no Bloco do Turista nos dias 21 e 23 de fevereiro, deverão levá-los de ônibus até os locais dos desfiles.

De acordo com a subsecretária Priscila Ribas, serão disponibilizadas 300 camisetas para os primeiros que chegarem à concentração, às 19h. No dia 21 os desfiles acontecem na rua Major Matheus e no dia 23 na Amando de Barros.

Mais informações na subsecretaria de Turismo: [14] 3882-1315

Educação disponibiliza transporte para crianças da Vila Real e parque Imperial

A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar transporte escolar para 120 crianças da Vila Real e Parque Imperial. As informações são do secretário da pasta, Narcizo Minetto Junior.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores Vila Real/Parque Imperial, Eloir José da Silva, até o ano passado os estudantes tinham que caminhar pela rodovia Castelinho para estudar em escolas do centro e bairros da cidade. “Alguns iam até o Américo, na Cecap , outros já tinham que caminhar até o Dom Lúcio [na Vila dos Lavradores]”, comenta.

Silva diz que a solução do problema foi fácil mediante a abertura que a administração está dando às associações de bairro. “Em um mês de governo o prefeito João Cury nos recebeu quatro vezes, veio até o bairro, conversou com a população. O povo daqui nem acredita que estamos conseguindo essas coisas”, conta.

Prefeitura instala lombada eletrônica no Jardim Paraíso

A Prefeitura de Botucatu, através do Departamento de Engenharia de Tráfego, iniciou nesta segunda-feira [02] a instalação das lombadas eletrônicas na Avenida Raphael Laurindo, localizada no Jardim Paraíso.

Os equipamentos substituem as antigas rotatórias criadas no quarteirão onde está situado um supermercado do bairro, e a previsão é que o serviço seja finalizado nesta quarta-feira [04], contando com as condições climáticas favoráveis.

A partir de agora, os veículos não terão mais que fazer o contorno na rotatória. “Nós liberamos a preferencial para os veículos que estão circulando pela avenida e a sinalização de 'pare' será reforçada nas ruas transversais”, explicou Vicente Silvio Ferraudo, secretário de Habitação e Transportes.

As lombadas eletrônicas terão como limite máximo de velocidade a marcação de 40km/h.

Arcebispo de Botucatu responde bem ao tratamento

Boletim médico emitido às 13h50, de 3 DE FEVEREIRO DE 2009, pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC, informa que o arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Penna continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), respirando sem a ajuda de aparelhos. De acordo com a equipe médica que o acompanha, o religioso já interage mais com as pessoas que estão à sua volta, mantém contato com elas e tem respondido bem ao tratamento. No entanto, mesmo assim, ainda não há previsão de quando deverá deixar a UTI. Dom Aloysio chegou a ter uma infecção pulmonar, mas que foi rapidamente controlada.

O arcebispo foi internado dia 10 de janeiro, após ter um mal súbito durante a celebração de uma missa na Catedral Metropolitana e sofrer um trauma crânio-encefálico após a queda. Antes de ser submetido a uma tomografia, o religioso teve uma piora discreta em seu estado de consciência - o que impôs a realização de cirurgia para a retirada do tecido danificado. A intenção foi evitar um aumento da pressão dentro do crânio. O procedimento foi considerado um sucesso.