janeiro 30, 2009

Botucatu divulga a programação do Carnaval 2009

Os eventos começarão a partir do dia 13 de fevereiro, com a escolha da Rainha e do Rei Momo e a apresentação da bateria da escola de samba de São Paulo, X-9 Paulistana.

A Folia de Momo acontecerá até o dia 24, último dia do Carnaval Popular na Praça Paratodos, que também terá animação nos dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 21 horas, com apresentação da Banda Karisma. O O Bloco dos turistas está em último na programação mas na realidade ainda não definimos o seu real posicionamento no desfile”, explica Ottoni Luís Tonin, chefe de divisão de assistência ao turismo.

Os blocos carnavalescos desfilarão na Rua Major Matheus, no dia 21, às 20 horas, e na Rua Amando de Barros, no dia 23, a partir das 20 horas.

Programação:
Dia 13/02 – Concurso de Rainha e rei Momo e show com a escola de Samba X-9 Paulistana
Local: Botucatu Tênis Clube [BTC] - Ginásio de Esportes – Largo da Catedral
Horário: 19h30

Dia 14/02 – Desfile do Bloco Timelo e apresentação da Corte Carnavalesca à população [Rei Momo, Rainha e princesas]
Local: Avenida Dom Lúcio
Horário: A partir das 18 horas

Dia 14/02 - Carnaval no Jardim Iolanda para a Comunidade
Local: Posto de Saúde Pessoa da Família [PSF] Jd. Iolanda – Rua Lourenço Castanho, 2114
Horário: das 14 às 18 horas
Animação: Bloco Carnavalesco “Rabo de Galo”

Dia 14/02 – Carnaval no Hospital Cantídio de Moura Campos para os pacientes-residentes
Horário: das 18 às 21h
Animação: Bloco Carnavalesco “ Rabo de Galo”

De 15 a 19/02 – Praça do Samba dos Blocos Carnavalescos [Apresentação oficial dos sambas-enredos]
Local: Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” – Avenida Dom Lúcio, 755
Horário: das 19 às 22 h

Dia 15/02 – Bloco da Associação Atlética Ferroviária [AAF] / Cia. da Dança de Salão Fábio / Grupo de dança de salão Profª Mônica Morelli, Bloco Unidos da Demétria e Bloco Joselitos 100 Noção [Unifac]

Dia 16/02 – Bloco È Nois / Bloco 100 Vergonha / Bloco 100 Juízo e Bloco Timelo

Dia 17/02 – Bloco da Imprensa + Bloco Camiseta Preta e Bloco Mundo da Fantasia

Dia 18/02 – Bloco carnavalesco Botucatu Futebol Clube e Bloco Fiel Botucatu + Bloco Gente Unida de Vila Maria

Dia 19/02 – Bloco Cata-loko + Bloco Vai quem quer + Bloco Unidos da Mina + Bloco Prá Firmá Mizade; Bloco Rabo de Galo + Bloco Hospital Cantidio de Moura Campos, e Bloco Os Cornaxus.

Dia 21/02 - Desfile dos Blocos Carnavalescos
Local: Rua Major Mateus
Horário: A partir das 20 h
- Bloco da Associação Atlética Ferroviária [AAF] / Cia de Dança de salão Fábio / Grupo de Dança de Salão Profª. Mônica Morelli
- Unidos da Demétria
- Bloco Mundo da Fantasia
- Bloco Os Cornaxos
- Bloco Rabo de Galo / Bloco do Hospital “Cantídio de Moura Campos”
- Bloco da Imprensa / Camisa Preta
- Bloco È Nóis / Bloco 100 Vergonha / Bloco 100 Juízo
- Bloco Kata-Loko / Bloco Vai Quem Quer / Bloco Unidos da Mina / Bloco Prá Firmá Mizade
- Bloco Joselitos 100 Noção [Unifac]
- Bloco Carnavalesco Botucatu Futebol Clube
- Bloco Fiel Botucatu / Bloco Gente Unida de Vila Maria
- Bloco Timelo
- Bloco dos Turistas

Dia 23/02 - Desfile dos Blocos Carnavalescos
Local: Rua Amando de Barros
Horário: A partir das 20 h
- Bloco da Associação Atlética Ferroviária [AAF] / Cia de Dança de salão Fábio / Grupo de Dança de Salão Professora Mônica Morelli
- Unidos da Demétria
- Bloco Bloco Mundo da Fantasia
- Bloco Os Cornaxos
- Bloco Rabo de Galo / Bloco do Hospital “Cantídio de Moura Campos”
- Bloco da Imprensa / Camisa Preta
- Bloco È Nóis / Bloco 100 Vergonha Bloco 100 Juízo
- Bloco Kata-Loko / Bloco Vai Quem Quer / Bloco Unidos da Mina / Bloco Prá Firmá Mizade
- Bloco Joselitos 100 Noção [Unifac]
- Bloco Carnavalesco Botucatu Futebol Clube
- Bloco Fiel Botucatu / Bloco Gente Unida de Vila Maria
- Bloco Timelo
- Bloco dos Turistas

Carnaval Popular na praça Paratodos nos dias 21, 22, 23 e 24/02
Horário: a partir das 21h
Animação: Banda Karisma
OBS: A programação dos clubes, e desfiles nos bairros e outras atividades afins serão divulgadas posteriormente.

Atividades integram novos vigias do HC/FMB/Unesp à instituição

Capacitar os novos profissionais responsáveis pela segurança em setores do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi o foco principal do treinamento que está sendo realizado pelo Programa de Acolhimento e Integração, promovido pela instituição nos dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

A iniciativa é uma ação conjunta do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GTDRH) e da Assessoria de Segurança (Aseg), ambos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). O programa conta com parceria da diretoria clínica do Hospital das Clínicas, Divisão de Enfermagem, Serviço Técnico de Pronto-Socorro, Fundação para o Desenvolvimento Médico-Hospitalar (Famesp), Comissão de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos e da empresa vencedora da concorrência para a prestação do serviço.

Participam do programa mais de 20 profissionais de uma empresa terceirizada contratada para o serviço de vigilância nas portarias do Pronto-Socorro e nas enfermarias de Ginecologia e Pediatria do HC. O treinamento consistiu em palestras e visitas aos locais de atuação para o conhecimento de procedimentos de atendimento ao público e situações de rotina presentes nas atribuições dos vigias.

A primeira etapa da qualificação aconteceu no dia 30 de janeiro, com palestras iniciais sobre os aspectos dos locais de trabalho e do papel de cada profissional no contexto da segurança. O 1º tenente da Polícia Militar, Maurício Lanhoso de Lima, abordou, em rápida explanação, o papel do cidadão na segurança pública, ao alertar a contribuição de cada indivíduo neste contexto.

O treinamento prossegue no dia 4 de fevereiro com alguns aspectos referentes à segurança no trabalho, resolução de conflitos e direitos do cidadão, este último tema abordado pelo vereador botucatuense e servidor do HC/FMB Luiz Aurélio Pagani. A Assessoria de Segurança da instituição promoverá um debate quanto à importância da equipe de controle de acesso e fiscalização na qualidade dos serviços prestados pela Faculdade de Medicina.

Martha Negrilosi, psicóloga e analista técnica do GTDRH, explica que a capacitação consiste na definição do papel que os vigias exercerão em suas atribuições. "O grande foco das conversas é o papel do profissional que irá atuar nestas repartições. Além disso, o aspecto da segurança no cotidiano também é importante para a compreensão das atividades que desempenharão", explica. "Está sendo mostrado o organograma das instituições (HC e FMB) e como são os procedimentos neste aspecto da segurança", conclui.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB

Professor Edivaldo Velini toma posse como diretor da FCA

Em sessão solene da Congregação, realizada dia 29 de janeiro, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, os professores Edivaldo Domingues Velini e José Matheus Yalenti Perosa foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas.

A sessão foi presidida pelo reitor da Unesp, professor Herman Cornelis Jacobus Voorwald e compuseram a mesa, além do diretor e do vice-diretor empossado, o diretor e o vice-diretor cessantes, professores Leonardo Theodoro Büll e Sílvio José Bicudo; o prefeito municipal de Botucatu João Cury Neto e a Pró-Reitora de Graduação da Unesp, professora Sheila Zambelo de Pinho.

A solenidade

Diante de um Auditório lotado, o diretor e o vice-diretor eleitos foram conduzidos ao palco por uma Comissão de Honra formada pelos professores eméritos da FCA Julio Nakagawa e Chukichi Kurozawa e pelos professores Renata Cristina Batista Fonseca e Sérgio Campos, representando a Congregação da FCA.

Após a execução do Hino Nacional, o diretor cessante Leonardo Theodoro Büll fez uso da palavra. Lembrou as dificuldades do início do seu mandato, período em que a Unesp passava por dificuldades financeiras. “Com empenho, dedicação e compreensão da nossa comunidade, transpusemos todos os obstáculos que nos eram colocados e vencemos”.

Büll destacou como grandes realizações de seu mandato a melhoria na qualidade de ensino, os diversos convênios internacionais estabelecidos, a criação de novos cursos de pós-graduação, a conclusão da rede de laboratórios da FCA, a duplicação da via de acesso à Fazenda Lageado e a renovação de parte expressiva da frota e do maquinário das Fazendas. “Todas essas realizações se refletiram na melhoria das avaliações às quais nossa escola foi submetida. Em todas as avaliações, sob quaisquer critérios, a FCA esteve entre as melhores escolas do país”.

Büll agradeceu o corpo de servidores da FCA, os alunos e seus familiares e fez votos de uma boa administração ao seu sucessor. “Estou certo de que a FCA está em boas mãos e tenho certeza que o próximo quadriênio será de vertiginoso crescimento para nossa instituição”.

Após a assinatura do termo de posse e compromisso, os novos diretor e vice-diretor da unidade receberam de seus antecessores a borla, o capelo e as insígnias de dirigentes da unidade.

A professora Maura Seiko Esperancini, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial saudou os professores Velini e Perosa. “Dirigir a FCA é uma tarefa árdua que exigirá arrojo e iniciativa, empenho e equilíbrio, conhecimento do presente e visão de futuro”, afirmou. “A comunidade da FCA deposita sua confiança em vocês por reunirem essas qualidades e possuírem reconhecida experiência acadêmica e administrativa”.

Discurso de posse

Em seguida, o professor Edivaldo Domingues Velini discursou pela primeira vez como diretor da FCA. Ele iniciou sua fala elogiando a administração Büll e Bicudo pela busca constante do entendimento para a resolução de problemas. “A boa gestão dos nossos antecessores faz aumentar nossa responsabilidade”, disse. “Queremos consolidar a Faculdade como instituição progressista, transformadora da realidade nacional e formadora de profissionais cidadãos plenos”.

Velini declarou que o crescimento da FCA precisa estar atrelado ao crescimento da Unesp como um todo. “Ambas as instituições já contam com amplo reconhecimento regional, nacional e internacional. O crescimento da FCA deve tanto dar suporte quanto se apoiar no crescimento da Unesp. Os desafios para nossa unidade se confundem com os desafios para a própria unidade. As duas instituições têm como objetivo formar recursos humanos e participar ativamente da geração, organização, aplicação e difusão do conhecimento e da cultura”.

Declarou ainda: “A FCA e a Unesp precisam ampliar seus papéis na transformação da sociedade. Nesse sentido, uma das nossas principais ferramentas de trabalho tem que ser as parcerias com as mais diversas instituições”.

O novo diretor falou ainda sobre os desafios impostos pela crise econômica internacional para a administração da Faculdade. “Temos consciência que as alterações no ritmo da produção e do consumo impactam de modo direto o orçamento das universidades públicas de São Paulo. Precisamos nos preparar para as incertezas da economia e aceitar as restrições orçamentárias para 2009. Contamos com o apoio da Reitoria e esperamos a compreensão da comunidade local”.

Por fim, Velini disse: “Administrar a FCA será, fundamentalmente, liderar uma grande equipe. Temos certeza que os instrumentos de trabalho mais poderosos que teremos serão as pessoas. Para nosso sucesso, todos devemos colocar acima os interesses da FCA e da Universidade”.

Encerramento

No encerramento da cerimônia, o prefeito municipal João Cury destacou a importância da Unesp para o desenvolvimento do município. “Este novo governo municipal entende que o aproveitamento da capacidade intelectual gerada por essa instituição é fundamental. Queremos estreitar ainda mais nosso contato com a Universidade. Aliás, não vejo outro caminho para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável de nosso município”.

Por fim, o professor Herman Voorwald, reitor da Unesp falou sobre o papel dos recém-empossados. “O novo diretor da FCA encontrará uma universidade crítica, democrática e com desejo de crescimento no ensino, na pesquisa e na extensão. É uma Universidade muito jovem, dinâmica e com um modelo extremamente forte do ponto de vista da participação da comunidade. E é a comunidade que conduzirá a instituição para um grande destaque. Desejo aos professores sorte aos professores Velini e Perosa e que, com a participação da comunidade, tenham uma gestão de muito sucesso”.

Após a solenidade o diretor Edivaldo Velini e o vice-diretor José Matheus Yalenti Perosa receberam os cumprimentos dos convidados durante um almoço de confraternização realizado na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF