janeiro 12, 2009

Arcebispo de Botucatu sofre mal súbito durante missa

O Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Penna, está internado e em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB/Unesp), devido a uma queda ocorrida no último sábado, 10 de janeiro, à noite, durante celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Botucatu. D. Aloysio sofreu trauma crânio-encefálico.

A queda foi ocasionada por um mal súbito que D. Aloysio sofreu, o que ocasionou perda da consciência e o trauma. Após receber os primeiros atendimentos médicos no local, o arcebispo foi encaminhado para o HC onde passou por uma bateria de exames. Ao dar entrada no hospital, o sacerdote já se apresentava consciente, mas com alguma confusão mental devido ao impacto.

Por causa da idade avançada, 75 anos, o paciente tem recebido tratamento intensivo e sido examinado constantemente pela equipe médica da UTI Central do HC sob a coordenação da equipe de neurocirurgia do hospital. As visitas ao arcebispo estão restritas somente aos familiares. No momento, D. Aloysio apresenta estado estável, consciente e confusão mental.

Segundo Dr. Roberto Gabarra, do serviço de neurocirurgia do HC, D. Aloysio deve permanecer em observação durante toda a segunda-feira, quando passará por uma tomografia para verificação da contusão. A previsão de alta dependerá da evolução de seu quadro clínico. Os médicos investigam as causas do mal-súbito sofrido pelo arcebispo.


Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC