novembro 27, 2008

Todo blogueiro teme o Google

Não adianta discutir. O Google comanda a Internet no mundo e não compensa nem pensar em comprar briga. Muitas vezes vemos nossos blogs sumirem das buscas do Google e então surge a dúvida. O que fiz de errado para receber essa punição?

Isso aconteceu comigo recentemente, no blog que edito (O Grito Notícias), de um dia ara o outro ele simplesmente desapareceu, nenhuma palavra chave remetia a seu conteúdo. Fui checar e descobri uma série de motivos para ser punido:
• Links quebrados – Levavam os leitores a lugar nenhum, pertenciam a sites que simplesmente deixaram de existir.

• Conteúdo repetido – Matérias de agências livres de notícias, que autorizam a publicação desde que citem a fonte (Sabemos que esse conteúdo é liberado, mas os Robots do Google são burros e para eles esse conteúdo pode ser interpretado como plágio).

• Alteração da página após a passagem dos robots – Tinha em meu blog algumas páginas com matérias antigas e que só diziam respeito a determinado período, simplesmente alterei todo o conteúdo, inclusive o título, mas mantive o link original. As buscas apontavam para uma coisa, mas ao acessar encontravam outra.

• Conteúdo repetido – Em meu blog eu mantinha uma sessão chamada “Imagem do dia”, eram várias postagens, em dias diferentes, com o mesmo título.
Melhorei essas falhas amadoras e reconquistei o meu espaço junto ao Google.

Agora existe uma situação que tem me deixado com a pulga atrás da orelha. Recentemente uma campanha chamada “Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!”, circulou entre os blogueiros. Confesso que fiquei com vontade de participar, mas tive medo.

De que me adianta subir no Blogblogs se isso pode gerar punição no Google, site que representa 45% de minhas visitas?

Porque pode gerar punição:

• Excesso de links - O Google aconselha no máximo 100 links por página. Quem ultrapassa entra na alça de mira;

• Sites que promovem intercâmbio de links;

• Páginas que apontam links para sites que usam métodos para iludir os mecanismos de busca - A lógica aqui estaria no fato de que sua página faz parte da trama, ainda que o mecanismo de busca não seja capaz de saber como.
Imagine a seguinte situação: o tal Robots do google circula entre os links das páginas, ao encontrar uma ilha de links o robots fica desorientado e será levado de um site e blog a outro girando em círculo. A única conclusão que ele tirará é a seguinte: “Opa!!! Tem algo errado com esses links”.

Saiba mais lendo este artigo

Se não existisse essa possibilidade de punição confesso que eu faria parte da campanha, Quero galgar degraus no Blogblogs, mas não quero ser penalizado no Google. Só quem passou por isso sabe o trabalho que dá para reconquistar a sua posição anterior.

De resto, acho a campanha uma boa e demonstra que o sistema de ranqueamento através de links precisa ser revisto, não apenas pelo Blogblogs.

Pode até ser que tudo isso que eu disse não seja bem dessa forma, afinal as técnicas de Seo ainda é uma ciência oculta para muitos blogueiros, como eu. Mas eu não arrisco.

Exposição Nossos Idosos chega à faculdade, em São Manuel

Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (Imes) sedia até o dia 1º de dezembro a exposição fotográfica “Nossos Idosos”, com três painéis que exibem várias imagens de idosos atendidos pelo Asilo Padre Euclides, de Botucatu.

A exposição integra a campanha homônima, desenvolvida pela agência de publicidade Peagade e a fotógrafa Malu Ornelas. O conceito principal da campanha é a sensibilização e colaboração social, além de criar um novo prisma sobre os idosos que necessitam diretamente da ajuda da comunidade.

As imagens estão abrigadas na biblioteca do Instituto. Segundo a assessoria de imprensa do Imes, a meta é mostrar através da arte fotográfica as mazelas da sociedade com relação aos idosos.

As imagens levantam a dúvida: O que acontece quando uma pessoa idosa depende das possibilidades de atenção e cuidados de terceiros?

“Um olhar diferente é o começo de uma nova percepção. Podemos começar com uma visita, um abraço, um carinho. No fim temos mais para dar do que imaginamos. Faça a sua parte, o Asilo Pe. Euclides agradece”, defende o material de divulgação da campanha.

Com o passar do tempo e a crescente globalização, as tecnologias disponíveis à população possibilitaram melhor qualidade de vida para as pessoas, com isso elas foram envelhecendo de maneira mais segura e saudável.

Com o objetivo de alcançar uma velhice bem sucedida, as pessoas freqüentemente planejam novas ocupações para suas vidas pós-aposentadoria. Essa nova busca proporciona uma transição para uma identidade diferente daquelas construídas há alguns anos atrás.

Ainda assim, as oportunidades de uma velhice tranqüila e digna não é a realidade de todos. Existem inúmeros idosos sem condições ou simplesmente abandonados pela família que necessitam de ações voltadas a eles e merecem nossa atenção, para propiciar uma identidade digna quando a falta de recursos lhes é escassa.

Informações: www.nossosidosos.com.br

Workshop com Flora Chitose trata das “Constelações Sistêmicas Familiares”

Nos dias 29 e 30 de novembro, sábado e domingo, das 8h30 às 18h30, acontece o workshop sobre o método terapêutico “Constelação Sistêmica Familiar”, na Pousada Guaimbê, próximo ao bairro Demétria, em Botucatu.

O workshop será ministrado por Flora Chitose Goto. Ela afirma que muitos dos problemas físicos, emocionais, mentais e até financeiros têm raízes em fatos ocorridos no sistema familiar (família atual, família de origem e até quatro gerações passadas). “Estes fatos atuam em nosso inconsciente levando ao desenvolvimento de problemas psíquicos pessoais e a destinos penosos, afetando a geração em que ocorrem e os descendentes. Isto pode ser constatado nos fatos que se repetem de geração a geração. A ‘Constelação Sistêmica Familiar’ é um método terapêutico que nos possibilita liberar os emaranhamentos nos quais nos enredamos insconscientemente. Aciona o poder amoroso e possibilita a reconciliação familiar”, explica.

A terapia por “Constelações Familiares” é aplicada a conflitos de relacionamento, crises de identidade, depressão, comportamento destrutivo, psicose, envolvimento com drogas, doenças crônicas. Questões associadas a separações, perdas, mortes trágicas ou precoces, acidentes graves, assassinatos, exclusões. Questões de herança, profissionais e econômicas.

Como benefício, ela evidencia fatos familiares obscuros, libera medos inconscientes, sofrimentos e culpas e atua na dissolução de conflitos, restaurando o respeito, o amor e a ordem no sistema familiar. O participante é estimulado em assumir a vida com leveza, determinação e força. Após 45 dias haverá um reencontro com o grupo para compartilhamento e orientação psicoterapêutica.

Flora Chitose é psicologa clínica desde 1975, psico-terapeuta corporal e transpessoal, formada em ‘Constelações Sistêmicas Familiares’ em São Paulo. Foi docente e supervisora de Faculdade de Psicologia.

Informações pelos telefones: (14) 3814-0869 ou 9135-2811. (RF)

Câmara concede diploma de honra ao mérito a Rivaldo Corulli

Rivaldo Corulli foi diretor do programa “Viola Minha viola”

A Câmara Municipal de Botucatu prestará homenagens, na noite de hoje, ao produtor artístico e cultural Rivaldo Corulli, em sessão solene às 20 horas, na sede do Legislativo na Praça Comendador Emílio Peduti, 112 - Centro.

O homenageado foi indicado pelo vereador Josey de Lara Carvalho, em consideração ao trabalho desenvolvido pelo produtor, que eleva o nome da região de botucatu no cenário da cultura caipira e moda de viola .

O reconhecimento local chega quatro anos após o produtor ter recebido das mãos do presidente Lula , no Palácio do Planalto, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento pelo trabalho no campo artístico e cultural.

Atualmente Rivaldo e seu irmão Renato estão trabalhando no “1º Festival da Música Sertaneja de Tocatins”, evento que teve início em outubro e que já passou por quatro cidades do Estado e término previsto para dezembro, em Palmas.

Durante mais de 20 anos, Rivaldo Corulli assinou a direção do programa “Viola Minha Viola”, que vai ao ar aos sábados e domingos na TV Cultura. O produtor deixou a função em maio.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Lourenção e os demais vereadores convidam a população a participar do evento, que também prestará homenagens ao técnico do Botucatu Futebol Clube (BFC), Edson Jesus de Castro, com a entrega do título de “Cidadão Botucatuense”.