novembro 26, 2008

Escola do Meio Ambiente premia incentivadores na tarde de hoje

A Escola do Meio Ambiente de Botucatu (EMA) promove na tarde de hoje, às 15 horas, o evento “Amigos da Ema”, que tem como principal objetivo prestar homenagens aos apoiadores voluntários das ações ambientais desenvolvidas pela escola. O evento será na sede da EMA, na Estrada Ítalo Bacchi, S/N - Jardim Aeroporto.

Aproximadamente 50 pessoas serão agraciadas pelo prêmio, que foi confeccionado nas oficinas da escola.

Este ano, a escola já recebeu aproximadamente 20 mil pessoas, entre: visitantes, participantes de trilhas, vivências e pesquisas”, disse Elaine Gabriel, diretora da escola.
Os homenageados estão sendo convocados a participar da solenidade através de carta personalizada.

“Na premiação vamos promover apresentações com o a banda Bate Late e Coral da EMA, plantio de mudas, e um café ambiental na varanda da escola”, disse.
Em dezembro a escola promoverá outra solenidade de premiação para contemplar os investidores e patrocinadores dos projetos ambientais da escola.

Informações pelo telefone: (14) 3813-9251.

Show do “Beatles 4Ever”, acontece sábado, na AAB

No próximo sábado, dia 29, a Associação Atlética Botucatuense receberá o show com a banda “Beatles 4Ever”, a apresentação acontecerá por volta das 20 horas e os organizadores do evento antecipam que as mesas estão se esgotando. “O pessoal precisa correr para reservar as mesas na secretaria do clube”, disse o empresário da AGFest, empresa responsável pela produção do evento, Gustavo Aguiar.

A banda está no Guiness World Records Book por executar ao vivo, numa maratona que durou 24 horas consecutivas, todos os álbuns dos Beatles lançados oficialmente. O palco do desafio foi o Crowne Plaza, que tem sido local de shows constantes da banda, e o público girou em torno de 2.700 pessoas.

Idealizado por Celso Anieri, e fundado por Marcus Rampazzo, Ronaldo Paschoa e Vitor Bonesso, o Beatles 4Ever surgiu com uma proposta única de reproduzir a atmosfera musical do universo “Beatle”. Nos shows é possível ouvir e ver cada fase da banda, para isso Rampazzo fez um estudo aprofundado, ouvindo cada disco, cada faixa, transcrevendo os arranjos e analisando o comportamento e a moda da época.

Rampazzo é o único da formação original do grupo, a ele se juntaram Fábio Colombini, músico de formação que já tocou com o bluesman Nuno Mindelis, e participou nos EUA, de várias jam sessions nos lendários bares de blues, tocando ao lado de Larry McCray e do ex-baterista de Jimmy Hendrix, Buddy Miles. Na banda, ele interpreta John Lennon.
Quem assume o papel de Ringo Starr é Ricardo Felício, músico que iniciou a carreira com o Beatles 4Ever, em 1978, como roadie e músico partner. Em sua trajetória musical, passou até pelo Ultraje a Rigor.

Ricardo Junior interpreta Paul McCartney, curiosamente seu contato com os Beatles começou na infância, quando fez um comercial interpretando um dos integrantes dos Beatles. Ele também era do Ultraje a Rigor, e já havia passado pelo Beatles 4Ever, até assumir definitivamente o seu posto no quarteto.

Edson Yoko completa a banda, no teclado e orquestrações. De formação erudita, é fã do Beatles 4Ever desde 1980, e foi aluno de Marcus Rampazzo.

Informações sobre o show da banda em Botucatu pelo telefone: (14) 3882-1866. Convites de arquibancadas na “Óticas Carol” ( Botucatu e São Manuel) e Paraíso Cosméticos. Saiba mais sobre o evento no site: www.agfest.com.br.

Vencedor do “Festival do Minuto” ministrará curso de vídeo no CCB

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e o CCB - Centro Cultural de Botucatu, promoverão entre os dias 8 e 20 de dezembro o curso “Vídeo Produção e Cinema”, com o cineasta José Renato Arena Scorsato. “O objetivo é a capacitação técnica dos interessados em conhecer um pouco mais sobre as produções de vídeo. O interessante é que graças a essa parceria, os participantes poderão conhecer os segredos das produções cinematográficas gratuitamente”, explica o presidente do Centro cultural de Botucatu, João Carlos Figueiroa.

No início do mês, o cineasta venceu o Festival do Minuto, com o vídeo “Mãonólogo”, que concorreu com 87 participantes do bimestre setembro/outubro, na categoria Melhor Minuto, com o Tema “Dinheiro”.
A produção deste vídeo ocorreu em duas noites, uma delas dedicadas aos ensaios e a seguinte às filmagens, totalizando 50 minutos de imagens captadas.

Este é o segundo Festival do Minuto que o cineasta vence. No bimestre anterior, participando da produção do vídeo “Melodraminha” assinado por Marcelo Dorsa, ele também chegou em primeiro lugar.

Currículo - Para Scorsato o momento é de trabalho, projeção e reconhecimento. Em junho ele conquistou o segundo lugar no Festival de Cinema promovido pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, onde recebeu o troféu Pinhão de Prata, pelo vídeo-documentário de 20 minutos, “Santuccilândia”. O vídeo, contou com a colaboração de seu companheiro de faculdade, Marcelo Dorsa, que assinou a edição do documentário.

Em abril, Scorsato exibiu o documentário “Estação Fantasma”, no Centro Cultural de Botucatu, documentário que mostra o abandono da estação da extinta Fepasa, sob a ótica do ferroviário aposentado José Góes.

Interessados já podem se inscrever na sede do CCB, na Praça XV de Novembro, nº 30. Informações pelo telefone: (14) 3815-0989.

Tihuana fará show em Botucatu


A banda Tihuana (foto) estará em Botucatu no dia 6 de dezembro, realizando um show musical durante o “1º Botucatu Motofest e Motors”, no Recinto de Exposições JVC Eventos, o horáio da apresentação não foi divulgado.

Em 2007, o Tihuana apareceu muito na mídia após a música "Tropa de Elite" ser utilizada na trilha sonora do filme homônimo. A canção, escrita como um "grito de guerra" particular (a "tropa" seria a própria banda), se tornou muito associada ao BOPE - Batalhão de operações Policiais Especiais. "Essa música estava na nossa primeira fita demo!", diz Egypcio, vocalista do grupo. "Mas não foi feita para nenhuma equipe de polícia. A tropa a que nos referíamos éramos nós mesmos, que estávamos chegando", explica.

O Tihuana fez duas turnês internacionais, a primeira no Japão, nas cidades de Nagoya e Toyohashi, a segunda nos Estados Unidos, passando por Nova Jersey, Boston, Atlanta e Virgínia. A banda já se apresentou nos maiores festivais do Brasil como Rock in Rio, Planeta Atlântida, BMF, Mix Festival, Pop Rock Brasil, Ceará Music, Porão do Rock, entre outros. Atualmente a banda soma mais de 700 shows na carreira.

Tihuana é uma banda brasileira de rock alternativo surgida em 1999, na cidade de São Paulo. O som da banda possui influências diversificadas de vários gêneros que vai desde o rock mais pesado, passando pelo rapcore, punk rock, o reggae em algumas canções, mas tendo como a maior das influências a música latina. Assim afirmado pela maioria da crítica, difícil é definir o estilo do grupo, dependendo da música que você ouça vai achar que a banda é reggae, latina ou que é chegada num rock mais "porrada".

A banda conta com o paulistano Egypcio nos vocais, o argentino Román no baixo, os cariocas P.G. na bateria e Léo nas guitarras e o baiano Baía na percussão. O nome da banda é relacionado com o nome da cidade mexicana Tijuana.

A Tihuana será apenas uma das atrações do “Botucatu Motofest”, que promete em três dias movimentar os adoradores do motociclismo da região. Na programação constam eventos como Lava Rápido, Gata molhada, Luta na Espuma, apresentação de Paraquedismo, Aeromodelismo, apresentação de Bikes, carros antigos e tunados, globo da morte e show de weeling.

A organização e da Sem Limites Eventos. Informações pelos telefones: (14) 3814-2473, 3814-2998, 9103-5743 ou 9692-7016.

Confirmados os recursos para construção de ambulatórios no HC da Unesp de Botucatu

Já foram confirmados os recursos necessários para a construção do novo conjunto de blocos de ambulatório do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp. Serão investidos R$ 3,5 milhões, sendo que R$ 1,9 milhão será do Ministério da Saúde, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Milton Monti (PR) e o restante financiado pela própria universidade. O início das obras está previsto para março de 2009.

Os ambulatórios, que serão distribuídos em três pisos, vão reunir os atendimentos de: Neuroclínica, Neurocirurgia, Psiquiatria, Psicologia, Dermatologia, Clínica Médica (e suas especialidades), Clínica Cirúrgica (e suas especialidades), Otorrinolaringologia e Oftalmologia. Hoje, esses serviços são oferecidos em um bloco localizado distante dos demais setores do HC. “Uma das principais vantagens dos novos ambulatórios será a proximidade com a área de apoio do hospital, onde está o diagnóstico por imagem, por exemplo. O atendimento ficará mais resolutivo”, prevê o supervisor do Hospital das Clínicas, Antonio Rugolo Júnior.

Serão seis blocos novos, com uma média 180 novos consultórios. O total de área construída chegará a 4.600 metros quadrados e ficará paralela com os atuais ambulatórios. “Com uma infra-estrutura mais ampla poderemos aperfeiçoar o atendimento. Além disso, haverá espaço para aumentar os serviços futuramente”, destaca Dr. Rugolo.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC

Mulheres vão às ruas pelo Dia de Luta Mundial pela Não Violência

Mulheres de Botucatu foram às ruas nesta terça-feira, dia 25, para marcar o Dia de Luta Mundial pela Não Violência contra as Mulheres. A data foi lembrada com panfletagem em todas as Unidades de Saúde, CRAS, Rua Amando de Barros, ABEM, postos de gasolina, Praça da Catedral, Fatec, SENAC, em frente ao prédio da Prefeitura, Conjunto Habitacional Humberto Popolo, Rua Major Matheus e também nas portas de escolas.

O dia 25 de novembro faz parte da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres no mundo todo. Quatro datas representam essa luta no período de realização da Campanha de 25 de novembro a 10 de dezembro.

O objetivo da Campanha é estimular a implementação efetiva, em todo o país, dos mecanismos previstos pela Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – a fim de coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, especialmente, no que trata da proteção e qualidade dos serviços oferecidos às mulheres vitimadas. A edição deste ano traz como tema a atitude, ou seja, o comprometimento com as ações que cada cidadã ou cidadão pode tomar para evitar ou coibir este tipo de violência.

No Brasil, mais uma data é destacada pela discriminação sofrida pelas mulheres negras, dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. As outras datas além de 20 e 25 de novembro são 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, 06 de dezembro, Massacre de Mulheres de Montreal [Canadá] e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Botucatu, o ato foi promovido pelas Promotoras Legais Populares e Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e de Segurança.

Futsal de Botucatu decide em casa vaga à próxima fase do Paulistão

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, venceu o primeiro duelo diante de Jacareí na noite de terça-feira, 25 de novembro, válido pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista – Série Prata.

A partida foi disputada no Ginásio do Sesi, na casa do adversário, e terminou com o placar mínimo de 1 a 0. O gol solitário foi marcado por Lucas.

Com o resultado positivo, o time botucatuense precisa de apenas um empate no confronto de volta para assegurar uma vaga na próxima fase da competição.

O jogo decisivo está marcado para sábado, 29 de novembro, às 19h30, no Ginásio II da Associação Atlética Botucatuense, e terá entrada franca ao torcedor.

Juvenil – A equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense também entra em quadra precisando de um empate para confirmar a classificação à final do Paulistão – Série Prata.

No primeiro jogo contra Sertãozinho, fora de casa, a vitória foi de Botucatu por 5 a 4. As duas agremiações voltam a se enfrentar na sexta-feira, 28 de novembro, também no Ginásio II da Veterana, às 21 horas. A Veterana precisa de um empate, caso perca no tempo normal, o jogo vai para a prorrogação, onde a equipe local vai precisar de um empate para fazer a final da competição.

Caso saia vencedor contra Sertãozinho, o futsal botucatuense enfrenta na decisão quem passar do confronto entre Santana de Parnaíba e AAPG/Ocian, de Praia Grande, que entram em quadra pela outra semifinal do Campeonato Paulista. Praia Grande venceu o primeiro jogo, também fora de casa.

Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos e Atlétic Sports.

I Caminhada Quali Vida e Vida Leve será realizada neste domingo

A Quali Vida Saúde e Estética e Vida Leve Day Spa & Restaurante promovem neste domingo, dia 30 de novembro, a I Caminhada Quali Vida e Vida Leve. O evento será realizado na Fazenda Lageado, com concentração a partir das 8 horas e saída para o percurso às 9 horas.

A organização da caminhada programou também diversas atividades para o dia, como aferição de pressão, cálculo de índice de massa corpórea e circunferência abdominal, distribuição de água e alongamento (yoga, pilates, judô e kung-fu).

As inscrições para os interessados são gratuitas e podem ser feitas nas sedes da Vida Leve Day Spa & Restaurante e Quali Vida Saúde e Estética. Haverá sorteio de uma refeição completa e uma avaliação física para os participantes.

A I Caminhada conta com o apoio da Sabesp, Quitanda da Dona Marina, Multicomp, L.Almeida Propaganda e Marketing e Secretaria Municipal de Comunicação.
Confira os endereços para efetuar a inscrição.

- Vida Leve Day Spa & Restaurante
Rua Ranimiro Lotufo, nº27 (próximo à Praça Brasil Japão)

- Quali Vida Saúde e Estética
Rua Dr. Cardoso de Almeida, nº 2600

Selo Município Verde é concedido a 44 cidades paulistas

Em evento, no Memorial da América Latina, Projeto Município Verde apresenta o resultado das avaliações de 332 cidades do Estado de São Paulo.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) realizou uma solenidade na quarta-feira (26), no Memorial da América Latina, para divulgar o "ranking" ambiental dos municípios paulistas.

Ao todo foram ranqueadas 44 cidades que receberam o certificado Município Verde, premiação que levou em conta uma avaliação ambiental, considerando, através de notas, o desempenho das cidades em dez pontos que integram o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde.

Para definir a lista foram analisadas questões como tratamento de esgoto, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

As cidades participantes foram convidadas a assinar um termo de adesão, inicialmente eram aguardadas a participação de 200 municípios, entretanto 613 assinaram o termo. Destes, 521 indicaram interlocutores e 332 entregaram o plano de ação completo, intitulado plano de metas.

Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.

Conheça as cidades certificadas CLICANDO AQUI

Crescem casos de câncer de pele detecados por campanha da FMB/Unesp

Durante a 10ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, realizada dia 8 de novembro no Centro de Saúde Escola (CSE), em Botucatu, foram atendidos 635 pacientes e agendadas 39 cirurgias por diagnóstico clínico confirmado ou suspeito de câncer da pele (6,14% dos pacientes atendidos). Alguns destes procedimentos serão realizados no mutirão de cirurgias que será nos dias 27 e 28 de novembro de 2008 no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina/Unesp de Botucatu (FMB).

Embora a quantidade de pessoas examinadas tenha sido menor, na comparação com o ano passado foram registrados quatro casos a mais da doença. Em 2007, 650 pessoas foram examinadas e 35 casos positivos de câncer de pele foram identificados. Todos tiveram encaminhamento para cirurgia.

A campanha foi coordenada pelo Departamento de Dermatologia da FMB, com apoio das ligas de Dermatologia e do Câncer. Estiveram de plantão 10 médicos e o atendimento foi realizado entre 9 e 15 horas.

Polícia cumpre mandato de busca e apreensão em casas de pichadores

Por Renato Fernandes

A Polícia Civil de Botucatu cumpriu mandato de busca e apreensão na casa de cinco pichadores da gangue “Os Kchapas”, na manhã de 25 de novembro. Os vândalos são acusados de terem pichado, entre os dias 8 e 10 de novembro, mais de 40 imóveis, entre eles uma igreja e uma delegacia da Vila dos Lavradores, em Botucatu – interior de São Paulo.

Nas residências as autoridades policiais, lideradas pelo delegado Marcos Mores, foram encontrados siglas e símbolos semelhantes às pichações, o que, segundo o delegado, comprova a participação dos menores nos atos ilícitos.

Na delegacia, os policiais ouviram quatro menores, que confessaram as pichações e denunciaram outros membros. Por se tratar de menores de idade o grupo foi liberado e responderá ao inquérito policial em liberdade, podendo ser condenados a penas alternativas ou internação na Fundação Casa.

Segundo o delegado Mores, a gangue é composta por oito elementos, três deles maiores de idade e deverão ser ouvidos e responder por formação de bando ou quadrilha, com penalidades que vão de um a três anos de detenção. Existe a possibilidade da polícia solicitar a prisão preventiva dos maiores.

A gangue durou apenas 15 dias. Em Botucatu pichação é considerada crime, podendo levar os infratores à cadeia por formação de quadrilha.

O exemplo da cidade tem provocado a projeção do delegado Marcos Mores, que vem sendo convidado para palestrar sobre os procedimentos de identificação dos pichadores e métodos aplicados para a prisão dos mesmos.

Garoto encontrado morto em Tejupa não foi assassinado

Por Renato Fernandes

A Polícia Civil de Sarutaiá concluiu o inquérito sobre a morte do garoto Elielson Santana Barrado, 4 anos, chegando à conclusão de que o menino faleceu por motivo indeterminado, com possibilidade de falecimento por frio.

Em seis meses de investigação 22 pessoas foram ouvidas e várias escutas telefônicas estabelecidas. Os dados serviram de base para o inquérito.

História - Na manhã de sábado (17 de maio), Geraldo Macedo,funcionário de uma fazenda da região de Tejupá, encontrou o corpo de Elielson Santana Barrado, 4 anos, que estava desapareceu no dia 1º de maio.

Macedo cuidava do gado quando percebeu urubus sobre a cerca, ao se aproximar identificou uma jaqueta e um corpo no meio do pasto. Assustado o funcionário acionou a Polícia Militar de Sarutaiá. O corpo estava a dois quilômetros e meio do ponto de onde o garoto desapareceu.

Segundo informações da Polícia Técnica o corpo estava em estado de decomposição compatível com a data do desaparecimento.

Mais de 150 homens, entre policiais, voluntários e bombeiros vistoriaram os 36 alqueires de terra da propriedade, checando cada um dos 40 mil pés de café minuciosamente.

Aquela havia sido a primeira vez que o garoto acompanhou sua mãe, Celina Correia Santana, ao trabalho.

Até encontrar o corpo a polícia trabalhava com várias hipóteses, como: rapto, ataque de animal feroz ou simplesmente o fato do garoto ter se perdido.