novembro 21, 2008

Co-fundador do movimento mundial Aliança para a Infância ministra palestra em Botucatu

Clouder falará sobre as crianças e suas
necessidades específicas


Por Renato Fernandes

Como parte das comemorações em homenagem ao reconhecimento da escola Aitiara à Unesco, acontece no sábado, dia 22, a palestra com o presidente do Conselho Europeu de Pedagogia, co-fundador da “Aliança para a Infância” e presidente do Conselho Europeu de Pedagogia Waldorf, Christopher Clouder, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).

A autoridade falará sobre a importância do respeito à criança e às suas necessidades específicas, e também sobre a importância da pedagogia Waldorf no cenário educacional mundial.

Recentemente, Clode lançou o livro “Brincadeiras divertidas Para o Seu Bebê”, que com base na filosofia educacional Waldorf, segue a premissa de que as crianças passam por estágios específicos em que há uma propensão para aprender de certa maneira. O título apresenta brincadeiras divertidas e imaginativas que ajudam no desenvolvimento dos bebês de três meses a dois anos.

O movimento - A Aliança pela Infância é um movimento mundial (Alliance for Childhood) que surgiu no final da década de 90, na Inglaterra.

Sua maior preocupação tem sido apontar caminhos para a solução dos mais diversos problemas que afligem a infância. O incentivo ao brincar, o consumo consciente, o uso cuidadoso das tecnologias e das novas mídias, a educação, a nutrição, a inclusão e a cultura de paz são alguns dos temas que fazem parte de sua área de atuação.

Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por não ser uma organização juridicamente constituída, mas uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns.

Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança são parceiras com igualdade de direitos: cooperam entre si de forma totalmente livre, ajudando-se mutuamente e unindo-se em ações dos mais variados tipos, com participação em atividades regionais ou de maior amplitude.

Atualmente, a Aliança pela Infância possui representação em diversos países da Europa, Américas, África e Ásia.
A APM fica na Rua Velho Cardoso, 366, Centro. Informações na escola Aitiara, através do telefone 3815-3290 ou pelo email aitiara@aitiara@org.br. O evento será às 18 horas.

São Manuel recebe espetáculo do “Circo Poeira”, domingo

A cidade de São Manuel será visitada neste domingo, 23, pela trupe do Circo Poeira, que apresentará o espetáculo “II Viaggio”, do Carro Espetáculo, às 16 horas, na praça principal da cidade. A entrada é franca.

O show é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, através do projeto “Circuito Cultural Paulista - 2008”. Finalizando as apresentações deste mês.

Na peça, um velho artista de picadeiro transforma suas memórias em um circo de bonecos e revive uma história recheada de surpresas. O espetáculo é poético e agrada a todas as idades com personagens encantadores.

O espetáculo da “II Viaggio di Carro” utiliza um carro como palco, onde contorcionistas e malabaristas mostram suas habilidades.

A história toma como base o filme “As Aventuras do Capitão tornado”, de Ettore Scola, na qual uma trupe de artistas mambembes passam de cidade em cidade com seu carro espetáculo. Para a produção o grupo criou seu próprio “palco-carro”.

Atakama grava DVD no Garage

A banda tem em sua formação dois vocalistas,
permitindo variações na escolha do repertório


Por Renato Fernandes

Hoje, dia 22, a banda de pop rock botucatuense Atakama, gravará um DVD promocional na casa noturna Garage. O show começará por volta das 23 horas. Segundo o baterista Josef, o DVD contará com 20 faixas. “Esse material será utilizado para apresentarmos o trabalho em rádios e outras mídias. Posteriormente, venderemos ao público que nos prestigia em shows”, disse.

A banda surgiu em julho de 2004, quando os músicos Sérgio (guitarra), Josef (bateria), Murilo (baixo) e Daniel (vocal), se encontraram em um sábado à noite, ao acaso, e decidiram montar um grupo musical. “Faltava um nome. Foi quando, inspirados pelo deserto do Atakama encontramos o nome ideal. O deserto mistura imponência e grandeza, assim como a nossa proposta musical, que mescla o pop e o rock clássico”, explica Josef.

Em agosto de 2007 o grupo recebe o reforço da cantora e instrumentista Susy Pasti, que levou para o grupo irreverência e experiência profissional. A partir de então a banda passou a contar com dois vocalistas, permitindo variações na escolha do repertório.

A partir de então, os convites para shows passaram a ser constantes e fazendo com que a banda circulasse pelas principais casas noturnas da região, participando ainda, de significativas baladas universitárias, tendo a oportunidade de tocar ao lado de ícones como Sérgio Malandro e Falcão.

Na seqüência, a Atakama teve a oportunidade de abrir uma série de shows de bandas de renome nacional, como o grupo Barão Vermelho. “Recebemos críticas positivas e isso possibilitou também a nossa participação em festas como: Brahma Rock Fest e Tim Rock Fest”, relembra Josef.

Este ano o crescimento do grupo continua, quando foram convidados pelos cantores Roger (Ultraje a Rigor) e Kiko Zambianchi. “Também tivemos a oportunidade de passar por programas de rádio e TV que contribuíram muito com o nosso trabalho, entre eles: Invasão (Rádio Criativa - FM); Na Pressão, quando era transmitido em São Manuel; Interação (Rede Record), Curtição (TV Serrana) e no programa Fábrica de Modelos (SBT)”.