novembro 18, 2008

Matrículas antecipadas seguem até o dia 20

Termina na quinta-feira, 20, o período de matrículas antecipadas para o Ensino Médio no Estado de São Paulo. O prazo é válido para alunos que desejam ingressar nas 1ª, 2ª e 3ª séries.

Estudantes já matriculados na rede pública não precisam participar do processo, já que a reserva de vagas para o próximo ano, nesses casos, é automática.

Já efetuaram a antecipação aproximadamente 110 mil estudantes, através dos pais, responsáveis ou dos próprios alunos que se dirigira a qualquer escola estadual (ensino fundamental ou médio) para realizar a inscrição.

É aconselhável apresentar o RG do aluno e comprovante de conclusão do ensino Fundamental.

No início de dezembro ,serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas. De 3 a 10 de dezembro, será divulgada listagem com os nomes dos alunos nas escolas. De 8 a 16 de dezembro, o aluno ou seu responsável deverá confirmar a matrícula com entrega de documentação na escola de destino.

Com informações da Secretaria de Estado da Educação

Homenagem ao Dia da Consciência Negra na rádio PRF8

O programa Arquivo Musical Brasileiro, levado ao ar nesta sexa-feira, 21 de novembro, será especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira, dia 20.

Durante o programa serão apresentadas canções que tratam da luta do negro contra o preconceito, além de grandes artistas afrodescendentes que marcaram a música brasileira, como Milton Nascimento, Clementina de Jesus e Djavan.

Segundo o jornalista Sérgio Santa Rosa, produtor e apresentador do Arquivo Musical Brasileiro, as duas horas de programa são insuficientes para mostrar o valor da contribuição do negro para a música do Brasil. “As matrizes africanas moldaram nossa cultura e, é claro, nossa música popular. A contribuição do negro é imensa e eu quis fazer uma pequena amostra. Muita coisa bonita ficou de fora, mas acho que quem ouvir vai gostar do conteúdo”.

O Arquivo Musical Brasileiro vai ao ar pela F8 (AM 1540 ou www.prf-8.com.br) todas as sextas-feiras, a partir das 20h.

Dallas abre exposição no Centro Cultural

Dallas está apresentando seus trabalhos no saguão do CCB

Por Renato Fernandes


Na noite de sexta-feira, o fotógrafo Dallas abriu a exposição “Olhar da Natureza”, no Centro Cultural de Botucatu.

A mostra segue até o dia 10 de dezembro, apresentando um acervo do imagens de flores. “Nas fotos podemos perceber a preocupação com a precisão e perfeição no enquadramento e foco”, disse o presidente do Centro Cultural, João Carlos Figueiroa.

O Centro Cultural fica na Praça XV de Novembro, nº 30.

Notívagos Burlescos promove sessão de leitura dramática

A Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos dá prosseguimento ao projeto “Notívagos Dramáticos”, às 20h30 de hoje, no Bar Valentino (Rua Dr. Costa Leite, 1439). A entrada é franca.

Na noite de hoje será feita a leitura do texto “Algo no jeito como ela se move”, de Paulo F. A iniciativa é difundir autores ainda não encenados na cidade e pouco conhecidos pelo público botucatuense. “A leitura tem o acompanhamento dos participantes da Oficina de Trilha Sonora e Sonoplastia que em seguida entram em cena como o Bando Musical dos Notívagos Burlescos para fechar a noite com muito rock and roll”, explica o diretor teatral Robert Coelho.

Unesco reconhece escola Aitiara

A Aitiara trabalha com a metodologia Waldorf de educação

Por Renato Fernandes
foto Malu Ornelas


A escola Waldorf Aitiara recebeu este mês o selo de “Escola Associada à Unesco”, como instituição de ensino que faz a diferença. Segundo a professora Ana Vieira, as associadas estão norteadas pelos quatro pilares estabelecidos pela organização: aprender e conhecer, fazer, ser e viver juntos. “Os professores e alunos dessa Rede têm a oportunidade de trabalhar juntos em atividades além da sala de aula, a fim de desenvolver abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores. Ser uma escola associada à Unesco representa, ao mesmo tempo, o reconhecimento por um trabalho realizado e a possibilidade efetiva de crescimento e aprofundamento”, explica a educadora.
Para comemorar o fato, a escola realizará uma semana de atividades especiais, entre os dias 22 e 29 de novembro. “A comunidade da Aitiara sabe o quanto o seu sucesso e o seu ideal de integração social estão ligados ao nosso município, e é com carinho e reconhecimento que a programação dessa semana, inteiramente gratuita, foi preparada”, coloca Ana Vieira.
Abrindo a semana, no dia 22, Botucatu receberá a visita de Christopher Clouder, presidente do Conselho Europeu de Pedagogia Waldorf e da federação das escolas Waldorf do Reino Unido. Ele ministrará palestra aberta, na sede da Associação Paulista de Medicina. Clouder falará sobre a importância de as pedagogias inovadoras, como é a pedagogia waldorf, abrirem as suas portas e escalarem os seus muros, unindo-se ao caminho comum de construção de um universo educacional mais fraterno, solidário e efetivo.

No dia seguinte, as comemorações continuam com o tradicional concerto de fim de ano dos alunos da escola, na Capela do Seminário, às 17 horas.

No dia 24, a euritmia (nova forma de dança que vem sendo desenvolvida desde 1912 e baseia-se no conhecimento do homem e do mundo) ganha o palco do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, com o espetáculo “Onde Vais!”, do Núcleo de Formação em Euritimia do Brasil, que está em turnê pelo Brasil. “A apresentação nos traz momentos de rara beleza, onde o som se torna visível através dos gestos artísticos dos euritimistas”, disse Ana Vieira.

“Alimentação e educação” é o tema da mesa redonda de sexta feira, 28, às 20 horas, no auditório da Associação Paulista de Medicina. Tereza Telles (culinarista), Dr. Bittar (médico) e Edmilson Veríssimo (agricultor) partilharão as suas visões sobre o impacto das escolhas alimentares em um processo educacional sadio e equilibrado.

A programação termina com o Sarau do “V Poesia Aitiara”, no dia 29, às 15 horas. Em sua quinta edição, e junto com o lançamento da coletânea anual de poesia, o sarau acontecerá no Cine-Teatro Nelli, organizado pelos alunos do Ensino Médio da Aitiara.

Informações pelo telefone: (14) 3815-3290 ou através do e-mail: aitiara@aitiara.org.br

Marildo Barduco conquista ouro nos Jogos Abertos

O atleta botucatuense Marildo José Barduco conquistou no último domingo, dia 16 de novembro, a primeira medalha de ouro para Botucatu nos Jogos Abertos do Interior, que estão sendo disputados na cidade de Piracicaba.

Barduco venceu a prova dos 10.000 metros com o tempo de 38 minutos e 11 segundos. O segundo colocado foi o atleta de Cubatão. Essa foi a segunda medalha de Barduco nos Abertos. No sábado, o atleta ficou com a segunda colocação nos 5 mil metros, ganhando a medalha de prata.

Botucatu soma 3 medalhas no total, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, porém com chances de conquistar medalhas no futsal feminino, futsal masculino e futebol feminino.

Futsal feminino - A equipe feminina de futsal de Botucatu sofreu nesta segunda-feira, 17, sua primeira derrota nos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba. Jogando no Clube de Campo, Botucatu perdeu para Sertãozinho por 6 a 1 e disputa nesta terça-feira, 18, o terceiro lugar da competição.

Handebol – Já a equipe feminina de handebol de Botucatu sofreu nesta segunda-feira, 17, sua segunda derrota nos Jogos Abertos do Interior. Após perder na estréia para Hortolândia, a equipe botucatuense voltou a perder, desta vez para Cubatão por 10 a 7.

Com a derrota, as chances de classificação para a segunda fase são pequenas, pois Botucatu terá que vencer o jogo desta terça-feira e ainda torcer por uma combinação de resultados.

Futsal masculino – O futsal masculino decidiu no final da tarde desta segunda-feira, dia 17, uma vaga para a final dos Jogos Abertos. A equipe da AA Botucatuense/Prefeitura enfrentou a representação da cidade de Barueri. Até o fechamento desta edição o jogo ainda não havia terminado.

Botucatu conquistou a vaga nas semi-finais dos Jogos Abertos do Interior, com uma vitória sobre Indaiatuba por 5 a 2. No tempo normal de jogo as duas equipes ficaram no empate em 2 a 2. Na prorrogação o time comandado pelo técnico Paulo Barros, fez 3 a 0. Barueri chegou a fase semi-final após eliminar o da cidade de Garça.

Futebol - Outra modalidade onde Botucatu decidiu vaga para a final foi no futebol feminino. O jogo, contra Salto foi realizado na tarde desta segunda-feira. Até os 15 minutos da segunda etapa as duas equipes empatavam em 1 a 1. O gol botucatuense foi anotado pela jogadora Grazi.

Criptografe mensagens no msn e Orkut com o Crypter

Desenvolvido pelo ex-aluno de tecnologia da Fatec de Botucatu, Júlio César de Campos com o auxílio de Douglas Rodrigues, Altair Acacinho e Danilo Batista, o Crypter tem como proposta criptografar as mensagens enviadas pelo MSN, mas também ganha popularidade pela eficiência no Orkut, em assuntos particulares.



O sistema é simples, os usuários precisam dividir uma palavra chave para criptografar e descriptografar as mensagens, tendo isso em mãos é só digitar o texto na janela à esquerda e pegar a mensagem criptografada à direita.

As tentativas de descriptografar sem a chave só causa mais confusão de caracteres.

Agradecimentos ao atual aluno da Fatec Flávio Fogueral pela dica.


Crypter