novembro 12, 2008

Polícia localiza caminhonete usada em explosão a delegacia

Cortadores de cana encontraram o veículo e acionaram a polícia

Por Renato Fernandes

A Polícia Civil de Botucatu localizou a caminhonete S-10, que foi utilizada pela quadrilha na explosão da DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, na madrugada de segunda-feira, 10.

O veículo de Lençóis Paulista, placas: COM – 3214, estava no município de Santa Maria da Serra, na fazenda Lagoa Dourada, no meio de um canavial. Cortadores de cana localizaram o veículo e chamaram acionaram a polícia, por volta das 15 horas.

A perícia compareceu ao local e localizou fragmentos de impressões digitais no veículo. É possível que o carro tenha sido abandonado no mesmo dia do crime.

Os investigadores não descartam a possibilidade da caminhonete estar sendo usada para confundir as investigações, já que existe variação no tipo de terra que estava dentro do veículo e no chão do canavial.

Mais informações na edição de amanhã (13/11), do jornal Diário da Serra.


Veículo ainda tem resquícios da invasão na carroceria

As laterais estão sujas de barro e amassadas





Foram encontrados fragmentos de impressões digitais


CMDCA realizou a premiação do I Concurso “Conhecendo o ECA”

O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Botucatu promoveu na noite da última terça-feira, dia 11, no auditório do CeMEP - Centro de Educação Permanente, a solenidade de premiação do I Concurso “Conhecendo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”.

O concurso envolveu alunos da rede municipal, estadual e particular de Botucatu e foi dividido em quatro níveis diferentes: Ensino Infantil - Desenho - com o tema 'Lugar de criança é na Escola'; Ensino Fundamental - Acróstico e Slogan - com o tema 'Conselho Tutelar'; e Ensino Médio - Redação - com o tema 'Seja Parceiro de um Destino'.

No nível I - Desenho - o vencedor foi o aluno do Colégio La Salle, João Pedro Paes de Almeida. No nível II - Acróstico, o primeiro lugar foi para o aluno do Educandário Professor Eurípedes Barsanulfo, Thiago Ferreira Gomes, e no nível III – Slogan – o prêmio foi para o aluno da Escola Municipal João Maria de Araújo Júnior, Douglas Oliveira Barbosa. Já no nível IV – Redação – o prêmio foi para aluna do Sesi, Ellen Bertolli da Silva.

Os vencedores ganharam cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal, brinquedos pedagógicos (nível I), skate (nível II), video game (nível III) e bicicleta (nível IV). Os demais participantes receberam presentes que foram doados pelo Fundo Social de Solidariedade e vale-compra da Ronchetti Calçados.

Segundo o presidente do CMDCA, Romeu Escolástico Filho, o objetivo do concurso foi de disseminar o Estatuto nas escolas, como prática de cidadania, tendo como um de seus princípios a construção coletiva de uma educação voltada para a cidadania sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes, numa troca de saberes e fazeres da educação. “A cidadania do futuro se constrói no presente. Dentro desta perspectiva, é essencial a sólida formação da criança e do adolescente investido hoje na dignidade dos jovens cidadãos”, afirmou Romeu.

O secretário de Educação, Gilberto de Azevedo Borges, elogiou o trabalho que o CMDCA vem desenvolvendo junto aos alunos e com toda a sociedade. “O Conselho está de parabéns pela iniciativa, mobilizando todas as escolas nesse assunto que é de extrema importância para a formação dessas crianças como cidadãos conscientes. Precisamos de iniciativas como essa para que possamos ter uma sociedade mais justa e digna”, disse o secretário.

Blogged with the Flock Browser

Projeto Coleta Legal promove desfile de sensibilização na Cohab 1

Os alunos integrantes do Projeto Coleta Legal promoverão nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, desfile de sensibilização com a população do Conjunto Habitacional Humberto Popolo - Cohab 1. O objetivo do evento é chamar a atenção da população para a questão do lixo no Meio Ambiente.

O Projeto Coleta Legal nasceu em 2002 com o objetivo de trabalhar a questão do reaproveitamento e depósito dos resíduos nas escolas públicas de Botucatu. Esta problemática tem sido apontada como um dos principais problemas ambientais da atualidade. Isto se deve a dois fatores principais: a grande geração de lixo e ausência de local adequado para o descarte dos resíduos gerados.

Seguindo esta proposta, o Projeto desenvolve todos os anos desfiles de sensibilização com todas as escolas participantes. O objetivo é que os alunos levem para a comunidade uma mensagem baseada nos conhecimentos que adquiriram durante o ano nas atividades desenvolvidas pelo projeto. Neste desfile, as crianças distribuem ímãs de geladeira com instruções sobre como praticar a coleta seletiva.

São parceiros do projeto, o Grupo Centroflora, Duratex, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. As escolas participantes do projeto em 2008 são: EMEF Luiz Tácito Virgínio dos Santos, EMEF Antenor Serra, EMEF Raul Torres, EMEF Angelino de Oliveira, EMEF José Antonio Sartori, EMEF Nair Amaral, e EMEF Rafael de Moura Campos.

O desfile na Cohab 1 tem saída prevista para as 10h30, no portão lateral da Escola Municipal Antenor Serra.
Blogged with the Flock Browser

Botucatu conquista primeira vitória nos Jogos Abertos

A cidade de Botucatu estreou nos Jogos Abertos do Interior nesta quarta-feira, 12 de novembro, nas modalidades de vôlei de praia masculino e futsal masculino e feminino. A competição está sendo realizada em Piracicaba.

No primeiro jogo da manhã, os atletas botucatuenses do vôlei venceram Itapetininga por 2 sets a 1 e conquistaram o primeiro triunfo para a cidade. Nossos representantes voltam às quadras nesta quinta-feira, 13 de novembro, às 8 horas, diante de Praia Grande.

Já na modalidade futsal, as meninas de Botucatu venciam Mogi das Cruzes até os últimos minutos de partida, mas cederam o empate e o placar ficou em 3 a 3. A equipe formada por jogadoras do Botucatu Futebol Clube/Prefeitura tem o próximo compromisso também nesta quinta-feira, às 9 horas, contra Espírito Santo do Pinhal.

Futsal masculino – A equipe de Botucatu fez sua estréia na tarde desta quarta-feira contra Santana de Parnaíba, mas até o fechamento desta matéria o confronto ainda não havia terminado.
Blogged with the Flock Browser

Curso de Engenharia Florestal da Unesp de Botucatu comemora 20 anos

O curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu celebra, na próxima sexta-feira, dia 14 de novembro, seu 20º aniversário. Atualmente, o curso da FCA é um dos mais importantes dentre os de Engenharia Florestal no país.

Este ano, foi avaliado como “Muito bom” e recebeu quatro estrelas na classificação do Guia do Estudante da Editora Abril, publicação que é referência sobre o ensino universitário no país.

Com o objetivo de celebrar a data, a FCA terá uma programação que vai integrar e homenagear ex-professores e ex-alunos. A idéia é celebrar o sucesso do curso com toda a comunidade acadêmica e com a sociedade botucatuense em geral.

As comemorações, realizadas no Auditório da Fazenda Experimental Lageado, começam na manhã de sexta-feira com a palestra “Histórico da Engenharia Florestal no Brasil”, proferida pelo professor Sylvio Pellico Netto (UFPR/PUC-Pr); na seqüência acontecem as palestras “A Engenharia Florestal na FCA” com o professor Carlos Marchesi de Carvalho e “Relafor”, com o professor José Marcelo Imaña Encinas.

No período da tarde, a partir das 13h30, os egressos do curso de engenharia florestal se reúnem para dividir suas experiências profissionais e, a partir das 16h30, acontecerão atividades culturais. As comemorações terminam no sábado com um churrasco de confraternização dos ex-alunos. Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu
Blogged with the Flock Browser

Explosão em delegacia não foi provocada por dinamites



Por Renato Fernandes

Agentes da unidade anti-bomba de São Paulo que auxiliam a Polícia Civil de Botucatu nas investigações sobre o atentado sofrido pela DISE – Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Botucatu, na madrugada de segunda-feira, revelou que não foram usados explosivos para derrubar o prédio.

Informações de especialistas dão conta que a explosão foi provocada pela liberação de gás da gasolina utilizada pelos criminosos para atear fogo na documentação policial.

Os marginais invadiram a delegacia e espalharam grande quantidade de gasolina nos cômodos fechados, em seguida aconteceram duas explosões, a primeira na parte traseira da residência e a outra no centro do prédio.

Provavelmente a explosão aconteceu após o bando atear fogos nos arquivos, inquéritos e B.O – Boletins de Ocorrências.

Mutantes confirmam participação especial no 9º Latin Grammy

Os Mutantes são um dos confirmados para a apresentação especial na 9º edição do Latin Grammy no Brasil. O evento, considerado um dos maiores prêmios da música internacional, está marcado para acontecer em Houston e terá pela primeira vez na história cerimônia simultânea no em nosso país, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

A participação do grupo se dará no final da cerimônia junto com Daniela Mercury onde juntos interpretarão a música “O que é que a Baiana Tem”, de Carmen Miranda. São aguardados 800 convidados para uma grande festa que trará além da premiação shows ao vivo de grandes artistas da música nacional e internacional. Entre os confirmados, além dos Mutantes, estão Andreas Kisser, Meninos do Morumbi, Chitãozinho e Xororó ,Renato Borguetti, Sandy ,Paula Toller e ainda a participação especial de Deborah Colker.

O Latin Grammy acontece no próximo dia 13 de novembro (quinta feira), à partir das 22:00 hrs, no Auditório do Ibirapuera