outubro 30, 2008

Tudo pronto para o mutirão do lixo eletrônico

Com uma produção anual de 2,6 kg por habitante, o Brasil contribui com menos de 1% das 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos geradas, todos os anos, em todo o mundo. Mas isso não deve ser motivo para nos despreocuparmos, pois a indústria eletrônica continua em expansão. Basta ver que, em 2007, foram comercializados no país 10,5 milhões de computadores e, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, o crescimento estimado das vendas, para este ano, é de 28%.

É por este motivo que a Secretaria do Meio Ambiente – SMA programou para até sábado, 1, o “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle, não descarte essa idéia” que acontecerá, simultaneamente, em 372 municípios, além da Capital, com uma série de atividades de conscientização, além da coleta de celulares, pilhas e baterias, e orientações para a adequada destinação de equipamentos como microcomputadores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos.

O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico, cujos componentes, especialmente os metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Para isso, estão sendo instaladas cerca de duas mil urnas nas prefeituras que confirmaram a sua adesão ao mutirão. Na Capital, a coleta será feitas nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, além de postos nas lojas do Carrefour, parques, órgãos do governo, subprefeituras e empresas.

O Estado distribuiu minicoletores para armazenar celulares, pilhas e baterias inservíveis e depositá-los em urnas ou postos de coletas mantidos por supermercados, órgãos públicos e empresas.

Para esclarecer as dúvidas de empresas e outros interessados em participar do mutirão, a Secretaria do Meio Ambiente criou uma página com as orientações necessárias: www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico.

Nessa página, além de tirar as dúvidas, constam os endereços de entidades que recolhem computadores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos para reciclagem ou para reaproveitamento em projetos de inclusão digital.

O mutirão contará com o apoio da GM&Clog, empresa de transporte e logística, que procederá à coleta do lixo eletrônico acumulado e o enviará à Umicore, uma empresa belga que fará a reciclagem dos resíduos, recuperando os metais para a fabricação de outros produtos.

Outras empresas vão colaborar: na Vivo, os funcionários vestirão camisetas do mutirão para incentivar os clientes a aderirem ao movimento, e no UOL serão espalhados “banners” e cartazes, além de coletores para a deposição de lixo eletrônico.

O lixo eletrônico

O lixo eletrônico, também denominado “e-lixo”, não são apenas materiais como pilhas e baterias e equipamentos como celulares, computadores, televisores, rádios e outros. Também os DVDs, CDs e lâmpadas fluorescentes, entre outros, devem ser incluídos na lista e que, se não tiverem uma destinação adequada, podem acabar em aterros e lixões e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

A preocupação é com as substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio, entre outras, presentes nas pilhas, baterias e placas eletrônicas. Essas substâncias podem entrar na cadeia alimentar através das águas utilizadas na irrigação de produtos agrícolas ou por absorção junto com os nutrientes agrícolas. Podem ainda ser ingeridas por organismos aquáticos, que servem de alimentos aos peixes.

Alguns números mostram a magnitude do problema. Só o Brasil consome, todos os anos, 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de telefone celular. E o que é pior: estima-se que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil sejam falsificadas, isto é, produzidas sem controle podendo conter um teor de metais pesados superior ao permitido pela legislação ambiental.

Outro dado que justifica a preocupação com a destinação adequada do lixo eletrônico: o Brasil, que em 2007 comercializou mais computadores do que televisores, deverá duplicar o número de micros até 2012, chegando à marca dos 100 milhões de unidades. Esta expansão é decorrência da rápida obsolescência dos equipamentos, o que leva as empresas a substituírem os computadores a cada quatro anos e os usuários domiciliares a cada cinco anos.

O celular também é motivo de preocupação, pois, a cada segundo, são fabricados 23 aparelhos em todo o mundo. O Brasil já possui 138 milhões de celulares, ou 72 aparelhos para cada cem habitantes, com tempo médio de utilização de 18 meses.

Se, por um lado, um aparelho eletrônico, em seu processo de fabricação, demanda um grande volume de insumos – um chip, por exemplo, exige 72 gramasde substâncias químicas e consome 32 litrosde água para ser produzido -, por outro, seus componentes são passíveis de recuperação. Num computador, 94% de seus componentes são recicláveis.

Apesar disso, menos de 1% do lixo eletrônico gerado no mundo é encaminhado para reciclagem. E do percentual reciclado, 75% é originado por fabricantes e das grandes empresas.

Da Secretaria do Meio Ambiente

Blogged with the Flock Browser

Prejuízos com chuva e vento já atingem 33 municípios no Paraná

Da Agência Brasil

As chuvas e ventos fortes que atingem o Paraná há dois dias já causaram danos em 33 municípios e afetaram cerca de 3 mil pessoas. Aproximadamente, 700 casas foram atingidas, conforme último levantamento da Defesa Civil.

De acordo com o chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, a situação é preocupante, os municípios atingidos estão sendo avaliados e com base na apuração do órgão, os prefeitos decidem se  decretam ou não situação de emergência.

“O município de Loanda, noroeste do estado, já nos comunicou que vai decretar estado de emergência. Lá, 120 pessoas foram atingidas e cinco estão desabrigadas”.

A prioridade da Defesa Civil, conforme explicou o tenente, é o socorro à população e  proteção ao patrimônio público, depois a avaliação dos danos.

De acordo com o Instituto Tecnológico SIMEPAR, responsável pela meteorologia no Paraná, a previsão é de mais chuva forte nas próximas horas para as regiões Noroeste e Norte do estado, com possibilidade de granizo e de ventos de até 60km/h, menos intensos que os registrados ontem (29), que alcançaram 90km/h em alguns municípios.

Blogged with the Flock Browser

MEC quer tornar pré-escola e ensino médio obrigatórios

Da Agência Brasil

Uma proposta para ampliar o ensino obrigatório no país foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (28) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Hoje, a obrigatoriedade é apenas para o ensino fundamental que compreende crianças e jovens na faixa etária dos 6 aos 14 anos. Com a proposta do ministro, o tempo de estudo será ampliado para catorze anos, incluindo a pré-escola e o ensino médio. Dessa forma, a criança precisa ser matriculada na escola a partir dos 4 anos e permanecer até os 17.

“Começou um movimento na América Latina de que a obrigatoriedade do ensino deveria ser até os 17 anos. Nós então apresentamos uma emenda, justificando que essa medida seria inefetiva se não houvesse o complemento da pré-escola porque ela [pré-escola] é que garante o sucesso das crianças no ensino fundamental. Essa contra-proposta foi aceita, sobretudo pelo Chile e pela Argentina. Por isso encaminhei ao presidente esse projeto”, explicou Haddad.

Segundo o ministro, para alterar a regra em vigor será necessário encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Mas antes, a mudança será discutida com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). De acordo com o ministro, já há uma reunião marcada para hoje (30) para discutir o assunto, especialmente as regras de transição.

“Não adianta mudar por lei sem que os estados e municípios tenham a capacidade de receber essas crianças, então é preciso discutir regras para a transição”, explicou.

Haddad acredita que cinco ou seis anos, logo que a PEC seja aprovada, é um prazo suficiente para a adaptação das redes de ensino às novas regras.

Segundo o MEC, atualmente, um quinto dos jovens que completam o ensino fundamental não continuam seus estudos no ensino médio. Já a taxa de atendimento na pré-escola em 2007, segundo dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 70,1%. Haddad acredita que a PEC pode ser aprovada ainda em 2009.
Blogged with the Flock Browser

“Os Incríveis” no Baile do Caribe

Por Renato Fernandes

Equipe Eventos e a Show e Companhia Promoções e Eventos, realizam em Botucatu, no dia 15 de novembro, o tradicional Baile do Caribe. Realizado na Associação Atlética Botucatuense (AAB), há 22 anos, e sob a responsabilidade das duas empresas há quatro, a festa é considerada atualmente como o maior baile temático da região.

Para justificar esse título o empresário Marcelo Carbonari, da Equipe Eventos, explica que a festa acontecerá em três ambientes. “Essa é uma forma de atender ao público de todas as idades, já que dividimos as atrações de acordo com a preferência da platéia. Teremos ambientes para pessoas da meia idade, adolescentes e público em geral”, garante.

No salão social a animação ficará por conta dos ícones da jovem guarda “Os Incríveis”, a banda brasileira de rock e pop dos anos 60 e 70, formada em São Paulo por Domingos Orlando, ou "Mingo" (voz e guitarra), Waldemar Mozema, "Risonho" (guitarra), Antônio Rosas Seixas, "Manito" (teclado (músicas), vocal e sax), Luiz Franco Thomaz, "Netinho" (bateria), Demerval Teixeira Rodrigues, "Neno" (baixo), substituído em 1965 por Lívio Benvenuti Júnior, "Nenê".

Inicialmente, a banda chamava-se The Clevers e, em seus shows, tocava principalmente twist, estilo em moda no início da década de 1960. O sucesso veio durante o período da Jovem Guarda, com a mudança de nome e canções populares como "Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones", "O Milionário" e "Eu Te Amo, Meu Brasil". A Banda Acorde também se apresentará no salão social.

Nas piscinas, serão mais de 8 horas de festa, com show da banda Sant´Anna, Mamonas Assassinas Cover, TPM e Deejays. “A banda Show Sant´Anna já se apresentou o ano passado e  retorna agora devido a aceitação do público e atendendo a pedidos”, disse.
No outro ambiente a dupla Luiz Guilherme e Daniel faz seu show com participação especial de Alan e Daniel.
Os organizadores manterão as marcas registradas do evento: a distribuição de toneladas de frutas e a queima de fogos, que esse ano deverá durar mais de 10 minutos.

Até o dia 13 de novembro, ingressos para sócios custam R$ 12, estudantes pagam R$ 20 e não sócios R$ 25.  Nos dias 14 e 15, até as 17 horas, ingressos custarão R$ 15 para sócios, R$ 20 estudantes e R$ 30 não sócios. As venda acontece nos seguintes pontos: Insensatez, Botica Oficinal, AAB, Serv Fone e  Óptica Nova Visão.
Informações pelo telefone: (14) 3882-1866.
Blogged with the Flock Browser

Os destaques do esporte serão homenageados em dezembro

Como já é tradicional na cidade de Botucatu, no próximo dia 16 de dezembro vai acontecer a solenidade de entrega dos prêmios na promoção "Os Melhores do Ano/08" na área esportiva. O evento, que já está na sua décima sexta edição, é considerado por muitos como o mais importante prêmio dado aos esportistas que se destacaram durante todo o ano.

A organização da entrega é de Nivaldo Ceará, secretário municipal de esportes.

De acordo com o idealizador do evento, o objetivo é destacar e homenagear as pessoas ligadas ao esporte botucatuense. "É uma forma de incentivar ainda mais a prática do esporte em Botucatu e prestar uma singela homenagem a esses verdadeiros heróis anônimos", frisou.

Aproximadamente 150 pessoas entre atletas, dirigentes, técnicos e personalidades que incentivaram o esporte vão ser homenageados no dia 16 de dezembro. "Vamos premiar os destaques nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, handebol, judô, futsal, karatê, jiu-jitsu, futebol, ginástica rítmica, entre outras", acrescentou Ceará. A entrega do prêmio "Os Melhores do Ano/08", que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Associação Atlética Ferroviária, Pubtec, vai acontecer no Teatro Municipal "Camilo Fernandez Dinucci".

Outras empresas estarão apoiando a iniciativa. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 9768-0745.

Informações do blog Esporte em Botucatu
Blogged with the Flock Browser

Governo de SP deflagra a Operação Parasitas

Para desarticular uma quadrilha que vem praticando fraudes em licitações na área da saúde, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Corregedoria Geral da Administração (CGA), Assessoria de Inteligência Fiscal da Secretaria da Fazenda, e da Polícia Civil, deflagrou nesta quinta-feira, 30, a chamada Operação Parasitas. O esquema criminoso envolvia a negociação de produtos farmacêuticos e materiais médico-hospitalares, inclusive em pregões eletrônicos, e já causou prejuízos aos cofres públicos de mais de R$ 100 milhões. Na ação, autorizada pelo Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (Dipo), foram presas temporariamente cinco pessoas, além do seqüestro e apreensões de bens dos envolvidos.

O esquema vem sendo investigado há 11 meses e identificou pelo menos cinco blocos de empresas com vínculos e atividades suspeitas. Diante disso, foi instaurado inquérito policial, que possibilitou a visualização de um organograma das atividades ilícitas com a individualização da conduta de cada um dos investigados.  Com autorização judicial, foram feitas interceptações telefônicas de abril até outubro deste ano.

Com as interceptações telefônicas, descortinou-se um gigantesco esquema fraudatório de licitações públicas junto ao Governo do Estado e Prefeituras Municipais. Os criminosos atuavam por meio de prévio direcionamento de propostas, utilização de empresas constituídas por offshore e “laranjas” para a apresentação de propostas, superfaturamento de preços dos produtos licitados e não entrega de mercadorias ou entrega em quantidade e qualidade em desacordo com o licitado.   

Constatou-se, ainda, a utilização de práticas comerciais que, a princípio, podem ser tipificadas como crime de sonegação fiscal, mediante a utilização de notas frias e espelhadas e crime de lavagem de dinheiro. As investigações concluíram também que as organizações criminosas atuavam em conluio e mediante o auxílio de servidores públicos (funcionários dos hospitais e pregoeiros), que facilitavam e operacionalizavam as fraudes.

Essa é a terceira grande operação capitaneada pela Corregedoria Geral da Administração neste ano. Na primeira delas, denominada Operação Atestado, foram efetuadas prisões de criminosos que vendiam atestados médicos falsos para servidores públicos faltarem ao trabalho. Na segunda delas, foi desarticulado, através de um sofisticado sistema de monitoramento por Raio X, um esquema de desvio de combustíveis que deveriam abastecer a frota de veículos do Estado.

Da Casa Civil

Blogged with the Flock Browser

Plano estadual deve multiplicar ações contra hepatites virais

A Secretaria de Estado da Saúde lançou na semana passada o Plano Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais. O objetivo é realizar ações para evitar o contágio e reduzir internações e mortes nos municípios paulistas em decorrência da infecção pelas hepatites B e C. O investimento previsto é de R$ 8 milhões anuais.

Entre as metas estabelecidas para os próximos quatro anos está a de vacinar 90% dos adolescentes de todo o Estado contra a hepatite B, ampliar em 50% a detecção da infecção pelo vírus da hepatite C e em 60% a notificação de novos casos.

Em janeiro de 2009, mês de férias escolares, a pasta da Saúde fará campanha específica de vacinação entre jovens de 11 e 19 anos. Estão previstas para o ano que vem, ainda, a capacitação de profissionais da saúde do Estado para aprimorar a interpretação dos exames sorológicos, ampliação da notificação dos casos de hepatite diagnosticados, além de melhorar a qualidade dos dados preenchidos nas fichas de notificação.

Até 2010, a secretaria pretende, em parceria com os municípios, fortalecer uma rede de diagnóstico e atenção às hepatites, com triagem nos postos de saúde e tratamento nos hospitais de média e alta complexidade, além de aprimorar sistemas de referência e contra-referência para controle e prevenção da doença em todas as regiões do Estado. Será criado, também, banco de dados para que se saiba o real número de pacientes em tratamento.

Mobilização – Outra ação prevista para 2009 é um trabalho de comunicação específico para mobilizar os paulistas em torno do assunto e ampliar a procura por exames de diagnóstico e pela vacina contra a hepatite B, disponível na rede pública para crianças e jovens até 19 anos. Será desenvolvido projeto específico para evitar a transmissão da hepatite C entre usuários de drogas.

As hepatites virais são consideradas grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O plano estadual deverá ampliar as ações de diagnóstico, prevenção e controle, para quebrar a cadeia de transmissão e evitar que essas doenças evoluam para quadros de cirrose ou câncer de fígado, potencialmente fatais.

Drogas e sexo sem proteção

Estudo de prevalência indica a existência, em todo o Estado de São Paulo, de aproximadamente 400 mil pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B e de 500 mil pelo da hepatite C. Até 2007, entretanto, foram notificados cerca de 5% de casos dessas hepatites em relação ao total estimado. As principais causas de transmissão são o uso de drogas e o sexo sem proteção.

São Paulo foi um dos primeiros Estados brasileiros a introduzir a vacinação de recém-nascidos contra a hepatite B, ainda na maternidade. Em 2006, foi pioneiro no retratamento com Interferon Peguilado em pacientes que não responderam à medicação convencional usada para hepatite C, além de introduzir o Adevofir no tratamento de pacientes com o vírus do tipo B.

Da Secretaria da Saúde

Blogged with the Flock Browser

Importante líder das Farc é morto em combate

Um dos rebeldes designados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para negociar com o governo do país um intercâmbio humanitário de reféns Felipe Rincón – cujo nome verdadeiro era Álvaro Alfonso Serpa – foi morto em combate na zona rural de San Vicente del Caguán. As informações são da agência argentina Telam.

Rincón participou de diálogos de paz como membro de um dos chamados “comitês temáticos” organizados pela guerrilha e pelo governo de Andrés Pastrana, que presidiu a Colômbia entre 1998 e 2002. Ele foi ainda um dos coordenadores da emissora Voz da Resistência, administrada pelos rebeldes e reconhecida pelo governo como clandestina.
Blogged with the Flock Browser

Confederação Nacional de Municípios faz pesquisa sobre resultado da eleição

Da Agência Brasil

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou  um estudo com resultados quantitativos das eleições municipais de 2008 e uma análise das  informações divulgadas pelo TSE sobre o pleito de  5558 municípios.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski,  o PMDB obteve a maior quantidade de votos válidos, com 22% e conquistou 1201 prefeituras. O PT ficou em segundo lugar em quantidade de votos válidos, com 15,2% e em terceiro em quantidade de prefeituras, com 559. No total, foram eleitos 5.053 (90,9%) prefeitos e 505 (9,09%) prefeitas.  “A transparência é o melhor instrumento de avaliação que o cidadão pode ter. Com esse estudo é possível ver quem elege mais ou menos candidatos”, disse Ziulkoski.

A CNM, segundo Ziulkoski,  orienta, cobra e chama a atenção dos prefeitos, mas que não pode controlar a gestão de cada um.”Há órgãos controladores para fazer isso, nosso objetivo é prestar assistência político institucional e técnica aos municípios”, disse.  O estudo está disponíveis em www.cnm.org.br.


Blogged with the Flock Browser

Polícia ganha helicóptero para missões humanitárias

Polícia Civil do Estado de São Paulo ganhou na quarta-feira,  29, um importante aliado no combate à criminalidade e no atendimento à população. Trata-se de um helicóptero esquilo que será integrado à frota do Serviço Aerotático (SAT) do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e prestará apoio a missões policiais e humanitárias, como o transporte de órgãos para transplante. A aquisição custou US$ 3,1 milhões (que equivalem hoje a R$ 6,64 milhões) ao Governo do Estado e interrompe um intervalo de 16 anos sem compras de aeronave para a Polícia Civil – a última ocorreu em 1992.

Este é o terceiro helicóptero entregue à polícia paulista neste ano. Em agosto, a Polícia Militar recebeu outras duas aeronaves modelo Águia durante o 24º aniversário do Grupamento Aéreo da corporação. Com a nova aquisição da Polícia Civil, as polícias de São Paulo passam a ter uma frota de 19 helicópteros, apenas dois a menos do que toda a polícia francesa.

O SAT-5, como foi denominada a nova aeronave, traz avanços tecnológicos em relação à frota atual, que já conta com outros três helicópteros e um histórico de 10.000 horas de vôo nos 26 anos de atuação do SAT. “Motor mais potente, transmissão mais resistente e modernos equipamentos eletrônicos irão auxiliar tanto na navegação quanto nas operações policiais”, revelou o delegado geral da Polícia Civil, Mauricio Lemos Freire.

Entre os destaques do novo helicóptero do Deic, está o sistema de moving map, um pequeno computador de bordo que pode fornecer dados, mapas e cartas de rotas; o guincho, para resgate de pessoas e objetos; e o sistema de blindagem, que segundo Roberto Bayerlein, delegado de polícia supervisor do SAT, “pode resistir a tiros de fuzil”. O SAT-5 comporta seis tripulantes e irá contar ainda com farol de busca para auxiliar na localização de pessoas durante a noite.

Além das ações policiais, os helicópteros do SAT são utilizados em situações de calamidade pública ou enchentes. O delegado Youssef Abou Chain, diretor do Deic, ressaltou a importância dessas aeronaves nesse tipo de situação: “Elas são fundamentais para localização e resgate de reféns em cativeiros e matas e na busca por pessoas isoladas em locais de difícil acesso”.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, afirmou que, “quando as distâncias são longas demais para serem vencidas, o helicóptero é o meio de transporte mais eficiente, pois escapa do trânsito, dribla as intempéries e costuma chegar na hora”. Prova disso é que as aeronaves do SAT já realizaram 242 vôos transportando órgãos para transplantes e resgates aeromédicos.

O esquilo AS 350 B2 foi adquirido da empresa Helibrás S/A por US$ 3,1 milhões, com recursos do Governo do Estado e o contrato de compra foi assinado em 23 de junho deste ano. As aeronaves do SAT já atenderam 1.610 chamados contra roubo, apoiaram viaturas em 3.266 perseguições a bandidos, reconheceram 632 cativeiros e 1.408 locais de crimes, além de terem realizado 632 escoltas de presos e intervenções em rebeliões. Somente em 2008 foram 415 horas de vôo.

A declaração de Bayerlein sobre a expectativa da primeira missão do SAT-5 ressalta a importância da aquisição para o Estado de São Paulo: “Espero que seja uma missão gratificante, em que possamos prestar total apoio à população e à polícia. O novo helicóptero já está à disposição da sociedade”, concluiu. 

Da Secretaria de Segurança Pública

Blogged with the Flock Browser

Agricultura anuncia fim da vacinação obrigatória contra a raiva

O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, anuncia, nesta quinta-feira, 30, o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a raiva nos municípios das regionais de Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. O anúncio ocorre durante a abertura oficial da Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), a partir das 14 horas, na capital paulista.  

Os controles de focos da doença e das populações do transmissor pelas equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, possibilitaram a redução drástica no número de propriedades com registro da doença.

Na ocasião, o secretário também falará sobre a abertura da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado e outras ações da Pasta referentes ao sistema de defesa sanitária. Na seqüência, participa de reunião da Câmara Setorial de Leite e Derivados, no próprio local (Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, São Paulo/Capital).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Blogged with the Flock Browser

Trechos de cinco rodovias são passados para concessionárias em São Paulo

Da Agência Brasil

Em leilão da 2ª etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo realizado nessa quarta-feira (29), trechos de cinco rodovias – Raposo Tavares, Marechal Rondon Oeste e Leste, Ayrton Senna/Carvalho Pinto e Dom Pedro I – que totalizam 1,7 mil quilômetros, foram passadas para as mãos da iniciativa privada. As informações são do governo paulista.

As concessões vão gerar investimentos de R$ 8 bilhões e possibilitar a duplicação de 369 quilômetros de vias, a construção de 83 passarelas, 290 trevos e 564 quilômetros de faixas adicionais e acostamentos.

Entre as obras previstas, está o prolongamento do Anel Viário de Campinas, entre a Via Anhanguera e o aeroporto de Viracopos, orçado em R$ 161 milhões, e a duplicação de 51,3 quilômetros da Rodovia do Açúcar, no trecho entre Salto (SP) e Piracicaba (SP), orçada em R$ 192,7 milhões. As concessionárias vencedoras também serão responsáveis por 916 quilômetros de rodovias vicinais que não terão cobrança de pedágio.

Os consórcios serão obrigados a instalar telefones de emergência e câmeras de monitoramento; construir bases de SAU (Sistema de Auxílio ao Usuário); manter  mecânicos treinados à disposição dos motoristas, equipe de paramédicos para primeiros socorros, serviços de remoção com guinchos. Há exigência ainda da construção de bases da Polícia Militar Rodoviária.

O consórcio Invepar-OAS foi o vencedor da licitação da rodovia Raposo Tavares. O consórcio propôs deságio de 24,78% sobre a tarifa quilométrica atual das rodovias concedidas no estado. O trecho da rodovia abrange a região compreendida pelos municípios de Presidente Prudente, Marília, Assis e Bauru, com extensão de aproximadamente 450 quilômetros, além de 390 quilômetros de estradas vicinais. O investimento previsto para esse trecho é de R$ 1,803 bilhão.

Com deságio de 46,7% sobre a atual tarifa quilométrica das rodovias paulistas concedidas, o Consórcio BR Vias SP foi o vencedor do leilão do trecho Oeste da Rodovia Marechal Rondon. O corredor Marechal Rondon Oeste tem extensão de aproximadamente 420 quilômetros e receberá investimento de R$ 1,3 bilhão da concessionária vencedora.

O corredor Marechal Rondon Leste ficará a cargo do consórcio Brasinfra, formado pelas empresas Cibe Rodovias, Ascendi e Leão&Leão, que venceu a concorrência com 22,08% de deságio em relação à atual tarifa quilométrica das rodovias.

Com extensão de cerca de 420 quilômetros, o corredor abrange as regiões formadas pelos municípios de Piracicaba, Campinas, Botucatu, Itu e Salto. Nesse trecho, há também 200 quilômetros de estradas vicinais, que receberão benefícios da concessionária vencedora. Serão ainda investidos R$ 1,612 bilhão em melhorias e serviços ao usuário na rodovia.

O Consórcio Triunfo Participações e Investimentos (TPI), que ofereceu um deságio de 59,6%, foi vencedor do leilão para concessão do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, que compreende a área leste da região metropolitana da capital e as regiões do Vale do Paraíba e Alto Tietê. O trecho do complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto licitado tem extensão de 140 quilômetros e receberá investimento de R$ 903 milhões da concessionária vencedora.

O Consórcio Integração Dom Pedro I, formado pelas empresas Odebrecht Investimentos e Infra-estrutura e Odebrecht Serviço de Engenharia e Construção, obteve a concessão do corredor Dom Pedro I, que abrange as regiões de Campinas, Jundiaí, Bragança, Itatiba, Paulínia, São José dos Campos, Alto Tietê e Vale do Paraíba. O deságio proposto foi de 15,73% sobre a atual tarifa.

A rodovia Dom Pedro I receberá investimento de R$ 2,410 bilhões em obras de recuperação, sinalização, monitoração e serviços em uma extensão de cerca de 300 quilômetros, além de 80 quilômetros de estradas vicinais.
Blogged with the Flock Browser

Docentes da FMB apresentam 17 trabalhos em evento internacional

Entre os dias 4 e 8 de outubro, em Berlim – Alemanha, foi realizado o European Respiratory Society Congress 2008. A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) apresentou 17 trabalhos no evento, sendo seis apresentações orais, três apresentações em sessões de comunicação eletrônica e oito posters.

Além disso, a Disciplina de Pneumologia recebeu dois prêmios prata pela qualidade das pesquisas realizadas pela instituição. A FMB foi representada pela profª. Irmã de Godoy e profª Liana Sousa Coelho e profª. Suzana Erico Tanni, do Departamento de Penumologia; profª. Ilda de Godoy, do Departamento de Enfermagem; profª. Giesela Fleischer Ferrari, da Disciplina de Pneumologia Pediátrica; prof. Silke Weber, da Disciplina de Otorrinolaringologia; prof Antonio Jose Maria Catâneo e profª. Daniela Catâneo, Disciplina de Cirurgia Torácica; prof. Rodrigo Severo, Disciplina de Gastrocirurgia e profª. Simone Alves do Vale, Setor UTI Central.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC

Blogged with the Flock Browser

Doação de área para construção de nova sede foi oficializada

Na noite desta quarta-feira, dia 29, a sessão da Câmara Municipal foi suspensa para a formalização da doação do terreno onde será construída a nova sede do Poder Legislativo de Botucatu.

Para tal finalidade foi oficializado ao município a doação de uma área de 20 mil metros quadrados pertencente à Usina São Manuel.

A mesa de autoridades foi composta pelos vereadores José Carlos Lourenção ( presidente da Câmara Municipal ), Prof. Caldas, pelos proprietários da Usina São Manuel, Carlos Dinucci e Jaime Dinucci Fernandes, pelo procurador da Prefeitura, Dr. Antônio Nicolosi e pelo cartorário Marcos Alvarenga.

Nicolosi fez uso da palavra em nome do Poder Executivo afirmando da importância da construção de uma nova sede para a Casa de Leis e informando que a partir desta data existe um prazo de um ano para o início das obras e 4 anos para sua total conclusão.

Jaime Dinucci fez questão de frisar os trabalhos sociais e de sustentabilidade da Usina São Manuel e o quanto os representantes da Usina estavam satisfeitos em colaborar com a comunidade botucatuense.

Vereadores também se manifestaram elogiando a ação de doação do terreno para a construção da nova Câmara Municipal e o presidente José Carlos Lourenção vê um sonho sendo realizado. “É o pontapé inicial para o desenvolvimento da cidade naquela área da Castelinho e também representa o início do nosso futuro centro cívico com a nova Câmara, novo fórum e futuramente prefeitura. É um grande momento para o Poder Legislativo, nos esforçamos muito para que isso acontecesse e a Câmara Municipal merece um prédio moderno e que abrigue suas atividades plenamente, a próxima legislatura ficará responsável por iniciar as obras”, coloca.
Blogged with the Flock Browser

FEI recebe inscrições para processo seletivo 2009

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) receberá até 4 de novembro inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2009. A novidade para o próximo ano é o curso de graduação, Engenharia de Automação e Controle . O curso tem duração de cinco anos e será ministrado no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção), no período diurno.

O concurso oferece 2.016 vagas, distribuídas nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Administração. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 50 (pela Internet) ou R$ 60 (nas secretarias dos campi). Do total de vagas oferecidas, 1296 são para o curso de Engenharia (diurno e noturno); 80 para Ciência da Computação (noturno); 240 para Administração (noturno), campus SBC; e 400 vagas para o curso de Administração (matutino e noturno), no campus Liberdade.

INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser feitas via Internet ou nas secretarias dos campi: SBC (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção) ou Liberdade (rua Tamandaré, 688, bairro Liberdade, SP), Nas secretarias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, o candidato deve apresentar ficha de inscrição em formulário próprio encontrado nos locais de inscrição, recibo de depósito da taxa de inscrição paga em qualquer agência bancária no valor de R$ 60, cópia da cédula de identidade, acompanhada do original, que será devolvido após imediata conferência, e número de inscrição e ano de realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para quem preferir que a referida nota entre na composição da nota final.

Quem optar pela Internet deve preencher a ficha de inscrição no site www.fei.edu.br inclusive com os dados sobre o ENEM, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, e imprimir o comprovante de inscrição após dois dias úteis da data do pagamento da taxa, quando a mesma tiver sido validada.
PROVAS - As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro (sábado e domingo), às 8h30, no campus SBC (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção), para os cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Administração/SBC, e campus Liberdade (rua Tamandaré, 688, bairro Liberdade, SP), para o curso de Administração/SP.

Os candidatos podem obter mais informações pelo telefone 0800-0190288 ou no campus SBC, pelo telefone (11) 4353-2900, ramais 2152, 2153, 2020, 2028 ou 2082, para os cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Administração/SBC. Para informações sobre o curso de Administração/SP, o telefone é (11) 3207-6800, ramais 240, 241, 242 e 213. Confira as vagas:

ENGENHARIA – diurno – campus SBC - São 792 vagas nas habilitações Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Materiais; Mecânica; Mecânica com ênfase em Automobilística; Produção, Química e Têxtil. Todos os cursos de Engenharia diurno têm duração de cinco anos.

ENGENHARIA – noturno – campus SBC – São 504 vagas nas habilitações Elétrica, com ênfase em Eletrônica e em Telecomunicações; e Mecânica com ênfase em Automobilística e Produção. A duração dos cursos de Engenharia noturno é de seis anos.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO –
noturno – campus SBC – 80 vagas. Duração de quatro anos.

ADMINISTRAÇÃO –
noturno - campus SBC –240 vagas. Duração de quatro anos.

ADMINISTRAÇÃO –
matutino e noturno – campus Liberdade – 80 vagas matutino e 320 vagas noturno. Duração de quatro anos.
Blogged with the Flock Browser

"Morrer em São Paulo" comemora 150 anos do cemitério da Consolação

Em homenagem aos 150 anos do cemitério da Consolação, o Centro Universitário Maria Antonia apresenta o evento Morrer em São Paulo, dia 1º de novembro, às 17h, com entrada gratuita.


Inaugurado em 15 de agosto de 1858, o primeiro cemitério público de São Paulo é relembrado nesta mesa-redonda, que conta com a participação de José de Souza Martins, Renato Cymbalista e Luis Soares de Camargo, estudiosos das áreas de Sociologia, Arquitetura e História e ainda de Carlos Augusto Calil, secretário municipal de cultura. O encontro aborda a história do local, costumes fúnebres, arte tumular e doenças que atingiram a cidade no século XIX. Exemplares do livreto História e Arte no cemitério da Consolação, de José de Souza Martins, serão distribuidos gratuitamente ao público presente.

José de Souza Martins é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo. Foi professor-visitante da University of Florida e professor da cátedra Simón Bolivar da Universidade de Cambridge. É autor de A sociabilidade do homem simples (Contexo, 2008) e A aparição do demônio na fábrica (Ed. 34, 2008).

Renato Cymbalista é coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto Pólis e autor do livro Cidades dos vivos: arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitérios paulistas (Annablume, 2001) e da tese Sangue, Ossos e Terras: os mortos e a ocupação do território luso-brasileiro, séculos XVI e XVII (2007).

Luis Soares de Camargo é professor de História na PUC-SP, pesquisador do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís e autor das teses Sepultamentos na cidade de São Paulo: 1800-1858 (1995) e Viver e Morrer em São Paulo - A vida, as doenças e a morte na cidade do século XIX (2007).


Morrer em São Paulo

1º de novembro
sábado, 17h
entrada gratuita
Centro Universitário Maria Antonia – 3° andar – salão nobre
Informações: 3255-7182, ramal 35
www.usp.br/mariantonia
Blogged with the Flock Browser

Hospital das Clínicas acaba com fumódromos e lança projeto “ICHC livre do tabaco”

No próximo dia 3 de novembro, segunda-feira, o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP,  colocará em prática as políticas de prevenção e combate ao tabaco, delineadas pelo hospital para transformar o Pronto-Socorro, o Prédio dos Ambulatórios e as unidades de internação em “ambientes livres do tabaco”.

Diariamente circulam pelo Instituto Central 10 mil pessoas, entre médicos, pacientes, familiares e demais profissionais da saúde.

Para marcar o dia, o Instituto lançará o projeto “ICHC livre do Tabaco”, com a proibição do fumo, inclusive, nos jardins e varandas do hospital.

Também haverá testes de monoximetria, o que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo. O objetivo é incentivar o tratamento dos dependentes.

Outra novidade é que a partir do dia 3, todo o paciente fumante, no momento da internação, ganhará em sua ficha um adesivo na cor cinza.  A medida objetiva informar à enfermagem e equipe médica de que o paciente deverá ser avaliado quanto ao grau de dependência. Caso necessário, ele será submetido à terapia de substituição da nicotina, durante toda a estada no hospital.  Os pacientes tabagistas internados já passam pelo processo de avaliação.

Além disso, os computadores do hospital terão estampados nas telas mensagens alusivas ao tema, como sinal de alerta, e os profissionais das recepções e dos balcões do “Posso Ajudar” deverão trajar, neste dia, camisetas com dizeres sobre o projeto, para total disseminação das novas medidas.

Palestra educativa e distribuição de panfletos, com dados sobre os malefícios causados pelo vicio e os locais que o fumante poderá encontrar tratamento farão parte das atividades preparadas para combater o tabaco.

Penalidades

Os funcionários e pacientes que forem flagrados fumando nas dependências do instituto estarão sujeitos às penalidades previstas no estatuto do funcionalismo público e nas leis federal e estadual.

A abordagem será feita pelas equipes de segurança que, durante o mês de outubro, foram treinadas e capacitadas para orientar e coibir o uso do cigarro nas dependências do hospital. O pessoal do Setor de Higiene e Limpeza também ajudará na fiscalização.

Para a aplicação das penalidades, os nomes e os números de matrículas dos infratores serão anotados e encaminhados às respectivas chefias, por intermédio da Diretoria – Executiva do hospital.

O consumo de tabaco é o principal fator de risco para diversas doenças crônicas, incluindo as várias formas de câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças cardiovasculares. No Instituto Central do Hospital das Clínicas estima-se que 20% do público sejam dependentes do tabaco.

Assessoria de Imprensa- CCI
Blogged with the Flock Browser

Microsoft, o Google e a Yahoo se unem para proteger a liberdade de expressão na Internet

As três maiores empresas do mundo tecnológico, a Microsoft, o Google e a Yahoo, assinaram um código de conduta para protegerem a liberdade de expressão na Internet e garantir a privacidade dos seus utilizadores, contra abusos dos governos. A notícia é avançada pelo site de informação da BBC.

O acordo intitulado Global Network Initiative vai limitar os dados que podem ser enviados aos governos pelas empresas. A sua assinatura acaba por ser uma consequência das críticas sofridas, após terem auxiliado o executivo chinês a censurar conteúdos na Internet.

Em declarações à BBC Mike Posner, da organização não governamental Human Rights First, considera que «este é um primeiro passo importante, por que as empresas devem ser mais firmes em desafiar interferências sem motivos aparentes pelos governos (na internet)», termina o activista.

«Direito humano»

O acordo assinado agora pelos três gigantes tecnológicos defende que a privacidade é «um direito humano e uma garantia da dignidade humana» e que as empresas vão resistir a pedidos de restrição na liberdade e privacidade dos utilizadores.

Outro ponto interessante do código está relacionado com a avaliação do grau de liberdade de expressão dos países antes das companhias assinarem acordos com os mesmos. Danny O’Brien, da Electronic Frontier Foudation, afirmou à BBC que «os princípios não serão uma solução definitiva para o problema, mas, o mais importante é que fornecem mais transparência».

Caso chinês

«O Grande Firewall da China» é um sistema de bloqueio de conteúdos na Internet criado pelo governo chinês e que terá tido a colaboração de várias empresas, como por exemplo, o Google, a Yahoo e a Microsoft.

Segundo a notícia da BBC o Google foi acusado de ajudar a filtrar pesquisas e eliminar resultados sobre palavras como, por exemplo, «democracia» ou «massacre». Já a Microsoft terá bloqueado o blog de um famoso pesquisador de media chinês.

Recorde-se ainda que recentemente, investigadores do Canadá garantem ter descoberto que o Governo chinês escutava e gravava as conversas dos utilizadores através do Skype.
Blogged with the Flock Browser

HC recebe orquestra de cordas do projeto "Musica nos Hospitais"

No próximo dia 2 de dezembro o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp(FMB) sediará o Programa "Música nos Hospitais". A Orquestra do Limiar, regida pelo médico, maestro e compositor Samir Wady Rahme, se apresentará no salão térreo do Boulevard.

Formada por jovens músicos de cordas, conta com vasto repertório, incluindo peças compostas para essa formação. Além de promover a popularização da música erudita e estimular a formação de jovens instrumentistas brasileiros, o "Música nos Hospitais" tem por objetivo proporcionar momentos de conforto na rotina das pesssoas nos hospitais.

A realização é da Associação Paulista de Medicina (APM) e pela sonofis-aventis, em parceria com o Ministério da Cultura. Desde 2004, a iniciativa já contabiliza 49 apresentações e mais de 11 mil beneficiados, entre médicos pacientes, colaboradores e visitantes das insituições de saúde.
 
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC
Blogged with the Flock Browser

Começa o Simpósio Brasileiro de Agroenergia na FCA

Teve início, na manhã destaquarta-feira, 29 de outubro, o Simpósio Brasileiro de Agroenergia- Siagre, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. A palestra de abertura, como tema “Diretrizes e Políticas da AgroenergiaNacional”, foi proferida por Denílson Ferreira, coordenador de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento.

O Siagrereúne pesquisadores, profissionais, empresários, estudantes e agricultores detodo o país para repensar a pesquisa da agroenergia esua articulação com as esferas públicas e privadas. “Queremos avançar notratamento da produção e uso de energia na agricultura, abrindo espaços para odebate, a formação integrada e articulada das instituições envolvidas naformação de recursos humanos e no desenvolvimento da pesquisa sobre otema”, afirma o professor Odivaldo José Seraphim, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e presidentedo Simpósio.

Presente à abertura doevento, a professora Vanderlan da Silva Bolzani, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp, salientou a importância dainiciativa do Siagre. “Necessitamos de muitapesquisa nesse setor porque a sustentabilidade é fundamental. O caminho não temvolta e faz parte do desenvolvimento. É através de eventos como este, que reúneum grande contingente de pesquisadores da área, que a discussão sobre o temapode avançar”.

A programação do Siagre está dividida em três temáticas: desenvolvimentosustentável e energia; energias renováveis e inovações  e tecnologias da bioenergia. “Vamos tratar das estratégias de produçãoe uso de fontes renováveis de energia e do avanço tecnológico dos produtosderivados dos processos agro e bioenergéticos”, explica o professor Seraphim. “Queremos debater, propostas viáveis eeficientes para a sociedade brasileira”.

Coordenador do programa de pós-graduação em Energia na Agricultura da FCA, oprofessor Marco Antonio Martin Biaggioni tambémressaltou a necessidade de ampliar o debate sobre o tema. “Com o Siagre queremos abrir um canal de comunicação e integraçãoentre os agentes da agroenergia para repensar aspesquisas e sinalizar com possibilidades para o setor”.

O Simpósio Brasileiro de Agroenergia teve mais de 250 inscrições e apresentação de80 trabalhos científicos de várias regiões do país. As atividades vão até opróximo dia 31. Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA e Fundaçãode Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF
Blogged with the Flock Browser

Palestra “Os saberese sabores de um educador” será promovida nesta sexta-feira

A Prefeitura de Botucatu, através da SecretariaMunicipal de Educação, promove na noite de sexta-feira, 31 de outubro, apalestra “Os saberes e sabores de um educador”, ministrada pelaprofessora Emília Cipriano.

O evento é destinado paraeducadores das redes municipal, estadual e particular de ensino, e serárealizado no Auditório do Colégio La Salle, a partir das 19h30.

O assuntoabordará os saberes do educador, que quando permeado pela intencionalidade,traz sabor nos fazeres e reconstrói permanentemente e dialeticamente o resgatedo vivido, fazendo o movimento reflexão da e na ação. Reconstrução da ação,para permear as práticas de forma contextualizada com o tempo presente doaprendiz, trazendo para o aprendente o direito deviver uma escola feliz e de qualidade.

A proposta refletirá a construção coletiva de um projeto vivo, a intencionalidadeno fazer e a formação continuada como garantia para uma prática de qualidade.

Já no dia14 de novembro, no mesmo horário e local, será realizada a palestra “Aeducação no século XXI e o perfil das educadoras e dos educadores”,comandada pelo professor Mário Sérgio Cortella.

Oauditório do Colégio La Salle está localizado à Praça Dom LuizMaria de Santana, nº 272, no Centro de Botucatu.

Sobre a palestrante - Possui graduação em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências eLetras Professor Carlos Pasquale (1983), graduação pela FaculdadeMetropolitanas Unidas (1980), mestrado em Educação (Psicologia daEducação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutoradoem Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) .Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo, professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora eMembro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagogaefetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo.Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintestemas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de EducaçãoInfantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica.
Blogged with the Flock Browser

Licitaçõespara reformas de escolas estão em andamento

Estão emandamento as licitações para reforma e ampliação de escolas e Centros deEducação Infantil da rede municipal de ensino de Botucatu.

Nesta quarta-feira, dia Comissão Permanente deLicitações - Copel abriu os documentos das empresas participantes do processode reforma e ampliação do CEI Horeste Spadotto, na Vila Ferroviária. O valor orçado pelaadministração é de R$ 530.227,36.

A Prefeitura tambémdeve divulgar até esta quinta-feira, dia 30, a empresa vencedora do processo licitatórioda obra de pintura e reforma da Escola Municipal Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos, no Jardim Flamboyant, bem como areforma e término do prédio do antigo velório.

Também está em fase deanálise de propostas a contratação de empresa para construção de creche noJardim Aeroporto e para a reforma da Escola Municipal João Queiróz Marques,
Blogged with the Flock Browser

Futsal de Botucatu está a um empate da semifinaldo Paulistão

O futsal de Botucatu, representado pela equipe juvenil da Associação AtléticaBotucatuense/Prefeitura, entra em quadra nesta sexta-feira, 31 de outubro, parao confronto decisivo diante de São Carlos, válido pelas quartas-de-final doCampeonato Paulista de Futsal - Série Prata.

A partida será realizada no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, às 20h30, e teráentrada franca aos torcedores. Um empate é suficiente para os donos da casa avançarem na competição, uma vez que no encontro deida, disputado no dia 24 de outubro, em São Carlos, Botucatu conquistou uma vitória por 1.

No sábado, 1º de novembro, também no Ginásio II da AAB, o time principal deBotucatu recebe o Oportunity/CCB/SEMJEL, de BragançaPaulista, pela 2ª fase do Paulistão, a partir das 19 horas, em busca de maisuma vitória.

Os atletas botucatuenses ocupam a liderança do grupo G com três pontos,conquistados depois de uma vitória por 7 a 4 na cidade de Pinhal no último sábado,contra os donos da casa.

A categoria adulta reúne mais agremiações, portanto, diferentemente da sub-20, esta etapa do torneio é dividida em quatro chavescom três times cada, de onde sairão os oito classificados para os playoffs.

Apoio - AAA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac,Quitanda Dona Marina, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bentoe Atlétic Sports.
Blogged with the Flock Browser

Botucatu é ouro na Liga Regional de Handebol

A equipe mirim feminina de Botucatu venceu a representação de Bauru por 15 no último sábado, 25 de outubro, e conquistou o título da Liga Regional deHandebol.

A medalha de ouro coroou o trabalho realizado pelo professor e técnico JoséNélson. “Estas meninas estão em nossa escolinha há um ano e nada melhorque uma medalha de ouro para avaliar todo o empenho e dedicação detodas”, comentou o técnico.

Já no domingo, 26 de outubro, foi a vez das meninas dacategoria juvenil entrarem em quadra para a disputa da final da competição,realizada no Ginásio da Escola Municipal Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos, em Botucatu.

A partida teve bastante equilíbrio e terminou com a vitória de São Manuel por 18. “Foi um jogoque quem teve mais paciência venceu. Chegamos a estar com dois gols de vantagemaos 21 minutos do segundo tempo e com a exclusão de uma atleta nosso timeperdeu o poder de marcação e tomamos dois gols na seqüência. Infelizmente nãoconseguimos o bicampeonato da categoria”, explicou José Nélson.

Em seguida, aconteceu a decisão da categoria juvenil masculina, entre Botucatu eAraçatuba, que terminou com o resultado positivo para os donos da casa por 21.

Os atletas botucatuenses chegaram para o duelo final de forma invicta.“Precisávamos de muita força e empenho para vencermos a forte equipe deAraçatuba, que disputa o Campeonato Paulista Juvenil e veio completa e reforçadapara esta final. Os meninos foram brilhantes e assimilaram muito bem a táticadefensiva que foi colocada. Conseguiram fazer uma leitura rápida do jogo e, commuita força e vibração, barramos os fortes e altos atacantes adversários.Conseguimos infiltrar na defesa adversária e aos poucos fomos ampliando oplacar até chegarmos à vitória”, finalizou o comandante.

O balanço final da Liga Regional de Handebol foi excelente para Botucatu, quedisputou a competição com oito equipes, sendo que seis delas chegaram até afinal e quatro conquistaram a medalha de ouro.

Esporte Comunitário -
As equipes de handebol de Botucatu fazemparte do Projeto Esporte Comunitário, desenvolvido pela Secretaria de Esportesem parceria com a Associação Botucatuense de Handebol - ABHb, e contam com o apoio de Zé do Queijo, Cecol, Serv Fone, PubTec e Terra Veículos.

As aulas são gratuitas e são realizadas de segunda a sexta-feira no Ginásio Municipalde Esportes. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria deEsportes ou pelos telefones (14) 3882-6261 e 3882-8100, com oProfessor José Nelson.
Blogged with the Flock Browser

Inscrições nas Escolas Municipais de Educação Infantil terminam na sexta-feira

A Prefeitura de Botucatu, através da SecretariaMunicipal de Educação, informa que o prazo para inscrições das crianças comidade entre 04 meses e 05 anos, para vagas nas Escolas Municipais de EducaçãoInfantil terminam na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro.

Os interessados devem entrar em contato com aescola mais próxima da residência do aluno. A seleção dos inscritos serárealizada entre os dias 03 e 07 de novembro. A matrícula poderá ser feita de 21 de novembro, sendoobrigatória a presença do pai ou responsável.

No ato da matrícula, será necessário apresentarcópia da certidão de nascimento, cópia do documento de identidade do pai ouresponsável, cópia original de um comprovante de residência, água, luz,telefone ou contrato de locação, além da cópia de comprovante de rendimentosalarial (carteira profissional, recibo de pagamento ou declaração devencimentos do empregador).
Blogged with the Flock Browser

Prefeitura inaugura Centro Comunitário da Cohab 5

Na tarde de sábado, dia 25 de outubro, a Prefeitura de Botucatu, através do Fundo Social deSolidariedade, realizou o ato de inauguração do Centro Comunitário do ConjuntoHabitacional Clemente Jorge Roncari – Cohab 5.

O evento contou com apresença de moradores e líderes comunitários da região, do prefeito deBotucatu, Antonio Mário Ielo, da presidente do FundoSocial, Rose Ielo e de vários secretários eservidores municipais. As crianças tiveram durante todo o dia a presença daequipe do Lazer Itinerante da Secretaria de Esportes.

No local foram montadosos brinquedos infláveis, pula-pula e foram realizadas atividades de recreação.Foram distribuídos algodão doce e pipoca. No final das atividades os presentespuderam saborear sorvetes entregues pela coordenação do evento.

Além de servir aosmoradores como Centro Comunitário, o novo espaço vai abrigar atividadescomplementares do CRAS – Setor Sul. “Em conjunto com os moradores,vamos utilizar esse espaço para atendimento das famílias inseridas em programassociais e nas atividades oferecidas pela Secretaria de Esportes”, colocouRose Ielo.

Para a secretária deAssistência Social, Sonia Torrecillas, o espaço buscaa aproximação da comunidade aos serviços sociais. “O poder público e acomunidade devem buscar a melhor maneira de utilizar esse local. Com essainauguração estamos levando o trabalho social para mais próximo dapopulação”, disse Sonia.

Ielo finalizou o discurso falando sobre a parceria firmada com a comunidade doConjunto Habitacional Clemente Jorge Roncari. “Para o funcionamento desteCentro Comunitário foi firmada uma parceria com a população da região. Osmoradores vão cuidar deste espaço, enquanto que a Prefeitura deverá darcondições para a utilização, como a colocação dos profissionais para que osprojetos possam se desenvolver”, finalizou o prefeito.
Blogged with the Flock Browser

UFSCar divulga Relação Candidato/Vaga para o Vestibular 2009 dos cursos presenciais

Processo seletivo recebeu mais de de 30 mil inscrições. O curso mais concorrido é o de Medicina, com 127,15 candidatos para cada uma das 40 vagas oferecidas


A UFSCar está divulgando sua relação de candidatos/vaga para o Vestibular 2009 de suas 57 opções de seus cursos presenciais. Estão sendo oferecidas 2.577 vagas, para as quais concorrem 30.856 candidatos, número 14,67% maior que o índice de inscrições do processo seletivo de 2008. Para este ano, a Universidade oferece 20 novos cursos, distribuídos nos campi São Carlos, Araras e Sorocaba. Em relação ao ano anterior, foram acrescidas 1.012 novas vagas, em cursos já existentes e nas novas opções oferecidas.

O curso mais concorrido na edição 2009 é o de Medicina, oferecido no campus São Carlos, com a relação de 127,15 candidatos por vaga. O segundo mais disputado é o novo curso de Engenharia Mecânica, que também terá atividades em São Carlos, com um total de 39 candidatos para cada uma das 45 vagas.

A convocação para as provas será divulgada entre os dias 24 e 26 de novembro, no site da Vunesp, em www.vunesp.com.br. As avaliações serão realizadas entre os dias 10 e 12 de dezembro. No dia 10, os candidatos respondem às provas de Língua Portuguesa, Inglês e Redação; no dia 11 serão aplicadas as questões de Matemática, Química e História. E no dia 12 de dezembro, as provas são de Biologia, Física e Geografia. Os candidatos ao curso de Música realizam prova de aptidão no dia 18 de dezembro. O resultado final do Vestibular 2009 será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2009.

A relação candidato/vaga do Vestibular 2009 da UFSCar pode ser acessada em www.vestibular.ufscar.br ou em www.vunesp.com.br.
Blogged with the Flock Browser