outubro 27, 2008

Você se lembra do Zip Drive?

Quando iniciei minha carreira como jornalista, em meados dos anos 90, as páginas e as fotos acabavam formando arquivos enormes que não cabiam em disquetes. Era o período dos bolachões, época em que gravadores de CD e DVD não existiam nem no mundo da ficção, na verdade mal sabíamos o que era internet.

O transporte desses arquivos para a gráfica eram feitos através de um Zip Drive, acessório que considero o pai do Pen Drive.

Seus disquetes de 150 mega garantiam espaço suficiente para fontes, fotos, textos e propaganda. Instalava-se o software, conectava o cabo na entrada da impressora e pronto, poderíamos encher o disco e levar o material de um computador a outro.

Em tamanho, podemos comparar o “Zip” a esses aparelhos de DVD que se usam em carros.

O tempo passou. A tecnologia aliada À estética e o trabalho de designes criativos facilitaram esse transporte de arquivos, que agora acontece através de Pen Drives. Acessório que está sempre próximo seja conectado, no pescoço, em forma de relógio ou reproduzindo dedos.

Pensando nesse período é que trago neste post uma coleção com fotos de Pen Drives para todos os gostos.


Estiloso

Bonitinhos


Perdeu a cabeça

Relógio
Religioso

Multi

Espertão
Monstrinho

Anel


Oriental


ConjuntoPasta

Dominó

Dedo
Faca
Cadeado

Esfera

Multi color

Pilha

No Braço

Coração

Exército dos EUA vêem Twitter como possível ferramenta terrorista

Do Portal Imprensa

Um relatório preliminar divulgado pelo setor de inteligência do Exército norte-americano aponta que o serviço de microblogs Twitter pode ser uma ferramenta terrorista em potencial. Segundo reportagem da agência AFP, o fato que levou as autoridades a crerem nesta possível utilidade foi a rapidez com que a informação circula, ressaltando que já houve casos de uso voltado para o "ativismo social de grupos que defendem os direitos humanos, comunistas, vegetarianos, anarquistas, comunidades religiosas, ateus, interessados em política e hacktivists [hackers com propósitos politicos] e outros, para se comunicar e mandar mensagens para grandes audiências".

O documento, produzido pelo 304º Batalhão de Inteligência Militar, foi publicado no site da Federação dos Cientistas Americanos (FAS, na sigla em inglês). O texto analisa uma série de tecnologias e seu potencial uso por terroristas. Sistemas de GPS e softwares que alteram a voz durante ligações telefônicas também foram incluídos na lista de alertas. "O Twitter já é usado por alguns usuários para postar e/ou apoiar ideologias extremistas", diz o documento.

No capítulo "Potencial Use of Twitter", são demonstrados cenários em que militantes poderiam usar o site, em conjunto com o Google Maps e fotos e vídeos feitos por celular, para empreender uma emboscada ou detonar explosivos. Apesar do levantamento, a autoridade ressalta que, por ora, essas técnicas são apenas teóricas.

Limpeza nos túmulos para o Dia de Finados pode ser feita até o dia 30

A Prefeitura de Botucatu comunica aos familiares que a limpeza nos túmulos no Cemitério Portal das Cruzes para o Dia de Finados poderá ser feita somente até o dia 30 de outubro. A determinação também inclui lavagens, pinturas e reformas de túmulos. Vale ressaltar que não será permitido no Cemitério qualquer tipo de serviço nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro.

Reparos – A Secretaria Municipal de Obras está finalizando trabalho de manutenção nos cemitérios da cidade. Os reparos abrangem o cemitério Jardim, Portal das Cruzes e do Distrito de Vitoriana, consistindo na manutenção da pintura, reparos na parte elétrica e hidráulica, capinação, plantio de gramas e limpeza geral.

Obra de construção do Pronto Socorro entra em fase de acabamento

  Está em fase de acabamento a obra de construção do Pronto Socorro Municipal. O trabalho, que está sendo executado pela empresa Direct Engenharia e Construções Ltda, está em fase de colocação de piso, janelas, vidros temperados, gradio, instalação elétrica, hidráulica, pintura e cobertura.


Segundo o engenheiro da Secretaria de Planejamento, José Henrique Bassetto, já foi concluído 60% do trabalho. “A etapa de acabamento é a mais demorada, por isso a conclusão do trabalho deve demorar ainda alguns meses”, afirma Bassetto.

Projeto - O Pronto Socorro, quando concluído, terá 1.643,47 m2 de área construída, divididos em área de desembarque de pacientes, banheiros masculinos e femininos e banheiro para deficientes. Contará com sala de espera para adultos e crianças, sala de inalação infantil e adulta, sala para exames diferenciados, consultório ginecológico, laboratório e sala de odontologia.


O projeto da obra ainda prevê a construção de espaços destinados a consultórios, posto de enfermagem, salas de raio X, área de emergência e sutura, área para cuidados infantis, com fraldário e espaço para observação.


Funcionários e plantonistas contarão com um espaço restrito, dotado de copa, cozinha, quartos, banheiros e vestiário masculino e feminino, sala de utilidades, reuniões e secretaria administrativa. O prédio também contará com local para entrada e saída de ambulâncias, sala de resíduos e área de isolamento.


O valor total da obra é de R$ 1.380.082,97 [Um milhão trezentos e oitenta mil oitenta e dois reais e noventa e sete centavos]. A construção do Pronto Socorro é uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e o Ministério da Saúde.

Pesquisador quer provar que raio laser reduz rejeição a implantes

Estudo desenvolvido pelo especialista em cirurgia plástica e professor assistente doutor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), professor Aristides Palhares, pode reduzir as deformações estéticas causadas por implantes mamários de silicone e amenizar quadros de rejeição e dor a outras próteses, que utilizam o mesmo material.

Sua pesquisa, que analisa a ação do raio laser de baixa intensidade nas próteses de silicone para que sejam reduzidas as chances de inflamação, será publicada, dentro de algumas semanas, pela Revista Acta Cirúrgica Brasileira.

O trabalho, que foi a tese de doutorado defendida por Dr. Palhares no final de 2007, se baseou em experiências realizadas em 60 ratos machos pós-operados. Foi colocada uma prótese de silicone nas costas do animal, de maneira subcutânea e em alguns casos os testes duraram seis meses.




“O queocorre com os implantes é que o organismo, ao perceber um corpo estranho, envolve o silicone com uma capa de colágeno – o que pode dobrar a prótese e causar dor. Com os experimentos nos ratos concluímos que quando há a o contato com o laser, diminui a pressão da capa de colágeno sobre o implante. Agora os estudos precisam avançar para que possamos saber se isso ocorre também com os seres humanos”, observa o especialista. Atualmente, segundo o médico, 4% das pacientes operadas podem apresentar deformidade na mama.

De acordo com Palhares, já foram feitas diversas tentativas para tentar resolver os resultados indesejáveis dos implantes mamários de silicone em seres humanos. Alguns exemplos são modificar o silicone para evitar que ele vaze, utilizar antibióticos, corticóide e até ultra-som terapêutico. “No entanto, já percebemos que, no rato, o raio laser modifica a resposta das células e diminui as chances de inflamação; isso faz com que a cicatrização ocorra com mais qualidade e conforto à paciente”, afirma.

“O estudo com o laser de baixa intensidade e outros métodos continuará. Na seqüência será usado um laser de maior profundidade e invisível. É possível que ocorra uma melhor qualidade para outras próteses de silicone que não sejam apenas mamárias”, prevê prof. Palhares.

Brasil é o segundo País no mundo em cirurgias para implantes de silicone na mama

Dados de 2006 mostram que foram realizadas 70 mil cirurgias do gênero no País, o que coloca o Brasil como segundo maior mercado do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos, onde são feitas cerca de 100 mil cirurgias por ano. De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), 90% dos casos de prótese de seio acontecem em mulheres entre 20 e 25 anos. Nos dois países, 10% das cirurgias são feitas por motivos de saúde - reconstituição da mama após ocorrência de câncer ou correção do tamanho dos seios quando há uma diferença de volume entre eles. O restante é por motivos estéticos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica entre 3% e 10% das mulheres que recebem próteses de silicone apresentam rejeição ao material.

Enfermagem da FMB/ Botucatu agora conta com anfiteatro

Desde esta sexta-feira, 24, alunos e docentes do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), podem usufruir de um moderno anfiteatro. Equipado com multimídia e ar condicionado, o espaço será utilizado em aulas e também defesas de trabalhos acadêmicos.

O local, onde antes funcionava uma sala de reuniões, foi totalmente reformado pela direção da FMB e recebeu o nome da Profª. assist. Dra. Maria José dos Reis Lima, que se aposentou em 2007. O diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Sérgio Müller, frisou durante a cerimônia que é dever da instituição manter em ordem suas instalações.

 “Não merecemos nenhum tipo de agradecimento, é nossa obrigação”, colocou, se referindo à reforma realizada naquele espaço.
Müller também afirmou que a faculdade é feita de pessoas e o trabalho coletivo só vale a pena se os recursos humanos forem eficientes. “É um prazer poder oferecer essa estrutura a vocês”, disse.

A professora homenageada, Maria José dos Reis Lima, chegou em Botucatu no ano de 1971, vinda do Rio de Janeiro. “Eu não imaginava como Botucatu, a FMB e o HC (Hospital das Clínicas) fariam parte da minha vida”, enfatizou ela, emocionada. “Naquele tempo já sonhávamos com a criação do curso de Enfermagem. Quem sabe no futuro ele não possa se tornar uma faculdade”, acrescentou.

A enfermeira participou da criação do curso atual de Enfermagem, vinculado à FMB e também foi diretora de Enfermagem do Hospital das Clínicas (HC).
Blogged with the Flock Browser

PT define Gamito como candidato à Presidencia da Câmara

Em reunião realizada na noite do dia 23 de outubro, entre a Executiva de Botucatu do PT - Partido dos Trabalhadores, com a presença dos vereadores Carlos Trigo, Lelo Pagani
e Benedito José Gamito, eleitos pelo partido no dia 5 de outubro, foi oficializado por aclamação o nome do Vereador Benedito Jpsé Gamito como o
candidato do PT à Presidência da Câmara dos Vereadores para opróximo biênio.
O PT entende que a experiência e a capacidade demonstrada em todo
esse período em que esteve na Câmara fazem de Gamito o nome ideal para
estar na Presidencia nos próximo anos.

Blogged with the Flock Browser