outubro 23, 2008

Inscrições para Escolas Municipais de Educação Infantil seguem abertas

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que as inscrições para as vagas nas escolas municipais de educação infantil seguem abertas para crianças entre 04 meses e 05 anos de idade.

Os interessados devem entrar em contato com a escola mais próxima da residência do aluno até a próxima sexta-feira, dia 31 de outubro.


Vale lembrar que a seleção acontece entre os dias 03 e 07 de novembro, e a matrícula pode ser feita de 10 a 21 de novembro, sendo obrigatória a presença do pai ou responsável.

No dia de efetuar a matrícula, é necessário portar a cópia da certidão de nascimento, cópia do documento de identidade do pai ou responsável, cópia original de um comprovante de residência, água, luz, telefone ou contrato de locação, além da cópia de comprovante de rendimento salarial (carteira profissional, recibo de pagamento ou declaração de vencimentos do empregador).

Vitoriana está na semifinal da Copa Record de Futsal

O Ginásio Super Zé da Associação Atlética Ferroviária, em Botucatu, recebeu na noite de quarta-feira, 22 de outubro, mais uma rodada da 4ª fase da Copa Record de Futsal - Série Prata.

A equipe do Dinabol, representante do Distrito de Vitoriana na competição, entrou em quadra para enfrentar Jaú. O jogo foi bastante equilibrado e terminou empatado em 3 a 3.

Com este resultado, Vitoriana somou uma vitória e um empate nesta fase do torneio e garantiu uma vaga na semifinal, porém, ainda sem adversário e data confirmados.

Os atletas do Dinabol seguem invictos na Copa Record de Futsal - Série Prata, com uma campanha excelente até aqui de 5 vitórias e apenas um empate.

Campanha - Na fase inicial da competição, Vitoriana bateu Lençóis Paulista e Barra Grande por 5 a 3 e 3 a 2, respectivamente. Na 2ª etapa, venceu Potunduva por 5 a 3 e avançou no torneio.

Diante de Pirajuí, alcançou a classificação para a 4ª fase depois de um placar de 4 a 3. A vaga na semifinal foi confirmada após vencer Bariri por 5 a 4 e empatar com Jaú na última rodada.

Crianças já participam das atividades do Projeto Handescola

A Associação Botucatuense de Handebol, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, iniciou no dia 13 de outubro as atividades do Projeto Handescola/Esporte Comunitário, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos, no Jardim Flamboyant.

O projeto tem o objetivo de promover e desenvolver a prática desportiva do handebol em seus diferentes níveis, através da formação de grupos de crianças e jovens entre 07 e 16 anos de idade, divididos em suas respectivas categorias, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa, proporcionando uma vida mais saudável longe da ociosidade, criminalidade e contato com as drogas.

Moussa Abdallah, presidente da Associação Botucatuense de Handebol, falou da importância da parceria no projeto. “Esta parceria entre a ABHb, Secretaria Municipal de Esportes e diretoria da Escola Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos foi muito feliz e veio em um momento em que o handebol de Botucatu está em ascensão. Estamos conseguindo desenvolver e apresentar o handebol para as crianças de bairros carentes”, comentou.
Empregos Manager Online


Os interessados em participar das atividades, para efetuar a inscrição, devem estar obrigatoriamente matriculados e freqüentando qualquer estabelecimento de ensino, além de obter desempenho satisfatório nos estudos, apresentando notas, assiduidade e comportamento adequado.

O professor da Associação, Fabiano Sabiá, reforça o incentivo aos estudos. “Para a criança poder participar ela deve, primeiramente, estar indo bem nos estudos, caso contrário não poderá fazer as aulas. Ela deverá ficar afastada das atividades da escolinha até que suas notas sejam recuperadas. Desta forma estaremos incentivando os estudos conjuntamente ao esporte”, explicou.

Um dos fatores positivos, além de ser um projeto social, está em termos da vivência motora. “Estas crianças estão bem à frente das demais, por estarem acostumadas a subir em árvores, pular cerca, cair, levantar e por possuir muito equilíbrio, força, flexibilidade e coordenação adquiridos pelas modalidades praticadas nos bairros carentes como a dança e o hip-hop, que para a prática de qualquer esporte são fundamentais”, concluiu José Nélson, diretor de esportes da ABHb e professor do Projeto Esporte Comunitário.

Apenas durante esta semana foram feitas mais de cinqüenta inscrições entre meninos e meninas e as aulas já foram iniciadas, acontecendo de segunda a sexta-feira das 17h30 às 18h30, no Ginásio de Esportes da EMEF Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos, localizado à Rua Rosa Maria Camargo Basseto, nº 214, no Jardim Flamboyant.

Os responsáveis por ministrar as atividades são os professores Fabiano Sabiá e José Nelson.

Cohab 5 ganha novo Centro Comunitário neste sábado

A Prefeitura de Botucatu inaugura neste sábado, dia 25 de outubro, a partir das 13 horas, as novas dependências do Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Clemente Jorge Roncari - Cohab 5.

O evento contará com a participação do Projeto Lazer Itinerante, promovido pela Secretaria de Esportes. As crianças da região vão poder brincar no escorregador inflável, cama elástica e outros brinquedos. O evento vai contar também com a distribuição de sorvete, pipoca, algodão doce, refrigerante e lanches.

A reforma, feita através das Secretarias de Planejamento e Obras, contou com a troca de cobertura, reparos nos sanitários, e colocação de portas e vidros. O prédio recebeu ainda nova pintura, substituição da hidráulica e instalação elétrica e a recuperação do alambrado e portões.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!


O Centro Comunitário será devolvido aos moradores totalmente recuperado. O objetivo da Prefeitura é desenvolver diversas atividades no local para evitar a depredação e promover socialmente a comunidade.

O Fundo Social de Solidariedade, que coordenou a reforma, estará se reunindo com os moradores para formalizar a entrega e o cuidado com o prédio.

A proposta do Fundo é que o Centro se torne uma referência na região para acompanhamento das famílias inseridas em programas sociais, sendo uma Unidade do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Setor Sul, bem como acompanhamento das crianças e adolescentes inseridas nas atividades esportivas oferecidas pela Secretaria de Esportes, como aulas de capoeira, futsal, dança e ginástica para senhoras.

"Trata-se de Projeto Social com políticas integradas e parceria com a comunidade, a qual cuidará do prédio para o desenvolvimento das atividades de confraternização e solidariedade da própria comunidade, objetivando a promoção social comunitária", afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Ielo.

Pintura de solo da Avenida José Barbosa de Barros começa na próxima semana

A Prefeitura de Botucatu, através do Departamento de Engenharia de Tráfego - DET, dará início na próxima semana aos trabalhos finais de melhoria na Avenida José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso.

A partir da terça-feira, dia 28, será feita a demarcação e pintura de solo na ciclovia e no centro da avenida.

A obra, realizada pela equipe da Secretaria de Obras, teve início em maio deste ano, e contou com a duplicação da avenida, realinhamento de bocas de lobo, remanejamento de postes de iluminação, construção de guias, sarjetas e ciclovia por toda sua extensão, colocação de mais de 1.500 metros de galerias pluviais e novo pavimento asfáltico.

As melhorias foram realizadas apos pedidos dos moradores da região que participaram das assembléias do Orçamento Participativo e visam melhorar o escoamento de água, bem como acesso de veículos, pedestres e ciclistas ao Campus da Unesp na Fazenda Lageado.

Um reino mágico no Festival de Literatura

Por Renato Fernandes

s crianças que visitam o Festival de Literatura Infanto Juvenil, que acontece até o dia 25, no Ginásio Municipal Mário Covas Júnior, encontram no recinto um universo mágico, onde fadas, bruxas, personagens do folclore e da literatura infantil andam por ruas e avenidas montadas na quadra.

Nesse espaço lúdico é fácil encontrar a Casa da escritora Ruth Rocha, construída pela Escola Municipal Luiz Aranha Pacheco, ou o Sítio do Pica Pau Amarelo, mantido pelas escolas Professora Nair Peres Sartori, Raphael de Moura Campos e Horestes Spadoto, para isso é só percorer as Avenida das Artes até a Avenida das Luzes, dobrar a Alameda do Encantado e seguir pela Rua das Fadas, nomes fictícios das passarelas por onde transitam as crianças.

Segundo os educadores que participam do evento o cenário é adequado para incentivar o hábito da leitura. Na casa da escritora Ruth Rocha, as crianças encontram brincadeiras e jogos diversos, desenvolvidos com os personagens dos principais livros da autora infantil. “Estamos trabalhando com as obras da escritora em sala de aula desde o primeiro semestre. Montar a casa deu trabalho, mas é algo que nos sentimos recompensados, quando vemos que estamos realmente contribuindo para o hábito de ler e escrever”, disse a diretora da escola Luiz Aranha Pacheco, Lucilene Cota.


Para a diretora da escola Raphael de Moura Campos, Locadia Maria de Camargo Oliveira, os efeitos do trabalho desenvolvido ao longo do ano se percebe na retirada de livros da biblioteca. “Tínhamos três escolas trabalhando com o Monteiro Lobato desde o início do ano e decidimos nos unir para montar o Sítio do Pica Pau Amarelo no festival. O resultado desse trabalho desenvolvido ao longo do ano, é visto na biblioteca com o volume alto de livros do autor retirados semanalmente”, disse.
Para algumas escolas incentivar o hábito da leitura vai além de apresentar os autores clássicos, surgindo a necessidade de mostrar também escritores que trabalharam suas poesias em forma de música, como é o caso da Escola Angelino de Oliveira, que montou uma sala temática sobre o autor da canção “Tristeza do Jeca”.

Na sala as crianças encontram um chão forrado de folhas, que as remete ao ambiente rural, tendo ao fundo o canto de sabiás e o cheiro de eucalipto. Em qualquer canto da sala é possível acompanhar uma projeção de vídeo com alunos recitando poemas de Angelino. “A idéia é trabalhar os cinco sentidos das crianças. Ao entrarem aqui elas sentem cheiro, ouvem os sons do campo e têm a oportunidade de cantar as canções do Angelino em um vicoque. Na saíde oferecemos um café e damos um brinde especial”, explica a diretora da escola, Edileine Fernandes Henrique.

Além da ambientação também é possível conhecer instrumentos similares aos usados pelo autor em seu dia-a-dia.
O festival termina no dia 25 de outubro. Confira os horários de visitação:

·21/10 a 23/10 - 8h30 às 11h30 – 13h30 às 17h30
· 24/10/2008 Sexta-feira - 8h30 às 11h30 – 13h30 às 21 horas.
· 25/10/2008 Sábado – das 10 às 21 horas
Encerramento: 25/10/2008 (sábado) – 20h30.

Três dias de shows na Fest Music

Por Renato Fernandes

Após o sucesso da Expo Botu 2008, realizada em agosto, a empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, em parceria com a LGK Music e Som Livre, com o apoio do jornal Diário da Serra, realiza entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro a “Fest Music”, evento que trará para a cidade shows de artistas consagrados nacionalmente, como as duplas sertaneja, André & Adriano, Teodoro e Sampaio, ABR3 (foto), Leci Brandão e o padre Fábio de Melo.

O evento será significativo para o grupo botucatuense ABR.3, que retorna aos palcos de Botucatu depois do sucesso na Expo, em agosto. O show, que acontecerá no dia 31 de outubro, marca o lançamento do novo CD da banda pelo selo LGK/Som Livre, cujas gravações estão sendo finalizadas no Rio de Janeiro. Em novembro o CD estará disponível em todo o Brasil e em todas as redes de lojas.
Assessoria Jurídica

Entre os destaques do show estão a nova música de trabalho “Se Liga”, que já está sendo desenvolvida em rádios do interior paulista e sucessos consagrados como “Aquele Olhar”, uma versão de Marcus Menna para “Over My Shoulder”, de Mike Rutherford & Paul Carrack, “Viagem ao Fundo do Ego”, regravação do grupo Egotrip e “Só você”. Outra novidade é que o guitarrista Pedro Langona, que já dividia a função de cantor, assume a partir deste show a responsabilidade exclusiva pelos vocais.

No mesmo dia quem sobe ao palco é nada mais nada menos que o ícone do samba Leci Brandão, com destaque para as canções do CD “Leci Brandão - Eu e o Samba”, além de vários sucessos da sua carreira, como “Perdoa” e “Isso é Fundo de Quintal”.

As atrações da festa são do casting da gravadora LGK/Som Livre. Serão três dias de shows e mais de 300 mil watts de som e iluminação naquele que promete ser um dos maiores eventos musicais realizados esse na cidade.

O evento começa no dia 30 de outubro, quinta-feira, com dois shows. Segundo a organização do evento, será a primeira vez que duas duplas do “alto escalão” da música sertaneja se apresentam no mesmo dia na cidade. André & Adriano, conhecidos por “hits” como “Beber, Cair e Levantar”, “A Jiripoca vai Piá” e “Pancadão Sertanejo”, abrem a festa e desenvolvendo também outros sucessos do CD e DVD “15 Anos ao Vivo”.

Em seguida o palco recebe a dupla Theodoro & Sampaio, que encerra a programação da noite em um show com hits do CD “Quem vai mandar no mundo é a mulher”, no repertório músicas como “Chora Neném”, “Lambida de Boi” e “Afogar o Ganso”. Canções como “Roela do Eno” e “Mulher Chorona” também fazem parte do repertório.

O show de encerramento da Fest Music, no dia 1º de novembro, sábado, será com o Padre Fábio de Melo, com o show "Não desista do Amor", com músicas do sua álbum atual, o CD ‘Vida’, que possui 14 faixas, entre elas sucessos como ‘Tudo é do Pai”, "Humano Demais" e "Vida". Fábio de Melo já gravou onze CDs, um DVD (Bem da Palavra do Bem). O religioso também apresenta toda a quinta-feira ao vivo, às 22h30, o programa Direção Espiritual na TV Canção Nova.

Os shows estão previstos para começar às 21 horas. O palco será instalado na parte superior do Recinto da JVC Eventos. A parte de baixo estará reservada para estacionamento. Os ingressos para Fest Music custam R$ 15 e R$ 25 (área vip) antecipadamente na Yabba Dabba, Mc Donalds, Pizzaria Brasil e Angel Mensagens. A promoção é da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos.

Ingressos antecipados a R$ 15 (pista) e R$ 25 (área vip).

Banda Gigante é atração, sexta-feira, em São Manuel

A Banda Gigante, formada por Lu Lopes, Eugênio La Salvia e Marco Gonçalves, se apresetna em São Manuel, no Teatro Municipal Dr. Orlando Pampado, às 19 horas, com entrada franca. A apresentação faz parte do Projeto Cultural Paulista.

O trio, que nasceu do projeto Jogando no Quintal - apresentação inspirada na estrutura de um jogo de futebol- utiliza o raciocínio livre e a improvisação do palhaço para criar suas composições e fazer releituras de músicas da cultura infantil.


A estrutura da encenação dá suporte para que haja muita interação com o público. Já participaram de apresentações anteriores convidados como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro e Ceumar, entre outros.

Para o próximo mês, o circuito cultural Paulista, reserva duas atrações para a cidade de São Manuel, a apresentação do espetáculo teatral “Admirável Mundo Novo”, no dia 15 e a atração circense “Circo Poeira”, no dia 23. Todos com entrada franca.

Começam os preparativos para o Carnaval de 2009

Por Renato Fernandes

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Botucatu já iniciou os preparativos para o carnaval de rua de 2009. As primeiras iniciativas, como o levantamento de blocos participantes e convocação de grupos organizados para participarem da folia de momo já começaram, segundo o agente de turismo, Otoni Luís Tonin, é necessário iniciar a organização ainda esse ano devido ao período em que acontecerá o evento no próximo ano, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. “O carnaval acontecerá no início do ano e fica difícil a organização de toda a estrutura em apenas um mês”, explica.

Tonin ressalta que a transição do governo municipal e a troca do prefeito não são obstáculos para o evento. ‘Temos que começar a trabalhar e manter o nosso ritmo. Se for necessário entregar a organização do evento para a próxima administração com a organização já em andamento”, disse.



Nas últimas semanas uma equiipe da secretaria vem entrando em contato com os organizadores dos blocos para confirmar a participação e a quantidade de foliões. “Vamos tenatar manter o poio que estamos dando nos últimos anos aos blocos”, explica.
Também já está aberto o período de inscrições para grupos que queiram se organizar em forma de blocos para participar do evento. Interessados devem se informar pelo telefone: (14) 3882-1315.

Últimos dias da exposição ‘Tataum’

Por Renato Fernandes

A exposição de artes “Tataum: Trajetória” chega a final nesse sábado, 25, quando estará aberta das 9 às 13 horas. Hoje e amanhã, os visitantes podem admirar as obras no horário comum de visitação, das 9 às 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC).

A exposição foi selecionada pelo Projeto de Exposições do MAC/2008 e apresenta esculturas e pinturas que marcam os 10 anos da criação do projeto Tataum, nome criado a partir do solfejo dos músicos ao lerem as divisões rítmicas. O projeto foi iniciado em 1998 e tem como principal característica as experiências formais entre uma arte temporal, a música; e outras espaciais como a pintura e a escultura.

A mostra materializa os gestos usualmente feitos na regência de uma orquestra, como se eles estivessem “congelados”. Partindo dos signos de convenção próprios da arte de reger, o trabalho se desenvolve explorando os movimentos em suportes bi e tridimensionais, numa alusão aos andamentos da música e aos estados de espírito que eles provocam.

Assessoria Jurídica

Tomando os gestos utilizados na regência de orquestra como ponto de partida, o trabalho procura ir além da teoria musical, e expõe outras sensações, como um tipo de andamento, não somente o da música, mas também dos diversos ritmos próprios de cada ser humano.

A proposta procura reafirmar veementemente a condição humana enquanto seres que se comunicam, seja através de efêmeros gestos, seja através de sinais gráficos e marcas pessoais que desejamos perpetuar através dos tempos.

As peças foram desenvolvidas pelo artista plástico Petrocino, artista natural de Campinas e residente de Valinhos. Formado pela Faculdade de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC, já expôs em mostras individuais e coletivas, e em salões de arte na capital paulista, no interior e em algumas cidades do interior mineiro. O seu trabalho sofre influência do movimento Neoconcreto e do artista suiço Paul Klee, ele também tem uma admiração especial ao trabalho do artista campineiro Mauro Soares.

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins fica na Avenida Dom Lúcio, 755. Informações pelo telefone: 3882-0133.

Proposta obriga academia a exibir alerta contra anabolizante

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3713/08, do deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que obriga academias de ginástica, clubes e estabelecimentos esportivos a exibir placas de advertência sobre as conseqüências do uso indiscriminado de anabolizantes e as penalidades pelo comércio ilegal da substância.

A proposta altera a Lei 9.965/00, que exige a apresentação de uma cópia da receita médica ou odontológica na compra de substâncias anabólicas e esteróides para uso humano. A farmácia ou drogaria que fizer a venda deve reter a cópia por cinco anos, e a receita tem de conter a identificação do profissional, o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Conselho Regional de Odontologia (CRO) e o endereço e telefone do profissional. Na guia, devem constar ainda nome, telefone e endereço do paciente, além do número do código internacional (CID) da doença.

De acordo com a lei, as penalidades previstas para as infrações sanitárias serão aplicadas ao descumprimento das regras sobre a venda de anabolizantes e esteróides. Entre elas, estão advertência, interdição do estabelecimento, cancelamento da licença de funcionamento e multa. Essas penalidades passariam a valer também para quem não exibir as placas de advertência.


Riscos do consumo
Alcolumbre alerta para os riscos que o consumo de anabolizantes acarreta. Ao elevar os níveis de testosterona no organismo, pode provocar nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave, diminuição da imunidade, impotência sexual, calvície, aparecimento de tumores no fígado, alteração no colesterol e ataque cardíaco. Além disso, há o perigo de contaminação de quem usa a forma injetável da droga.

O deputado ressalta que o grande atrativo para o uso de anabolizantes é o aumento da massa muscular. "Muitas pessoas ficam interessadas em melhorar a força física e a aparência sem o esforço dos exercícios físicos regulares", afirma. Ele destaca também que o uso dessas substâncias, na forma de comprimidos ou injeções, é mais freqüente em academias.

Da Agência Câmara

Inédito no interior, FMB/Unesp institui Núcleo de Bioética em Situação Clínica

Atuar diretamente com questões éticas na assistência ao paciente. Desta maneira, médicos e demais profissionais da saúde lidam em seu cotidiano com situações complexas onde há a necessidade do debate multiprofissional e ético.

No entanto, oferecer subsídios para enfrentar tais cenários dentro da medicina tem sido um desafio às instituições de ensino e hospitais no século XXI. Com este objetivo, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) instituiu, de forma pioneira no interior paulista, o Núcleo de Bioética em Situação Clínica.

O núcleo será responsável por abordar questões éticas em procedimentos clínicos na faculdade, além de oferecer assessoria e consultoria a profissionais da área da saúde, assistência e relacionamento com o paciente. Suas atribuições incluem também o desenvolvimento de ações educativas quanto a assuntos pertinentes à ética em atendimento médico. Nos próximos meses, departamentos de ensino, pesquisa e assistência em saúde da FMB e do Hospital das Clínicas (HC) passarão a contar com o trabalho integral da comissão.

O professor emérito William Saad Hossne e profª Heloísa Wey Berti foram nomeados os coordenadores do núcleo que será composto ainda por profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares), áreas humanas (teólogos, filósofos, juristas), além de representantes dos usuários dos serviços de saúde. Os membros terão mandato de dois anos.

A necessidade de se criar um núcleo de auxílio ao profissional da saúde em questões complexas, conforme Saad, veio do rápido desenvolvimento da ciência, em especial da medicina. A instituição de novos tratamentos e o perfil que o paciente passa a ter são fatores que influenciaram diversas questões éticas. Muitas delas sofreram influência maior e significativa de outros segmentos da sociedade.

“Verifica-se, cada vez mais, a presença da bioética nas atividades e questões da saúde, que não é uma questão que afeta somente os médicos. Para estes profissionais é de extrema importância a relação com outras áreas”, declara o professor.

Saad frisa que a iniciativa tem sido implantada com sucesso em alguns hospitais como o Hospital das Clínicas, em São Paulo, mas a essência em oferecer assessoria contínua ao profissional da saúde se difere da proposta do núcleo local. “Normalmente são comissões que elaboram pareceres. Pretendemos oferecer assessoria e orientação em questões éticas que surgem dentro de um ambiente hospitalar”, diz. “O desafio é ampliar este debate ao agregar pessoas de diferentes formações já que a bioética envolve diferentes opiniões”, complementa.

A instituição de um núcleo de apoio terá como impacto principal, salienta o professor, o preenchimento de uma lacuna quanto às discussões éticas, as quais ficavam restritas às Comissões de Éticas Médicas. Além disso, a prestação da assessoria permitirá ao profissional ter uma visão ampla quanto a procedimentos e medidas a serem adotadas em casos complexos. “As questões éticas envolvem toda a sociedade e não podem ser vistas exclusivamente sob um ângulo profissional único”, finaliza prof. Saad.

Dicas para evitar doenças respiratórias decorrentes de mudanças climáticas

A docente do Departamento de Pediatria, responsável pela disciplina de Pneumologia Pediátrica e pelo Centro de Referência de Fibrose Cística da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, Dra. Giesela Fleischer Ferrari, foi entrevistada pelo programa A Marreta, da Rádio Municipalista AM, na manhã desta quarta-feira, 22. Ela foi convidada para falar sobre as doenças que atingem o sistema respiratório de crianças e adultos, em especial nos períodos de inversões térmicas bruscas ou de clima muito seco.

A médica ressaltou que as mudanças climáticas ocorridas recentemente são um fenômeno mundial. “Neste ano houve uma incidência impressionante de doenças respiratórias. Entre 50% e 60% dos atendimentos feitos no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas (HC), nos meses de abril, maio e junho foram neste sentido. Já mais recentemente houve mais doenças virais”, aponta Dra. Giesela.


De acordo com a pediatra, o clima frio e seco muda a defesa respiratória e as pessoas acabam aspirando substâncias irritativas. Ela acrescenta que com o clima frio, o muco fica mais seco e os cílios protetores do sistema respiratório não funcionam adequadamente. “Isso faz com que haja mais casos de pneumonia, bronquite e asma”, observa.

A orientação de Dra. Giesela é que as pessoas, em especial as crianças, evitem ficar em ambientes fechados onde há fumaça de cigarro. “O que não é fácil, pois atualmente em 50% a 70% das famílias há fumantes”, comenta. As principais queixas de quem sofre com problemas respiratórios são febre, tosse, falta de ar e chiados no peito.

Segundo a especialista, os métodos para minimizar os efeitos do tempo seco, como colocar bacias com água ou toalhas umedecidas nos ambientes são válidos, mas se a umidade do ar estiver muito baixa, as alternativas serão pouco eficazes. “Mesmo assim, o ideal é manter os ambientes umedecidos, não fumar ou ficar em locais fechados com fumantes e no caso de apresentar os sintomas de doenças respiratórias, procurar um posto de saúde antes de se dirigir ao Hospital das Clínicas”, salienta Dra. Giesela.

Vestibular da Unicamp tem quase 50 mil inscritos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 49.287 inscritos para o Vestibular 2009. As inscrições se encerraram dia 07 de outubro. No ano passando 49.477 estudantes haviam se candidatado. Para o Vestibular 2009, são oferecidas 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A Comvest divulgou a relação candidatos-vaga em cada curso. Medicina - Unicamp, com 78,8 candidatos por vaga, é o mais concorrido, seguido de Medicina - Famerp (48,4 c/v), Arquitetura e Urbanismo (47,6 c/v) e Ciências Biológicas (32,7 c/v). A tabela completa com a concorrência está disponível nesta página. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados dia 6 de novembro.

* Relação candidatos/vaga
* Inscritos por cidade

Datas

A primeira fase acontece em 16 de novembro com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.

As provas do vestibular serão realizadas simultaneamente em 24 cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Mudanças

Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são: ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos; Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.

Da Unicamp

Arte e conhecimento integram servidores do HC e FMB/Unesp

As comemorações da Semana do Servidor Público prosseguem até esta quinta-feira, dia 23 na Faculdade de Medicina de Botucatu/ Unesp. Serão dois eventos que visam a integração entre as diferentes unidades que constituem a FMB e o Hospital das Clínicas (HC) e também celebram as duas décadas de existência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acontecem na Casa do Servidor (antigo Vestiário Central) a Mostra de Talentos e a Feira da Saúde que pretende mostrar aos participantes todos os serviços oferecidos pelo Hospital das Clínicas através de palestras e exposições. “Há muitos departamentos inseridos na estrutura do HC e alguns não sabem da existência desses parceiros na assistência à saúde”, enfatiza Martha Negrisoli, analista técnica do GTDRH (Grupo Técnico de Desenvolvimento em Recursos Humanos) do HC.


Já a Mostra de Talentos é voltada à participação de servidores da própria faculdade, da Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp) e empresas terceirizadas prestadoras de serviço. O objetivo, conforme Martha, é garantir espaço para a produção cultural e através do evento são formados grupos culturais como Coral Canto e Encanto, composto por colaboradores do hospital. “Estes eventos pretendem mostrar o que cada servidor tem de valor, o que produz de melhor em arte e conhecimento”, complementa.

O encerramento da Semana do Servidor Público será marcado por palestra nesta quinta-feira, dia 23, onde o papel dos profissionais na consolidação do SUS e a relação do sistema com os estabelecimentos públicos de saúde deverá ser os temas principais abordados. Também está prevista a apresentação do grupo musical “Geração 3”, que tem em seus integrantes um servidor aposentado do HC. O repertório é exclusivamente voltado à MPB.

Qualificação dos servidores em informática

Além das atividades culturais e a integração entre os serviços oferecidos em saúde à população, a Semana do Servidor Público, celebrado na FMB contou com a capacitação dos servidores. Iniciativa do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação (Nead.Tis) ofereceu mini-cursos aos participantes em aplicativos como o Microsoft Outlook, Power Point e conceitos de fotografia digital. O evento continua nesta quinta-feira, 23.

De acordo com a coordenadora do Nead.Tis, profª Denise Zornoff, a iniciativa, além de apresentar os trabalhos do núcleo, ofereceu oportunidade de reciclagem em ferramentas tecnológicas essenciais para o desempenho nas funções.

Assessoria de Comunicação e Imprensa FMB

Prevenção ao câncer de mama é ampliada nas escolas públicas

A importância do auto-exame para a prevenção do câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo é o objetivo do Projeto Se Toque, que este mês começou iniciativa direcionada especificamente para professoras e alunas do ensino médio da rede estadual.

A ação de conscientização sobre câncer de mama foi lançada no ano passado, numa parceria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenpe), da Secretaria da Educação, com o Instituto de Desenvolvimento Social, que o concebeu. Passou a ser difundida por meio do Programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana, para uso dos moradores das vizinhanças, além dos próprios estudantes.



Na segunda quinzena de outubro, uma programação de palestras sobre prevenção e tratamento de tumores, realizadas por ginecologistas e mastologistas, foi iniciada para alunas e professoras. A intenção é que funcione como treinamento de agentes multiplicadores e subsidie as Diretorias de Ensino na elaboração de estratégias pedagógicas de divulgação do Se Toque para as comunidades.

A pasta da Educação prevê a participação de quatro mil pessoas, entre alunas e professoras, até o fim do ano, em todas as regiões da capital. Além de assistir às palestras, elas poderão esclarecer dúvidas diretamente com os médicos e receber indicações sobre os serviços de saúde mais próximos que realizam exames de mamografia, ultra-sonografia e Papanicolau.

A programação inclui a apresentação de peça teatral para demonstração do auto-exame de forma lúdica e a distribuição de um adorno, chamado de Colar da Vida. Feito de contas brancas de diversos tamanhos, simboliza as dimensões que os tumores podem ter e a idéia de que, quanto mais cedo eles são diagnosticados, maiores são as chances de cura da doença.

Se Toque: nova etapa

O Projeto Se Toque, divulgado por meio do Programa Escola da Família, inicia nova etapa. Quando começou, em 2007, foi direcionado à região de Campinas, numa iniciativa piloto. Foi levado para 48 escolas, de duas Diretorias de Ensino, que continuam até hoje as atividades relacionadas a ação. Em maio deste ano, teve início na capital. Atingiu cerca de seis mil pessoas desde então. Até novembro deve abranger as 17 Diretorias de Ensino da cidade, que reúnem 465 escolas. Falta ser levado a duas delas. “Embora a iniciativa não ocorrerá em todas as unidades escolares, a nossa expectativa é que seja difundido por toda rede de ensino estadual”, espera a coordenadora do Programa Escola da Família, Mary Kawauchi.

Da Agência Imprensa Oficial

Nota Fiscal Paulista dá desconto no IPVA

O consumidor que desejar utilizar seus créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento no IPVA 2009 tem até o dia 31 deste mês para solicitar o desconto. Até agora já foram feitos 23.141 pedidos de desconto, que somam R$ 950.692,93.

Para registrar o desconto, basta acessar o site do Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), inserir a senha e indicar o Renavam do veículo a ser creditado. O consumidor não precisa ser proprietário do automóvel.


O projeto Nota Fiscal Paulista é parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo e reduz a carga tributária individual dos cidadãos porque oferece créditos a cada compra realizada em São Paulo.

Trinta por cento do imposto recolhido pelo estabelecimento é devolvido a quem informar o CPF ou CNPJ, proporcionalmente ao valor de sua aquisição em relação ao total de consumidores identificados.

Os créditos podem ser recebidos em dinheiro na conta corrente ou na poupança. Também podem ser utilizados para reduzir o valor do IPVA do exercício seguinte ou transferir qualquer quantidade de crédito para outra pessoa.

O consumidor também participa de sorteios de prêmios a cada R$ 100 em compras.

No início do mês, a Secretaria da Fazenda começou a pagar os créditos referentes ao período de janeiro a junho de 2008. No total, serão distribuídos mais de R$ 270 milhões, a 13.292.664 consumidores que forneceram seu CPF ou CNPJ ao efetuar uma compra.

De acordo com a legislação que criou a Nota Fiscal Paulista, os créditos concedidos no primeiro semestre do ano podem ser resgatados a partir de outubro do mesmo ano. Já os do segundo semestre a partir de abril do ano seguinte.

Da Secretaria da Fazenda

Policiais civis de Botucatu fazem manifestação em frente a Prefeitura

Por Renato Fernandes

Policiais civis de Botucatu fizeram uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura Municipal da cidade, na tarde de quinta-feira, dia 23 de outubro. Participaram da manifestação aproximadamente 100 agentes.

Na ocasião os policiais usaram uma camiseta onde a estampa frontal mostrava o governador do Estado de São Paulo, José Serra portando uma arma de fogo e com os seguintes dizeres: “Exterminador da Polícia Paulista”. Nas costas os dizeres eram outros: “Polícia Civil em Greve. Basta – Polícia Exige Respeito”.

Os grevistas se manifestam contra o projeto apresentado pelo governo estadual a respeito da carreira dos policiais civis.


O governo apresentou o projeto no dia 20 desse mês oferecendo um reajuste de 6,5% em janeiro de 2009 e 6,5% em janeiro de 2010 para ativos e inativos.

A proposta estabelece 16.032 promoções para os cerca de 35 mil policiais civis por meio da extinção da 5ª classe e da passagem dos policiais da 4ª classe para a 3ª, com promoções ainda para as 2ª e 1ª classes. Também será instituída a aposentadoria.

Manifestações semelhantes também foram desenvolvidas simultaneamente em várias cidades do país.

Empresa procura por testadores de camisinha

A fábrica de preservativos Prudence realiza um concurso para encontrar testadores de camisinhas. Para participar é necessário acessar o SITE do concurso, para responder o seguinte: “Por quê você quer se tornar um Testador de Camisinhas Prudence”.

Os autores das cem respostas mais criativas receberão como prêmio um ano de camisinhas Prudence na faixa. Além disso, o grupo fará parte de um grupo que será convidado para diversos eventos da empresa.


A relação de ganhadores será divulgada no endereço eletrônico do Concurso a partir do dia 24 de novembro, ficando disponível por trinta dias.

A entrega dos prêmios começará no prazo máximo de 40 dias, a partir da apuração.