outubro 17, 2008

Biblioteca Municipal divulga resultado de concurso literário

A Biblioteca Municipal Emílio Peduti divulgou na última semana o resultado do Concurso Artístico-Literário Leda Galvão de Avellar Pires, promovido entre os dias 25 de agosto e 26 de setembro, pela Prefeitura Municipal de Botucatu, com o apoio da Academia Botucatuense de Letras, Diretoria de Ensino de Botucastu e Uniart - União dos Artistas Plásticos de Botucatu.

O concurso desafiou os participantes a desenvolver trabalhos com o tema “Famílias de Botucatu”, divididos em quatro níveis e três categorias, (confira no quadro ao lado).
Serão premiados os seis primeiros colocados de cada modalidade, em solenidade que deverá acontecer na quinta-feira, dia 23, às 19h30, no Cemep - Centro Municipal de Educação Permanente.


A seleção dos melhores trabalhos foi realizada por duas comissões distintas. A primeira comissão, composta pelas artistas plásticas da Uniart, Diana Paulette Basseto e Norma Rugolo, sob coordenação de Cláudia Basseto, analisou o material que compunha o acervo do nível I. Representando a ABL, os professores Edson Geraldo Luiz Lopes, Márcia Furrier Guedelha Blasi e Maria Helena Blasi Trevisani, sob a coordenação de Carmen Sílvia Martin Guimarães, julgaram os trabalhos dos níveis II, III e IV.

A homenageada - Leda Galvão de Avellar Pires é natural de Lavrinhas-Sp. Funcionária aposentada da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp. Formou-se na Escola Normal de Botucatu e também em jornalismo pela Universidade de Taubaté. Seu primeiro livro publicado foi “Quatro tempos de poesia” está em sua segunda edição. Colabora com diversos jornais. Trabalhou também na Universidade de São Paulo na Divisão de Difusão Cultural quando teve a oportunidade de participar da criação do Jornal “USP Notícias” juntamente com a jornalista Dora Blöem.

Conheça os vencedores


NÍVEL I - PRÉ-ESCOLA A 4ª SÉRIE - MODALIDADE - DESENHO:
1º LUGAR - Aluna - YASMIM LAUREANO DA SILVA
Colégio - Obra Madre Marina Videmari
2º LUGAR - Aluna - ISABELLA MENDES
Colégio - Escola Cristã de Botucatu
3º LUGAR - Aluna - ANA JULIA GONÇALVES CAMILLO
Escola - Instituto Presbiteriano de Educação
4º LUGAR - Aluna - ISABELLA CONEGLIAN
Colégio - Escola Cristã de Botucatu
5º LUGAR - Aluno - LUAN RODRIGO MACHADO
6º LUGAR - Aluna - LARISSA VITÓRIA DE ALMEIDA

NÍVEL II - 5ª a 8ª SÉRIE - MODALIDADE - REDAÇÃO:
1º LUGAR
Aluna - BRUNA ALVES
Colégio - Prevê Objetivo
2º LUGAR - Aluna - CAROLINE RIBEIRO DE SOUZA
Colégio - Prevê Objetivo
3º LUGAR - Aluna - ARIELLA LOPES AMARAL COSTA
Colégio - Escola Cristã de Botucatu
4º LUGAR - Aluno - GILBERTO CERANTO JÚNIOR
Colégio - Cepra-Centro Educacional “Prof. Reinaldo Anderlini”
5º LUGAR - Aluno - PEDRO APARECIDO TONELLI JÚNIO
Colégio - E.E Dom Lúcio Antunes Souza
6º LUGAR - Aluno - KENNY GOMES EBINGER
Colégio - Instituto Presbiteriano de Educação

NÍVEL III - 1º AO 3º COLEGIAL- MODALIDADE - REDAÇÃO:
1º LUGAR - Aluna - PÂMELA GONÇALVES DE MEDEIROS
Colégio - E.E. “Dom Lúcio Antunes de Souza”
2º LUGAR - Aluna - ELLEN BERTOLLI DA SILVA
Colégio - Centro Educacional Sesi
3º LUGAR - Aluna - ARIANE ALINE PEREIRA UVAS
Colégio - E.E. “Dom Lúcio Antunes de Souza”
4º LUGAR
Aluna - BÁRBARA LUNARDI CAMPOS
Colégio - E.E. “Dom Lúcio Antunes de Souza”
5º LUGAR - Aluna- MAYARA TIAGO PIRES
Colégio - Centro de Aprendizagem Liceu Di Office - Anglo
6º LUGAR - Aluna - JULIANE CRISTINA CORDEIRO DE ALMEIDA
Colégio - E.E. “Profª. João Queiroz Marques”
NÍVEL IV - PÚBLICO EM GERAL - MODALIDADE- CONTO
1º LUGAR - VALMI TERESA VOCCI CASSEMIRO DA SILVA
Conto - “Dona Anna: mulher em pé”
2º LUGAR - ELEONETE SUELY VIDOTTO BASSETTO
Conto - “Pedacinhos de histórias”
3º LUGAR - MARLENE BONOME PEREIRA
Conto - “A herança dos bravos guerreiros”
4º LUGAR - JENIFER DE ALMEIDA DONIDA
Conto - “Famílias de Botucatu”
5º LUGAR - MARIA APARECIDA FERMINO DOS SANTOS
Conto - “Caminhos de um sonho”
6º LUGAR - LUÍS FELIPE DA COSTA
Conto - “A difusão da sagrada inocência”

Prefeitura asfalta trecho da Avenida Conde de Serra Negra

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, realizou durante essa sexta-feira, 17 de outubro, o asfaltamento de uma continuação da Avenida Conde de Serra Negra, no Jardim Cristina, Setor Leste da cidade.

Esse trecho está paralelo à pista, em elevação com o nível da via, fazendo a ligação de residências e pontos comerciais com a avenida principal.

Para a conclusão da pavimentação asfáltica serão utilizadas aproximadamente 90 toneladas de massa asfáltica, distribuída em 1200 m2 de área. “A minha casa foi a primeira a ser construída no Jardim Cristina. Estou aqui há 27 anos e pensei que nunca iria ver essa rua asfaltada. Mas agora tenho a felicidade de ver essa obra sendo feita, acabando com os longos anos de espera”, comemora a moradora Creusa de Fátima Alves de Matos.

Benedito Iglesias, proprietário de um estabelecimento comercial nessa rua, também não esconde a satisfação em presenciar esse momento. “Estou muito feliz com a obra. Essa foi uma promessa do prefeito Ielo em sua campanha, que agora se concretiza”, enfatiza.

A Avenida Conde de Serra Negra, no final do mês de setembro, também foi favorecida com o recapeamento asfáltico em um de seus trechos. Os trabalhos estavam inclusos no Programa de Conservação de Vias Urbanas, desenvolvido da Secretaria Municipal de Obras.

Vacinação contra Rubéola atinge 90,91% de imunização

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação contra a Rubéola prossegue no município em todas as Unidades de Saúde.

A campanha é destinada para homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade e o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Até aqui, a cobertura vacinal na cidade atingiu 90,91%.

O número da população nessa faixa etária é de 40.087 pessoas, sendo que 17.887 do sexo masculino e 18.555 do sexo feminino já foram imunizadas, totalizando 36.442.

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Rubéola podem ser obtidas através do telefone 3811-1100, da Secretaria Municipal de Saúde.

BFC enfrenta São Bernardo fora de casa pelo Paulista Feminino

O Botucatu Futebol Clube entra em campo neste domingo, 19 de outubro, para mais um jogo válido pela 2ª fase do Campeonato Paulista Feminino – 1ª Divisão.

A partida contra o São Bernardo FC será disputada no Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco[Baetão], em São Bernardo do Campo, a partir das 15 horas.

A equipe botucatuense segue na vice-liderança da chave 03 com seis pontos, dois a menos que o Sport Club Corinthians Paulista, primeiro colocado.

BFC/Prefeitura e São Bernardo FC já se enfrentaram no dia 20 de setembro no Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz”[Ferroviária], em Botucatu, no duelo que terminou com a goleada de 6 a 0 para as donas da casa.

Futsal de Botucatu inicia participação na 2ª fase do Paulistão

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entra em quadra na noite deste sábado, 18 de outubro, iniciando sua participação na 2ª fase do Campeonato Paulista – Série Prata.

A partida contra o Oportunity/CCB/SEMJEL, de Bragança Paulista, será disputada no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, a partir das 19 horas, e terá entrada franca aos torcedores.

O time botucatuense se classificou para esta fase da competição em segundo lugar na chave A, com uma campanha de 4 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Empregos Manager Online


Estes números colocaram a representação de Botucatu na chave F desta fase da competição, com as agremiações de Bragança Paulista e o Pinhal Futsal.

Confira abaixo os confrontos da equipe principal da AA Botucatuense/Prefeitura nesta fase do Paulistão:

18 de outubro – Ginásio II da AAB, Botucatu
19 horas - AAB/Prefeitura X Oportunity/CCB/SEMJEL
25 de outubro – Pinhal
Pinhal Futsal X AAB/Prefeitura
1º de novembro – Bragança Paulista
Oportunity/CCB/SEMJEL X AAB/Prefeitura
08 de novembro – Ginásio II da AAB, Botucatu
AAB/Prefeitura X Pinhal Futsal

Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos e Atlétic Sports.

ADPM continua liderando o Campeonato Veterano

Teve seqüência no último final de semana, o 4º Campeonato Botucatuense de Futebol Veteranos, organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol – ABAF e promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.

A sexta rodada da competição apresentou quatro partidas. No sábado, 11, o Dinamite FC venceu a Bihler Materiais para Construção por WO. Já a equipe do Botu Alarmes venceu o Sete de Setembro por 2 a 1, com gols de Luis Carlos [2], enquanto Osvaldo descontou. Cláudio Fioravante apitou a partida auxiliado por Francisco Amâncio e Mario Antonio Araújo Neto.

No campo da AD Polícia Militar, a equipe da casa venceu a sexta partida consecutiva: 3 a 1 sobre a Serralheria São Luis com gols de Vagner Valadão, To e Francisco Pilan, enquanto Marquinhos Salomão descontou. Laércio Mariotto apitou o jogo auxiliado por Claudemir Mariotto e Niltonei Costa.
AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!


Completando a rodada, a AA Ferroviária venceu o EC Beira Rio por 3 a 1, em jogo disputado no domingo,12, no Estádio “Dr. Acrisio Paes Cruz”. Os gols foram marcador por Cabeção [2] e Carlinhos. Raimundo Rivelino apitou o jogo auxiliado por Silvano e Gilson.

A competição prossegue neste final de semana com a realização da última rodada da fase de classificação. Confira a programação:

Sábado, 18:
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
14h00 – Bihler Materiais para Construção x Botu Alarmes
16h00 – Dinamite FC x Sete de Setembro FC
Local: Campo da AD Policia Militar
16h00 – AD Policia Militar x EC Beira Rio
Domingo, 19:
Local: Estádio “Dr. Acrisio Paes Cruz”
11h00 – AA Ferroviária x Serralheria São Luis

Jonas Alves vence Olimpíada Infantil

A escola municipal 'Prof. Jonas Alves de Araujo' conquistou o tri-campeonato da XI Olimpíada Infantil 'Plinio Paganini' encerrada na última sexta-feira, dia 10. A competição reuniu 13 estabelecimentos de ensino de Botucatu com alunos de até 10 anos de idade.

Estiveram em disputas as modalidades de Atletismo, Mini Miss e Mister, Queimada, Cabo de Guerra, Damas, Xadrez, Futebol Society, Futsal, Prova Intelectual e Bétis.

A escola Jonas Alves somou 114 pontos contra 98 da Obra Madre Marina Videmari, vice-campeã, e 93 do Colégio Liceu/Anglo, terceiro colocado.


Também foram eleitos os destaques da competição. No masculino, os três melhores foram Wellington Felipe da Silva Gomes[Obra], Matheus Francisco Arruda[Sesi] e Gabriel B. dos Santos[Angelino]. No feminino, Fernanda Talia da Silva[Obra], Natália Tieme[Liceu/Anglo] e Livia Costa[Santa Marcelina].

Atleta do projeto social é vice-campeã Paulista

No último sábado, dia 11, foi realizado no Clube Concórdia em Campinas, o Campeonato Paulista de Judô da 2º divisão. O evento reuniu a participação de diversos judocas de várias equipes do Estado.

Botucatu foi representado pela Associação de Judô Mata Sugizaki que competiu com Patrícia Paes Galdi, no juvenil meio leve, Moacir Donizete Augusto, adulto super ligeiro e Jéssica Sisa Carvalho, adulto médio.

Segundo o professor e técnico Victor Leopoldo, que esteve com os atletas em Campinas, os botucatuenses que competiram são dos Projetos Assistenciais com parceria da Secretaria de Esportes - Prefeitura Municipal.

Victão comenta a participação de cada atleta. “Patrícia infelizmente acabou perdendo a primeira luta e a repescagem, acho que o medo a atrapalhou um pouco, pois, era a sua primeira participação no Campeonato Paulista. O atleta Moacir lutou muito bem, ganhou as duas primeiras lutas por ippon e parou na semifinal para o campeão da categoria, na repescagem também não teve sucesso. Já Jéssica que estava num dia inspirado, lutando focada e concentrada, ganhou as duas primeiras lutas ippon logo no começo do combate, mas na final por uma pequena bobeira acabou perdendo, tinha chances suficientes para sair de lá com a medalha de ouro”, destacou.

Esses atletas, junto com a Associação de Judô Mata Sugizaki, estarão participando no dia 25 de outubro da ultima etapa do circuito regional na cidade de Perdeneiras.
Os alunos da Mata Sugizaki contam com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, AMU - Associação Mulher Unimed, Botica Oficinal e Resiplan.

Botucatu conquista 17 medalhas no Paulista de karatê

A equipe botucatuense de Karatê, do Projeto “Esporte Comunitário” participou no último sábado, 11, em Itapecerica da Serra, do 15º Campeonato Paulista de Karatê Interestilos. A competição reuniu diversos atletas de várias cidades do Estado.

Assessoria Jurídica


Botucatu contou com a participação de 13 atletas, orientados pelo professor Vicente Senno. Ao todo foram conquistadas 17 medalhas, sendo 3 de ouro [Nayara Fátima Brunellis, Dara Nicoli Fudolli e Samuel Henrique dos Santos], 5 de prata [Dara Nicoli Fudolli, Gabriel Dolara Araújo, Allan Felipe Modesto de Souza, Antonio Carlos Martins e Sabrina Alessandra Candido] e 9 de bronze [Laiz Galdino Covas, Tiago Felipe de Lima Lacerda, Nayara de Fátima Brunellis, Sandra Aparecida Fudolli, Antonio Carlos Martins, Ramon Henrique Maitan, Edison Rodrigues Batista, Sabrina Alessandra Candido e Willian Fernando Pires].

Vitoriana entra em quadra pela Copa Record de Futsal

A equipe de futsal do Distrito de Vitoriana [representada pela Dinabol] começa a partir desta segunda-feira, 20, a disputa por uma vaga na semifinal da Copa Recor de Futsal - Série Prata.


O time botucatuense vai jogar em Manduri contra a representação de Bariri. Na quarta-feira, 22, Vitoriana encara o time de Jaú no Ginásio da AA Ferroviária, a partir das 21 horas. As duas primeiras equipes da chave avançam às semifinais.

Na outra chave estão Palmital, Ourinhos e Ibitinga.

Seqüestro em Santo André termina com vítima gravemente ferida

Da Agência Brasil

Os seqüestro de duas adolescentes na cidade de Santo André, na Grande São Paulo, pelo ajudante de produção Lindemberg Fernandes Alves terminou com as duas vítimas feridas, uma delas gravemente.

A namorada de Fernandes, que foi seqüestrada na última segunda-feira (17), está internada em estado gravíssimo no Hospital Municipal de Santo André. Ela foi atingida cin um tiro na cabeça A outra garota foi ferida com um disparo na boca, mas passa bem.



Os disparos que atingiram as garotas foram feitos em meio à ação de invasão do apartamento pela Polícia Militar. De acordo com a PM, que conduziu as negociações com o seqüestrador, a invasão só ocorreu após disparos terem sido ouvidos dentro do local.

Durante o seqüestro, Fernandes chegou a ser entrevistado ao vivo por programas de televisão e sites. Na terça-feira (14), o seqüestrador liberou uma das meninas. Na quinta (16), no entanto, ela foi reconduzida pela polícia ao cativeiro.

Estado abre licitação para dois novos corredores de ônibus em SP

O Governo do Estado lançou editais para licitação de dois novos corredores de ônibus na região metropolitana da capital. O primeiro projeto liga São Paulo e Itapevi e o segundo São Paulo e Guarulhos. Ambos fazem parte do Plano de Expansão criado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que investirá R$ 19 bilhões no setor.

Nesta sexta-feira, 17, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), lançou o edital de concorrência pública para contratação da empresa que consolidará o projeto funcional do Corredor de Ônibus Itapevi - São Paulo (Butantã) e desenvolverá os projetos básico e executivo para implantação do trecho prioritário entre o futuro Terminal Metropolitano Itapevi e a Estação Jandira da CPTM. O valor estimado para a execução dos serviços é de R$ 3,8 milhões. O aviso de licitação foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Na terça-feira, 13, foi lançado o edital para o Corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi). As obras, que devem começar no primeiro semestre de 2009, representam um investimento de R$ 400 milhões. Os estudos iniciais indicaram o transporte diário de 140 mil passageiros.

A concorrência pública para a contratação de empresa que desenvolverá o projeto funcional dos três trechos do Corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi) e os projetos básico e executivo para o primeiro trecho, está disponível para consulta dos interessados no site da EMTU no endereço http://www.emtu.sp.gov.br/licitacaonova/

Os editais completos podem ser adquirido em CD-ROM por R$ 5 na unidade da empresa, em São Bernardo do Campo, na Rua Joaquim Casemiro, 290, das 8h30 às 16h, no Departamento de Compras e Contratos. A sessão pública de abertura da concorrência do corredor Guarulhos – São Paulo acontece no dia 14 de novembro, às 10h30, na EMTU, e a sessão de concorrência do corredor Itapevi – São Paulo no dia 18 de novembro, às 10h30.

Guarulhos – São Paulo

A concepção do corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi) privilegia a via totalmente exclusiva para ônibus (sem interferência do tráfego geral). Atenderá principalmente o município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com cerca 1 milhão de habitantes e que, atualmente, não conta com sistema estruturado de transporte.

O Corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi) terá 31 km de extensão e foi dividido em três trechos:

Trecho 1: Taboão a Tucuruvi
Trecho 2: Taboão a São João
Trecho 3: Vila Endres a Penha

Itapevi – São Paulo

A região a ser beneficiada pelo Corredor Itapevi - São Paulo (Butantã) tem como característica marcante a presença do trem metropolitano, mas não conta com uma rede integrada do sistema. Neste contexto, a obra promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais metropolitanas, trens e metrô, garantindo maior mobilidade nos deslocamentos da população da sub-região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, além de viagens mais rápidas, seguras e confortáveis.

O Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi - São Paulo inicia a partir do futuro Terminal Itapevi, junto a Estação da CPTM, em Itapevi, e segue até a futura Estação Butantã do Metrô (Linha 4 - Amarela), na capital paulista. Ele terá 33 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes. A construção do novo viário entre Itapevi e Jandira, de aproximadamente 5 quilômetros, fará a interligação das Estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira. A obra promoverá, ainda, a articulação entre os bairros vizinhos ao sistema de transporte estruturado e a valorização dos espaços urbanos com a implantação de tratamento paisagístico, calçadas e ciclovias.

Policiais civis de todo Brasil prometem paralisação em apoio a grevistas de São Paulo

Da Agência Brasil

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) vai fazer uma paralisação nacional por duas horas, no próximo dia 29, em apoio à greve dos policiais civis em São Paulo. De acordo com a Adepol, a paralisação terá início às 14 horas.

Ontem (16), os policiais civis paulistas que estão em greve há mais de um mês, entraram em confronto com policiais militares próximo ao Estádio do Morumbi, na zona sul de São Paulo. A intenção dos policiais civis era fazer uma passeata até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Entretanto, as ruas ao redor do Palácio foram bloqueadas pelos policiais militares, já que a área é considerada de segurança e é proibido fazer manifestações no local. Os manifestantes tentaram furar o bloqueio dos policiais militares e prosseguir com a passeata, mas foram contidos com bombas de gás lacrimogênio. Na confusão, os policiais trocaram tiros com balas de borracha e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Na tarde de hoje (17), os policiais civis devem se reunir com as centrais sindicais para discutir sobre os rumos da greve no estado. Ontem, o governador José Serra criticou o movimento grevista, dizendo a uma rede de televisão que a manifestação tinha intenções políticas e sindicais, principalmente às vésperas do segundo turno das eleições municipais. Antes do confronto, o governador já havia reiterado à imprensa que só negociaria o reajuste salarial com os policiais civis quando a greve tivesse fim.

Também ontem, a Força Sindical enviou nota repudiando o posicionamento do governador e dizendo que é “intolerável que um governador eleito democraticamente utilize métodos truculentos contra servidores em luta”. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também criticou o governo afirmando que o “autoritarismo, a falta de diálogo, o desrespeito, a truculência fascista e a irresponsabilidade criminosa” promoveram uma guerra.

PF prende vereador e esposa em Campos (RJ), acusados de compra de votos

Da Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu hoje (17), em Campos (RJ), um vereador e sua esposa, numa operação para combater a compra de votos no município. Segundo nota divulgada pela PF, as prisões resultaram de investigação acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF) “com a finalidade de apurar a prática de compra de votos nas eleições municipais de 2008”.

Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador é Marcus Alexandre, do PTdoB. O partido integra a coligação do candidato Arnaldo Vianna (PDT), que disputa o segundo turno com a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB). Após prestarem depoimento, os réus serão encaminhados ao sistema carcerário.


De acordo com a PF, houve apreensão de material e interceptação telefônica que “forneceram robustas provas de intensa movimentação de uma quadrilha com objetivo de compra de votos”.

“O vereador é reincidente em inquérito por prática de compra de votos ocorrida na eleição de 2004, tendo à época sido expedido mandado de prisão por coação de testemunhas, sendo que neste processo penal estranhamente as testemunhas mudaram seus depoimentos na Justiça”, diz nota da PF.

O município de Campos, no norte fluminense, tem registrado eleições tumultuadas nos últimos anos, por denúncias de abuso de poder econômico e compra de votos.

Cultura anuncia finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura

A Secretaria Estadual da Cultura divulgou a lista com os dez finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura que destinará R$ 200 mil para o melhor romance publicado em 2007 e o mesmo valor para primeira obra de autor iniciante.

Estiveram presentes à solenidade, realizada na Casa das Rosas, na quinta-feira, 16, o secretário de Estado da Cultura, João Sayad; o chefe de gabinete Sergio Tiezzi; o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), André Sturm; o diretor-executivo da Casa das Rosas, Frederico Barbosa; o escritor Marcelino Freire e representantes de editoras, entre outros.

O prêmio foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura com a finalidade de incentivar a produção literária e a leitura no Brasil. Os dois vencedores serão conhecidos pelo público no dia 24 de novembro.


Lista de finalistas


Melhor Livro do Ano

1 – “Antonio”, de Beatriz Bracher (Editora 34)
2 – “A Copista de Kafka”, de Wilson Bueno (Editora Planeta)3 – “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza (Editora Record)
4 – “A Muralha de Adriano”, de Manalton Braff (Editora Bertrand Brasil)
5 – “O Sol se Põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho (Editora Companhia das Letras)

Autor Estreante

1 – “Casa Entre Vértebras”, de Wesley Peres (Editora Record)
2 – “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy (Editora Record)
3 – “Desamores”, de Eduardo Baszczyn (Editora 7 Letras)
4 – “Estado Vegetativo”, de Tiago Novaes (Editora Callis)
5 – “Lugares que Não Conheço, Pessoas que Nunca Vi” (Editora Agir)

Juri inicial

1 - Ivana Arruda Leite
2 - Marcia Elisa Garcia de Grandi
3 - Marcia Tiburi
4 - Paula Fábrio
5 - Evandro Affonso Ferreira
6- Horácio Costa
7 - Michel Sleiman
8 - Cláudio Daniel
9 - Julio Pimentel Pinto Filho
10 - Marcelino Freire

Conselho curador

1 – Virna Teixeira
2 – Marcos Kirst
3 – Marino Lobello
4 – Frederico Barbosa
5 – Antonio Vicente Pietroforte

Da Secretaria da Cultura

Dia Nacional contra a Baixaria na TV aborda publicidade infantil

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e Legislação Participativa, juntamente com mais de 60 entidades parceiras da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", promovem no domingo (19) a 5ª edição do Dia Nacional contra a Baixaria na TV, com o tema publicidade infantil. As emissoras públicas (TV Brasil, TV Câmara, TVs Universitárias, TVs legislativas e comunitárias) irão levar ao ar, ao vivo, uma edição especial do programa Ver TV.

Entre outros convidados, participarão do programa a deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG); o ex-deputado Orlando Fantazzini, um dos idealizadores da campanha; a coordenadora do projeto Criança Consumo, do Instituto Alana, Isabella Vieira,; e a presidente do instituto Ayrton Senna, Viviane Senna. O Ver TV será transmitido na TV Câmara das 13h30 às 15 horas.

Durante o programa, o telespectador poderá participar enviando perguntas para o endereço eletrônico vertv@tvbrasil.org.br e também ligando gratuitamente para o telefone 0800-619-619.

Para mais informações, acesse www.eticanatv.org.br.

Objetivo
O objetivo da campanha é levar a população a participar do esforço por uma televisão mais comprometida com a ética, a qualidade e a diversidade, e alertar a sociedade sobre os males que podem ser causados pela publicidade dirigida às crianças e adolescentes.

A campanha divulga regularmente o Ranking da Baixaria na TV. No último levantamento, realizado entre os meses de maio e setembro deste ano, o líder em denúncias, com 80% das reclamações, foi o programa Terceiro Tempo, da Rede Bandeirantes, com 1.200 queixas de telespectadores de um total de 1.500 atendimentos.

O resultado será encaminhado ao Ministério Público Federal pela coordenação da campanha e pelos presidentes das comissões de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e de Legislação Participativa, deputado Adão Pretto (PT-RS). O objetivo é que seja elaborado um termo de ajustamento de conduta, pelo qual as emissoras assumam o compromisso de não mais veicularem conteúdos ofensivos aos direitos dos cidadãos previstos na Constituição e na legislação em vigor.

Projeto
A Câmara analisa uma proposta que proíbe a publicidade de produtos destinados a crianças. O Projeto de Lei 5921/01, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), foi aprovado em julho pela Comissão de Defesa do Consumidor na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Maria do Carmo Lara.

Pelo texto, será proibido qualquer tipo de publicidade e de comunicação mercadológica dirigida à criança, em qualquer horário e por meio de qualquer suporte ou mídia, seja de produtos ou serviços relacionados à infância ou relacionados ao público adolescente e adulto. Ou seja, a publicidade de qualquer produto ou serviço deve sempre ser dirigida ao público adulto.

Da Agência Câmara

Programa de qualificação tem mais de 6 mil vagas em cursos grátis

Estão disponíveis em todo o Estado de São Paulo 6.077 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em cursos gratuitos em áreas como vendas, informática, construção civil, administração, atendimento, entre outras.

As aulas serão ministradas em unidades do SENAC, SENAI e ETEC. As inscrições vão até o preenchimento de todas as turmas.

Os pré-requisitos são: ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso.

Empregos Manager Online

Para inscrever-se, o candidato deve fazer cadastro em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), onde será necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino. Os endereços dos postos estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat. Nos municípios onde não há PAT o candidato deve ir diretamente até o local dos cursos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada do interessado.

O objetivo do Programa Estadual de Qualificação Profissional é qualificar o trabalhador para aumentar suas chances de ocupação, atendendo às demandas do mercado de trabalho de cada região. Os cursos têm matérias de habilidades específicas (aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais, com reforço do ensino básico.

Entre 2008 e 2010 o PEQ vai beneficiar 180 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. O material didático contém apostilas impressas e DVDs que são exibidos em sala de aula.

O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo inédito realizado a partir de dados colhidos ao longo de 2007. Esse diagnóstico apresenta as demandas de mão-de-obra e de capacitação profissional. Desta forma, os cursos oferecidos estão sintonizados com as reais necessidades do mercado de trabalho de cada região.

Confira as vagas

* SENAI (Estado de São Paulo)
* SENAI (capital e ABC)
* SENAC (Estado de São Paulo)
* SENAC (capital)
* ETEC (Estado de São Paulo)

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Candidato a prefeito eleito atrás das grades consegue liberdade

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi concedeu liminar em habeas-corpus a Walter Tenan, candidato eleito à prefeitura do município de Porecatu (PR). O empresário é acusado de receptação de mercadorias, formação de quadrilha e posse ilegal de munição proibida. Foi eleito, estando preso desde o dia 10 de setembro.

O ministro do STJ entendeu que o decreto de prisão está fundamentado em aspectos incapazes de sustentá-lo, como a gravidade abstrata dos fatos criminosos, a suposição de que, solto, influenciaria negativamente funcionários testemunhas no processo, além da repercussão e do clamor social. Para o ministro Mussi, são argumentos desvinculados de fatores concretos que indiquem a necessidade da prisão.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!


O ministro relator do habeas-corpus também considerou a eleição do empresário, e o fato de ter residência fixa, ser primário e não ter antecedentes criminais. Concluiu, assim, que não estava claro o risco que o empresário pode representar uma vez solto. A liminar foi concedida na última quarta-feira, dia 15, e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foi comunicado por meio de telegrama na noite do mesmo dia.

Prisão

A denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Walter Tenan foi recebida pelo juízo singular (primeiro grau), que decretou a prisão do empresário. Ele foi preso um dia antes do prazo estipulado pelo Código Eleitoral, que veda a prisão dos candidatos 15 dias antes das eleições às quais concorrem.

Inicialmente uma prisão temporária (com prazo menor), em 24 de setembro a prisão foi convertida em preventiva. Sua defesa ingressou com pedido de habeas-corpus no TJPR. O desembargador relator do pedido negou a liminar, mantendo a prisão. A defesa, então, recorreu diretamente ao STJ, antes mesmo da análise do mérito pelo Tribunal paranaense.

Para a concessão da liminar, o ministro Jorge Mussi superou o impedimento imposto pela Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF). Esta súmula admite o habeas-corpus contra indeferimento de liminar de decisão que se apresente manifestamente ilegal. O mérito do habeas-corpus no STJ ainda será analisado pela Quinta Turma, que poderá manter ou revogar a liminar concedida.

Do Supremo Tribunal de Justiça

Estudantes têm até novembro para se inscrever no Fies

Da Agência Brasil

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 2 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) referente ao segundo semestre de 2008.


A Portaria n.º 721, publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União, altera também a data para os candidatos aprovados formalizarem o contrato de financiamento para 17 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site do ministério.

INSS convoca segurados para reavaliar perícia do auxílio-doença

Da Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca hoje (17), por carta, 2.525 beneficiários para a reavaliação do auxílio-doença concedido há dois anos e com prazo para terminar em novembro. A perícia poderá ser marcada por telefone no número 135 ou pela internet – www.previdencia.gov.br. Pelo 135, basta o segurado fornecer o número do benefício e a data de nascimento.

Quem receber a convocação e não agendar ou deixar de comparecer à perícia, terá o benefício suspenso. Ao marcar a perícia, o benefício fica automaticamente prorrogado até a data do exame.


Nos casos em que o segurado estiver hospitalizado ou impedido de se locomover, um representante legal tem que comparecer à agência responsável pelo pagamento do benefício, em dez dias a partir do recebimento da carta, para comunicar a impossibilidade do segurado e pedir a perícia no local em que ele estiver.

FMB/HC: Maior colégio eleitoral da Unesp escolhe Herman para reitor

A chapa “Avanço Institucional” encabeçada pelo atual vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald foi a mais votada pelos eleitores da Faculdade de Medicina/Unesp e Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu – um dos maiores colégios eleitorais da universidade (3.233 eleitores) para comandar a instituição no quadriênio 2009/2012. Com 33,8% da preferência dos docentes, servidores e alunos, Herman, que tem como candidato a vice o professor Julio Cezar Durigan, conquistou 463 votos. A dupla concorrente (chapa Unesp Coesa, Eficiente, Autônima), dos professores Amilton Ferreira e Eunice Oba, teve 27,3% dos votos (494).

O segmento dos docentes foi o que mais participou. Dos 255 aptos a votar, 202 compareceram. Entre os 1.597 servidores, 612 registraram sua escolha. No entanto, entre os 1.381 alunos, somente 225 optaram por uma das chapas.

Assessoria Jurídica


Herman é professor da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Guaratinguetá e Durigan, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal. Amilton Ferreira é do Instituto de Biociências de Rio Claro e Eunice Oba, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, câmpus de Botucatu.

A presidente da Comissão Eleitoral da FMB/HC, professora adjunta Beatriz Bojikian Matsubara, avalia que o processo de votação, iniciado dia 14 e concluído dia 16, transcorreu absolutamente dentro da normalidade. “A experiência da DTA (Divisão Técnica Administrativa) neste tipo de evento foi fundamental. Só achei que a participação dos estudantes foi baixa demais”, comenta.

O resultado da consulta será homologado pelo Colégio Eleitoral, em reunião no dia 29 de outubro.

Leandro Rocha - Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/HC

Secretários deverão esclarecer projetos e passes saúde na Câmara

Na próxima segunda-feira, dia 20, durante a sessão da Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Gilberto Borges, deverá estar presente para prestar alguns esclarecimentos sobre os projetos de lei Complementar no. 19, 20 e Projeto de Lei no. 21, que tratam de créditos adicionais solicitados para atender pedido da Secretaria Municipal da Educação para as áreas de Ensino Fundamental e Educação Infantil.

A presença do secretário visa atender uma solicitação do vereador Prof. Caldas que julga necessária a medida para que os projetos sejam analisados com mais critérios pelos vereadores.



Assim como o Secretário Municipal de educação, atendendo também a um requerimento do parlamentar do PC do B, no dia 22, próxima quarta-feira, os secretários municipais de saúde e planejamento também deverão comparecer à Câmara Municipal, às 14 horas, para prestar esclarecimentos sobre a venda e distribuição de passes-saúde.

HC/FMB/Unesp retoma vacinação contra a rubéola no campus

Com o objetivo de imunizar 95% dos quase 5 mil servidores do campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Hospital das Clínicas, vinculada à Faculdade de Medicina retomou a campanha de vacinação contra a rubéola. A imunização vai até o próximo dia 31.

A iniciativa pretende ampliar o total imunizado no campus durante a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, encerrada em setembro. Segundo o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), o total de pessoas imunizadas somente na Faculdade de Medicina foi de 2.851, número considerado insuficiente conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Estão programadas ações em todas as unidades das Faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências Agronômicas e do Instituto de Biociências. Também haverá posto fixo de vacinação no HC/FMB.

A enfermeira responsável pelo CRIE, Edna Maria de Souza Carvalho, frisa que devem se imunizar pessoas de 21 a 39 anos, de ambos os sexos. Algumas restrições se aplicam às grávidas. Conforme explica, a realização da campanha pretende garantir maior segurança a usuários e profissionais das quatro instituições. “A maioria dos servidores e corpo discente da Unesp, em Botucatu, tem essa faixa etária, considerada de risco para a rubéola”, declara Edna.

A ação está dentro do compromisso firmado pelos países das América durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan – Americana da Saúde (OPAS) de eliminar a doença até o ano de 2010.

Sobre a rubéola

A rubéola é uma doença exantemática aguda, de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade e poder de disseminação. Clinicamente é caracterizada pela presença de exantema máculo-papular e puntiforme difuso, iniciando-se na face, couro cabeludo e pescoço, alastrandose posteriormente para o tronco e os membros.

A importância da rubéola em saúde pública está relacionada ao risco da infecção em gestantes que pode acarretar abortos, natimortos e/ou ser transmitida ao feto e causar a síndrome da rubéola congênita (SCR). Dentre as anomalias presentes na SRC as mais comuns são: deficiência auditiva (surdez), lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas (persistência do canal arterial, estenose da válvula pulmonar), alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

A doença é transmitida de pessoa a pessoa, por meio do contato direto com gotículas de secreções nasofaríngeas de indivíduos infectados. A transmissão indireta, mesmo sendo pouco freqüente, ocorre mediante contato com objetos contaminados com secreções, sangue e urina. A rubéola congênita é transmitida pela via transplacentária, com infecção da placenta e feto, logo depois da viremia materna. A infecção pode resultar em malformações de vários tipos, dependendo da fase em que o vírus se instalou.

Flávio Fogueral - Assessoria de Comunicação e Imprensa FMB

Últimos dias para exposição ‘Tataum: Trajetórias’


Prossegue até o próximo dia 25 de outubro no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, a exposição ‘Tataum: Trajetórias’. A entrada é franca.

Os trabalhos são assinados por Petrocino, sendo selecionados pelo Projeto de Exposições do MAC no ano de 2008. O acervo é formado por obras esculturais e pinturas, marcando os 10 anos da criação do projeto ‘Tataum’.

A mostra materializa os gestos usualmente feitos na regência de uma orquestra, como se eles estivessem “congelados”. Partindo dos signos de convenção próprios da arte de reger, o trabalho se desenvolve explorando os movimentos em suportes bi e tridimensionais, numa alusão aos andamentos da música e aos estados de espírito que eles provocam.

Tomando os gestos utilizados na regência de orquestra como ponto de partida, o trabalho procura ir além da teoria musical, e expõe outras sensações, como um tipo de andamento, não somente o da música, mas também dos diversos ritmos próprios de cada ser humano.

O MAC Itajahy Martins está localizado à Avenida Dom Lúcio, 755, Centro. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, de terça-feira a sexta-feira, e das 9 às 13 horas, aos sábados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-0133.