outubro 16, 2008

Futsal de Botucatu vence Nova Europa e avança no Paulistão – Série Prata

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, venceu fora de casa o Nova Europa Futsal na noite de quarta-feira, 15 de outubro. O jogo valeu pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de Futsal - Série Prata.

A partida foi disputada na cidade de Araraquara e terminou com o placar de 7 a 4. Os gols botucatuenses foram marcados por Arthur [2], Gú [2], Lucas [2] e Diego.

A vitória confirmou a segunda colocação da chave A para a Veterana e também uma vaga para a próxima fase da competição. Na seqüência da competição a equipe de Botucatu vai compor o grupo F, junto de Pinhal Futsal e Oportunity/CCB/SEMJEL, de Bragança Paulista.

Confira os confrontos da equipe da AA Botucatuense/Prefeitura nesta fase do Paulistão.

18 de outubro – Ginásio II da AAB, Botucatu
19 horas - AAB/Prefeitura X Oportunity/CCB/SEMJEL
25 de outubro – Pinhal
Pinhal Futsal X AAB/Prefeitura
1º de novembro – Bragança Paulista
Oportunity/CCB/SEMJEL X AAB/Prefeitura
08 de novembro – Ginásio II da AAB, Botucatu
AAB/Prefeitura X Pinhal Futsal

Juvenil – A equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura também garantiu vaga para a seqüência do Paulistão, com a primeira colocação da chave B.

De forma invicta, o grupo comandado pelo técnico Paulo Barros construiu uma campanha de 5 vitórias e um empate na fase inicial, conquistando um lugar nas quartas-de-final da competição, porém, ainda sem adversário definido.

Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Brincando em Paz estará presente no V Dia de Viver Bem

A Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos recebe neste sábado, 18 de outubro, o V Dia de Viver Bem, promovido pela equipe de Saúde da Família do Jardim Iolanda.

Dentre as atividades programadas, o evento contará com a presença do “Brincando em Paz”, projeto da Secretaria de Segurança, através da Guarda Civil Municipal, que estará coordenando brincadeiras para as crianças.

Os profissionais do projeto farão pintura de rosto, corpo e mãos e exibirão o painel com as pinturas pela paz, além da oficina de barangandão, na qual dobra-se uma folha de jornal até ficar pequena e, depois de cortar tiras de papel colorido, deve-se fazer um sanduíche com o jornal, amarrando bem firme um cordão na ponta. Finalizado este trabalho, é só girar e começar a brincadeira.



A EMEF Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos está localizada à Rua Rosa Maria Camargo Basseto, nº 214, no Jardim Flamboyant.

USF Jardim Aeroporto – Também neste sábado, 18 de outubro, a equipe da Unidade Saúde da Família do Jardim Aeroporto promove um dia animado para todas as crianças do bairro e entorno da região.

As atividades programadas das 8 às 14 horas são oficina de pipas, pintura de rosto, bexiga de bichos, médicos da alegria, mágico, gincanas e desenho livre.

O evento será realizado na Unidade Saúde da Família do Jardim Aeroporto, localizada à Rua Um, nº 60. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3813-9231.

Ampliação da Escola Angelino de Oliveira entra em sua fase final

As obras de ampliação das dependências da Escola Municipal Angelino de Oliveira entram em sua fase final. Os trabalhos tiveram início no mês de julho, e estão sendo desenvolvidos pela empresa SSM Construções e Instalações Ltda, vencedora do processo licitatório.

O projeto da obra consistiu na construção de duas salas de aula, uma área de recreação com brinquedos de madeira, uma quadra de areia e a reforma da cozinha, além da ampliação de uma área para lavanderia.

Atualmente os funcionários trabalham na montagem dos brinquedos de madeira da área de recreação. Ainda está prevista a pintura e colocação de uma nova iluminação.
A obra está orçada em R$ 115.417,37 [cento e quinze mil quatrocentos e dezessete reais e trinta e sete centavos].


Outros benefícios – A escola Angelino de Oliveira foi beneficiada recentemente com a ampliação e cobertura de sua quadra poliesportiva.

Nas dependências da quadra foram construídos sanitários para o público masculino e feminino, vestiários, salão de jogos e palco para apresentações.

Os vestiários são equipados com chuveiros e vasos sanitários, com acesso para portadores de necessidades especiais, bem como os banheiros para o público. A quadra recebeu fachadas com tijolos aparentes e com venezianas translúcidas, para melhorar a iluminação e ventilação.

Anteriormente a essa ampliação, o local foi favorecido com cobertura composta por estrutura e telhas metálicas em forma de arco, para dar maior proteção à quadra.

Aula inaugural da UAB será no sábado

Começa no dia 18, de outubro, sábado, o Curso de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, que será oferecido em Botucatu pela Universidade Aberta do Brasil. A aula inaugural está marcada para as 9 horas, no Pólo de Porto Feliz. A responsabilidade por ministrar as aulas ficou com a Universidade Federal Fluminense.

A aula inaugural vai reunir os alunos dos Pólos de Botucatu, Araras e Votorantim. Os alunos terão a apresentação do desenho de cada um dos cursos, das disciplinas ofertadas e demais informações necessárias para o andamento das atividades.

A cidade de Botucatu foi escolhida como um dos 22 pólos do programa Universidade Aberta do Brasil, e por isso sediará o curso no Centro Municipal de Educação Permanente - CEMEP, localizado na Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176.

O Pólo da UAB de Botucatu é um dos 22 implantados em 2008 no Estado de São Paulo. Como os demais Pólos do Estado, é uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Educação, Universidades Federais e a Prefeitura Municipal. Cabe à Prefeitura oferecer o espaço físico e ao MEC o pessoal para a realização dos cursos.
Empregos Manager Online


Inicialmente o Pólo UAB de Botucatu irá oferecer cursos de especialização, com duração mínima de 360 horas. Os cursos já aprovados para Botucatu são “Novas Tecnologias no Ensino da Matemática”, “Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância” e “Educação Especial”.

Os dois primeiros serão coordenados e oferecidos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. O de Educação Especial será oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Os outros dois cursos serão oferecidos em 2009.

Confira os aprovados.
Ana Maria Corazza Basseto
Ana Paula Ramos Martini
André Ricardo Pescatori
André Roberto Bassan
Andréia Cristina Innocenti Pinto
Camila Lucimeire Mendes Scarparo
Élida Maria Severino
Fabiana Aparecida Soares
Floriana das Graças Cavalcanti
Gleyce Azuaga Hermenegildo
Godofredo Ramos Nogueira
Helen Manhani Silva
Helena Cristina Peres
Luiz Carlos Bentivenha
Márcio da Silva
Neury Alberto Francisco
Priscila Vandrea Camargo Duarte Romani
Rita de Cássia Stafico Brisighello
Soraia Fátima de Souza
Virgínia Maria Fontes Cardoso
Wellington da Silva
Wladimir Lardo Sanchez

Pelo menos 23 pessoas ficam feridas em confronto entre policiais em São Paulo

Da Agência Brasil

Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas hoje (16) durante confronto entre policiais civis e militares em São Paulo. Os policiais civis, em greve há exatamente um mês, faziam uma passeata de protesto do estádio do Morumbi ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, quando foram impedidos de prosseguir pela PM. As ruas que cercam o Palácio dos Bandeirantes são consideradas área de segurança e manifestações são proibidas nesses locais.

Em comunicado, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que recebeu 13 vítimas do confronto e que nenhum deles estava em estado grave. Segundo o superintendente do hospital, Luís Fernando Aranha Camargo, até às 19h, cinco das vítimas já haviam sido liberadas.

A unidade Morumbi do Hospital São Luiz informou que recebeu cinco policias civis feridos, que foram atendidos pela equipe médica e já liberados. Um dos pacientes atendidos sofreu queimaduras de terceiro grau na região abdominal e outro teve fraturas expostas no segundo dedo da mão direita. O Hospital Itacolomy afirma ter recebido também cinco pessoas e que todas foram liberadas.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!


Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que ainda não pretende se pronunciar sobre o confronto. A Polícia Militar disse que não fará nenhum pronunciamento e que isso caberá somente à SSP.

A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes também disse que não se pronunciaria, pois o governador José Serra já havia dado entrevistas sobre a greve. Em evento hoje, antes do confronto entre os policiais, Serra reiterou à imprensa que só negociará reajuste salarial com os policias civis quando a greve terminar.

Bancários rejeitam proposta da Fenaban e greve continua

Da Agência Brasil

Terminou sem acordo a reunião de hoje (16) entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Os representantes dos trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban durante o encontro na capital paulista em que foram retomadas as negociações entre patrões e empregados, suspensas desde o começo da greve dos bancários. A nova oferta dos banqueiros não foi sequer encaminhada para votação em assembléias.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf), a Fenaban ofereceu 9% de reajuste para os salários de até R$ 1.500 e para a gratificação de caixa. Para as demais faixas salariais e para os benefícios, a entidade patronal manteve os 7,5% que tinham sido propostos na abertura das negociações no dia 24 de setembro.


Em nota, a Contraf afimou que a proposta “não altera praticamente nada” a anterior e por isso “já foi rejeitada pelo Comando Nacional na mesa de discussão”.

De acordo com entidade, as negociações prosseguem amanhã (17), às 11h, e a orientação do Comando é manter a greve até que os bancos apresentem uma nova proposta que contemple as reivindicações da categoria.

As 148 bases sindicais dos bancários ligados à Contraf realizam agora à noite assembléias para decidir se acatam ou não a orientação nacional de manutenção da greve.

Até às 20h já tinham optado pela continuação do movimento os bancários de São Paulo, do Distrito Federal, de Juiz de Fora (MG) e dos municípios gaúchos de Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul.

Campanha para coibir tráfico de animais vai contar com imagens chocantes

Da Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai utilizar imagens chocantes em campanha para coibir o tráfico de animais. De acordo com o ministro Carlos Minc, a idéia é conseguir o mesmo impacto das campanhas publicitárias de combate ao fumo.

“Pode até parecer mundo-cão, mas, infelizmente, as imagens e campanhas muito bonitinhas não funcionam. A gente tem que pegar pesado pra fazer efeito”, justificou.

Os cartazes da Campanha Nacional de Proteção à Fauna, lançada hoje (16), vão mostrar imagens de bichos silvestres debilitados ou até mortos com o slogan. "Isso acontece porque você compra".


De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por ano, cerca de 50 mil animais apreendidos em todo o país são recebidos pelos centros de triagem de animais silvestres. No entanto, estudos do MMA mostram que o comércio ilegal chega a 10 milhões de animais por ano.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, os maiores alvos do comércio ilegal de bichos silvestres no Brasil são espécies de passariformes e primatas. “O comércio de animais se aproxima do tráfico internacional de drogas, movimenta muitos milhões”, comparou.

Além das peças publicitárias, a campanha inclui o projeto “A Escola é o bicho”, em parceria com o Ministério da Educação, para capacitar professores para educação contra o tráfico de animais. “A rapaziada é mais sensível. Queremos falar com os estudantes para a informação chegar aos pais”, comentou Minc.

A parceria com organizações não-governamentais estrangeiras para conscientização de potenciais compradores de animais brasileiros e a prestação de esclarecimentos legais sobre a manutenção de animais silvestres em casa também serão abordados pela iniciativa.

“Muita gente tem um pássaro em casa, é bonitinho, canta. Mas o dono não sabe se é legal ou ilegal, se tem autorização do Ibama, se tem anilha [anel de identificação]. Vamos esclarecer esses aspectos. Isso não se resolve só com polícia, mas mexendo nos corações e nas mentes das pessoas”, apontou o ministro.

No próximo dia 1º, o ministério lançará o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada. A edição mais recente, com dados anteriores a 2002, lista 633 espécies ameaçadas de extinção, com os grupos de invertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, invertebrados aquáticos e peixes. “Esse número infelizmente aumentou”, adiantou Minc.

Balanço da Fiesp aponta criação de 11 mil vagas na indústria em setembro

Da Agência Brasil

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) anunciou hoje (16) que 11 mil vagas foram criadas na indústria no mês de setembro. Segundo o balanço, dos 21 setores analisados, 13 tiveram um desempenho positivo. Os setores que mais cresceram foram os de informática (5,54%) e borracha e plástico (1,79%). Comparado com o mesmo período do ano passado, os empregos cresceram 7,6%.

"O desempenho foi razoável, não foi o campeão, mas também não ficou muito atrás", explicou Paulo Francini, diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos (Depecon) da Fiesp.

Segundo o especialista, não há sinais de que a crise financeira internacional tenha afetado os empregos. "O emprego não é precursor de crise, é consequência", disse.
Assessoria Jurídica


Para Francini, as empresas pensam duas vezes antes de contratar e de demitir. "Quando a crise aperta, a primeira providência é reduzir horas extras. Depois, dão férias. A última alternativa é despedir funcionários. Por hora, o emprego continua sadio e íntegro, sem perspectiva para mudança de quadro", completou.

Segundo o economista, o Brasil "está na crise porque quer". "Não tem necessidade nenhuma disso porque nosso sistema financeiro vai muito bem", afirmou.

Francini criticou as instituições financeiras alegando que algumas das indústrias já sentem a falta de liquidez. "As instituições servem para irrigar a economia, assim, toda sociedade se beneficia disso."

Diretor de presídio é assassinado no Rio de Janeiro com pelo menos 30 tiros

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Mais um diretor de penitenciária do Rio de Janeiro foi assassinado. O tenente-coronel José Roberto Lourenço do Amaral, que há quatro anos comandava a Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, também conhecida como Bangu 3, no Complexo de Gericinó, zona oeste do Rio, foi atingido por pelo menos 30 tiros na manhã de hoje (16). Na unidade prisional estão detidos cerca de 400 presos considerados de alta periculosidade. Esse foi o terceiro diretor do complexo assassinado desde o ano 2000. Outros dois funcionários foram mortos a tiros nesse período.

De acordo com policiais do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais, o crime aconteceu na Avenida Brasil, via expressa que liga a zona oeste ao centro da cidade. No momento, o tenente-coronel ocupava o banco de passageiro de um veículo oficial que seguia para o presídio. O automóvel foi interceptado por um grupo de homens que estava em um carro ainda não-identificado. Eles fizeram os disparos e fugiram em alta velocidade sem levar nada, segundo os relatos.

Um profissional que trabalha no Complexo de Gericinó disse que muitos presos estavam insatisfeitos com o rigor aplicado por Amaral no início de sua gestão. Ele acredita que o crime tenha sido cometido a mando de um ou mais detentos.



“Mais recentemente, ele já tinha abrandado um pouco, mas no início era muito rigoroso. As revistas no material que entrava no presídio, como alimentos, eram muito mais seletivas e muita gente não gostava disso. Com certeza foi uma execução a mando de alguém que está lá dentro. O preso é bastante vingativo”, afirmou o profissional, que, por medida de segurança, pediu para não ser identificado.

Ele disse, ainda, que logo que assumiu o cargo o diretor temia represálias e usava carro blindado, procedimento que abandonou depois de certo tempo. “Na nossa profissão, o medo sempre existe, mas temos que conviver com ele”, disse.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro ainda não se pronunciou sobre o caso. O secretário Cesar Rubens Monteiro de Carvalho esteve no local do crime na manhã de hoje e deve divulgar uma nota oficial à tarde.

Casos semelhantes vêm sendo registrados nos últimos anos. Em agosto de 2003, Abel Silvério de Aguiar, outro diretor de Bangu 3, que na época era composto pelas atuais alas A e B, foi assassinado com dez tiros enquanto trafegava pela Avenida Brasil. O crime aconteceu cerca de 15 dias depois do assassinato do coordenador de segurança do conjunto, Paulo Roberto Rocha, na mesma via.

Em 2006, o chefe da segurança de Bangu 3, Henrique Fernandes da Silva, foi executado com nove tiros na porta da casa onde morava, em Bangu, diante da mulher grávida e de dois filhos. Em março de 2004, Wagner Vasconcelos da Rocha, que era subdiretor de Bangu 1, levou três tiros quando seguia para o trabalho. Em setembro de 2000, a então diretora de Bangu 1, Sidneya de Jesus foi assassinada quando chegava em casa, na Ilha do Governador, zona norte da cidade.

Projeto libera merenda para escola que abrir em fim de semana e férias

O Projeto de Lei 3917/08, em tramitação na Câmara, determina que o governo federal, ao estipular o valor dos recursos da merenda escolar, considere também os fins de semana, feriados e períodos de férias em que as escolas abrirem para atender alunos carentes, oferecendo atividades extracurriculares.

O projeto, já aprovado pelo Senado, também inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) uma orientação para que as escolas favoreçam esse tipo de atividade.


O autor da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO), ressalta que, devido aos elevados níveis de pobreza e de falta de oportunidades de ocupação para grande parcela da juventude no Brasil, a escola pública precisa ampliar o seu papel. "Além de exercer suas funções educativas regulares, a escola pública pode desenvolver ações mais amplas de integração social e de apoio às populações de baixa renda", afirma.

O senador lembra que o ano letivo nos ensinos fundamental e médio tem no mínimo 200 dias. Dessa forma, as escolas ficam fechadas, em geral, nos outros 165 dias do ano, impedindo a comunidade de usufruir de suas quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios.

Da gência Câmara

Nossa Caixa antecipa a segunda parcela do 13º salário

O Banco Nossa Caixa disponibiliza aos correntistas que recebem salários e benefícios por meio do banco a oportunidade de anteciparem a segunda parcela do 13º salário. O prazo mínimo para o pedido da antecipação é de cinco dias antes do pagamento do benefício.

As taxas de juros variam de 3,40% a 4,30% ao mês. O valor máximo para a antecipação da segunda parcela é de 50% do salário líquido e o mínimo corresponde a R$ 200. O montante antecipado é creditado em conta corrente, já com os descontos dos encargos do produto.

A operação é quitada em uma única parcela, automaticamente, por meio de débito em conta corrente na data de recebimento do 13º salário.
Crescimento da carteira

De janeiro a setembro deste ano, a Nossa Caixa registrou crescimento de 23% no número de operações de antecipação de 13º salário comparado ao mesmo período de 2007. A expectativa é de que até o final de outubro as concessões de crédito para esse produto superem a produção de todo o ano de 2007.

Para obter o benefício, os clientes devem procurar a agência da Nossa Caixa em que recebem seus pagamentos.

Da Nossa Caixa

Associação de provedores de internet vai à Justiça contra fusão de teles

Da Agência Brasil

A Associação Nacional dos Provedores de Internet e de Empresas de Multimídia entrou com liminar na Justiça reivindicando a exclusão de dois artigos do novo Plano Geral de Outorgas, que está sendo discutido hoje (16) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Esses itens viabilizam a fusão das telefônicas Oi e Brasil Telecom. O presidente da associação, Adelmo Santos, argumentou que a Anatel está dando prioridade ao interesse de empresas privadas em detrimento do consumidor, ao discutir a revisão do plano para viabilizar a fusão. A entidade representa 689 associados em todo o país.

Conheça as atrações do Circuito Sesc de Artes em Botucatu

A Quasar Cia. de Dança mostrará o espetáculo “Versus”

Por Renato Fernandes

O Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo, em parceria com o Sincovab (Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu) realiza em Botucatu, no dia 25, o Circuito SESC de Artes, com atividades artísticas e culturais entre as 16 e 22 horas, na Praça Martinho Nogueira (em frente à Escola Estadual Cardoso de Almeida).

A vinda do projeto para a cidade faz parte da itinerância pela região de Piracicaba, que acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Ao todo, o circuito percorrerá 82 cidades do interior paulista. O evento prevê a difusão de obras e espetáculos que permitirão ao público a integração ao universo da produção artística e a descoberta de diferentes modos de ver o mundo.

Antes de chegar a Botucatu, o circuito será realizado nas cidades de Limeira, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Rio Claro, nos dias 21, 22, 23 e 24. “As cidades contempladas vivenciarão a verdadeira cultura popular estampada em linguagens artísticas como apresentações teatrais e de dança, cinema, oficina de artes visuais e música, contemplando a diversidade de idéias e as formas de sentir e pensar”, informa o técnico da unidade do Sesc de Piracicaba, José Roberto Motta.
AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!


Nas cinco cidades, sempre a partir das 16 horas, acontecerão apresentação do teatro infantil “Histórias da Caixola”; das 17h às 19h, ocorrerão a exposição itinerante “Ná Tábua”, a dupla de atores com “Poesia Andante” e uma oficina de artes visuais onde os participantes conhecerão mais o trabalho de vários artistas que reinventam o conceito de revista e de galeria; às 19h30 a apresentação da Quasar Companhia de Dança com “Versus”; às 20h cinema com exibição de curtas-metragens de ficções, animações e documentários; e, finalizando o dia cultural, às 20h30, ocorrerão shows musical com “Nó em Pingo D´Ouro” e “Época de Ouro”.

Para a divulgação da programação e sustentação do evento, o SESC disponibilizará em seu Portal SESC SP (www.sescsp.org.br) um blog voltado para a postagem de pequenas reportagens, fotografias e comentários.

Conheça um pouco de cada atração e a programação completa do evento:

16h - Teatro Infantil: Histórias da Caixola
Mergulhando no universo da imaginação coletiva para mostrar que, além da criança de idade, existe outra criança. O espetáculo “Histórias da Caixola” mescla fábula, música, poesia e folclore.
Num divertido, criativo e cativante jogo de faz-de-conta, o público confere as andanças de Zé Viola e seu encontro com a lavadeira Rosa. Em meio a cantoria e muitos “causos”, Zé Viola abre sua “caixola” e relembra histórias dos tempos de criança - verdadeiras e inventadas.
Os personagens, em suas mentes férteis de poesia e fantasia, príncipes, dragões, sereias, piratas, monstros, contam com 14 canções originais e cantadas ao vivo, além de recursos cênicos como bonecos, adereços e efeitos visuais.

17h às 19h - Ná Tábua, Poesia Andante e Risco
1) Ná Tábua - Paulo Scott, Fabio Zimbres e Convidados - Dez tábuas que aliam literatura e ilustrações, criada pelo escritor Paulo Scott e pelo ilustrador Fabio Zimbre, a exposição itinerante divulga a prosa e a poesia num diálogo com a imagem.
2) Poesia Andante - Hilda Hilst - Cia Rodamoinho - SP - Partilhar emoções, questionamentos, valores, risos ou tristezas é o intuito da Poesia Andante. Dois artistas da Cia Rodamoinho (Cooperativa Paulista de Teatro), andam pelas ruas, pátios ou na praça oferecendo um presente: uma poesia de Hilda Hilst. A diferença é a consequência: da palavra pronunciada à lida, despertando no público a vontade de querer mais poesia e leitura.
3) Risco - Com a idéia de “galeria de arte volante”, Risco é uma publicação onde suas páginas trazem imagens de trabalhos de dez artistas. Reinventando os conceitos de revista, propõe o traço pelo traço e a imagem pela imagem, sem intervenção ou mediação da palavra.
Com curadoria de José Aluízio Guimarães, diretor de criação da sucursal brasileira da Rojo, produtora independente criada em 2001, que se dedica exclusivamente à promoção e apoio de artistas e ilustradores contemporâneos. A matriz fica em Barcelona ( Espanha ), mas mantém centros de criação em Milão, Los Angeles, Hong Kong e Sâo Paulo.

Empregos Manager Online

19h30 - Quasar Cia. De Dança (GO) - “Versus”
O espetáculo “Versus”, da Quasar Cia de Dança, é uma dissertação sobre o homem. Justificando seu título, a apresentação utiliza a ambigüidade da palavra Versus, seja pela escrita ou pelo som, mostrando a intenção da apresentação ou resolução do homem.
Representado por dois bailarinos a espera de algo, a peça começa pelo tempo. São apresentadas as diferenças e suas variantes entre o macho e a fêmea e as funções os quais adquirem tanto em sua forma racional, emocional, primitiva ou animal. Cada passagem da vida e dos acontecimentos é demonstrada por uma coreografia que encaixa-se perfeitamente ao contexto através dos seus respectivos nomes.

20h - Curtas na Praça
A sessão exibe curtas-metragens escolhidos pelo público durante o 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, de 2008. Neles estão retratados cinco estados do Brasil, trazendo uma grande diversidade temática, formatos e de gêneros.

20h30 - Música: Nó em Pingo D’Água e Época de Ouro - RJ
Duas histórias que se cruzam e se completam, dedicadas ao choro, onde o primeiro deu seus primeiros passos procurando assimilar a maestria e a sabedoria de uns dos maiores conjuntos de choro de todos os tempos, criado por Jacob do Bandolim.
Época de Ouro - O Conjunto foi criado em 1964 por Jacob do Bandolim, que participou de diversos espetáculos e gravou vários discos, como “Variações”, premiado como o melhor disco instrumental de 67.
Com o falecimento do criador em 1969, o grupo não se apresentou durante quatro anos, retornando suas atividades a convite de Paulinho da Viola, surgindo então o Clube do Choro, com o intuito de movimentar o país em busca da maior amplitude do estilo musical.

Hoje, é tido com o grupo de maior influência original do choro no país, e tem em sua formação seis músicos: no pandeiro, Jorginho do Pandeiro; flauta com Antônio Rocha; Violão 7 Cordas com Toni; Cavaquinho com Jorge Filho; Violão 6 cordas com André Bellieny; e Bandolim com Ronaldo do Bandolim.

ABR.3 lança novo CD na Fest Music

Evento contará com cinco shows e 300 mil watts de som e iluminação

O grupo ABR.3 é uma das principais atrações da Fest Music, evento que acontece em Botucatu entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro. Além da banda botucatuense, que estará lançando seu novo CD, a programação vai contar com outras grandes atrações da gravadora LGK/Som Livre. Serão cinco shows e mais de 300 mil watts de som e iluminação naquele que promete ser um dos maiores eventos musicais já realizados na cidade.

A festa começa no dia 30 de outubro, quinta-feira, com duas apresentações. Será a primeira vez que duas duplas do “alto escalão” da musica sertaneja se apresentam no mesmo dia em Botucatu. Quem abre a festa é André e Adriano, conhecidos por “hits” como “Beber, Cair e Levantar”, “A Jiripoca vai Piá” e “Pancadão Sertanejo”, além de muitos outros sucessos do CD e DVD “15 Anos ao Vivo”.

Os sertanejos Theodoro e Sampaio encerram a programação da primeira noite apresentando sucessos do CD “Quem vai mandar no mundo é a mulher”, como “Chora Neném”, “Lambida de Boi” e “Afogar o Ganso”. Músicas como “Roela do Eno” e “Mulher Chorona” também fazem parte do repertório.


Um dos grandes momentos da Fest Music vai acontecer no dia 31, sexta-feira. O grupo ABR.3 estará de volta aos palcos de Botucatu depois do sucesso na Expo Botu em agosto. O show marca o lançamento do novo CD da banda pelo selo LGK/Som Livre, cujas gravações estão sendo finalizadas no Rio de Janeiro. Em novembro o CD estará disponível em todo o Brasil e em todas as redes de lojas.

Entre os destaques do show estão a nova música de trabalho “Se Liga”, que já está tomando conta das rádios do interior paulista e sucessos consagrados como “Aquele Olhar”, uma versão de Marcus Menna para “Over My Shoulder”, de Mike Rutherford & Paul Carrack, “Viagem ao Fundo do Ego”, regravação do grupo Egotrip e “Só você”. Outra novidade é que o guitarrista Pedro Langona, que já dividia a função de cantor, assume a partir deste show a responsabilidade exclusiva pelos vocais.

No mesmo dia quem sobe ao palco é nada mais nada menos que o ícone do samba Leci Brandão, com destaque para as canções do CD “Leci Brandão - Eu e o Samba”, além de vários sucessos da sua carreira, como “Perdoa” e “Isso é Fundo de Quintal”.

O show de encerramento da Fest Music, no dia 1º de novembro, sábado, será com o fenômeno Padre Fábio de Melo. "Não desista do Amor" é o nome do show que contará com músicas do seu mais recente trabalho, o CD ‘Vida’, que possui 14 faixas, entre elas sucessos como ‘Tudo é do Pai”, "Humano Demais" e "Vida". Fábio de Melo já tem 11 CDs gravados, um DVD (Bem da Palavra do Bem) e quatro livros publicados. Também apresenta toda a quinta-feira ao vivo, às 22h30, o programa Direção Espiritual na TV Canção Nova.

Os shows estão previstos para começar às 21 horas. O palco será instalado na parte superior do Recinto da JVC Eventos. A parte de baixo estará reservada para estacionamento. Os ingressos para Fest Music custam R$ 15,00 e R$ 25,00 (área vip) antecipadamente na Yabba Dabba, Mc Donalds, Pizzaria Brasil e Angel Mensagens. A promoção é da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos.

Especial sobre a Bossa Nova na F8

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, a partir das 20h, o programa Arquivo Musical Brasileiro, levado ao ar pela F8, apresenta um especial em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova.

Produzido e apresentado pelo jornalista Sérgio Santa Rosa, o Arquivo Musical Brasileiro apresenta semanalmente antigos sucessos, raridades e novidades da música popular brasileira, sempre com informações sobre os artistas e as canções executadas.

No especial sobre a Bossa Nova, não vão faltar os grandes nomes do movimento como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, mas, nas suas duas horas de duração, o Arquivo Musical vai apresentar um amplo panorama do gênero. “Vamos lembrar as grandes cantoras do movimento como Leny Andrade, Sylvia Telles e Nara Leão, os grandes instrumentistas como Baden Powell, Milton Banana e Laurindo de Almeida e até gravações de ícones internacionais como Julie London e Frank Sinatra que se renderam às incríveis melodias da Bossa Nova”, conta Santa Rosa.

O Arquivo Musical Brasileiro vai ao ar todas as sextas-feiras a partir das 20h pela F8 (AM 1540 ou pelo site www.prf-8.com.br)

História do Campus é tema de evento na Unesp Botucatu

Os 45 anos de existência do campus de Rubião Júnior, da Fazenda Experimental do Lageado e todos os fatos pertinentes serão os temas principais de reunião que acontece no próximo dia 30, a partir das 14 horas na Biblioteca do Campus. O evento, voltado à toda comunidade acadêmica e população em geral, será parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca celebrada entre 23 e 29 de outubro.

Durante a reunião, a historiadora Isaura Bretan e a escritora Adriana Alvez Vigliazzi falarão sobre a criação da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas (FCMBB), em 1963, embrião do que viriam a ser as atuais três faculdades (Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia e Faculdade de Ciências Agronômicas), além do Instituto de Biociências. O desenvolvimento e consolidação das unidades também serão tópicos a serem abordados.

A diretora técnica da Biblioteca do Campus, Enilze de Souza Nogueira, explica que a abordagem histórica do campus vem ao encontro de datas comemorativas, como os 45 anos e 40 anos das Faculdades de Medicina e Ciências Agronômicas, respectivamente. “A biblioteca está inserida no contexto histórico desta instituição (Unesp) que tem um papel crucial no desenvolvimento de Botucatu”, declara.
Assessoria Jurídica

Campus é mais antigo que a própria universidade

A existência do campus de Botucatu da Unesp é mais antiga do que a própria universidade. Criada em 22 de julho de 1962 por meio do decreto nº 6.860, a FCMBB teve como local para sua instalação o antigo sanatório para tuberculosos localizado em Rubião Júnior. O primeiro vestibular aconteceria em abril daquele ano. A instituição, que teve oito diretores, duraria até 1977 quando foi instituída a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), concebida um ano antes.

Atualmente, a Unesp conta com 32 faculdades e institutos e 119 cursos de graduação em 64 profissões de nível superior. A universidade forma, anualmente, 5,6 mil alunos e possui 106 programas de pós-graduação.

O campus de Botucatu da Unesp conta com quatro unidades de ensino em nível superior. Considerada como uma ‘cidade universitária’, possui agências bancárias, livraria, lanchonetes, áreas de lazer e ensino.

Capela Laurival de Luca é reinaugurada no HC

Amigos e familiares durante a reinauguração
em homenagem ao médico

A direção da Faculdade de Medicina/Unesp de Botucatu e os funcionários do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia prestaram na tarde de quinta-feira, 16, uma homenagem ao prof. emérito Laurival De Luca. Com a presença de familiares e amigos foi realizado, no Hospital das Clínicas (HC), um Culto Ecumênico em Ação de Graças pela vida do docente e em seguida reinaugurada a capela localizada ao lado do templo ecumênico, construída por De Luca em 1974.

Durante a celebração do culto, três líderes religiosos deixaram sua mensagem aos presentes: o pastor Ruy Gorayb Júnior – representando a comunidade evangélica; Jayro Giacóia, espírita e o padre Max da Silva Otaviano, que falou em nome da Igreja Católica.
Bastante emocionado, Laurival Júnior, um dos filhos do homenageado, fez uso da palavra e lembrou que seu pai sempre deu liberdade para que cada membro da família seguisse a religião na qual acreditasse. “Mesmo com as diferenças, o amor sempre prevaleceu. E o resultado é que somos uma família unida”, enfatizou.

Já do lado de fora do templo ecumênico, onde aconteceu a celebração, ficou a cargo de Maria Cecília Melo De Luca, viúva do prof. Laurival, a tarefa de descerrar a placa da capela, freqüentada por muitos usuários do HC e que imortalizará o nome do docente.

Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge, professora titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do qual prof. De Luca é fundador, recordou aos presentes que foi o docente quem consolidou também as enfermarias do setor e inseriu a disciplina de Mastologia. “O Lauri, como eu costumava chamá-lo, era uma pessoa controversa, irrequieta, rude, mas ao mesmo tempo doce e que tinha idéias arrojadas para o seu tempo. Obrigada por tudo Lauri!”, finalizou Rudge.

Estiveram presentes nas homenagens, além da viúva Maria Cecília e de Laurival Júnior, os outros filhos: Jairo De Luca, Mônica De Luca Felicíssimo e Heloísa De Luca Vespoli. O quinto deles, Fernando De Luca, não compareceu por estar em viagem.

Eventos culturais de Botucatu programados para outubro

O mês de outubro ainda reserva uma série de atrações e eventos em botucatu. Confira no material abaixo, divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, a agenda completa do mês


Clique na imagem para ampliar



Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar o PIS a partir de hoje

Da Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal começa a pagar hoje (16) o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2007, aos beneficiados nascidos em fevereiro. De acordo com cronograma divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o valor de R$ 415 também pode ser sacado pelos inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Nesse caso, o pagamento é feito pelo Banco do Brasil.

O abono pode ser sacado até 30 de junho de 2009. Para efetuar o saque, os beneficiados terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade.

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que esteja cadastrado há pelo menos cinco anos. Também é preciso ter trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base (2007) e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal no período.

Câmara aprova reajustes para 380 mil servidores federais

O Plenário da Cãmara aprovou, na quarta-feira, a Medida Provisória 441/08, que concede reajustes diferenciados a cerca de 380 mil servidores de 40 carreiras da União, com validade a partir de 1º de julho deste ano. O impacto orçamentário é de R$ 1,55 bilhão em 2008; mas, como os aumentos previstos serão escalonados nos próximos anos, o custo chegará a R$ 8,9 bilhões em 2011. A matéria segue agora para o Senado.

Na maior parte das carreiras abrangidas pela MP, ocorre uma reformulação da estrutura de pagamentos, que passa a ser composta apenas pelo vencimento básico e por uma gratificação de desempenho. Os integrantes de determinadas carreiras também têm direito a um pagamento referente ao fato de terem obtido títulos (mestrado e doutorado) ou diplomas de cursos de pós-graduação.

A MP foi aprovada na forma de um projeto de lei de conversão do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que fez apenas ajustes de texto.

Assessoria Jurídica

Valores
Os profissionais de alguns setores chegam a ter salários brutos, excluídas vantagens pessoais, em patamares de R$ 11 mil a R$ 14,9 mil (para os cargos de nível superior em final de carreira).

Os fiscais federais agropecuários, por exemplo, passam a ganhar R$ 14,9 mil em 2008. Da mesma forma, os juízes do Tribunal Marítimo recebem R$ 14,5 mil, e os peritos médicos da Previdência Social, com carga de 40 horas semanais, R$ 11,7 mil. Os integrantes de todas essas carreiras não têm direito a parcelas por titulação.

Salários semelhantes são atingidos pelo servidores de nível superior em final de carreira, que podem receber parcelas referentes à qualificação. Da mesma forma, é possível receber ainda vantagens pessoais incorporadas. Alguns exemplos são:

- R$ 12,3 mil (Fiocruz e Ciência e Tecnologia - com doutorado);
- R$ 12,8 mil (FNDE e Inep - com doutorado);
- R$ 13,3 mil (especialista sênior do Inmetro com qualquer título acadêmico de pós); e
- R$ 14,7 mil (servidores das agências reguladoras com o valor máximo de qualificação - 20% do vencimento).

Policiais militares
A MP cria a Gratificação de Incentivo à Função Militar (GFM) para os policiais e os bombeiros militares dos antigos territórios federais de Rondônia, Roraima e Amapá e do antigo Distrito Federal.

Para os postos de oficiais (segundo-tenente a coronel), o valor mensal fixo da GFM é de R$ 600. Dos soldados de segunda classe aos aspirantes a oficial, a nova gratificação é de R$ 400. A GFM integra também os proventos dos aposentados e pensionistas.

DAS e natureza especial
Um aumento de 7% é concedido aos ocupantes de diversos tipos de postos de livre nomeação, como os cargos em comissão de direção e assessoramento superiores (DAS); os de natureza especial (NES); os de direção das agências reguladoras, os de direção das instituições de ensino; e os cargos especiais da transição de governo.

Os secretários especiais da Presidência da República e os diretores gerais das agências reguladoras, por exemplo, passam a ganhar R$ 11,5 mil. O valor do DAS 6 é de R$ 11,1 mil.

Agência Câmara

Bancos terão novas regras para acessibilidade de pessoas com deficiência

Da Agência Brasil

Os bancos terão de oferecer condições de acessibilidade e de atendimento prioritário às pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental. É o que prevê Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será assinado hoje (16), em Brasília, entre o Ministério Público Federal, Ministério Público de São Paulo, Ministério Público de Minas Gerais, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde).

Com a medida, os bancos terão que oferecer, entre outros, rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos de deslocamento vertical, adaptação do mobiliário, instalação de assentos de uso preferencial, destinação e sinalização de vagas reservadas nos estacionamentos, instalação de sanitários adaptados para usuário de cadeira de rodas e adaptação de caixas eletrônicos.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Pereira, e a procuradora da República em São Paulo Adriana da Silva vão assinar o termo pelo MPF, em cerimônia marcada para as 11h. Após a assinatura do TAC, será concedida entrevista coletiva.

Projeto sobre parcelamento do solo urbano em botucatu é tema de audiência

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, aconteceu na Câmara Municipal de Botucatu, uma audiência pública com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 060, que trata sobre o Parcelamento do Solo Urbano do Município de Botucatu.

O evento visava atender o estabelecido no artigo 30 do Plano Diretor Participativo (LC 483/2007 ) com o intuito ainda de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela comissão de vereadores, presidida pelo Vereador Prof. Caldas e integrada pelos parlamentares Lelo Pagani, Prof. Varoli e Reinaldinho, que acompanha a tramitação do projeto.

A mesa de debate foi constituída pelo Presidente do Poder Legislativo, Vereador Lourenção, pelo presidente da comissão, Vereador Prof. Caldas, pela Secretária Municipal de Planejamento, Márcia Rossatto, pelo representante do Sindicato dos Engenheiros, Nivaldo Cruz e pelo vereador eleito para a legislatura 2009-2012, José Eduardo Fuser Bittar (Dr. Bittar), representando a ONG “Arte e Saúde” e a sociedade civil em geral.
Primeiramente Prof. Caldas recordou alguns pontos discutidos na última audiência pública e logo concedeu a palavra aos membros da mesa e também aos presentes no plenário da Câmara Municipal, entre eles, membros de ONGs, do setor imobiliário, da Faculdade de Ciências Agronômicas, dentre outros.

Questões sobre áreas de loteamentos, de preservação ambiental e tamanhos de lotes foram discutidos dentre outros pontos sendo que os artigos mais debatidos na audiência foram os de nº. 25 e 27 que tratam de macrozonas e área verde adicional.

Ficou acertado que uma nova mensagem contemplando as modificações sugeridas para esses artigos deverá ser enviada pelo Poder Executivo.

O Projeto volta a pauta da sessão legislativa no próximo dia 20 de outubro.

De acordo com o vereador Prof. Caldas a audiência teve um saldo positivo. “A nossa intenção era discutir amplamente com a população os projetos sobre zoneamento e parcelamento do solo em Botucatu, pois são questões muito importantes para o nosso município. Nós já realizamos audiência para discutir o projeto no. 059 sobre zoneamento e agora finalizamos a discussão do projeto sobre parcelamento. Nosso objetivo foi alcançado, diversos setores da sociedade participaram da análise dos projetos conosco e isso foi muito positivo. Tenho certeza de que aprovaremos um projeto benéfico para nossa cidade”, conclui.

Estiveram também presentes na audiência os vereadores Lelo Pagani, Carlos Trigo e Prof. Varoli.