setembro 19, 2008

Dia do Rio Tietê é comemorado em Barra Bonita

No dia 22 de setembro, às 8h30, começam as festividades do Dia do Rio Tietê. Os alunos e educadores da Casa de Cultura e Cidadania da AES Tietê se apresentarão na Praça da Juventude, às margens do rio. No evento, haverá músicas de autoria das crianças em homenagem ao Tietê, histórias e uma performance integrando as áreas de dança, teatro, artes visuais e circenses.

Utilizando garrafas pet e outros materiais recicláveis, durante o espetáculo, as crianças enfatizarão a necessidade de preservação de suas águas. “Elas também contarão histórias do velho barrabonitense e dos antepassados da cidade”, conta Carmen Silvia, gerente geral das Casas de Cultura da AES Tietê.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Barra Bonita, Polícia Ambiental, além de ONGs e entidades ambientais.

Assessoria Jurídica


Casa de Cultura e Cidadania - Com o objetivo de promover a transformação social, o projeto desenvolve atividades de educação, cultura, e cidadania para cerca de 900 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, em Barra Bonita. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse período, há cursos de dança, teatro, música, arte de contar histórias, informática, artes visuais, artes circenses, além das salas de projetos e área livre – todos supervisionados por curadores de referência nacional e internacional nas áreas em que atuam, como Ana Mae Barbosa (artes visuais) e Joana Lopes (dança). Jovens e adultos terão a oportunidade de participar em breve, aos sábados e à noite, de oficinas de geração de renda e cursos profissionalizantes, todos abertos à comunidade. Aos sábados, a Casa ainda estará aberta para a apresentação de talentos locais, mostras dos próprios alunos, apresentações culturais e atividades ligadas às questões de cidadania, como por exemplo, palestras sobre direitos e deveres civis e políticos, temas ambientais como uso racional da água, energia e lixo.

Além das unidades de Lins e Barra Bonita, há também uma unidade da Casa de Cultura e Cidadania na Vila Guacuri, em São Paulo, que atende oitocentos e setenta crianças e adolescentes, além de duzentos e cinqüenta jovens e adultos.

Para saber mais sobre o projeto social do Grupo AES, acesse www.casadeculturaecidadania.com.br.

Sobre o Tietê - O Rio Tietê é o mais tradicional curso d'água do Estado de São Paulo, não só por cortar a capital, como também por atravessar, praticamente, todo o território paulista. É atualmente navegável no trecho da barragem de Jupiá (40Km) e no trecho entre as barragens de Nova Avanhandava e Barra Bonita, formando 443Km de extensão. A hidrovia Tietê-Paraná oferece condições técnicas de navegação comparáveis às hidrovias internacionais e possibilitam o transporte de até 10 milhões de toneladas de cargas por ano.

Das dez usinas da AES Tietê, cinco estão localizadas no rio Tietê: Barra Bonita (Barra Bonita/SP), Bariri (Boracéia/SP), Ibitinga (Ibitinga/SP), Promissão (Promissão/SP) e Nova Avanhandava (Buritama/SP). Hoje, a AES Tietê responde por 20% da energia gerada no Estado de São Paulo e por 2% da produção nacional. A energia assegurada pela AES Tietê é suficiente para abastecer 5 milhões de residências.

Especialidades da medicina no 17º Congresso Médico Acadêmico


Por Flávio Fogueral

As diversas especialidades dentro da medicina são os temas abordados na realização da 17ª edição do Congresso Médico Acadêmico (CAMED), que acontece até o próximo dia 24 na Faculdade de Medicina de Botucatu. O evento é uma realização do Centro Acadêmico Pirajá da Silva e tem como objetivo levar as novidades em pesquisas e tratamentos, além de assuntos diversos à medicina. É esperada a participação de 300 alunos e profissionais da área da saúde, conforme expectativa da organização.

O congresso, já tradicional no meio acadêmico regional, reuniu desde sua primeira edição, em 1992, autoridades na medicina como o ex-ministro da saúde Adib Jatene, os doutores Jairo Bouer, Malcolm Montgomery, Sebastião de Almeida Prado Sampaio, do ex-reitor da Unesp, o professor emérito da FMB José Carlos de Souza Trindade, entre outros.



Na abertura do evento, ocorrida no dia 17, palestra realizada na Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia mostrou a relação entre arte e medicina, proferida pelos integrantes da Associação Brasileira de Medicina e Arte (ABMA) Paulo Fernando Barreto Campello de Melo, João Alberto Cardoso Silveira e Álvaro Nonato Souza.

Na quinta-feira, dia 18 os temas principais permearam a cirurgia torácica e a psiquiatria. No salão nobre da FMB, duas palestras enfatizaram as deformidades congênitas da parede torácica e o estado atual da videotoracoscopia. No anfiteatro da Patologia, os temas abordados foram os transtornos de personalidade e psicopatia, neuroimagem em psiquiatria e outras sexualidades.

O 17º CAMED aborda ainda em sua programação, disponível no site da FMB (http://www.cmab.fmb.unesp.br) discussões e atualizações em transplante de medula óssea, pediatria, oftalmologia, endocrinologia e cirurgia plástica. Em todos os dias de evento acontecem paralelas às palestras, exposições de trabalhos científicos inscritos realizados pelos acadêmicos da FMB. Os melhores estudos serão premiados pela organização.

Gerhard da Paz Lauterbach, presidente da comissão organizadora desta edição do congresso, frisa que o evento proporciona ao aluno atualização nas disciplinas de graduação, além de auxiliar o acadêmico na escolha por uma especialidade médica. “As palestras são diferenciadas por tratarem de assuntos pouco abordados durante o curso e os tópicos chamam a atenção por serem tratados por especialistas nestas áreas”, ressalta.

ACI FMB/ Jornal da FMB

Empresas da Incubadora Tecnológica de Botucatu promovem evento sobre cana no Mato Grosso do Sul

A Tech Field Assessoria e Consultoria – empresa residente na Incubadora Tecnológica de Botucatu - realiza em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o Pró-Cana - Seminário sobre Cana de Açúcar, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados e está sendo organizado por outra empresa botucatuense, a Phytus Eventos Agrícolas.

O Pró-Cana é um evento técnico-comercial que tem como público-alvo representantes de setores técnicos de usinas de açúcar e álcool, estudantes, pesquisadores, produtores e fornecedores de cana. “Escolhemos a cidade de Dourados para esse evento, pois a região é área de expansão da cultura canavieira e a demanda por informações é bastante grande”, explicou o engenheiro agrônomo Eduardo Negrisoli, um dos proprietários da TechField.



O evento em Dourados é o primeiro de uma série planejada pela empresa. A intenção é buscar parcerias locais e promover eventos semelhantes em outras regiões onde a cultura da cana está se desenvolvendo.

Dentre os temas abordados estão: Ecofisiologia de desenvolvimento e ambientes de produção do Mato Grosso do Sul; Comportamento de Plantas Daninhas e herbicidas em palha de cana-de-açúcar; Ecofisiologia da maturação e uso de maturadores; Inseticidas no controle de pragas do MS. Estarão presentes palestrantes de instituições renomadas como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Esalq/USP.

Sobre as empresas

A TechField Assessoria e Consultoria Agrícola tem seu foco voltado á pesquisa, trabalhando com consultoria e prestação de serviços nos setores agrícola e ambiental. Já a Phytus Eventos é uma empresa especializada na organização de eventos técnico-científicos e técnico-comerciais da área agrícola.

As duas empresas estão sediadas em Botucatu, na Prospecta – Incubadora de Base Tecnologia da Unesp de Botucatu.


Contatos
Eduardo Negrisoli – eduardo.negrisoli@techfield.agr.br
Marcelo Correa – marcelo.correa@techfield.agr.br
Fabio Yoshio Kagi - 14 8128 6464 / 14 3811 7263 r.202 fabio@phytuseventos.com.br