agosto 30, 2008

HC/FMB modifica agendamento para exames laboratoriais

Por Flávio Fogueral

O serviço de coleta ambulatorial realizado pelo Hospital das Clínicas/ FMB passará, a partir de 1º de setembro, a realizar atendimento através de agendamento prévio. A mudança pretende agilizar e humanizar os exames efetuados diariamente pelo serviço.
Através de um projeto piloto, realizado entre junho a agosto, a Sala de Coleta Ambulatorial desenvolveu um sistema de aprimoramento em seu atendimento. Entre as modificações estava o agendamento de coleta. O objetivo foi humanizar o atendimento através da quantificação os exames diários.
“Enfrentamos dias em que havia excesso de pacientes e muitas vezes não tínhamos como acomodar todos de forma adequada. Além disso, por causa dessa instabilidade, alguns de nossos usuários tinham atraso na coleta”, declara a chefe substituta da Sala de Coleta Ambulatorial, Maria Salete Sartori.
Ela explica que com o novo sistema o paciente, após passar pela consulta ambulatorial e necessitar de coleta de materiais biológicos (sangue, urina ou fezes), deverá dirigir-se pessoalmente ou por representante à Sala de Coleta Ambulatorial instalada no HC. Com o mesmo deverá levar a carteira de registro do HC com a consulta médica marcada e a requisição com etiqueta padrão do hospital. Não haverá marcação de exames via telefone.
O horário para o agendamento está dividido conforme o grau da necessidade do exame. Das 10 horas às 15h30, os procedimentos serão marcados na sala de coleta ambulatorial. Das 16 horas às 17h30, a inscrição ocorrerá na seção de análises de laboratório clínico. Neste caso terão preferência pacientes que saem de consultas médicas tardias.Conforme ressalta Maria Salete, o sistema tem apresentado resultados significativos que apontam melhora na qualidade de atendimento aos usuários do HC.
Segundo ela, com a padronização de um limite diário de 300 exames/ dia, além dos casos emergenciais, o serviço tem buscado melhorias na agilidade no serviço, principalmente na redução de filas de espera.“A quantidade não deixou de ser atendida; ocorreu apenas uma adequação do processo e isto tem apresentado resultados satisfatórios. Não há mais instabilidade no número de exames realizados”, comenta.
A Sala de Coleta Ambulatorial do HC/FMB realizou de janeiro a agosto deste ano, mais de 58 mil pacientes para os mais diversos exames clínicos. Informações sobre a coleta ambulatorial do Hospital das Clínicas/FMB podem ser obtidas através do telefone (14) 3811- 6304.