agosto 23, 2008

Motoristas não respeitam e estacionam na ciclovia da Av. José Barbosa de Barros

Por Flávio Fogueral

Um dos maiores benefícios que a duplicação e revitalização da avenida José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso, trouxe foi a construção de uma ciclovia, a primeira oficialmente instalada em Botucatu.
O projeto da obra consiste na construção de uma ciclovia e um estacionamento para veículos. A avenida ainda contará com três pistas para o tráfego de veículos, sendo duas vias no sentido Centro/Lageado e uma no sentido Lageado/Centro.
Mesmo em fase de construção, a ciclovia já apresenta sinais das dificuldades com as quais os futuros beneficiados terão que enfrentar: a falta de respeito pelo espaço reservado e também o excesso de velocidade na avenida, que ainda não possui sinalização de solo.
É frequente observar, em toda a extensão da via, veículos estacionados impedindo a passagem dos ciclistas, obrigando-os a continuar o percurso pela via destinada aos veículos.
Além deles, pedestres sofrem com o abuso de velocidade por parte dos motoristas que trafegam na avenida. O asfalto novo e maior espaço proporcionado pela revitalização do local fazem com que diversos veículos ultrapassem o limite de velocidade permitido.
Alguns populares aprovam a construção da ciclovia no local, por considerar que a Fazenda Experimental Lageado é uma das opções de lazer mais procuradas em Botucatu e a avenida se torna um ponto de acesso principal. Anteriormente, salientam os mesmos, havia o risco de atropelamento pela divisão do espaço com veículos.
Reclamam, no entanto, da falta de sinalização na avenida, o uso indevido do espaço destinado aos ciclistas, a fraca iluminação pública e os abusos dos motoristas.

Luz no campus comemora dois anos com palestra de Robert Wong

O Projeto Luz no Campus, realizado pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, promove na quarta-feira (27/08), às 18h, no Auditório da Fazenda Experimental Lageado, a conferência “Realizando seu verdadeiro potencial: o sucesso está no equilíbrio”, ministrada pelo consultor executivo Robert Wong.

Wong foi considerado pela revista The Economist um dos mais destacados “headhunters” do mundo. Headhunter é a denominação dada no meio empresarial ao profissional responsável por descobrir qualificações.



Ele é autor do best-seller “O Sucesso está no equilíbrio”, atualmente na décima-quarta edição e tem sido considerado uma dos palestrantes mais requisitados do mercado nacional e internacional.

Como consultor executivo, Wong introduz métodos que aliam teoria, prática e autoconhecimento, para motivar e inspirar pessoas. Segundo ele o equilíbrio é a grande chave do sucesso profissional e pessoal e pode ser alcançado através do autoconhecimento. “A sabedoria não é privilégio dos sábios”, afirma. “Ela surge por meio de uma combinação criativa entre o conhecimento e a experiência acumulada ao longo da vida”.

A conferência de Robert Wong comemora os dois anos do “Projeto Luz no Campus - filosofia ao entardecer”, que pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura.

O evento é aberto ao público em geral e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Expo Botu conclui montagem de cobertura da estrutura

A equipe que trabalha na montagem da estrutura da Expo Botu 2008, que será realizada no Aeroporto Estadual Tancredo Neves de 27 a 31 de agosto, concluiu nesta sexta-feira, dia 22, a colocação de toda a cobertura do recinto dentro do cronograma estabelecido. Os organizadores partem agora para o fechamento da estrutura e também da área.

Quem passa pelo local fica impressionado com o tamanho do recinto. E os números comprovam isso. Cerca de 100 trabalhadores participam da montagem da estrutura há cerca de 30 dias. De acordo com os organizadores, a expectativa é que serão gerados centenas de empregos, afinal mais de 1500 pessoas estão credenciadas para trabalhar nos 120 stands.



No total serão 14 mi m2 de área coberta. Destes, 3,6 mil são destinados ao público que vai assistir os shows, que também estará totalmente protegida. Quem se dirigir a feira também não precisará se preocupar com a segurança dos veículos. A organização providenciou um estacionamento de 5 mil m2 que vai abrigar 2 mil carros. O local é iluminado e tem seguro.
Para manter toda essa estrutura funcionando será necessária a utilização de 6 geradores e 2 transformadores, interligados por 5 mil metros fios e cabos.

Ingressos - Os ingressos para a Expo Botu podem ser adquiridos antecipadamente na Atrevida Modas, Rio Sul, Savini, Insensatez, Dalu, Casa Carvalho, A Libanês a, Sleeper CDs, Lola Frios, Tim Amando e Horizonte Móveis. Os convites custam R$ 15,00 individual e R$ 50,00 o pacote para os cinco dias. Mais informações pelo telefone (14) 3815-5090 ou 3882-6353. Outra opção é o site www.expobotu.com.br.
Shows - As atrações musicais ficam por conta de ABR.3 (27/8), Grupo Tradição (28), Fábio Júnior (29), Fundo de Quintal (30) e Edson e Hudson (31).