agosto 02, 2008

HC/FMB pretende ampliar doações de leite materno

Por Flávio Fogueral

O Hospital das Clínicas/FMB/Unesp, através do Banco de Leite Humano, pretende ampliar a conscientização sobre a doação de leite materno com a realização, de 11 a 14 de agosto, da “Semana Mundial de Aleitamento Materno”. O tema deste ano será “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”.

Durante a campanha serão realizadas atividades informativas junto a profissionais da saúde que atuam no HC, Hospital Regional Sorocabana e será estendida para os colaboradores da cooperativa Unimed, de Botucatu. Também serão afixados cartazes nas dependências do Hospital das Clínicas e distribuídos panfletos informativos alusivos à semana.
No dia 11, um ciclo de palestras enfocará a importância do papel do Banco de Leite Humano e também da necessidade de fazer com que a mulher. Está confirmada a presença da enfermeira Anália Ribeiro Heck, coordenadora do Banco de Leite Humano de Ribeirão Preto e referência para este tipo de serviço no interior do Estado.Ações de coleta de recipientes para doações em escolas públicas de Botucatu farão parte da campanha. O trabalho terá o apoio da Faculdade Marechal Rondon.
A coordenadora do Banco de Leite Humano do HC, enfermeira Patrícia Kelly Silvestre, ressalta que as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno visam reforçar o número de doadoras. Há 10 mulheres cadastradas atualmente no banco de leite.

O HC tem uma demanda média de 6 litros de leite ao dia. O número é considerado abaixo do estoque atual do banco, que é de aproximadamente 1 litro ao dia. Conforme ressalta a enfermeira, o ideal seria disponibilizar às crianças internadas no hospital ao menos 3 litros do alimento.

Patrícia Kelly enfatiza que este tipo de alimento se torna imprescindível para a manutenção da boa saúde do recém-nascido. “As chances de recuperação e qualidade de vida da criança aumentam quando ela é alimentada com leite humano. Por este motivo os Bancos de Leite se tornam essenciais e necessitam cada vez mais de mulheres doadoras”, explica.
O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Contatos podem ser feitos através do telefone (14) 3811-6410 ou pelo email blhbtu@fmb.unesp.br.