agosto 01, 2008

Pintor é preso por abusar da enteada de 8 anos

Renato Fernandes

O pinto Genival da Silva Costa, 32 anos, foi preso na manhã de quinta-feira, dia 31, por atentado violento ao pudor, após confessar que obrigava sua enteada, de apenas oito anos, a praticar sexo oral. O crime acontecia na casa da garota, no Jardim Aeroporto, bairro periférico de Botucatu, interior de São Paulo.
A relação foi descoberta pela tia da garota, que recebeu um telefonema dando conta do abuso sexual praticado por Genival. A tia então questionou a sobrinha sobre o fato e ela contou o que vinha ocorrendo. A Polícia Militar, através da DDM - Delegacia de Defesa da Mulher e o Conselho Tutelar da cidade foram acionados para agirem no caso.

Empregos Manager Online

Segundo declarações da delegada da DDM, Rose Mari Ribeiro, ao jornal diário da Serra, os abusos contra a menor vinha ocorrendo há pelo menos três anos.
Em seu depoimento, Genival assumiu a culpa e revelou que as relações entre ele e a enteadas ocorriam apenas quando ele fumava maconha. O acusado foi encaminhado à Cadeia Pública de Conchas, interior de São Paulo.

Vestibular da Fuvest volta a selecionar oficiais femininas

A Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) em associação com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), abriu 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais para 2009. Do total de vagas, 35 são para policiais militares do sexo masculino e 15 para o feminino. O último concurso para mulheres oficiais foi realizado em 2005. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (01), conforme edital do Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br). Hoje, o Estado de São Paulo possui cerca de 102.300 policiais militares, sendo 93 mil homens e 9.300 mulheres.

O Curso de Formação de Oficiais possui atualmente 691 alunos e tem duração de quatro anos. O curso, que será realizado na APMBB, em regime de internato, tem como objetivo formar policiais bacharéis em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública no posto de aspirante PM. Os locais para a realização das inscrições estarão relacionados no manual do candidato da Fuvest, que será disponibilizado a partir do dia 4 de agosto. Informações complementares sobre o concurso estão disponíveis no site da Fuvest: www.fuvest.com.br.

Da Secretaria de Segurança Pública

Abertas Inscrições para Campeonato de Futebol Suíço da AAF

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o 1º Campeonato Interno de Futebol Suíço da Associação Atlética Ferroviária (AAF) "Dr. Newton Colenci". Podem se inscrever homens nascidos a partir de 1973 (35 anos).

Para efetuar a inscrição, basta dirigir-se à secretaria da AAF munido com o RG e pagar a taxa de R$ 10. O campeonato tem início previsto para o dia 20 de agosto, e os jogos serão realizados às quartas-feiras à noite.


A reunião para definição dos detalhes do campeonato foi realizada na noite do dia 10 de julho.

Mais informações - 3815-3072.

ABR.3 assina com a Gravadora LGK e terá a Som Livre como parceira

Notícia foi divulgada durante lançamento
da Expo Botu 2008 para a imprensa

Os integrantes da ABR.3 estão eufóricos com as novidades que prometem abrir uma nova fase, novas alternativas e muitos desafios, além de impulsionar ainda mais a trajetória do grupo. A empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, que gerencia a carreira da banda, assinou recentemente contrato com a gravadora LGK Music, que vai propiciar o lançamento de um novo disco em outubro. A LGK mantém uma importante parceria com a Som Livre, que será a responsável pela distribuição do CD por todo o Brasil.

A LGK é uma das mais importantes gravadoras do País é tem em seu casting artistas como Luiza Possi, Leo Maia, Tribo de Jah, Leci Brandão, Fundo de Quintal e Aline Barros. “Que banda não gostaria de estar junto com esse grupo?”, pergunta o baterista André Nascimento. “Isso é bom demais”, conclui o músico.

O presidente da LGK Musica, Líber Gadelha, um dos produtores mais importantes do cenário nacional, diz o que motivou a sua gravadora a acreditar no grupo. “O ABR 3, em primeiro lugar, prima pela qualidade o que já é um fator relevante e, além disso, têm toda uma infra-estrutura que dá suporte e tranqüilidade para que o trabalho possa fluir como todos nós queremos e, fora isso, a força de vontade e a procura do melhor para o grupo”, explica.

Empregos Manager Online

O fato do CD ser distribuído por uma das gigantes do meio também deixa os integrantes animados. “Esse contrato era tudo o que precisávamos para darmos um novo fôlego ao nosso trabalho, principalmente por se tratar de nomes tão fortes como a LGK Music e a Som Livre”, diz o guitarrista Pedro Langona.

Se por um lado a carreira ganha vigor, por outro, os garotos da ABR.3 sabem que a responsabilidade aumenta. “A nossa dedicação vai ter que ser ainda maior, o trabalho com uma gravadora é grande e de muita responsabilidade”, diz Bruno Sumam. “Já estamos preparando as músicas novas com muito carinho, para que esse CD seja bem recebido por todos”, ressalta André.

Para o baixista Rafael Basso a banda está dando um grande passo. “Com certeza as portas vão se abrir. Esperamos que agora com todos esses parceiros, Carlinhos Romagnolli, Gravadora LGK Music e da galera da Som Livre, possamos ir ainda mais longe”, explica.

O show na Expo Botu será o marco desta nova fase. “Vamos celebrar esta parceria e promover um grande show, com uma produção ainda maior”, garante Bruno Suman. Outra novidade será a participação especial da Marcus Menna e de Leo Maia, que devem cantar algumas músicas ao lado do quarteto.


Líber Gadelha, presidente da LGK Music, fala sobre a gravadora e o futuro da ABR.3

- Qual o segredo do sucesso da LGK?
Muito trabalho e credibilidade no mercado e também o entrosamento com os parceiros tais como: Som Livre, rádios e escritórios dos artistas.

- Quais são os principais artistas da LGK?
Grupo Fundo de Quintal, Luiza Possi, Tribo de Jah, Leo Maia, Leci Brandão, Aline Barros, Padre Fabio de Melo, ABR 3..., enfim todos os artistas são importantes.

- Observando o seu casting percebemos que o ABR-3 é o único do gênero pop-rock. O que motivou a gravadora a investir neste gênero e especificamente no ABR.3?
Primeiramente a qualidade do que ouvi e, segundo, como você mesmo diz, o ABR será o primeiro grupo neste seguimento aqui na gravadora, além, é claro, da parceria que foi montada com o Carlinhos Romagnolli, que tem sido muito proveitosa para todos os envolvidos.

- A LGK também produziu o LS Jack, que atingiu o topo. O Sr. acredita que o ABR.3 também possa atingir esse nível?
É o que esperamos e vamos trabalhar para isso, mas cada caso é um caso e quem sabe, queira Deus, eles atinjam um patamar tão alto quanto o LS Jack. Talento eles têm para isso!

- Como o Sr., com toda a sua experiência no meio, avalia o trabalho do grupo botucatuense?
O ABR 3, em primeiro lugar, prima pela qualidade o que já é um fator relevante e, além disso, têm toda uma infra-estrutura que dá suporte e tranqüilidade para que o trabalho possa fluir como todos nós queremos e, fora isso, a força de vontade e a procura do melhor para o grupo.

- Qual importância da gravadora LGK ter como parceira a Som Livre. Qual será o papel de cada uma?
Uma complementa a outra, ou seja: A LGK produz os CD's/DVD's, dirige artisticamente e cuida do Marketing geral do produto e a Som Livre nos distribui com muita eficiência procurando sempre atingir ao maior número de compradores possíveis.

- Quando o novo disco do grupo ABR.3 deve chegar ao mercado? Onde poderá ser encontrado? E quais os próximos passos?
A previsão é que o CD seja lançado na primeira quinzena de Outubro deverá ser encontrado nas grandes lojas: Americanas, Fnac etc.. Antes do lançamento será feito um trabalho de distribuição nas rádios da música de "trabalho". A partir daí nossa função é dar a sustentação para que o grupo se torne conhecido em todo Brasil.

- O Sr. Acredita que em breve a banda ABR3 possa estar participando de programas de televisão em rede nacional?
O trabalho de televisão é fruto da aceitação da música perante os ouvintes e passo a passo, com certeza, faremos os grandes programas de televisão.

- O show da banda ABR3 na Expo Botu vai contar com a participação especial de Marcos Mena e do Léo Maia que são artistas da LGK, além da possível presença de convidados com grande importância no cenário musical. O Sr. Acredita que este show pode ser um passo importante para o futuro do grupo?
Todo show é importante para consolidar a imagem do grupo e fazer com que o grande público conheça o trabalho.

Marcus Mena e Leo Maia são os convidados especiais do ABR.3 na abertura da Expo Botu

A responsabilidade de abrir a Expo Botu 2008 no dia 27 de agosto será do grupo botucatuense ABR.3 que terá como convidados especiais Marcus Mena, ex-vocalista da banda LS Jack, e Léo Maia, filho do lendário Tim Maia. O trio promete abalar as estruturas da arena de shows na 4ª edição da Expo Botu.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

Com um cenário moderno e uma super produção com luzes e efeitos especiais, a banda espera agradar o público que comparecer ao Aeroporto Estadual Tancredo Neves. “Será um show especial, por isso estamos nos preparando para fazer uma apresentação inesquecível”, garante Bruno Suman, vocalista do grupo.

Prefeito de Botucatu anuncia construção de Centro de Exposições

Durante o evento de lançamento para imprensa da ExpoBotu 2008, o prefeito Antonio Mário Ielo anunciou que a Prefeitura estará construindo em parceria com a iniciativa privado um Centro de Eventos e Exposições.


Ielo revelou que o empreendimento será construído em uma área localizada às margens da Rodovia João Hypólito Martins (Castelinho), que pertence a Usina São Manuel (em frente a ITE). O local foi o escolhido por ser próximo ao futuro Centro Cívico Municipal, onde serão instalados a Prefeitura, a Câmara e Fórum. O prefeito disse ainda que a intenção é construir no mesmo local um Kartódromo para receber eventos de automobilismo e motociclismo.

Expo Botu 2008 - Espaços para expositores foram 100% comercializados

Organização fez anúncio durante apresentação à imprensa,
realizada nesta sexta-feira, dia 1, no Primar Plaza Hotel


A empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, responsável pela organização da Expo Botu 2008 informa que já foram comercializados 100% dos espaços disponíveis para expositores. Marcada para acontecer entre os dias 27 a 31 de agosto no Aeroporto Estadual Tancredo Neves, “A Grande Feira da Família” vem sendo preparada desde o ano passado. A estrutura de 14 mil m2 de área coberta já começou a ser montada no último dia 23.

A 4ª edição da Expo Botu vai contar com setores de Decoração, Moda e Tendências, Tecnologia e Eletrônicos, Verde e Paisagismo, Ecoturismo, Pequenos Animais, Automotor e Brinquedos Infantis. Serão 120 empresas apresentando seus produtos e serviços para um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Além das principais empresas de cada setor, a Expo Botu terá a participação de importantes instituições de fomento, como o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial – Incubadora de Botucatu, que vai estar representada por nove empresas, e a Incubadora de Base Tecnológica por meio de suas 22 empresas. Prefeitura de Botucatu, Sabesp, Senai e Sesi também estarão com seus stads. A relação completa está disponível no site www.expobotu.com.br.


Estacionamento – A área reservada para estacionamento tem 60 mil m2. Ela será totalmente fechada com placas de ferro, terá iluminada e seguro. Os motoristas vão receber um ticket na entrada que poderá ser pago em vários locais dentro do recinto. A intenção é agilizar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos. Outra medida importante é a liberação das duas pistas do trevo da rodovia Castelinho nos horários de pico para acesso a feira. Para quem desejar utilizar transporte público, a empresa Auto Ônibus Botucatu estará disponibilizando linhas e horários especiais.

Shows - As atrações musicais ficam por conta de ABR.3 (27/8), Grupo Tradição (28), Fábio Júnior (29), Fundo de Quintal (30) e Edson e Hudson (31).
área de shows

Ingressos ,– Os ingressos serão vendidos a R$ 15,00 individual e R$ 50,00 o pacote. Os camarotes para 10 pessoas com ingresso incluído vão custar R$ 900,00 para todas as noites. Mais informações pelo telefone (14) 3815-5090 ou 3882-6353. Outra opção é o site www.expobotu.com.br.

Conheça os candidatos que respondem a processo


Receita extingue declaração de isento

Da Agência Brasil

A Receita Federal extinguiu a declaração de isento, a partir de hoje. Com isso, somente o contribuinte obrigado a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física estará sujeito a constar da lista de CPFs suspensos ou cancelados, quando deixar de cumprir suas obrigações com o Fisco.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o fim da obrigatoriedade da declaração de isento se deve ao fato de a Receita dispor de condições de fazer controles eficientes sem esse documento, já que tecnicamente pode monitorar transações financeiras e cartões de crédito, por exemplo.

Assessoria Jurídica


Adir informou que os contribuintes que não entregaram um dos dois tipos de declaração no início deste ano ainda estão na lista de CPF irregular e continuam obrigados a justificar o motivo da omissão.

Atualmente, existem 38 milhões de CPFs suspensos e 10 milhões pendentes de regularização. O volume total de declarações de isentos e de contribuintes com renda chega 92 milhões.


Acessa Escola começa a treinar estagiários no fim de semana

Dois mil e cem estudantes de escolas estaduais estarão reunidos neste sábado e domingo com um objetivo: participar da maior capacitação conjunta de estudantes já realizada no Estado. Todos foram selecionados para serem estagiários do Acessa Escola, programa da Secretaria de Estado da Educação que transformará salas de informática de escolas em espécies de lan houses.

Nestes dois dias os alunos receberão capacitação ininterrupta, em cinco cursos, divididos por 25 ambientes. O evento será aberto neste sábado, às 11h, pela secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os estudantes passarão ininterruptamente pelas oficinas de Gestão de Sala, Sistemas, Programa, Manual de Procedimentos e Plano de Trabalho, até as 18h. Metade dos 2.100 estará no sábado_ o restante, no domingo.

O grupo será responsáveis pelo trabalho em 600 escolas da capital, a ser colocado em prática, seguindo cronograma da Secretaria, até outubro. Especialistas da Fundap (órgão da Secretaria de Estado da Gestão), 89 oficineiro , técnicos de informática e assistentes técnicos pedagógicos de Tecnologia serão os responsáveis por capacitar os estudantes.

O Acessa Escola é um inovador projeto da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, os laboratórios de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, e terão auxílio de estagiários treinados (estes treinados neste fim de semana).

Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para estudantes de Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar a possibilidade de ganho técnico aos adolescentes, com os cinco módulos do curso.

Ao todo a Secretaria selecionará, durante o projeto, 12.242 estagiários para os laboratórios. Cinco mil já foram escolhidos_ 2.100 começam neste mês de agosto (o restante até março de 2009). Todos receberão gratuitamente duas camisetas e uma mochila, para que trabalhem uniformizados. A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h).

O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

O acesso a computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, uma melhora para a aprendizagem. Os laboratórios ficarão abertos, à disposição dos estudantes" , afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O governo do Estado mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).

"As escolas terão espécies delan houses , mas, claro, com controle. Com os estagiários, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula", diz a secretária Maria Helena.

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 600 da capital até fim de 2008 (a previsão inicial era de 500), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.

Secretaria da Educação

Jaú 155 anos: festividades do aniversário do município iniciam neste sábado

A programação das festividades em comemoração aos 155 anos de emancipação política do município de Jaú inclui atividades culturais, esportivas, sociais, religiosas, inauguração de obras e novos projetos. A abertura oficial das festividades ocorre neste sábado (02), às 17h, no Jardim Brasília, com a entrega do Centro de Lazer “Antonio Navas”. Até o final de setembro, estão programados eventos como a Expojaú, Corrida 10 km, campeonatos esportivos, peças teatrais e exposições de arte. Entre as obras, podemos citar a inauguração do ambulatório de tabagismo, reforma e construção de praças, escolas, salas de informática, oficina de bolsas, entrega de casas populares, entre outras. Inicialmente, a administração municipal apresenta a programação do mês de agosto.

Nas próximas semanas, mais um pacote de eventos deverá ser divulgado. No Distrito de Potunduva, a Prefeitura faz a entrega da ampliação da EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel” com a construção de uma quadra de esportes e um laboratório de informática. Além disso, inaugura a reforma e ampliação do Ginásio Municipal de Esportes “Geraldo Lopes da Silva”.

Dia 15, dia do aniversário da cidade, haverá cerimônia cívica no Recinto de Exposições “Sebastião Ferraz de Camargo Penteado” com hasteamento das bandeiras, apresentação de bandas marciais e outras atrações culturais.

“O objetivo das atividades alusivas ao aniversário do município é proporcionar aos cidadãos e à comunidade conhecer mais de perto cada conquista da cidade e principalmente de fazer com que cada cidadão identifique a sua importância enquanto personagem na história de Jaú nestes 155 anos”, destaca o prefeito João Sanzovo Neto.

Programação das Festividades do Aniversário de Jaú – 155 anos *

Data

Dia da semana

Horário

Evento

Local


2/ago

sáb

17h

Inauguração do Centro de Lazer "Antonio Navas"

Jd. Brasília


3/ago

dom

10h

Inauguração da Alça de Acesso "Álvaro Nascimento Teixeira"

Rua Dona Francisca Prado Sampaio


4/ago

seg

16h

Chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Chafariz da Ana Claudina


5/ago

ter

10h

Inauguração do Ambulatório de Tabagismo - "Dr. Carlos Nassif"

CAPS - Centro de Atendimento

Psicossocial - Rua Prudente de Moraes, 752


5/ago

ter

19h

Abertura da 3ª Semana Nem Melhor Nem Pior, Apenas Diferente

Teatro Municipal Elza Munerato


6/ago

qua

20h

Abertura da Exposição de Arte Naif - Myriam Sanson

Galeria Henrique Pacheco


8/ago

sex

17h

Inauguração da Praça Tarcisio Blassioli Bonni

Av. Rodolpho Magnani


8/ago

sex

20h30

"Alma Aprisionada" - Balé de São José do Rio Preto

Teatro Municipal Elza Munerato


9/ago

sáb

11h

Abertura oficial da Expojaú 2008

Recinto de Exposições Sebastião

Ferraz de Camargo Penteado


9/ago

sáb

20h

44º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica

Jaú Shopping


10/ago

dom

9h

Entrega da Reforma da Praça Tancredo Neves em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região

Praça Tancredo Neves


11/ago

seg

16h

Entrega da Ampliação da EMEF "Vereador Angelo Ronchesel", Quadra de Esportes e Laboratório de Informática

Distrito de Potunduva


12/ago

ter

16h

Entrega da Ampliação e Reforma do CMEI "Profª Gemma Cardillo Ferrari"

Vila Netinho Prado


15/ago

sex

10 h

16h

Inauguração da Escola do Agusto Sani

Evento Cívico comemorativo dos 155 anos de aniversário da cidade

Jardim Padre Augusto Sani

Recinto de Exposições Sebastião

Ferraz de Camargo Penteado

16/ago

sáb

9h

Abertura do Campeonato Estadual Individual de Bocha

Centro de Lazer João Lázaro

de Almeida Prado - Vila Netinho Prado


sáb

11h

"Cidade dos Sonhos" - Companhia Nau de Ícaros

Praça da República

17/ago

dom

9h

Corrida 10 km

Saída do Ginásio de Esportes Dr. Neves


dom

10h

Reurbanização da praça Dr. Luciano Pacheco

Praça Dr. Luciano Pacheco (Museu)


dom

10h

2º Encontro de Carros Antigos de Jaú e Região

Praça Dr. Luciano Pacheco (Museu)

18/ago

seg

16h

Homenagem ao Prof."Adônis Pirágine" – (descerramento da placa denominativa)

Centro de Atendimento de

Interação da Criança - CAIC

19/ago

ter

16h

Entrega da Ampliação da EMEF Profª "Carlota Meira Marsiglio” e Laboratório de Informática

Jardim América

20/ago

qua

15h

Inauguração da Padaria Artesanal "Wellignton Manoel Campos Moreira"

Jardim Pires 1

21/ago

qui

20h

Abertura do Festival Internacional de Acordeões

Teatro Municipal Elza Munerato

22/ago

sex

16h

Entrega da Reforma do CMEI "Profª Helena Canhos Sampaio"

Bairro Santo Antônio

23/ago

sáb

20h

Encerramento do Festival Internacional de Acordeões

Teatro Municipal Elza Munerato

24/ago

dom

10h

Entrega da Reforma e Ampliação do Ginásio Municipal de Esportes "Geraldo Lopes da Silva"

Distrito de Potunduva

25/ago

seg

18h

Inclusão Digital - Acessa Jaú "João Drago"

Bairro Pouso Alegre de Baixo

26/ago

ter

21h

"Beijo no Asfalto", participação da atriz Carla Perez e da jauense Sabrina Borgo

Teatro Municipal Elza Munerato

27/ago

qua

15h

Inauguração da Sala de Informática e Oficina de Bolsas

Rua Cel. Oliveira Matosinho, 174 –

Centro de Referência de

Assistência Social - CRAS

29/ago

sex

17h

Entrega do anexo da Infância e da Juventude e Setor Técnico da Psicologia do Fórum da Comarca de Jahu "Dr. José Salem Neto".

Praça Mário Pahin s/nº

30/ago

sáb

10h

Inauguração do Monumento em Homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa

Av. Nações Unidas

30 e 31/ago

sáb dom

18h/20h

Projeto Trio Cine - Exibição de Filmes - Apoio Telefônica

Parque do Rio Jaú

31/ago

dom

10h

Acessa Jaú "Ana Alves Neto"

Rua Santa Catarina, 344 –

Distrito de Potunduva

* Programação do mês de agosto – sujeita a alterações

Detrans fixam prazo para recadastramento de carterias de habilitação sem fotografia

Da Agência Brasil

Os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem fotografia, vencidas até 13 de maio, devem procurar os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) até o dia 10 agosto para efetuar o recadastramento.

Os portadores de documentos vencidos depois do dia 13 de maio têm 30 dias, a contar da data de vencimento, para se recadastrar.

Para se recadastrar o condutor deve apresentar o documento de habilitação e a carteira de identidade. Quem não atualizar o cadastro no prazo estabelecido, terá a carteira cancelada, o que exigirá a abertura de novo processo de habilitação.

Células da pele viram neurônios

Agência FAPESP


Cientistas das universidades de Colúmbia e Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram transformar células da pele de um portador de esclerose amiotrófica lateral (ELA) em neurônios.

O resultado inédito é considerado uma grande conquista para a medicina, uma vez que pode levar à produção de células específicas para o tratamento da doença incurável.

A esclerose lateral amiotrófica é uma degeneração progressiva que atinge os neurônios motores presentes no cérebro e na medula espinhal. Trata-se de doença que, aos poucos, dificulta a execução de ações corriqueiras como andar, comer, falar ou mesmo respirar.


O novo estudo, liderado por Kevin Eggan, de Harvard, foi publicado nesta quinta-feira (31/7) na edição on-line da revista Science. É a primeira vez que células da pele de um paciente crônico são reprogramadas em um estado de célula-tronco e, em seguida, em neurônios.

Apesar de terapias de substituição de um tipo de célula por outra ainda estarem distantes, as novas células ajudarão a resolver um problema que tem emperrado o estudo da ELA, que é a dificuldade de estudar em laboratório os neurônios motores de um portador da doença.

“Até agora não se havia conseguido acessar os neurônios afetados pela ELA e, embora todos estivessem empolgados com o potencial das novas tecnologias, não se sabia ao certo que elas poderiam ser usadas para obter tais células a partir das células da pele dos pacientes”, disse Chris Anderson, da Universidade de Colúmbia, um dos autores do estudo.

“Nosso estudo mostra que somos capazes de gerar centenas de milhões de neurônios motores que são geneticamente idênticos aos neurônios do paciente. Isso será de imensa ajuda à medida que tentamos descobrir os mecanismos por trás da doença e desenvolver medicamentos”, afirmou.

Com a técnica, cientistas poderão produzir neurônios de portadores de ELA e acompanhar in vitro o processo de evolução da doença. “A geração de células-tronco pluripotentes de um paciente permitirá a produção em larga escala dos tipos de células afetadas pela doença”, destacaram no artigo.

A técnica usada para gerar células-tronco pluripotentes induzidas, considerada um dos maiores avanços no setor, foi apresentada em novembro de 2007 por cientistas japoneses e norte-americanos. No trabalho do ano passado foram usadas células de pessoas saudáveis, mas no novo estudo os autores mostraram que o mesmo pode ser feito com células de portadores de ELA. Na pesquisa, os neurônios foram gerados a partir de células da pele de uma mulher de 82 anos.

O artigo Induced pluripotent stem cells generated from patients with ALS can be differentiated into motor neurons, de Kevin Eggan e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

Semiliberdade Bauru divulga atividades de férias

A unidade de Semiliberdade de Bauru da Fundação CASA realizou diversas atividades no período de férias. Muitas delas foram executadas por meio de parcerias firmadas, beneficiando os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

A parceria firmada com a Secretaria Municipal da Cultura está proporcionando aos jovens ingressos a participação em diferentes eventos da área cultural. Um deles foi para assistir, no Teatro Municipal de Bauru, a última apresentação da Orquestra Sinfônica Musicrescer da cidade de Duartina, antes de os músicos viajarem para uma turnê no México.


Outra conquista atingida pela unidade foi a parceria com o ex-jogador de futebol do Esporte Clube Noroeste Sérgio Claveiro, que é responsável pelo Centro de Treinamento Bate-Bola. Com isso, os jovens podem utilizar todas as segundas, quartas e sextas-feiras o campo de futebol do CT para a prática de atividades esportivas e recreativas.

Os adolescentes participaram também de um evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Bauru, que reuniu jovens de outras entidades da comunidade para assistirem ao filme Querô, na sede do Centro de Promoção da Vida (CPV).

Ao final do filme, os adolescentes foram divididos em grupos para desenvolver um roteiro de produção de um curta-metragem. Dois atores do filme exibido também acompanharam o evento e ministraram uma oficina de filmagem aos jovens participantes.

Baseado na obra de Plínio Marcos, o filme Querô retrata a história de um adolescente infrator de Santos (cidade natal do dramaturgo) que é internado na antiga Febem.

Da Fundação CASA