julho 22, 2008

Secretaria de Cultura prepara reunião sobre astronomia

A Secretaria Municipal de Cultura realizará no dia 25 de julho, sexta-feira, a partir das 20h30, no piso superior do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, uma reunião astronômica, visando a formação de um clube de astronomia no município.
Segundo o secretário Municipal de Cultura, Marco Pinheiro, a intenção é incentivar a aproximação de estudiosos sobre o assunto. “Em Botucatu existem várias pessoas que estudam as estrelas de forma isolada e muitas vezes sozinhas. O que queremos é aproximar esse grupo e promover ações educacionais e de incentivo à observação dos astros”, explica.


Pinheiro acrescenta que uma das motivações para a realização da reunião é o fato da cidade oferecer o segundo melhor céu em visibilidade da América do Sul. “Com a oficialização do grupo é possível angariar incentivos de instituições de renome internacional, como a Sociedade Astronômica Brasileira, Nasa, USP e Unesp. A cidade já tem o foco voltado para ela na questão científica e esse grupo, com certeza, fortaleceria essa força municipal”, acrescenta.
Interessados em participar ou mais informações pelos telefones: (14) 3882-0133.

‘Santuccilândia’ conquista segundo lugar em festival

O vídeo documentário de 20 minutos, “Santuccilândia”, gravado pelo cineasta José Renato Arena Scorssato , conquistou o segundo lugar no Festival de Cinema promovido pela Unespar - Universidade Estadual do Paraná. No final do mês de junho, o autor foi agraciado com o troféu Pinhão de Prata. “A intenção foi mostrar que o sonho não enferruja e apresentar um olhar cinematográfico do parque idealizado por Miguel Santucci, nos altos da Vila Mariana”, explica.
Nesse vídeo o autor, que cursa cinema e televisão na Unespar, conta com a colaboração de seu companheiro de faculdade, Marcelo Dorsa, que assina a edição do documentário. “Trabalhamos juntos. Em minhas férias de final do ano eu aproveitei para captar as imagens, em seguida levei esse material para Curitiba, onde está minha ilha de edição e pude dirigir esse processo, junto com o Marcelo”, explica Scorssato.


O documentário mostra detalhes pouco conhecidos da “Santucilandia”, como as oficinas onde foram fabricados todos os brinquedos do parque, projeto que nasceu do sonho e foi fabricado por uma única pessoa ao longo dos anos, o marceneiro Miguel Santucci. Partes do presépio articulado, ferramentas, jogos e principalmente a intenção de colocar o parque de volta em funcionamento, como em décadas passadas, são temas do vídeo. “É interessante perceber que apesar de todas as dificuldades enfrentadas o Santucci consegue manter vivo o seu sonho”, explica Scorssato.
Para as câmeras, Santucci colocou a antiga roda gigante para funcionar, reativou os brinquedos, mostrou fotos da família e disse que ainda sonha com a Santucilândia como o cartão de visitas de Botucatu, e sua lanchonete com paredes de vidro e telescópio em pleno funcionamento.
A qualidade do vídeo e a boa colocação no festival motivou a diretora da faculdade, Ítala Nandi, a encaminhar o aluno ao Festival Brasileiro e Latino americano de cinema do Paraná, que acontecerá em outubro
Trabalho - Em abril, Scorssato exibiu o documentário “Estação Fantasma”, no Centro Cultural de Botucatu. O vídeo mostrava o estado de abandono da estação da extinta Fepasa, em Botucatu, sob a ótica do ferroviário aposentado José Góes.
Mantendo a parceria com o CCB, Scorssato pretende, agora, exibir o documentário “Santuccilândia”, na Vila Mariana, em projeção próxima ao parque.

Acidente entre carreta e ônibus mata 13 no Rio Grande do Sul

Da Agência Brasil

A colisão entre um ônibus com 36 passageiros e uma carreta na BR-386, em Fazenda Vilanova, próximo ao município de Lajeado (RS), por volta de 4h30 de hoje (22), provocou 13 mortes. Segundo o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado, Alessandro Castro, o acidente também deixou 22 feridos. Apeas uma pessoa conseuiu escapar ilesa.

Entre os mortos, informou Castro, estão os motoristas do caminhão, Carlos Moacir da Silva, 42 anos, e o do ônibus, Gerson Rodrigues Machado, 38 anos. Eles e 11 passageiros morreram na hora. Os feridos foram encaminhados para os hospitais de Estrela e Lajeado.



De acordo com Castro, a pista estava molhada no momento da batida. O ônibus da empresa Ouro Prata ficou com a lateral esquerda destruída. “Suspeitamos que o motorista tenha perdido o controle do caminhão por causa do cansaço da viagem."

O ônibus tinha saído de Porto Xavier, na região das Missões, com destino a Porto Alegre. O caminhão estava carregado com contêiner e seguia para o município de Estrela, localizado ao lado de Lajeado.

Telefônica tem 15 dias para responder sobre pane no Speedy

Em cumprimento ao compromisso firmado entre a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Ministério Público Estadual e a Telefônica, sobre a interrupção do serviço de acesso à internet, a empresa encaminhou ao órgão a lista de locais de atendimento para os consumidores atingidos.

O acordo prevê a obrigação da Telefônica em disponibilizar canais de atendimento específico para receber as reclamações, que deverão ser apreciadas e respondidas em até 15 dias. A Fundação ressalta que o acordo prevê também o desconto automático de cinco dias que todos os clientes Speedy obterão já na próxima fatura (agosto/setembro).


Atendimento

Telefônica
Fax
Pessoas físicas: 0800-771-5560
Pessoas Jurídicas: 0800-805-050
Caixa Postal
Pessoas físicas: Caixa Postal 61010 CEP 05001-970, Água Branca, São Paulo/SP
Pessoas Jurídicas: Caixa Postal 61077 CEP 05001-970, Água Branca, São Paulo/SP
Para atendimento no fórum central, nos fóruns regionais e nos juizados especiais, consulte o call center da empresa (10315).

Do Procon

Butantan anuncia vacina contra dengue para dezembro

Representantes de instituições brasileiras que pesquisam a criação de vacina contra a dengue falaram a respeito desse trabalho na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada recentemente em Campinas. A dengue é uma das maiores epidemias mundiais e, por isso, alvo de estudos de institutos de pesquisa e corporações farmacêuticas de diversos países. No Brasil, o desafio foi tomado pelo Instituto Butantan de São Paulo e pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Os trabalhos do Butantan, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), estão mais adiantados. Estamos na fase de pesquisas clínicas com humanos e em dezembro deveremos ter planta piloto produzindo a vacina”, anunciou Expedito de Albuquerque Luna, do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), que participa da pesquisa do Butantan. O especialista disse que espera ter, em 2010, uma planta definitiva instalada no instituto paulista.

O Butantan realizará em breve ensaios minuciosos em uma cidade no interior de São Paulo para testar a eficácia da vacina. “Necessitamos de dados precisos sobre o número de contaminadas, o que ainda não existe”, afirmou Luna. Isso ocorre porque a maioria das pessoas que contrai a doença não desenvolve os sintomas. No estudo, os moradores da região que tiverem febre farão exame de sangue para saber se foi causada pela dengue.

Empregos Manager Online


Quatro vírus – A vacina da Fiocruz nasce com a técnica de clones infecciosos e tem como base o vírus da febre amarela. A técnica consiste em retirar um trecho do genoma do vírus da febre amarela e colocar no lugar o pedaço equivalente do vírus da dengue. O resultado é o chamado “genoma quimérico”. O uso do vírus da febre amarela não vem por acaso. O instituto fluminense é o maior produtor mundial da vacina 17D, para combater a doença. Com isso, a Fiocruz pretende aproveitar o know how e a capacidade instalada para futura produção da nova vacina.

Mas combater a dengue no organismo humano não é fácil. Existem quatro tipos diferentes de vírus e, para ser eficaz, a vacina terá de ser tetravalente, ou seja, inibir os quatro simultaneamente. “Para cada um desses tipos é preciso encontrar um equilíbrio entre atenuação do vírus (para que a pessoa não adoeça com o medicamento) e imunogenicidade (a ‘força’ que a dose deve ter para imunizar)”, explicou Elena Caride Siqueira Campos, da Fiocruz.

Segundo a pesquisadora, o trabalho ainda não encontrou resultados satisfatórios para a dengue do tipo 3. Mesmo assim, ela espera em 2009 poder realizar os testes das primeiras formulações tetravalentes da vacina e, até 2012, dar início aos testes clínicos. No Brasil, até agora foram registrados os tipos 1, 2 e 3 da doença mas, segundo os dois especialistas, é apenas uma questão de tempo para o tipo 4 (já encontrado na Colômbia e na Venezuela) chegar ao País.

100 milhões de casos em 2007

“A dengue sempre existiu – mas com o advento das embalagens plásticas, que servem de criadouro para o mosquito vetor Aedes aegypti, o difícil acesso à água potável e as más condições de saneamento dos aglomerados urbanos – ela se disseminou pelo mundo a partir da década de 1970”, informou Expedito de Albuquerque Luna, do Instituto de Medicina Tropical da USP. Em todo o mundo, foram registrados 100 milhões de casos da doença no ano passado. Cerca de 3 bilhões de pessoas moram em regiões sujeitas ao contágio e 20 milhões de turistas passam anualmente por esses lugares.

AMB disponibiliza nomes de candidatos a prefeito que respondem a processos

Da Agência Brasil

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou hoje (22) o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito em 26 capitais do país que respondem a processo na Justiça, de origem criminal ou eleitoral. De acordo com a entidade, o objetivo é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas que possam fundamentar a escolha dos eleitores.


O banco de dados deve ser atualizado progressivamente com informações que serão repassadas pelos juízes eleitorais de todo o país.

Confira aqui os nomes do candidatos às prefeituras das capitais com pendências na Justiça.

Alunos da USP criam veículo para competir em Interlagos

Alunos de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) voltam às pistas do Kartódromo de Interlagos para disputar a Maratona da Eficiência Energética, evento que desafia estudantes de engenharia das universidades brasileiras a desenvolver veículos de alta performance e ecologicamente eficientes.

O veículo criado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial Mecânica da Poli/USP será apresentado hoje (22), às 17 horas, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica. Trata-se de um projeto compacto, com 2,5 metros de comprimento, 75 centímetros de largura e 25 quilos de peso. Essas medidas são significativamente menores que as do veículo desenvolvido pela mesma equipe em 2007, com o qual conquistaram o 5º lugar na competição.



Neste ano, a meta dos universitários foi desenvolver um veículo robusto, que reunisse aperfeiçoamentos e inovações em aerodinâmica e nos sistemas de direção, suspensão, cubos de rodas, ergonomia, segurança e conforto. O projeto tem patrocínio da Mapfre Seguros do Brasil, Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco), Proart, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e MVC Componentes Plásticos.

Motor mais leve – O carro da Poli, denominado i9, é um conjunto que integra estrutura e carenagem em tecido de fibra de vidro – que substitui a tradicional manta – e combina materiais leves e de alta resistência, como fibra de carbono e kevlar. Para reduzir o consumo de gasolina por quilômetro rodado, os alunos optaram por motor menor e mais leve. “Não há necessidade de um propulsor de grande capacidade volumétrica para uma prova desenvolvida à velocidade média de 25 quilômetros por hora, em pista plana, para o deslocamento de um conjunto tão leve. Tal mudança permitiu diminuição de 50% do consumo de gasolina”, explica Daniel Toledo, capitão da Equipe Poli/Mapfre de Milhagem.

A Maratona da Eficiência Energética tem seu regulamento registrado na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), também responsável pela supervisão da competição. O objetivo do evento é pesquisar o rendimento energético com diferentes tipos de combustão e incentivar a criatividade dos futuros engenheiros automotivos quanto a soluções para as questões ambientais e de energia.

Características do i9
• comprimento de 2,5 metros (35 centímetros mais curto que o modelo de 2007)
• largura de 75 centímetros (20 centímetros mais estreito)
• peso de 25 quilos (15 quilos mais leve)
• carenagem recebeu entradas de ar para refrigeração do motor, menor área frontal e queda mais suave da parte traseira. Foi laminada com tecidos de fibra de vidro e resina éster vinílica, permitindo redução de massa de 50%, para 10 quilos
• cockpit desenvolvido pelo moderno processo de infusão que, auxiliado pelo vácuo, permite desenvolver componentes de alto desempenho em materiais compósitos. Foram utilizados carbono, kevlar, fibra de vidro e núcleos diversos
• volante removível, como nos carros da Fórmula 1 e Stock Car
• sistema de direção desenvolvido para obter maior precisão, menores perdas e controle mais eficiente
• suspensão, sem molas e amortecedores, baseia-se em projeto especial para os cubos das rodas com rolamento para a redução de atrito, favorecendo melhor desempenho global

SERVIÇO
• Lançamento do veículo da Poli: hoje (22), às 17 horas
Local: Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica
da Escola Politécnica da USP – Cidade Universitária – SP
• Maratona da Eficiência Energética 2008
De quinta-feira a sábado (24 a 26)
Local: Kartódromo de Interlagos – São Paulo

Do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli

Conheça os aprovados para o Programa de Qualificação Profissional

Devido à greve dos Correios, a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, responsável pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), convoca pela internet os trabalhadores selecionados pelo banco de dados dos Postos de Atendimento ao Trabalhador do Governo do Estado a participar de cursos gratuitos de qualificação profissional.

Quem tiver seu nome na lista deverá apresentar-se na entidade referida até o dia 24, das 9h às 18h, com Carteira de Trabalho, documento de identidade (RG) e comprovante de endereço.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

Nesta primeira estapa, foram convocados 12 mil trabalhadores em todo o Estado. Ainda serão chamados mais de 15 mil neste ano. Em 2009. há outras 60 mil vagas em diferentes cursos e, em 2010, outras 90 mil pessoas serão qualificadas, o que representa um total de 180 mil trabalhadores qualificados.

A lista completa de convocados também ficará disponível nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) e no site da Secretaria do Emprego e relações do Trabalho www.emprego.sp.gov.br.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Rede Record exibirá programa sobre a FMB neste sábado

Por Flávio Fogueral

A Faculdade de Medicina de Botucatu será o destaque neste sábado, dia 26, do programa “Visita na Record”, exibido regionalmente pela TV Record Bauru. Durante a atração serão mostrados diversos trabalhos de atendimento à população realizada tanto pela FMB quanto pelo Hospital das Clínicas. Além disso, uma entrevista com o diretor da faculdade, professor Sérgio Swain Muller, gravada na última sexta-feira, dia 18, enfocará números e dados referentes à instituição.
Entre os assuntos abordados estavam os investimentos em estrutura e as perspectivas das pesquisas realizadas na FMB.
As gravações de imagens, em Botucatu, aconteceram no dia 7 de julho, onde a equipe de reportagem da Record/Bauru enfocou alguns trabalhos realizados no Hospital das Clínicas. Um dos destaques foi o Hospital Dia, referência no tratamento de portadores do vírus da AIDS. Alguns usuários vindos de outras cidades também deram seus depoimentos sobre a qualidade de atendimento do Hospital das Clínicas. Alunos, docentes, pós-graduandos e pesquisadores relataram suas experiências profissionais com a instituição.

A apresentadora do “Visita na Record”, Fabiane Berto, frisou que a escolha da FMB se deve à excelência em educação e também da participação ativa nas pesquisas e no atendimento na saúde ao manter o Hospital das Clínicas, referência em todo o interior paulista. “A Unesp, através da Faculdade de Medicina de Botucatu, representa no país um grau de excelência em ensino, pesquisa e atendimento na área da saúde. O perfil do programa é justamente o de mostrar aos mais de 120 municípios que recebem nosso sinal, os trabalhos que entidades e autoridades fazem pela população em geral”, enfatiza a jornalista.

Onde assistir- O programa “Visita na Record” é exibido aos sábados, a partir das 12h30 e a cada semana uma personalidade ou instituição são mostrados com destaque ao lado de entrevistas feitas de forma descontraída pela apresentadora.