julho 21, 2008

Vestibular 2009 da UFRJ terá vagas para seis novos cursos

Da Agência Brasil

Seis novos cursos foram criados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e já estarão disponíveis no vestibular 2009 da instituição. Alguns deles, como o de bacharelado em Saúde Coletiva, são pioneiros no país e na América Latina, destacou em entrevista à Agência Brasil a pró-reitora de graduação da instituição, Belkis Valdman.

“O curso de Saúde Coletiva não é pioneiro só no país. É o primeiro na América Latina. E é voltado mais para a saúde familiar e da população, abordando os problemas da sociedade em relação à saúde”, declarou a pró-reitora.

Os demais cursos aprovados são: Terapia Ocupacional, também na área de Saúde; Ciências da Matemática e da Terra, no campo das Ciências Exatas; além de História da Arte, Relações Internacionais e Comunicação Visual Design.

Empregos Manager Online

Ainda em processo de elaboração, novos cursos nas áreas de Nanotecnologia e Metrologia deverão começar a ser ministrados pela UFRJ no campus de Xerém, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O objetivo é estabelecer um novo pólo de ciência, tecnologia e inovação, como havia informado à Agência Brasil, em abril passado, o coordenador do projeto, professor Olaf Malm, do Instituto de Biofísica da universidade.

De acordo com Belkis Valdman, já neste semestre, uma nova turma de Ciências Biológicas (modalidade Biofísica) terá início, em Xerém.

Em Macaé, a UFRJ está ampliando os cursos de licenciatura em Química e Farmácia e Ciências Biológicas. Há perspectivas de ampliação de turmas de Medicina, Enfermagem e Nutrição no próximo ano, em parceria com a prefeitura do município e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

De acordo com a pró-reitora de graduação, os novos cursos irão atender às demandas mais modernas da sociedade. “Os cursos foram discutidos e estudados para atender todas as mudanças, tanto na área de saúde, como nas áreas humanas e técnicas”.

As inscrições para o vestibular 2009 da UFRJ começam no próximo dia 1º de agosto e vão até o dia 31 do mesmo mês. As provas serão realizadas nos dias 9 e 23 de novembro. O edital do concurso foi divulgado no dia 15 de julho. Ao todo, serão oferecidas 7.682 vagas.

Professores vão poder comprar computadores portáteis a baixo custo

Da Agência Brasil

Professores de 64 municípios serão os primeiros a comprar computadores portáteis a baixo custo (R$ 1 mil). Esta será a primeira etapa do Programa Computador Portátil para o Professor, que foi lançado em abril.

O programa irá priorizar municípios que tiveram melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também as cidades que compõem as 37 redes municipais de ensino apontadas pela pesquisa "Redes de Aprendizagem - boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender", realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A partir do dia 10 de setembro os professores de todas as capitais também vão poder adquirir os computadores portáteis que, a partir de outubro, estarão disponíveis nas demais cidades brasileiras. A previsão do MEC é de que 3,4 milhões de professores do ensino básico ao universitário vão poder adquirir os aparelhos.


Os laptops não vão ser vendidos a professores de cursos pré-vestibulares, de escolas de música, de idiomas e de academias de ginástica. São computadores com memória mínima de 512 megabytes, disco rígido de armazenamento com um mínimo de 40 gigabytes, tela plana de cristal líquido (LCD), internet sem fio (tecnologia wireless) e software livre, com mais de 27 aplicativos, além de aplicativos específicos da área educacional, entre outras características técnicas.

De acordo com o MEC, o programa não envolve recursos orçamentários e conta com o apoio de fabricantes de computadores e de bancos públicos e privados. Os pedidos poderão ser feitos por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) nas 6 mil agências de todo o país.

Anatel deve definir reajuste de telefone fixo nos próximos dias

Da Agência Brasil

Os índices de reajuste das tarifas da telefonia fixa podem ser definidos na próxima semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que serve de base para o reajuste das tarifas, ficou em 4,46%.

Sobre esse percentual, ainda há um desconto determinado pelo Fator X, que estipula a redução que deve ser aplicada para calcular o reajuste das tarifas. Esse índice, que é calculado com base na produtividade das concessionárias, foi divulgado hoje (18) pela Anatel e ficou em 2,92%.

Como a metodologia de cálculo para o Fator X foi alterada este ano, uma parte do reajuste ainda será calculada com base na metodologia antiga. Por isso, segundo a Anatel, ainda não é possível determinar qual será o percentual do reajuste aplicado nas tarifas telefônicas este ano.i



Após a divulgação dos índices do IST e do Fator X, as concessionárias devem fazer suas propostas de reajuste para o Conselho Diretor da Agência, que dá a palavra final sobre os índices que serão aplicados. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 30 de julho, mas os conselheiros podem tomar decisões antes disso, por meio de circuito deliberativo.

No ano passado, os percentuais de reajuste autorizados pela Anatel para a telefonia fixa variaram de 1,8% a 2,2%, de acordo com cada concessionária.

Disputas emocionantes marcam a última rodada dos Jogos do Sesi

A rodada derradeira dos Jogos Industriários do Sesi foi marcada por disputas emocionantes. Os últimos dias da competição foram reservados para as finais do futsal feminino, futsal máster, futsal masculino, tênis de campo, snooker, vôlei feminino, vôlei masculino e basquete masculino.

As finais do futsal em suas três categorias aconteceram no sábado, dia 19. No feminino, o título foi para a Cooperblue, que venceu o Hospital Cantídeo por 6 a 4. A medalha de bronze foi para a Induscar, que passou pela Embraer por 1 a 0. A modalidade, que estreou nos JOIS em 2008 e contou com 5 equipes, foi uma das que mais agitou o público durante toda a competição. “O futsal feminino veio pra ficar e tenho certeza que vai reunir ainda mais equipes no próximo ano”, avalia o diretor do Sesi João Valter Romeiro.

A decisão do futsal master foi marcada pelo equilíbrio. A Duratex acabou levando a melhor e venceu a Irizar por 3 a 2, num jogo de muitas alternativas e fortes emoções. “Fizemos um bom jogo, mas não deu, foi uma pena”, lamentou o jogador Paulo Cadorin, da Irizar. A Duratex também faturou o futsal masculino livre vencendo a Polyjhon por 7 a 3. Na disputa do terceiro lugar, a Irizar venceu a 4x4 pelo mesmo placar.


No tênis de campo quem fez bonito foi a Irizar, que faturou o título nas três categorias. Na A, inclusive, a empresa ficou com as medalhas de ouro e prata. Na final, Jonas venceu Eduardo por 2 a 1. O terceiro lugar ficou com Thó, da Casa dos Materiais. “A competição teve um alto nível técnico e mostrou que nossas empresas têm grandes tenistas”, garantiu Thó.

Na categoria B, Paulo Cadorin (Irizar) ficou com a medalha de ouro ao vencer Érick Facioli (Criativa) por 2 x 0. “Participar dos JOIS foi uma grande emoção. Estou muito feliz com o segundo lugar e quero me preparar mais ainda para ficar com o ouro no ano que vem”, comemorou Erick Facioli. A disputa do terceiro lugar foi transferida para o meio de semana em comum acordo entre os jogadores Helton e Rogério, ambos da Duratex. Na categoria C, Júlio (Irizar) venceu o tenista Kiko (Centroflora) por 2 a 1 e faturou o primeiro lugar. Norman (Embraer) ficou com o bronze.

O título do snooker, disputado no sábado à tarde, ficou com a Duratex. O jogador Carlos venceu na final o Jair, da Induscar, por 2 a 0. Na disputa do terceiro lugar, melhor para Paulo da Embraer que venceu Jefferson, da Induscar, também por 2 a 0.

O domingo, dia 20, oficialmente o último dia de competições do JOIS, foi memorável. As dependências do clube ficaram lotadas durante todo o dia. E quem esteve por lá não se arrependeu. Logo no início da manhã, a Embraer venceu o Cantídeo por 3 a 0 e garantiu o terceiro lugar no voleibol feminino. Na seqüência, a ASU ganhou da Sabesp por 3 a 1 e comemorou a medalha de ouro. No vôlei masculino quem se deu bem foi a Embraer, que passou pela Duratex pelo placar de 3 sets a 0. O terceiro Lugar ficou a Sabesp.

Já no basquete masculino, Duratex e Induscar também fizeram um grande jogo, respaldado pela presença de 7 jogadores que atuam pela equipe principal de Botucatu, cinco pelo lado da Duratex e dois pela Induscar. Com um banco mais consistente, a Duratex acabou levando a melhor e vencendo por 92 a 58. O terceiro lugar já havia sido conquistado pela Embraer na semana passada. “A gente joga basquete por que gosta mesmo, é a nossa vida. Os JOIS dão mais uma oportunidade pra gente fazer o que mais gosta”, diz Rodrigo (Gordo), um dos destaques da Duratex.

Futebol - A disputa da última medalha de ouro do JOIS envolveu o futebol de campo, uma das modalidades que, sem dúvida, mais mechem com o espírito de competição dos atletas e com o engajamento das torcidas. Repetindo o que já havia acontecido na semana passada durante as semifinais, as arquibancadas do campo do Sesi ficaram completamente lotadas para acompanhar um grande jogo de futebol.

De um lado a Duratex, que recentemente disputou a versão nacional dos JOIS, atual campeã e para muitos, favorita. Do outro, a Embraer, cujos atletas ainda tinham na garganta o gosto amargo da derrota sofrida na final de 2007, mas que conheciam seu potencial. O resultado não poderia ser outro. Um jogo emocionante do começo ao fim, marcado pelo equilíbrio, pela raça e também pelo bom futebol apresentado pelas duas equipes.

Quem saiu na frente foi Embraer. A Duratex mostrou sua força e virou, 2 a 1. O primeiro tempo terminou empatado 2 a 2. No início da segunda etapa, a Embraer aproveitou alguns vacilos do adversário e fez 4 a 2. Faltando cerca de 10 minutos a Duratex diminuiu e pressionou bastante. Chegou a ter um gol anulado, acertadamente marcado pelo juiz. Mas já era tarde e a comemoração ficou mesmo com a Embraer, que conseguiu acabar com uma hegemonia de muitos anos da Duratex e venceu por 4 a 3. Na disputa do terceiro lugar a Induscar ganhou da Tecnaut por 3 a 0.

Confraternização – No próximo dia 24, quinta-feira, a partir das 18h, no Cantinho dos Amigos, no Sesi, será realizada uma confraternização entre os multiplicadores, RHs e técnicos das empresas participantes do JOIS.

Premiação – O cerimonial de encerramento e premiação está marcado para o dia 1º de agosto, sexta-feira, às 19h30, no ginásio do Sesi. Todos os atletas estão convidados a participar de um churrasco logo na seqüência da cerimônia.

Botucatu possui um campo promissor para profissionais de logística

A mudança no perfil econômico de Botucatu nos últimos anos tem colaborado para a inserção do profissional de logística no mercado de trabalho da cidade, que hoje apresenta um campo fértil de atuação na área.

“Botucatu passa por uma transformação significativa. Até há pouco tempo sua economia girava em torno da Unesp, mas com a vinda da Embraer muitas indústrias estão se instalando na cidade”, afirma José Raphael Bicas Franco, docente do curso de Assistente em Logística do Senac Botucatu. “Sua localização privilegiada também contribui para isso: está no centro do Estado e bem servida por rodovias de ligação com os principais centros consumidores. Assim, o profissional de logística começou a ser valorizado e procurado na região”, completa.

Para quem tem interesse na área, mas ainda não possui condições de iniciar uma graduação, o curso técnico é uma boa alternativa, porque permite conhecer a realidade da profissão antes de ingressar em uma formação superior.

Empregos Manager Online


Um exemplo é o curso profissionalizante Assistente em Logística, que está com inscrições abertas no Senac Botucatu. Nele, o aluno aprende a operacionalizar processos de aquisição, administração de materiais, armazenagem, movimentação, separação, produção, expedição e transportes, com visão sistêmica da organização. Ele também adquire conhecimentos sobre rotinas, procedimentos, documentos e técnicas específicas para assegurar a eficiência das tarefas.

O curso começa no dia 2 de agosto, com duração de 320 horas. As inscrições serão aceitas até um dia antes do início das aulas ou que se esgotem as vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3112-1150 ou pelo email botucatu@sp.senac.br


Serviço

Curso: Assistente em Logística
Carga horária: 320 horas
Data: 2/8/2008 a 28/11/2009
Horário: sábados, das 13 às 17 horas
Informações e Inscrições:
Senac Botucatu
R. Dr. Rafael Sampaio, 85
Telefone: (14) 3112-1150
botucatu@sp.senac.br