julho 19, 2008

Morre a atriz Dercy Gonçalves aos 101 anos


Morreu neste sábado, aos 101 anos, a atriz Dercy Gonçalves, segundo informações da rede GloboNews. Ela estava internada desde quinta-feira no hospital São Lucas, em Copacabana, Rio de Janeiro.
O horário e local do enterro ainda não foram divulgados pelo hospital e familiares.
Dolores Gonçalves Costa nasceu no dia 23 de junho de 1906 em Santa Maria Madalena, Estado do Rio de Janeiro. Filha de um alfaiate e neta de um coveiro, ela perdeu a mãe muito cedo. Sua mãe, a lavadeira Margarida, descobriu que o marido tinha uma amante e foi para a cidade do Rio de Janeiro, deixando os sete filhos para trás.
Aos 14 anos, Dercy era bilheteira de cinema de sua cidade natal e escandalizou o povo de Santa Maria Madalena ao pintar o rosto como as atrizes dos filmes mudos. Para ganhar um prato de comida, ela costumava dançar para os hóspedes do Hotel dos Viajantes. Aos 17 anos, Dercy encontrou a companhia de teatro mambembe e resolveu fugir para Conceição de Macabu.
Em Conceição de Macabu, Dercy se envolveu com o cantor Eugenio Pascoal, com quem perdeu a virgindade. Os dois se tornaram grandes amigos até Pascoal morrer, tuberculoso. Ela também ficou doente. Foi nessa mesma época que ela conheceu o exportador de café Ademar Martins. Casado, Martins levou Dercy para um sanatório próximo a Juiz de Fora, em Minas, onde aparecia uma vez por semana para vivistá-la e pagar a conta.
Depois de um tempo, Ademar Martins instalou Dercy no Rio, em um hotel na praça Tiradentes. Foi só então que os dois transaram pela primeira vez. Desse envolvimento, nasceu Dercimar, filha única da atriz. Em 1932, Dercy começou a atuar na Casa de Caboclo, no Rio, e logo percebeu que a irreverência fazia sucesso.
Dercy fez história no teatro de revista, passando pelos cassinos que marcaram uma época e pelos teatros da praça Tiradentes. Ela fez seu primeiro filme, Samba em Berlim, em 1943, aos 37 anos, ao lado de Grande Otelo. Depois vieram mais papéis de destaque na telona em A Grande Vedete (1958), Minervina Vem Aí (1959) e Cala Boca, Etelvina (1959).
Começou a trabalhar na televisão na década de 1960, nas TVs Excelsior e Globo. Entre suas novelas de destaque estão: Que Rei Sou Eu (1989), Deus Nos Acuda (1993). Também nessa época, ela apresentou o programa Consultório sentimental, na Globo, uma espécie de talk-show primitivo em que Dercy esculhambava o convidado.
Já por volta de seus 90 anos, Dercy ganhou um programa semanal no SBT, o Fala Dercy, onde tinha liberdade para falar seus famosos palavrões e improvisar o texto. Atualmente, ela era contratada da emissora de Silvio Santos, onde ganhava um salário vitalício.
Palavrões e polêmicas Dercy Gonçalves ficou famosa pelo uso exagerado de palavras obscenas, especialmente quando concedia entrevistas, o que causava, ao mesmo tempo, um certo constrangimento e um divertimento. Várias vezes, ela costumava brincar que veio ao mundo para criar confusão.
Em 1991, aos 84 anos, Dercy Gonçalves causou um grande alvoroço em todo o País ao desfilar no Carnaval do Rio com os seios de fora. A atriz saiu em cima de um carro alegórico da Viradouro, que a homenageava. Em certo momento do desfile, seu vestido escorregou, deixando seus seios à mostra.
Problemas de saúde Em 1992, aos 85 anos, Dercy Gonçalves descobriu que tinha câncer no estômago. Ela teve que fazer uma operação, tirando parte do órgão e acabou se curando. Ultimamente, por causa de idade, a atriz andava com o auxílio de uma bengala.
Dercy ganhou um mausoléu especial, em 1991. Projetado pelo arquiteto Roberto Candineli, o mausoléu está situando na entrada do Cemitério Municipal de Santa Maria Madalena. Ele ocupa uma área de 120 metros quadrados e tem 3m de altura.
"Não tenho medo de morrer. Fiz tudo que tive vontade na vida e me considero uma vencedora!", disse Dercy em uma entrevista.

Jogadora do BFC é convocada para a disputa dos Jogos Olímpicos

O técnico da seleção feminina Jorge Barcellos ainda não fez o comunicado oficial, mas já definiu as 18 jogadoras que irá levar para as Olimpíadas de Pequim. Das 20 atletas que integraram o grupo que participou dos amistosos contra Estados Unidos e Canadá, cinco estão fora. As cortadas são a zagueira Juliana Cabral, as laterais Danielle e Danielli, Daiane e a atacante Raquel.

A meio-campista Formiga (foto), integrante do Botucatu Futebol Clube foi uma das convocadas por Barcellos para integrar o time brasileiro.
"Tive que fazer opções dentro do limite de jogadoras que eu poderia levar. Tenho uma lateral para cada lado do campo e jogadras de qualidade em todas as posições Acredito que este é o grupo ideal para levar a Pequim", disse o treinador em entrevista no final da tarde desta sexta-feira.
As 15 confirmadas embarcam neste domingo para a Suécia, onde se encontrarão com as pré-convocadas Daniela Alves, Marta e Cristiane. Lá, farão as preparações para as Olimpíadas. "Vamos trabalhar para deixar o time pronto para os Jogos.

O importante agora é entrosar a equipe e o tempo que passaremos na Suécia servirá exatamente para isso", completou.Na Europa, a equipe comandada por Barcellos tenta corrigir os erros apresentados durante a excursão pela América do Norte, aonde não conseguiu vencer.

Depois de empatar por 1 a 1 com o Canadá, sofreu duas derrotas, ambas pela contagem mínina, para os Estados Unidos. O técnico, entretanto, considera positivo o saldo dos amistosos."Enfrentamos os times principais dos três países. Todas as seleções estavam completas e nós sem Marta, Daniela [Alves] e Cristiane. Mesmo assim sofremos apenas três gols, todas as partidas foram equilibradas. Isso mostra que a defesa está muito bem. Pecamos um pouco nas finalizações. Marcamos apenas um gol, mas isso vai mudar quando entrarem as três que atuam na Suécia. Todas chegam muito bem ao gol", disse Barcellos.

Em Atenas-04, a seleção feminina conquistou o melhor resultado da história do esporte ao conquistar a prata. Na final, time então comandado por Renê Simões foi derrotado justamente pelas norte-americanas. Para Barcellos, a equipe feminina pode chegar ainda mais longe este ano. "Estamos indo para buscar o ouro e acredito, pela equipe que tenho em mãos e o trabalho que estou realizando, que podemos sim sonhar com este título. Nós temos que querer sempre mais. Se formos à final novamente, será ótimo. Um grande resultado. Mas saímos daqui pensando no ouro como uma possibilidade real", disse.

O Brasil estréia nos Jogos contra a atual campeã do mundo Alemanha, em Shenyang, no dia 6 de agosto. O confronto que reedita a decisão do último mundial, em 2006. A chave do Brasil ainda terá Coréia do Norte e Nigéria. "É uma chave difícil. Bastante difícil. A Nigéria tem um time forte, a Coréia [do Norte] tem tradição no futebol feminino e a Alemanha dispensa apresentações. Mas eu não sou capaz de fazer previsões para este grupo. Todos podem se classificar e o futebol sempre prega peças na gente", finalizou.

Confira as convocadas:
Goleiras
Andréia Suntaque (Prainsa-ESP)
Bárbara (Sport)

Defesa
Andréia Rosa - (Ferroviária)
Renata Costa (Odense-DIN)
Tânia Maranhão (Saad)
Erika (Santos)

Laterais
Simone Jatobá (Lyon-FRA)
Rosana (Svneulengbach-AUT)
Meio campo
Maycon (Saad)
Daniela Alves (Umea-SUE)
Formiga (Botucatu)
Francielle (Santos)
Ester (Santos)

Atacantes
Marta (Umea-SUE)
Pretinha (Imac-JAP)
Fabiana (Corinthians)
Maurine (Santos)
Cristiane (Linköpings-SUE)

Blogagem Coletiva: Censura não!


imagem digital drops, assine a petição!

A petição já ultrapssou 60 mil assinaturas e a meta é chegar a 100 mil até o fim deste mês. Se você é internauta manifeste sua opinião. Participe da blogagem coletiva promovida pelo blogue Xô Censura (Censura Não!) difundido sua posição sobre o projeto de Lei de Cibercrimes.

O projeto começa a repercutir fora do Brasil e entre as manchetes destaco: The End of Net Anonymity In Brazil, Terrible new Brazilian Internet law proposal will criminalize brazillions of people, The Proposal to Control Net Access, algumas nos comparando com a China. Não chegaremos à esse extremo, até porque o projeto inicial foi mudado, acho que 4 ou 5 vezes e revisado por último pelo Senador Aloísio Mercadante. E agora modificado, foi encaminhado para votação na câmara dos Deputados Federais e depois segue para sanção presidencial.

Você está chegando agora e não sabe do que se trata? Aconselho o resumão publicado pela Paula Góes no Global Voice e, para a minha satisfação pessoal e coincidindo com aquilo que penso a respeito, a Luciana Monte do Dia de Folga escreveu uma excelente análise, que assino embaixo e faço minhas as palavras dela.

Refresh...

Escrevemos a nossa História e tudo o que foi visto até agora tem objetivo principal contribuir para a compreensão da nossa realidade hoje. A realidade de um país latino-americano, dependente. Somos membros de uma sociedade onde um abismo separa a minoria extremamente rica e a grande massa empobrecida.

O Brasil favorecido com o crescimento industrial é predominantemente urbano, por outro lado, isso gerou uma "inchação" das capitais. O resultado tem sido o declínio da qualidade de vida das metrópolis, com o crescente número de favelados e mortalidade infantil, num percentual intimamente ligado à queda do poder aquisitivo da população mais carente (mesmo que os números do atual governo diga diferente, o aumento da cesta básica não acompanha o aumento dos salários).

O Brasil tem o título mundial de ter o maior índice de acidentes de trânsito. Palmas para a Lei Seca! E mesmo o brasileiro comprando cada vez mais carros, ainda enfrenta más condições de moradia, de transporte coletivo, de saúde e higiene, de educação e de lazer.

Nas cidades do país perambulam mais de 10 milhões de menores abandonados e a expeculação imobiliária desenfreada vai tirando a beleza da paisagem e a falta de mecanismos de controle favorece a poluição atmosférica, das águas, sonora e visual.

O homem brasileiro não tem boa saúde: 40% da população é desnutrida e 20 milhões não têm dentes. A proliferação de doenças endêmicas e epidêmicas é facilitada pela ausência de uma infra-estrutura higiênica básica.

Além dessas difíceis condições de vida, os brasileiros dispõem da internet como único canal para exprimir seus desapontamentos e propor soluções. De uma maneira geral, a sociedade não tem voz ativa na vida política nacional.

Nas tarefas de realizar o "interesse coletivo", os elites dirigentes, ao longo de nossa História, não têm feito mais que favorecer a si próprios. A ideologia difundida pelos instrumentos de mídia, desempenha um papel de abafamento dos conflitos que existem na sociedade brasileira. A insatisfação da população, muitas vezes, é dirigida para o combate ao banditismo, como se ele fosse causa e não efeito da má gestão dos governos.

E os sonhos de uma vida melhor são acalentados por soluções mágicas dadas pelos horóscopos ou pela sorte grande na loteria. Penetrando em milhões de lares, a televisão fortaleceu os valores do "Tenho, logo existo" e determinados padrões de consumo bem cosmopolitas. Ao lado de uns poucos programas de inegável qualidade, estão as novelas e os enlatados de valores discutíveis.

Tudo isso pode nos dar a impressão de que a sociedade brasileira perdeu o seu dinamismo. É falso, ela está extremamente ativa, embora numa situação política dificil; estamos aqui pleiteando o direito de usufruir plenamente daquilo que, como dados apontam, a internet cresce dia a dia. A rede nos une para lutarmos principalmente contra o mal que insiste em se instalar.

Porque querem nos podar?

Boa blogagem!

Do blog Luz de Luma