julho 17, 2008

Brasil já tem mais de 133 milhões de linhas de celular, mostra balanço da Anatel

Da Agência Brasil

A comunicação por meio do telefone celular já é uma realidade para 133,1 milhões de brasileiros, de acordo com o balanço sobre a situação atual da telefonia móvel no país divulgado hoje (17) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número corresponde a 72,3% da população do país, estimada em 183,9 milhões de habitantes, segundo a última contagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano passado.

A maioria das linhas de telefone celular, 81,03%, são pré-pagas, e 18,97% estão no sistema pós-pagos.

O mês de junho registrou o maior número de adesão dos últimos 10 anos, com 2,6 milhões de novas habilitações, um acréscimo de 65,9% em relação ao mesmo mês de 2007.


O estado com maior número de telefones para cada 100 habitantes (teledensidade) é o Distrito Federal, com índice de 127,7, o que significa 1,27 telefone para cada habitante. O Rio de Janeiro é o segundo colocado, com índice 86,6, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 85,3. A média nacional deste índice é de 69,5.

A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro de telefonia móvel, com 30,36% de participação, seguida pela TIM, com 25,4%, da Claro, com 24,87%, e da Oi, com 15,24%. Logo em seguida aparecem a Brasil Telecom GSM, com 3,77%, a CTBC Telecom Celular, com 0,31%, e a Sercomtel Celular, com 0,05%.

Segundo o balanço da Anatel, a tecnologia GSM concentra 84,8% dos acessos, enquanto a CDMA aparece com 12,6%, e a TDMA, com 2,5%.

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho

A lista de classificação geral dos candidatos que participaram do Vestibulinho para o 2º semestre de 2008 já está disponível na internet. A informação também será divulgada nas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. Os convocados devem fazer a matrícula, no horário definido pela unidade de ensino, nos seguintes dias:


21 e 22 - 1ª lista de convocação e matrícula

23 e 24 - 2ª lista de convocação e matrícula

25 - 3ª lista de convocação e matrícula

28 - 4ª lista de convocação e matrícula

29 - 5ª lista de convocação e matrícula

Documentos para Matrícula

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá apresentar: requerimento de matrícula - fornecido pela Etec -, preenchido e assinado. Se o candidato tiver menos de 16 anos, no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento; cópia simples, com apresentação do original, da cédula de identidade (RG) e do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos; ou documento original da declaração que o candidato está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio; quatro fotos 3x4 recentes e iguais.

Quem fizer o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo), deverá levar cópia simples de, no mínimo, quatro certificados de eliminação de disciplina ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos, com apresentação do documento original, no momento de efetivar a matrícula.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública, se convocado para matrícula, deverá, obrigatoriamente, apresentar histórico escolar demonstrando que cursou integralmente o Ensino Fundamental, da 5ª à 8ª série, em instituição pública.

Do Centro Paula Souza

Frio e clima seco aumentam casos de internação nos hospitais públicos

A chegada do frio aliada ao clima seco cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como pneumonias, gripes, rinites, sinusites, alergias e resfriados. Levantamento da Secretaria da Saúde mostra que o número de internações em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de problemas respiratórios cresce, em média, 25% no período de inverno, na comparação com os meses de calor.


Na capital paulista, já não chove há três semanas. Por isso a população deve redobrar os cuidados e se prevenir contra as doenças típicas do período. Manter a higiene doméstica, impedindo o acúmulo de poeira, evitar banhos com água muito quente, dormir em locais arejados, consumir frutas e verduras ricas em vitamina C e beber bastante água ajudam a melhorar a qualidade de vida nos dias frios.

"São cuidados simples, mas que fazem muita diferença. Assim como o calor, o frio também exige prevenção à saúde", afirma o médico pneumologista Ricardo Tardelli, coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria. Segundo o especialista, o período exige a retirada das roupas mais quentes e as de lã dos armários, o que pode desencadear um processo alérgico. “A presença de ácaros em roupas guardadas há algum tempo é bastante comum. É importante lavá-las antes de colocar em uso”, alerta.

Da Secretaria da Saúde

Programa de Ação Cultural de São Paulo lança editais de circo

O Programa de Ação Cultural lança dois editais na área circense: Concurso de Apoio a Projetos de Montagem, Circulação e Manutenção de Espetáculo Circense e o Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Número Circense. Serão 57 projetos selecionados, totalizando R$ 1.250.000,00 em prêmios.


As inscrições poderão ser efetuadas até 5 de setembro, das 10h às 17h. Também serão aceitas inscrições enviadas por correio ou Sedex quando postadas regularmente dentro do mesmo prazo.

Local de Inscrição

Núcleo de Protocolo e Expedição da Secretaria de Estado da Cultura, Rua Mauá nº 51, Bairro Luz, São Paulo - SP, CEP 01028-900.

Editais

* Apoio a Projetos de Montagem, Circulação e Manutenção de Espetáculo
* Circense e o Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Número Circense
* Tabela dos Editais de Fomento

Região de Botucatu pode se inscrever no Prêmio Superação Empresarial 2008

Micro e pequenos empresários da região de Botucatu podem se inscrever no Prêmio Superação Empresarial 2008, que tem como objetivo reconhecer as iniciativas dos empresários em aprimorar o seu negócio e alcançar a excelência em gestão, disseminando as práticas para quem pretende fortalecer o empreendimento. As inscrições vão até dia 29/08 e podem ser feitas pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, nos escritórios regionais do Sebrae-SP ou pelo correio.

A ação é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (Ipeg), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Esse ano, a premiação vem com novidades e, entre elas, um troféu especial: Destaque de Boas Práticas em Responsabilidade Socioambiental, que irá considerar a atuação dos negócios em ações e programas de contribuição para o desenvolvimento do meio ambiente. Qualquer empresa inscrita no prêmio poderá concorrer a essa premiação.

Assessoria Jurídica

Ao todo, serão oito categorias avaliadas, divididas por segmento: indústria, comércio, serviços, turismo, agronegócios e as três novidades nesse ano: saúde, educação e tecnologia da informação.

Para Luiz Carlos Donda, gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Botucatu, o prêmio é uma boa oportunidade para os empresários. “O mercado tem exigido um nível de competitividade cada vez mais aprimorado e o prêmio busca empresas com diferenciais que vão além de produtos, destacando bons exemplos de gestão e relacionamento com o cliente”, observa.

Durante a cerimônia de lançamento do prêmio, o diretor técnico do Sebrae-SP, Paulo Arruda, destacou a importância da propagação do conhecimento promovida pela premiação. "Nós costumamos dizer que todo líder é produtor de novos líderes e o objetivo desse prêmio é justamente esse: mais do reconhecer os bons exemplos em gestão e as boas práticas administrativas dos donos dos pequenos negócios, é mostrá-los para a sociedade de modo a estimular outros empresários", disse.

Avaliação
O critério para avaliar as empresas selecionadas levará em conta as iniciativas, ações e atividades quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão para obter ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade das empresas, com conseqüente melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sebrae-SP, pelo telefone 0800 570 0800, ou no escritório regional do Sebrae-SP em Botucatu, pelo telefone (14) 3815-9020 e pelo e-mail vitors@sebraesp.com.br.

Etapa de São Sebastião será transmitida pela Rede TV

A Rede TV transmite neste domingo, dia 20, para todo o Brasil, a quinta etapa do Arena Cross, realizada no último final de semana em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O programa, que vai ao ar a partir das a partir das 13h30, terá meia hora de duração e vai mostrar reportagens especiais, curiosidades sobre o esporte e os melhores momentos das categorias 50cc, 65cc, 85cc, MX1 e MX2.ais uma vez a cidade de São Sebastião, no litoral norte Paulista.


Mais uma vez a cidade de São Sebastião deu um show de solidariedade. Os ingressos, que foram trocados por dois quilos de arroz, foram esgotados antecipadamente. Cerca de 7 mil pessoas vibraram nas arquibancadas. O patrocínio da prova foi Honda e Gol; co-patrocinio da Yamaha, Peels Capacetes, Metzeler e Consórcio Nacional Honda. O apoio foi da Prefeitura de São Sebastião e radio Morada. Vale a pena conferir.

A organização do Arena Cross é da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos.

Lançamento do McDia Feliz em Botucatu acontece dia 19 de julho

No dia 30 de agosto será realizada mais uma edição do McDia Feliz, evento promovido pela rede de restaurantes McDonald’s e o Instituto Ronald McDonald. A ação é considerada a maior campanha de combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil.

No próximo dia 19 de julho, sábado, acontece o lançamento oficial da campanha em Botucatu. O evento será realizado na Casa do Médico, que fica na Rua João de Passos nº. 326 no centro da cidade, a partir das 10 horas da manhã.

Para comemorar esses 20 anos, o Instituto Ronald McDonald propõe uma meta: aumentar em R$ 1 milhão a arrecadação deste ano em comparação com 2007, quando foram obtidos R$ 10.179.768,70. A campanha, que foi lançada nacionalmente no dia 10 de junho em Brasília, já arrecadou ao longo destas duas décadas cerca de R$ 80 milhões, beneficiando mais de 100 instituições de todo País.


No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches, vendido separadamente e na promoção número 1, além de materiais promocionais como camisetas, bonés, chaveiros e canecas, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer.

Nas unidades do McDonald´s de Botucatu, Jaú e São Carlos a verba arrecadada será revertida para a construção da Casa de Apoio Infantil do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, que cuida de crianças com câncer.

Atendimento

A pediatria do Hospital Amaral Carvalho tem hoje mil metros quadrados de área construída, fruto do dinheiro das doações da comunidade. Atende a crianças de todo o Brasil, em especial pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, serviço no qual é referência nacional. Das 165 pessoas que passaram por transplantes de medula óssea em 2007, 50 eram crianças e jovens na faixa etária entre 0 e 21 anos.

Dos mais de 270 mil atendimentos no Hospital em 2007, mais de 20 mil foram destinados a crianças e jovens de 0 a 21 anos. No total foram 4.559 pacientes de 0 a 21 anos atendidos pelo setor de pediatria, que atende outras especialidades médicas além do câncer. Dos pacientes dessa faixa etária, 1.542 são da cidade de Jaú, 349 de São Carlos e 15 vieram de Botucatu.

Em junho desse ano, a Instituição chegou a marca dos mil transplantes de medula óssea realizados. Esse é o resultado de 12 anos de dedicação da equipe do setor de TMO e de uma história repleta de conquistas. O Hospital foi o primeiro no Brasil a realizar um transplante a partir do material do cordão umbilical e o primeiro a realizar o procedimento em um índio da tribo Yanomami.

Arrecadação

No ano passado, as franquias do McDonald’s que atuam em prol da FAC registraram receita de R$ 80 mil em vendas – a melhor marca do país, em termos de proporcionalidade. A Fundação ainda recebeu o prêmio de venda de sanduíches no valor de R$ 20 mil, por ter sido a instituição que mais vendeu os tíquetes promocionais por número de habitantes da região.

A renda do McDia Feliz 2007, mais a receita de anos anteriores, além de outras doações e aplicações, já somam 45% do valor da construção da Casa de Apoio, projeto orçado em 1 milhão de reais.

Campanha de 2008

A arrecadação deste ano seguirá os moldes de 2007, sendo revertida para a construção da Casa de Apoio Infantil. “A iniciativa é fundamental para atender as crianças que fazem tratamento de quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea”, diz Vanessa de Moraes, que coordena o McDia Feliz 2008 para a FAC.

Atualmente a Casa de Apoio Infantil funciona em imóvel alugado e adaptado para este fim, porém, a construção da nova casa vai trazer melhores acomodações e um atendimento com maior qualidade para as crianças e seus acompanhantes.

De acordo com diretor superintendente da Fundação, Dr. Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, a nova Casa de Apoio Infantil vai acolher crianças vindas de cidades distantes durante seu tratamento. “O projeto, a exemplo da experiência que o Amaral Carvalho já tem com as Casas de Apoio para pacientes adultos, vai possibilitar que as crianças e seus familiares (acompanhantes) se mantenham em tratamento e recebam um atendimento mais humanizado”, explica Navarro.

Serviço:
Lançamento do McDia Feliz 2008
Local: Casa do Médico, Rua João de Passos nº. 326
Horário: a partir das 10 horas da manhã
Gratuito

Organização da Expo Botu se reúne com autoridades

O empresário Carlinhos Romagnolli, diretor da empresa responsável pela organização da Expo Botu 2008 se reúne nesta terça-feira, dia 22, com autoridades do município para tratar de assuntos referentes a segurança do evento. O encontro será realizado às 9 horas no Primar Plaza Hotel.

Foram convidados para o encontro representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Guarda Civil Municipal e Departamento de Engenharia de Tráfego (DET). “A questão da segurança é sempre primordial, por isso estamos planejando com antecedência uma atuação em conjunto com as autoridades, além da segurança particular que estaremos disponibilizando. Nosso objetivo principal é garantir a tranqüilidade do público e fazer com que a Expo Botu expresse cada vez mais o slogan da Feira da Família”, explica Carlinhos Romagnolli.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

A quarta edição da Expo Botu será realizada de 27 a 31 de agosto no Aeroporto Estadual Tancredo Neves. A grande inovação deste ano é que toda a área de exposição, inclusive o local dos shows será coberta. Os setores Automotivo, Decoração, Moda e Tendências, Tecnologia e Eletrônicos, Verde e Paisagismo, Ecoturismo e Pequenos Animais prometem agradar as cerca de 50 mil pessoas que deverão passar pela feira.

As atrações musicais ficam por conta de ABR.3 (27/8), Grupo Tradição (28), Fábio Júnior (29), Fundo de Quintal (30) e Edson e Hudson (31).
Ingressos – Os ingressos serão vendidos a R$ 15,00 individual e R$ 50,00 o pacote. Os camarotes para 10 pessoas com ingresso incluído vão custar a partir de R$ 900,00 para todas as noites. Para garantir o acesso ao local da Feira, serão disponibilizadas linhas de ônibus especiais em vários horários.

Aqueles que forem de carro terão área de estacionamento com segurança. Os interessados em participar como expositor da Expo Botu 2008 devem correr para não ficarem de fora e podem se informar pelo telefone (14) 3815-5090 ou 3882-6353. Outra opção é o site www.expobotu.com.br.

Lula sanciona piso nacional para professores

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (16) o projeto de lei que institui um piso nacional de R$ 950 para professores da rede pública. Representantes da categoria comemoraram a aprovação do que consideram uma luta histórica fundamental para a melhoria da qualidade da educação.

“Eu quero agradecer é pelas crianças do Brasil, porque elas serão as maiores beneficiadas. O mais importante não são os R$ 950, mas a palavra 'nacional'. A partir de agora os professores são do Brasil, e não do seu município ou estado. Nós nacionalizamos a categoria do magistério”, avaliou o senador Cristovam Buarque, autor do projeto de lei.

Em seu discurso, Lula agradeceu deputados e senadores por terem aprovado o piso salarial nacional para os professores. E pediu que as divergências políticas não impeçam os parlamentares de aprovar outros projetos. Lula reafirmou que seu governo está disposto a investir na educação e voltou a argumentar que é mais barato aplicar recursos em escolas do que em cadeias. “Não tem nenhum problema a gente gastar dinheiro com escola. É mais barato, lógico, a gente investir para as pessoas não virarem criminosos”, afirmou.


O presidente vetou um ponto específico da lei que havia sido questionado por entidades que representam os secretários de educação. O projeto previa que o pagamento deveria ser retroativo a janeiro de 2008, mas de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), não seria possível criar uma despesa que não estivesse prevista para o orçamento de 2008, sob o risco de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nós fizemos nas últimas 48 horas uma análise detida da questão da retroatividade e reconhecemos que realmente nós não podíamos exigir de prefeitos que estão em ano eleitoral, impedidos de dar reajuste salarial, pagamento retroativo”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Com a mudança, estados e municípios que hoje pagam menos de R$ 950 aos profissionais, deverão arcar com dois terços dessa diferença a partir de janeiro de 2009. Em 2010, será feita a integralização do valor. A União entrará com parte da complementação para estados e municípios que não conseguirem pagar o novo piso.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, diz que a categoria “não concorda com o veto”, mas que a mudança não afetou a essência do projeto. "É um dia bastante importante, hoje estamos dando um passo na valorização dos profissionais que é determinante para se ter uma escola de qualidade, o que é direito da população", afirmou.

Além do piso, foram sancionados outros três projetos de lei na área da educação. Um deles cria cerca de 48 mil cargos de professores e técnicos necessários para dar sustentação ao programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à expansão da rede profissional e tecnológica. O outro projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e inclui a educação profissional e tecnológica na educação básica. Entre outras medidas, a matéria propõe que o ensino médio garanta, além da formação formal, a preparação para o exercício de profissões técnicas.

Durante a cerimônia o presidente encaminhou ainda ao Congresso um projeto de lei para a criação da Universidade Fronteira do Sul (UFFS) e outro que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). O ministro Haddad assinou ainda portaria que institui o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, que altera as diretrizes curriculares desta modalidade e define critérios estruturais e de carga horária dos cursos.

Etecs divulgam lista de aprovados em Especialização Técnica

Já está disponível nas secretarias da Etec Polivalente, de Americana, da Etec de Hortolândia e da Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, a lista dos 140 estudantes aprovados para o novo curso de Especialização Técnica em Java, WebSphere e Rational do Centro Paula Souza.

O curso, em parceria com a IBM Brasil, será oferecido gratuitamente a alunos que já tenham diploma técnico em informática e queiram se especializar nessas três tecnologias.

Empregos Manager Online

Além da especialização nas três ferramentas, o aluno será capaz de desenvolver e configurar aplicações para servidores com banco de dados. Das 500 horas do curso, 100 serão reservadas para aulas de inglês voltado para negócios. Serão abertas turmas de segunda a sexta nos períodos da manhã e da tarde em Americana, da noite em Hortolândia e da tarde em Jundiaí.

A IBM Brasil participa do projeto como um apoiador tecnológico, doando softwares, disponibilizando conteúdo técnico e treinando professores.

Do Centro Paula Souza

Jogos Regionais reúne 15 mil atletas em 205 municípios

As disputas da primeira fase dos Jogos Regionais – evento da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo - após 11 dias de competição, chegaram ao final. Neste ano, a primeira etapa da competição aconteceu nos municípios paulistas de São Caetano do Sul, Dracena, Lins e Jaboticabal entre os dias 30 de junho e 13 de julho.

A cerimônia de encerramento, iniciada após as disputas das últimas modalidades, contou com atletas e autoridades de cada região. As solenidades apresentaram a entrega dos troféus aos três primeiros colocados; o hasteamento dos pavilhões Nacional, Paulista, Municipal e a passagem da bandeira dos Jogos Regionais para os municípios sedes dos próximos 53º Jogos Regionais.

No município de São Caetano do Sul, a própria cidade foi líder da competição na 1ª divisão, em segundo colocado ficou São Bernardo do Campo e, em terceiro, a cidade de Santos. Já na 2ª divisão a colocação ficou da seguinte forma: Peruíbe, São Vicente e Diadema. Na sede de Dracena, Marilia, Assis e Presidente Prudente, foram os três primeiros colocados na 1ª divisão, e Presidente Venceslau, Lucélia e Presidente Epitácio foram os classificados na 2ª divisão.

Empregos Manager Online

Em Lins, na 1ª divisão, Piracicaba foi a cidade vencedora, seguida de São Carlos e Jaú e na 2ª divisão foram os municípios de Barra Bonita, Descalvado e Promissão. E por último na sede de Jaboticabal, com 326 pontos, Araraquara foi a grande campeã, em seguida Ribeirão Preto, com 318 pontos e em 3º lugar com 311 pontos a cidade de Franca.

Na segunda divisão, Monte Alto venceu com 147 pontos, ficando Santa Rosa de Viterbo em 2º lugar com 135 pontos e Altinópolis em 3º lugar com 118 pontos.

Esta semana começa a segunda fase nas cidades de Caraguatatuba, Rio Claro, Penápolis e Itú. Os jogos acontecerão de 14 a 27 de julho. As competições dos Jogos Regionais selecionam as equipes vencedoras de cada modalidade da 1ª e 2ª divisão para participarem dos Jogos Abertos do Interior, que este ano será sediado em Piracicaba.

52ª Edição

Em 11 dias de competição, cerca de 15 mil atletas de 205 municípios disputaram 24 modalidades, que contaram pontos para os próximos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni que acontecem no mês de novembro no município de Piracicaba.

A luta pelo título de campeão dos jogos foi acirrada, o que tornou a disputa mais competitiva e engrandeceu o espírito esportivo existente em todas as edições dos Jogos Abertos

Confira as 20 primeiras colocadas na classificação geral, por pontos, dos 52º Jogos Regionais do Interior, nos sites:

www.saocaetanodosul.sp.gov.br/jogosregionais/

www.jogosregionais.jaboticabal.sp.gov.br/

www.jogosregionaisdracena.com.br/

www.jogosregionaisdelins.com.br/

Da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo

Doações de órgãos aumentam 29% em SP

O número de doações de órgãos cresceu 29,3% no Estado de São Paulo. Isso é o que indica levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados do primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, houve 213 doações, ante 167 no mesmo período de 2007.
Com mais doadores, foi possível realizar 627 transplantes nos hospitais paulistas, o que representa aumento de 23,4% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado. O maior crescimento proporcional, de 66,5%, foi no número de transplantes de coração, que passou de 21 para 35 no primeiro semestre deste ano.
O Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo liderou o ranking das unidades que mais notificaram doadores viáveis, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante. Do total de doadores no primeiro semestre, 13 saíram do HC. O segundo lugar ficou com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com nove, seguido pela Santa Casa de São Paulo, com sete doadores.
Entre as equipes que mais captaram órgãos para transplante no primeiro semestre, a campeã foi a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de São Paulo, com 52 notificações de doadores viáveis. O segundo lugar ficou com a Escola Paulista de Medicina, com 48. Cada OPO é responsável por captar doadores em um grupo de hospitais, distribuídos regionalmente.
O Instituto do Coração do HC fez o maior número de transplantes de coração (18 cirurgias), e de pulmão, nove. O Hospital Albert Einstein teve o maior número de transplantes de fígado, com 37 operações. O Hospital São Paulo liderou os transplantes de rim, com 130, e de pâncreas, com 19.
Córneas – O primeiro semestre registrou também expressivo aumento no número de transplantes de córneas, consideradas tecidos. Foram 2.918 cirurgias, 23,6% a mais do que as 2.361 registradas de janeiro a junho de 2007. O Hospital de Olhos de Sorocaba foi o campeão de transplantes realizados, com 1.107 operações neste ano.
A conscientização salva vidas- “A conscientização dos paulistas sobre a importância da doação de órgãos e o aprimoramento do trabalho das equipes médicas na captação e manutenção de potenciais doadores contribuem para que cada vez mais pessoas tenham suas vidas salvas por um transplante no Estado”, afirma o médico intensivista Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde.