julho 12, 2008

Bee Gees Alive apresentará sucessos em Botucatu


Por Renato Fernandes

O show com a banda Bee Gees Alive já está mobilizando os moradores da região. “A venda de ingressos superou o que havíamos planejado e esperamos mais uma vez sucesso absoluto”, explica o empresário Gustavo Aguiar. “A procura por ingressos não acontece somente na cidade de Botucatu, mas sim em toda a região. Quem não se antecipar poderá ficar sem poder assistir a esse show que promete marcar época!”, completa Gustavo Haddad.
O show baile com o grupo musical está programado para acontecer no dia 2 de agosto, em comemoração ao Dia dos Pais, a partir das 21h30, na AAB - Associação Atlética Botucatuense
Para fortalecer a apresentação, a AG fest, empresa liderada pela dupla de empresários Aguiar e Haddad, fechou parceria com a Rede Record de Televisão e com a Tabacaria e Cafeteria Caruso, que completa 10 anos. “A Record fará a cobertura jornalística e promocional do evento . Uma parceria de peso para essa atração. Vamos mostrar, mais uma vez, qualidade e produção arrojada repetindo as idéias que deram certo no show com o grupo musical The Platters”, antecipa Haddad.
Formada em novembro de 2000, a banda Bee Gees Alive é o resultado da fusão de músicos profissionais, que atuaram em bandas de bailes, gravações e shows com artistas expressivos no cenário musical.
A banda - O encontro de três músicos vocalistas e amantes das canções dos irmãos Gibb resultou na formação dos Bee Gees Alive, a primeira banda do Brasil a divulgar e interpretar músicas dos Bee Gees com performance especial, imitando os timbres de voz dos Bee Gees . Além do timbre, os músicos guardam semelhança física com os cantores originais: Barry, Robin e Maurice Gibb.
Executando canções como Massachusetts, Alone, Words, To Love Somebody, Stayin´ Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, I Can See Nobody, Nights on Broadway, How Deep is Your Love, dentre outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, a banda traz uma experiência única aos fãs dos irmãos Gibb. Além dos grandes sucessos, a banda apresenta também em seus show canções que não costumam fazer parte do repertório ao vivo dos Bee Gees, como Elisa, Love So Right e Reaching Out, Love You Inside \out, entre outras.
Mais informações sobre o show em Botucatu acessando a página: www.agfest.com.br

Inscrições para Jornada de Matemática vão até segunda-feira

Da Secretaria da Educação

A Secretaria de Estado da Educação encerra nesta segunda-feira, 14, o prazo de inscrições para a Jornada de Matemática. Neste ano alunos de todo o Estado podem participar. Em 2007, apenas escolas da Grande São Paulo podiam se inscrever.

Cerca de 260 mil estudantes podem concorrer (todos os de 4ª série do Ensino Fundamental nas escolas estaduais). A direção da escola deve credenciar seus alunos. O estudante que tiver interesse deve formar um grupo e avisar seu professor. Para se inscrever é preciso acessar o site www.crmariocovas.sp.gov.br, que contém todo o regulamento.


A seleção entre os participantes será feita por intermédio de atividades matemáticas - individuais e em equipe composta por cinco alunos da mesma classe - desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série. Não há limite de participantes por escolas, mas haverá uma seleção interna para averiguar a turma representante da unidade.

Todas as escolas participantes deverão encaminhar a suas respectivas Diretorias de Ensino, até 30 de setembro, as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório contendo: nome do professor responsável pela equipe e que representará a escola; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora.

De 1º a 31 de outubro, haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria participante. Em novembro as equipes concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro será a vez da final, em São Paulo.

"Estamos na fase final de inscrições. Será uma disputa saudável, pois ensinará os alunos maneira lúdica. A experiência de 2007 foi muito positiva e agora está sendo ampliada para todo o Estado", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora receberá um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os alunos das equipes finalistas receberão jogos educativos e um acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos estudantes.

Doação de órgãos cresce 29%

O número de doadores de órgãos cresceu 29,3% no Estado de São Paulo. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados do primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho houve 213 doações, contra 167 no mesmo período de 2007.

Com mais doadores foi possível realizar 627 transplantes nos hospitais paulistas, o que representa aumento de 23,4% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O maior crescimento proporcional, de 66,5%, foi no número de transplantes de coração, que passou de 21 para 35 no primeiro semestre deste ano.


O Hospital das Clínicas de São Paulo liderou o ranking das unidades que mais notificaram doadores viáveis, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante. Do total de doadores no primeiro semestre, 13 saíram do HC. O segundo lugar ficou com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com 9, seguindo pela Santa Casa de São Paulo, com 7.

Entre as equipes que mais captaram órgãos para transplante no primeiro semestre, a campeã foi a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de São Paulo, com 52 notificações de doadores viáveis. O segundo lugar ficou com a Escola Paulista de Medicina, com 48. Cada OPO é responsável por captar doadores em um grupo de hospitais, distribuídos regionalmente.

O Instituto do Coração do HC fez o maior número de transplantes de coração, com 18 cirurgias, e de pulmão, com 9. Já o Hospital Albert Einstein foi campeão em transplantes de fígado, com 37 operações. O Hospital São Paulo liderou os transplantes de rim, com 130, e de pâncreas, com 19.

Córneas

Também houve, no primeiro semestre, expressivo aumento no número de transplantes de córneas, consideradas tecidos. Foram 2.918 cirurgias, 23,6% a mais que as 2.361 registradas de janeiro a junho de 2007. O Hospital de Olhos de Sorocaba foi o campeão de transplantes realizados, com 1.107 operações neste ano.

"A conscientização dos paulistas sobre a importância da doação de órgãos e o aprimoramento do trabalho das equipes médicas na captação e manutenção de potenciais doadores está contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham suas vidas salvas por um transplante no Estado", afirma o médico intensivista Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria.Secretaria de Estado da Saúde

Da Secretaria da Saúde

Greve dos Correios chega ao 12º dia com 84 milhões de cartas atrasadas

Da Agência Brasil

A greve dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) chega hoje (12) ao 12º dia sem que sindicato e empresa tenham chegado a um consenso. Com isso, 84 milhões de cartas e 360 mil encomendas estão com as entregas atrasadas, devido à adesão de 30% dos carteiros em 21 estados e no Distrito Federal, segundo informações dos Correios.

De acordo com o diretor de Política Sindical da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Geraldo Rodrigues, a comissão da federação teve ontem (10) uma reunião com a ECT, mas sem avanço nas negociações.

A proposta apresentada pela ECT foi intermediada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rider Nogueira de Brito, e oferece o pagamento dos 30% do abono que vinha sendo pago, por mais dois meses – julho e agosto – e suspende o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A intenção do TST é de que o texto seja discutido entre a comissão da ECT e da Fentect, com o acompanhamento do ministro Brito, até o final de agosto. Representantes da Fentect debatem internamente o que foi apresentado pela empresa durante a tarde.

“A gente vai discutir hoje em cima dessa proposta, apesar de que não é uma proposta boa para os trabalhadores. Mas nós vamos discutir com todos os sindicatos parados e pelo menos passar a proposta que o ministro está intermediando”, afirmou Rodrigues, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o diretor da Fentect, amanhã (12) será realizado um encontro em Brasília com todos os sindicatos brasileiros para debaterem todas as questões sobre a greve dos servidores dos Correios.

“Nós, da federação, estamos tentando de todas as formas com que o governo receba os trabalhadores para sair desse impasse. O nosso objetivo é que acabe a greve o mais rápido possível, porque entendemos que está atrapalhando a sociedade”, alegou Rodrigues.

DAESP inicia obras de melhorias no aeroporto de Piracicaba

Dotar o aeroporto estadual Pedro Morganti, em Piracicaba, com a infra-estrutura adequada à sua operação e segurança. Com esse intuito, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – DAESP inicia na próxima segunda-feira, 14, as obras de melhorias no aeroporto de Piracicaba, que englobam a pavimentação da pista de rolamento (taxiway) e do acesso viário aos hangares, sistema de drenagem e a sinalização da pista de pouso e decolagem.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

Ao custo de R$ 1,5 milhão, as obras vão possibilitar a eliminação das restrições operacionais existentes, aumentar a capacidade operacional da pista de pouso (uso da taxiway para movimentação) e, ainda, restabelecer as operações noturnas suspensas. A estimativa é de que os serviços sejam finalizados em fevereiro de 2009.

Ainda este mês, o DAESP conclui os serviços do fechamento da área patrimonial do aeroporto com alambrado padrão ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional). Iniciada em janeiro de 2008, a obra, que custou cerca de R$ 177 mil, tem como objetivo garantir a segurança física e operacional do aeroporto, impedindo incursões de pessoas, veículos e animais nas áreas restritas.

Da Secretaria dos Transportes

Meta é vacinar 14,2 milhões contra a rubéola em SP

População de 20 a 39 anos deve procurar postos a partir de 9 de agosto.
Campanha é focada em homens e pretende atingir 70 milhões em todo o país

O Ministério da Saúde (MS) prepara campanha inédita e de grande dimensão que começa no dia 9 de agosto. A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola pretende vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas de ambos os sexos durante cinco semanas. Em São Paulo, serão 14,2 milhões de homens e mulheres de 20 a 39 anos e toda a população indígena aldeada. Em toda a região Sudeste, a meta é vacinar 31,7 milhões de pessoas.


A imunização será feita em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias.

As ações para mobilização feitas pelo ministério já começaram e são intensas. O ministro da saúde, José Gomes Temporão, enviou no fim de junho cartas individuais a todos senadores, deputados, governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de saúde e integrantes dos Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), conclamando os gestores a participarem ativamente dessa grande ação, sensibilizando a população. O ministério enviou também para os estados e municípios o plano de ação da campanha e o manual técnico-operacional.

PREVENÇÃO - A ação está dentro do compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de eliminar até 2010 a rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) – que pode causar aborto ou malformações no bebê. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que pode até matar.

A campanha faz parte de uma ação preventiva para evitar a disseminação da doença. O foco principal é a população de sexo masculino, já que, em anos anteriores, mulheres e crianças foram o alvo. Em 2006, houve um aumento de casos confirmados da rubéola nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em 2007, a doença atingiu 20 estados brasileiros, totalizando 8.156 casos, sobretudo nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. A faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram no sexo masculino.

SP investe R$ 9,7 milhões em ETEs de quatro cidades

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, iniciou nesta sexta-feira, 11, o processo de licitação para construção das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) de Descalvado, Palmital, Pirajuí e Pontal, que somam investimentos em torno de R$ 9,7 milhões.

As unidades fazem parte do programa Água Limpa, criado pelo Governo do Estado em 2005 através de uma ação conjunta das Secretarias Estaduais de Saneamento e Energia e da Saúde, para implantar sistemas de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização em municípios com até 30 mil habitantes não atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Empregos Manager Online

As novas ETEs fazem parte de um grande conjunto de estações em 30 municípios, que o DAEE deverá colocar em licitação ainda em julho. O Governo do Estado deverá investir R$ 75,6 milhões nas obras, que beneficiarão mais de 500 mil pessoas.

Em três anos, o programa já atendeu a 39 municípios, beneficiando um população de 373 mil habitantes. Atualmente, o Governo do Estado está construindo sistemas de tratamento de esgotos por lagoa de estabilização em 50 municípios do interior paulista. O conjunto de obras representa um investimento de R$ 64,5 milhões e deverá beneficiar uma população de mais de 500 mil pessoas.

Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE, destaca que “o benefício não se restringe ao município onde o projeto é implantado, mas abrange toda a bacia hidrográfica em que estão localizados, com impacto direto na redução da mortalidade infantil e da disseminação de doenças, além de proporcionar melhoria dos recursos hídricos, com a conseqüente redução dos custos do tratamento da água destinada ao abastecimento público".

Com o programa Água Limpa, o Governo do Estado de São Paulo e os municípios parceiros dão uma demonstração inequívoca de que a soma de esforços contribui para a preservação dos recursos hídricos e beneficia amplas parcelas da população.

Botucatu está em quinto lugar nos Jogos Regionais

Faltando dois dias para o término dos 52º Jogos Regionais em Lins, Botucatu aparece na quinta colocação com 153 pontos. Piracicaba lidera a competição com 274 pontos, seguida por São Carlos com 245, Jaú com 200 e Bauru com 169,5.

Na sexta colocação está Santa Bárbara do Oeste com 125 pontos seguido por Lençóis Paulista com 120,5. São Manuel e Lins ocupam o último lugar da 1ª Divisão com 93 pontos.

AondeNamoro.com! Totalmente Gratuito!

No quadro de medalhas, Botucatu conquistou até o momento 57 medalhas, sendo 16 de ouro, 19 de prata e 22 de bronze. Esse número já é superior ao conquistado em 2007 na cidade de São Manuel, quando Botucatu ficou com 47 medalhas, sendo apenas 6 de ouro, 19 de prata e 22 de bronze.

Piracicaba lidera o quadro de medalhas com 246, sendo 147 de ouro, 65 de prata e 34 de bronze. São Carlos tem 129 medalhas, 54 de ouro, 44 de prata e 31 de bronze. Jaú aparece na terceira colocação com 31 de ouro, 29 de prata e 43 de bronze, totalizando 103 medalhas.

Teatro Municipal receberá exposição de Animes

Fazendo parte das comemorações ao Centenário da Imigrasão Janponesa, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci receberá neste domingo, 13 de julho, a partir das 13h30, a sétima edição da Expo Yume. A entrada poderá ser adquirida pelo valor simbólico de R$ 2.

O evento, aconselhável para público com idade superior a 10 anos, terá como atrativos mostra de quadrinhos no formato japonês (mangá), palestras sobre a tradição do Festival Tanabata e apresentação dos animes "Lovely Complex", "Final Fantasy Last Order", "Naruto Shippuuden", além de um anime surpresa.


A organização do evento está a cargo da Project Yume de Botucatu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações sobre o evento, podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 (Secretaria de Cultura) e 3813-7902 (falar com Fábio) ou pelo site www.projectyume.org

Conheça um pouco mais sobre esses desenhos tipicamente japoneses.

Shonen - É um estilo de mangá ou anime direcionado a jovens do sexo masculino, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária.

As características mais comuns desse estilo são os enredos humorísticos e as cenas de ação. Muitas histórias dão ênfase à camaradagem entre homens em times e equipes, etc.

Também é comum, em algumas histórias, a existência de belas personagens femininas (geralmente com cenas de semi-nudez, mas não em todas) e a perseverança, onde a vitória deve ser alcançada a qualquer custo.

O estilo de desenho não tem muitas características próprias, mas geralmente é mais simples que o shojo. Alguns exemplos de shonen são Dragon Ball, e Cavaleiros do Zodíaco.

Shojo, ou Shôjo, ou Shoujo - São animes ou mangás para moças. Os mais conhecidos no Ocidente, são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público alvo, geralmente adolescentes.

Entretanto, também é possível encontrar shoujo mangás que tenham conteúdo adulto, histórico, de ficção científica ou terror, por exemplo. Antigamente, se caracterizavam pela presença de muitas flores, estrelinhas e outros recursos que embelezavam a narrativa, os olhos costumavam ser maiores do que a média dos mangás.

Anime e Manga - Anime é uma palavra derivada do inglês animation (animação) e é o nome dado a todos os desenhos animados de origem japonesa.

Mangá é o nome dado às revistas em quadrinhos no Japão, bem como ao estilo de desenho onde predominam os olhos grandes, bem destacados, ângulos cinematográficos e personagens e temas diversos, fugindo aos estereótipos de super-heróis dos quadrinhos americanos ao qual os brasileiros estão acostumados. Alguns mangás de sucesso se tornaram animes. Os mais famosos no Brasil, são Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captors e Dragon Ball.

No Japão, os quadrinhos e desenhos animados geraram uma indústria que movimenta bilhões ao ano. Nesse país todas as faixas etárias e classes sociais lêem quadrinhos, o que contribuiu para que a produção chegasse ao Brasil e ocupasse o espaço que antes era dado aos comics americanos.

Festival Tanabata será no domingo

Será realizado neste domingo, 13 de julho, o Festival Japonês Tanabata. O evento será no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, das 10 às 22 horas. A entrada é franca.

O festival de cultura tradicional japonesa também faz parte das comemorações do centenário da imigração. A programação da festividade reunirá dança, comida típica, origami, anime e arranjos florais de Ikebana.
A escrita artística Shodô, a dança Odori, o Taikô, o Karaokê e apresentações de artes marciais como judô e karatê também marcarão presença na festa.

O Tanabata é conhecido como a maior festividade do Japão no Brasil. Desde 1979 é comemorado na Praça da Liberdade em São Paulo e em muitas cidades do Brasil, sempre no mês de julho.

Empregos Manager Online

No dia do Festival das Estrelas, como também é conhecido, nos tanzaku [papeletas] as pessoas escrevem seus pedidos, seus sonhos, suas esperanças que serão levados até as estrelas. Os tanzaku são amarrados nos sassa dake [ramos de bambu] e colocados junto aos enfeites típicos.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações sobre as atividades do Festival Tanabata podem ser obtidas através do telefone 3882-0133 ou 3882-1489.

Origem - O Festival tem origem na lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, como eram conhecidos pelos japoneses. O jovem casal não fazia outra coisa a não ser dedicar todo o seu tempo àquele amor e se esqueciam por completo das obrigações mais rotineiras. Por essa razão, os dois jovens foram separados e transformados em estrelas um de cada lado da Via-láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai Tenkou, o Senhor Celestial, resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia e receberam o nome de Vega e Altair, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano.

Espetáculo "Duo de Viola & Cravo" sábado no Municipal

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci será palco neste sábado, 12 de julho, do espetáculo "Duo de Viola & Cravo". O evento será realizado as 20h30, com ingressos vendidos a R$ 5.

O espetáculo consiste na apresentação de uma obra musical instrumental inédita, composta para duo de cravo e viola caipira. Os temas serão interpretados pelos músicos Patrícia Gatti e Ricardo Matsuda.


As composições mostram uma interação inovada entre instrumentos e culturas, aprofundando o intercâmbio entre as duas distintas tradições musicais representadas pelos instrumentos e buscando dissipar fronteiras entre música erudita e popular.

O espetáculo "Duo de Viola & Cravo" faz parte da agenda cultural do mês de julho, sendo uma promoção da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004.