julho 07, 2008

ABR.3 concede entrevista na Band e faz show em Marília e Botucatu

Os quatro integrantes do ABR.3 são a atração desta terça-feira, dia 8, do programa Super Útil da TV Band de Prudente. O programa vai às 12h30 e tem duração de 1 hora. Bruno Suman, Rafael Basso, André Nascimento e Pedro Langona serão os entrevistados da apresentadora Gisele Gontijo.
O Super Útil vai ao ar de segunda a sexta-feira e se caracteriza como um programa de variedades, com dicas de moda, beleza, culinária, entrevistas e as notícias do interior. Mantém uma interação com os telespectadores, que podem participar por meio de telefone, fax e e-mail. “Será uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho para mais de 200 cidades da área de cobertura da Band Prudente”, diz o vocalista Bruno Suman.
Na quinta-feira, dia 10, o grupo viaja para Marília (SP) onde apresenta o show “Abstrato” com muito pop rock na Saint James Pub. A casa fica na avenida Sampaio Vidal, 675ª, Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3413-3634 ou no site www.saintjamespub.com.br. “O Saint James é uma das mais conceituadas casas da cidade, será um prazer tocar lá”, diz o baterista André Nascimento.
Na sexta-feira, dia 11, a ABR.3 está de volta a Botucatu. “A última apresentação da banda na Liga foi em março, portanto já estamos com saudade”, diz o guitarrista Pedro Langona. “É sempre gratificante toca na nossa cidade, mas a responsabilidade também é maior, pois temos que fazer um show sempre melhor”, explica o baixista Rafael Basso. Mais informações pelo site www.ligadochopp.com.br ou pelo telefone (14) 3881-3951.

EMA promove cursos para alunos de graduação e bibliotecários

A Escola do Meio Ambiente iniciou na manhã desta segunda-feira, 07 de julho, o Curso de Metodologia de Levantamento de Mamíferos, ministrado pela professora Maristela Leiva. O curso é destinado aos alunos de graduação.
Já na parte da tarde, bibliotecários e pessoas ligadas a bibliotecas participaram do Curso de Produção de Papel Reciclado para Recuperação de Livros, oferecido pelas estagiárias da escola, Maria Clara da Silva Esteves, Ana Letícia Pinto Andrade, Sibele Gimenez Martins e Ana Paula Florian.
Os dois cursos estão sendo realizados nas dependências da EMA e terminam nesta terça-feira, 08 de julho. Ainda nesta terça-feira, o professor José Luiz Chiaradia Gabriel ministra o Curso de Reconhecimento de Animais Noturnos aos alunos de graduação. O encontro acontece na Escola do Meio Ambiente, das 19h30 às 22h30.
A EMA está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3813-9251.

Municipal recebe espetáculo “Duo de Viola & Cravo”

No próximo dia 12 de julho, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci será palco do espetáculo “Duo de Viola & Cravo”. O evento será realizado as 20h30, com ingressos vendidos a R$ 5.
O espetáculo consiste na apresentação de uma obra musical instrumental inédita, composta para duo de cravo e viola caipira. Os temas serão interpretados pelos músicos Patrícia Gatti e Ricardo Matsuda.
As composições mostram uma interação inovada entre instrumentos e culturas, aprofundando o intercâmbio entre as duas distintas tradições musicais representadas pelos instrumentos e buscando dissipar fronteiras entre música erudita e popular.
Confira um pouco mais sobre a trajetória dos músicos.
Patrícia Gatti - A cravista Patrícia Gatti tem sido uma das responsáveis pela atualização deste instrumento histórico através de uma atividade musical voltada ao hibridismo de linguagens.
Ao longo de dois anos, Patrícia já se apresentou no Brasil e no exterior, realizando cerca de 350 concertos. Além de diversos prêmios em seu currículo, a cravista participou da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Oficina de Cordas de Campinas, Orquestra Barroca de Campinas e Orquestra Sinfônica da UNICAMP.
Ricardo Matsuda - O violeiro Ricardo Matsuda integrou diversos conjuntos de música popular brasileira e japonesa e recebeu diversas premiações regionais.
O músico já atuou em produções com Paulo Jobim, Guinga, Toninho Horta, Toquinho, Jaques Morelembaun, Mané Silveira, Sizão Machado, além da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e em uma série de CDs, trilhas sonoras para teatro e TV e espetáculos musicais.
No Japão, apresentou arranjos e composições para formação híbrida, com os grupos de percussão Yanagasse Daiko – folclórica agrupação japonesa de tambores taiko e Sambonês, naipe de percussão brasileira, com integrantes da Orquestra Sinfônica de Campinas.
Para a mesma orquestra, sob direção de Benito Juarez, escreveu arranjos para temas brasileiros populares nas temporadas 1997 e 1998, incluindo programa apresentado pelo grupo de câmara Carcará nos Estados Unidos e no Japão.
O espetáculo “Duo de Viola & Cravo” faz parte da agenda cultural do mês de julho, é uma promoção da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004.

Botucatuenses colaboram com a Campanha do Agasalho Infantil

Na última sexta-feira, dia 04 de julho, o Fundo Social de Solidariedade entregou os doces para as pessoas que adquiriram o vale-sonho. O objetivo desta iniciativa, que teve início em 2006, é arrecadar verba para complementar a compra de agasalhos infantis, que é a maior necessidade da Campanha do Agasalho.
Os doces foram feitos na Cozinha Piloto, local onde é produzida a merenda escolar, com o apoio de 10 voluntárias as quais participaram de todas as etapas da Campanha, sob as instruções do padeiro da Padaria Municipal e da Nutricionista responsável pelas refeições. “Trabalhamos durante o dia todo com o incentivo de que nossas crianças botucatuenses serão beneficiadas e que a Prefeitura irá aquecer aquelas que passam por necessidade. Por isso, fizemos todas as atividades com muito amor e carinho”, enfatiza Zeni Leme Góes, voluntária da Campanha do Agasalho.
Foram feitos 1.500 sonhos. Todos os ingredientes como farinha, goiabada, fermento biológico e açúcar, foram doados por parceiros da Prefeitura. Cerca de 1.200 foram adquiridos pelos funcionários da Prefeitura e Secretarias Municipais e 300 puderam ser comprados pela população interessada em saborear um sonho nutricionalmente correto.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Ielo, falou sobre a atividade. “Acredito que foi uma boa oportunidade das pessoas exercerem um ato de solidariedade. Com essa arrecadação vamos comprar mais conjuntos infantis que vem complementar a doação feita pela Sabesp e a compra que o Fundo Social realizou”. A distribuição foi realizada pelos funcionários e voluntários em frente à Prefeitura Municipal.

Judô conquista a terceira colocação nos Jogos Regionais

As equipes masculina e feminina de Judô de Botucatu garantiram o 3º lugar na classificação geral dos 52º Jogos Regionais - 1ª Divisão. No masculino, Botucatu somou 72 pontos contra 72,5 de São Carlos (vice-campeão). Piracicaba ficou em primeiro lugar.
Nas disputas individuais, nossos judocas conquistaram 5 medalhas, sendo 1 de ouro (Wesley Adriel T. Rocha - peso médio), 1 de prata (Vítor Soares Leopoldo - peso pesado) e 3 de bronze (Vitor Tadashi Nakajima - médio leve; Gilberto O. Oliveira - leve; Vitor Leopoldo - absoluto).
No feminino, Botucatu ficou atrás de Piracicaba (campeão) e Jaú (vice-campeão). Foram 3 medalhas, sendo duas de ouro (Erica Mayumi Tanka - ligeiro; Taís Nagib Moreira - médio leve) e uma de prata (Giovana Interdonato - meio pesado).
Com os resultados, Botucatu garantiu vaga nos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Piracicaba.

Botucatu está na quinta colocação nos Jogos Regionais

Botucatu ocupa o quinto lugar na classificação geral parcial por pontos nos Jogos Regionais que estão sendo realizados em Lins. Nossa cidade soma 88 pontos. Piracicaba lidera com 162 pontos seguido por São Carlos com 137 e Jaú com 127.
Em quarto lugar está Bauru com 119 pontos. O município de Santa Bárbara do Oeste está em sexto lugar com 84 pontos e em sétimo Lençóis Paulista com 63 pontos.
No quadro de medalhas Botucatu também está em quinto lugar com 31 medalhas, sendo 9 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze. Piracicaba está em primeiro com 69 de ouro, 35 de prata e 17 de bronze, totalizando 121 medalhas. São Carlos vem a seguir com 53 medalhas, sendo 30 de ouro, 11 de prata e 12 de bronze.

Handebol feminino conquista medalha de ouro nos Regionais

O Handebol Feminina de Botucatu conquistou no último domingo, dia 06 de julho, a medalha de ouro nos Jogos Regionais. A primeira colocação na modalidade é inédita para Botucatu.
As meninas, todas do Projeto Esporte Comunitário da Secretaria Municipal de Esportes, encararam a forte equipe de São Carlos e não se intimidaram, vencendo pelo placar de 20 a 10.
Com a vitória, Botucatu conquistou a medalha de ouro e garantiu uma vaga nos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Piracicaba no mês de novembro.
O técnico da equipe é o professor José Nelson, responsável pelas escolinhas de handebol, que pertencem ao Projeto Esporte Comunitário.
Xadrez - A equipe masculina de Xadrez de Botucatu conquistou no domingo, dia 06, a medalha de prata na 52ª edição dos Jogos Regionais, que estão sendo realizados em Lins. A equipe garantiu vaga nos Jogos Abertos do Interior.
A equipe de Piracicaba ficou com a medalha de ouro e Santa Bárbara do Oeste ficou com a medalha de bronze.

Botucatu conquista o título do futebol feminino nos Regionais

Mais uma vez Botucatu é campeã na modalidade de futebol feminino nos Jogos Regionais, que estão sendo realizados em Lins. As meninas comandadas pelo técnico Edson Castro conquistaram o título pela sexta vez consecutiva. A medalha de ouro veio depois da equipe vencer Piracicaba pelo placar de 5 a 0.
Apesar do time de Piracicaba se fechar na defesa, procurando o milagre de um contra-ataque para surpreender as botucatuenses, a tática não surtiu efeito. “Elas se fecharam na defesa, mas time que disputa o Paulista tem a obrigação de ganhar”, disse Geise em entrevista ao repórter Luiz Caramelo, da Rádio Emissora, no final da partida.
Os gols da equipe botucatuense foram anotados por Mônica, duas vezes, Lucéia, Francine e Grazi.

Rede Record destaca trabalhos e pesquisas da FMB

Por Flávio Fogueral

A Faculdade de Medicina de Botucatu foi destaque do programa "Visita na Record", que será exibido regionalmente no final deste mês. Durante a atração, serão exibidos especiais com os trabalhos de pesquisa e atendimento à população prestada tanto pela FMB quanto pelo Hospital das Clínicas.
Além disso, entrevistas com o supervisor do HC, dr. Antônio Rugolo Júnior e do diretor da faculdade, professor Sérgio Swain Muller mostraram números e dados da instituição. Alguns usuários vindos de outras cidades também deram seus depoimentos sobre a qualidade de atendimento do Hospital das Clínicas. Além disso, alunos, docentes, pós-graduandos e pesquisadores relataram sua experiência profissional com a instituição.
As gravações de imagens da FMB, em Botucatu, aconteceram no último dia 7 de julho, onde a equipe de reportagem da Record/Bauru enfocou alguns trabalhos realizados no Hospital das Clínicas da FMB/Unesp. Um dos destaques foi o Hospital Dia, para tratamento de portadores do vírus da AIDS.
Já a entrevista com o diretor da instituição, prof. Sérgio Muller, ocorreram no dia 16, na sede regional da Record, em Bauru. Entre os assuntos abordados estavam os investimentos em estrutura e das perspectivas das pesquisas realizadas na FMB.
Conforme explica a apresentadora do "Visita na Record", Fabiane Berto, a escolha da FMB se deve à excelê
ncia em educação e também da participação ativa nas pesquisas e no atendimento na área da saúde ao manter o Hospital das Clínicas, referência em todo o interior paulista. "A Unesp, através da Faculdade de Medicina de Botucatu, representa não só estado, mas também no país, um grau de excelência em ensino, pesquisa e atendimento na área da saúde. O perfil do programa é justamente o de mostrar aos mais de 120 municipios que recebem nosso sinal, os trabalhos e serviços que entidades e autoridades fazem pela população em geral", enfatiza a jornalista.
O programa "Visita na Record" é exibido aos sábados, a partir das 12h30 e a cada semana uma personalidade ou instituição são mostrados com destaque ao lado de entrevistas feitas de forma descontraída pela apresentadora.

Itesp abre 107 vagas para concurso público

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), orgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, publicou no último sábado, 5, o edital para o 2º concurso público da instituição, com 107 vagas em diversos cargos. O concurso foi autorizado por despacho do governador José Serra, em março passado. A empresa responsável pelo processo seletivo é a Fundação Vunesp.
As inscrições podem ser feitas de 14 de julho a 15 de agosto. Os candidatos devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet, no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) ou do Itesp (www.itesp.sp.gov.br).
Ainda, nos termos da Lei Estadual 12.782/07, poderá haver redução de 50% na taxa de inscrição para os candidatos que sejam estudantes e recebam remuneração inferior a 2 salários mínimos ou que esteja desempregado, sendo neste caso as inscrições limitadas aos dias 14 e 15 de julho.
A prova objetiva está prevista para o dia 21 de setembro. Além da prova objetiva haverá aplicação de prova dissertativa, prática e contagem de títulos, conforme o cargo/perfil. Os vencimentos variam de R$ 2.361,00 (para o cargo de advogado) a R$ 547,00 (para as funções de auxiliar).
O concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O processo seletivo destina-se também aos cargos que eventualmente vierem a vagar durante o prazo de validade.
O concurso vai preencher vagas para os cargos de advogado, analista de desenvolvimento agrário, analista de desenvolvimento fundiário, analista de gestão organizacional, analista de informática, técnico de desenvolvimento agrário, técnico de desenvolvimento fundiário, técnico em informática, técnico em gestão organizacional, motorista, auxiliar de desenvolvimento e auxiliar de gestão organizacional.
O candidato aprovado e classificado terá à sua disposição, no momento de sua convocação para contratação, a relação de vagas disponíveis nas unidades da Fundação Itesp no Estado de São Paulo para escolha, que será feita de acordo com a ordem de classificação.

Já estão abertas as matrículas para o Projovem Urbano

As matrículas para o ProJovem Urbano já estão abertas e vão até o final de agosto em 45 municípios em todo o Brasil Clique Aqui. O Programa vai atender jovens de 18 a 29 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e formação profissional. Para 2008 há 250 mil vagas disponíveis e até 2010 o governo federal pretende beneficiar um total de 900 mil jovens.
Sob coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ProJovem Urbano é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou 250,5 mil jovens em todas as regiões do país. Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária (a idade máxima passou de 24 para 29 anos) e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.
O ProJovem Urbano é uma das quatro modalidades do Programa Integrado de Juventude - ProJovem, lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos esses programas atenderam 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010. As outras três modalidades do Programa são: Projovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Projovem Campo (Ministério da Educação) e Projovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). A gestão do Projovem Urbano está a cargo desse três Ministérios, sob a coordenação da Secretaria-Geral.
Na segunda quinzena de julho, o governo federal vai lançar uma campanha em nível nacional para divulgar o período de matrículas em todo o Brasil. Os municípios que não iniciarem as aulas no segundo semestre de 2008 vão integrar um segundo grupo de cidades que iniciarão o curso em fevereiro de 2009, com matrículas nos meses de novembro e dezembro.
Para saber se o seu município vai participar da primeira etapa de matrículas, ligue no telefone 0800 722 7777, acesse o site www.projovem.gov.br ou informe-se na Prefeitura ou junto ao governo estadual.

Incêndio atinge maior favela de São Paulo

Da Agência Brasil

Um incêndio atingiu hoje (7) a favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, a maior da capital. As causas ainda são desconhecidas e não é possível, até o momento, confirmar as proporções do incêndio.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 12h39 e ainda não foi combatido pelas 11 equipes que se deslocaram para o local. De acordo com os bombeiros, não houve vítimas.
De acordo com dirigentes da associação de moradores da favela, embora não se saibam as causas do fogo, nem como ele se propagou, o incêndio pode ter atingido cerca de 10 barracos no local. A associação também disse que não tem informações sobre a existência de vítimas.

Enem prorroga inscrições até 11 de julho

Da Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Os interessados podem se inscrever de hoje (7) até o dia 11 deste mês, exclusivamente pela internet. Podem participar alunos que estejam cursando ou já tenham concluído o terceiro ano do ensino médio.
A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 14 deste mês, em qualquer agência bancária. Alunos de escolas públicas são isentos do pagamento. Aqueles que não puderem arcar com os custos da inscrição devem preencher o formulário de declaração de carência, disponível na página de inscrição.
Para verificação dos dados e homologação da inscrição, o formulário e uma cópia do documento de identidade devem ser enviados ao Inep, no seguinte endereço: Inep/Daeb, Exame Nacional do Ensino Médio, SCN Quadra 4, Bloco B, sala 704, Centro Empresarial Varig, CEP 70714-900, Brasília – DF.
A participação no Enem é voluntária. O exame é usado como critério de seleção para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e em processos seletivos de algumas instituições de ensino superior. A prova é composta de 63 questões objetivas e uma redação. O exame será aplicado no dia 31 de agosto. Os candidatos ao Enem 2008 receberão, pelos Correios, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação, com informações sobre o local e horário da prova.

Proposta proíbe menores de 16 anos em programa eleitoral

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3665/08, da Comissão de Legislação Participativa, que proíbe a participação de menores de 16 anos em programas políticos e eleitorais veiculados pela mídia. O projeto teve origem em sugestão da Associação Comunitária do Chonin de Cima, de Governador Valadares (MG).
O projeto prevê pena de reclusão de até cinco anos e pagamento de multa de R$ 10 mil a R$ 15 mil para quem utilizar a imagem de menores de 16 anos na programação eleitoral.
O relator da sugestão, deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG), defendeu a proposta, por considerar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) prevê a "preservação da imagem" dessa população. "Os candidatos cometem excessos na utilização de crianças no horário eleitoral obrigatório", afirma Thadeu. "A intenção é zelar pela segurança desses jovens, além de impedir que os candidatos tirem algum tipo de proveito da imagem de crianças para angariar votos."

Tramitação
O projeto será distribuído às comissões relacionadas ao tema.

Da Agência Câmara

Associação afirma que Lei Seca leva motorista a produzir prova contra si mesmo

Da Agência Brasil

A Lei Seca tem sido danosa para a sociedade como um todo. Essa é a avaliação do presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, em entrevista hoje (7) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. De acordo ele, a norma gera problemas por fazer o motorista “constituir prova para si mesmo”.
A Abrasel entrou com ação declaratória de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei Federal n.º 11.705/08, que proíbe a ingestão de qualquer quantidade de álcool antes de dirigir.
Ele completou que, com as fiscalizações, os bares diminuíram o faturamento entre 30% e 45% em todo o Brasil. “Vamos ter um problema gravíssimo, um desemprego muito significativo, são mais de 6 milhões de pessoas empregadas nessa área. Além da indústria de bebidas e alimentos que também vão perder com isso”. Ele ressaltou ainda que o valor da multa [R$ 955] é desproporcional ao tipo de delito.
Paulo Solmucci Júnior acredita na reeducação dos infratores em vez da punição estabelecida pela Lei Seca. “Os motoristas que forem pegos após tomar um chopp devem ser submetidos a um treinamento, mas infelizmente o país adotou o caminho fácil, porque educar é coisa de longo prazo, muito mais complexa do que se submeter ao estado policialesco". Segundo ele, a lei anterior já era suficientemente rigorosa para punir motoristas alcoolizados.

Osesp Itinerante leva música ao interior paulista

A turnê Osesp Itinerante, iniciativa da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, acontece até o dia 20 em 12 cidades do interior do Estado. No município de Bauru, a série de atividades musicais ocorre entre os dias 9 e 11, em parceria com a Rádio Unesp FM e co-participação do Sesc.
Ao todo serão 54 apresentações nos municípios de São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Itapetininga, Bauru, Marília, Piracicaba, Limeira, São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto e Catanduva. A proposta consiste em levar ao público uma série de eventos inteiramente gratuitos, como concertos sinfônicos ao ar livre, palestras com o maestro John Neschling, oficinas com os músicos, cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.
Em Bauru, a programação começa, no dia 9, no Sesc, com curso de apreciação musical, oficina e concerto de cordas. No Teatro Municipal haverá oficina de madeiras e o concerto do Quinteto de Sopros.
No dia 10, no Teatro Municipal, tem oficina e Concerto do Grupo de Metais. No Sesc acontece o segundo módulo do curso de apreciação musical e, na Paróquia Santa Terezinha, a apresentação do Concerto do Coro de Câmara.
No dia 11, no Sesc, acontece o terceiro módulo do curso de apreciação musical, com palestra do maestro John Neschling e o concerto da Osesp, no Parque Vitória Régia.

Audiência discutirá certificação de entidades beneficentes

A Comissão de Educação e Cultura promove nesta quarta-feira (9) audiência pública para discutir a atuação das entidades filantrópicas no Brasil e o Projeto de Lei 3021/08, do Poder Executivo, que disciplina a certificação dessas entidades. O debate foi proposto pelo relator do projeto, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).
Atualmente, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) é concedido e renovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Com o certificado, a entidade pode requerer benefícios como a isenção da cota patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O projeto estabelece, entre outras mudanças, que o Cebas passará a ser concedido pelos ministérios vinculados ao setor de atuação da entidade requerente. Assim, o Ministério do Desenvolvimento Social certificará as entidades de assistência social; o Ministério da Saúde concederá certificados aos hospitais; e o Ministério da Educação avaliará as universidades e escolas.
Gastão Vieira informou, em audiência anterior da comissão, que vai apresentar substitutivo com alterações ao projeto. Ele disse que pretende tornar obrigatória a manifestação da Receita Federal antes que seja concedida a certificação às entidades; e fixar prazo para o governo analisar o processo de certificação, que hoje pode durar até cinco anos para ser julgado.
Fraudes na certificação
O projeto do governo é posterior à Operação Fariseu, uma investigação conduzida pela Polícia Federal sobre fraudes na concessão de certificados de entidades de assistência social. Por meio da investigação, a PF descobriu que cerca de 60 entidades (hospitais e escolas) haviam recebido o certificado e a isenção de tributos, mas não tinham objetivos filantrópicos. A PF prendeu, em 13 de março, seis acusados de participar do esquema (incluindo três integrantes do CNAS).

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid;
- o procurador-geral da Fazenda Nacional, Luis Inácio Lucena Adams;
- o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues;
- o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage;
- o presidente da organização não-governamental Transparência Brasil, Eduardo Ribeiro Capobianco.

Da Agência Câmara

Escola Família inscreve até o dia 10 para bolsa universitária

Quem quiser se inscrever no Programa Escola da Família para concorrer a uma das cinco mil vagas de bolsa de estudos universitária tem até o dia 10. O bolsista trabalhará nas escolas estaduais nos finais de semana
As regras estão disponíveis no endereço www.escoladafamilia.sp.gov.br. Os aprovados começam as atividades em 2 de agosto.
O programa da Secretaria de Estado da Educação oferece bolsa de 50% no valor da mensalidade, com teto de R$ 267, e a instituição privada paga o restante.Pode se candidatar à vaga quem tiver concluído o Ensino Médio na rede pública paulista (estadual ou municipal - onde deve ter cursado as três séries), estiver matriculado em curso de graduação de uma das 242 instituições de ensino conveniadas à Secretaria e não receber outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior.
O Programa Escola da Família transforma escolas estaduais em centros de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho. Os universitários serão monitores para, por exemplo, atividades de dança, música, brincadeiras, atividades esportivas, ações de prevenção em saúde, cursos de informática e idiomas e aulas de cerâmica, pintura e idiomas.

Universidades que participam

* Universidade Bandeirante De São Paulo
* Centro Universitário Claretiano
* Faculdades Integradas Claretianas
* Universidade de Franca
* Faculdade de Filosofia Ciências E Letras De Presidente Venceslau
* Universidade São Judas Tadeu
* Universidade do Oeste Paulista
* Faculdade Bandeirantes
* Faculdade Dehoniana
* Faculdade Metropolitana de Caieiras
* Faculdade de Engenharia de Sorocaba
* Faculdade Bertioga
* Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal De Garça
* Faculdade de Ciências Sociais E Agrárias De Itapeva
* Centro de Educação Técnologico Thereza Porto Marques
* Faculdade de Educação Thereza Porto Marques
* Faculdade de Tecnologia Thereza Porto Marques
* Faculdades Evolução
* Instituto de Ensino Superior de Cotia
* Faculdades Integradas Fafibe
* Faculdade Bandeirantes de Educação Superior
* Universidade de Ribeirão Preto
* Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível
* Faculdade Guaianás
* Faculdade Max Planck
* Faculdade de Orlândia
* Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz
* Faculdade de Administração e Ciências Contábeis De São Roque
* Faculdade de Sertãozinho
* Faculdades IDEPE
* Faculdades Integradas Torricelli
* Centro Universitário Central Paulista
* Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira
* Faculdade de Ciências e Letras de Araras
* Unijales- Centro Universitário de Jales
* Faculdade de Itápolis - Facita
* Centro Universitário Nove de Julho
* Faculdade Marechal Rondon
* Faculdade Prudente de Moraes
* Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
* Associação Educacional Toledo
* Faculdades Integradas Campos Salles
* Faculdades Integradas de Araraquara
* Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro
* Faculdade Interlagos de Educação e Cultura
* Faculdades Integradas de Itararé
* Faculdade de Educação São Luís
* Faculdade Integral Cantareira
* Faculdade Orígenes Lessa
* Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa
* Instituto Superior de Ciências Aplicadas - Isca
* Faculdade de Educação e Cultura Montessori
* Faculdades Integradas Paulista
* Universidade Ibirapuera
* Faculdades Integradas de Bauru
* Universidade Paulista
* Faculdade Cenecista de Capivari
* Universidade São Francisco
* Faculdade de Ciências Contábeis de Lucélia
* Faculdade de Auriflama
* Faculdade Autônoma de Direito
* Faculdade de Agudos
* Faculdade Birigui
* Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena
* Faculdade de Guararapes
* Faculdade de Mirandópolis
* Faculdade de Presidente Epitácio - Fape
* Faculdade Pontal do Paranapanema
* Escola Superior de Administração e Gestão
* Faculdade de Tupi Paulista
* Instituto Superior de Educação de Tupi Paulista
* Escola Superior de Administração e Marketing e Comunicação de Campinas
* Faculdade de Administração do Centro Educacional de Santos
* ETEP - Faculdades
* Faculdade de Tecnologia Uirapuru
* Instituto Superior De Educação Uirapuru
* Faculdade Barretos
* Centro Universitário Salesiano Auxilium - Lins
* Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino-FAE
* UNI - FACEF
* Centro Universitário Salesiano Auxilium - Araçatuba
* Faculdade Presidente Venceslau
* Universidade Camilo Castelo Branco
* Faculdade Network
* Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba
* Instituto Superior de Educação Santa Marina
* Instituto Superior de Educação Ranchariense
* Faculdade Ranchariense
* Faculdade De Administração De Diadema
* Faculdade Diadema
* Faculdade Santa Rita
* Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande
* Faculdade Eniac
* Faculdade Carlos Drummond de Andrade
* Centro de Educação Tecnológica João XXIII
* Faculdade de Ciências de Guarulhos
* Academia de Ensino Superior
* Faculdade de Ciências e Letras
* Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro
* Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba
* Faculdade Joana Darc
* Faculdade Fernão Dias
* Faculdade Brasília de São Paulo
* Faculdade de Direito de Franca
* Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
* Faculdades Adamantineses Integradas
* FEFISA - Faculdades Integradas de Santo André
* Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
* Faculdade de Tecnologia das Américas
* Faculdade de Tecnologia Flamingo
* Faculdade Flamingo
* Faculdade de Tecnologia de São Vicente
* Centro Universitário Eurípedes de Marília
* Faculdades Integradas Feob - Fifeob
* Universidade de Sorocaba
* Faculdades de Dracena
* Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba
* Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
* Faculdades Integradas de Fernandópolis
* Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
* Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior de Aristides de Carvalho Schlobach
* Centro Universitário de Votuporanga
* Faculdades Integradas de Jahu
* Centro Universitário da FEI
* Faculdade de São Bernardo do Campo – Fasb
* Faculdades Integradas de Ourinhos
* Centro Universitário Álvares Penteado
* Escola de Sociologia e Política de São Paulo
* Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação
* Faculdades Integradas De Itapetininga
* Centro Universitário Lusíada
* Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul
* Faculdades Da Fundação De Ensino De Mococa
* Escola Superior De Educação Física E Desportos De Catanduva
* Centro Universitário De Lins
* Faculdades Integradas Regionais de Avaré
* Pontifícia Universidade Católica De São Paulo
* Universidade Do Vale Do Paraíba
* Faculdade Gennari E Peartree
* Centro De Educação Tecnológica De Rio Claro
* Faculdade Impacta De Tecnologia Da Informação – Fiti
* Faculdade De Presidente Prudente
* Centro de Educação Tecnologica Da Alta Paulista
* Faculdade Da Alta Paulista
* Faculdade De Direito Da Alta Paulista
* Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Atibaia
* Faculdade De Educação De Atibaia
* Faculdade Ítalo-Brasileira
* Universidade Cruzeiro Do Sul
* Instituto Japi De Ensino Superior
* Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista
* Faculdade Politécnica de Campinas
* Faculdade Sudoeste Paulista
* Faculdades Integradas Coração de Jesus
* Universidade Do Sagrado Coração
* Faculdade Campo Limpo Paulista
* Faculdades São Sebastião
* Faculdade De Arujá
* Instituto De Ensino Superior De Bauru
* Instituto De Ensino Superior De Garça
* Instituto Superior De Educação De Garça
* Centro Universitário De Santo André
* Instituto Superior De Educação Alvorada Plus
* Faculdade De Administração E Negócios De Monte Alto
* Faculdade Paulista De Administração E Ciências Contábeis De Hortolândia
* Faculdade de Jaguariúna
* Faculdade Euro-Panamericana De Humanidades E Tecnologias
* Faculdade Anchieta
* Faculdade Brasileira de Recursos Humanos
* Faculdade De Comunicação Social De Hortolândia
* Faculdade De Pedagogia De Vargem Grande Paulista
* Faculdade Hoyler De Letras
* Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva
* Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel
* Faculdade de Tecnologia IPEP de Campinas
* Faculdade de Tecnologia IPEP de São Paulo
* Faculdades Integradas Do Instituto Paulista De Ensino E Pesquisa
* Universidade Presbiteriana Mackenzie
* Faculdades Integradas Teresa D´Ávila
* Faculdade Sumaré
* Universidade Anhembi Morumbi
* Instituto Superior de Educação de São Paulo/Singularidades
* Universidade Santa Cecília
* Faculdade de Saúde São Paulo
* Faculdade de Tecnologia Radial
* Faculdade Radial Jabaquara
* Faculdade Radial São Paulo
* Instituto Superior de Educação de Tupã
* Centro Universitário Barão de Mauá
* Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior
* Faculdade de Administração Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá
* Faculdade de Educação de Guaratinguetá
* Centro Unversitário Paulistano – UniPaulistana
* Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Indaiatuba
* Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de São Paulo
* Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré
* Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju
* Faculdade IESA
* Faculdade de Direito de Itu
* Faculdade de Administração de Limeira
* Faculdade Taboão da Serra
* Faculdade do Litoral Sul Paulista
* Instituto de Ensino Superior Thathi
* Centro de Educação Tecnológica do Vale do Ribeira
* Faculdade do Litoral Sul
* Faculdades Integradas do Vale do Ribeira
* Centro Universitário Amparense- UNIFIA
* Faculdade do Guarujá
* Faculdades Integradas Hebraico Brasileiras Renascença
* Faculdade Associada Brasil
* Pontifícia Universidade Católica de Campinas
* Universidade Braz Cubas
* Faculdade Alfa
* Centro Universitário Módulo
* Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas Santa Rita de Cássia
* Faculdades Integradas Rui Barbosa
* Centro Universitário de Rio Preto
* Faculdade de Tecnológica Estácio de Sá de Ourinhos
* Faculdade Estacio de Sá de Ourinhos
* Faculdade Mozarteum de São Paulo
* Faculdades Integradas Toledo
* Faculdade Paulista de Serviço Social
* Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul
* Faculdade das Américas
* Faculdade Paulista de Educação e Comunicação
* Instituto Superior de Educação de Ibiúna
* Centro de Educação Tecnológica em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo
* Centro de Educação Tecnológica Carlos Drummond de Andrade
* Faculdade Editora Nacional
* Universidade Católica de Santos
* Faculdade de Pindamonhangaba
* Faculdade Santa Giulia
* Faculdade Integração
* Faculdade Magister
* Faculdade União
* Faculdade de José Bonifácio
* Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis
* Instituto de Ensino Superior COC
* Faculdade de Ciências Gerenciais de Itanhaém
* Universidade Do Grande Abc
* Faculdade Montessori de Ibiúna

Vunesp aplica prova de conhecimentos gerais

O Vestibular Meio de Ano da Unesp começou no domingo, com prova de conhecimentos gerais. Nesta segunda-feira, 7, os candidatos fazem exame de conhecimentos específicos (Exatas, Biológicas e Humanidades).
A prova dura quatro horas e é composta de 84 questões, sendo 12 para cada uma das disciplinas Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Química e língua estrangeira.
No exame da área de Biológicas, constam dez questões de Biologia; seis de Química; cinco de Física e quatro de Matemática. Em Exatas há dez questões de Matemática; nove de Física e seis de Química. Já em Humanidades, a prova tem dez de História; nove de Geografia e seis de Língua Portuguesa.
A Vunesp recomenda que o candidato chegue ao local indicado no cartão de convocação às 13 h, uma hora antes do início da prova, marcada para 14 h. Candidatos atrasados não realizam o exame
Na terça, acontece a prova Língua Portuguesa, com questões discursivas e uma redação. O conteúdo acadêmico tem como base as disciplinas comuns do ensino médio, mais uma língua estrangeira.
Orientações gerais – Em todas as provas, o vestibulando deve apresentar a cédula, e precisa levar lápis preto nº 2; apontador; borracha; caneta esferográfica com tinta azul ou preta; régua pequena transparente (15 a 20 cm).
Não será permitido usar relógio, calculadora, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar. Se levados à sala, deverão ser entregues ao fiscal, que os depositará em parte visível e os devolverá na saída. Também não poderão ser usados boné, chapéu, lenço, gorro e óculos escuros.
O gabarito da prova estará disponível a partir das 18 h nos endereços: www.unesp.br e www.vunesp.com.br.
Mais informações sobre o Vestibular Meio de Ano 2008: www.unesp.br/vestibular

Receita libera amanhã consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda

Da Agência Brasil

A Receita Federal do Brasil vai liberar amanhã (8), às 8h, na internet a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Além da internet as informações podem ser obtidas por meio do telefone 146. Nos dois casos, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Foram liberadas nesse lote 958.614 restituições, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão. De acordo com informações da Receita, o lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso que não apresentaram pendências nas declarações e que não foram contemplados no primeiro lote, representando 2,9%. Os demais contribuintes incluídos no lote entregaram a declaração no início do prazo e também não tiveram pendências.
O dinheiro estará disponível no banco para saque no dia 15 e terá correção de 2,84%. Após essa liberação, não haverá nenhum acréscimo e, se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, volta para os cofres da União. Caso o contribuinte não concorde com o valor, deve receber o dinheiro e depois fazer a reclamação à Receita Federal.
Se no ato da declaração o contribuinte não informou o número da conta para crédito da restituição, deverá procurar uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do valor para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. Outra alternativa é ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades (ligação gratuita).

Jovens Acolhedores: Aprovados devem se apresentar até dia 10

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou a lista de segunda chamada de convocados para participar do projeto Jovens Acolhedores. Foram incluídos nessa relação 290 universitários.
Eles irão atuar em 64 hospitais e centros de saúde da rede estadual, para humanizar o atendimento prestado a pacientes e familiares. No total, 7.247 estudantes se inscreveram para participar do programa.
Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 350 da secretaria. As faculdades complementam os valores das mensalidades escolares. Com isso, a mensalidade torna-se gratuita para o estudante. O valor, porém, não é pago em dinheiro ao aluno, sendo repassado diretamente à escola. E, também, não pode ser utilizado para o pagamento de DP (dependência). Caso o interessado não atenda à convocação, será excluído do programa e o sistema informatizado determinará o próximo a ser convocado.
Os jovens acolhedores realizam o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. São treinados para receber de maneira cordial os doentes e seus acompanhantes.

SERVIÇO
Os universitários da capital convocados deverão se apresentar até quarta-feira (10), na sede da Secretaria da Saúde (Avenida Doutor Arnaldo, 35l, 2º andar, sala 217), das 10 às 16 horas. Os sorteados do interior deverão comparecer, até a mesma a data, na unidade para as quais se inscreveram. Em ambos os casos, devem estar munidos de RG, CPF e atestado ou declaração de matrícula atualizado.
Mais informações, no site www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br

Maria da Penha recebe indenização depois de sete anos de espera

Da Agência Brasil

Depois de sete anos, a biofarmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei que endureceu as penas para quem pratica violência doméstica, receberá hoje (7) indenização de R$ 60 mil do governo do Ceará.
Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por negligência e omissão pela demora de 19 anos para punir o ex-marido de Penha, Marco Antonio Herredia Viveiros, e recomendou o pagamento de indenização à biofarmacêutica.Economista, Herredia foi condenado a pouco mais de seis anos de prisão por atirar nas costas de Penha, deixando-a paraplégica em 1983 e, depois, por tentar matá-la eletrocutada. Ele foi preso somente em 2003 e já está em liberdade.
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, a Lei Maria da Penha prevê que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham decretada prisão preventiva. Além disso, aumenta a pena máxima de um para três anos de detenção. A lei acabou com o pagamento de cestas básicas ou multas, penas a que estavam sujeitos anteriormente os agressores.

Pacientes de Botucatu são encaminhados para exames de ultra-som em Laranjal Paulista

Mensalmente, entre 200 e 400 pacientes de Botucatu que necessitam do exame de ultra-sonografia são levados para a cidade de Laranjal Paulista. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, André Peres, em sua maioria são pacientes com problemas ginecológicos, gástrico ou de próstata.
Os exames são agendados com antecedência e os pacientes precisam reservar o dia para passar pelo procedimento, que é financiado através do programa do Governo do Estado de São Paulo, Pró Santa Casa.
Peres explica que foi solicitado o serviço ao Hospital Regional Sorocabano, de Botucatu, que apontou dificuldades para atender a demanda. “A Unesp de Botucatu também não tem condições para atender essa demanda”, explica o secretário.
Diante da negativa do Sorocabano, e para não perder a possibilidade de reduzir drasticamente a fila de espera para esse exame as secretarias de Estado e Municipal de Saúde optaram em encaminhar os pacientes para a unidade hospitalar cadastrada ao programa mais próxima. “Alocamos para a cidade de Laranjal Paulista. Esse mês, por exemplo, estão na fila 252 pacientes, eles vão para a cidade de ônibus e retornam assim que acaba o procedimento”, acrescenta o secretário, revelando que geralmente esse ritual se repete duas vezes por semana.
Peres acrescenta que a cidade passará a ter condições para oferecer o exame, evitando assim as viagens semanais, após a inauguração do Ambulatório Regional de Especialidades.
A reportagem tentou contato com a direção do Sorocabano, entretanto, o diretor administrativo da unidade, Alcindo Arato, estava em São Paulo, em sua ausência nenhum outro funcionário pode responder em nome da entidade. Os funcionários não têm autorização para divulgar o celular do diretor.

Comemorações do centenário da imigração japonesa prossegue com o Festival Tanabata

A Secretaria Municipal de Cultura e Associação Botucatuense de Cultura Japonesa realizam no domingo, dia 13 de julho, o Festival Japonês Tanabata. O evento acontece das 10 às 22 horas, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, com entrada franca.
O festival de cultura tradicional japonesa também faz parte das comemorações ao centenário da imigração. “Estamos fazendo o resgate dessa festa que há alguns anos não acontece em Botucatu. Esperamos que esse evento também seja realizado nos próximos anos, se tornando tradicional dentro do nosso calendário cultural”, comentou o secretário de Cultura, Marco Pinheiro.
A programação da festividade reunirá dança, comida típica, origami, anime e arranjos florais de Ikebana. A escrita artística Shodô, a dança Odori, o Taikô, o Karaokê e apresentações de artes marciais como judô e karatê também marcarão presença na festa.
Mais informações sobre as atividades do Festival Tanabata podem ser obtidas através do telefone 3882-0133 ou 3882-1489.
Tradição - O Tanabata é conhecido como a maior festividade do Japão no Brasil. Desde 1979 é comemorado na Praça da Liberdade em São Paulo e em muitas cidades do Brasil, sempre no mês de julho.
No dia do Festival das Estrelas, como também é conhecido, nos tanzaku (papeletas) as pessoas escrevem seus pedidos, seus sonhos, suas esperanças que serão levados até as estrelas. Os tanzaku são amarrados nos sassa dake (ramos de bambu) e colocados junto aos enfeites típicos.
Origem - O Festival tem origem na lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, como eram conhecidos pelos japoneses. O jovem casal não fazia outra coisa a não ser dedicar todo o seu tempo àquele amor e se esqueciam por completo das obrigações mais rotineiras. Por essa razão, os dois jovens foram separados e transformados em estrelas um de cada lado da Via-láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai Tenkou, o Senhor Celestial, resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa,este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia e receberam o nome de Vega e Altair, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano.

Francisco Marins finaliza a revisão da pentalogia “O Homem e a Terra”

O romance “E a Porteira Bateu”, que conta a epopéia da abertura da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, e a conquista do até então território desconhecido, entre os lendários rios Tietê, Panema e Paraná, do escritor Francisco Marins e que se encontrava esgotado, reaparece em 5ª edição, com novo e vistoso aparato gráfico, lançamento pela Editora Escrituras de São Paulo.
Com a reedição o escritor Francisco Marins completa a revisão integral da sua pentalogia denominada O Homem e a Terra que atingiu mais de 500 mil exemplares. Para comemorar o acontecimento literário a Academia Paulista de Letras, da qual Marins é Presidente Emérito, fará reunião para a entrega aos titulares de exemplares do novo lançamento, também está prevista tarde de autógrafos em duas livrarias de São Paulo.
A série de livros que compõe a saga “O Homem e a Terra”, e composta por cinco volumes: Clarão na Serra, Grotão do Café Amarelo, ... E a Porteira Bateu!, Atalhos sem Fim e O Curandeiro dos Olhos em Gaze, que agora apresenta-se, completa, revista e com alterações.
Segundo o autor ao preparar os originais das novas reedições – como de costume “entregou-se a paciente e obstinadamente, linha a linha, capítulo a capítulo, a reescrever, adaptar, expungir – alterando e ou ampliando o plano geral anterior, lembrando o adágio de quem conta um conto aumenta um ponto”.
Os volumes da série “O Homem e a Terra”, vêm sendo reeditados seguidamente ao longo dos anos o que, segundo ele, demonstra o interesse de leitores pelos mesmos.

Mais de 900 pessoas visitaram a exposição “Oriente Contemporâneo”

A exposição “Oriente Contemporâneo”, que permaneceu no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins de 7 a 28 de junho, recebeu mais de 900 visitas, segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura. “A exposição foi muito bem aceita pela população”, disse a agente de cultura, Cláudia Basseto.
Segundo ela, o funcionamento do museu durante a Feira da Mandioca contribuiu para esse montante. “A mostra ficou aberta dois dias em horário diferenciado. Acreditamos que o número de visitas foi maior, considerando que várias pessoas que passam pelo museu não assinam o livro de visitas”, completa.
Exposição - A mostra comemorou o Centenário da Imigração Japonesa. Seu acervo era formado por trabalhos feitos em várias técnicas e temas, variando entre o abstrato até o figurativo.
As obras pertencem a artistas nikkeys, de renome internacional. Foi possível conferir trabalhos de pintura a óleo, acrílica, aquarela, tapeçaria em macramé, cerâmica, batik e pintura com pigmentos naturais.

Revolução em exposição no CCB

João Carlos Figueiroa e David Devidê organizam as peças da exposição

Por Renato Fernandes


O CCB - Centro Cultural de Botucatu sediou na noite de ontem o lançamento do livro “Ocorrências da Revolução de 1932 no Setor Sul”, e para marcar a data e manter viva a lembrança do movimento armado de um Estado contra o governo, a entidade manterá durante esse mês uma exposição com armas, bandeiras e equipamentos utilizados pelos paulistas durante os combates.
No acervo, disponibilizado pelo Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, constam peças produzidas pelas Indústrias Blasi, de Botucatu, entre elas uma granada e um capacete. Os destaques da mostra são as armas e os uniformes, em perfeito estado de conservação“Muitas armas foram produzidas aqui na cidade e é importante mostrar isso para os botucatuenses”, afirma o estudioso da história de Botucatu João Carlos Figueiroa.
O acervo está disponibilizado em expositores especiais protegidos por vidro, para evitar o manuseio e o contato direto com os visitantes. A entidade também está expondo obras literárias sobre o tema.
Livro - O lançamento que abriu e que motivou a exposição é assinada pelo professor José Sérgio Turriani Marques, com incentivo do Pipa - Programa de Incentivo à Produção Artístico-cultural , apoio da Sabep - Sociedade Amigos da Biblioteca Emílio Peduti e CCB, e toma como base os relatos diários dos três meses da Revolução, sob a ótica dos jornalistas major Átila Bonilha e seu filho Pedro Marques Bonilha. O diário do campo de batalha foi preservado pelo voluntário Cícero Marques e transcrito pelo professor João Queiroz Marques, coube à Sérgio Marques a pesquisa e elaboração do trabalho.
O prefácio é assinado pelo historiador Hernani Donato, que afirma: “Não, a Guerra Constitucionalista aberta no dia 9 de julho de 1932, não terminou... E se perpetua. De modo especial na chama cívica ardendo no velar os túmulos dos heróis jacentes no Ibirapuera. De modo particular na imensa e sempre crescente biblioteca exclusivamente a esse assunto dirigida”.
A Revolução
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932, onde o estado de São Paulo visava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.
Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado corrido no Brasil. No total, foram 85 dias de combates, (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido ao combates.

Centro Paula Souza assina convênios para novas Etecs

Foram assinados, na última quinta-feira, 3, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, convênios para a instalação de novas ETECs (Escolas Técnicas) em oito municípios do estado de São Paulo. As unidades serão implantadas em Cajamar, Francisco Morato, Santos, Porto Ferreira, Registro, Itapetininga, Várzea Paulista e Mogi Guaçu.
A assinatura dos convênios foi feita pela diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e contou com a presença dos prefeitos e representantes de cada cidade.
Essas assinaturas fazem parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. Até o fim da Expansão o número de FATECs passará de 26 para 52; nas ETECs, o número de alunos matriculados passará de 77 mil para 177 mil.
Em todas as unidades, a prefeitura será responsável pela construção ou adequação do prédio. Em todos os casos, o Centro Paula Souza cuidará de toda a infra-estrutura restante, inclusive a parte pedagógica.Cajamar
A ETEC de Cajamar tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas - divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno - para o curso de Administração. Outras 40 vagas serão para o curso de Logística no período da noite e mais 40 para Design Gráfico a tarde. A ETEC também disponibilizará 80 vagas divididas no período da manhã (40) e noite (40) para o curso de Química. Até o final da expansão, a escola deve contar com 720 matrículas. O prédio da futura ETEC está localizado na Rua Anabela, 30 - Jardim Maria Luiza.
Francisco Morato
A ETEC de Francisco Morato tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2009, com os cursos de Administração, Informática, Secretariado e Contabilidade, além de Ensino Médio. Todos os cursos começarão com 80 vagas, divididas em tarde (40) e noite (40).
O Ensino Médio contará com 120 vagas, no período da manhã. Até o final da expansão, a Etec, que ficará na Rua Tupinambás, s/nº - Jardim Nova Belém, contará com 1.320 matrículas.
Santos
A ETEC de Santos tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. Para a unidade, estão previstos os seguintes cursos técnicos: Operações Portuárias com 80 vagas (tarde) e 80 vagas (noite); Logística de Armazenagem com 40 vagas (tarde) e 80 vagas (noite) e Estruturas Navais com 40 vagas (tarde) e 40 vagas (noite).
Até o final da expansão, a escola contará com 960 alunos matriculados. A futura Etec de Santos será instalada no prédio onde hoje funciona a Diretoria de Ensino e a EE Cesário Bastos, na Praça Narciso de Andrade, s/nº - Vila Mathias.
Porto Ferreira
A ETEC que será construída no município de Porto Ferreira tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. São 80 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 320 para o Ensino Técnico.
Serão ministrados os cursos de Logística, Design de Interiores, Química e Informática. Todos os cursos terão turmas nos períodos vespertino e noturno com 40 vagas cada um. Até o final da expansão, a Etec deve ter 240 vagas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A futura ETEC será na Av. Prof. Henrique da Motta Fonseca Jr n.º 849.
Registro
A ETEC de Registro tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009, com 80 vagas no Ensino Médio e 160 no Ensino Técnico. Serão dois cursos: Instrumentação e Equipamentos Industriais, com 40 vagas no período vespertino e 40 no noturno, e Informática com 40 vagas no período vespertino e mais 40 a noite.
Até o final da expansão deverão ser 240 vagas no Ensino Médio e 480 no Técnico. A ETEC de Registro será na Rua Miguel Aby Azar, esquina com Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, no Centro.
Itapetininga
Com previsão de início das aulas em 2010, a ETEC de Itapetininga contará com 80 vagas para o Ensino Médio, no período da manhã.
Os cursos sugeridos são Confecção Industrial (40 vagas a tarde e 40 a noite), Enfermagem (40 vagas a tarde), Imagem pessoal (40 vagas a tarde e mais 40 a noite) e Secretariado (40 vagas a tarde e outras 40 a noite). A futura ETEC de Itapetininga está prevista para funcionar na Avenida Moises Nalesso, s/n - Bairro da Chapadinha.
Várzea Paulista
Em Várzea Paulista, a nova ETEC oferecerá 960 vagas para as áreas de Segurança do Trabalho, Informática e para o Ensino Médio.
Com previsão de início das aulas em 2010, a ETEC contará com os cursos de Segurança do Trabalho e Informática, ambos divididos em tarde e noite com 40 vagas cada um. O Ensino Médio começará oferecendo 120 vagas no período da manhã. A ETEC de Várzea Paulista ficará na Av. Brasil, s/nº - Jardim Primavera.
Mogi Guaçu
A ETEC de Mogi Guaçu, além do Ensino Médio, terá também as áreas de Eletrotécnica e Automação Industrial, ambos com 80 vagas divididos em tarde e noite, com 40 vagas cada um.
O Ensino Médio será oferecido para 80 alunos no período da manhã. A ETEC de Mogi Guaçu inicia as aulas em 2010 na Rua Maria Conceição Chiarelli Silva - Jardim Novo II.

Botucatu contra as queimadas

Às 11 horas de sexta-feira, foi dada a largada à campanha municipal contra queimadas “Botucatu não Merece Queimar”, com a participação da Polícia Ambiental e estudantes participantes do programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania, em frente a Prefeitura Municipal de Botucatu. A campanha é realizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, Obras, Saúde e Comunicação, Defesa Civil, Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Unesp, Sabesp e ONGs.O lançamento foi marcado com a mobilização parcial do trânsito para a distribuição de panfletos e adesivos informativos. Os motoristas era orientados a parar para serem orientados sobre os riscos das queimas urbanas e rurais. “Esse é um período de baixa umidade do ar e propício à queimadas. Algumas são naturais e outras geradas pelo ser humano, que descuidados, jogam bitucas de cigarro e garrafas de vidro na mata”, disse o policial Efraim.
Os motoristas entenderam a proposta e abriram seus vidros para receber o material. “Sem dúvida nenhuma é uma ação importante e creio que essa é a única maneira de promover a conscientização. Transito muito pelas estradas da região e sempre encontro no caminho queimadas que prejudicam muito a nossa visão”, disse o funcionário público Murilo Stelzer, 30.
No panfleto informativo os organizadores alertam que a cidade está ameaçada pelas queimadas e citam o mau hábito de atear fogo em lixo, poda de jardim e capina, terrenos baldios, áreas de córregos e beiras de estrada como um dos principais vilões.
De acordo com a lei de crimes ambientais, provocar incêndio em mata ou florestas pode resultar em reclusão de dois a quatro anos.
Denuncias e informações pelos telefones: (14) 3882-6070.

Chega a 32 número de bebês mortos em Santa Casa de Belém

Da Agência Brasil

A Santa Casa de Misericórdia em Belém (PA) já registra 32 bebês mortos desde o dia 20 de junho. A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Saúde do Pará. A concentração de mortes em junho provocou a mudança de direção da Santa Casa e o estabelecimento de metas de saúde para o estado.
O motivo das mortes, de acordo com a Secretaria de Saúde, é o fato de as crianças chegarem ao hospital com a saúde muito debilitada e de as mães não fazem pré-natal ao longo da gravidez. A assessoria informou que a Santa Casa recebe muitos pacientes encaminhados dos municípios e está atendendo 50% acima de sua capacidade.A assessoria do governo do Pará informou que na sexta-feira (4) uma comissão formada por profissionais da rede pública de saúde se reuniu com prefeitos de 11 municípios para cobrar o atendimento básico às mães ao longo da gravidez. Outras reuniões devem ocorrer com a participação de mais prefeitos.
O período mais crítico, quando chegaram a ser registradas 20 mortes na maternidade do hospital em apenas uma semana, levou o então presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Antônio Anselmo Bentes de Oliveira, a deixar o cargo. Ele e toda a diretoria entregaram os cargos à governadora do estado, Ana Júlia Carepa.
Na sexta-feira o governo do Pará divulgou nota na qual informava as medidas acertadas entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa para melhorar o atendimento. Entre elas a contratação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal no setor privado, a aquisição de unidades de transporte e a contratação de de profissionais para atendimento neonatal.
Em junho 21% dos recém-nascidos morreram no hospital. Segundo a Secretaria de Saúde, o número estaria pouco acima do permitido pela Organização Mundial de Saúde, que consideraria normal até 17% de mortes, dependendo da situação.