junho 24, 2008

Mulher diz que mendigos e alcoolistas apontaram GCM por violencia

Do site entrelinhas

Os sitiantes da região da Usina Indiana estão dispostos a confirmar à Comissão de Direitos Humanos da OAB e ao Ministério Público, denúncias sobre abuso e desrespeito contra os direitos e dignidade individual, que teriam sido praticados por integrantes da Guarda Civil Municipal, conforme divulgou a Rádio Municipalista, no programa 'A Marreta'.
De acordo com a entrevista dada por uma mulher, aumentou a quantidade de mendigos e alcoolistas [viciados em alcool] errantes, circulando com a mesma história: teriam sofrido violência e abandono em local ermo, por integrantes da Guarda Municipal de Botucatu.
A mulher não revelou seu nome, mas colocou-se à disposição da Rádio, para confirmar na Justiça e à Comissão de Direitos Humanos da OAB, o que viu e ouviu de pessoas que se diziam vitimas da GCM. O site entrelinhas.com já havia adotado com a fonte os termos de anonimato público, por questões de segurança.
A violência da GCM de Botucatu contra mendigos e alcoolistas teria sido notada pela primeira vez, há cerca de 3 ou 4 meses, quando as primeiras pessoas machucadas, algumas com marcas de sangue e com manchas roxas espalhadas pelo corpo, começaram a ser vistas com mais frequencia pelos sitiantes.
A mulher contou ao site entrelinhas.com, que não se lembra com exatidão a quantidade de vezes que pessoas estranhas foram vistas nas estradas da região. "Não chegou a dez pessoas", sugeriu sem precisar, ressaltando que os casos eram à tarde e início da noite.
Chamou, no entanto, a atenção da sitiante, na semana passada, o fato de um cidadão ter sido assassinado pela própria irmã, na região do Lavapés, crime que chamou a atenção pública na região.
Marcos Antonio Bernardo, [tinha 26 anos], teria sido uma das vitimas de violência da GCM, oito dias antes de ser assassinado, com golpes de ferro, dado pela irmã, tendo como testemunhas e co-autores, o amásio e o outro irmão, todos alcoolistas.
Leia essa notícia na íntegra CLICANDO AQUI

Matérias relacionadas

Sitiantes temem mendigos abandonados pela GCM na Indiana

Guarda Municipal será processada por caso de suposta agressão

Mãe acusa Guarda Municipal de Botucatu de agressão e de recusa de socorro

Guarda Municipal pede para internautas assisitirem vídeo de imobilização a menor com "suposto ataque epilético"

Secretário da Segurança afirma que uso da força foi necessário para conter jovem em crise de saúde

Internauta anônimo contesta matéria sobre denuncia de uso da violência pela Guarda Civil Municipal

Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência será nesta quarta-feira

A 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada nesta quarta-feira, 25 de junho, na sede do Centro de Lazer Nova Aurora, com início previsto para as 12h30 e término às 17 horas.
O evento terá como tema central “Inclusão, participação e desenvolvimento: Um novo jeito de avançar”, e também abordará os sub-temas “Saúde e reabilitação profissional”, “Educação e Trabalho” e “Acessibilidade”.
A organização do encontro informa que os interessados em participar podem efetuar a inscrição através dos telefones (14) 3882-8444, com Irani ou Mariana, 3882-1599 e 3882-5382, ou no próprio local até o início da Conferência. Aproximadamente 80 pessoas já estão inscritas.
A 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência é organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e recebe o apoio da Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Comunicação e Educação, Caixa Econômica Federal, Centro de Lazer Nova Aurora, Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social e Sabesp.
O Centro de Lazer Nova Aurora está localizado à Rua José Ravagnani, 126, na Vila Nossa Senhora de Fátima.

Últimos dias para a visitação da exposição “Oriente Contemporâneo”

A população tem até sábado, 28 de junho, para visitar a exposição “Oriente Contemporâneo”. A mostra está disponível para visitação no MAC Itajahy Martins, com entrada franca.
A exposição tem o objetivo de comemorar o Centenário da Imigração Japonesa. O acervo trás trabalhos feitos em várias técnicas e temas, variando entre o abstrato até o figurativo, assinadas por 14 artistas nikkeys de renome internacional, nascidos no Japão e residentes no Brasil.
A promoção é da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com o apoio da Associação Botucatuense de Cultura Japonesa e Quitanda Dona Marina.
O MAC Itajahy Martins está localizado à Avenida Dom Lúcio, 755, Centro. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, de terça a sexta-feira, e das 9 às 13 horas, aos sábados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-0133.
Movimento - O movimento artístico nikkei vem se desenvolvendo há mais de 50 anos iniciado pelo grupo SEIBI [grupo de estudos das belas artes de São Paulo], seguido pelo movimento da arte em ‘Craft’, e posteriormente pelo movimento da ‘Arte Figurativa’.
Artistas Nikkeis e brasileiros se uniram assim para a Grande Exposição de ‘Arte Bunkyo’, em comemoração ao centenário e que foi realizada em Outubro de 2007, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa de Assistência Social na Liberdade, em São Paulo.

Cooperativa de Agentes Ambientais recebe prensas para compactação de resíduos

A Cooperativa de Agentes Ambientais, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi beneficiada com a aquisição de duas prensas para compactação de resíduos recicláveis.
Ambas foram adquiridas mediante convênio entre a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo.
As prensas estão na Usina de Reciclagem e se encontram em processo de instalação. O objetivo com a aquisição dos novos equipamentos é aumentar a capacidade de coleta de resíduos por parte da Cooperativa.
Atualmente, a Usina já conta com duas prensas de compactação, adquiridas com recursos da própria Prefeitura. Com as prensas, os resíduos são organizados em fardos, agregando mais valor ao produto ao ser comercializado. Nos equipamentos é possível compactar materiais plásticos e papeis.
Essas prensas deram mais agilidade ao processo de comercialização e valor. “Hoje vendemos o quilo do material por até o dobro do valor, sem contar que com os fardos fica mais fácil a armazenagem. Pesamos o material e recebemos aqui mesmo”, destacou a cooperada Raimunda Oliveira Matos.
A cooperada também destaca a facilidade que o equipamento proporcionou em seu cotidiano. “Essas prensas facilitaram muito nosso serviço. Foi uma bênção”, comemora Raimunda.
Mais benefícios – O convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo ainda determina a compra de três caminhões, que serão destinados para uso exclusivo da coleta seletiva.
Dessa forma a coleta será mecanizada. “A usina está passando por uma adequação de espaço físico e de equipamentos para absorver o montante que será coletado com a compra dos caminhões. Dessa forma será possível instituirmos a coleta seletiva em toda a cidade de Botucatu”, afirmou Paulo Malagutte, assessor de limpeza pública.
Com o acréscimo da capacidade de coleta de resíduos, a tendência é aumentar o número de cooperados, que no momento, somam 35 pessoas. “O objetivo é que esse número chegue a 60 pessoas, que trabalharão nas dependências da Usina, fazendo a separação do material coletado”, explicou Paulo.
Atualmente os trabalhos são desenvolvidos por duas equipes. Uma que realiza o recolhimento do material das ruas, com auxilio de ‘carrinhos’ e outra trabalha dentro da Usina, na triagem dos produtos.

Caminhoneiros anunciam paralisação de 24 horas para amanhã

Caminhoneiros de todo o país estão com indicativo de paralisação de 24 horas para amanhã (25). A categoria reivindica preços mais baixos para o óleo diesel, diminuição do valor do frete, alteração no Decreto 49.487, que regulamenta novas restrições para a circulação de caminhões na cidade de São Paulo, e melhorias para motoristas autônomos.
O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, José da Fonseca Lopes, disse que a greve será diferente das anteriores: primeiro, a categoria vai interromper as atividades, para depois entrar em negociação com os órgãos competentes. “Para atingir o governo, temos de fazer pressão política. Por isso a classe decidiu, a priori reivindicar, para depois negociar, pois só assim, conseguiremos lutar pelo que a classe necessita.”, afirmou Lopes, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.
Lopes ressaltou que, se o governo não modificar o Decreto 49.487, a entrega das mercadorias certamente atrasará e trará prejuízos para os motoristas que transportam produtos perecíveis. “Umas das reivindicações é que as marginais sejam liberadas, de uma estado para outro, pois a capital paulista é local estratégico de passagem e de distribuição de produtos. Se os carros não puderem passar das 5 às 21 horas, com certeza isso trará retardamento nas entregas e prejuízo aos motoristas que carregam frigorificados, cargas vivas e hortifrutigranjeiros.”
Segundo o sindicalista, o governo pouco tem feito pela melhoria e qualidade do setor, principalmente para caminhoneiros autônomos. Ele lembrou que esses trabalhadores têm dificuldades na aquisição de financiamento para compra de veículos novos e, quando conseguem, a entrega do carro costuma atrasar até seis meses, o que gera um prejuízo incomensurável.
Lopes espera que o resultado da paralisação de amanhã sensibilize as autoridades e que, com isso, elas apresentem propostas de solução para a categoria.
Na entrevista, o sindicalista recomendou que os motoristas não saiam de casa. Aos caminhoneiros que trafegam nas rodovias, sugeriu que parem em postos de abastecimento ou em locais seguros, pois podem acorrer imprevistos violentos da parte de alguns manifestantes. “Faço um apelo à categoria para que adira à paralisação, porque pode acontecer de caminhoneiros alterados realizarem atos de depredação, como aconteceu na greve de 1999.”

Da Agência Brasil

DER licita obras na SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo

O Departamento de Estradas de Rodagem – DER iniciou na última sexta-feira, dia 20, o processo de licitação para a execução de obras na rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Renno (SP-225), entre os municípios de Santa Cruz do Rio Pardo e Ipaussu. Serão 23,7 quilômetros de melhorias – entre os km 318 e 341,7 – que devem ser iniciadas no 2º semestre de 2008.
O conjunto de obras a serem realizados em 23,7 quilômetros da SP-225 engloba serviços de regularização da pista, pavimentação dos acostamentos, implantação de ciclovia entre o km 323,5 e o km 326, e readequação dos dispositivos de segurança existentes ao longo do trecho. Orçada em R$ 12,2 milhões, a obra deverá ser concluída em 12 meses pela empresa vencedora da licitação.
As empresas interessadas em participar do processo de concorrência devem adquirir o edital até o dia 23 de julho. A previsão é de que os envelopes recebidos sejam abertos no dia 1º de agosto, momento em que o DER passa a analisar e divulgar todos os passos do processo de licitação no Diário Oficial do Estado.
Mais detalhes podem ser obtidos na sede do DER, localizada na avenida do Estado, 777 – 2º andar – sala 2112, Ponte Pequena, SP; pelos telefones (11) 3311-1580, de segunda a sexta-feira entre 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; ou pelo site www.der.sp.gov.br.

Estado firma convênios para instalar mais 8 Etecs e Fatecs

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman assinou nesta terça-feira, 24, convênios para a instalação de novas Etecs e Fatecs em oito municípios do Estado. As unidades serão implantadas em Itapecerica da Serra, Embu, São Vicente, Peruíbe, Nova Odessa, Piedade, Mogi das Cruzes e Bragança Paulista.
A assinatura desses convênios faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento e contou com a presença dos representantes de cada cidade. O vice-governador Alberto Goldman agradeceu a presença de todas as autoridades e ressaltou que esse é um dos projetos mais importantes do governo. Até o fim do Plano de Expansão o número de Fatecs do Estado passará de 26 para 52, enquanto nas Etecs a previsão é que o número de vagas salte de 77 mil para 177 mil.
Goldman explicou ainda que os convênios são parcerias entre o governo estadual e as prefeituras. Cada prefeito é responsável pela construção ou adequação do prédio para instalação da Fatec ou Etec, e o Centro Paula Souza cuida de toda a infra-estrutura restante, inclusive a parte pedagógica. “Gostaria de agradecer ao empenho de todos os prefeitos. Os que estão aqui hoje são os que já definiram os locais dos prédios e já têm os projetos encaminhados”, disse Goldman.
O primeiro a assinar o convênio foi o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe. Logo depois, assinaram os convênios, a prefeita de Peruíbe, Julieta Fujinami Omuro; o vice-prefeito de São Vicente, Paulo de Souza; e o prefeito de Piedade, José Tadeu Vicente. Para assinar o convênio de instalação da Fatec de Bragança Paulista estava presente o vice-prefeito João Carlos Monte Claro Vasconcelos. O assessor educacional Carlos Franco Rosa, representou a cidade de Nova Odessa. Também assinaram os convênios o chefe de gabinete de Embu, José Aparecido da Silva; e a Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra, Irani Conceição Bacieiga Roschel.
Também estavam presentes os deputados estaduais Maria Lúcia Amary, Luís Carlos Gondim, Marco Bertaiolli, Luciano Batista e Edmir Chedid. Por meio deles, o vice-governador agradeceu o empenho dos parlamentares paulistas em favor do Plano de Expansão do Ensino Profissional.

1 – Fatec Mogi das Cruzes
A Fatec de Mogi das Cruzes tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas- divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno- para os cursos de Rede de Empresas; Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio. Outras 80 vagas – também divididas por períodos- serão destinadas aos cursos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Até o final da expansão do curso, a Fatec deve contar com 960 matrículas. O prédio do extinto Cefam da Secretaria de Educação, que está localizado na Rua Carlos Barattino, 1.-Vila Magilar, está sendo adequado pela prefeitura para a instalação da Fatec.

2- Etec de Nova Odessa
A Etec de Nova Odessa tem previsão de início das aulas para o primeiro semestre de 2009. No total serão 280 vagas- 120 destinadas ao Ensino Médio (apenas no período matutino) .Nos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho, as vagas são divididas por períodos- 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Até o final da expansão a Etec deve ter 360 matrículas no Ensino Médio e 960 matrículas no Ensino Técnico. As atividades serão iniciadas em um prédio provisório cedido pela Prefeitura, localizado na Estrada Municipal Rodolfo Kivtz s/n- Centro. Além da construção de um novo prédio em 2009, há previsão para implantação de 2 novas habilitações.

3- Etec de Embu
A Etec de Embu tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. Além das 160 vagas no período matutino para o Ensino Médio, são oferecidas mais 320 vagas para o Ensino Técnico, divididas em vários cursos sugeridos: Contabilidade, com 40 vagas para o período noturno; Eletroeletrônica com 80 vagas (40 no período vespertino e 40 no noturno); Gestão Ambiental, 40 vagas-período noturno; Informática, 40 vagas- período vespertino; Logística, 40 vagas-período vespertino; Secretariado, 40 vagas-período vespertino e 40 vagas no período noturno para o curso de Redes de Computadores. Até o final da expansão a Etec deve ter 480 matrículas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura cedeu um terreno localizado na Rua Marcelino Pinto Teixeira s/n para a construção do prédio com recursos Fumefi/Governo do Estado.

4- Etec de Itapecerica da Serra
A Etec de Itapecerica da Serra tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. São 120 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 320 para o Ensino Técnico. Os cursos sugeridos são: Administração; Contabilidade; Cosmetologia e Química.Cada um desses cursos conta com 80 vagas dividas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Até o final da expansão, a Etec deve ter 360 vagas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura construirá um prédio na Rua Armando Sales, 3164, no bairro de Valo Velho.

5- Etec de Piedade
A Etec de Piedade tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009, com 80 vagas no Ensino Médio e 80 no Ensino Técnico. Serão dois cursos: Agricultura, com 40 vagas no período vespertino e Agroindústria, com 40 vagas também no período vespertino. Até o final da expansão deverão ser 240 vagas no Ensino Médio e 720 no Técnico (existe a previsão da implantação de mais um curso). Será construído mais um bloco no prédio cedido pela Prefeitura, que fica localizado na Rua Bento Xavier de Oliveira, 50- no bairro Paulas e Mendes.

6- Fatec de Bragança Paulista
A Fatec de Bragança Paulista tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas- divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno- para os cursos de Informática; Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial. Até o final da expansão, a Fatec deverá ter 480 matrículas. A instalação será feita em um prédio da Prefeitura na Rua 11, s/n, no bairro Henedina Cortez.

7- Etec de Peruíbe
A Etec de Peruíbe tem previsão para início das aulas em Fevereiro de 2009. São 80 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 200 vagas para o Técnico. O curso de Contabilidade contará com 40 vagas no período vespertino. Os outros cursos – Edificações; Logística- terão 80 vagas divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Ao final da expansão , a Etec deve ter 240 vagas no Ensino Médio e 960 no Técnico. As atividades serão iniciadas em um prédio provisório cedido pela Prefeitura, localizado na Av. São João, 545- Centro. Há previsão para a construção de um novo prédio em 2009.

8- Etec de São Vicente
A Etec de São Vicente tem previsão para início das aulas para o segundo semestre de 2008 para o Ensino Técnico, que contará com um total de 160 vagas. Os cursos sugeridos são Edificações e Informática, ambos serão divididos com 40 vagas para os períodos vespertino e noturno. O Ensino Médio tem previsão de implantação para 2009 e contará com 120 vagas no período matutino. Até o final da expansão, a Etec deverá ter 360 vagas para o Ensino Médio e 480 para o Técnico. A Prefeitura vai reformar e adequar um prédio cedido pela Secretaria de Educação, localizado na Praça Cel. Lopes, 387, no Centro.

Campanha sobre racismo recebe mais de 1.000 cartas pela internet

A Campanha Racismo: se você não fala, quem vai falar?, da Secretaria de Estado da Cultura, recebe mais de mil cartas pela internet. No endereço eletrônico www.120cartas.ig.com.br, os internautas já podem ler as diversas opiniões sobre racismo e preconceito no Brasil.
O público que tem interesse em participar da Campanha também pode se manifestar por meio de folders-carta que podem ser colocadas nas mil urnas espalhadas por locais de grande acesso do público, como estações do metrô, agências do Poupatempo, escolas e museus, entre outros. As mensagens também podem o ser enviadas em carta comum, endereçada à Caixa Postal 13888, CEP: 01216-970, São Paulo/SP.
Os 120 melhores textos, escolhidos por uma comissão de consultores, serão publicados em um livro que marcará as ações da Secretaria da Cultura nas comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
As cartas depositadas nas urnas serão lidas por estudantes de universidades de São Paulo. Eles receberão dos consultores Dagoberto Fonseca, Luiz Carlos dos Santos, Oswaldo de Camargo e Vera Benedito, treinamento específico para uma leitura qualificada do material. Todos os textos inscritos pelo site, desde que autorizados pelos autores, permanecerão disponíveis para consulta.

Trivial FC continua liderando o Sub-13

A equipe do Trivial FC continua liderando o 5º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-13, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol – ABAF.
A equipe comandada pelo técnico Paraná está com 10 pontos, seguido pelo Beira Rio com 9 e por São Manuel com 8 pontos. A sexta rodada da competição foi realizada no último sábado, 21 de junho, com três partidas no Estádio do Sete de Setembro FC.
No primeiro jogo, o Trivial FC goleou a equipe da casa por 5 a 2. A equipe de São Manuel venceu a AA Botucatuense por 4 a 0. Completando a rodada, o Beira Rio FC goleou o Centro de Futebol M&M/Sesi por 5 a 0.

7ª rodada - dia 28 de junho
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
10 horas – União da Vila x ABC Botucatu
Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
14 horas – Beira Rio FC x São Manuel
14h30 – AB Botucatuense x Sete de Setembro FC
15 horas – M&M/Sesi x Trivial FC

Principais artilheiros
Matheus (Beira Rio) e Bruno Torres (Trivial) 7 gols; Ademir (Beira Rio) 6 gols; Leonardo (São Manuel) e Jhonatas (Beira Rio) 05 gols; Alexsander (AAB) 4 gols.

Campeonato Sub-18 vai reunir 8 equipes

Oito equipes vão disputar a partir do próximo mês a 5ª edição do Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-18, que será organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol – ABAF e promovido pela Secretaria de Esportes.
De acordo com a organização, as equipes jogarão entre si e as quatro melhores disputam as finais. Estão inscritas as representações da AA Botucatuense, Monte Mor, Beira Rio FC, Sete de Setembro FC, Dinamite FC, CA Peabiru, AE Independente (Bofete) e Turbinado FC.
A primeira rodada vai ser realizada no dia 13 de julho. Confira programação.
Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
13 horas – Dinamite FC x Beira Rio FC
15 horas – CA Peabiru x Turbinado FC
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
13 horas – AE Independente x AA Botucatuense
15 horas – Sete de Setembro FC x Monte Mor FC

Botucatu garante vaga na final dos Jogos da Juventude

Botucatu garantiu vaga nas finais estaduais dos 24º Jogos Abertos da Juventude, promovidos pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo. A Fase Regional foi realizada no último domingo, dia 22, em Jaú. A competição reúne atletas com idade até 18 anos.
No handebol feminino, Botucatu atropelou Barra Bonita e avançou às finais estaduais. O jogo foi realizado no Ginásio Flávio de Mello e nossas meninas golearam as adversárias por 34 a 19. Já a equipe masculina não teve a mesma sorte e perdeu para Barra Bonita por 25 a 23, ficando fora das finais.
Na modalidade de judô, Botucatu classificou os atletas Moacir Donizeti e Nayara Rodrigues (categoria super ligeiro), José Ricardo Bravin e Jéssica Sissa (médio), Alessandra Cardoso (leve) e Danilo Tamashiro (pesado).
No atletismo, foram classificados dois atletas pertencentes à escolinha do Projeto “Esporte Comunitário”, Matheus Augusto Correa Fatori e Aline de Almeida Garcia.
No futebol masculino Botucatu perdeu para Promissão por 2 a 1 e também foi eliminado. No xadrez feminino Botucatu também não se classificou.
Os vencedores da fase regional vão disputar a fase estadual no mês de agosto em São Manuel. Botucatu também está classificado na modalidade de ginástica rítmica.

Ciclistas manifestaram apoio à ciclovia Demétria / Lavapés em passeio ciclístico

Após pedalarem por aproximadamente 7 quilômetros,
ciclistas se concentraram na Prefeitura

Por Renato Fernandes

O passeio ciclístico em prol da ciclovia ligando os bairros Demétria e Lavapés, realizado no último sábado, 21, teve a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre alunos da escola Aitiara, moradores e amigos do bairro Demétria.
Entre os participantes uma bicicleta vermelha com mais de 60 anos e 32 quilos chamou a atenção e destoou entre os modelos modernos. O bom tempo contribuiu com os ciclistas que puderam pedalar com o céu nublado e sem ameça de chuvas. Dois gritos de guerra foram ensaiados e repetidos durante o percurso entre a escola Aitiara e Prefeitura Municipal de Botucatu: "Saúde e Alegria, queremos ciclovia!" e "Prefeitura em ação: Ciclovia em construção!".
Para garantir a segurança do grupo dois batedores da Polícia Militar, viaturas do DER - Departamento de Estrada de Rodagens e Polícia Rodoviária, além de veículos de apoio carregando faixas pedindo a implantação da ciclovia acompanhou o grupo. O centro das atenções foi o mascote "Nascentinho", boneco que foi colocado no acesso do Bairro Demétria, simulando um ciclista em dezembro e que durante o passeio foi levado até a Prefeitura.
Projeto - O projeto da ciclovia já foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e aguarda liberação de recursos dos ministérios das Cidades e Turismo.


Festival de Ginástica Rítmica reuniu cerca de 300 atletas

Mais de 300 alunas de 5 a 15 anos participaram no último domingo, 22 de junho, do 3º Festival de Ginástica Rítmica de Botucatu. O evento, coordenado por Karen Galli, foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes.
As participantes do Festival são integrantes do Projeto “Esporte Comunitário”, desenvolvido pela Prefeitura de Botucatu, da Escola Serelepe, Artistas S.A e da AAB. Também houve a participação especial da equipe de Ginástica Rítmica de Botucatu.
A Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas da modalidade, através do Projeto Esporte Comunitário. As aulas são ministradas no Ginásio Municipal de Esportes de segunda a sexta-feira nos períodos da tarde e noite.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3882-8100. Atualmente a escolinha de GR conta com 150 alunas com idade entre 5 e 15 anos.

Morre ex-primeira dama Ruth Cardoso

Da Agência Brasil

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), acaba de informar que morreu hoje (24) à noite em São Paulo, no apartamento da família, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em decorrência de problemas cardíacos.
“Estamos em luto. Foi uma perda muito grande, irreparável para o partido e para o Brasil”, afirmou Guerra à Agência Brasil.
O deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP) disse que conversou com o ex-presidente hoje pela manhã. Fernando Henrique Cardoso teria lhe dito que Ruth estava bem após ter feito um cateterismo ontem (23). Paulo Renato, que foi ministro da Educação nos dois governos FHC, está a caminho de São Paulo.
O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), lamentou a morte da ex-primeira-dama e ressaltou a contribuição de Ruth Cardoso para o país. "Ela construiu uma grande teia social em favor da população brasileira", disse referindo-se a programas sociais coordenados por Ruth, como o Comunidade Solidária.
Ontem (24), Ruth Cardoso tinha recebido alta de uma internação de quatro dias, no Hospital Sírio Libanês. Ela estava hospitalizada por causa de dores no peito.
Em virtude da morte, o PSDB cancelou as comemorações do aniversário de 20 anos do partido que aconteceriam amanhã (26), no plenário do Senado.

Anvisa interdita três lotes de leite analisados pela Funed

Por precaução e proteção da saúde da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de três lotes de leite. A resolução RE 1941, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20), é valida para dois lotes de leite em pó (Leite Leo e Nutrisim) e para um lote de leite UHT integral (Elegê).
Os estoques de leite cujos lotes foram interditados não podem ser comercializados e nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda. A decisão dá Anvisa é baseada em laudos de análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Os laudos da Funed detectaram irregularidades relativas a ensaios de acidez em ácido láctico, proteína, gordura, açúcar e na análise de rotulagem. Além disso, em alguns casos, foi detectado a presença de enterotoxinas estafilocócicas, que podem causar intoxicação alimentar.
As empresas envolvidas têm, conforme procedimentos normativos, dez dias para apresentar “contraprova” às análises feitas pela Funed. Caso certificadas as irregularidades, as empresas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação
As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite constam do rótulo do produto. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto.
A Anvisa recomenda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no leite, como: a cor, o cheiro ou o paladar, o consumidor comunique o fato à autoridade sanitária local. Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica. Mais informações pode ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br.

Botucatuenses vão competir no Panamericano de Karatê

A equipe de Karatê do Projeto “Esporte Comunitário”, desenvolvido pela Secretaria de Esportes, vai participar entre os dias 3 e 7 de julho do Campeonato Panamericano de Karatê WUKO – 2008 e Open Internacional de Karatê WUKO, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Vão competir em São Paulo, Dara Nicoli Fudoli, Sandra Fudoli, Nayara de Fátima Brunelis, Paulo Henrique Adriano Júnior, Mario José Massagli Júnior, Edison Batista Rodrigues, Mário José Massagli, Ramon Maitan e Allan Felipe Modesto de Souza.
A competição deverá reunir atletas de mais de 30 países, com um total de 1.800 inscritos.

Circuito Estudantil de Xadrez reuniu 100 participantes

A Secretaria de Esportes promoveu no último sábado, dia 21 de junho, no Ginásio Municipal de Esportes, a 2ª etapa do Circuito Estudantil de Xadrez de Botucatu. A competição foi organizada pela Academia Botucatuense de Xadrez e Damas.
Cerca de 100 enxadristas participaram das disputas. Os participantes foram divididos em quatro categorias, sendo “A” (8 a 12 anos), “B” (13 a 15 anos), “C” (16 a 18 anos) e Especial (todas as idades).
Na categoria “A” o vencedor foi Matheus Rogani, deixando em segundo lugar Henrique Elias Megid e em terceiro Renan de Oliveira Muller. Leandro Lenon Marcelino ficou em quarto lugar e Jéssica Caroline Fernandes em quinto.
Mônica Nogueira Rodrigues venceu na categoria “B”. Letícia Budin de Miranda ficou em segundo e Lucas Vieira C. Talamonte em terceiro lugar. Em quarto lugar ficou Lygia Adão e em quinto Nicolas Alexandre Pena Torelli.
Na categoria “C”, o vencedor foi Emerson Ricardo Santiago, deixando em segundo lugar Guilherme Carvalho e em terceiro Guilherme Cassetari. Hugo César dos Santos Diao ficou em quarto lugar e Pedro Rossi em quinto.
Bruno César Ferreira Godinho foi o vencedor da categoria Especial. Fábio Henrique Cincoto foi o segundo colocado e Marcos César Silveira o terceiro. Em quarto lugar ficou Rodolfo Polônio, seguido de Rafael Madarenna, na quinta colocação.
A terceira etapa do Circuito Estudantil de Xadrez de Botucatu vai ser realizada no dia 16 de agosto.

Avaliação de post com estrelas e widget de post populares juntos

Finalmente encontrei um sistema de avaliação por estrelas que não torna lento a abertura do blogwidget de post populares e um indicador de posts mais votados que fica sob as postagens mais populares.
A instalação não exige habilidade em HTML e nem mesmo a necessidade de alterar a configuração do template em seu código fonte, é só acessar o site www.outbrain.com, e escolher a plataforma do blog que a utilidade será instalada diretamente.





Confira o widget que mostra os posts com maior
votação instalado na barra lateral do blog



Sistema de votação e abaixo dele as
indicações de posts com amior votação

Pedágios serão reajustados na próxima terça-feira

No próximo dia 1º de julho os pedágios das rodovias concedidas do Estado de São Paulo serão reajustados de acordo com o IGP-M acumulado entre junho de 2007 e maio de 2008 conforme previsto nos editais de concessões. Nesse período o índice, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, ficou em 11,52548%.
O reajuste é aplicado sobre a tarifa quilométrica dos pedágios, base tarifária igual para todas as rodovias concedidas do Estado (exceto Rodoanel) que varia de acordo com o tipo de pista. A partir de 00h do dia 1°, a tarifa das pistas simples passará de R$ 0,077078 por quilômetro para R$ 0,085962; das pistas duplas de R$ 0,107910 para R$ 0,120347; e dos sistemas de R$ 0,123325 para R$ 0,137538.
Cada praça de pedágio efetua a cobrança de um determinado trecho rodoviário (em quilômetros) denominado TCP - Trecho de Cobertura do Pedágio que é multiplicado pelo valor da tarifa quilométrica. O resultado do cálculo, realizado pela ARTESP de acordo com os contratos de concessões, é arredondado na segunda casa decimal. Assim, entre 0,01 e 0,049, ajusta-se o valor para baixo; entre 0,05 e 0,09, ajusta-se para cima. A tarifa quilométrica permite fracionar o pedágio das rodovias em diversas praças o que torna a cobrança mais justa, pois os usuários das rodovias pagam valores próximos ao percurso efetivamente utilizado.

Baixe a tabela com os novos valores das praças de pedágios das rodovias concedidas CLICANDO AQUI.

Retorno dos pedágios

O pedágio é o principal recurso para investir na ampliação e modernização da malha concedida do Estado de São Paulo, o que inclui obras, serviços e manutenção. O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo já destinou R$ 8,9 bilhões para a ampliação e modernização de 3,5 mil quilômetros de rodovias. Obras que fazem das rodovias paulistas as melhores e mais seguras do país, de acordo com recente levantamento da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. Na operação e manutenção da malha rodoviária concedida foram destinados R$ 6 bilhões dos recursos oriundos da arrecadação dos pedágios. Os investimentos viabilizam a prestação de modernos serviços de socorro médico e mecânico que já reduziram em 25,8% o índice de mortos nas rodovias concedidas.

Arrecadação de ISS-QN
Além dos investimentos nas rodovias, parte da arrecadação dos pedágios é destinada, com o recolhimento do ISS-QN, aos 168 municípios paulistas cortados pelas rodovias concedidas. Desde 2000 já foram repassados R$ 900 milhões, verba que as prefeituras podem destinar, por exemplo, à recuperação de rodovias vicinais ou à saúde, educação e infra-estrutura urbana.

Powered by ScribeFire.

Teatro Mágico é atração quinta-feira no Santa Marcelina

Assista a interpretação da canção "Só Enquanto eu Respirar", do canal aliciavix



Por Renato Fernandes

N esta quinta-feira, dia 26, acontece o show "O Teatro Mágico: Segundo Ato", no ginásio do colégio Santa Marcelina, às 20 horas. O espetáculo é do recente albúm de Fernando Anitelli e sua trupe, com composições que colocam em debate o homem e a sociedade na qual vive.
No primeiro CD (Entrada para Raros), a trupe estava imersa num universo paralelo, num lugar onde tudo era possível. “falávamos de lutar pelos nossos ideais, pelos sonhos. No Segundo Ato, dialogamos sobre como realizar isso. É como se a trupe chegasse na cidade e se deparasse com as questões sociais e urbanas, como o cotidiano dos mendigos citados na música Cidadão de Papelão ou a problemática da mecanização do trabalho, questionada na canção ‘O Mérito e o Monstro’. Indo mais além, na música ‘Xanel N 5’, há um debate sutil e, por vias opostas, mordaz, sobre o amontoado de informações que absorvemos, sem perceber, assistindo aos programas de TV da atualidade", explica.
Concebido em 2003 com o sugestivo nome "O Teatro Mágico: Entrada para Raros", nome inspirado no best seller "O Lobo da Estepe" do autor alemão Hermann Hesse, o primeiro trabalho de Fernando Anitelli como artista solo tem como centro a mistura de ritmos e estilos.
Depois de algumas apresentações, O Teatro Mágico deixa de ser "apenas" o nome do CD e passa a denominar a companhia artística criada por Anitelli que, junto a seus companheiros, vem escrevendo seu nome na história da dramaturgia e da música popular brasileira com o sucesso independente de gravadoras ou mídias de massa.
O espetáculo tem em média 1h45 minutos de duração. Os ingressos já estão à venda para pista, arquibancada e área vip com mesas e cadeiras para seis pessoas, nos seguintes pontos: Ótica Cidade, O2 Multimarcas, Mc Donalds, Café Floriano Conveniência, Cebrac e ASU.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (estudantes). Informações pelo telefone: (14) 3814-7206, com Robson.

Matérias relacionadas


Definidos os detalhes da apresentação do Teatro Mágico em Botucatu

Teatro Mágico se apresenta em Botucatu no próximo mês

EMA divulga programação do Aracatu de Férias

Por Renato Fernandes

A EMA - Escola do Meio Ambiente inicia em julho, o “Aracatu de Férias”, evento que tem como objetivo aproximar os estudantes com as atividades da escola e promover a conscientização ambiental.
Durante o Aracatu, crianças de diferentes escolas públicas da cidade passeiam pelas trilhas abertas no entorno da instituição e participam de diversas atividades. Confira a agenda programação:
01/07 – 14h30
• Trilha do Sujão - Confecção de papel reciclado; Montagem de painel com elementos da natureza recolhidos na trilha.
02/07 – 14h30- Interpretação ecológica e educacional do painel; pintura dos instrumentos da Banda Bate-Lata da EMA. Pare – pense e responda com os elementos do lixo.
• 03/07 – 14h30 - Costumização das camisetas da banda, piquenique na EMA; apresentação da peça de teatro: Folheando o Verde e apresentação da Banda Bate Lata EMA.
A Escola do Meio Ambiente fica na Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Informações pelo telefone 3813-9251.