junho 16, 2008

Vacinação contra Pólio prorrogada até sexta-feira

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até sexta-feira, dia 20 de junho, uma vez que a porcentagem preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% não foi alcançada.
No município, o número total da população nessa faixa etária é de 8.395, sendo 1.645 menores de um ano e 6.750 entre 1 e 4 anos. A cobertura vacinal atingiu 84,5%, o que representa 7.098 crianças. Foram vacinadas 1.347 crianças com menores de um ano e 5.751 crianças com idade de um a 4 anos.
Segundo Claudete Donini, educadora em Saúde Pública, o resultado foi positivo. “Os números são positivos. Os faltantes tem até sexta-feira para tomar a vacina. É muito importante que os pais levem os filhos até um Posto de Saúde para tomar a dose. Muitos não compareceram por motivo de viagem, ou até mesmo, por algum problema de saúde”, colocou Claudete.
As vacinas que combatem a paralisia infantil são destinadas para crianças com até 5 anos de idade e estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município, com horário de funcionamento das 8 às 17 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra os pais ou responsáveis para que levem a carteirinha de vacinação, e caso alguma esteja com atraso, será atualizada. Vale ressaltar que a 2ª fase da Campanha está marcada para acontecer no dia 09 de agosto.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite leva o slogan “Tem que Vacinar, não pode bobear”. Mais informações podem ser obtidas através do site www.cve.saude.sp.gob.br.


Projeto restringe propaganda de cervejas

O Projeto de Lei 3164/08, do deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), proíbe a propaganda de cervejas no rádio e na televisão entre as 6 e as 21 horas. O projeto reduz para meio grau Gay Lussac (GL) o teor alcóolico mínimo para que uma bebida seja caracterizada como alcóolica e sofra restrições na propaganda. As cervejas têm concentração alcoólica aproximada de 4º GL, e a maioria dos vinhos, de 11º GL.
Pela lei atual (9.294/96), são classificadas como alcoólicas as bebidas com concentração de álcool superior a 13 graus GL, tais como, vodca, uísque, conhaque, aguardente, rum e vermute, vinho do Porto e vinho Madeira, entre outras.

Propaganda
O parlamentar observou que pesquisas recentes demonstram que o uso de bebidas alcóolicas vem crescendo entre crianças e adolescentes. Na avaliação de Pudim, a veiculação de propagandas desses produtos funciona como forte indutor ao consumo. "Com a redução do teor alcóolico mínimo para caracterização da bebida alcóolica, impede-se também a veiculação de algumas propagandas", disse.
Pudim destacou que, embora a Kei 9.294/96 tenha criado uma série de limitações às propagandas de bebidas, pode-se verificar que elas sempre contam com a participação de atores reconhecidos, alguns considerados símbolos sexuais. "Ignorar a proibição de se associar bebidas a imagens ou idéias de maior êxito ou sexualidade das pessoas fere claramente a legislação brasileira", disse.
O Poder Excecutivo apresentou projeto semelhante, que tramitava em regime de urgência constitucional. Em 7 de maio último, o governo concordou em retirar a urgência do projeto, que trancava a pauta do Plenário, por falta de acordo.
Tramitação
A proposta tramita em regime prioridade e foi apensada ao PL 4846/94, que tem outros 153 projetos apensados. As propostas estão prontas para a votação em Plenário.

Agência Câmara

Comissão aprova pena de reclusão para motim e fuga de presídio

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na última terça-feira (10) o substitutivo do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) ao Projeto de Lei 4862/01 e outros 13 apensados, que aumenta as penas, trocando a detenção pela reclusão, no caso de presos que fogem da prisão com o uso de violência ou que provocam motins no cárcere.
Segundo o texto, nos dois casos a punição será de reclusão de um a quatro anos, mais as penas pela violência cometida na fuga ou no motim. Além disso, o substitutivo prevê que, no caso de rebeliões em presídio, a pena será dobrada se resultar em reféns. Todas as penas se somarão as já cumpridas pelo preso.
O parecer acatado na comissão também eleva as penas de quem promove ou facilita a fuga de preso, que será de reclusão de um a quatro anos, contra a pena atual de detenção de seis meses a dois anos. Se o responsável for uma pessoa a quem coube a guarda ou custódia do preso, a punição será de reclusão de dois a cinco anos.
O relator acatou parcialmente o PL 4862, do deputado licenciado Alberto Fraga (DEM-DF), para determinar que o juiz de execução penal, hoje obrigado a visitar mensalmente os estabelecimentos penais, seja também obrigado a produzir um relatório depois de cada rebelião. Essa parte do substitutivo altera a Lei de Execução Penal (7.210/84).
Terrorismo
O substitutivo de Mendes Ribeiro Filho aproveitou ainda parte do PL 5659/01, do Executivo, que inclui o crime de simulação de terrorismo no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). A redação do parecer determina que a simulação de ato terrorista com o propósito de provocar pânico ou tumulto, contra pessoa ou a sociedade em geral, acarretará pena de um a três anos de reclusão. Somente a comunicação falsa de ato terrorista sujeitará o responsável à detenção de dois meses a um ano, e multa.
O relatório estabelece ainda que ameaça contra funcionário público, por gesto ou palavra (oral e escrita), terá detenção de dois meses a um ano, e multa. Nesse caso, a ação penal será pública, ou seja, será promovida impreterivelmente pelo Ministério Público, e não pelo ofendido.
Tramitação
O projeto será analisado agora pelo Plenário. Se for aprovado, seguirá para votação no Senado.

Duplicação da Avenida José Barbosa de Barros segue cronograma de trabalho

As obras de duplicação da Avenida José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso, continuam em ritmo acelerado e dentro do cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Obras.
Atualmente a equipe de funcionários se empenha na medição e construção de guias e sarjetas de concreto no trecho compreendido entre a Rua Matheus Damatto e Rua Humberto Milanesi, bem próximo a entrada do Campus da Unesp Lageado.
Nesse trecho da Avenida também já foi concluída a retirada do calçamento para pedestres, em ambos os lados da via, bem como o remanejamento de postes telefônicos. O local também está sendo preparado para o asfaltamento.
Outros trabalhos - Em outra altura da via, próximo ao Parque Municipal, é realizado o realinhamento de bocas de lobo. Esse processo é necessário em virtude da futura medição e construção de guias e sarjetas de concreto.
No cruzamento com a Rua Plácido Rodrigues Venegas, a equipe de pedreiros da Prefeitura está concluindo um prolongamento de galerias de águas pluviais.

Programa de recapeamento conclui os trabalhos na Rua Cardoso de Almeida

O programa de recapeamento asfáltico em vias do município, iniciado no último dia 11 de junho, já concluiu os trabalhos na Cardoso de Almeida, região central da cidade.
A equipe começou o serviço nessa localidade na sexta-feira, 13 de junho. Os trabalhos se estenderam durante todo o sábado, aproveitando as condições favoráveis de tempo, adiantando o cronograma da obra. A nova cobertura asfáltica foi feita na extensão compreendida entre a Rua Campos Salles e Avenida Itália, totalizando uma metragem aproximada de 14 mil m2 de asfalto.
Na seqüência, a equipe se dirige para a Rua Jorge Tibiriçá. Nesse local os trabalhos serão feitos em uma extensão compreendida entre a Rua General Telles até a Rua João Passos.
General Telles - A Rua General Telles foi a primeira a receber nova pavimentação. A via foi beneficiada com aproximadamente13 mil m2 de asfalto. Foram beneficiados os quarteirões entre as ruas José Alves Fernandes e Rua Prudente de Moraes.
Programa – O Programa de Recapeamento Asfáltico é desenvolvido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras. Ao todo mais de 30 ruas estão incluídas no programa, atingindo cerca de 110 mil metros quadrados de recapeamento.
O valor da obra é de R$ 2.035 milhões. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Vale do Rio Novo e são acompanhados por uma equipe da Secretaria de Obras.
As ruas que está recebendo a benfeitoria foram apresentadas em Assembléias do Orçamento Participativo e também pela própria Secretaria de Obras.

Eadcon prorroga vestibular de inverno

Estão abertas até o dia 4 de julho as inscrições para o vestibular de inverno da Eadcon. Os alunos dos cursos de graduação estudam através de aulas por meio de teleconferências, estudo individual e atividades pela Internet.
As aulas acontecem uma vez por semana e os alunos têm à sua disposição biblioteca, tutoria, laboratório de informática e supervisão.
As demais atividades acadêmicas como aulas interativas, textos complementares e provas, os estudantes realizam nos horários que escolherem, sempre utilizando o Portal Educacional Eadcon, disponível 24 horas por dia na Internet.
Parcelas para os cursos de graduação a partir de R$ 174,25. Mais informações no www.eadcon.com.br. Contato: 0800-7080708.

BFC/Prefeitura derrota o Palmeiras e segue invicto no Paulista

O Botucatu Futebol Clube/Prefeitura viajou até a cidade de Salto no último sábado, 14 de junho, e conquistou um grande resultado jogando contra a representação do Palmeiras/Ceunsp, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol Feminino – 1ª Divisão.
A partida foi disputada no Estádio Amadeu Mosca e terminou com a vitória botucatuense por 2 a 0. Os gols foram marcados pela atacante Grazi e pela zagueira Mônica.
Com os três pontos conquistados, o BFC segue líder e se mantém como única equipe invicta da chave 1. Até aqui, foram oito vitórias e apenas um empate na competição.
Na próxima rodada, o time comandado pelo técnico Edson Castro recebe o Rio Branco, de Americana, no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz – Ferroviária. O confronto está maçado para domingo, dia 22 de junho, às 15 horas, e terá entrada franca aos torcedores.
Mais informações sobre o CampeonatoPaulista de Futebol Feminino podem ser obtidas no site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Super Arena Motos apresenta desafio entre motovelocidade e motocross

Quem é melhor na pista, um piloto de motovelocidade ou de motocross? Por muitos anos esta pergunta não tinha como ser respondida devido às características peculiares de cada categoria. Ainda é muito difícil tirar esta dúvida, mas pelo menos agora existe uma modalidade onde pilotos e motos destas duas categorias podem tentar provar quem é melhor.
Piracicaba, no interior de São Paulo, mais uma vez foi a cidade escolhida para abrir a temporada do Super Arena Motos no próximo domingo, dia 22.
A modalidade conhecida como supermotard faz muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos e desde 2007 tem um campeonato no Brasil organizado pela empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma que realiza o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa e convidados.
A competição, que é o Campeonato Brasileiro da modalidade homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), reúne alguns dos principais pilotos do motocross, arena cross, motovelocidade e supermotard do País. Disputado em kartódromos adaptados com trechos de terra e saltos, a prova proporciona um grande espetáculo para o público e se torna um enorme desafio para os pilotos, que precisam mostrar habilidade nos dois tipos de superfície. Na prova inaugural da temporada 2008, que será disputada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), a organização projetou uma pista com 20% de terra e 80% de asfalto.
O Super Arena Motos é dividida em quatro categorias e disputada com vários tipos de motos. A SM1, considerada a principal delas, reúne motos de Enduro e Motocross acima de 125cc (dois tempos) ou 300cc (quatro tempos). A SM2 tem motos de até 125cc (dois tempos) ou 300cc (quatro tempos). A SM3 engloba motos nacionais de Trail dois tempos ou as de quatro tempos. A “X” é uma categoria monomarca destinada exclusivamente a motos Yamaha XTZ 250X. Cada bateria será disputada em 20 minutos mais uma volta.
Serviço – Os treinos livres estão marcados para começar a partir das 9 horas e os treinos cronometrados às 12h10. As provas estão programadas para às 14 horas. Os ingressos custam R$ 5,00 e estão a venda nas concessionárias Yamaha Atenas Moto e Mais Moto, BG Import e Metabolic (Shopping). O patrocínio do evento é da Yamaha e da Gol, co-patrocínio da Peesl e Metzeler e apoio da ECPA e Unimed. Mais informações pelo telefone (14) 3882-1290 ou no site www.superarenamotos.com.br.

Futsal botucatuense perde e está fora do Paulista do Interior

O futsal de Botucatu, representado pela equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, perdeu o confronto diante do Lotus/Presidente Prudente válido pelas quartas-de-final e está fora do Campeonato Paulista do Interior.
A primeira partida entre os clubes aconteceu na quinta-feira, 12 de junho, em Botucatu, e terminou com a derrota botucatuense por 9 a 7. Precisando vencer o jogo de volta, realizado em Presidente Prudente no sábado, 14 de junho, o time comandado por Paulo Barros foi para cima, mas acabou sofrendo novo revés, desta vez por 7 a 3.
Com estes resultados, a AA Botucatuense/Prefeitura se despediu da competição com uma campanha de 10 vitórias e duas derrotas na fase classificatória, uma vitória e um empate contra o União Cruzvaldense pelas oitavas-de-final, e os dois tropeços frente ao Lotus na fase que valia uma vaga nas semifinais do torneio.
Mais informações sobre o Campeonato Paulista do Interior de Futsal podem ser obtidas através do site www.futsal.com.br.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos e Atlétic Sports.

Maria Nair conquista 5º lugar no atletismo na Etapa Estadual dos Jogos do Idoso

Na tarde de domingo, dia 15 de junho, os 32 atletas que participaram da 12º Etapa Estadual dos Jogos do Idoso retornaram para Botucatu. A competição aconteceu de 11 a 15 de junho, no município de São José dos Campos e contou com a participação de 162 cidades.
A Delegação de Botucatu, que contou com o apoio da Prefeitura, competiu nas modalidades de atletismo, coreografia, malha, buraco e tênis de mesa. “Os jogos proporcionam uma integração e amizade entre os atletas. Além disso, ficamos alojados na Escola Municipal Leonor Pereira N. Galvão, localizada na Vila Industrial, onde o pessoal é hospitaleiro e atencioso”, comentou a coordenadora das equipes, Mariuza Carvalho.
Conheça a classificação dos atletas na Etapa Estadual:

Atletismo
Maria Nair Moretti Belini - prova 1.000m rasos – 5º [5’’44.7]
Teruko Kawabe – prova 1.000m rasos – 17º [8’’26.4]
Nair Martins de Souza - prova 2.000m rasos – 11º [11’’38.2]
Octacílio César Nascimento - prova 2.000m rasos – 10º [8’’32.9]
José Antônio Félix - prova 1.000m rasos – 6º [4’’01.7]
Vivaldo Caetano - prova 1.000m rasos – 7º [5’’11.3]

Coreografia - 38,5 total de pontos – 11º
Aparecida Joaquim Zanetti
Iraci Cardoso Romero
Isabel de Lourdes Caramello
Ludovina Mendes Parada
Maria Aparecida Leôncio
Maria Virgínia Saez Ceballos
Marieta Manesco Finato
Neusa Carmem Bertani
Odete Vaz Leme
Orlanda Pereira Gonçalves
Rosa Caramello Vitoratti
Salma Baracat Thomé
Sebastiana Domingues
Jacyra Martins

Botucatu vai competir em Lins pelos Jogos Regionais

Botucatu vai participar a partir do próximo dia 30 de junho, em Lins, da 52ª edição dos Jogos Regionais da 3ª região esportiva do Estado de São Paulo. A competição acontece até o dia 12 de julho e reunirá mais de 50 municípios e 5 mil atletas.
Nossa cidade vai competir nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, damas, judô, karatê, taekwondo, ginástica rítmica, ginástica artística, natação, bocha, malha, futebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, tênis de campo e biribol.
A delegação deverá ser composta por aproximadamente 350 pessoas entre atletas, comissão técnica, dirigentes e equipe de apoio. Nossos atletas ficarão alojados na Escola Estadual Dom Henrique Mourão, localizada na Vila Ribeiro, composta por 18 salas de aula, bem localizada e conservada.
Congresso - Nesta quarta-feira, 18 de junho, Botucatu vai conhecer os primeiros adversários nos Jogos Regionais. Será realizado em Lins, às 16 horas, o Congresso Técnico com a presença dos representantes dos municípios inscritos na competição.
Nesta data, serão definidos os adversários e nossas equipes começam a estudar as estratégias para superá-los.
Os Jogos Regionais sofreram alterações neste ano. A Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo determinou que a partir de 2008, os municípios seriam divididos em duas divisões. Botucatu faz parte da 1ª Divisão junto com Bauru, Jaú, Piracicaba, São Carlos, Santa Bárbara do Oeste, Lins, São Manuel e Lençóis Paulista.

Lazer Itinerante no 24 de Maio

A Secretaria Municipal de Esportes promove no próximo dia 28 de junho, das 14 às 17 horas, mais uma edição do programa Lazer Itinerante. O evento será realizado na área de lazer do Parque Residencial 24 de Maio, localizado à Rua Antonio Nicolau com a Rua Antonio Maria Roseiro.
Serão desenvolvidas diversas atividades de recreação e lazer como pula-pula, piscina de bolinha, tobogã inflável, basquete, pintura infantil, distribuição de pipocas, algodão doce, entre outras. A escola de Cabeleireiro Habaruc também vai participar do evento com cortes de cabelos gratuitos à comunidade.
A Secretaria de Segurança também participa do Lazer Itinerante através do projeto “Brincando em Paz”, onde a equipe da Guarda Civil Municipal desenvolve oficinas de brinquedo [barangandão e catavento], pinturas no rosto e a já famosa Pintura da Paz [as mãos são pintadas e estampadas em painel].

Circuito Estudantil de Xadrez será no sábado

A Secretaria de Esportes promove no próximo sábado, dia 21 de junho, a partir das 13 horas no Ginásio Municipal de Esportes, a 2ª etapa do Circuito Estudantil de Xadrez de Botucatu.
A competição será organizada pela Academia Botucatuense de Xadrez e Damas. A primeira etapa, realizada em março, reuniu mais de 170 enxadristas de Botucatu, Bauru, São Manuel, Bariri, Barra Bonita e Jaú.
Os participantes serão divididos em quatro categorias, sendo “A” [8 a 12 anos], “B” [13 a 15 anos], “C” [16 a 18 anos] e Especial [todas as idades]. O melhor botucatuense de cada categoria vai representar o município no Torneio Regional em Bariri, que acontecerá em 29 de junho, com todas as despesas pagas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de junho pessoalmente na Secretaria de Esportes, localizada no Ginásio Municipal, ou através do e-mail andrejacoia@hotmail.com.

Secretaria de Cultura lança o concurso Prêmio São Paulo de Literatura

A Secretaria de Estado da Cultura lança o concurso Prêmio São Paulo de Literatura. Dois selecionados receberão, cada um, duzentos mil reais (R$ 200.000,00) pelos prêmios: Melhor Livro do Ano de 2007 e Melhor Livro - Autor Estreante do Ano de 2007.
Para concorrer, o autor ou editor devem inscrever-se por meio deste site (www.cultura.sp.gov.br), no link Editais e Concursos, até dia 25 de julho. Podem concorrer livros de ficção lançados no ano de 2007.
A entrega dos documentos exigidos pelo Edital deverá ser efetuada pela secretaria de Estado da Cultura (na Rua Mauá nº 51, 2º andar, sala 239, Bairro Luz, São Paulo - SP, CEP 01028-900), aos cuidados da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC).
A curadoria do concurso será formada por cinco membros, sendo quatro escolhidos pela Câmara Setorial de Literatura da Secretaria de Estado da Cultura e a quinta, um representante da Secretaria de Estado indicado pelo Secretário da Cultura, João Sayad.
O Júri Inicial e o Júri Final serão compostos exclusivamente por professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais atuantes da área literária. O resultado do Prêmio será divulgado no dia 23 de novembro.
Edital e inscrição

Estado de SP abre 600 vagas para enfermeiros

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer 600 vagas em 40 hospitais e unidades de saúde estaduais ligados à pasta. Do total de vagas, 517 são para auxiliar de enfermagem e 83 para enfermeiros. Os editais com a abertura do processo de inscrições serão publicados a partir de julho no Diário Oficial do Estado.

Haverá concursos por hospital. Somente unidades das zonas leste e sul da capital paulista farão concursos regionais, ou seja, uma prova que irá selecionar candidatos para um grupo de hospitais. A expectativa é de que os aprovados comecem a ser chamados em novembro.
Os salários são de R$ 1.030,00 para auxiliar de enfermagem e R$ 2.156,08 para enfermeiro (incluindo o Prêmio de Incentivo), com jornada de 30 horas semanais. Há pagamento de adicionais por plantão de 12 horas, com limite de até 10 por mês_R$ 197,10 para enfermeiros e R$ 127,08 para auxiliares.
Alguns hospitais oferecem gratificações extras, dependendo da localização.“Estamos ampliando constantemente os serviços oferecidos à população em nossos hospitais, e por isso este concurso é de extrema importância. Vamos reforçar as equipes para atender cada vez mais e melhor”, afirma o diretor estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Centro Paula Souza divulga gabarito dos vestibulinhos das Etec´s

A Escola Técnica divulgou o gabarito da prova do vestibulinho para o segundo semestre de 2008. A lista com a classificação geral sai nos dias 17 e 18 de julho.
A matrícula deve ser feita em julho, nos seguintes dias, em horários definidos por cada unidade de ensino:
21 e 22 - 1ª lista de convocação e matrícula
23 e 24 - 2ª lista de convocação e matrícula
25 - 3ª lista de convocação e matrícula
28 - 4ª lista de convocação e matrícula
29 - 5ª lista de convocação e matrícula
Participam do processo seletivo 134 das 140 Etecs e dez classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas da região, sob a administração de uma Etec).
Entre os cursos técnicos mais procurados estão: Logística, na Etec Cônego José Bento, de Jacareí (19,9 candidatos/vaga, no período noturno), Segurança do Trabalho, na Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos (18,7 à noite) e Enfermagem, na Etec Carlos de Campos, de São Paulo (18,6 candidatos/vaga, de manhã).
Documentos
Para efetivar a matrícula, deverá ser apresentado requerimento de matrícula – fornecido pela Etec –, preenchido e assinado. Se o candidato tiver menos de 16 anos, no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento; cópia simples, com apresentação do original, da cédula de identidade (RG) e do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio.
Também serão aceitos documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos; ou documento original da declaração que o candidato está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio; quatro fotos 3x4 recentes e iguais.
Quem fizer o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo), deverá levar cópia simples de, no mínimo, quatro certificados de eliminação de disciplina ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos, com apresentação do documento original, no momento de efetivar a matrícula.
Quem ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública e foi convocado para matrícula deverá, obrigatoriamente, apresentar histórico escolar do Ensino Fundamental, da 5ª à 8ª série, em instituição pública.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

divulgada a programação de junho do Circuito Cultural Paulista

A programação do Circuito Cultural Paulista, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com as prefeituras dos municípios, continua a todo vapor neste mês de junho.
O programa tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas.
As cidades envolvidas no projeto recebem um evento cultural por mês para gerar uma programação regular e estimular o interesse e a formação de público.
As cidades contempladas pelo projeto são: As cidade de Andradina, Atibaia, Assis, Avaré, Bertioga, Bebedouro, Brotas, Buritama, Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guararapes, Guaíra, Guararema, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itápolis, Iguape, Ilhabela, Itapetininga, Jaú, Juquiá, Lençóis Paulista, Lins, Lorena, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mongaguá, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Queluz, Regente Feijó, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santa Fé do Sul, São Manuel, São Simão, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba e Tupã. Ao todo serão nove meses de atividades culturais, com mais de 700 espetáculos de 250 artistas, sendo que 30 cidades receberão duas apresentações mensais e 20, uma por mês.

Itinerância e diversidade
O Circuito Cultural Paulista é a ampliação do projeto piloto Curto-Circuito, desenvolvido em 2007, em dez cidades do Estado, com um total de 38 apresentações de 16 artistas durante 54 dias. Em 2008, com investimento total de R$ 4,5 milhões, o Circuito Cultural Paulista oferece uma programação regular de espetáculos, por meio do uso dos equipamentos (teatros) existentes nas cidades, estímulo aos grupos locais pela troca de experiências com os artistas visitantes e o aumento do público para os artistas e grupos.

Confir a programação nas diferentes regiões

Araçatuba
Baixada Santista

Barretos
Bauru

Campinas

Região Central

Grande São Paulo

Presidente Prudente

Marília

Registro

Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
São José dos Campos

Sorocaba