junho 14, 2008

ADEFIB divulga data, horário e local de prova

A ADEFIB está divulgando a data, horário e local de realização das provas escrita para o processo seletivo conforme convênio visando a ampliação da Estratégia de Saúde da Família, bem como de outros convênios para o desenvolvimento de ações de saúde coletiva.
As provas serão realizadas no domingo, dia 15 de junho, no período da manhã e da tarde, na Escola Estadual Professor José Pedretti Neto, localizada à Rua Veiga Russo, na Boa Vista. No período da manhã serão realizadas as provas para os cargos de auxiliar de consultório dentário, agente comunitário de saúde, agente estratégico de saúde, técnico administrativo de farmácia e auxiliar administrativo. Os portões serão abertos às 8h15. As provas terão início às 9 horas.
No período da tarde, a abertura dos portões está marcada para as 13h15, enquanto as provas terão início às 14 horas. Farão a prova à tarde, os candidatos aos cargos de auxiliar de enfermagem, auxiliar de gestão, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutrição e terapeuta ocupacional.

Botucatu perde primeiro jogo das quartas-de-final do Paulista do Interior

O futsal de Botucatu, representado pela equipe Sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, recebeu o Lotus/Presidente Prudente na noite de quinta-feira, 12 de junho, pelo primeiro jogo das quartas-de-final do Campeonato Paulista do Interior.
A partida foi disputada no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, e terminou com a vitória adversária por 9 a 7. Os gols botucatuenses foram marcados por Bonomo [2], Matheus [2], Léo, Enzo e Pedro.
Com este resultado, o time comandado pelo técnico Paulo Barros precisa vencer o próximo duelo diante do Lotus, que será realizado em Presidente Prudente neste sábado, 14 de junho, para forçar o terceiro confronto e manter viva a chance de classificação à próxima fase.
Caso a equipe de Botucatu conquiste os três pontos, o jogo decisivo está marcado para domingo, 15 de junho, também na casa dos adversários, que obtiveram a vantagem em definir a vaga atuando em seu ginásio por ter melhor campanha durante as fases anteriores da competição.
Mais informações sobre o Campeonato Paulista do Interior de Futsal podem ser obtidas através do site www.futsal.com.br.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Botucatu prestigia cerimônia de abertura da Etapa Estadual dos Jogos do Idoso

Mais de 40 pessoas, entre atletas e monitores, estiveram na tarde do dia 12, na ADC Embraer, na cidade de São José dos Campos para prestigiarem a cerimônia de abertura da 12ª Etapa Estadual dos Jogos Regionais do Idoso. Estiveram presentes também a 1ª Dama de Botucatu, Rose Ielo acompanhada pela chefe de gabinete da Prefeitura, Márcia Guerxis.
As competições acontecem até o próximo dia 15 e conta com a participação de 162 cidades de todo o Estado de São Paulo, envolvendo cerca de 1.900 pessoas. Botucatu esta competindo em seis modalidades: atletismo, coreografia, malha, buraco, natação e tênis de mesa.
Os jogos têm como objetivo promover a integração do idoso na sociedade, além de valorizar e estimular a prática de atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar.
Modalidades - Os atletas de tênis de mesa e malha, venceram a primeira partida e agora vão competir a 2ª fase. Na modalidade de buraco, Botucatu foi desclassificada. Já a coreografia e o atletismo disputam amanhã e buscam uma boa classificação.

A mais idosa nissei do Kassato Maru será homenageada

Por Renato Fernandes

Na próxima quarta-feira, 18, Carme Gushiken (98 anos) será homenageada na Praça Brasil Japão, pela Prefeitura Municipal de Botucatu, cidade onde reside, na solenidade comemorativa ao centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Carme é atualmente a nissei mais antiga do Kasato Maru, primeiro navio a trazer imigrantes ao Brasil. A história de vida de Carme também será lembrada em uma homenagem que acontecerá no dia 29 de junho, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no Bairro da Liberdade, em São Paulo.


Carme é respeitada em todo o Brasil e reconhecida inclusive pela autoridades japonesas, como a mais idosa descendente de okinawanos de que se tem notícia. Seus pais estavam entre os 325 okinawanos da primeira leva de imigrantes que aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908, a bordo do Kasato Maru.

Chada falece de causas naturais aos 94 anos

Capa do documentário produzido pela Torta Digital em 2005

Por Renato Fernandes

Faleceu ontem, por volta das 7 horas, a empresária do Distrito de Vitoriana Annunciatina Grande, 94 anos, popularmente conhecida como Chada.
Sempre a frente de seu tempo, Chada era proprietária do Bar “São Francisco de Chada”, no distrito onde nasceu, criou irmãos, trabalhou como sapateira e ousou usar calças compridas em uma época que isso era só para homens. Foi política, líder local e promotora das famosas festas em louvor a Nossa Senhora das Vitórias.
No início da década de 60 a empresária intermediou a negociação entre proprietários de terras do Rio Bonito e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, responsável na época pela construção da barragem de Barra Bonita.
Logo após encerrem as negociações ela ainda comandou uma turma de aproximadamente 200 homens na execução da limpeza e roçada das matas, remanescentes nas terras desapropriadas. Nessa ocasião o bar da “Chada”, serviu de hospedagem aos trabalhadores da barragem e a equipe de engenheiros que atuou nessa obra, disponibilizando sua residência como base de operações.
Em 2005 a empresária foi tema do documentário “Bar São Francisco de Chada”, realizado pela Prefeitura Municipal de Botucatu através da produtora Torta Digital. Chada foi sepultada às 17 horas, no Cemitério Portal das Cruzes.

Inscrições para Festival de Música Católica continuam abertas

A comissão organizadora do 1º Asfa Fest - Festival de Música Católica, que acontecerá no dia 12 de junho, está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 15. As bandas interessadas devem se informar através do site www.asfa.com.br.
Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e troféus . O campeão também será congratulado com um violão. Os participantes serão analisados por oito jurados, que levarão em conta os seguintes quesitos: teologia, musicalidade, melodia, tempo, torcida, harmonia, idioma e interpretação.
O festival contará com show da banda católica Vida Reluz, grupo musical que já tem mais de 20 anos de carreira, sendo considerada pioneira da música mensagem. Têm como objetivo angariar fundos para a continuidade das obras da entidade presidida pelo padre Delair Cuerva, com sede no Parq
ue Convívio.
A Asfa é uma organização não governamental sem fins lucrativos, composta por cristãos leigos, que visa acolher pessoas portadoras do vírus HIV e idosas que, por motivos diversos, perderam o vínculo com suas famílias.
O evento vai trabalhar o tema: “A Alegria do Senhor é Nossa Força”. (RF)

Caps usa a dança como terapia

A dança tem possibilitado qualidade de vida, contribuindo
com melhorias no ritmo, coordenação e auto-estima


Por Renato Fernandes

Dançar ajuda a levar uma vida melhor e na recuperação de pacientes psicóticos e neuróticos. Essa é a opinião do grupo de profissionais do Caps - Centro de Apoio Psicossocial - Espaço Vivo, formado por uma psicóloga, assistente social e auxiliar de enfermagem, Rosângela de Fátima Rodrigues, Rosane Provesan Denadai e Cleide Maria Gomes, respectivamente.
Com essa ideologia e através do trabalho voluntário do professor de dança de salão Fábio Henrique Gonçalves, um grupo de aproximadamente 20 pacientes recebe aulas de dança de salão, que acontecem semanalmente no CCB - Centro Cultural de Botucatu.
“Eles aguardam com ansiedade esse momento, adoram a dança e já sentimos os benefícios que essa atividade está trazendo no cotidiano desses pacientes, estimulando a auto-estima, coordenação e ritmo”, explica Rosângela.
O professor diz que para ele também está sendo um aprendizado trabalhar com essa turma especial. “Todos os alunos têm deficiências quando começam a aprende, independente do quadro de saúde. Estou aproveitando muito esses momentos, já que preciso adaptar as aulas de acordo com o ritmo dos alunos. É uma lição de vida”, coloca.
No cronograma de Gonçalves constam aulas de ritmos como folk, forró, samba, lambada, vanerão e tcha-tcha-tcha. “São ritmos que estou adaptando para a compreensão de cada participante. Eles aprendem rápido”, explica.
Formar grandes dançarinos não é o principal objetivo das aulas. “O que realmente queremos é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, através da dança. Talvez não saia daqui nenhum grande dançarino, mas com certeza teremos pessoas melhores”, disse Cleide.
Rosane explica que as aulas são possíveis graças ao trabalho voluntário de Gonçalves e ao CCB, que está cedendo uma de suas salas gratuitamente para as atividades do CAPS.

Ming selecionou quatro modelos em Botucatu

Quatro modelos, três de Botucatu e uma de Lençóis Paulista foram selecionadas pelo international scout Ming Liao Tao, durante o processo realizado no último domingo, dia 8 de junho, na sede do jornal Diário da Serra, Avenida Santana, 777. O scout é responsável pelo lançamento internacional de talentos como Reynaldo Gianecchini, Anna Hickmann e Aline Moraes, além de top models como Raquel Zimmerman.
O criador e diretor da agência de modelos Ming Management esteve na cidade após estabelecer parceria com Malu Ornelas, para realizar a seleção de modelos para sua agência, o processo seletivo foi reuniu aproximadamente 150 candidatos, que formaram uma grande fila, em frente ao Diário da Serra.
A união entre os scouters criou oportunidades para as garotas botucatuenses: Rayara Garavello (13 anos), Karen Meneghin (12 anos) e Nicole Garcia (14 anos). Também foi selecionada Ketlen Galvão (15 anos), de Lençóis Paulista, que a partir de então passam a ser acompanhadas pela equipe das agências.
O evento também teve cunho social arrecadando aproximadamente 150 agasalhos, quer foram entregues ao Asilo Padre Euclides, na tarde de quinta-feira, 12.
A parceria das agências Ming Management e Malu Ornelas já criou oportunidades para a outras modelos botucatuenses, como é o caso de Helen Veríssimo, que atualmente está na Índia, onde participou da última edição do Lakme Fashion Week - versão indiana do São Paulo Fashion Week.
A modelo Ana Paula Bertola, segunda colocada do reality show de modelos "Brazil Next Top Model", também foi descoberta por Malu Ornelas e hoje integra o casting da Ming Management. Na última terça-feira, ela participou de uma seleção para desfilar na Alemanha.
Segundo Malu Ornelas a oportunidade de ser lançada no mundo da moda através da agência Ming Management reforça a possibilidade de seguir carreira internacional, tendo como principal destino o mercado asiático. “Começar com ele não é para qualquer um. Essas meninas estão tendo uma oportunidade que representa o sonho de muitas adolescentes”, disse.
Com a recém formada parceria a agência Malu Ornelas passa a representar na região as agências de modelos Ford Models, Daphne e a Ming Management.
Ming - A carreira de olheiro de Ming Liao Tao, começou aos dezesseis anos. Em Nova York trabalhou com personalidades como Gisele Bündchen, sendo o responsável pela primeira tentativa da top na Ásia.
Após firmar seu nome como agente e decobridor de talentos, citado por publicações especializadas como a revista Newsweek e o canal de TV Fox Channel, Ming recebeu convites para atuar em grandes agências de modelos mundiais, aceitando a proposta para dirigir uma agência em Nova Iorque.
Atualmente a Ming Management é provavelmente a agência com maior número de modelos atuando no exterior.
O agente apostou no mercado asiático, desbravando e ajudando a desenvolver, através de seus modelos, mercados da moda em países como o Japão, Coréia, Tailândia, Cingapura, Malásia, Filipinas, Índia e especialmente a China.
(com assessoria de imprensa)

Lojistas evitam comercializar produtos da Gradiente, por falta de garantias

Mesmo sem a adoção de medidas semelhantes à que tomou ontem (12) o governo do Mato Grosso, de suspender a venda de qualquer produto da Gradiente no estado, muitos lojistas em todo país já optaram por não comercializar os produtos da marca, temendo pagar multas por desrespeito aos direitos do consumidor. Um exemplo é o estado da Bahia, onde é difícil encontrar produtos da marca. “A Gradiente faliu, por isso não temos mais produtos dela para vender”, disse o funcionário de uma loja, forte distribuidor em todos os estados do Norte e do Nordeste do Brasil.
A falência não ocorreu, mas a empresa amarga uma das piores crises de sua história. A coordenadora de postos do Procon da Bahia, Adriana Menezes, explicou o porquê da declaração do vendedor. Ela disse que não há orientação que indique uma ação do órgão em relação à venda de produtos da Gradiente, nos moldes do que ocorreu no Mato Grosso. De acordo com Adriana, os próprios lojistas tomaram a iniciativa de deixar de vender o produto, para não ficarem sujeitos ao pagamento de multas.
“Em caso de desrespeito ao consumidor, tanto o fabricante, quanto o vendedor são multados. A responsabilidade é compartilhada. As lojas deixaram de comercializar produtos da Gradiente, para também pararem de pagar multas. Hoje, na Bahia, é difícil encontrar produtos da Gradiente no mercado”, destacou Adriana Menezes.
Na Bahia, somente no mês de maio, a Gradiente foi alvo de 124 reclamações no Procon, 54 delas por não cumprir as condições de garantia dos produtos. Outras 33 reclamações ocorreram por falta de peças para reposição. O restante das queixas é por produtos entregues com defeitos, cancelamento de compras, cobrança indevida, demora na entrega dos produtos.
No Pará, onde também é difícil encontrar produtos Gradiente à venda, houve 141 reclamações no Procon em maio, enqaunto em Minas Gerais foram 139. No Procon de Pernambuco, a empresa aparece com 116 reclamações, no Ceará, 105, e em Goiás, a Gradiente foi alvo de 151 reclamações no mês passado, sempre pelos mesmos motivos, falta de peças para reposição e não cumprimento das garantias do consumidor.
No caso do Mato Grosso, onde o governo do estado tomou a medida de proibir a venda, no mês de maio 45 pessoas se queixaram da empresa, principalmente no cumprimento das garantias. As lojas ofereciam os produtos em promoções, mas o cliente não tinha direito a trocas nem assistência. O Procon do Mato Grosso deu prazo de dez dias para que todos os produtos da marca, eletroeletrônicos de áudio, vídeo e aparelhos celulares, sejam retirados das prateleiras.
O governo pensa em ajudar a Gradiente. O próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Manaus, em maio deste ano, disse que o governo está fazendo a sua parte para ajudar a empresa e citou o Banco de Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No entanto, o BNDES se coloca à disposição para ajudar com financiamentos, desde que haja um sócio disposto a aportar novos investimentos da empresa. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já afirmou que a instituição apoiaria um novo plano de negócios da Gradiente que se mostrasse viável economicamente.
Essa não seria a primeira vez que o BNDES sairia em socorro à empresa. Em março de 2005, a instituição emprestou R$ 100 milhões por meio do Programa de Apoio e Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (Progeren). Na época, a empresa pretendia aumentar seu faturamento em 30,9% e se comprometia em contratar 256 funcionários em regime celetista no prazo de um ano. Alcançaria o número de 2.031 empregados. Atingindo essa meta, a remuneração do financiamento cairia de 9%, para 3,5% ao ano, mais Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP) de 9,7% ao ano.
A fábrica da Gradiente Eletrônica S.A.é situada no pólo industrial de Manaus, mas seu centro administrativo está em São Paulo. Empresa nacional, atua no setor de eletrônicos, produzindo e comercializando bens nas linhas de áudio, vídeo e telefonia móvel. A empresa foi fundada em 1964, e foi pioneira ao lançar no mercado brasileiro inovações de alta tecnologia. Cinco anos após sua fundação, fabricou o primeiro amplificador transistorizado do país. Em 2000, fundou o Genius Instituto de Tecnologia, destinado a desenvolver inovações tecnológicas nas áreas de eletrônica, telecomunicações e multimídia.
A assessoria da Gradiente foi contatada pela Agência Brasil, no entanto, até o fechamento dessa reportagem, não havia retornado.

Da Agência Brasil

Caminhoneiros poderão entrar em greve em todo o Brasil na próxima semana

Entidades nacionais e estaduais representantes dos caminhoneiros vão definir na próxima quarta-feira (18) como será deflagrada a greve nacional da categoria marcada para o dia 25 de junho em protesto aos baixos preços dos fretes no país.
Segundo José da Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), a paralisação está sendo planejada para evitar o bloqueio de estradas e incidentes graves como os que aconteceram no último movimento da categoria, em 1999, quando pessoas doentes e passageiros de ônibus ficaram presos nas rodovias.
De acordo com ele, o aumento de 15% no preço do óleo diesel, autorizado no dia 27 de maio, foi a “gota d'água” na situação precária dos transportadores autônomos de cargas, pois o reajuste, em vez de ser incorporado ao preço do frete, causou o seu rebaixamento.
Lopes explicou que as indústrias e o comércio (embarcadores) escoam suas cargas por meio das empresas transportadoras fixando com elas contratos a preços definidos, normalmente por um ano. Essas empresas repassam parte das cargas para os caminhoneiros autônomos.
“Os embarcadores de cargas (comércio, indústria) não quiseram repassar o aumento e exigiram o cumprimento do contrato. Para cumprirem os contratos, as transportadoras paralisaram uma parte da sua frota e ficaram transportando só as melhores cargas. Elas jogaram o resto para os caminhoneiros a preços mais baixos do que antes para manter o equilíbrio das suas empresas, já que o caminhoneiro pega tudo o que aparece, mas agora não dá mais”, argumentou.
O representante aponta que um frete de São Paulo a Salvador era contratado antes do aumento do óleo diesel por cerca de R$ 3,3 mil e hoje é oferecido pelas transportadoras por R$ 2,4 mil. Segundo ele, o total não cobre nem o valor do combustível gasto para fazer a viagem de 2 mil quilômetros, estimado em cerca de 1,5 mil litros, a um custo de aproximadamente R$ 2, o litro.
Lopes contou que hoje (13) pelos menos 300 caminhões permaneciam parados no terminal de cargas da Rodovia Fernão Dias, em São Paulo, apesar do grande número de fretes disponíveis. A previsão é que passem o fim de semana no local, aguardando por ofertas melhores de carga e arcando com gastos de alimentação e permanência para tentar conseguir um trabalho melhor. “Com o preço do frete e o aumento do óleo diesel não dá para trabalhar. Mesmo que a pessoa queira carregar, não pode, é melhor ficar parado.”
A pauta de reivindicação dos caminhoneiros inclui, além do repasse imediato do último aumento do combustível, a criação pelo Ministério da Fazenda de uma planilha referencial do valor de frete a ser pago pelo quilômetro rodado que possa ser utilizada como base nas negociações com as empresas transporte de cargas.
Na avaliação de Lopes, o quilômetro rodado deveria ser fixado em menos R$ 2,50, para dar condições de trabalho aos caminhoneiros. Com o valor, um frete para uma distância de 2 mil quilômetros, distância que leva cerca de quatro dias a ser percorrida, custaria cerca de R$ 5 mil e não os R$ 2,4 mil que vem sendo oferecidos pelas transportadoras.
Para ele, a planilha iria facilitar as negociações tanto entre empresas e embarcadores, como entre elas e os caminhoneiros. “Nós precisamos desse referencial, o país está crescendo, a demanda de transporte é grande, então precisamos ter essa definição. Queremos ter um patamar, uma referência para o setor trabalhar com tranqüilidade”, afirmou o representante dos caminhoneiros.
Ele destacou que a remuneração abaixo de patamares mínimos está causando o envelhecimento da frota brasileira de caminhões que hoje tem em média mais de 18 anos de uso, inviabilizando a manutenção e gerando grande número de acidentes nas estradas.
De acordo com Lopes, uma carreta completa com capacidade de transporte de até 27 toneladas custa em média R$ 300 mil e um caminhão Truck que carrega 14 toneladas, R$ 180 mil. Para rodar, uma carreta usa 18 pneus, cada um deles custa em torno de R$ 700.
O Brasil tem hoje 995 mil caminhoneiros autônomos que compõem uma frota de 1,55 milhão de veículos.
Segundo a Abcam, a paralisação prevista para começar no dia 25 será por tempo indeterminado. A entidade defende que caminhoneiros fiquem parados nas próprias casas, sem bloqueios de estradas e sem prejuízos para os usuários de rodovias.

Da Agência Brasil

Juros do Banco do Brasil são os maiores das instituições pesquisadas pelo Procon

Pesquisa realizada pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de São Paulo constatou junto a dez instituições bancárias que a taxa média mensal de juros para empréstimo pessoal aumentou de 5,59% no mês passado para 5,61% este mês. O maior aumento foi de um banco oficial, o Banco do Brasil, que alterou sua taxa de 5,60% para 5,90%.
Dos demais bancos pesquisados, apenas o HSBC aumentou sua taxa de empréstimo pessoal de 4,74% para 4,78%, na comparação de maio para junho, enquanto o Unibanco baixou de 6,59% para 6,45% ao mês. Os outros bancos pesquisados (Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Nossa Caixa, Real, Safra e Santander) mantiveram as taxas de crédito pessoal.
A mesma pesquisa verificou que o aumento foi maior nos juros do cheque especial, cuja taxa média de 8,61% ao mês, em maio, evoluiu para 8,73%. Nesse caso, a maior variação (de 10,74%) foi do Santander, que alterou a taxa de 8,38% no mês passado para 9,28%. O BB também aumentou sua taxa de 8,15% para 8,30%, enquanto o HSBC passou de 8,43% para 8,60%. Nos demais bancos não houve alteração na taxa do cheque especial.

Da Agência Brasil

Polícia Militar faz campanha de desarmamento infantil em Bauru

O Comando do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM/I) realiza, até o dia 30, a Campanha de Desarmamento Infantil 2008, como o tema A gente manda bala! Mas não brinca com armas!. Durante a campanha, haverá a troca de armas de brinquedo por kit de doces.
A polícia pretende reunir o maior número de armas de brinquedo, que serão trocadas pelo público infantil nas bases comunitárias de segurança de Bauru e cidades sedes da companhia. Um dos objetivos é estimular os pais a não presentear seus filhos com objetos associados à violência.
Além de trocar armas de brinquedo por doces, os alunos que trouxerem uma redação sobre o tema concorrerão a bicicletas, as quais serão sorteadas no dia 29 de junho. Em seguida, haverá passeio ciclístico, organizado pela Polícia Militar, com saída às 9h30 da Praça Portugal, em Bauru.
No evento de encerramento, no dia 30, na sede do 4º BPM/I, será realizada a destruição das armas de brinquedo trocadas. No ano passado, foram destruídos 1.310 objetos desse tipo.

CPI quer votar na terça projeto de lei que tipifica pedofilia como crime hediondo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia deve votar na próxima terça-feira (17) o projeto de lei que vai tipificar a pedofilia como crime hediondo.
"O projeto de lei vai tipificar, com pena de 15 anos, quem fotografa, quem vende, quem produz, quem ajuda, quem compra ou quem facilita a vida de pedófilos", disse o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES).
Depois de ser votado na CPI, informou o senador, o projeto será levado direto para o plenário. "Todos os projetos vindos da CPI da Pedofilia terão prioridade na pauta da Câmara dos Deputados e do Senado, para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha rapidez na sanção da lei para entregarmos esses instrumentos à sociedade", disse o parlamentar.
A proposta é mudar o Estatuto da Criança e Adolescente, incluindo o armazenamento de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes como crime passível de prisão. Atualmente, o crime só fica caracterizado quando há comprovação da produção, venda ou divulgação dessas imagens.
Os trabalhos da CPI da Pedofilia em São Paulo começaram na quinta-feira (12) e terminaram ontem (13). Entre as pessoas ouvidas pelos senadores Magno Malta e Romeu Tuma (PTB-SP) estavam o médico pediatra Eugênio Chipkevitch - condenado a 114 anos de prisão por abusar sexualmente de adolescentes -, o pai-de-santo Márcio Aurélio Toledo - suspeito de aliciar crianças e de ter uma rede de pedofilia na internet -, um denunciante da rede de pedofilia comandada por Toledo, dirigentes do provedor UOL e familiares de vítimas.
"Infelizmente, eu confiei minhas filhas a uma pessoa que eu acreditei que era do bem. Os pais devem pensar melhor e não deixar seus filhos saírem de casa sem saber com quem estão saindo. Não existe reparação. Minha vida virou um inferno", disse o pai de duas crianças vítimas de violência sexual praticada por um tio, que depôs na CPI usando uma máscara, para não ser reconhecido.
"Acho que a CPI está cumprindo o seu papel e mexendo com o coração da sociedade. Foi aqui [em São Paulo] que ouvimos o UOL, exigimos sua quebra de sigilo e fizemos um termo de ajustamento de conduta, por exemplo", disse o senador Magno Malta.

Da Agência Brasil

Número de crianças vacinadas contra paralisia supera 9 milhões

Mais de 9,3 milhões de crianças com até cinco anos foram vacinadas hoje (14), em todo país, contra a poliomielite. De acordo com o balanço final do dia feito há pouco pelo Ministério da Saúde, o número representa 59 % do total de crianças que o governo esperava atingir, algo em torno de 15 milhões nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, nenhum estado informou ter tido problemas nos postos de vacinação.
A coordenadora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Marlene Tavares, considera o número positivo. O resultado final da primeira etapa de campanha só será divulgado no dia 31 de junho. Os municípios têm ainda o dia 30 de junho para apresentar ao Ministério os dados consolidados.
Marlene Tavares informou que os pais que não levaram os filhos para vacinar hoje poderão procurar os postos durante toda semana. Essa foi a primeira etapa de vacinação contra poliomielite neste ano.
O Ministério da Saúde gastou mais de R$ 11 milhões para comprar as doses da vacina. Outra etapa de vacinação ocorrerá no dia 9 de agosto. A coordenadora afirmou que todas as crianças com idade até cinco anos devem tomar as duas doses.
“Quem não vacinou hoje, não deve esperar a segunda etapa para tomar a primeira dose. Deve procurar imediatamente um posto de vacinação e voltar aos postos em agosto."
Desde 1989, não é registrado nenhum caso de poliomielite no Brasil. No entanto, de acordo com a coordenadora do programa, isso não significa que o país está livre de contaminação pela doença.
“Como existe um intercâmbio muito grande de pessoas com outros países, o risco existe. Ainda há países que vivem situações endêmicas como Afeganistão, Nigéria, Índia, Paquistão, por exemplo”, destacou Marlene Tavares.

Da Agência Brasil