junho 09, 2008

População prestigiou mais uma edição do “Música no Parque”

Centenas de pessoas se dirigiram ao Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros no último domingo, 08 de junho, para participar das atividades de mais uma edição do evento “Música no Parque”.
O evento promovido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi feito em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “A festa foi um sucesso. O parque ficou cheio durante o dia todo. Todos participaram ativamente das atividades, o que nos deixou muito satisfeitos”, comentou Wado Silva, secretário de Meio Ambiente.
As pessoas presentes puderam presenciar apresentações musicais, representadas pela Orquestra Sinfônica Municipal e com o Grupo Bate Lata da EMA – Escola do Meio Ambiente e do Grupo Evocação. Houve também a distribuição de pipoca e algodão doce às crianças e adultos.
O espaço também recebeu a III Feira Interativa de Meio Ambiente, praça de alimentação, artesanatos e exposições. As crianças também tiveram diversão garantida, com a presença de brinquedos infláveis e cama elástica, além de atividades recreativas, com brincadeiras e pinturas de rosto.
O “Música no Parque” contou com o apoio da Sabesp, Câmara Municipal de Botucatu, Corpo de Bombeiros, Diretório Acadêmico de Agronomia e Engenharia Florestal, Grupo Floresta Viva, Instituto Floravida, ONG Instituto Giramundo, Polícia Ambiental, SESI, UNIFAC, Unesp e Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Comunicação.
Parque Municipal - O Parque Municipal, localizado no Jardim Paraíso, possui 10 hectares e seus projetos e atividades são pensadas de forma a recuperar suas características naturais, sem deixar de oferecer conforto aos visitantes.
O espaço conta com uma estrutura formada por brinquedos de aventura feitos de madeira, trilhas, pontes e nascentes no local e córregos.

Botucatu segue para São José dos Campos disputar a Etapa Estadual dos JORI

Na noite desta terça-feira, dia 10 de junho, os atletas que irão participar da 12º Etapa Estadual dos Jogos Regionais do Idoso seguem para a cidade de São José dos Campos, onde será definida a cidade vencedora entre os 183 municípios participantes. A concentração da delegação acontece enfrente a Prefeitura e a saída esta prevista para as 24 horas.
Botucatu vai competir em seis modalidades as quais obtiveram boa classificação nos JORI, são elas: atletismo, coreografia, malha, buraco, natação e tênis de mesa.
São mais de 40 pessoas botucatuenses, entre atletas e monitores, envolvidos na etapa Estadual dos Jogos. Botucatu ficará alojada com mais sete cidades, na Escola Municipal Leonor Pereira N. Galvão, localizada na Vila Industrial de São José dos Campos.
“Já conhecemos o nosso alojamento, a escola e os profissionais que lá estão são pessoas muito carismáticas e atenciosas. Inclusive conversando com a diretora, ela nos adiantou que as crianças farão uma surpresa na nossa chegada”, comentou a coordenadora das equipes do JORI, Mariuza de Carvalho.

Conheça os atletas que irão representar Botucatu na etapa Estadual:

Atletismo
Teruko Kawabe
Maria Nair Moretti Belini
Nair Martins de Souza
Octacílio César Nascimento
José Antônio Félix
Givaldo Caetano

Buraco
Silvio Batista de Almeida
Anália Lourdes Carvalho

Coreografia
Aparecida Joaquim Zanetti
Iraci Cardoso Romero
Isabel de Lourdes Caramello
Ludovina Mendes Parada
Maria Aparecida Leôncio
Maria Virgínia Saez Ceballos
Marieta Manesco Finato
Neusa Carmem Bertani
Odete Vaz Leme
Orlanda Pereira Gonçalves
Rosa Caramello Vitoratti
Salma Baracat Thomé
Sebastiana Domingues
Jacyra Martins

Natação
José Augusto Cardoso

Malha
Adão Herculano
Idalino dos Santos
Sebastião José Francisco

Tênis de mesa
Vera Alice Rebelo

BFC/Prefeitura vence Saad e segue líder do Paulista Feminino

O Botucatu Futebol Clube/Prefeitura entrou em campo no sábado, 07 de junho, e conquistou um grande resultado contra o Saad EC, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Paulista Feminino – 1ª Divisão.
A partida foi disputada no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz – Ferroviária e terminou com a vitória das donas da casa por 3 a 0. Os gols foram marcados por Dani, Loirão e Grazi.
Com este resultado, o BFC segue na liderança da chave 1 da competição de forma invicta, com 22 pontos conquistados. Até aqui, foram 8 duelos realizados, sendo 7 vitórias e apenas um empate, mantendo os 100% de aproveitamento atuando em casa.
O próximo confronto da equipe botucatuense acontece no dia 14 de junho, fora de casa, às 15 horas, diante do Palmeiras/Ceunsp. Mais informações podem ser obtidas no site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Futsal de Botucatu está nas quartas-de-final do Paulista do Interior

O futsal de Botucatu, representado pela equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entrou em quadra contra o União Cruzvaldense na noite de sexta-feira, 06 de junho, pelo jogo de volta das oitavas-de-final do Campeonato Paulista do Interior.
A partida foi realizada no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, e terminou empatada em 4 a 4. Com este resultado, o time botucatuense garantiu vaga para a próxima fase da competição, já que no primeiro confronto, realizado em Osvaldo Cruz no dia 04 de junho, goleou por 7 a 3.
O grupo comandado pelo técnico Paulo Barros segue com grande campanha no torneio. Até aqui foram 14 duelos disputados, sendo 11 vitórias, duas derrotas e apenas um empate, com 83 gols marcados e 43 sofridos.
O próximo compromisso de Botucatu pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista do Interior de Futsal, será contra a representante de Presidente Prudente. O primeiro jogo será na quinta-feira, dia 12 de junho, no Ginásio da Botucatuense, às 19 horas. A entrada é franca. O jogo de volta será no sábado, em Presidente Prudente. Mais informações podem ser obtidas através do site www.futsal.com.br.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Senador Aloísio Mercadante visitou Botucatu

Na tarde desta segunda-feira, dia 09 de junho, o senador Aloísio Mercadante esteve visitando a cidade de Botucatu. Mercadante foi recepcionado no prédio da Prefeitura por autoridades municipais, entre elas, o prefeito Antonio Mario Ielo, o vice-prefeito Valdemar Pereira de Pinho e o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Lourenção.
No auditório municipal, recepcionaram o senador, vereadores, secretários e assessores municipais e correligionários de diversas cidades da região. “É um prazer receber o senador Aloísio Mercadante, que sempre nos ajuda, nos acompanha e nos assessora em nossos pedidos. Temos que agradecer a presença dos representantes da região que acompanham o senador”, colocou Ielo.
Mercadante falou um pouco da sua relação com a cidade. “Minha história sempre passou por Botucatu, já participei de muitas atividades na cidade, em companhia do Pinho e também do Rúbio que está presente. Possa afirmar que a atual administração de Botucatu é referência para toda a região”, falou.
No final o senador concedeu entrevista coletiva e também respondeu perguntas das pessoas que participaram da atividade.

Humorista Gorete Milagres deve pagar multa à Rede Globo

A humorista Maria Gorete da Silva Araújo terá de pagar multa à TV Globo Ltda por quebra de contrato de prestação de serviço com cláusula de exclusividade. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça ao dar provimento ao recurso da emissora de televisão sob o entendimento de que é perfeitamente legal a cobrança de multa cominatória em caso de inadimplemento de contrato com obrigações de fazer e de não fazer infungíveis.
Ocontrato, ratificado em acordo homologado judicialmente entre a Globo e a comediante, previa obrigações de fazer (prestação de serviço) e de não fazer (atuar em outros programas por dois anos).
Ocorrida a inadimplência, a humorista protestou, no entanto, contra a aplicação da multa diária estabelecida pelo juiz de primeiro grau no valor de R$ 300,00, afirmando que o acordo contém expressa renúncia da empresa em relação à cobrança de quaisquer valores a título de indenização por descumprimento do combinado originalmente – contrato de prestação de serviço com cláusula de exclusividade. Afirmou, ainda, que, mesmo superado esse argumento, ainda assim não haveria possibilidade da cobrança da chamada multa cominatória no valor estipulado, tendo em vista que excedia o valor da obrigação principal.
Em primeira instância, o juiz deu parcial provimento ao pedido da humorista, afastando a aplicação da pena pecuniária em hipótese de descumprimento das obrigações. Abriu, no entanto, a possibilidade de a empresa converter a execução em perdas e danos. As duas partes apelaram, e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou provimento às apelações de ambas.
“Tratando-se de obrigação infungível, que não comporta execução específica, o seu não-cumprimento transforma-se em perdas e danos. Descabe a cumulação da indenização com multa cominatória, pois que não se pode obrigar que alguém cumpra obrigação intuitu personae (personalíssima)”, diz a decisão do TJRJ. A Globo recorreu, então, ao STJ, alegando que os artigos 287 e 461, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil, prevêem a possibilidade da multa cominatória em caso de descumprimento de obrigação de fazer e de não fazer.
A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, votou pelo provimento parcial do recurso, entendendo que a multa é possível em relação à obrigação de não fazer, mas que é inviável em se tratando de obrigação de fazer. “A natureza preventiva da multa cominatória alcança seu real objetivo nessa situação, porquanto impede a prática de ato que lhe é proibido, ou ainda, a continuidade da prática em obrigações que se protraem no tempo”, explicou.
Ao votar, o ministro Castro Filho, hoje aposentado, divergiu, considerando que a multa é possível em ambos os casos. O presidente do STJ, ministro Humberto Gomes de Barros, presente à Turma para este julgamento, pois era integrante quando ele teve início, destacou que os artigos 287 e 461 do Código de Processo Civil não distinguem as obrigações fungíveis das infungíveis: ambos se referem às obrigações de fazer ou de não fazer. “A intenção do legislador foi outorgar ao credor de ambos os tipos de obrigação meios capazes de convencer o devedor a adimplir o que pactuara. Esse convencimento deve ser tanto mais duro quanto seja a possibilidade de resistência do devedor”, afirmou.
Para o ministro Gomes de Barros, diferentemente de um pintor de parede que não cumpre o combinado e pode ser substituído, nas obrigações personalíssimas, o cumprimento por outros meios é impossível. “Só interessa ao credor a obrigação in natura, a ser cumprida exclusivamente por quem se obrigou. Neste processo, à rede de televisão recorrente não interessa uma outra humorista; ou a obrigação seria cumprida pela comediante, Gorete, ou, simplesmente, não seria cumprida. O devedor resistente deverá pagar, então, a multa, somadas as perdas e danos”, acrescentou. O ministro Sidnei Beneti, que havia pedido vista do caso, concordou com a divergência.

Educação vota obrigatoriedade de assistente para professor

A Comissão de Educação e Cultura pode votar na quarta-feira (11) Projeto de Lei 6965/06, da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que torna obrigatória a contratação de um educador assistente para cada professor de educação infantil. O educador deverá ter formação mínima em nível médio, na modalidade normal.
A autora argumenta que o atendimento às crianças na educação infantil requer atenção especial. A relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), apresentou parecer favorável.
Exame para professores
Outro item da pauta é o Projeto de Lei 1088/07, do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), que institui o exame nacional de certificação como pré-requisito para o exercício do magistério na educação básica. De acordo com o texto, esse exame deverá ser aplicado pela União pelo menos uma vez por ano, diretamente ou por meio de instituições consideradas de elevada especialização.
A proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), define ainda que a obrigatoriedade de realização do exame nacional de certificação não se aplica aos profissionais do magistério em exercício e aos demais diplomados nos cursos de formação inicial. O relator, deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP), apresentou parecer favorável.
Cópias de livros
Os deputados também deverão votar o Projeto de Lei 5046/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que autoriza a reprodução de livros para uso exclusivo de estudantes universitários, sem fins comerciais. A proposta altera a Lei 9610/98, que regulamenta os direitos autorais.
O relator, deputado Mendes Thame (PSDB-SP), recomenda a aprovação da proposta na forma de substitutivo que autoriza as cópias somente de obras com edição comprovadamente esgotada e obriga as editoras a disponibilizar, mediante remuneração, sistema de consulta pela internet às obras, especialmente as de caráter didático.
A reunião está marcada para as 10 horas, no plenário 10.

SP propõe estender licença maternidade de servidora para seis meses

O governador José Serra encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei complementar que aumenta o período de licença-maternidade para funcionárias públicas estaduais de quatro para seis meses (120 para 180 dias). O objetivo principal é aumentar o tempo de aleitamento materno e, com isso, contribuir para a redução de doenças entre os recém-nascidos.
Pela proposta, a licença será concedida a partir do oitavo mês de gestação e, durante o período de afastamento, a servidora não poderá exercer outra atividade remunerada. A criança também não poderá ser mantida em creche ou organização similar. O projeto assegura ainda a licença às servidoras que adotarem crianças com até sete anos de idade.
José Serra foi quem, quando ministro da Saúde, levou à OMS (Organização Mundial da Saúde) a proposta de aleitamento materno exclusivo por seis meses no Brasil. A Constituição Federal estabelece como direito das trabalhadoras uma licença de 120 dias. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no entanto, apontam que o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida da criança é essencial, pois reduz em 17 vezes as chances de a criança contrair pneumonia, em 5,4, anemia e em 2,5, diarréia. A SBP constatou ainda que grande parte das mães abandonam a amamentação devido à necessidade de retornar ao trabalho ao término da licença maternidade.
Na justificativa enviada à Assembléia Legislativa, o secretario de Gestão Pública, Sindey Beraldo, afirma que o objetivo é propiciar um estreitamento afetivo entre mãe e filho ao estender o tempo do convívio integral entre eles e incentivar o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida.

Histórico
Em maio deste ano, a Assembléia Legislativa já havia aprovado proposta, de autoria do deputado Edson Giriboni (PV), que ampliava a licença das servidoras para seis meses. Entretanto, o governador foi obrigado a vetar a íntegra do projeto por vício de iniciativa, ou seja, o Poder Legislativo não pode propor esse tipo de mudança na legislação, só o Poder Executivo. Contudo, o governador decidiu encaminhar a proposta do deputado para estudos da Secretaria de Gestão Pública, que elaborou o projeto agora encaminhado à Assembléia.

Governo anuncia 107 postos do Acessa SP


Confira acima a entrevista com o secretário

estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo

O programa Acessa São Paulo, que oferece acesso gratuito à internet, ganhará 107 novos postos espalhados por 105 municípios do Estado. Os convênios entre Estado e prefeituras para implantação do programa foram assinados nesta segunda-feira, 9, no Palácio dos Bandeirantes.
As salas, que serão instaladas até o fim deste ano, somam 815 computadores, 240 monitores e capacidade para até 225 mil atendimentos mensais, ou seja, 42% a mais do que a média realizada hoje. De acordo com o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, para a implantação do Acessa São Paulo é necessária a adesão das prefeituras, que cedem os locais e indicam os monitores.
Para a prefeita de Peruíbe, Julieta Fujinami Omuro, que assinou convênio para a implantação do primeiro posto do Acessa São Paulo no município, o programa é uma necessidade. “Hoje temos que dar universalidade na questão da informação e é de fundamental importância que a cidade possa ganhar mais esse serviço que o Estado está oferecendo”, afirmou.

Expansão - Com os novos postos, o Acessa São Paulo passará a atender um total de 444 municípios. Atualmente, o programa está presente em 351 cidades paulistas. O número de unidades em funcionamento passará de 402 para 509. “Trata-se de um programa com baixo investimento, mas de um alto alcance social. É um programa que reúne três pilares fundamentais para qualquer política pública. Ele tem eficiência, eficácia e efetividade, porque atende aqueles que efetivamente mais precisam”, afirmou Beraldo.
O custo para a implantação de um posto do Acessa São Paulo é de cerca de R$ 25.000 e o gasto com manutenção é de aproximadamente R$ 2.000 mensais. Em média, o programa realiza 540 mil atendimentos por mês em todo o Estado e o principal usuário é o jovem de baixa renda. Quase 60% dos freqüentadores têm entre 15 e 25 anos, dos quais 68% têm renda salarial entre um e quatro salários mínimos.
O secretário ressaltou que a meta é levar, até 2010, o programa para todos os 645 municípios do Estado. Até o fim deste ano, o objetivo é instalar 120 postos. Só hoje foram assinados 107 convênios. “Com os novos postos teremos cobertura em 70% do Estado, aumentando em 40% a capacidade do programa”, observou Beraldo.
Meio milhão de atendimentos - Vinculado à Secretaria Estadual de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), o Acessa São Paulo oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, e contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.
Nos postos, o atendimento é gratuito e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Monitores capacitados auxiliam no uso do equipamento e navegação na internet. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do documento de identidade (RG). Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.
O programa já prestou 31 milhões de atendimentos desde a criação, em julho de 2000. Conta com 1,39 milhão de usuários cadastrados, tem 3.086 computadores e 720 monitores em atividade. Realiza, em média, 540 mil atendimentos mensais em todo o Estado.
Perfil do usuário - A pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, solicitou que eles avaliassem o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que, para 83% dos entrevistados, ficou mais fácil aprender com o acesso a internet. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários (83,9%) também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet.
Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.
Serviço: O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novos postos

Região Metropolitana de S. Paulo

Caieiras
Endereço: Rua Bolívia, 470.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Carapicuíba 1
Endereço: Av. Amazonas, 264, sala 4 .
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200 /mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Carapicuíba 2
Endereço: Av. Thâmara, 132, Centro (Biblioteca Central).
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Franco da Rocha
Endereço: Rua Paoli, 51, Vila Bazu.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200 /mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Mairiporã
Endereço: Av. Tabelião Passarella, 348,Centro.
Computadores para usuários: 9
Previsão de atendimento: 2.880 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Mauá
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 1.954, Jardim Zaíra.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Osasco
Endereço: Poupatempo Osasco. Av. Hilário Pereira de Souza, 664 - Vila Iara (Av. Nova).

Computadores para usuários: 20
Previsão de atendimento: 6.400 / mês
Horário de funcionamento: seguirá horário do Poupatempo.

Santa Isabel
Endereço: Av. República, 110, Centro.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Araçatuba

Bilac
Endereço: Rua Haschiro Miyazaki, 340 - Vila Lavínia
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Gastão Vidigal
Endereço: Rua João Pereira Dias, 605
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Ilha Solteira
Endereço: Gleba CX – B/4 – 2º andar (Praça Monte Isola)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Nova Independência
Endereço: Av. Nosso Senhor do Bonfim, 340, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Santópolis do Aguapeí
Endereço: Rua Clarinda Rosa Neto, 612.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

São João de Iracema
Endereço: Rua Manoel Santana, 630 - Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Barretos

Barretos
Endereço: Rua 14, n°781, Centro.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Colômbia
Endereço: Rua José da Mata, 668, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Severinía
Endereço: Praça Antônio Augusto Almodóvar Fortes, s/nº. (Biblioteca Municipal)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Terra Roxa
Endereço: Praça Fábio Uchoa Ralston, s/nº-Centro. (Biblioteca Pública Antonio Amâncio)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Bauru

Agudos
Endereço: Av. Sebastiana Leite, 551, Centro (Biblioteca Municipal Professor Gama e Silva)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Bocaina
Endereço: Praça Remijo Diegues (Centro Cultural)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Lençóis Paulistas
Endereço: R. Coronel Joaquim Anselmo Martins,11, Centro.
Computadores para usuários: 8
Previsão de atendimento: 2.560 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Macatuba
Endereço: Rua São Paulo, 12-67,
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Paulistânia
Endereço: Rua Thomaz Magdaleno, 112.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pirajuí
Endereço: R. Riachuelo, 468 (Centro de Educação Unificada -CEU)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Campinas

Araras
Endereço: Alameda Clementino Dalla Costa, 402, bairro Belvedere (Faculdade Municipal de Araras)
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Corumbataí
Endereço: Rua 04, nº 276 (Centro)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Divinolândia
Endereço: Rua João Cabral de Medeiros, 37
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Espírito Santo do Pinhal
Endereço: Av. Oliveira Motta, 01.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Iracemápolis
Endereço: R. Duque de Caxias, 520
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Itirapina
Endereço: Rua 5, nº 195, Centro. (Centro Cultural)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Lindóia
Endereço: - Rua Cel. Estevam Franco, 262, Centro. (Centro Educacional Lindóia)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Mogi Guaçu
Endereço: Av dos Trabalhadores, 2.651, Centro Cultural.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Mogi Mirim
Endereço: Rua Francisco Dias Reis, 735, Vila Dias.
Computadores para usuários: 9
Previsão de atendimento: 2.880
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Mombuca
Endereço: Biblioteca Municipal XV de Novembro, s/nº - Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pirassununga
Endereço: Rua Frederico Ozanan, 1874, Vila Redenção (Escola Municipal de Atendimento Integral à Criança Prof. Terezinha Kempel Marostegan)
Computadores para usuários: 8
Previsão de atendimento: 2.560/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Santa Cruz da Conceição
Endereço: Biblioteca Municipal - R. Dr. Jorge Tibiriçá, 970-Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

São Pedro
Endereço: Rua Sebastião César Giocondo, 30, Jd. São Dimas
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

São Sebastião da Grama
Endereço: Rua Nove de Julho, 400. Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Tapiratiba
Endereço: Rua Dino Bueno, 199, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Tuiuti
Endereço: Rua Zeferino de Lima, 587.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Vargem Grande do Sul
Endereço: Rua Batista Figueiredo, 235, Centro. (Biblioteca Municipal Vitor Lima Barreto)
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Vinhedo
Endereço: Rua Antônio Amstalden, s/nº, Bairro Capela.
Computadores para usuários: 8
Previsão de atendimento: 2.560/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa Central

Américo Brasiliense
Endereço: Avenida 9 de Julho, 192
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Descalvado
Endereço: Praça 8 de Setembro, 293, Centro
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Fernando Prestes
Endereço: CRAS (Centro de Referência Assistência Social) -Av. Francisco Sales, 58-Centro (Endereço alterado)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento mensal de cada posto: 1.600
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Gavião Peixoto
Endereço: Alameda Silva, 399-Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Itápolis
Endereço: Rua Romeu Domício Marconi, 1.739, Praça da Bíblia.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Matão
Endereço: R. Cezário Mota, 1.290, Vila Santa Cruz.
Computadores para usuários: 9
Previsão de atendimento: 2.880/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Franca

Batatais
Endereço: Praça Cônego Joaquim Alves, 167, Centro
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Itirapuã
Endereço: R.Cel.Antonio de Freitas, s/nº, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Restinga
Endereço: Rua Geraldo Veríssimo, 860, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento mensal de cada posto: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Marília

Alvinlândia
Endereço: R. Getúlio Vargas, 30, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Bastos
Endereço: Avenida 18 de junho, 250, Centro (Centro Cultural Profª. Tsuya Ohno Kimura)
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Campos Novos Paulista
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 358, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Cândido Mota
Endereço: R. Antonio da Silva Vieira, 601, Centro.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Florínea
Endereço: Avenida Brasil, 410, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Garça
Endereço: Rua Brasil, 227.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Ipaussu
Endereço: R. Washington Luiz, 936.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Ocauçu
Endereço: Av. Celeste Casagrande, 204, Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Oriente
Endereço: Rua Mario Reis, 77
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Palmital
Endereço: Rua Joaquim Amâncio Ferreira, 600, Bairro São José.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Parapuã
Endereço: Avenida Pernambuco, 831. (Museu e Biblioteca Pública Dr. Bruno Giovanette de Parapuã)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pompéia
Endereço: Rua. Dr. Durval de Carvalho e Silva, 199
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Presidente Prudente

Mirante do Paranapanema
Endereço: Assentamento Rural Haroldina (Pé de Galinha), Bairro Engenheiro Veras S/N.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Monte Castelo
Endereço: Rua Deputado Amaral Furlan, s/nº, Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 /mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Rosana
Endereço: Assentamento Rural Gleba XV - Agrovila do Setor 2 . Rodovia Arlindo Betio (BR 613) entrada do KM 51.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

São João do Pau D’alho
Endereço: Avenida Governador Carvalho Pinto, 464
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Tupi Paulista
Endereço: Rua Tiradentes, 628, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Ribeirão Preto

Altinópolis
Endereço: Rua Coronel Joaquim Alberto, 10 .
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Pradópolis
Endereço: R. Campos Sales, 414.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento mensal de cada posto: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Sertãozinho
Endereço: R. Sebastião Sampaio, 1.489 .
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Taquaral
Endereço: R. São José, 56.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 /mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Santos

Mongaguá
Endereço: Rua Ubatuba, 944 - Bairro Agenor de Campos
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Peruíbe
Endereço: Av. São João, 545, Centro.
Computadores para usuários: 8
Previsão de atendimento 2.560/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Santos
Endereço: R. Joaquim Tavorá, 93-Vila Mathias (Agência Metropolitana da Baixada Santista)
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Santos
Endereço: Poupatempo Santos. Rua João Pessoa, 224 a 266, Centro.
Computadores para usuários: 15
Previsão de atendimento: 4.800 / mês
Horário de funcionamento: seguirá horário do Poupatempo.

Região Administrativa de São José do Rio Preto

Américo de Campos
Endereço: R. Nossa Senhora Aparecida, 560 - Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Aparecida D’oeste
Endereço: R. Isvarte Costa, 458-Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Ariranha
Endereço: Praça Higino Hernandez, 11- Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Bady Bassit
Endereço: Miguel Lucio de Lima,660, Jardim Panorama.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Cardoso
Endereço: Rua Dr. Cenobelino de Barros Serra, s/nº.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Cosmorama
Endereço: R. Rua Sebastião José da Costa, 774, Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento mensal de cada posto: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Dolcinópolis
Endereço: R. José Francisco Dourado, 115 - CEP : 15740-000
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Macedônia
Endereço: Av. Maria Augusta, 500, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Nhandeara
Endereço: Rua Dr. Fábio Barbosa Lima, 625, Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pedranópolis
Endereço: Rua Antonio Barbuio, 210.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pontes Gestal
Endereço: Rua João Araújo Teixeira, 895.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Rubinéia
Endereço: R. Guimarães Rosa, 240.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Santa Clara D’oeste
Endereço: Rua Antonio Fancincani, 205, Centro,
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

São José do Rio Preto
Endereço: Poupatempo São José do Rio Preto. Rua Antonio de Godoy, 3.033 e 3.047, Centro.
Computadores para usuários: 19
Previsão de atendimento: 6.080/ mês
Horário de funcionamento: seguirá horário do Poupatempo.

Região Administrativa de São José dos Campos

Bananal
Endereço: Praça Domiciana, 43 - Centro
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Campos do Jordão
Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 1109, Loja 7/8, Vila Abernésia.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Jacareí
Endereço: Avenida das Indústrias, 760, Vila Zezé
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Ubatuba
Endereço: Av. Dona Maria Alves, 890, Centro.
Computadores para usuários: 9
Previsão de atendimento: 2.880 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Região Administrativa de Sorocaba

Bofete
Endereço: Rua João Martinelli, 41, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Boituva
Endereço: R. Expedicionário Boituvense, 41, Centro.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Botucatu
Endereço: Av. Santana, 323.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Cerquilho
Endereço: Centro de Cidadania - Rua Lúcia Zanetti Pagotto, 12, Nova Cerquilho.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento mensal de cada posto: 2.240
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Conchas
Endereço: R. São Paulo - Praça Tiradentes, 12
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Itatinga
Endereço: Rua Nove de Julho, 326, Fundos.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Itu
Endereço: Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP 79), nº 14, Bairro Cidade Nova
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200 atendimentos/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Paranapanema
Endereço: Rua Joaquim Vieira Medeiros, 1.286.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pereiras
Endereço: Rua Dr. Luiz Vergueiro, 83, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Pratânia
Endereço: R. Irineu Pimentel, s/nº
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Salto de Pirapora
Endereço: Rua Maria Clara dos Santos, 74-Centro
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Sarapuí
Endereço: Alameda Otávio Cerqueira, 227.
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Taguaí
Endereço: Praça Expedicionário Antônio Romano, 12, Centro.
Computadores para usuários: 5
Previsão de atendimento: 1.600 / mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Sebrae na Rua chega a Anhembi

O Sebrae-SP em Botucatu promove neste mês de junho o Sebrae na Rua na cidade de Anhembi. Na próxima quarta-feira, 11/06, ocorre o lançamento do projeto. O evento vai ser realizado às 17h, na Câmara Municipal de Anhembi, com a presença do gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Botucatu, Luiz Carlos Donda; do prefeito da cidade, Ruy Ferreira de Souza, e autoridades municipais.
As atividades do Sebrae na Rua acontecem em Anhembi entre os dias 19 e 21 de junho (de quinta a sábado da próxima semana), na Praça Ismael Morato do Amaral. O objetivo do projeto é disponibilizar os produtos e atendimentos do Sebrae-SP para as cidades que não possuem postos de atendimento ao empreendedor (PAEs) ou escritórios regionais. Durante a programação são fornecidas consultorias, palestras e atendimentos especializados aos interessados, sempre buscando disseminar o espírito empreendedor no município.
A estrutura disponibilizada pelo projeto conta com duas grandes tendas – uma com capacidade para 200 e outra para 100 pessoas. Para a realização do Sebrae na Rua em Anhembi, o Sebrae-SP recebe o apoio da Prefeitura Municipal, que também ajudou a definir a programação de palestras, exibições de vídeos e outras atividades que vão ocorrer no espaço.
As orientações oferecidas pelos facilitadores do Sebrae-SP vão abordar temas de empreendedorismo, gerenciamento de negócios, produção de alimentos, turismo e planejamento empresarial. Também vão acontecer feiras artesanais e apresentações culturais. Todas as atividades são gratuitas. Informações pelo telefone (14) 3884.1144.

Serviço:
11/06 – Lançamento do Sebrae na Rua em Anhembi
Local: Câmara Municipal
Horário: 17h
Endereço: Rua Valentim do Amaral, nº 273

Atividades Sebrae na Rua em Anhembi – Praça Ismael Morato do Amaral

19/06

17 às 22 horas: Feira de Arte Regional
19 horas: Apresentação Fanfarra Municipal
19:30 horas : Palestra - “Anhembi Descobrindo seu Potencial Empreendedor“

20/06
9 às 22 horas: Feira de Arte Regional
9 às 17 horas: Atendimento Sebrae - Empresários e Empreendedores
10 horas: Palestra “Gerenciamento do atendimento ao cliente”
11 horas: Cine Sebrae - Conservas Caseiras:doces, geléias e compotas
13 horas: Cine Sebrae - Produção de derivados do leite: manteiga, ricota, doce de leite, sorvete, iogurte, bebida láctea
15 horas: Palestra Programa Alimentos Seguros
15 horas: Palestra Turismo Rural
17 horas: Atração Cultural Local

21/06
9 às 22 horas: Feira de Arte Regional
9 às 17 horas: Atendimento Sebrae - Empresários e Empreendedores
9 horas: Palestra Apresentação Programa JEPP (Jovens Empreendedores - Primeiros Passos)
10 horas: Cine Sebrae Empacotamento e pasteurização de leite na fazenda
11 horas: Reunião Conselho Municipal de Turismo
13 horas: Palestra Cooperativismo
14 horas: Oficina Planeje sua Empresa
15 horas: Cine Sebrae - Como fazer defumação de pescados
16 horas: Cine Sebrae - Produção de defumados
17 horas: Atração Cultural Local

Informações:

Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu
Rua Cardoso de Almeida, 2.015 - Lavapés
Fone: (14) 3815-9020

Inscrições para o ProUni vão até a próxima sexta-feira

Da Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam na próxima sexta-feira (13), às 21h. Estão disponíveis 119.529 bolsas de estudo – 47.006 integrais, 42.270 parciais (50%) e 30.253 complementares (25%). As incrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do programa.
Para concorrer, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2007 e obtido média mínima de 45 pontos, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular sob a condição de bolsista integral.
O aluno precisa comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para a bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 118 mil estudantes já se inscreveram para o processo seletivo. A lista dos alunos pré-selecionados será divulgada no dia 18 de junho. Os alunos deverão comparecer entre os dias 23 de junho e 4 de julho às instituições para as quais foram selecionados, para confirmar os dados informados na inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800- 616161.
A partir do dia 16 de junho, estará disponível na internet o formulário para que as instituições particulares de ensino incluídas no ProUni possam oferecer também aos alunos o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os estudantes têm até 24 de julho para se inscrever na própria universidade.

Deputados votaram novas regras para exploração de florestas

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza reunião extraordinária na quarta-feira (11) e pode votar, entre outras matérias, o Projeto de Lei 2795/03, do ex-deputado Confúcio Moura, que autoriza o uso de terras públicas na Amazônia para exploração de florestas por meio de manejo sustentável de uso múltiplo. A relatora, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), recomenda a rejeição da proposta e a aprovação do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aos projetos de lei 5398/05 e 986/07, que tramitam apensados.
O substitutivo proíbe a implementação de assentamentos rurais na Amazônia Legal até que seja concluído o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da região sob metodologia unificada a ser definida pelo Ministério do Meio Ambiente. Também suspende por um ano a emissão de novas autorizações para desmatar florestas e demais formas de vegetação existentes na região, prazo que deverá ser prorrogado até a conclusão do zoneamento.
Enquanto durar a suspensão, a exploração de florestas e demais formas de vegetação só poderá ser realizada por meio de plano de manejo florestal sustentável, devidamente aprovado pelo órgão ambiental competente. O substitutivo também obriga o poder público a definir, durante o período da suspensão, modelos de procedimento para estimular e simplificar a aprovação de planos de manejo florestal sustentável. O poder público também será obrigado a revisar os critérios para a concessão de autorizações para o desmatamento, tornando-os mais rigorosos; e a criar linhas oficiais de financiamento para o custeio da elaboração dos planos de manejo florestal sustentável, inclusive as atividades de georreferenciamento para identificar a localização da propriedade a que o plano se destine.
Biocoméstico amazônico - Outro item da pauta é o Projeto de Lei 2906/08da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que estabelece critérios técnicos para o uso da indicação "biocosmético amazônico" pela indústria de cosméticos.
Para se credenciar a utilizar esse termo, as empresas devem usar, no mínimo, 10% do valor do custo da fórmula do produto em matérias-primas amazônicas. Além disso, no mínimo 25% do valor total do custo do produto deverão estar associados à aquisição de matérias-primas amazônicas ou de insumos e embalagens elaboradas a partir delas. Não serão contabilizados valores agregados em outras regiões do País.
A relatora, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), apresentou parecer favorável à proposta.
Biodiesel - A comissão pode votar também o Projeto de Lei 5690/05, do deputado Betinho Rosado (PFL-RN), que torna obrigatória a produção, no Nordeste, de 20% da produção mínima de biodiesel exigida por lei. A legislação em vigor fixa em 5% a porcentagem mínima obrigatória de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do Brasil. O texto ainda estabelece que a produção desse combustível deve ocorrer a partir de matérias-primas geradas pela agricultura familiar. O relator, deputado Átila Lins (PMDB-AM), recomenda a aprovação da proposta. A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 15.

No mês de festas juninas, médica alerta para perigos dos fogos de artifício

Da Agência Brasil

Durante o mês de junho, época de festas juninas, o número de atendimentos a vítimas de queimaduras aumenta em cerca de 50% no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), único em Brasília cadastrado pelo Ministério da Saúde para atender esses casos.

Segundo a médica Márcia Cardoso, muitos acidentes que ocorrem nessa época são provocados por fogos de artifício e fogueiras, tradicionais nas festas de São João.
“Crianças não podem soltar nenhum tipo de fogo de artifício sem a orientação de um adulto. E devem ser usados os fogos adequados para a idade [da criança]”, alertou a médica.
Segundo ela, existem no mercado quatro categorias de fogos de artifício (A,B, C e D). Apenas os da categoria A, que inclui os chamados estalinhos, podem ser vendidos para crianças.
Márcia Cardoso destaca que a maioria dos casos de queimaduras atendidos no hospital durante todo o ano é acidente doméstico, causado principalmente por líquidos quentes, e que as crianças são vítimas freqüentes. Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontam que 45% das queimaduras são verificadas em pessoas de 1 a 10 anos de idade.
As queimaduras necessitam de um “tratamento prolongado e doloroso”, de acordo com a médica. Ela também alertou que nesses casos não deve ser utilizado nenhum procedimento além da lavagem com água limpa e que a avaliação médica é muito importante.
Em 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu 15.997 casos de queimaduras em todo o país.