junho 03, 2008

Novas instalações do Viveiro Municipal serão inauguradas na sexta-feira

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará na próxima sexta-feira, 06 de junho, a inauguração das novas instalações do Viveiro Municipal. O evento será às 10 horas.
A sede do viveiro de mudas passou por reformas, onde foi construído um almoxarifado, barracão para os funcionários, estufa para as mudas e sombrites. Com a reforma, o local passou a contar com irrigaçãoautomatizada.
Todas as quartas-feiras, o espaço distribui mudas para arborização urbana e para recuperação de mata nativa, gratuitamente. As doações são realizadas das 8 às 11 horas. A distribuição faz parte de um programa de incentivo e orientação sobre plantio de árvores e de recuperação ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente.
Todos que procuram por mudas, também recebem orientação de plantio e cuidados, de acordo com a sua finalidade. Estão disponíveis aproximadamente cinco mil mudas de 15 diferentes espécies, como murta de cheiro, aroeira e falso chorão, e para recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, o viveiro conta com cedro, angico e peroba.
O Viveiro Municipal está localizado na Avenida Itália, 425, no bairro Lavapés. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-1290.

Semana de Portugal tem início no dia 7

Têm início no sábado, dia 7 de junho, as atividades da segunda edição do evento “Portugal Presente em Botucatu”. A programação prossegue até o dia 15 de junho.
O evento é uma comemoração ao dia 10 de junho, considerado o “Dia de Portugal”. Nessa data é celebrada a relação com a cultura portuguesa presente no Brasil, em torno da língua e costumes. O evento também marca os 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil.
A segunda edição do “Portugal Presente em Botucatu” é uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Consulado de Portugal de Botucatu.

Confira as atividades que farão parte da programação do evento.

Dia 7, 20h30 - Teatro Municipal
Abertura da segunda edição do “Portugal Presente em Botucatu”.
Apresentação do Ballet “A Bela Adormecida” - Núcleo de Dança Nice Leite e Ilara Lopes de São Paulo.

Dia 9, 19h30 - Centro Cultural
Homenagem e outorga de "Título de Membro Correspondente", à escritora Rosa Nepomuceno pela Academia Botucatuense de Letras com saudação pelo Acadêmico José Celso Soares Vieira.

Entrega de uma moção de congratulações da Câmara Municipal pelo vereador Antonio Luiz Caldas Junior.

Dia 10 - Campus da Unesp de Botucatu
9h30 - Café da manhã com a escritora Rosa Nepomuceno no Herbário BOTU; palestra sobre “A importância dos Jardins Botânicos” seguida de plantio de árvore símbolo do cerrado.

10h30 - Visita a Biblioteca do Campus.

Dia 10 - 19h30 - Livraria Nobel
Noite de autógrafos do livro “O jardim de Dom João” da escritora Rosa Nepomuceno.

Dia 11 - 20h30 - Chopperia Mão Na Roda
Noite Portuguesa com sabores da cozinha lusitana e música ao vivo.

Dia 13 - 20h30 - Teatro Municipal
Apresentação da peça “Navegar é Preciso... em prosa, verso e riso!”.

Dia 14 - 20h30 - Teatro Municipal
Apresentação do “Grupo Folclórico da Casa de Portugal” de São Paulo, danças, músicas e vestimentas do folclore lusitano.

Dia 15 - 20h30 - Teatro Municipal:
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal com apresentação do Coral Municipal Cidade de Botucatu.

Semana do Meio Ambiente prossegue com plantio de mudas nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto aos grupos de estudo da Faculdade de Ciências Agronômicas, realiza um plantio às margens do Ribeirão Lavapés, na Fazenda Lageado, nesta quarta-feira, 04 de junho, a partir das 8 horas. Logo após, haverá a apresentação de uma peça teatral com tema ambiental.
Seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente, o Cemitério Municipal receberá mudas de quaresmeiras na quinta-feira, 05 de junho, às 9 horas. Ainda nesta data, acontece a rearborização da Avenida Nicola Zaponi, junto ao NUTRAS e Centro Comunitário Santa Eliza, além da inauguração da Capelinha de São Francisco de Assis na área da Escola do Meio Ambiente, com a apresentação do coral da EMA, às 9h30.
Na sexta-feira, 06 de junho, a sede do Viveiro Municipal será inaugurada a partir das 10 horas, e no sábado, 07 de junho, no mesmo horário, ocorre o plantio de mudas nativas junto à comunidade de Rubião Júnior, na Casa Santo Inácio.
No dia 08 de junho, a partir das 9 horas, o Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, localizado no Jardim Paraíso, recebe o evento Música no Parque em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com as apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal às 11 horas e, na parte da tarde, às 14 horas, do Grupo Bate Lata da EMA e do Grupo Evocação.
A Secretaria de Meio Ambiente informa que caso chova no dia, o evento Música no Parque será adiado. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-1290 ou ainda pelo endereço eletrônico, meioambiente@botucatu.sp.gov.br.
Apoio – A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Diretório Acadêmico de Agronomia e Engenharia Florestal, Grupo Floresta Viva, Instituto Floravida, ONG Instituto Giramundo, Polícia Ambiental, SESI, UNIFAC, Unesp e Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Comunicação.

Campanha do Agasalho arrecada 146 mil peças no mutirão porta a porta

Após oito dias de trabalho, os 26 voluntários da Campanha do Agasalho finalizaram a separação de todas as doações, assim a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Ielo, já pôde contabilizar as arrecadações do mutirão porta a porta. “Foram 146 mil peças coletadas, entre cobertores, roupas infantil e adulto e calçados”, declara Ielo.
Os trabalhos foram realizados no ginásio da Escola Municipal Luiz Carlos Aranha Pacheco, onde após a separação por tamanho, tipo e sexo, as roupas foram ensacadas. “Como agora sabemos a quantidade necessária para cada bairro, vamos distribuir as roupas para os voluntários que são representantes de bairro, delegados do Orçamento Participativo e presidentes de Associações de Moradores, que irão realizar a distribuição nos bairros ainda esta semana”, explica.As doações serão entregues às pessoas com baixa renda, onde cada liderança estará acompanhada pelo cadastro das famílias registradas no programa Bolsa Família, que é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Caixas de coleta - Na segunda-feira, dia 02 de junho, a Prefeitura de Botucatu iniciou a retirada das caixas de coleta, que foram distribuídas em mais de 70 pontos de apoio na cidade. Todas as doações colocadas nas caixas foram levadas para o Ginásio Municipal de Esportes, para que os voluntários façam à separação do montante.

Programa de recape deverá começar no dia 11

A execução do Programa de Recape que a Prefeitura de Botucatu está desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Obras terá início no dia 11 de junho, quarta-feira. A obra estará a cargo da empresa Vale do Rio Novo, vencedora do processo licitatório.
Mais de 30 ruas estão incluídas no programa, atingindo cerca de 110 mil metros quadrados de recapeamento. Os trabalhos serão acompanhados por uma equipe da Secretaria de Obras.
As ruas a serem recapeadas foram apresentadas em Assembléias do Orçamento Participativo e pela própria Secretaria de Obras. Deverão receber o benefício, as seguintes ruas:

Rua Domingão Gonçalves - da Rua Cruz Pereira até a Rua Lourenço Castanho
Rua Dr. Gaspar Ricardo - da Rua Victor Atti até a Rua Lourenço Castanho
Rua Bras de Assis - da Rua Padre Salústio Rodrigues Machado até a Rua Tenente João Francisco
Rua Floriano Simões - da Rua Major Matheus até a Rua Padre Salústio
Rua Floriano Simões - da Rua Stella Paolini Lunardi até a Rua Dr. Jaguaribe
Rua Dinorah Colino de Barros - da Rua Galvão Severino até a Rua Floriano Simões
Rua Tenente João Francisco - da Rua Galvão Severino até a Av. Camilo Mazoni
Rua Padre Salústio Rodrigues Machado - da Rua Bras de Assis até a Av. Camilo Mazoni
Rua Amadeu Santi - da Rua Lourenço Castanho até a Rua José Nordi
Rua Padre Agra - da Rua Lourenço Castanho até a Praça Alexandre Fleming
Rua Nelo Pedreti - da Av. Prof. Raphael Laurindo até a Rua Lourenço Castanho
Rua Antonio Figueiredo - da Rua Padre Salústio Rodrigues Machado até a Rua Padre Agra
Rua Darcílio Pinheiro Machado - da Rua Lourenço Castanho até a Av. Camilo Mazoni
Rua Décimo Cassetari - da Rua Padre Salústio Rodrigues Machado até a Rua Major Matheus
Rua Comendador Pedro Stefanini - da Av. Camilo Mazoni até a Rua Décimo Cassetari
Rua Lourenço Castanho - da Rua Tenente João Francisco até a Rua Domingão Gonçalves
Rua Dr. João Candido Villas Boas - da Rua Lincoln Vaz até a Rua Guiomar Milanesi Matheus
Rua Padre Salústio Rodrigues Machado - da Av. Camilo Mazoni até a Rua Pedro Ângela
Rua Theodomiro Carmelo - da Av. Camilo Mazoni até a Rua João Candido Villas Boas
Rua General Telles - da Rua José Alves Fernandes até a Rua Prudente de Moraes
Rua Cardoso de Almeida - da Rua Campos Salles até a Av. Itália
Rua Jorge Tibiriçá - da Rua General Telles até a Rua João Passos
Rua Conselheiro Rodrigues Alves - da Rua General Telles até a Rua João Passos
Rua Carlos de Campos - da Rua João Passos até a Rua General Telles
Rua Santos Dumont - da Rua General Telles até a Rua João Passos
Rua Júlio Marcondes Salgado - da Rua General Telles até a Rua João Passos
Rua Stélio Machado Loureiro - da Rua dos Costas até a Rua Manoel Álvaro Guimarães
Rua Antonio Souza Noschese - da Rua dos Costas até a Rua Francisco Botti
Rua Francisco Casini - da Rua Francisco Botti até a Rua dos Costas
Rua Cap. Humberto Mendes Júnior - da Rua dos Costas até a Rua Francisco Botti
Rua Vicente da Rocha Torres - da Rua Luis Tomazini até a Rua Stélio Machado Loureiro
Rua Delfin das Graças Cardoso - da Rua Cap. José Paes de Almeida até a Rua Nicolau Kuntz
Av. Primavera (Vale do Sol) - da Portaria do Condomínio até o Final
Av. Augusto Ceriliane (Vale do Sol) - Avenida toda

Ministério da Saúde implanta sinalização padrão para ambientes livres de tabaco



O tabagismo, segundo o Ministério da Saúde, já causa mais
mortes que a aids, drogas como cocaína e heroína,
alcoolismo, acidentes de trânsito e suicídios, juntos


Da Agência Brasil

Todas as unidades do Ministério da Saúde, inclusive as sedes estaduais, já estão recebendo a sinalização padronizada indicando ambientes livres de tabaco. O modelo não é de uso obrigatório para os demais ambientes públicos coletivos, entretanto pode ser utilizado livremente.
Ministério da Saúde, por meio Instituto Nacional do Câncer (Inca), criou a sinalização padrão para suas unidades para melhorar a visualização e atender empresas e órgãos públicos que pedem sugestões de sinalização.
Segundo a técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Vera Colombo, não existe nenhuma legislação que obrigue os estados a terem uma padronização nacional para indicar ambientes livres de tabaco. Segundo ela, cada um cria sua sinalização de acordo com a linguagem regional.
“A proposta de promover um ambiente 100% livre do tabaco é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e o Inca como um orgão do ministério também tem essa proposta, pois se alinha à toda diretriz da Convenção Quadro”, explicou Vera Colombo.

Diocese de botucatu celebra 100 Anos de História

As comemorações dos 100 anos de história da Diocese Sant’anna de Botucatu e 50 anos de Arquidiocese, tiveram início na quarta-feira, dia 04 de junho. As festividades vão se encerram no sábado, dia 07 de junho, dia em que a Diocese completa os 100 anos de história.
Na quarta, os fiéis puderam participar da Missa de Abertura do Congresso com Administração dos Sacramentos de Iniciação Cristã para Adultos.
Nesta quinta-feira, será celebrada a Santa Missa – Investidura e Renovação, e na sexta-feira, 06 de junho, a Santa Missa – Noite Eucarística, sempre na Catedral de Santana, às 19h30.
A programação do sábado, 07 de junho, terá início às 10 horas, com a inauguração do obelisco em comemoração aos 100 anos da Diocese, na Rodovia João Hipolyto Martins [Castelinho], na entrada da cidade. Às 15 horas terá seqüência com a Santa Missa Solene, seguida pelo Show de Evangelização com Eugênio Jorge e Banda e presença de Celina Borges, às 16h30.
Ainda no sábado, logo após a celebração da missa, será realizada a solenidade de lançamento do Carimbo Postal Comemorativo e apresentação do Selo Personalizado alusivos aos 100 Anos da Diocese Sant’ana de Botucatu e 50 Anos da Arquidiocese de Botucatu.
Nos dias 05 e 06 de junho, será realizado o Congresso Eucarístico, no Centro de Pastoral Arquidiocesano.

Operação prende 19 pessoas por suspeita de falsificação de carteiras de habilitação

Da Agência Brasil

Dezenove pessoas foram presas hoje (03) na
Operação C
arta Branca, que desbaratou uma organização criminosa especializada em falsificar carteiras de habilitação na capital e em cidades da Grande SP. A operação conjunta foi realizada pelo Ministério Público Estadual, pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Secretaria da Fazenda e pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
De acordo com as investigações, o esquema contava com o auxílio de médicos, psicólogos, despachantes, proprietários e funcionários de auto-escolas, além de policiais civis e delegados que, além de cooptarem os compradores dos documentos públicos, se encarregavam de lançar falsas informações no sistema de computação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre os 19 presos, o delegado Juarez Pereira Campos, de Ferraz de Vasconcelos, suspeito de ter recebido dinheiro para não revelar o esquema criminoso. Também foi presa a mulher do delegado, Ana Lúcia Máximo Campos, proprietária de duas auto-escolas no mesmo município.
Segundo o promotor Marcelo Oliveira, do Grupo de Atuação Especial Regional de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (Gaerco) de Guarulhos, as carteiras eram feitas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ferraz de Vasconcelos e vendidas para o Brasil inteiro. Para Minas Gerais, por exemplo, a carteira era vendida pelo valor mais caro – cerca de R$ 1.800, já que o estado faz mais exigências para a emissão desse tipo de documento.
“O candidato a condutor sequer precisava vir para cá. Essa carteira era emitida sem a presença física dele, mediante fraudes no sistema de habilitação”, disse Oliveira. De acordo com ele, havia casos em que uma mesma digital era usada para 200 documentos diferentes. Algumas dessas digitais eram coletadas com dedos de silicone ou de argila.
“O perfil dos clientes era de pessoas que se dispunham a pagar porque sabiam que dificilmente obteriam a CNH”, disse, acrescentando que muitos deles eram analfabetos.
A investigação conduzida pelo Gaerco de Guarulhos apura que pelo menos 1,3 mil carteiras de habilitação falsificadas tenham sido emitidas nos últimos dois anos somente pela Ciretran de Ferraz de Vasconcelos.
“Vamos ter de arranjar uma maneira de chamar essas 1,3 mil pessoas, ouvi-las, cassar as carteiras e responsabilizá-las criminalmente”, disse.
Em entrevista coletiva, Oliveira disse que há indícios de participação da Corregedoria do Detran no esquema. “No dia 29 de abril, a corregedoria esteve fazendo uma correição extraordinária [na Ciretran] em Ferraz de Vasconcelos em razão da apreensão de um lote de CNHs emitidas lá para o Rio Grande do Sul. Houve duas ligações bastante significativas entre os integrantes da quadrilha levantando dinheiro”, afirmou, esclarecendo que o Ministério Público tem gravações de conversas entre pessoas acusadas de integrar a organização criminosa.
Os envolvidos poderão responder por corrupção, falsidade ideológica de documento público e formação de quadrilha.

Campanha de Vacinação contra a Pólio será Sábado, dia 14 de junho

No Sábado, dia 14 de junho acontece em todo Território Nacional a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite primeira fase. Os postos de Saúde estarão abertos das 8:00 as 17:00 vacinando todas as crianças menores de 5 anos de idade.
A Poliomielite no Brasil está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989, nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; no Estado de São Paulo o ultimo caso registrado foi em 1998 no município de Teodoro Sampaio. O numero dos paises endêmicos para a poliomielite diminuiu de 125 (1988) para quatro em (2007) são eles Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
A Poliomielite (Paralisia Infantil) é uma doença infecto contagiosa que ataca o sistema nervoso e se manifesta de várias formas entre elas como a “Paralisia Flácida”.
Embora a erradicação global esteja avançando, paises livres da poliomielite precisam, não só ter uma adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas, como manter altas e homogêneas coberturas de vacina oral contra poliomielite.

Bauru realiza provas do concurso para os cargos de Auxiliar de Enfermagem e Enfermeiro domingo

O Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bauru informa que a prova escrita do concurso público para os cargos de Auxiliar de Enfermagem I e Enfermeiro I será realizada no próximo domingo (08/06), na Instituição Toledo de Ensino, localizada na Praça 9 de julho, 1-51, Vila Pacífico, nos prédios indicados abaixo:
AUXILIAR DE ENFERMAGEM I – Prédio da Faculdade de Economia
ENFERMEIRO I – Prédio da Faculdade de Serviço Social
A prova terá início às 9 horas, com duração de 03 horas. Os candidatos deverão comparecer impreterivelmente no local de prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para seu início, munidos de protocolo de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Somente será admitido à sala de prova o candidato que estiver munido de protocolo de inscrição; original da cédula oficial de identidade (RG) ou carteira expedida por órgão de classe que tenha força de documento de identificação, ou carteira de trabalho, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.
O candidato que tiver o protocolo de inscrição extraviado, deverá comparecer no Departamento de Recursos Humanos, na Avenida Nuno de Assis, 14-60, com antecedência de até dois dias da data da prova, para providenciar a 2ª via do documento.
Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

AA Botucatuense lidera Campeonato Sub-13

A equipe da AA Botucatuense lidera a 5ª edição do Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-13, que está sendo organizada pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol e promovida pela Secretaria Municipal de Esportes.
A Veterana soma 6 pontos em duas partidas. No último sábado, 31 de maio, foi realizada a terceira rodada da competição. No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, a AA Botucatuense venceu a Escola de Futebol M&M/Sesi por 2 a 0. Raimundo Rivelino apitou o jogo, auxiliado por Vivian Magro e Valdeci Mariotto.
Também no sábado, o Beira Rio FC estreou no campeonato com uma vitória de 2 a 0 sobre o Trivial FC. Valdeci Mariotto apitou a partida. Completando a rodada, a equipe de São Manuel goleou o ABC Botucatu por 4 a 0. Vivian Magro apitou o jogo.
As equipes de São Manuel, ABC Botucatu e Trivial FC ocupam a vice-liderança com 4 pontos. A competição prossegue neste sábado, 7 de junho, com 3 partidas.

Confira a programação:
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
09h30 – União da Vila x Sete de Setembro FC
Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
14h30 – M&M/Sesi x São Manuel
15 horas – ABC Botucatu x Beira Rio FC

Aulas de Xadrez na Cecap

A Secretaria Municipal de Esportes está oferecendo desde o dia 2 de junho a oportunidade de crianças e adolescentes praticarem mais uma modalidade esportiva em nossa cidade. Trata-se do xadrez, que será inserido no Projeto "Esporte Comunitário".
Uma parceria com a Academia Botucatuense de Xadrez e Damas - ABOX dará a oportunidade dos interessados em aprender a jogar xadrez. As aulas são ministradas no pólo existente na CECAP pelo mestre internacional Artur Casagrande e as atividades serão gratuitas.
As aulas serão ministradas todas as segundas, quartas e sextas-feiras nos períodos da manhã e tarde.
Pólo da Cecap - Além das aulas de xadrez, a Secretaria de Esportes também está oferecendo na quadra de esportes do Bairro da CECAP, aulas de futsal e voleibol.
No salão da Associação de Moradores são desenvolvidas atividades de capoeira, judô, jiu-jitsu e ginástica para adultos. Mais informações podem ser obtidas no próprio local. As atividades são gratuitas.

Brasil tem 5% mais vigilantes privados do que policiais militares

Da Agência Brasil

Os vigilantes privados em atividade no país superam em cerca de 5% o total de policiais militares de todos os estados brasileiros. Segundo dados da Coordenação de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, existem hoje no país 431.600 vigilantes, ou seja, 19.700 a mais do que os 411.900 policiais militares estimados pelo Ministério da Justiça.

Esse “exército” da segurança privada também supera, em 35%, o efetivo total das Forças Armadas, que é de 320.400 homens.
Com 139.800 homens, o estado com maior número de vigilantes privados é São Paulo, que também concentra o maior número de policiais militares (cerca de 80 mil). De acordo com o relatório da Polícia Federal, o Rio de Janeiro é o segundo colocado, com 45.600 homens atuando na segurança privada.
Além dos 431 mil vigilantes em atividade no país, há mais 1,1 milhão cadastrados, mas não-ativos, no sistema da Polícia Federal. Se o número total de cadastrados for levado em consideração, o contingente de homens da segurança privada no Brasil supera os da Polícia Militar e das Forças Armadas, juntas, em 117%.
Conforme a Polícia Federal, o número de empresas em ação no Brasil em todos os segmentos da segurança privada (segurança patrimonial, pessoal, de escolta e de transporte de valores) chega a 2.668.
Segundo o pesquisador André Zanetic, da Universidade de São Paulo (USP), a segurança privada no Brasil começou a crescer mais intensamente nos anos 80 e 90. E, diferentemente do muita gente pensa, quem mais procura esse tipo de serviço não são residências, nem condomínios, mas sim as grandes empresas e o setor público, disse ele.
Desde o final dos anos 70, houve um grande crescimento da criminalidade urbana, o que, de acordo com Zanetic, seria uma das principais causas do crescimento da segurança privada, juntamente com a proliferação de grandes espaços privados abertos ao público, como shopping centers, cinemas, casas de shows, agências bancárias etc. "Isso tudo crescendo acabou fazendo com que não fosse possível ao policiamento [público] dar conta de todos esses espaços."
Zanetic afirmou, no entanto, que ainda não se sabe em que ritmo o segmento está crescendo hoje no país. Tampouco há como avaliar, por meio de estatísticas, o ritmo de crescimento, porque os registros da Polícia Federal não contêm o número de empresas ou de vigilantes que estavam em atividade em anos anteriores. Os dados mostram apenas o número de novas empresas e novos seguranças que se registraram em cada ano, sem informar quantos tornaram-se inativos.
Apesar disso, com os dados sobre novos cadastros, é possível perceber que, nos últimos cinco anos, em média 240 empresas se registraram na Polícia Federal a cada ano. Apenas no ano passado, 260 novas firmas de segurança privada passaram a atuar no país.
Para o coordenador de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, delegado Adelar Anderle, o crescimento da demanda por vigilantes privados é resultado do aumento da criminalidade no país: “Isso faz com que a sensação de insegurança cresça no sentimento do brasileiro.”
Diante da grande presença de vigilantes privados no país, Anderle defende a articulação entre a segurança privada e os órgãos policiais. “Os órgãos de segurança pública não são suficientes para fazer frente a essa grande onda de criminalidade. Por isso, precisamos fazer um movimento de trazer todo o potencial da segurança privada para junto da segurança pública”, disse.
O delegado usa, como bom exemplo de integração entre os dois sistemas de segurança, uma experiência feita em Recife: “Os porteiros e vigilantes têm um sistema integrado de segurança via rádio, em um canal fechado, com algumas equipes da PM [Polícia Militar]. Essas equipes estão treinadas para atender apenas a chamados de vigilantes e porteiros. Dessa forma, se o porteiro vê alguém suspeito, passa um rádio para a equipe que está naquele bairro, e essa equipe, em poucos minutos, está no local para fazer a averiguação.”

Mais de 57 milhões de pessoas participaram do Dia do Desafio, no Continente Americano

O Dia do Desafio 2008, evento coordenado nas Américas pelo SESC São Paulo teve recorde de participação popular, mais de 57 milhões de pessoas de 3.487 cidades e 22 países do continente participaram do movimento. O sucesso do Dia do Desafio deve-se principalmente ao apoio crescente das mais diversas instituições de ordem pública e privada que tem auxiliado em fazer desse movimento um símbolo de envolvimento pessoal e social, com isso contribuiu para conscientizar e incentivar a comunidade para a prática regular de atividades físicas em prol da saúde e bem-estar.
As 1.427 cidades brasileiras participantes do Dia do Desafio mobilizaram 31.195.130 de cidadãos, o que representa 54,04 % do total de registros no Continente Americano. Para movimentar o maior número de pessoas as unidades do SESC, as diversas Prefeituras, Instituições e associações espalhadas pelo país junto aos parceiros locais, promoveram ao longo do dia 28 de maio, uma série de atividades tais como caminhadas, passeios ciclísticos, jogos e brincadeiras, recreação para crianças, adultos, pessoas da terceira idade, demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, judô e muitas outras atrações, sem contar as atividades realizadas em empresas como a ginástica laboral, entre outras.
No "desafio" entre as cidades, que poderia ser entre dois ou três municípios, sendo "vencedor" a cidade que mobilizasse o maior número percentual da sua população foi o ingrediente para agitar o Dia do Desafio. A competição entre as cidades é apenas o estímulo à participação. Neste "desafio", os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
O Dia do Desafio promoveu disputas acirradas como o "confronto" entre São Paulo contra a cidade equatoriana de Quito. Para se ter uma idéia a capital paulista registrou 23,53% de adesão do número total da população, Quito teve um envolvimento de 23,28% dos seus habitantes. Outra disputa interessante foi entre o Rio de Janeiro e a cidade texana de Houston, 21,23% x 16,50%, favorável aos cariocas. No confronto entre as capitais Porto Alegre versus Manaus, a cidade gaúcha superou a capital do Amazonas, com 60% de apoio dos seus moradores. Para saber detalhes dos confrontos acima e também o resultado das outras cidades envolvidas, pelo site www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio.
Em seu 13º ano no Continente Americano o Dia do Desafio propôs o tema "Esporte por uma comunidade ativa", que destacou a importância do esporte para consolidar novos grupos sociais, desencadeando as ações coletivas e atitudes de cooperação e motivou nas pessoas o prazer pela prática da atividade física. O Dia do Desafio que além de legitimar as ações que vêm sendo estimuladas ao longo desses anos tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, reforçando, desta forma, o caráter da educação permanente e da busca constante pela qualidade de vida, tendo em vista, entre outras coisas, a harmonia entre corpo e mente.

Arsenal extraviado de firmas de segurança poderia armar Polícia Civil de oito estados

Da Agência Brasil

Cerca de 17 mil armas foram extraviadas de empresas de segurança privada no Brasil desde 2003, por furto ou perda. A informação foi divulgada pela Coordenação Geral de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal.
O total extraviado nos últimos cinco anos equivale a todo o arsenal das Polícias Civis da Região Norte e do estado de Goiás (estimado em 17 mil pelo Ministério da Justiça). O número também supera o total de apreensões de armamento em todo o estado do Rio de Janeiro no ano passado (11.062 armas).
A Polícia Federal não é capaz de dizer qual o destino de todo esse armamento perdido ou furtado das empresas de segurança privada, mas, segundo o coordenador de Controle da Segurança Privada da instituição, delegado Adelar Anderle, é provável que parte das armas pare nas mãos de criminosos.
O extravio do armamento mantido pelas empresas privadas e seus vigilantes para as mãos de criminosos já havia chamado a atenção da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Armas, da Câmara dos Deputados, que encerrou os trabalhos no final de 2006. O relatório final da CPI revelou que, das mais de 10 mil armas apreendidas com criminosos e rastreadas pela Polícia Civil no estado do Rio de Janeiro, entre 1998 e 2003, 17% pertenciam a empresas de segurança privada.
De acordo com Anderle, o controle da Polícia Federal sobre essas armas é “rigoroso” e a maior parte delas armas sai das mãos dos vigilantes em assaltos em que os criminosos roubam os revólveres ou espingardas do segurança. Desde 2003, cerca de 15.400 armas foram extraviadas desta forma.
Ainda assim, os registros da Polícia Federal mostram que quase 1.500 armas extraviadas foram registradas simplesmente como “perdidas”. “Nesse caso, a gente abre inquérito em desfavor dos responsáveis pela empresa. Arma é um produto controlado, e o inquérito vai apurar se houve dolo ou culpa por parte dos responsáveis pelo controle dessas armas e munições”, afirmou Anderle.

Governo estuda reajuste no programa Bolsa Família

Por Renato Fernandes

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, disse hoje (3) que o governo estuda reajustar os valores pagos pelo programa Bolsa Família.

Para isso, deve encaminhar, ainda nesta semana, um estudo sobre o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os valores pagos hoje pelo Bolsa Família variam de R$ 18 a R$ 172 e não são reajustados desde julho de 2006.
"O benefício dela sofreu uma perda, foi corroído em 5% a 6%", disse o ministro, que está em Roma para participar da Conferência da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
Ainda não há decisão sobre o percentual de reajuste, mas o ministro destacou que é preciso manter o poder de compra dos beneficiários do programa. "O Bolsa Família tem o compromisso de assegurar, entre outras conquistas, o direito humano à alimentação", ressaltou Patrus.

Mais de três mil detentos ganham diploma

A Secretaria de Estado da Educação finalizou balanço sobre a aprovação em exame supletivo, que oferece diplomas de Ensino Fundamental e Médio aos aprovados. O supletivo é oferecido também a detentos. A boa notícia é que 3.182 presos passaram na prova, ganhando diploma ou atestado em determinadas áreas. O número é 26% superior ao de 2006, quando 2515 foram aprovados.
Em 2007 cerca de 4200 detentos fizeram o exame supletivo. As provas foram realizadas dentro das penitenciárias. A Secretaria verificou que os detentos foram melhor nas redações do que os participantes comuns.
"O crescimento nas aprovações aponta uma maior dedicação dos presos nas unidades. É importante dar oportunidade a todos. O supletivo é o caminho também para a reabilitação do encarcerado. Quando ele sair, vai ter mais chances no mercado", afirma a diretora de Supletivo da Secretaria, Elisabete Lunetta. "Os detentos vão melhor nas redações porque costumam escrever freqüentemente cartas aos familiares", ressalta.

Perfil dos participantes - Estudo da Secretaria mostra que a maioria (60,8%) dos que participam do exame supletivo pensa no futuro profissional ao tentar o diploma. Do total de participantes (105 mil compareceram), 60,8% prestaram a prova pensando no trabalho (24,2% querem ingressar no mercado de trabalho, 17% desejam voltar a trabalhar e 19,6% querem promoção no emprego). Outros 25,7% dos concorrentes prestaram supletivo para galgar novos níveis de escolaridade_ 13,5% têm motivos diversos.
O perfil dos candidatos do supletivo ainda demonstra que o maior percentual de candidatos tem idade entre 21 e 40 anos (65%) e renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (60,9%). Cerca de 55% dos 33 mil concorrentes prestaram o exame pela primeira vez. Aqueles que já foram reprovados outras vezes apontam a dificuldade das questões (42,6%) como o principal fator para o mau desempenho.

Diploma - Cerca de 70 mil pessoas foram aprovadas no exame supletivo da Secretaria de Estado da Educação. Eles podem retirar os diplomas nas escolas onde fizeram as provas até o fim de maio.
Os candidatos prestam o exame supletivo para concluir estudos em determinadas áreas. Cerca de 28 mil pessoas conseguiram o certificado de conclusão total do ensino e podem retirar o documento. Outras 42 mil pessoas aprovadas vão receber um atestado por terem passado em determinado nível (matemática, língua portuguesa, ciências etc).
Para receber o diploma ou atestado é preciso apresentar documento de identidade. Para o Ensino Fundamental os candidatos precisavam ter idade mínima de 15 anos. Para Ensino Médio somente podem participar da prova pessoas com no mínimo 18 anos completos.
Para ser aprovado o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do total de questões da prova de cada área. Para se aprovado na área de Linguagens e Códigos, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação, pois ambas são eliminatórias.

Férias na Biblioteca volta a acontecer em julho

A Biblioteca Municipal “Emílio Pedutti” informa que as atividades das “Férias na Biblioteca” voltarão a acontecer em julho. Segundo o estagiário da biblioteca, Cléberson Luis da Silva, a intenção é levar as crianças a conhecer empresas localizadas na área urbana de Botucatu e incentivar a prática da leitura.
Segundo ele, a segunda edição deverá seguir os mesmos moldes da primeira, quando as crianças inscritas participaram de atividades lúdicas, como: contação de história, oficinas de bonecos, jogos, brincadeiras e exibição de filmes e visitas às sedes dos poderes Legislativo, executivo e judiciário, finalizando as atividades com uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. “Decidimos que as atividades serão centradas apenas no município”, explica.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e tem o objetivo de oferecer mais um opção de lazer nas férias para crianças entre 8 e 10 anos. As atividades são realizadas duas vezes por semana.
As inscrições serão gratuitas, mas ainda não foram abertas. Informações na Biblioteca Municipal “Emilio Pedutti”, na Rua João Passos, 808, Centro, ou pelo telefone 3882-9636.

Cidade de Dois Côrregos promove Festival Internacional de Poesia

A cidade de Dois Côrregos, promove a segunda edição do Festival Internacional de Poesia, entre os dias 13 e 15 de junho, a promoção é da Prefeitura Municipal e Instituto Usina de Sonhos. O evento irá promover 16 atividades, entre palestras, mesas redondas, apresentações artísticas e saraus em torno do tema “Por um mundo mais poético”. O objetivo é discutir o lugar da poesia na vida moderna e como ela pode modificar visões de mundo.
Na programação, palestras com Raul Zurita, poeta chileno premiado que participará do Festival Internacional de Literatura de Berlim deste ano; Graciela Wencelblat, poetisa argentina com publicações traduzidas para o português e francês; Arnaldo Antunes, cantor, compositor, músico e poeta; Rafael Raposo, ator principal do filme em homenagem a Noel Rosa, “Poeta da Vila”, além de mesas redondas com estudiosos “as discussões deverão mostrar como a poesia pode mudar comportamentos, enriquecer a alma e criar uma cultura mais expressiva e aberta”, diz o empresário José Eduardo Mendes Camargo, fundador e presidente do Instituto Usina de Sonhos.
O evento começa no dia 13 com jantar de abertura e sarau. No dia 14, após abertura oficial, a poetisa argentina Graciela Wencelblat apresenta palestra sobre “A inquietude da poesia”, seguida de painéis sobre poesia nas escolas, poesia em outros segmentos sociais e centenário da morte de Machado de Assis. Em seguida, acontece uma sessão de declamações e depoimentos de participantes do projeto EntreVersos. A poetisa e educadora Teruko Oda encerra a manhã com uma palestra sobre haikai – forma poética de origem japonesa que valoriza a coesão e objetividade.
Na tarde do dia 14, o conferencista Fábio Lucas, da Academia Paulista de Letras (APL), fala sobre poesia moderna, seguido de uma mesa redonda comandada por Levi Bucalem Ferrari, presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE). Após um intervalo, o ator Rafael Raposo fala sobre sua participação no filme “Poeta da Vila” (do diretor Ricardo Van Steen), em que encarnou o compositor Noel Rosa, papel pelo qual foi reconhecido como “Ator do Ano” pelo SESI de São Paulo. A programação do dia se encerra com apresentações de poesia popular.
Na manhã do dia 15, uma palestra sobre “Espiritualidade na poesia”, com Ulisses Riedel, abre a programação, seguida de uma palestra do o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, falando sobre “Poesia e Literatura”. Quem fecha a programação é o poeta chileno Raul Zurita, que apresentará trechos de sua obra “A Nova Vida”. Às 12h haverá uma apresentação da Banda do SESI de Limeira, seguida de almoço.
Dois Córregos, fica no centro do Estado, tem cerca de 25 mil habitantes e há dois anos passou a promover a inclusão cultural por meio da poesia, por meio do projeto EntreVersos. A iniciativa apóia a produção de textos poéticos em escolas, indústrias, comércio, zona rural e penitenciária da cidade. O sucesso culminou na edição do primeiro festival, realizado no ano passado. O II Festival traz agora novas atrações.

Celina Borges faz show em Botucatu

Por Renato Fernandes

As festividades em comemoração ao centenário de criação da Diocese de Botucatu e 50 anos de Arquidiocese contará com a presença da cantora católica Celina Borges, no show de evangelização com Eugênio Jorge e Banda, que acontecerá no sábado, dia 7 de junho, a partir das 16h30.
No mesmo dia, acontecerá a Santa Missa Solene pelos 100 anos da Diocese e a solenidade de carimbo do dois selos comemorativos à data, um deles confeccionados pela própria Diocese e o outro pelo CCB - Centro Cultural de Botucatu. O lançamento filatélico acontecerá primeiro na Catedral de Santana e em seguida na sede do CCB, onde também acontecerá a abertura da exposição comemorativa ao cinqentenário e a projeção de um vídeo que mostra a chegada do 1º arcebispo de Botucatu, Dom Henrique Golland Trindade à cidade, em 1948. A projeção tem aproximadamente 3 minutos.
A cantora - Celina Borges é filha de musicista, nascida em Belo Horizonte, iniciou na música como professora de piano juntamente com sua mãe, aos treze anos de idade. Aos vinte anos, com a Renovação Carismática Católica, iniciou sua carreira com animação de grupos de oração e condução de ministérios de música.
Em 1996, gravou seu primeiro CD, intitulado “Deixe-me Nascer”, a partir daí começou a evangelização, não só em Belo Horizonte como também em outros estados do Brasil.
Em 1998, gravou o CD, “Chuva de Outono”, dando continuidade à sua vida missionária. Nesse período também esteve realizando algumas missões em Nova York, com a comunidade brasileira de lá.
Gravou em 2000, o CD “Tributo ao Grande Amor”. Esteve em Roma evangelizando e divulgando seu trabalho, fazendo até mesmo um clip da música que é a faixa 11 do referido CD “Duas Asas: Fé e Razão” (baseada na carta do Papa João Paulo II : Fides et Ratio).
Em 2003, lançou o quarto CD: “Diamante Lapidado”, com a participação de Dom Alberto Taveira, Padre Roberto Lettieri, Padre Jonas Abib e Padre Fábio de Melo.
Em setembro de 2004, lança seu quinto CD: “Backstage Intimidade”, que é uma coletânea dos outros trabalhos
Em 2005 fez uma turnê em Portugal, divulgando seu trabalho.

Programação completa do evento
• Dia 4 de junho
19h30 - Missa de Abertura do Congresso com Administração dos Sacramentos de iniciação cristã para adultos, na Catedral;
• Dia 5 de junho
19h30 - Santa Misa na Catedral - Investidura e Renovação.
• Dia 6 de junho
19h30 -Santa Missa na Catedral - Noite Eucarística.
• Dia 7 de junho
15 horas - Santa Missa Solene dos 100 anos da Diocese;
16h30 - Show de Evangelização com Eugênio Jorge e Banda com a presença de Celina Borges.
Dias 5 e 6 - Congresso eucarístico, no Centro Pastoral Arquidiocesano.