maio 26, 2008

Curta metragem "3 Pedras" em exibição no blog O Grito

Por Renato Fernandes

A Visual filmes, produtora do ator da Rede globo de Televisão, Domingos Meira e do produtor e câmera man, Paulo Furtado, ambos botucatuenses, disponibilizaram no Youtube o curta metragem "3 Pedras". Vídeo quer estreou em Botucatu em novembro de 2005, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
No curta o espírito de um soldado vagueia desorientado. Até recordar que foi um assassino cruel e enfrentar as conseqüências de seus atos.
O filme foi gravado no conjunto de morros conhecido como 3 Pedras, na divisa entre os municípios de Botucatu, Bofete e Pardinho, local onde se passa a história de um sargento (Domingos Meira), que perdido da guerra, segue desorientado tentando achar a saída para a vida e para a morte.
No caminho, ele recebe ajuda de guias como, o velho pescador (Ewerton de Castro), a mulher da cabana (Karina Barun) e a pintora cega (Talita Castro).
Durante todos esses encontros, os três guias mostram para o sargento que a saída está em um único lugar, no topo das Três Pedras.
Para fazer o filme foram usados aviões e bombas cenográficas para simular um ataque aéreo, durante a revolução de 32, na região.
A versão abaixo é recente. "Em breve vou disponibilizar o kabumm, e cenas de meu personagem na minissérie JK, paginas da vida e outros trabalhos", disse o ator.
Confira o filme nos três vídeos abaixo. O quarto vídeo aborda o trabalho de bastidores da equipe.








Lula afirma que a Amazônia brasileira tem dono

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (26) que a Amazônia brasileira tem dono, e pertence ao povo brasileiro.
“O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono e que o dono da Amazônia é o povo brasileiro, são os índios, os seringueiros, os pescadores, somos nós, que somos brasileiros, e que temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, é preciso diminuir as queimadas”, afirmou Lula no 20º Fórum do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio de Janeiro.
Segundo Lula, os países responsáveis por 70% da poluição do planeta ficam de olho na Amazônia como se o Brasil não tivesse condições de cuidar bem da floresta.
“Temos consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia, afinal de contas, lá moram quase 25 milhões de habitantes que querem ter acesso aos bens que nós temos no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer outro lugar. Por que essas pessoas têm que ficar segregadas? Eu penso que esse será o debate das próximas duas décadas”, afirmou.
O presidente disse que o Protocolo de Quioto faliu, e aqueles que tinham que tomar as medidas para cumprir o protocolo não chegaram a referendar o documento.
“Fomos nós que referendamos, e somos nós, com a utilização de 100% de etanol, que reduzimos ou tiramos do ar 800 milhões de toneladas de CO2. Somos nós, com o etanol e com o biodiesel, que estamos oferecendo ao mundo a certeza de que é possível construir um combustível não-poluente, e que poderemos avançar na construção de um etanol de segunda, de terceira geração”.
O protocolo foi assinado em fevereiro de 2005 para combater a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Bauru promove semana anti tabagismo

A Prefeitura Municipal de Bauru, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta semana uma campanha antitabagismo, devido ao “Dia Mundial Sem Tabaco”, comemorado em 31 de maio.
A Campanha, com o slogan “Ame a Vida – Diga não ao Fumo”, tem o apoio da Secretaria Municipal do Bem Estar Social e do Departamento de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP-Bauru).
Várias palestras educativas sobre tabagismo estão programadas até a próxima sexta-feira (30/05). As atividades tiveram início pelo CRAS do Jardim Ferraz, nesta segunda-feira (26/05).
Confira a agenda para a semana

27/05/08 - Terça-feira

CRAS Nove de Julho – 9h00
CRAS Ferradura – 14h00

28/05/08 - Quarta-feira
CRAS Nova Bauru – 14h00

29/05/08 - Quinta-feira
CRAS Santa Cândida – 14h00
Também na quinta-feira, 29/05, a UNIP realizará palestras aos usuários do Caps ad nos períodos da manhã e tarde

30/05/08 - Sexta-feira
NAF Jaraguá – 14h00

26/05/08 a 30/05/08
Centro de Convivência do Idoso (Bela Vista, Independência, Nova Bauru e Tibiriçá).

Em conformidade com as ações propostas para o controle do tabagismo no Brasil, as datas comemorativas são utilizadas como estratégia para chamar a atenção sobre o problema do tabagismo, que hoje é responsável por milhões de óbitos anuais em todo o mundo. O Brasil registra de 80 a 100 mil casos.

Pebolim em duplas já tem campeão e truco conhece classificados para quartas-de-final

A concentração é importante no dominó

Depois de uma disputa bastante acirrada, os Jogos Industriários do Sesi (JOIS 2008) conheceu seus vencedores na modalidade de pebolim em duplas. As disputas foram realizadas no domingo, dia 25, e contaram com a participação de 35 equipes.
Confirmando o favoritismo, Adauri e Luis Augusto, da Embraer, conquistaram o bi-campeonato da competição. Eles venceram na partida final Leandro e Tiago da Eucatex. Em terceiro ficou a dupla Jonas e José Maria, da Duratex, que passaram por Pablo e Marcelo, também da Eucatex.
Outra atração do final de semana foi o truco, modalidade que reúne mais de 100 duplas.
No sábado, dia 24, foram realizadas mais duas rodadas com 24 jogos e oito duplas garantiram passagem para às quartas de final. O dominó, que reúne 22 duetos, teve oito jogos válidos pela primeira rodada. Também foram realizados jogos de tênis, futsal, snooker e futebol.

MDS divulga lista de municípios que concluíram processo de adesão ao BPC na Escola

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela coordenação do Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), divulga nesta segunda-feira (26/05) a lista dos 2.286 municípios que concluíram, até a última terça-feira (20), o processo de adesão ao BPC na Escola, que tem como finalidade estimular o acesso à escola para as crianças e adolescentes de até 18 anos que recebem o BPC, assim como contribuir para a permanência delas na rede de ensino. O prazo para que os municípios manifestassem interesse pelo programa foi encerrado em 7 de maio de 2008, porém, a conclusão de todo processo de adesão vai até a próxima quinta-feira (29).
No valor de um salário mínimo, o BPC é pago mensalmente aos idosos com 65 anos ou mais, que não recebem aposentadoria, e às pessoas com deficiência (incapacitadas para a vida independente e para o trabalho). Em ambos os casos, a renda familiar per capita dos beneficiários tem de ser inferior a ¼ do salário mínimo. Atualmente, o MDS beneficia cerca de 2,7 milhões de pessoas com o BPC. No caso do BPC na Escola, as ações estão articuladas entre os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e da Saúde (MS) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.
A diretora do Departamento de Benefícios Assistenciais do MDS, Maria José de Freitas, afirma a importância da publicação da lista dos 2.286 municípios no Diário Oficial da União desta segunda-feira. “Com isso, torna-se público o compromisso assumido pelos entes federados com os objetivos do programa. Dessa maneira, eles se comprometem a aplicar questionário para identificar barreiras de acesso à escola e desenvolver ações conjuntas no sentido de superá-las”, diz.
Etapas – Após a etapa de adesão, os municípios, os Estados e o Distrito Federal devem aplicar questionário para identificar as barreiras de acesso à escola de crianças e adolescentes que recebem o BPC e o que impede a permanência delas na rede de ensino. Com base nos resultados desse questionário, serão definidas estratégias para que essas crianças e adolescentes tenham maiores possibilidades e condições de acesso à rede de ensino. Por exemplo, se houver a constatação de que há crianças e adolescentes que não freqüentam as aulas porque a escola não possui rampas de acesso, nesse caso, os municípios e os Estados têm a responsabilidade de investir em suas escolas de educação básica. Quanto ao Ministério da Educação, ele poderá suplementar – com apoio técnico e financeiro – projetos como os de adaptação dos prédios escolares.
Técnicos das áreas de educação, assistência social e de saúde serão capacitados para a aplicação do questionário, que foi elaborado pelo Grupo Gestor Interministerial do programa. O MDS repassará recursos que vão subsidiar os custos para a aplicação do questionário. O valor do repasse será proporcional ao número de beneficiários de cada município. Até junho, a portaria que define o repasse de recursos do MDS será publicada no Diário Oficial da União.

Para acessar a lista dos 2.286 municípios que concluíram o processo de adesão ao BPC na Escola até a última terça-feira, clique aqui.

Prorrogada campanha contra a gripe em idosos até sexta-feira

A campanha de vacinação contra gripe em idosos no município de Botucatu teve sua data prorrogada até a próxima sexta-feira, 30 de maio. As atividades tiveram início oficialmente no dia 26 de abril, com o objetivo de imunizar 80% da população com idade acima de 60 anos. Em Botucatu existem 14.036 pessoas nessa faixa etária. Desse montante, 9.187 foram vacinados, somando o percentual de 65, 4%.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, pessoas com idade entre 60 a 64 anos foram as que menos procuraram as unidades médicas. “A população nessa faixa de idade se mostrou um pouco mais resistente à campanha, ao contrário dos mais velhos, que foram mais acessíveis”, comentou Claudete Donini, Educadora em Saúde Pública.
Claudete acredita que a o resultado desse levantamento seja reflexo dos sucessivos anos de campanha, já incorporados pela população mais idosa. “A campanha já é realizada há 10 anos, o que leva a crer que ela já se tornou algo rotineiro do público mais idoso, que está ciente de seus benefícios. A população recém chegada aos 60 anos ainda tem a ilusão de que está livre da doença, o que é um erro”, completou.
A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas.
Campanha - O slogan utilizado pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação neste ano é: 'Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se'. Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

Três espetáculos agendados para a semana no Municipal

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci tem três espetáculos agendados para acontecer no decorrer desta semana. Serão duas peças teatrais e um espetáculo de dança. Os eventos fazem parte da programação cultural do mês de maio.
Brasileiro – Na próxima quarta-feira, 28 de maio, às 20h30, será encenada a peça “Policarpo Quaresma”. Os ingressos custam R$ 14, R$ 7 (meia e estudantes) e R$ 5 (bônus).
A história baseada no livro homônimo de Lima Barreto, trás Major Policarpo, um brasileiro sonhador, visionário e nacionalista ao extremo que deseja ver o Brasil tão grandioso quanto acredita que possa ser.
Exemplo disso está provado em seu requerimento endereçado ao congresso, sugerindo que a língua portuguesa seja substituída pelo tupi-guarani como idioma nacional.
Dança – No dia 29 de maio, quinta-feira, é a vez do espetáculo de dança “Por isso mente, cala, sente” subir ao palco do Municipal. O evento tem horário previsto para as 20h30, com ingressos vendidos a R$ 10.
O espetáculo trás ao público uma vitrine sobre como a mulher sente suas dúvidas, seus anseios e desejos, conflitos consigo e com o mundo ao seu redor.
De forma divertida e bem humorada, são recitadas poesias e textos de autores brasileiros que ajudam a entender melhor o mundo feminino.
Alvorada – No sábado, dia 31 de maio, o Teatro Municipal terá em cartaz a peça de teatro “Alvorada para a Vida”. A peça começa às 20h30 e o ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível.
O enredo narra a história da vida do policial militar, desde seu ingresso na corporação, mostrando seu dia-a-dia, desde a perda de um companheiro até o distanciamento da família.
É uma bela homenagem a essa legião de idealistas, comprometida com a defesa da vida e da dignidade da pessoa humana.
Os espetáculos culturais são uma promoção da Prefeitura de Botucatu. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004.

Botucatu se classifica em seis modalidades na Olimpíada Estadual

No último final de semana, mais de 100 pessoas, entre atletas e dirigentes, foram para Marília participar da 17º Olimpíada Estadual da 3ª Idade. A competição reuniu 33 cidades de todo o Estado de São Paulo.
Os jogos aconteceram em caráter eliminatório, isto é, a derrota em apenas um jogo desclassificava a participação nas próximas rodadas. Botucatu disputou em 15 modalidades, e classificou-se em seis: atletismo, marcha atlética, buraco, natação, basquetebol e tranca. A coreografia também participou da Olimpíada, mas em título de apresentação.
“Nós ficamos alojados no Sesi e tudo correu muito bem. Os atletas participaram com muita garra e determinação e atingiram bons resultados. A participação dos atletas na Olimpíada serviu também como um preparatório para os Jogos Estaduais do Idoso, que acontece em junho, na cidade de São José dos Campos”, enfatiza a professora da Secretaria de Esportes, Mariuza de Carvalho.


Confira o nome dos atletas que foram classificados:

Atletismo masculino
Sebastião Aparecido Ferreira – 1º lugar
Octacílio César Nascimento – 3º lugar
Valdemar dos Santos – 5º lugar

Atletismo feminino
Nair Martins Souza – 3º lugar
Maria Nair Moretti Belini – 1º lugar
Antonia Soler dos Santos – 4º lugar

Marcha atlética – equipe vice-campeã
Sebastião Aparecido Ferreira
Octacílio César Nascimento
Valdemar dos Santos
João Cecílio Neto

Buraco masculino – dupla vice-campeã
Abílio Miguel
Carlos Eloi Pereira

Natação
Francisco Moura – 2º lugar
Therezinha da Glória Borba – 2º lugar
José Augusto Cardoso – 1º lugar
Antônio Sérgio De Pieri – 3º lugar
Edson Berlani – 1º lugar

Basquetebol
Vera Alice Rebello – 1º lugar

Tranca Masculina – dupla campeã
José Ferrúcio Varoli Aria
Abílio Miguel

Tranca Feminina – dupla vice-campeã
Therezinha da Glória Borba
Ivone Marques dos Santos

BFC/Prefeitura derrota América e segue invicto no Paulista de Futebol Feminino

A equipe do Botucatu Futebol Clube/Prefeitura esteve em São José do Rio Preto no último sábado, dia 24 de maio, e conquistou um grande resultado diante do América FC/Juventude, no duelo válido pela 7ª rodada do Campeonato Paulista Feminino – 1ª Divisão.
A partida foi disputada no Estádio Benedito Teixeira e terminou com a vitória botucatuense por 1 a 0, com gol da meio-campista Dani, que acabou com os 100% de aproveitamento das adversárias na competição.
Com os três pontos somados, o time comandado pelo técnico Edson Castro assumiu novamente a liderança da chave 1 e segue invicto no torneio, após cinco vitórias e um empate.
O próximo jogo do BFC/Prefeitura está marcado para o dia 31 de maio, mais uma vez fora de casa, contra a representação de Lorena. O confronto será realizado no Estádio Centro Social Urbano, a partir das 15 horas.
Mais informações sobre o Campeonato Paulista de Futebol Feminino – 1ª Divisão podem ser conferidas no site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Futsal de Botucatu enfrentou Pinhal e Orlândia pelo Paulista do Interior

O futsal de Botucatu, representado pelas equipes da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entrou em quadra nos dias 21 e 24 de maio para a disputa de duas rodadas válidas pelo Campeonato Paulista do Interior.
Na quarta-feira, 21, os times botucatuenses conquistaram resultados positivos diante da Pinhalense, jogando no Ginásio II da Veterana. No primeiro duelo da noite, o sub-20 goleou por 8 a 4, e em seguida, o principal venceu por 6 a 5.
Já no sábado, 24, os atletas de Botucatu viajaram até Orlândia para enfrentar a Intelli/Topper, líder da chave “B”. As partidas foram realizadas no Ginásio Maurício Moraes e terminaram com vitória para os donos da casa por 7 a 2 e 6 a 3 nas categorias juvenil e adulta, respectivamente.
Após estes resultados, a equipe comandada por Paulo Barros chegou aos 27 pontos e ocupa a vice-liderança na tabela de classificação, garantindo vaga na próxima fase com uma rodada de antecipação. Já o grupo dirigido por Leandro Fadel soma 11 pontos e está na penúltima posição, precisando vencer os dois próximos compromissos, para não depender de outros resultados.
O próximo compromisso de Botucatu no Campeonato Paulista do Interior de Futsal está marcado para dia 31 de maio, na cidade de Jaboticabal, contra os donos da casa. Os duelos acontecem a partir das 18h30, com o sub-20, e às 20h30, com o adulto.
No dia 03 de junho, a equipe adulta volta a jogar, desta vez em casa, contra Itapeva, em jogo que foi anulado pela Federação Paulista de Futsal. A equipe botucatuense perdeu o jogo, porém, houve erro da arbitragem e a partida será realizada novamente.
Mais informações sobre a tabela de classificação e jogos podem ser conferidas no site www.futsal.com.br.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Equipe infantil feminina de Botucatu segue invicta na Liga Regional de Handebol

As equipes femininas infantil e adulta de Botucatu disputaram mais uma rodada da Liga Regional de Handebol no último domingo, 25 de maio, realizada na cidade de Jaú.
No primeiro confronto, o time infantil venceu as donas da casa por 15 a 09 e manteve os 100% de aproveitamento na competição, com gols de Hélen (6), Ana Paula (3), Laís (2), Dariane (2), Amanda e Má Leme.
Na seqüência, a representação adulta acabou derrotada por Boracéia por 11 a 10, perdendo a invencibilidade no torneio. “Foi um jogo atípico onde os erros de ataque da nossa equipe prejudicaram o resultado final. Abrimos uma boa vantagem no início, mas as adversárias vieram com um time reformulado e experiente e nossa falta de pontaria fez com que perdêssemos a liderança do grupo”, explicou o técnico José Nélson.
A próxima partida de Botucatu na Liga Regional de Handebol será válida pela categoria infantil no dia 1º de junho contra Bauru. O duelo acontece na cidade de Avaré, no Ginásio de Esportes “Tico do Manolo”, às 11 horas.
Esporte Comunitário - As equipes de handebol de Botucatu fazem parte do Projeto Esporte Comunitário, desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Botucatu, e contam com o apoio de Zé do Queijo, Cecol e Serv Fone.
As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira no Ginásio Municipal de Esportes. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria de Esportes de Botucatu ou pelos telefones (14) 3882-6261/3882-8100, com o professor José Nelson.

Quarta-feira é o Dia do Desafio

Botucatu participa nesta quarta-feira, 28 de maio, da 13ª edição do Challengey Day – Dia do Desafio, promovido pelo SESC/São Paulo. O evento é realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Mais uma vez, Botucatu vai desafiar uma cidade de outro país. Trata-se da cidade venezuelana de Machiques, que tem uma população de 109.643 habitantes.
O Dia do Desafio tem por objetivo fazer com que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
O evento propõe que cidades do mesmo porte estabeleçam uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação. Para este ano, o Dia do Desafio tem como tema “um dia de atividade física para incentivar um hábito saudável”.
Botucatu soma 12 vitórias no Challenge Day. No ano passado, levamos a melhor sobre a cidade mexicana de Acuña.
A Secretaria Municipal de Esportes agendou diversas atividades para esta data. Na Praça da Catedral serão feitas apresentações de karatê, skate, ginástica rítmica, moutain bike, judô, karatê, jiu-jitsu. Também serão instalados brinquedos infláveis gratuitos como cama elástica, tobogã inflável e piscina de bolinha.
No Ginásio de Esportes serão realizadas atividades de ginástica rítmica, ginástica para adultos, futsal, vôlei, handebol, judô e jiu-jitsu. No Estádio Municipal também serão desenvolvidas atividades de ginástica, atletismo e futebol.
É importante que os clubes, escolas, academias, clubes de serviços e outras instituições participem do evento. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas o hábito saudável de praticar uma atividade física. Pode ser caminhada, corrida, natação, tênis, futebol, entre outras. O mais importante é a pessoa praticar alguma atividade física”, comentou o secretário de Esportes.
Outras informações sobre o Challenge Day podem ser obtidas através do telefone 3882-8100.

HC da Unesp de Botucatu abrigará o projeto Revisteca da Editora Abril

Na próxima quarta-feira, dia 28, às 10h, no saguão da entrada principal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, será realizada solenidade de instalação do projeto “Revisteca Abril” e, por intermédio do qual, a Editora Abril destinará exemplares de suas publicações a espaços de leitura nas dependências do HC.
Pelo projeto, a Editora Abril, e a sua representante para Botucatu, a Toledo & Pires Distribuidora, fornecerão exemplares dos seus 70 principais títulos, para que sejam disponibilizados aos pacientes e familiares dos vários serviços do Hospital das Clínicas.

Sessão Solene comemora 43 anos da FCA

Nesta segunda-feira, dia 26 de maio, aconteceu a Sessão Solene da Congregação em comemoração aos 43 anos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Presidida pelo diretor da Faculdade, professor Leonardo Theodoro Büll, a solenidade teve início com a colação de grau dos alunos formados no meio do ano nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Na seqüência, os docentes e servidores técnico-administrativos que completaram 25, 30 e 35 anos de serviços prestados à Faculdade, foram homenageados com o diploma de honra ao mérito. “A FCA é reconhecida entre as melhores faculdades de Agronomia e Engenharia Florestal do país”, afirmou o professor Carlos Gilberto Raetano, do Departamento de Produção Vegetal. “Todos têm sua parcela de contribuição na superação das dificuldades e na busca por novos desafios. Essa família depende da tolerância, da paciência, da responsabilidade e da sabedoria de todos”.
O professor Büll ressaltou que, além do aniversário da Faculdade, a data marca os 20 anos da criação do curso de graduação em Engenharia Florestal e os 40 anos de formatura da primeira turma do curso de Agronomia da Faculdade. “Há que se relembrar a luta heróica daqueles 20 candidatos, considerados excedentes no processo de seleção dos curso de Agronomia da Esalq/USP de 1965. Com muita determinação criaram uma nova escola de ciências agrárias e venceram com bravura os obstáculos que lhes foram colocados”.
O professor Büll fez questão de reafirmar a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da FCA. “Qualquer que seja o indicador adotado, a Faculdade certamente estará entre as primeiras do país. Todo esse grau de desenvolvimento é fruto do nosso qualificado corpo de professores, muitos reconhecidos internacionalmente, e de nossos servidores técnico-administrativos, categoria que se consagra como um dos pilares das atividades da instituição”.
A invejável estrutura à disposição dos alunos e pesquisadores também foi lembrada por ele. “Com as recentes melhorias em nossa central de aulas, a inauguração do Laboratório Didático de Informática e a conclusão para breve do Laboratório de Topografia e Sensoriamento Remoto podemos assegurar que todas as demandas acadêmicas de nossa escola estão atendidas”.
Depois de agradecer a Prefeitura Municipal pelas recém iniciadas obras de duplicação da avenida de acesso ao Lageado, o diretor da FCA cumprimentou toda a comunidade da Faculdade. “Parabéns a todos nós da família FCA”.

Cresce a violência nas estradas de São Paulo no feriado prolongado

Da Agência Brasil

A Polícia Rodoviária Estadual registrou 1.164 acidentes nas rodovias estaduais de São Paulo durante o feriado prolongado de Corpus Christi. O número é 8% maior do que o total de ocorrências verificado no mesmo período do ano passado.
Os acidentes causaram 50 mortes este ano, o mesmo número verificado em 2007. Ao todo, 671 pessoas ficaram feridas, das quais 180 sofreram lesões graves. No ano passado, o número de feridos chegou a 601.
Os casos de motoristas flagrados bêbados ao volante também aumentou no período. A Polícia Rodoviária Estadual autuou 42 pessoas por embriaguez, 20% acima do total relativo ao feriado de Corpus Christi em 2007.
Incluindo outras infrações, foram registradas 12.323 autuações e recolhidos 490 veículos. Os policiais ainda apreenderam 257 carteiras de habilitação e 1.937 documentos de veículos.

Fim das Farc pode estar próximo

Agência Brasil

O ministro de Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o fim das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que tem 44 anos de existência, pode estar próximo. Foi o ministro quem revelou, no último sábado (24), a notícia da morte do líder da guerrilha, Manuel Marulanda. As informações são da BBC Brasil. "As Farc estão no seu pior momento”, disse. “Por isso, pedimos que se desmobilizem, porque sua luta não tem sentido”, afirmou ontem (25), durante entrevista coletiva em Bogotá.
A morte de Marulanda foi confirmada pelas Farc ontem. De acordo com o comunicado da guerrilha, o líder morreu depois de um ataque cardíaco. Uma hipótese levantada pelo governo colombiano foi de que o líder teria sido vítima de três bombardeios ocorridos no mesmo dia, na região onde ele supostamente se encontrava.
Segundo o ministro, o Exército colombiano vai intensificar as operações de combate à guerrilha na selva. Ele garantiu que as ações têm como objetivo não apenas a localização de Alfonso Cano, que assumiu o posto de Marulanda, mas de todos os membros do secretariado da guerrilha, considerados pelo governo colombiano “alvos de alto valor”.
Com a morte de Marulanda, sobe para três o número de mortos que faziam parte do secretariado – instância máxima de mando das Farc, formada por sete guerrilheiros. No dia 1º de março, Raúl Reyes morreu em uma operação militar colombiana em território equatoriano. Uma semana depois, Iván Ríos foi assassinado por um guarda-costas.
"Os outros, que não quiserem contar com a mesma sorte, abram os olhos, aproveitem essa oportunidade, porque vamos continuar com essas operações com igual ou mais intensidade”, ameaçou o ministro.
Apesar das declarações do governo colombiano, a guerrilha afirma que não irá retroceder. "Juramos, diante da tumba de nosso comandante, que a luta continuará. Comandante Manuel Marulanda, morrer pelo povo é viver para sempre”, diz o comunicado lido pelo representante das Farc.
O número um das Farc tinha 78 anos e foi um dos fundadores do grupo armado, em 1964. O sucessor de Marulanda, Alfonso Cano, nasceu no dia 22 de julho de 1948, é antropólogo e considerado um dos principais ideólogos das Farc.

Estudantes têm até sexta-feira para se inscreverem no Enem

Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 terminam na próxima sexta-feira (30). A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h.
Podem participar do exame estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já concluíram. As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios ou pela internet.
No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber as fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na escola, preenchê-las e entregá-las em uma agências dos Correios. A inscrição é gratuita para alunos das escolas públicas.

Depois da morte de líder das Farc, mãe de Ingrid Betancourt perdoa o guerrilheiro

Agência Brasil

Após a confirmação da morte do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, a mãe de Ingrid Betancourt, Yolanda Pulecio, afirmou que perdoa o guerrilheiro, apesar de “toda a dor” provocada pelo seqüestro da filha. As informações são da agência argentina Telam.
“Não me alegro pela morte de ninguém e a única coisa que peço a Deus é que o perdoe. Eu os perdôo [membros das Farc] apesar de toda a dor que têm me causado.”
Durante um ato público na cidade de Cúcuta, na Colômbia, outros familiares de seqüestrados pelas Farc se mostraram esperançosos com a escolha de Alfonso Cano como substituto de Marulanda no comando da guerrilha.
Cano é considerado membro da ala política das Farc e, ao assumir a liderança do grupo, é possível que busque acordos com o governo colombiano.
“Esperamos que não seja uma linha mais dura. O importante é que ele [Cano] abra espaço definitivo para a paz na Colômbia e para o acordo humanitário. Que nos entregue, vivos, nossos familiares”, disse Marleny Orjuela, diretora da Associação Colombiana de Familiares Membros da Força Pública, Reféns e Liberados por Grupos Guerrilheiros.

INSS começa a pagar benefícios de até um salário mínimo

Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (26) os benefícios dos segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartões de pagamento com final um, sem considerar o dígito. Até a próxima sexta-feira (30), serão pagos 8,5 milhões de benefícios para os segurados com cartões com finais de 1 a 5 e que recebem o piso.
Entre os dias 2 e 6 de junho, receberão os benefícios os demais segurados, tanto os que ganham até um salário mínimo e têm cartões de pagamento com finais de seis a zero, quanto dos que recebem acima do salário mínimo e têm cartões de pagamento com finais de 1 a 0.
O segurado que tiver dúvidas sobre o calendário de pagamento ou sobre o valor do benefício pode ligar para a Central 135. Ao ligar, ele deve informar o número do benefício ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Aluno de escola estadual de SP ganha tri-campeonato em olimpíada nacional de matemática

Os alunos da rede estadual paulista conquistaram 402 medalhas - 26 de ouro, 71 de prata e 304 de bronze - na III Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2007. Mas o destaque é Gerson Tavares Camara de Souza, aluno da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, que conseguiu medalha de ouro em todas as três edições do campeonato.
Estudante do período noturno da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, de São Paulo, Gerson, 17 anos, conquistou medalha de ouro em 2005, 2006 e 2007. Cada medalhista de ouro receberá um celular. Os de prata e bronze receberão, além da medalha, uma calculadora científica (os de prata e bronze receberão, além da medalha, uma calculadora científica) A cerimônia de premiação no Estado será realizada neste sábado, 24 de maio, às 15h, no Memorial da América Latina.
Gerson freqüenta curso de iniciação científica oferecida pela equipe da OBMEP aos sábados, trabalha o dia todo e cursa o Ensino Médio à noite. "É um aluno excelente. Faz a diferença. Aproveita os recursos que a escola oferece e se esforça bastante", diz a vice-diretora da escola, Edna Mazucato Grangeiro.
São Paulo ficou em 2º lugar na disputa nacional. Trezentas e trinta e seis escolas estaduais paulistas obtiveram ao menos uma medalha. O total de escolas estaduais inscritas foi de 3.779 unidades.
A OBMEP é voltada para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. A disputa por prêmios ocorre de acordo com a classificação em provas que avaliam conhecimentos de álgebra, equações simples e compostas, trigonometria e frações, entre outros conteúdos adaptados aos níveis dos estudantes. Participam escolas públicas federais, estaduais e municipais de todo o País. O evento é uma promoção do governo federal em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Em 2007, a Olimpíada contou com a participação de cerca de 17 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros.

Competição
Os competidores são divididos em três níveis e participam de duas fases eliminatórias. Na primeira etapa, são aplicadas provas objetivas de 20 questões que o aluno realiza na própria escola. A correção é feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP. Na segunda etapa, participam 5% dos estudantes com melhor desempenho na 1ª fase, em cada nível. A prova é discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela organização da olimpíada.
Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação cientifica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de data-show e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.