maio 20, 2008

"Indiana Jones" tem pré-estréia em Botucatu

Trailer do canal de Ph0nx7749


O filme "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" tem pré-estreia agendada para quarta-feira, dia 21 de maio, em Botucatu, no Cine Nelli, em sessão às 20 horas. O filme é dirigido por Steven Spielberg e produzido por George Lucas, masrcando ainda o retorno de Harrison Ford no papel principal depois de quase 20 anos.
O roteiro do filme foi escrito por David Koepp, que ambientou o filme no ano de 1957, no auge da Guerra Fria. No lugar dos nazistas, aparecem os agantes da KGB russa como os grandes vilões.


Leia Mais sobre esse tema

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal entra em cartaz dia 21

Campanha de Vacinação termina nesta quarta-feira

A Campanha de Vacinação contra gripe em idosos foi prorrogada em Botucatu pela Secretaria Municipal de Saúde até esta quarta-feira, 21 de maio. Antes, o término estava previsto para o dia 09 de maio, mas a porcentagem estabelecida de imunizar 80% da população acima dos 60 anos não foi alcançada.
Até segunda-feira, 19 de maio, 8.919 idosos que correspondem a 63,5% do número total, que é de 14.036, se dirigiram aos Postos de Saúde ou Unidades Móveis para receberem a vacina.
A educadora em Saúde Pública, Claudete Donini, reforça o convite. “Ainda dá tempo de procurar uma Unidade de Saúde e tomar a vacina. Pedimos também que os familiares convençam e levem os idosos porque após esse dia, a Campanha será encerrada e somente estará disponível no próximo ano”, explica.
A Campanha de Vacinação teve início em todo o Brasil no dia 26 de abril com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”, utilizado pelo Ministério de Saúde, e tem por objetivos reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

NAPE desenvolve projeto de educação com bilingüismo

O NAPE - Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”, vem desenvolvendo em parceria com as escolas da rede municipal, um projeto de educação com bilingüismo. O projeto visa apoiar a inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, através da inserção de interprete de Libras no contexto escolar. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas Professora Luíza de Campos Avellar Pires, Nair Fernandes Leite Vaz e Rafael de Moura Campos.
As aulas são interpretadas em libras por Ana Paula Rodrigues, que intermedia a comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo. Marise Scarpelini, professora da sala de recursos do NAPE, realiza as adaptações curriculares necessárias. Também estão envolvidos professoras, direção, coordenação das escolas e fonoaudiólogas.
Didática -
O objetivo didático do projeto de educação com bilingüismo é propiciar condições para que o aluno surdo adquira maior conhecimento de mundo e de língua, tendo um intérprete de Libras no contexto de sala de aula.
Dessa maneira o aluno terá a possibilidade de apreender os sinais corretamente e o uso de todos os recursos que a Libras oferece, garantindo uma melhor possibilidade de acesso à Educação.
Estrutura -
O NAPE oferece atendimento especializado para alunos com deficiência auditiva ou visual. Nas instalações do Núcleo encontram-se salas equipadas com computadores, livros, brinquedos pedagógicos e para atendimento psicológico.
As atividades desenvolvidas dentro do núcleo objetivam a utilização de recursos para iniciar e facilitar a inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais – deficientes auditivos ou visuais.
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira” está localizado à Rua Amando de Barros, 1.520, Centro.

Suposto leão de de Bady Bassit pode ter atacado bezerros

Do canal de Paulopes


Os moradores de Bady Bassit estão com medo, um suposto leão está assustando a população da zona rural da pacata cidade da região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
A criatura surgiu no final de abril e aparentemente já fez suas primeiras vítimas atacando dois bezerros de uma propriedade rural de José Bonifácio.
Um novilho foi morto e outro ficou ferido. Autoridades policias e ambientais fazem rondas constantes para encontrar o felino.

Futsal de Botucatu enfrenta Pinhal pelo Paulista do Interior nesta quarta-feira

O futsal de Botucatu, representado pelas equipes Sub-20 e principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entra em quadra para enfrentar a Pinhalense na noite desta quarta-feira, 21 de maio, pelo Campeonato Paulista do Interior.
Os jogos serão realizados no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, com entrada franca aos torcedores.
Na primeira partida da noite, às 18h30, a equipe Sub-20 busca a nona vitória na competição e a classificação de forma antecipada, faltando duas rodadas para o término da primeira fase.
Até aqui, o grupo dirigido por Paulo Barros sofreu apenas uma derrota em dez confrontos, somando 24 pontos e ocupando a vice-liderança da chave “B”, atrás da Intelli/Orlândia, com a mesma pontuação, porém, um jogo a menos e melhor saldo de gols.
Em seguida, a partir das 20 horas, o time principal luta por mais três pontos para manter viva a chance de passar à seqüência do torneio. Os atletas comandados por Leandro Fadel conquistaram 8 pontos em oito partidas disputadas, estando na penúltima posição da chave “B”.
Mais informações sobre o Campeonato Paulista de Futsal do Interior podem ser conferidas através do site www.futsal.com.br.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Botucatu participa da Olimpíada Estadual da 3ª Idade

Botucatu participa neste sábado e domingo, em Marilia, da 17ª Olimpíada Estadual da 3ª Idade. O evento vai reunir diversas cidades do Estado e as disputas vão acontecer nas dependências da Unimar.
Botucatu vai competir com uma delegação de aproximadamente 100 pessoas, entre dirigentes e atletas. Os atletas botucatuenses vão em busca de medalhas nas modalidades de vôlei, atletismo, buraco, dominó, bocha, natação, truco, futsal, futebol suíço, dança de salão, bola ao cesto, damas, xadrez, tranca e coreografia.
JEI – Botucatu está se preparando para participar, de 11 a 15 de junho em São José dos Campos, dos Jogos Estaduais do Idoso. Nossa cidade vai disputar as modalidades de coreografia, atletismo, truco, natação, buraco, tênis de mesa feminino e xadrez feminino.

Trivial FC conquista título do Sub-21

A equipe do Trivial FC conquistou no último domingo, dia 18 de maio, o título do 7º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-21, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela ABAF – Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol.
No jogo final, realizado no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz, o Trivial FC superou a representação do Monte Mor FC por 2 a 0, gols de Isac e Tifú. Apitou a partida Laércio Marioto, auxiliado por Benedito Antonio de Souza e Raimundo Rivellino.
Na decisão do 3º lugar, o Beira Rio FC venceu a equipe do Unidos de Botucatu por 3 a 1, gols de Danilo, Willian e Wagner, enquanto Adriano descontou. Claudemir Mariotto apitou o jogo auxiliado por Francisco Amâncio e Niltonei Costa.
A equipe do Trivial FC teve o melhor ataque da competição com 26 gols, a melhor defesa com apenas 7 gols sofridos e o principal artilheiro, Tifu com 9 gols.

Demônios da Garoa faz show em praça pública

Em comemoração ao 46 anos da Rádio Municipalista de Botucatu, acontecerá no próximo sábado, dia 31 de maio, a tradicional apresentação musical na praça Emílio Pedutti, o Bosque. Este ano a festa será marcada pela apresentação do grupo de samba "Demônios da Garoa".
Além do grupo paulistano, devem marcar presença nas comemorações da emissora artistas locais e convidados cativos como Lourenço e Lorival e Mococa e Paraizo. A entrada para o público será gratuita.
Os Demônios da Garoa é um grupo musical brasileiro, grande intérprete de Adoniran Barbosa, com mais de 60 anos de existência.
Surgiu na década de 1940 com o nome de "Grupo do Luar". Em 1943, cantando pela primeira vez no rádio, venceu um concurso de calouros.
O bom humor tornou-se a marca registrada do grupo. Em 1965, com mudanças na formação original, gravou Trem das Onze, a marca registrada do grupo, conjuntamente com "Iracema", "Saudosa Maloca", "O Samba do Arnesto", "As Mariposa", "Tiro ao Álvaro", "Ói Nóis Aqui Trá Veiz", "Vila Esperança" e "Vai no Bexiga pra Ver".
O grupo vendeu mais de dez milhões de cópias distribuídos em 69 compactos simples, seis compactos duplos, 34 LP’s e 13 CDs ao longo de sua carreira.
Em 1994, os Demônios da Garoa entraram para o Guinness Book - Livro dos Recordes Brasileiro, de onde não mais saíram, como o "Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade", além de receberem o disco de ouro pelo álbum 50 Anos.
O show dos demônios da Garoa deve começar entre as 20 e 21 horas.
Informações pelo telefone: (14) 3882-3266.

Prefeitura indica área para doação ao novo prédio do Fórum

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré indicou uma área de 14.726, 43 metros quadrados para ser doada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O terreno fica na Avenida Itália, no Jardim Europa, próximo à Escola Federal e será usado para a a construção do Fórum da cidade.
A doação atende ao ofício do juiz de direito Fábio de Souza Pimenta.A prefeitura deverá encaminhar o Projeto de Lei que visa a regularização da área para a doação à Câmara Legislativa do município.

Laranjal Paulista ganha seu primeiro Museu

Para celebrar o Dia do Museu, 18 de maio, a SEJEL através de sua coordenadoria de Turismo, inaugurará o Museu do Tropeiro - “Esse Museu vem para preservar e dar continuidade à história da cidade e sua origem tropeira que está diretamente ligada à formação do Município” – declara a coordenadora Maria Celeste Alves Festa.
O museu do tropeiro está situado na Casa do Turismo, à Rua Suaidan Abud, 100. As peças foram doadas pelas famílias Casa Grande, família Henrique, família Mendonça (Calú do criatório Ximbó), pelo Sr. Dito Souza, dentre outros.
As peças estão sendo devidamente catalogadas, registradas e fotografadas, dentre elas estão: carro de boi, engenho de cana, canga de boi, ferro de passar a brasa, máquina de costura, máquina de moer carne, de debulhar milho, fotos antigas, berrante, etc....
A festa no domingo 18 começará a partir das 10h00 com “Cururu” no Ginásio Municipal de Esportes, inauguração as 11h00 na Casa do Turismo e a partir das 13h00 “Encontro Sertanejo” com talentos laranjalenses até as 18h00 também no Ginásio de Esportes.
A coordenadora Celeste está empenhada para que se oficialize essa data através de um decreto municipal como o Dia do Museu, 18 de maio, e faça parte do calendário oficial da cidade, assim o patrimônio será preservado para que os turistas tenham mais um ponto de visitação e para que os jovens conheçam e valorizem as raízes e a história do Município.

Inscrições do concurso público na área médica continuam abertas em Bauru

A Prefeitura Municipal de Bauru continua com as inscrições abertas para o concurso público destinado ao preenchimento de vagas de 8 especialidades médicas: Ginecologia, Clínica, Pediatria, Psiquiatria, Cirurgia, Ortopedia, Homeopatia e Sanitarista.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio.
O local das inscrições é o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, na Avenida Nuno de Assis, 14-60, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Para jornada de 20 horas semanais
, o salário é a Referência 20-A (R$ 1.216,55), mais adicional especial de saúde de 80% para os profissionais que forem atuar nas Unidades Básicas de Saúde e de 125% para os que forem atuar em Urgência e Emergência, além de vale compra mensal de R$ 160,00.
Para jornada de 10 horas semanais
, o vencimento é de 50% da Referência 20-A, mais adicional especial de saúde de 80% para os profissionais que forem atuar nas Unidades Básicas de Saúde e de 125% para os que forem atuar em Urgência e Emergência, além de vale compra mensal de R$ 160,00.
Os candidatos devem possuir curso superior em medicina, inscrição no CRM e título de especialidade. Para inscrição, é necessário apresentar original e cópia da Cédula Oficial de Identidade (RG) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00, que deverá ser depositada em dinheiro, diretamente nas agências do Banco do Brasil, Conta nº 73.100-5, Agência nº 2980-7, Código 186, da Prefeitura Municipal de Bauru. Ficam isentos do pagamento de taxa de inscrição os que comprovarem doação de sangue, no mesmo ano, em hospitais públicos ou privados do Município.
A prova escrita está prevista para o dia 8 de junho, na sede do Departamento de Saúde Coletiva, na Rua Lisboa Júnior, 2-66, ao lado do Hospital de Base.
O edital completo do concurso público está disponível na edição de 10/05 do Diário Oficial de Bauru.

Novos servidores assumem seus postos na Câmara Municipal de Botucatu

Decorrido pouco mais de 60 dias, o processo seletivo para o preenchimento de vagas existentes no quadro de servidores do legislativo já foi homologado pela presidência, e os primeiros colocados já assumiram as vagas a que concorreram.
Com a recente nomeação de três novos servidores para atuarem junto ao corpo administrativo da Câmara, na condição de assistente administrativo e a breve nomeação de um motorista, o quadro de pessoal contará com 16 funcionários efetivos, além de 1 adolescente aprendiz, 2 assessores jurídicos e 1 assessora de imprensa.
"Esclarecemos que nossa preocupação foi constante, ou seja, desde a contratação da empresa responsável pela organização e execução do processo até o acompanhamento e fiscalização de cada uma das fases, tudo pra garantir a lisura que se espera de um concurso público. Do universo de 1008 candidatos inscritos, foram selecionados aqueles que, por seus próprios méritos, obtiveram os melhores resultados. Diante do resultado positivo do processo seletivo, só nos resta integrar os novos servidores à equipe atual, a fim de proporcionarmos condições favoráveis ao bom desempenho da função de cada um dentro da organização", explica Silmara Ferrari de Barros, Diretora Técnico-Administrativa da Câmara Municipal.
Aproveitando a fase de integração dos novos servidores e dando continuidade no programa de desenvolvimento de recursos humanos que ao longo dos anos realizamos, já estão programadas atividades voltadas à capacitação profissional de nossa equipe, sendo que a primeira delas será na tarde do dia 21 de maio.
"Graças ao incentivo e apoio da presidência, estamos sempre buscando por alternativas que nos auxiliam no dia a dia.
Acredito que através da capacitação e do aprimoramento da qualificação profissional de nossa equipe, com certeza estamos motivando-a para trabalhar com mais eficiência e com espírito de cooperação, o que propicia ganhos para a administração e, conseqüentemente, para a comunidade que servimos", Conclui Silmara Ferrari de Barros.

Unesp abre inscrições para vestibular

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) tem inscrições abertas até o dia 9 de junho para seu vestibular de meio de ano. A taxa é de R$ 100,00 e as inscrições devem ser feitas apenas pelo site da Vunesp.
São oferecidas 630 vagas divididas nos seguintes cursos: Agronomia, Zootecnia, Administração, Geografia, Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, e Engenharia de Produção.
As provas são de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa estão marcadas para os dias 6, 7 e 8 de julho.

Semana dos Alimentos Orgânicos mobiliza 24 estados e DF

O estímulo ao consumo dos alimentos orgânicos e ações de esclarecimento sobre seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais são objetivos da quarta edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontecerá, simultaneamente, em em 24 estados e no Distrito Federal, no período de 26 de maio a 1º de junho. A promoção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com as Comissões Estaduais de Produção Orgânica.
De acordo com o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, em época de aquecimento global e mudanças climáticas, os sistemas orgânicos de produção oferecem alternativas de manejo que consideram o meio ambiente como parceiro do processo produtivo. ”Com isso, podemos produzir alimentos saudáveis, nutritivos e seguros para a população brasileira e futuras gerações. Os adeptos desse sistema consomem alimentos sem agrotóxicos e contribuem para o fortalecimento de uma produção agropecuária que se preocupa não apenas em produzir, mas também com o respeito à terra e aos seres vivos”, explicou.
Desde 2005, quando ocorreu a primeira edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, em que participaram 18 unidades da federação, representantes de organizações governamentais e não-governamentais trabalham com o propósito de aproximar produtores e consumidores para reunir esforços na melhoria da qualidade de vida no campo e cidade.
Mercado - Estima-se que 15 mil produtores cultivem orgânicos em área de 800 mil hectares, no País. Com a regulamentação do decreto dos orgânicos, em dezembro de 2007, os produtores têm o prazo de dois anos para se adequarem ao sistema. A partir daí será possível levantar o número exato de certificadoras e produtores em cada estado.
Seis instruções normativas sobre alimentos orgânicos estarão em consulta pública até 12 de junho. A expectativa do Ministério da Agricultura é publicá-las, oficialmente, até o fim deste semestre.

Furto de fios de alta tensão causam prejuízo de mais de R$ 3milhões ao ano

O furto de fios tem se tornado uma prática cada vez mais comum na cidade de São Paulo. Além dos prejuízos financeiros, há danos à população e quem pratica o ato pode morrer com a alta descarga de energia. Há uma semana o desempregado Áureo José dos Santos que tentava roubar cabos de alta tensão foi atingido por um choque de 13.800 volts. “Essa descarga é suficiente para matar uma pessoa. A população tem que ter consciência que eletricidade não é brincadeira. Ela não tem cheiro, cor e nem som, quando percebemos ela já fez sua vítima, em muitos casos é fatal”, revela Carlos Alberto dos Reis, presidente em exercício do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
O furto de fios tornou-se um freqüente problema no estado de São Paulo. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Serviços, a média de fios furtados das vias públicas mensalmente é de 150 quilômetros. Além de causar transtornos à população, como a falta de luz, gera aos cofres da Prefeitura prejuízos de R$3,6 milhões por ano.
O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp), alerta para o perigo que a pessoa se expõe ao praticar tal furto. “A população não possui conhecimento técnico para retirar o fio, não sabe que a capa ao redor deles serve apenas para a proteção contra o sol e a chuva, e não para proteção do manuseio. O risco de choques fortíssimos, e de morte é muito grande; ninguém deveria colocar sua própria segurança em risco”, diz Carlos Alberto.

Educação prorroga inscrições para 4 mil vagas de monitor de informática

A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até 28 de maio o prazo para inscrições destinadas a monitores de laboratórios de informática. São 4 mil vagas, com salário mensal de R$ 340 para carga horária de 4 horas diárias. Podem concorrer estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais.
Trata-se do Acessa Escola, novo projeto da Secretaria para manter os laboratórios de informática das escolas abertos em período integral. Cerca de 18 mil pessoas já estão pré-inscritas. A data da prova, que aconteceria em 22 de junho, também foi alterada: será em 6 de julho. A Secretaria prorrogou as inscrições para oferecer mais tempo aos estudantes para reunião de documentos (RG e CPF) e pagamento da taxa de inscrições: R$ 12 (em qualquer banco).
A seleção dos estudantes acontece via Fundap, órgão da Secretaria de Estado de Gestão. Para se inscrever o candidato deve comparecer à secretaria da escola que estuda (a inscrição será efetivada após o pagamento da taxa). As 4 mil vagas iniciais são para estudantes da cidade de São Paulo. No total, até o fim da implantação, serão selecionados 12.242 estagiários (as 8.242 vagas restantes serão abertas posteriormente).
Só poderão concorrer a estes estágios alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. A seleção será por intermédio de prova objetiva (em 6 de julho), avaliando raciocínio lógico e familiaridade com informática. Será dada preferência para contratação de alunos da própria escola. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo ordem de classificação.
Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para 4 mil estudantes e Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar capacitação aos adolescentes, que para virar monitores serão treinados em seis módulos sobre informática.
O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Delegação canadense visita Faculdade de Ciências Agronômicas

No dia 16 de maio, a Fazenda Experimental Lageado recebeu a visita de uma delegação de cinco canadenses que estão no Brasil através de um programa chamado Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) mantido pelo Rotary Clube. O grupo foi recebido na Diretoria da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) pelo professor Leonardo Theodoro Büll, diretor da unidade.
Na seqüência, a delegação visitou várias instalações da FCA e da FMVZ na Fazenda Lageado, acompanhados pelos professores Carlos Frederico Wilcken, Izabel Cristina Takitane e Saulo Guerra.
Os visitantes canadenses são pesquisadores das áreas de ciências agrárias que atuam nas cidades de Montreal e Alberta. O objetivo da visita é permitir que os membros do Rotary Clube conheçam realidades diferentes em suas áreas de atuação, mas também pode abrir possibilidades de novos intercâmbios para a Universidade. “O Rotary Clube tem uma série de programas de bolsas que podem beneficiar nossos alunos de graduação. A partir desses contatos podemos estreitar as relações com institutos de pesquisa do Canadá e viabilizar novas parcerias”, analisa a professora Izabel Takitane.
A delegação canadense estava especialmente interessada em conhecer as pesquisas na área de biocombustíveis da FCA e a área de produção animal da FMVZ. Os visitantes também conheceram as atividades do Cerat – Centro de Raízes e Amidos Tropicais – e algumas das pesquisas ligadas ao setor de Ciências Florestais. “A produção de raízes tuberosas pode ser futuramente voltada para a produção de biocombustíveis”, explica Carlos Frederico Wilcken, professor da FCA e membro do Rotary Clube. “Na área florestal, os trabalhos de preservação, recursos hídricos e produção também interessam aos canadenses”.
Além da presença dos canadenses em Botucatu, a professora Renata Fonseca, do setor de Ciências Florestais do Departamento de Recursos Naturais da FCA também realizou visita a institutos de pesquisa do Canadá para conhecer as pesquisas na área florestal e de recursos hídricos. “Esperamos que esses contatos, com auxílio do Rotary, nos auxiliem a firmar convênios com órgãos governamentais, unidades universitárias e institutos de pesquisa”, afirmou o professor Wilcken.

Hip-hop de Botucatu é premiado em Lençóis Pta.



Campeonato de break no rio de janeiro Evertinho
e Nuna E.L.M crew botucatu (do canal jonassantosestevao)

Por Renato Fernandes

Os B´boys (dançarinos de break), representantes da Associação Hip-hop Botucatu, Jonas Santos, o Nuna, e Ewerton Wilson, integrantes da crew (grupo de dança) Estilo Leve movimento, conquistaram as medalha de primeiros colocados no Campeonato de Break, disputado por duplas, na cidade de Lençóis Paulista, no domingo, dia 1 de maio. “A disputa foi entre 16 duplas de cidades da região, estavam representados os municípios de Bauru, Lençóis, Barra Bonita, Jaú e Botucatu”, explica Santos.
Além das medalhas, a dupla se classificou para a final do campeonato “Mov on B´Boys”, que acontecerá em setembro, em Lençóis Paulista. “Na primeira etapa a premiação é simbólica, já na final os prêmios serão em dinheiro, o que deverá atrair um número maior de participantes”, prevê Wilson.
Segundo eles a competição foi difícil. “Os jurados levaram em conta a musicalidade, considerando a união entre musica, movimentação, dança, manobras e técnica. O que valeu foi o conjunto de elementos das coreografias”, disse Santos. “É como na ginástica olímpica, não adianta dar um monte de salto se não fizer uma boa introdução com movimentos leves”, completa Wilson.
A dupla está ansiosa pela final do campeonato, não apenas pela possibilidade de vencer o evento, mas principalmente pelo workshop que será ministrado pelo pioneiro do Hip-hop no Brasil, o B´Boy Bispo SB. “Esse é um workshop muito aguardado por todos aqueles que vivem a cultura Hip-hop”, garante Santos.
Santos e Wilson colecionam prêmios em campeonatos de Hip-hop e já programam a agenda anual de participações. Em junho a dupla embarca para Belo Horizonte, em seguida no mês de agosto eles integram o time de concorrentes do campeonato de Campinas. Na seqüência, sem o intuito de participarem em mostras competitivas, eles irão para Joinville, onde acontece um dos principais eventos. o Festival Interncaional de Dança. “A expectativa é muito grande e estamos nos preparando desde o início do anos para uma série de eventos. Temos um dificuldade muito grande para participar dessas atividades por razões financeiras. Estamos abertos para patrocinadores”, disse Santos.

Queijo Minas é herança cultural portuguesa, conta conselheira do Iphan

O queijo artesanal produzido na região das serras da Canastra, do Salitre e do Espinhaço, em Minas Gerais, foi declarado Patrimônio Imaterial Brasileiro porque, muito mais do que alimento, é uma herança cultural importante, que chegou ao Brasil nos primórdios do século 18, trazido pelos portugueses. Era produzido na Serra da Estrela, que tem muitas semelhanças com as de Minas.
Esta é a explicação da conselheira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Ângela Gutierrez. "Este queijo atravessou os séculos sendo feito da mesma forma, com os mesmos detalhes com que era feito no início do século 18. Sobreviveu a tudo e está aí para testar a nossa raiz cultural", afirmou em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, para comentar a decisão anunciada na última quinta-feira (15), após um estudo demorado.
O título não muda nada, nem pode mudar, no queijo "produzido com leite cru, coalho e pingo", explica a conselheira. O que muda "é a condição do produtor de apresentar um produto que tem o reconhecimento do Iphan. É a segurança do comprador, de que está comprando mais do que um produto alimentício, está comprando a tradição. E a indústria de laticínios tem salvaguardas próprias para este tipo de queijo artesanal. O que muda é principalmente nesse sentido: mais segurança, mais garantia e cultura".
Ângela Gutierrez ressalta que o segredo da produção artesanal do queijo Minas foi passado "de pai para filho, de avô para neto, de uma maneira doméstica absolutamente informal, e permaneceu. Nada modificou esse modo de fazer e, pensando bem, ele engloba também um modo de viver, porque o queijo nessas regiões de Minas Gerais era consumido no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, na janta, como se fala nessa região. Ele foi sobrevivendo desse modo, sem registro, sem nenhuma bibliografia, e também numa região onde havia muita simplicidade por parte das pessoas que o faziam".
A conselheira destaca ainda que "esse queijo se incorporou à vida do mineiro de uma maneira incrível e, por isso, o Patrimônio Imaterial Brasileiro precisa incorporá-lo ao seu campo de ação". Sobre a importância do produto na história do estado, ela conta que, no princípio do século 18, houve uma enorme migração de trabalhadores para as minas, por causa do ouro e depois das pedras, sobretudo de portugueses. “E essas pessoas precisavam se alimentar. Então, o queijo veio com a necessidade de se produzir um produto que, com a salga, conseguia se manter durante um bom tempo".
Além disso, segundo ela, eram feitos queijos pequenos, durinhos, chamados de "merendeiros", levados pelos mineiros para as lavras de minério e pedras e que duravam o dia inteiro.
Ângela Gutierrez destaca ainda a importância de proteger o queijo Minas com o selo do Iphan, para evitar que outros países tentem se apropriar dele, como o Japão tentou fazer com o cupuaçu. "O selo atesta que é um produto nosso e o Brasil finalmente está abrindo os olhos para a importância da preservação de suas raízes culturais. Porque se nós não preservamos, alguém o faz por nós e aí vira dono".
Sobre a possibilidade de o pão de queijo, outro produto tradicional de Minas, vir a ser também considerado patrimônio imaterial, ela diz que é uma questão para o futuro. Mas lembra que "este queijo que foi registrado pelo Iphan é o queijo firme, ralado, que vira quase uma farinha, é curado e é com ele que se faz o famoso pão de queijo. O primórdio do pão de queijo está registrado. Vamos ver o que vem pela frente".

ZaZenZuns promove workshop de dança haikai

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, acontece no Teatro Dynamis, Estância Demétria, o Workshop de Dança Haikai, promovido através do Projeto ZaZenZuns, no Teatro Dynamis.
O workshop, ministrado por Luciana Bortoletto, propõe a união da dança contemporânea com a poesia haikai, em uma pesquisa de linguagem onde os estados do haikai servem como princípio de composição coreográfica e improvisação, calcada pela concisão, simplicidade, transitoriedade, ação, unidade, permanência, verdade, reverberação, humor e contrastes; tendo em vista o desenvolvimento do potencial artístico e criativo incutido em cada um.
As aulas colocam destacam a observação do ambiente e as sensações geradas por imagens e situações concretas, experimentadas pela qualidade dos movimentos, estado poético e cênico.
Serão abordados, durante o workshop, os princípios somáticos da dança, improvisação, escrita e leitura de haikais, criação e composição. O projeto engloba a realização de performances em espaços não convencionais, oficinas e workshops para dançarinos, escritores, artistas cênicos e outros interessados pelo assunto.
Iniciativa - O projeto ZaZenZuns toma como base a pesquisa do estado de Presença e se utiliza das linguagens da dança e do teatro, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, em parceria com a ONG ArteSaúde e financiamento do Pipa - Programa de Incentivo à Produção artístico e Cultural.
O Zazen Zuns é coordenado pela diretora e pesquisadora teatral Luciana Cah, através da Dynamis, pesquisa em teatro e dança.
Informações pelo telefone: (14) 3813-6438. E-mail: teatrodynamis@yahoo.com.br ou pelo blog: www.zazenzuns.blogspot.com.

Sete partidos se comprometem a negar legenda a candidatos acusados de crimes

Agência Brasil

Sete partidos políticos se comprometeram, por escrito, a orientar seus diretórios municipais a recusar legenda, nas convenções municipais deste ano, a candidatos acusados da prática de crimes graves ou de atos de improbidade administrativa ou ainda aos que tenham renunciado a mandatos políticos para evitar eventuais punições por atos contrários à Constituição. O documento foi assinado hoje (19), na abertura Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais (Senaje), atendendo a convite formulado pelo Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
O documento foi assinado pelos representantes do PPS, PMN, PV, PTB, PHS, PCB e PRB, que também se comprometeram a orientar os seus congressistas a cumprir o disposto no art. 14, § 9°, da CF, aprovando lei complementar que estabeleça hipóteses de inelegibilidade que considerem a vida pregressa dos candidatos.
A solenidade de abertura do Senaje foi realizada hoje à noite na sede do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Brasília, uma das entidades que participam do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. A palestra de abertura foi proferida pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) José Delgado, ex-corregedor-geral eleitoral, que falou sobre a Lei 9840, aprovada pelo Congresso em 1999 para combater a corrupção eleitoral e que é a primeira lei de iniciativa popular da história do país.
Amanhã (20), o seminário prossegue com palestra do ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Fernando Neves, sobre a Jurisprudência Consolidada; do procurador regional eleitoral no Estado de São Paulo Mario Bonsaglio, sobre As Eleições de 2008 em Perspectiva; do procurador regional da República Nicolao Dino, sobre Fidelidade Partidária e Corrupção Eleitoral; do vice-procurador-geral eleitoral Francisco Xavier Pinheiro Filho sobre Registro de Candidatura e Vida Pregressa dos Candidatos.

Diretores de cooperativa que adulterava leite são denunciados

Agência Brasil

O Ministério Público Federal em Uberaba (MPF-MG) denunciou hoje (19) 18 pessoas por crime contra a saúde pública e formação de quadrilha. A denúncia é resultado da Operação Ouro Branco, da Polícia Federal, que desvendou em outubro do ano passado um esquema de fraudes no leite praticadas pelas Cooperativas dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale) e Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). A fraude consistia na adição ao produto uma solução contendo soda cáustica.

oram denunciados o diretor-presidente da Copervale, Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, que foi quem determinou a adição da solução química, segundo o MPF, com o objetivo de auferir maior lucratividade com a venda do produto; o engenheiro químico que criou a fórmula, Pedro Renato Borges; o fiscal agropecuário federal Afonso Antônio da Silva; o gerente Industrial da Copervale, responsável por supervisionar o processo de adulteração, Romes Monteiro da Fonseca Júnior, além de todos os funcionários da cooperativa que tinham conhecimento da fraude e participavam da cadeia de atos que resultavam na adulteração.

O MPF requereu a aplicação dos benefícios da delação premiada à maioria dos funcionários, em virtude da colaboração para o esclarecimento do esquema.
Os demais acusados, se recebida a denúncia, vão ser processados por crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 11 anos de prisão.
Ainda segundo o MPF, o inquérito policial que investiga a fraude realizada pela Casmil ainda está em andamento. O MPF aguarda as conclusões das investigações e o relatório da autoridade policial para eventual oferecimento de denúncia.