maio 18, 2008

Morri... mas ainda tenho e-mail, Orkut, Msn..!

Por Renato Fernandes

Tenho MSN, Skype, Orkut, Twiter, e-mail, blogs e faço parte de uma renca de fóruns, sites para compatilhar notícias e outra porção de serviços que me registrei e que nunca vou usar. Agora tenho uma questão: quando eu partir para o mundo do além o que acontecerá com todo esse cyber material em meu nome???
Dias desses um conhecido morreu, acessei o seu Orkut e havia muitos scraps desejando paz no outro mundo. Fiquei imaginando ele respondendo um a um.

Rudeness lança CD em Festival de Rock no Gino Carbonari

O Teatro Gino Carbonari sediará hoje, a partir das 15 horas, o 1º Festival Rock S/A, evento que pretende dar oportunidade e espaço para as bandas iniciantes mostrarem seus trabalhos ao público.
Durante o evento, 10 bandas terão 30 minutos cada para desenvolver suas apresentações, mostrando aos jurados harmonia, afinação e presença de palco, critérios que serão analisados para conceder a premiação.
As torcidas também conta ponto, já que o festival trabalhará com a categoria melhor do público. Participam dessa edição do evento as bandas ForTeen; NextCore; Another Life; RockWell; Attrito; Over Night; Garage’s Noise e Paralelo 17. “O festival é uma oportunidade para que as bandas mostrem seus trabalhos e tenham material promocional e reconhecimento regional”, disse.
Durante o festival a banda de skacore botucatuense, Rudeness, lançará seu o primeiro álbum, gravado em parceria com o selo Piscis Records, de Bauru. Nessa apresentação a banda subirá ao palco com quatro metais e prometem surpresas.
A banda Rudennes também já tem dois CDs demonstração, Valorizando Pensamentos (2002) e Rudennes (2004), e já dividiu o palco com importantes bandas do underground nacional e internacional.
Descontos –
todos os músicos inscritos terão desconto de 50% na matrícula em qualquer curso da escola e 10% nas mensalidades. “Mesmo as bandas que não forem selecionadas terão o benefício”, comentou Fabiana. Prêmios – além de prêmios em dinheiro e troféus, as bandas concorrem a seis horas em um estúdio profissional (1º colocado), abertura do show do Massacration (2º), e acessórios musicais (3º).
Serviço:
Festival Rock S/A
Data: 18 de maio de 2008, a partir das 15 horas.
Local: Teatro Gino Carbonari – Rua Papoula, nº 12 – Vila dos Médicos
Informações: www.artistassa.com.br.



Conheça a banda Rudeness no vídeo acima

Motel Paradiso cancela apresentação em Botucatu

O produtor do espetáculo “Motel Paradiso” cancelou a apresentação da peça em Botucatu e pede agendamento para outra data.
Ele justifica que a vinda para Botucatu ficou incompatível com a agenda do grupo, que foi obrigado a cancelar também as apresentações em Bauru.
Confira a justificativa apresentada ao diretor administrativo do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci."Sirvo-me do presente, para solicitar o adiamento da apresentação do espetáculo Motel Paradiso do dia 30 de maio em virtude de que, como estamos fazendo a turnê compatível com a pauta da cidade de Bauru que seria 31 de maio e 1º de junho, e esta pauta foi adiada por motivos de produção local e agendamento de outros eventos na cidade, solicito que possamos transferir esta pauta para outra data.”

UNESP Araraquara terá Congresso Brasileiro de Educação Sexual

A Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp/Araraquara contará esse ano com o I Congresso Brasileiro de Educação Sexual, III Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual "Paraná - São Paulo - Santa Catarina" e I Colóquio de Pesquisadores Iniciantes em Educação Sexual o qual terá como tema ?Por uma Educação Sexual potencializadora da formação humana ética e cidadã?.
O Congresso que acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2008 convida estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área para participarem e já tem suas inscrições abertas para ouvintes, apresentação de trabalho e mesa-redonda e a ficha de inscrição encontra-se já disponível no site www.fclar.unesp.br/edsex.
Para quem for apresentar pôster ou comunicação oral devem enviar os resumos até o dia 15 de junho de 2008, e para quem for participar da mesa-redonda devem enviar, além do resumo, o trabalho completo até 15 de julho de 2008 sendo que ambos devem ser enviados por meio eletrônico para o e-mail congressoedsex@gmail.com por arquivo anexado.
Todos os resumos encaminhados para apreciação, inclusive os dos conferencistas convidados, deverão ter o título em negrito centralizado, caixa alta. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar igualmente em negrito, mas caixa baixa. Nome do (s) autor (es) à direita com numeração de chamada e dados institucionais em nota de rodapé separados por travessão. O resumo deve ser digitado em Word, na letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem parágrafos, sem referências ou citações, com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras.
Os trabalhos encaminhados para Mesa-Redonda, além do resumo, deverão ter a Versão Completa com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, e também uma autorização para que o trabalho seja publicado no formato de livro.
Todos os trabalhos completos encaminhados para apreciação, inclusive os dos conferencistas convidados, deverão ter o título em negrito centralizado, caixa alta. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar igualmente em negrito, mas caixa baixa. Nome do (s) autor (es) à direita com numeração de chamada e dados institucionais em nota de rodapé separados por travessão. Este trabalho completo deverá ser digitado em Word, na letra Times New Roman, tamanho 12, com parágrafo 1,25, espaçamento 1,5, justificado, podendo usar citações e referências. Pedimos que seja verificado se todos os autores citados no corpo do trabalho estão nas referências.
As mesas-redondas visam uma discussão mais elaborada e amadurecida de pesquisas concluídas e deverão ser propostas por um coordenador responsável, devendo ter três participantes no total. Estas terão a duração de trinta minutos de apresentação para cada integrante e mais trinta minutos para responder as perguntas dos presentes.
Para quem desejar ver a programação completa do evento pode acessar o site do Congresso em www.fclar.unesp.br/edsex ou em caso de dúvida ou maiores informações escrever para o e-mail: congressoedsex@gmail.com

Começa hoje em 30 cidades brasileiras mutirão contra a hepatite C

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional das Hepatites, na segunda-feira (19), será realizado amanhã (18) e na segunda-feira, em Brasília e mais 29 cidades brasileiras, um mutirão contra a hepatite C.
De acordo com a assessoria de imprensa da farmacêutica Roche, organizadora do evento em parceria com centros de saúde, o evento visa conscientizar a população sobre os perigos da doença.
Segundo o infectologista do Programa de Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Davi Urbaez, a infecção pelo vírus da hepatite C é uma bomba relógio na saúde pública brasileira.
“A hepatite é uma infecção silenciosa [raramente apresenta sintomas]. Existe uma grande quantidade de portadores que não têm conhecimento da doença e só percebem quando chegam a complicações graves”, alerta o médico.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 180 milhões de pessoas em todo mundo estão infectadas pelo vírus da hepatite B e C.
No Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas podem estar contaminadas pelo vírus. “Em termos de números de pessoas, o vírus da hepatite ganha do vírus da Aids de lavada”, disse Urbaez.
Em Brasília os exames rápidos para diagnostico da hepatite C serão realizados na Feira da Ceilândia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto.
A resposta da analise é imediata, e se caso a pessoa apresentar resultado positivo, será encaminhada automaticamente para atendimento médico.
O projeto de conscientização sobre a doença já existe no todo o mundo, e este ano mais de 40 países participam do mutirão.

Motoristas com carteiras de habilitação antigas precisam se recadastrar

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta semana a Resolução 276, que determina o recadastramento, nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), dos registros de prontuários de condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem fotografia. O objetivo é incluí-los no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), possibilitando mais eficácia na identificação desses motoristas.
Os condutores com exames de sanidade física e mental vencidos até a data de publicação da Resolução (dia 13) têm até 10 de agosto para se recadastrar. Para os demais, o prazo é de 30 dias após o vencimento, até 2012.
O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, lembra que a antiga CNH não tinha prazo de validade de cinco anos, como ficou definido no novo código de trânsito, e “muitas delas foram emitidas com validade até o condutor completar 40 anos".
Ele informou ainda que o recadastramento tem que ser feito pessoalmente pelo condutor.

IBGE vai avaliar mudanças nos hábitos de consumo e de vida dos brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (16), no Rio de Janeiro, a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009. A coleta de dados começa na próxima (19) e investigará, em 65 mil domicílios de todo o país, as mudanças nos modos de viver e consumir das famílias brasileiras nos últimos cinco anos.
Em cada residência visitada, os pesquisadores vão averiguar o peso e a altura dos moradores, a renda, as despesas coletivas da família (com água, luz, telefone) e individuais.
A pesquisa também mostrará o consumo individual de alimentos dentro e fora dos lares, a preferência pelo produto orgânico, light e diet, e a utilização de serviços e produtos que visam o desenvolvimento sustentável, como a separação e coleta seletiva de lixo e o uso de energia elétrica proveniente de fontes alternativas.
O lançamento está marcado para as 10h, com a participação do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e da secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit.

Portugal aprova acordo de mudanças na língua portuguesa

O Parlamento de Portugal aprovou hoje (16) o acordo ortográfico que unifica a forma como é escrito o português nos países lusófonos. As mudanças vão valer dentro de seis anos. No Brasil, onde o acordo já foi aprovado, os livros escolares deverão ser modificados até 2010.
Segundo a BBC Brasil, o polêmico texto foi aprovado por deputados de todos os quadrantes políticos – desde o CDS, à direita, até o Bloco de Esquerda –, com três votos contrários e muitos deputados abandonando o plenário durante a votação. A iniciativa contrária à reforma com maior impacto em Portugal foi uma petição na internet, que tentou convencer parlamentares a votar contra o acordo.
O documento, que criticava a proposta por entender que o acordo significava que Portugal cedia aos interesses brasileiros, teve mais de 35 mil assinaturas desde o início do mês, grande parte delas de intelectuais.
"A língua portuguesa é o maior patrimônio que Portugal tem no mundo", afirmou o deputado Mota Soares, do partido CDS, à BBC Brasil. Os estudos lingüísticos que basearam o acordo indicam que os portugueses terão mais modificações do que os brasileiros. O dicionário português terá de trocar 1,42% das palavras, enquanto no Brasil apenas 0,43% sofrerão mudanças.
Para os portugueses, caem as letras não pronunciadas, como o "c" em acto, direcção e selecção, e o "p" em excepto e baptismo.
A nova norma acaba com o acento no "a" que diferencia o pretérito perfeito do presente (em Portugal, escreve-se passámos, no passado, e passamos, no presente).
Algumas diferenças vão continuar. Em Portugal, polémica e génesis manterão o acento agudo – o Brasil continuará escrevendo com o circunflexo.
O conteúdo do acordo foi aprovado há 16 anos, mas não podia entrar em vigor sem que pelo menos três parlamentos de países de língua portuguesa ratificassem o protocolo. Além de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde já ratificaram o texto. Faltam Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste.
O protocolo aprovado em Lisboa abre, segundo a Agência Lusa, a possibilidade de adesão de Timor Leste, que ainda não era um Estado soberano quando o acordo foi aprovado.
Para o governo português, a aprovação do acordo é o primeiro passo para a existência de uma política internacional da língua portuguesa, que será anunciada quando Portugal assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho deste ano. "É necessário agora desenvolver uma política de internacionalização, consolidação e aprofundamento da língua portuguesa, e o acordo ortográfico é um instrumento para isso", afirmou o ministro da Cultura, Antônio Pinto Ribeiro.

Mais de mil municípios podem perder repasses federais para transporte escolar

Um total de 1.032 municípios poderão perder a parcela de maio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) por estarem inadimplentes com a prestação de contas dos recursos repassados em 2007, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia o programa. O prazo para prestação de contas terminou em 15 de abril.
Como os municípios têm até abril para prestar contas dos recursos utilizados no ano anterior, as duas primeiras parcelas (março e abril) são liberadas automaticamente. A partir de maio, só recebe os recursos quem estiver em dia com o fundo. As prefeituras precisam informar como gastaram os recursos.
De acordo com Thaís Ribeiro, coordenadora de apoio ao transporte escolar, a parcela é debitada na última semana do mês, entre os dias 25 e 30. Até lá, os municípios que apresentarem a documentação recebem a verba. Caso contrário, perdem o dinheiro referente a esse mês. “A gente tem de punir de alguma forma, ele [município] não pode deixar para prestar contas quando quiser, caso contrário não tem sentido o repasse do governo. É um recurso público”, afirmou.
Como o recurso é complementar, Thaís não acredita que a suspensão do repasse possa comprometer totalmente o transporte dos estudantes. “O programa é de apoio, mas a responsabilidade pelo transporte é dos municípios, ele [o FNDE] complementa o que a prefeitura já gasta. Em algumas ele é a base, em outras é o complemento”. O valor que cada município recebe é calculado conforme o número de alunos residentes em área rural, podendo variar de R$ 81 a R$ 116 anuais por aluno.
A coordenadora aponta que, a cada início de ano, o FNDE enfrenta o mesmo problema da inadimplência. “Todos os anos, temos um pouco de dificuldade para começar. Eles [os municípios] alegam que não sabiam do prazo, mas a gente divulga todod os anos. Quando sai a resolução do programa, é enviado um ofício circular informando que as normas estão disponíveis na intenet”, explica.
O dinheiro repassado aos municípios pode ser utilizado na manutenção dos veículos, na contratação de serviço terceirizado e na aquisição de vales-transporte em regiões em que já existe o serviço regular. Há ainda um percentual para gastos com combustível.
Em 2008, o Pnate dispõe de R$ 401 milhões para atender quase 3,5 milhões de alunos do ensino fundamental de escolas públicas em 5.122 municípios. Os formulários para prestação de contas estão disponíveis na página do FNDE na internet. Eles devem ser preenchidos e enviados à coordenação do programa pelos Correios. Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento do FNDE: (61) 3966-4135, 3966-4165 e 3966-4253. A lista atualizada dos municípios inadimplentes também está no site do fundo.