maio 16, 2008

Mutirão da Campanha do Agasalho será hoje

Neste sábado, das 9 às 17 horas, voluntários, atiradores do Tiro de Guerra 02-048 e funcionários da Prefeitura percorrem todo o município para fazer a arrecadação das doações da Campanha do Agasalho, que posteriormente serão entregues às famílias de baixa renda.
Esta mobilização é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Obras e Orçamento Participativo, do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Correio e Sabesp.
Neste sábado, a partir das 8 horas, os 150 voluntários fazem à concentração em frente à Prefeitura, onde a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental definirá o setor de cada voluntário. Às 9 horas, cada equipe segue para o setor definido e têm início aos trabalhos que continua até as 17 horas.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Ielo a expectativa de arrecadação deste ano é que seja superior em relação a 2007. “No ano passado arrecadamos 150 mil peças de roupas. Espero que este ano consigamos atingir a mesma quantia ou ainda mais”, completa.
Depois do trabalho de coleta, as contribuições serão deixadas na Escola Municipal Luiz Carlos Aranha Pacheco para que na próxima segunda-feira, dia 19, inicie a triagem, que será realizada por representantes de bairros, delegados do Orçamento Participativo e Associações de Moradores.
Após a separação, cada liderança recebe a quantia necessária para fazer a distribuição dos agasalhos na comunidade, acompanhado dos cadastros das famílias registradas no cadastro único do Programa Bolsa Família, que é fornecido pela Secretaria de Assistência Social.

Caixas de coleta - Para facilitar as doações da população, a Prefeitura de Botucatu disponibiliza as caixas de coleta da Campanha do Agasalho 2008. Além disso, as caixas têm por finalidade oferecer a oportunidade para as pessoas que não poderão participar da arrecadação porta a porta que acontece no sábado.
São 100 caixas personalizadas com cartazes da Campanha, distribuídas em mais de 70 pontos de apoio. “A previsão de permanência das caixas nos postos de coleta é até dia 31 de maio. Contamos com o apoio de toda população”, finaliza a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Ielo.
As empresas que queiram colaborar com a Campanha podem ligar para o Fundo Social de Solidariedade no telefone 3811-1462.

Florianópolis (SC) é o próximo desafio dos melhores pilotos do País

A bela capital catarinense foi a escolhida para sediar no dia 7 de junho, a 4ª etapa do Arena Cross temporada 2008. Santa Catarina está de volta ao circuito do mais importante campeonato do motociclismo brasileiro. Depois de São José em 2006 e 2007 e a vez de Florianópolis receber alguns dos melhores pilotos do Pais.
Nas cinco categorias em disputa (50cc, competidores entre 5 e 9 anos; 65cc, de 8 a 13 anos; 85cc, entre 12 e 15 anos; MX2, para motos de 125cc a 250cc e; MX1, motos de 250cc a 450cc) estão confirmadas as presenças de cerca de 100 pilotos de 12 Estados. Muitos desses competidores são donos de títulos estaduais, regionais e brasileiros. As equipes das principais fabricantes de motos do mundo também participam do evento, entre elas, a Honda, a Yamaha, a KTM e a Suzuki.
O Arena Cross é uma competição que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 80, aproveitando espaços considerados pequenos para a prática do Motocross e Supercross. Em 1998, a fórmula foi importada pela empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos (a mesma que realiza o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa e Convidados) e em 1999 foi realizado o primeiro Campeonato.
A pista do Arena Cross caracteriza-se pela grande diversidade de obstáculos montados em um circuito, variando entre 300 a 500 metros, o que proporciona um grande espetáculo sobre duas rodas, exigindo muito preparo físico e psicológico dos pilotos. Em 2008 a competição chega a sua décima temporada recebendo Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) a chancela de Campeonato Brasileiro de Arena Cross.
A temporada 2008 apresenta na MX1 a liderança de Wellington Garcia (GO) com 54 pontos, seguido por Leandro Silva (PR) com 52 e Pipo Castro (SC) com 40. Na categoria MX2, a liderança é Marcelo Lima (SP) com 49 pontos, seguido de Swian Zanoni (RJ) com 41 pontos e Jean Carlo Ramos (PR) com 40.
Na 85cc quem está na frente é Everaldo Filho (GO), seguido por Rodrigo Lama (SE) e César Augusto Zamboni (MT). Kaio Miranda (SP) é o líder da 65cc, com Halex Dalfovo (SC) em segundo e Gustavo Alves (GO) em terceiro. Na 50cc a liderança depois de três etapas é de Kiomam Navarro (GO), seguido de Enzo Lopes (RS) e Otávio Leite (MG).
Serviço – A estrutura do Arena Cross será montada em uma área localizada na Ponta do Leal (próxima a Casan). Os ingressos antecipados e limitados custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos na Concessionária Honda (Amaury Moto Center) e Concessionária Yamaha (Geração Motos). Os recursos arrecadados serão revertidos para a Associação Florianopolitana de Voluntários (Aflov).
Os treinos livres começam a partir das 13h e os cronometrados às 16h. A abertura oficial está marcada para as 19h com as provas se iniciando logo em seguida. O patrocínio é da Honda, Gol, Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado de Santa Catarina. Co-Patrocinio da Yamaha, Peels, Metzeler e Consórcio Nacional Honda. Apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

UFSCar divulga calendário do Vestibular 2009 para os cursos presenciais

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está divulgando o calendário do Vestibular 2009 para os cursos presenciais da Instituição. Os procedimentos terão início em junho deste ano e prosseguem até o primeiro semestre de 2009.
De 9 a 26 de junho, serão recebidos os pedidos de isenção da taxa de inscrição. As solicitações devem ser feitas, exclusivamente, pela Internet. Para isso, os candidatos interessados devem acessar o site www.vestibular.ufscar.br e seguir os procedimentos estabalecidos. O resultado da concessão de isenção da taxa será divulgado no dia 20 de setembro.
A inscrição no Vestibular poderá ser feita entre os dias 22 de setembro e 17 de outubro, somente pela Internet. De 24 a 26 de novembro ocorre a convocação dos candidatos para as provas, que serão aplicadas em dezembro. No dia 10 de dezembro acontecem as provas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação; no dia 11 as de Matemática, Química e História; e no dia 12 as de Biologia, Física e Geografia. Em todos os dias, as avaliações serão realizadas no período da tarde. Para os candidatos ao curso de Música, o exame de aptidão acontece no dia 18 de dezembro.
O resultado do Vestibular será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2009, às 12h. A primeira fase de matrículas tem início no dia 10 do mesmo mês.

Ampliação de vagas e Ações Afirmativas

No Vestibular 2009 estarão sendo oferecidas 2.667 vagas nos três campi da UFSCar, o que representa um crescimento de 70% em relação à oferta do Vestibular 2008. A ampliação está relacionada à participação da Instituição no Programa de Apoio a Planos de Expansão das Universidades Federais do Governo Federal. Além das 1.565 oferecidas no Vestibular 2008, estão sendo abertas mais 895 vagas em 20 novos cursos e 212 em cursos já existentes.
O Programa de Ações Afirmativas (PAA), implantado neste ano, também se destaca no Vestibular 2009. Será disponibilizado, no mínimo, 20% das vagas de cada curso de graduação a egressos do ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas. Deste percentual, 35% será ocupado por candidatos negros ou pardos. Além de garantir a igualdade de oportunidades, o Programa também prevê medidas que vão apoiar a permanência do estudante na UFSCar.
Em relação à reserva de vagas, a Coordenação do Vestibular (CoVest) da UFSCar e do PAA alertam os candidatos que desejem optar pelo ingresso por esse sistema e que tenham uma condição socioeconômica desfavorável para que fiquem atentos aos prazos para solicitação de isenção da taxa de inscrição. A Instituição está disponibilizando até cinco mil isenções.
Mais informações sobre o calendário do Vestibular 2009 e a isenção de taxas podem ser obtidas em www.vestibular.ufscar.br, em www.vunesp.com.br, ou pelo Disque Vunesp, pelo telefone (11) 3874-6300, das 8h às 20, de segunda à sexta-feira.

Exposições de arte são opções culturais

Três exposições são opções de entretenimento e cultura em Botucatu. O sebo e gibiteria Avalon realiza até o final do mês uma exposição com obras do artista plástico Elifas Andreatto. A exposição concentra os trabalhos do artista na produção de capas de discos de vinil. A Avalon fica na Rua Quintino Bocaiúva, 431, Centro.
O MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins promove a exposição de obras do desenhista e ilustrador Osvaldo Mantovani. A exposição prossegue até o final do mês. Ao todo são 75 desenhos, feitos em papel com o uso de lápis de cor, caneta esferográfica, nanquim, aquarela e guache, geralmente utilizados em conjunto para alcançar a melhor visibilidade gráfica. O museu fica na Avenida Dom Lúcio, nº 755.
O Centro Cultural de Botucatu, Praça 15 de Novembro, nº 40, recebe a terceira exposição do mês. Ao todo são aproximadamente 25 telas produzidas por artistas ligados à Uniart - União dos Artista Plásticos de Botucatu. A mostra recebe desenhos, telas à óleo e fotografias, abrindo espaço também para a arte digital.
Todas as exposições são abertas ao público sem a cobrança de ingressos.

Municipal recebe o espetáculo “Por Isso, mente, Cala, Sente”

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, receberá no dia 29 de maio, às 20h30, o espetáculo de dança, “ Por Isso, Mente, Cala, Sente”, com ingressos à venda à partir de R$ 10.
O espetáculo apresentará ao público uma vitrine sobre como a mulher sente suas dúvidas, seus anseios, desejos e conflitos consigo mesma e com o mundo ao seu redor.
De forma divertida e bem humorada, são recitadas poesias e textos de autores brasileiros que ajudam a entender melhor o universo feminino.
A montagem é dirigida por Sueli Soares e tem em seu elenco Natália Barros.
A apresentação faz parte da agenda de atrações do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci para o esse mês

Prefeitura retoma cursos para profissionais da educação

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a partir deste mês de maio o módulo II dos cursos “Brincar” e “Entre na roda”, oferecidos aos profissionais da educação infantil da rede municipal. As aulas tiveram início no ano passado com a realização do módulo I.
Na noite de quinta-feira, 15 de maio, o curso “Entre na Roda” retomou as atividades com 66 pessoas inscritas, ministrado pelas multiplicadoras Leni Aparecida de Medeiros Benedicto e Fabiana Temer Jamas.
O objetivo do encontro é valorizar a leitura na escola e em outros espaços da comunidade, familiarizar as crianças com os mais variados gêneros textuais que circulam na sociedade e organizar rodas de leitura.
Já o curso “Brincar”, deverá retomar as atividades a partir do dia 29 de maio, ministrado pelas diretoras Cláudia Regina Benicá Daré e Rosana Aparecida Garcia Braga. O objetivo é aprimorar práticas e formações profissionais em relação à brincadeira infantil, levar à reflexão sobre as atividades recreativas, lúdicas e expressivas que permeiam a rotina das instituições recreativas, reconhecendo e valorizando o brincar como um direito da criança.
Os eventos são realizados no CEMEP – Centro Municipal de Educação Permanente, e fazem parte de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Volkswagen.
A Secretaria Municipal de Educação considera o investimento em Formação Continuada fator essencial para a valorização e o aprimoramento do trabalho educacional. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (14) 3814-6089 ou 3814-1114.

Corporação Musical participa do Festival de Bandas de Serra Negra

Por Renato Fernandes

A Corporação Musical “Damião Pinheiro Machado” foi convidada pela Secretaria de Estado da Cultura para participar do “Coreto Paulista – 1º Festival de Bandas, na cidade de Serra Negra”, começa hoje e vai até o dia 25 de maio. A banda botucatuense fará sua apresentação às 17 horas de amanhã. “Já estamos nos preparando para a viagem. Sairemos daqui por volta das 10 horas e a expectativa e de chegarmos lá, por volta das 14 horas”, explica o maestro da corporação, Carlos de Campos.
A abertura do evento será hoje, às 20 horas, com a Orquestra de Sopros Maestro Neves, de São José do Rio Preto, no auditório do Centro de Convenções. Nos dias 17 e 18 de maio, serão duas apresentações diárias às 17 e às 20 horas e, no final de semana do feriado de Corpus Christi 22, 23 e 24 de maio, os destaques serão a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo,que tocará no dia 22, às 20 horas, no auditório do Centro de Convenções e a Banda Mantiqueira, dia 24, às 20 horas, no mesmo local.
O evento reunirá bandas sinfônicas e tradicionais, mais conhecidas como bandas de coreto, que muitas vezes são as responsáveis pela formação musical dos instrumentistas locais. O Coreto Paulista pretende chamar a atenção para essa tradição popular. evento vai oferecer entretenimento de qualidade e levantar questões relativas ao setor. A agenda do evento conta com a participação das 15 principais bandas do Estado. “Vamos desenvolver um repertório com dobrados, maxixes, baladas e chorinho”, explica Campos.
Todas as apresentações são gratuitas e acontecem sob a coordenação e direção artística do maestro Lutero Rodrigues. As apresentações ocorrerão no coreto central e no Auditório Governador Mário Covas do Centro de Convenções Circuito das Águas. “Representaremos Botucatu com 31 dos 35 músicos que integram hoje a Corporação Musical de Botucatu”.
O Secretário de Estado da Cultura, João Sayad, afirma que o Coreto Paulista quer trazer de volta as bandas como núcleo de educação musical. “Trata-se de mostrar e incentivar uma tradição musical paulista e brasileira, já que antes da existência de nossos conservatórios, eram as bandas que formavam os músicos. Os coretos, onde elas se apresentavam, eram pontos de encontro e lazer da população nas cidades do interior”, completa.
Além das apresentações, ocorrerão palestras, reuniões, mesas-redondas e discussões sob a batuta dos maestros Abel Rocha, Adalto Soares, Dario Sotelo, Maurílio de Oliveira Jr., Roberto Farias e Mônica Giardini e lideranças de várias bandas do Estado, entre os dias 21 e 24 de maio.
A programação completa do Coreto Paulista – I Festival de Bandas em Serra Negra pode ser conferida no site: www.coretopaulista.com.br.
O evento conta com o apoio e patrocínio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.

Monte Mor e Trivial na final do Sub-21

Monte Mor FC e Trivial FC decidem neste domingo, 18 de maio, no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz – Ferroviária, o título do 7º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-21, que está sendo promovido pela Secretaria de Esportes e organizado pela ABAF – Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol.
O jogo final será disputado às 15h30 e terá transmissão da equipe de esportes da F-8 com Nivaldo Ceará, Luis Caramelo, Rubens Roberto Herbst e convidados.
Na preliminar, às 13h30, decidem o 3º lugar da competição as equipes do Beira Rio FC e Unidos de Botucatu. Caso alguma partida termine empatada no tempo normal, o vencedor será conhecido através da cobrança de penalidades máximas.
A equipe do Trivial FC tem o melhor ataque da competição com 24 gols marcados, enquanto o Monte Mor FC tem a melhor defesa com apenas 6 gols sofridos. O Trivial sofreu apenas 7 gols, ocupando o segundo lugar. Rafael Silva (Monte Mor) e Renan Fogaça (Trivial) dividem a artilharia com 8 gols cada.

Guitarrista botucatuense ganha projeção no cenário nacional

Jeyson tem conquistado espaço como guitarrista

Por Renato Fernandes

O guitarrista botucatuense Jeyson Zimerer é atração no dia 27 de junho, no cine Theatro Central, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Na apresentação o músico mostrará uma mistura de guitarra moderna com vídeos e imagens. Zimerer já trabalhou com Frank Gambale, Lobão, Kiko Loureiro e Edu Ardanuy.
Guitarrista Profissional, atualmente desenvolvendo seu projeto de musica instrumental, já atuou como side-man com diversos músicos de estilos variados, técnico de guitarra do guitarrista australiano Frank Gambale (I Nam Lama”s Camp - Campos do Jordão, 2001) e do cantor Lobão (Turnê Universo Paralelo – São Paulo, 2001), em aberturas de workshops dos guitarristas: Kiko Loureiro (Angra) (Tatuí, 1996), Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) (Botucatu, 1998), Simone Soul (baterista) (Botucatu, 1997), Faíska (Botucatu, 1998).
Participou do Projeto Quarta Blues, no Bar Manifesto, SP, tocando ao lado de Eduardo Ardanuy e Projeto Toca Brasil, da Loja Matic Instrumentos Musicais, SP.
Com quatro CDs independentes já lançados: Storm, Dreams and Reality (1999), Echoes of Insanity (2002), Another Ilusion (2003) e Studio Tracks (2004) já foi matéria nas revistas Cover Guitarra (#80) e Guitar-player (#19,65,66,67) além de boas críticas dos guitarristas Tomati (Sexteto do Jô), Michel Leme, Lanny Gordin, Silas Fernandes, Dema K, dentre outros.
Sua presença foi reconhecida no programa Sonora da MTV, onde o objetivo é apresentar e lançar artistas novos.

Sub-13 começa no sábado

Começa neste sábado, dia 17 de maio, a 5ª edição do Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-13, que será organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol e promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.
A competição vai reunir 9 equipes: Trivial FC, União da Vila FC, Beira Rio FC, AA Botucatuense, São Manuel, Centro de Futebol M&M/Sesi, ABC Botucatu, Santo Inácio e Sete de Setembro FC.
De acordo com o regulamento técnico, as equipes vão se enfrentar entre si em turno único e as quatro melhores se classificam para as semifinais.

Confira os jogos da 1ª rodada:
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
09h30 – União da Vila FC x Trivial FC
10 horas – Sete de Setembro FC x Santo Inácio
Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
15 horas – M&M/Sesi x ABC Botucatu

Definidos os pontos de vendas de ingressos para o show do The Platters

A banda The Platters se apresentará para um público seleto

Por Renato Fernandes

O s ingressos para o show da banda The Platters em Botucatu, programado para acontecer no dia 24 de maio, na AAB - Associação Atlética Botucatuense, já estão à venda no seguintes pontos: 100% Vídeo, Pontocell, Camisaria Linhofrance, 5àSec, Dodeca e na secretaria do clube. Para sócios os ingressos custam R$ 25, não sócios R$ 40, mesa para quatro lugares custam R$ 140.
A apresentação encerra a turnê brasileira do grupo e é uma promoção da AG Fest, Clássicos Produções e Eventos e Peagade, em comemoração aos 90 anos da AAB.
O público terá a chance de relembrar canções que marcaram e ultrapassaram gerações, como "Smoke get´s in your eyes", "The Great Pretender", "The Magic Touch", "Remenber When", "My Pray" e a inesquecível "Only You".
O The Platters, foi um dos maiores grupos vocais da era do Rockabilly. Formado em Los Angeles, 1953, chegaram a vender mais de 53 milhões de discos e estão desde 1990, no Rock And Roll Hall of Fame.
Originalmente formado por Tony Williams, David Lynch, Alex Hodge, que foi substituído por Paul Robi, Herb Reed e Zola Taylor. Tony Williams saiu do grupo em 1961 e foi substituído por Sonny Turner. Zola Taylor também saiu e foi substituída por Sandra Dawn. Paul Robi foi substituído por Nate Nelson em 1966.
David Lynch e Paul Robi morreram de câncer, em 1981 e 1989; Buck Ram morreu aos 83 anos, 1991 e Tony Williams em 1992.
Na segunda-feira, dia 19, o grupo estará no programa da Hebe Camargo, que vai ao ar por volta das 22 horas, pelo SBT.

Serviço
• The Platter
• Horas - 21:00 horas
• Preço dos ingressos - Arquibancadas Sócios R$ 25,00; Arquibancadas Não Socios R$ 40,00 e Camarote para 10 pessoas R$ 1.000,00. Mesas Pista [quatro pessoas] R$ 140,00 mais ingressos. .



Botucatu sedia rodada da Liga Regional de Handebol

O Ginásio Municipal de Botucatu será palco neste domingo, dia 18 de maio, de mais uma rodada da Liga Regional de Handebol, promovida pela Associação Regional de São Manuel.
As equipes do Projeto “Esporte Comunitário”, da Secretaria Municipal de Esportes, entram em quadra a partir das 10 horas para jogar contra os representantes da cidade de Dois Córregos, na categoria juvenil masculino e feminino.
Esporte Comunitário - As equipes de handebol de Botucatu fazem parte do Projeto Esporte Comunitário, desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Botucatu e contam com o apoio de Zé do Queijo, Cecol e Serv Fone.
As aulas são gratuitas e são realizadas de segunda a sexta-feira no Ginásio Municipal de Esportes. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria de Esportes de Botucatu ou pelos telefones (14) 3882-6261/3882-8100, com o Professor José Nelson.

Santa Marcelina vence no basquete feminino dos Jogos Estudantis

O Colégio Santa Marcelina conquistou a medalha de ouro no basquete feminino dos 22º Jogos Estudantis – categoria C, para alunos com idade até 17 anos, que estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes.
A decisão foi realizada na noite de quinta-feira, 15 de maio, no Ginásio da Escola Municipal “Luiz Carlos Aranha Pacheco” e terminou com a vitória sobre a Escola Aitiara por 16 a 14.
Ainda na quinta-feira, 15, foram definidos os finalistas do basquete masculino. No primeiro jogo, o Colégio La Salle se classificou ao vencer a Escola Industrial por 30 a 21, e em seguida, a Escola Aitiara se classificou ao vencer o Seta por 20 a 0 (WO). A final do basquete masculino vai acontecer no próximo dia 20, às 19 horas, no Ginásio I do Colégio La Salle.
Nesta sexta-feira, 16, serão realizadas duas partidas de futsal masculino. A rodada começa as 19h30 no Ginásio Municipal de Esportes. No primeiro jogo entram em quadra João Maria e La Salle e, em seguida, jogam Industrial e Cepra.
Damas/Xadrez - Neste sábado, 17, serão realizadas na Escola Municipal José Antonio Sartori, as disputas das modalidades de damas e xadrez. A modalidade de damas terá início às 8 horas, enquanto as disputas do xadrez acontecem a partir das 13 horas.
No domingo, dia 18, a partir das 8 horas, serão realizadas as provas da modalidade de atletismo no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan. Às 14 horas, acontecem as disputas do cabo de guerra masculino e feminino no Ginásio Municipal de Esportes.
Os Jogos Estudantis estão sendo organizados pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Esportes.
Confira abaixo a galeria de campeões.
Prova Intelectual:
1º La Salle
2º Dom Lúcio
3º Aitiara
Basquete Feminino:
1º Santa Marcelina
2º Aitiara

EMA promove Oficina de Costumização

A Escola do Meio Ambiente realizou na tarde de quinta-feira, 15 de maio, mais uma aula da “Oficina de Costumização de Tecido”, ministrada pela estagiária Gislaine Carvalho Coelho e destinada para mulheres do Parque Residencial 24 de Maio.
O encontro acontece uma vez por semana e teve início no mês de abril, com o objetivo de ensinar as participantes sobre a importância de reutilizar materiais que seriam desperdiçados na fabricação de artesanatos.
Os produtos desenvolvidos durante a Oficina serão comprados por uma loja artesanal de Botucatu, e todo o dinheiro revertido para a aquisição dos materiais próprios de confecção.
Leonor Marques da Costa Santos esteve presente em todas as aulas. “Eu adoro participar da Oficina, é uma terapia para mim. Saber que nosso produto será vendido por uma loja da cidade é muito bom, porque significa que o trabalho está sendo bem feito”, comentou.
A Escola do Meio Ambiente está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3813-9251.

Sebrae-SP em Botucatu lança Programa de Alimentos Seguros

Na próxima segunda-feira, 19/05, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu promove palestra de apresentação do Programa Alimentos Seguros – PAS. O público-alvo são os segmentos do comércio e vendedores ambulantes que trabalham com a manipulação de alimentos.
O objetivo do programa é oferecer orientações para que sejam adotadas práticas que garantam a qualidade e a confiabilidade dos alimentos, melhorando os processos de fabricação, manipulação e comercialização. Dessa forma, comerciantes e ambulantes também podem se tornar mais competitivos no mercado, por oferecem alimentos comprovadamente mais confiáveis.
O trabalho do PAS prevê orientações sobre cuidados de higiene pessoal, do ambiente, qualidade da água, controle de pragas, definição de contaminação, perigos potenciais nos alimentos e como evitá-los, além de apoio na elaboração de um Manual de Boas Práticas. A capacitação também contribui para a redução de custos operacionais, com a redução de desperdício, de retrabalho e a diminuição de reclamação de clientes.
A estratégia do Sebrae-SP por meio do escritório em Botucatu é formar grupos de comerciantes interessados no atendimento. O trabalho é feito com consultorias nos locais onde os alimentos são manipulados, e também orientações teóricas sobre os cuidados necessários no processo.

Sobre o PAS
O Programa Alimentos Seguros existe desde 1998 e é uma parceria do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) com Senac, Sesi, Sesc e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A idéia é assegurar o controle sanitário do processo de manipulação dos alimentos.
A palestra de apresentação do PAS é gratuita e vai acontecer na sede do Sebrae-SP em Botucatu, a partir das 19h30.

Serviço
Apresentação do Programa Alimentos Seguros
Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu
Rua Dr. Cardoso de Almeida, 2015
Informações: (14) 3815.9020