maio 15, 2008

Apresentação do The Platters na Hebe será na próxima segunda-feira

A apresentação da banda The Platters no programa da Hebe, que aconteceria na segunda-feira, 12, foi remanejada para a próxima semana, e irá ao ar no dia 19, às 22 horas.
No estúdio da emissora, a banda estava acompanhada dos empresários Gustavo Aguiar e Alexandre Haddad, da produtora botucatuense AG Fest, empresa que organiza a apresentação do quarteto em Botucatu. O show vai acontecer no dia 24 de maio, na AAB - Associação Atlética Botucatuense, a partir das 21 horas.
Os empresários aguardam a presença de aproximadamente mil pessoas no evento e antecipam que o local da apresentação será devidamente preparado, com rebaixamento do telhado, adequação do solo, dentre outras inovações técnicas.
O show internacional é comemorativo aos 90 anos do clube e vai encerrar a turnê brasileira do grupo.

Cônsul geral da Itália em São Paulo estará hoje em Botucatu

Por Renato Fernandes

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Marco Marsilli, visita a cidade de Botucatu hoje, dia 16 de maio, a convite do representante cosular na cidade, Domingos Scarpelini e do prefeito municipal Mário Ielo. O cônsul deve chegar por volta das 16 horas, quando será recebido no Centro Brasil Itália, em seguida ele será recepcionado na Prefeitur pelo prefeito Ielo, que lhe outorgará o título de hóspede oficial do município. À noite ele participa de um baile no Brasil Itália.

Um dos objetivos da visita é a condecoração do arcebispo emérito de Botucatu, dom Antônio Maria Mucciolo, com a comenda Ordem da Estrela de Solidariedade Italiana, concedida pelo governo da Itália.
Marsilli, nasceu em em Rovereto (TN) em 19 de janeiro de 1954. Após se forma em Direito na Universidade de Bologna entrou para a carreira diplomática em 1982.
Antes da função atual ocupou os seguintes cargosl:
- Direção Geral do Pessoal e Administração (1982-1983)
- Direção Geral para os Negócios Políticos (1992-1996)
- Direção Geral para a Europa - Responsável pelo escritório "Russia e outros Estados da ex URSS" (2003-2006)
junto a Sedes no Exterior :
- Paris, "Ecole Nationale d' Administration" (funcionário designato dal MAE, 1983-1984)
- São Paulo - Brasile, Consulado Geral 1a. Classe (Cônsul Adjunto, 1985-1989)
- Bonn, Embaixada da Itália ( 1° Secretario, 1989-1992)
- Bruxelles, Representação Permanente Italiana junto a NATO (Conselheiro, 1996-2000)
- Moscou, Embaixada da Itália (Primeiro Conselheiro, 2000-2003)
Ministro Plenipotenciário desde 2004, é Cônsul Geral da Itália em S. Paulo desde 1° de março de 2006.
Ele é casado e pai de dois filhos.

Rudeness lançará CD em festival de rock

A banda de Skacore, Rudeness, lança no próximo domingo, dia 18, no festival Rock S/A, o primeiro CD da banda, gravado e lançado em parceria com o selo Piscis Records, de Bauru. De acordo com o vocalista Ganso, o grupo terá uma formação especial, com quatros metais (geralmente são dois). A apresentação acontece a partir das 15 horas, no teatro Gino Carbonari, em Botucatu.
O vocalista da banda, conhecido como Ganso, comentou sobre a importância de eventos como o Rock S/A para as bandas iniciantes e para a Rudennes. “É uma vitrine, apesar da maioria delas (bandas) investir em covers, é uma forma de ganhar experiência de palco, um incentivo para ensaios. Para nós da Rudennes é muito legal lançar o CD num evento desses porque é o começo de quase todas as bandas. Será até nostálgico, já que também tocamos em muitos festivais desse e é interessante apresentar nosso trabalho para essa nova geração de bandas que estão surgindo. É outro público”, disse Ganso.
A banda Rudennes também já lançou dois CDs demonstração, Valorizando Pensamentos (2002) e Rudennes (2004), dividindo o palco com bandas da cena underground nacional e internacional.
A apresentação da Rudennes acontece durante o festival Rock S/A, no próximo domingo, a partir das 15 horas, no teatro Gino Carbonari, em Botucatu. As bandas selecionadas terão 30 minutos cada uma para mostrar aos jurados que merecem os prêmios. Os critérios avaliados serão: harmonia, afinação, presença de palco e melhor do público. Os conjuntos selecionados foram ForTeen; NextCore; Another Life; RockWell; Attrito; Over Night; Garage’s Noise, Paralelo 17.
O Festival - Mais de 300 pessoas devem comparecer ao festival Rock S/A, expectativa de público que está baseada no número de ingressos à venda com as bandas concorrentes.
De acordo com a proprietária, Fabiana Godoy, o festival é uma oportunidade para as bandas iniciantes apresentarem os trabalhos para um grande público, ter material promocional e ser reconhecido regionalmente.
Dez bandas terão 30 minutos cada uma para mostrar aos jurados que merecem os prêmios.
Prêmios – Além de prêmios em dinheiro e troféus, as bandas concorrem a seis horas em um estúdio profissional (1º colocado), abertura do show do Massacration (2º), e acessórios musicais (3º).
Descontos – Todos os músicos inscritos terão desconto de 50% na matrícula em qualquer curso da escola Artistas S/A e 10% nas mensalidades. “Mesmo as bandas que não forem selecionadas terão o benefício”, comentou a proprietária da escola Fabiana Godoy.

Industrial sediará etapa do Intercircu

Fabu no Intercircu Bauru
do canal do youtube de antoniosantos99



Por Renato Fernandes

Botucatu receberá no dia 8 de junho , a edição local do projeto “Intercircu”, na Escola Técnica Domingos Minicucci Filho. O evento é promovido pelo grupo circense “A’trupeLados”.

O projeto surgiu na Convenção Nacional de Circo, realizada em novembro de 2007, quando artistas circenses dividiram o mesmo ônibus com grupos de Bauru e São Carlos, durante a viagem eles articularam a realização de um festival de artes circenses que perocrresse várias cidades. “A idéia é realmente promover um encontro de pessoas e artistas interessados por essa arte e a troca de experiências”, explica Fernando Vasques, um dos responsáveis pela trupe botucatuense.
Etapas do Intercicu já aconteceram nas cidades de São Carlos, Bauru, municípios onde a iniciativa recebeu apoio do Sesc - Serviço Social do Comércio, que também cedeu o local para a realização do encontro.
A etapa bauruense ocorreu no dia 20 de abril, no Sesc de Bauru e foi organizada pelo grupo Sincronicos. Após a etapa botucatuense o projeto parte para as cidades de Campinas e Sorocaba.

JOIS ampliam atividades no final de semana com sete modalidades

Os Jogos Industriários do Sesi 2008 (JOIS) entram em ritmo acelerado neste final de semana. Nas três primeiras rodadas estavam ocorrendo jogos somente aos sábados e no máximo em três modalidades. A partir da quarta rodada, o Sesi começa a abrigar competições às sextas, aos sábados e também aos domingos. Neste final de semana estão programadas sete modalidades diferentes.
Na sexta-feira, dia 16, é a vez do futebol sete master estrear. Três partidas estão marcadas a partir das 18h15. Nove equipes divididas em três grupos disputam a modalidade: Tecnaut, Irizar, Duratex A e B, Embraer, Centroflora, Eucatex, Sabesp e Induscar. Na decisão do ouro do futsal master do ano passado, a Duratex venceu a Bordoplás por 3 a 1 e ficou com o título.
A modalidade de damas, que contará com a participação de 30 competidores (masculino e feminino), faz rodada única com todos os participantes no sábado, dia 17, a partir das 13h30, no pátio da Escola Sesi. Em 2007 o título no feminino ficou com a atleta Vanessa Sardelli, da Embraer. No masculino quem levou a melhor foi a Tecnaut, que venceu com Gerson Silva.
O basquete 3, uma das novidades do JOIS deste ano, faz sua estréia no domingo, dia 18, com dois jogos a partir das 10 horas. Seis equipes, divididas em dois grupos, participam da competição, três da Embraer, mais Sabesp, Induscar e Duratex.
No domingo entra em campo o futebol, que vai realizar três confrontos a partir das 10 horas. Dez equipes vão participar da edição 2008. O campeão do ano passado foi a Duratex, equipe que também foi a vencedora nas fases regional, estadual e sudeste dos JOIS. No final deste mês, o time disputa em Manaus (AM), a final brasileira da modalidade e se vencer vai representar o Brasil no mundial na Itália.
A outra modalidade que faz sua estréia é o truco masculino, que vai contar com 99 duplas. A rodada inaugural está marcada para às 9h30 no ginásio do clube. Em 2007 o título ficou com os atletas Eduardo e José da empresa Angella e Rocha, vencendo na final Ricardo e Márcio da Embraer.

Artistas S/A promove festival de rock

No domingo, dia 18, a partir das 15 horas, acontece o festival “Rock S/A”, no Teatro Gino Carbonari. O evento é uma realização da Escola Artistas S/A e de acordo com a proprietária da escola, Fabiana Godoy é uma oportunidade para que as bandas iniciantes apresentem seus trabalhos para um grande público, recebendo material promocional e reconhecimento pelo trabalho.
Dez bandas se apresentarão no evento e cada uma delas terá 30 minutos para mostrar seus trabalhos aos jurados. Os critérios avaliados serão harmonia, afinação, presença de palco e melhor do público.
Foram selecionadas para o festival as bandas ForTeen; NextCore; Another Life; RockWell; Attrito; Over Night; Garage’s Noise, Paralelo 17. O encerramento será com a banda RudeNess, que lança o primeiro CD.
Descontos – todos os músicos inscritos terão desconto de 50% na matrícula em qualquer curso da escola e 10% nas mensalidades. “Mesmo as bandas que não forem selecionadas terão o benefício”, explica Fabiana.
Prêmios – Além de prêmios em dinheiro e troféus, as bandas concorrem a seis horas em um estúdio profissional (1º colocado), abertura do show do Massacration (2º) e acessórios musicais (3º).

Serviço
Festival Rock S/A
Data: 18 de maio de 2008, a partir das 15 horas.
Local: Teatro Gino Carbonari – rua Papoula, nº 12 – Vila dos Médicos
Mais informações: www.artistassa.com.br

Sítio do Pica Pau Amarelo domingo, no Municipal

No domingo, 18 de maio, às 16 horas, o público poderá conferir o espetáculo infantil “O sítio do Pica-pau Amarelo”. Os ingressos custam R$ 16 [inteira] e R$ 8 [meia].
A peça é baseada nos livros, “Pica-pau Amarelo” e “O Museu da Emília”, procurando nessa adaptação para teatro, ser fiel ao espírito da obra de Monteiro Lobato.
O espetáculo conta a história de Dona Benta, que recebe do Pequeno Polegar uma carta, pedindo permissão para que as personagens do “Mundo da Fábula” possam mudar- se para o Sítio do Pica-pau Amarelo. Assim príncipes e princesas, heróis e vilões de várias estórias começam a se mudar para o sítio.
O espetáculo teatral faz parte da programação cultural do mês de maio. A promoção é da Prefeitura de Botucatu. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004.

A históra “Da Velha República ao Estado Novo” através do samba

Por Renato Fernandes

A história do Brasil, entre os anos de 1894 e 1945, será contada através do projeto “Sambando no Vestibular”, que acontece no dia 21 de maio, às 19 horas, no Restaurante Jequitibá, Avenida Satana, 712.

O tema “Da Velha República ao Estado Novo”, será desenvolvido pelo professor de história Paulo Pizigati. “É um estudo tendo como foco as letras dos sambas, analisando a obra de grande sambistas, como Wilson Batista, Noel Rosa, Cassimiro Rocha, Eduardo das Neves e Francisco Alves”, explica.
O curso tem como foco alunos de cursos pré-vestibulares, alunos do Ensino Médio e interessados em história de uma forma geral.
Pizigati acrescenta que a opção em promover o evento no Jequitibá tem como proposta aproximar os participantes do clima das rodas de samba, que geralmente se formavam em bares, com uma “cervejinha” e aperitivos. “O pessoal participa do curso e em seguida pode permanecer no local para acompanhar um samba e estender um pouco mais a noite”, convida.
Pizigati estuda a relação entre as músicas e a história e tem outros cursos já montados, entre eles: “Do Modernismo à Tropicália”. “Esse ano também estou preparando um trabalho sobre os 50 anos da Bossa Nova”, disse.
Informações na Gibiteria e Sebo Avalon, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 431, ou pelo telefone: (14) 9119-0833.
O investimento é de R$ 25, incluindo material didático de apoio. Foram disponibilizadas 35 vagas. As primeiras quinze inscrições recebem um CD com as músicas trabalhadas.

Missão Nordeste conquista doações e viajará dia 11 de junho

Grupo de evangélicos estiveram no Amazonas em janeiro e
agora partem em nova missão para o Nordeste, em junho

Por Renato Fernandes

No dia 11 de junho um grupo de missionários evangélicos, liderados pelos pastores Carlos Breda e Valdir Nardi, promoverão mais uma etapa do Projeto Missões, partindo de Botucatu com destino à cidade de Paulistana no Piauí, passando por Vitória e Bahía.
O grupo pretende levar para o Nordeste, além de roupas, remédios e alimentos, materiais de construção, água e veículos. Uma das metas do grupo é entregar para a população caixas d’água de fibra, motocicletas e bicicletas.
Até o momento os missionários já conseguiram 200 cobertores, 1.200 litros de leite longa vida, 1.500 peças de roupa, dez bicicletas e 5 cestas básicas. A meta foi conquistada em alguns itens, mas ainda restam arrecadar cinco biciletas e 135 cestas básicas, para atingir a meta da missão. Além disso ainda restam conquistar três motos 125 cilindradas, para que os missionários consigam chegar nas áreas rurais do sertão.
Essa é a segunda missão promovida pelo grupo esse ano. Em janeiro, os missionários promoveram a Missão Amazonas, chegando a áreas inóspitas da floresta, onde o acesso acontece apenas com barcos de pequeno porte e helicópteros.
Os missionários, com o apoio da população de Botucatu, Prefeitura e o Grupo de Amigos Voluntários, arrecadaram 10 mil peças de roupas, 3.500 brinquedos, 50 cestas básicas e medicamentos, que foram distribuídos em vilarejos do Amazonas.
Segundo eles o objetivo das missões é ajudar os necessitados, sem priorizar a evangelização.
Para participar da missão é necessário se informar pelo telefone: (14) 3815 9504 OU (14) 9161 4666
Doações pode ser feitas pela conta corrente do Banco do Brasil AG. 0079-5 CC. 33.973-3.

Leia mais sobre esse assunto

Projeto Missões pede apoio

Projeto Missões: a solidariedade indo aos cantos remotos do Brasil

Setor Oeste deu início à rodada de Assembléias Deliberativas do OP

A Casa Santo Inácio, em Rubião Junior, Setor Oeste da cidade, abrigou na noite desta quarta-feira, 14 de maio, a primeira Assembléia Setorial Deliberativa do Orçamento Participativo desse ano.
A reunião contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas. O secretario municipal de Obras, Rubéns Bicudo e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Valdemar Pereira de Pinho, também estiveram presentes a assembléia.
O encontro teve caráter deliberativo, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos feitos pelos delegados do Setor Oeste, durante as Assembléias Regionais Intermediárias.
O vice-prefeito fez uso da palavra, ressaltando a importância desse momento. “A primeira parte do processo está pronto. Vocês estabeleceram as prioridades e eu espero que o maior número delas seja atendido no conselho. Parabéns pela participação, mobilização e consciência”, destacou Pinho.
Eleição - Como está previsto no regimento do Orçamento Participativo, as demandas elencadas como prioritárias pelos delegados do Setor vão a votação, para posterior aprovação do conselho.
Durante a votação, os presentes também elegeram dois conselheiros titulares e dois suplentes para a composição da chapa de conselheiros municipais do OP. “Os conselheiros eleitos terão muito trabalho no mês de junho, pois estarão elaborando, juntamente com a equipe de funcionários da Prefeitura, o orçamento para o ano de 2009”, comentou José Everaldo Rocha, coordenador do CoMOP.
Foram aprovados como conselheiros titulares Luiz Henrique Gomes Dutra [Região 20] e Antônio Pereira dos Santos [Região 17]. Leonilda de Oliveira Costa e Maria Justina de Souza, ambas moradoras da região 20, ficaram como suplentes.
Dentre as prioridades levantadas, o asfalto foi o mais votado para o Setor, seguido por outras nove demandas. Confira a relação de demandas eleitas:

1 - Asfalto
2 - Construção de Creche
3 - Mudança de local do Posto Policial
4 - Construção de Posto de Saúde
5 - Construção de Abrigo de ônibus
6 - Associações de Moradores
7 - Áreas de Lazer
8 - Iluminação
9 - Placas de sinalização
10 - Ligações entre Bairros

Rodada - A rodada de Assembléias Setoriais Deliberativas do Orçamento Participativo tem continuidade de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 16 de maio - 19h30 - Setor Leste
Local: Creche Criança Feliz - Jardim Peabiru

Dia 28 de maio - 19h30 - Setor Norte
Local: Escola José Antonio Sartori – Jardim Eldorado

Dia 29 de maio - 19h30 - Setor Central
Local: Centro Comunitário Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Obra de Gil Vicente será encenada no Teatro Municipal

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci será palco nesta sexta-feira, 16 de maio, da encenação da peça teatral “Auto da Barca do Inferno”. O evento tem início previsto para as 20h30, com ingressos vendidos a R$ 24 [inteira], R$ 12 [estudante] e R$ 10 [promocional para grupos].
A obra é do escritor Gil Vicente, considerado um dos fundadores do teatro português. “O auto da Barca do Inferno” é a obra mais encenada do autor e seu texto narra criticamente a história dos barqueiros do inferno e do céu, que esperam os condenados e agraciados.
A história é representada em tom satírico, e mostra o momento em que personagens estereotipados, como um agiota, um fidalgo, um sapateiro, um judeu e até um frade chegam ao purgatório.
Lá se deparam com figuras, como a de um anjo e do diabo, que esperam para embarcar a seus destinos: paraíso ou inferno. No purgatório, encontram 2 barcas: uma delas conduz à glória e a outra ao inferno.
Todos querem embarcar na primeira, criando situações tragicômicas, pois todos se consideram honestos até que se prove o contrário.
A apresentação do espetáculo é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004.

Liga promove Campeonato Botucatuense de Futsal

A Liga Botucatuense de Futsal estará realizando a partir do dia 9 de junho, o Campeonato Botucatuense de Futsal – Categoria Adulto. Os jogos serão realizados no Ginásio Municipal de Esportes. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
As inscrições para os times interessados poderão ser feitas entre os dias 19 de maio e 04 de junho no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan.
O Congresso Técnico da competição está marcado para o dia 06 de junho, com local a ser definido. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3815-8295.

Associação Hip-hop Botucatu ministra aulas de Break na CASA

Por Renato Fernandes

O integrantes da Associação Hip-hop Botucatu, Jonas Santos, o Nuna, e Ewerton Wilson, realizam um trabalho voluntário na Fundação CASA - Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente, ministrando aulas de break (dança de rua que faz parte da cultura Hip-hop) aos internos das unidades de Botucatu e Iaras.

As aulas acontecem semanalmente às sextas-feiras e segundo Santos, os internos aguardam com expectativa o momento de aproveitarem o espaço do pátio interno da instituição para a dança. “É um estilo que tem relação com a realidade desses jovens e que recebe uma aceitação muito grande por parte deles. A entidade percebeu essa aceitação e descobriu no break uma ferramenta importante para a recuperação desses menores”, explica Santos.
As aulas começaram em janeiro e inicialmente aconteciam apenas em Botucatu, a extensão do projeto para Iaras aconteceu no início desse mês. “Anteriormente a unidade de Botucatu era atendida por nós dois (Santos e Wilson), mas agora nos dividimos. Estou trabalhando apenas em Iaras e ele (Wilson) permanece em Botucatu”, disse.
Segundo o instrutor inicialmente as aulas se resumiam apenas em dança, posteriormente ele percebeu que passava a ser referência para muito dos menores. “Eles usam roupa semelhantes às nossas e criam referências comportamentais tendo como referência os instrutores. Passei a me comportar diferente depois dessa experiência. Tenho que ser um exemplo e preciso corresponder às expectativas dessas pessoas e transmitir a elas, além dos ensinamentos da cultura hip-hop, também lições de cidadania. Assumi um papel de educador que tem como foco a dança mas não pode deixar de lado a formação do cidadão”, coloca.
Santos cursa o 2º ano de educação física e acrescenta que suas aulas são importante não apenas pelos passos que são transmitidos, mas sim pelos benefícios que eles trazem pelo corpo. “A dança acaba sendo utilizada como exercício físico, de forma consciente. Quando ensino um passo diferente sei que aquele movimento vai ajudar a desenvolver algum músculo e tenho consciência de até onde posso exigir de cada um. Isso é muito importante nesse tipo de aprendizado”, argumenta.
A Associação Hip-hop Botucatu é reconhecida pela Prefeitura Municipal do município, que contrata os serviços para apresentações diversas. “Atualmente desenvolvemos vários trabalhos na cidade e sempre somos convidados para participar de eventos comemorativos da cidade. É um reconhecimento merecido, de uma cultura que geralmente e marginalizada e sofre com o preconceito”.
Entre as atividades mantidas pela associação está a realização do Projeto “Arte na Rua”, evento mensal promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
O evento conta com várias atrações como oficina de malabares, encontro de B.boys, basquete, skate e apresentação de capoeira. A atividade tem a presença garantida de artistas como capoeiristas, malabaristas, skaitistas, grafiteiros e dançarinos de hip hop de Botucatu e região, que se reúnem sempre no terceiro domingo de cada mês, na Praça Coronel Moura, Paratodos, das 13 às 18 horas.

Moacyr Scliar começa a história e o internauta continua, no projeto "Livro de Todos"

O site da obra coletiva Livro de Todos – www.livrodetodos.com.br – entra no ar nesta sexta-feira, dia 16, às 14h, para os internautas darem continuidade à história iniciada pelo renomado escritor Moacyr Scliar.
Durante um mês, entre 16 de maio e 16 de junho, as “páginas em branco” ficarão no ar diariamente, das 14h às 24h. Os textos recebidos ao longo do dia são avaliados, selecionados e editados por uma comissão editorial e passam a integrar a obra no dia seguinte, quando, então, o website volta a ficar disponível para novas contribuições.
A edição e impressão do livro serão feitas pela Imprensa Oficial. O lançamento do livro acontece na Bienal do Livro de São Paulo, entre os dias 14 e 24 de agosto, com a presença dos participantes e personalidades. Volkswagen e Petróleo Ipiranga patrocinam, e o HSBC co-patrocina, a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e, por extensão, o Livro de Todos.

Bienal do Livro de São Paulo

A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo coincide com o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao País, fato que marcou o início da indústria gráfica e do livro no Brasil, da criação da imprensa e da Biblioteca Nacional.
O evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela Francal Feiras – uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País -, acontece entre os dias 14 e 24 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Reunirá 350 expositores nacionais e estrangeiros nos 60 mil m2 do pavilhão, representando mais de 900 selos editoriais, com uma expectativa de visitação superior a 800 mil pessoas.

Educação chama mais 2.600 temporários para vagas remanescentes

A Secretaria de Estado da Educação está convocando mais de 2.600 pessoas para escolha do local de trabalho. Esses funcionários trabalharão como temporários na merenda, limpeza e secretaria das escolas por no máximo um ano. Os novos Agentes de Organização Escolar e Agentes de Serviço Escolar devem se apresentar na próxima quinta-feira, 15 de maio, às 9h e 14h respectivamente. Todos estes profissionais já foram selecionados em concurso público e agora devem comparecer à Diretoria de Ensino onde se inscreveram para indicação da escola. São 663 vagas para a capital, 593 para Grande São Paulo e 1380 para o interior.
Essas 2.600 vagas remanescentes são porque muitos candidatos não compareceram ou não possuíam os pré-requisitos para assumir as vagas.
A lista de classificação está no site www.educacao.sp.gov.br e nas 91 Diretorias de Ensino. Cerca de 5% das vagas serão preenchidas por portadores de deficiência.
Os Agentes de Serviço Escolar têm salário inicial de R$ 602,03. Os Agentes de Organização Escolar têm salário inicial de R$ 627,49.
Nos próximos 12 meses a Secretaria realizará pregões para terceirizar os serviços de limpeza e produção de merenda onde houver necessidade.
A contratação de funcionários temporários atende determinação do Ministério Público do Trabalho para demissão de funcionários contratados via Associações de Pais e Mestres (APMs). A Secretaria acertou com o órgão a possibilidade de terceirizar os serviços de limpeza e produção de merenda.

UFSCar divulga procedimento para pedido de isenção de taxas do Vestibular 2009

Entre os dias 9 e 26 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estará recebendo os pedidos de isenção da taxa de inscrição para seu Vestibular 2009 para cursos presenciais. No total, estão sendo oferecidas até 5 mil isenções para candidatos que atenderem aos critérios estabelecidos pela Instituição.
Para ser contemplado com a isenção de taxas, o candidato deve ter cursado integralmente o ensino Médio em escolas públicas, ou em escola particular desde que tenha obtido concessão de bolsa integral; não pode estar cursando ou já ter concluído algum curso superior; e estar integrado a um grupo familiar onde a renda por pessoa não ultrapasse o valor de R$ 622,50. Caso o candidato seja independente, sua renda mensal também não pode ultrapassar esta quantia.
Para increver-se, os interessados devem preencher o Requerimento para Solicitação de Isenção, disponível em www.vunesp.com.br, e imprimí-lo. Além disso, o candidato também deve providenciar cópias do documento de identificação de cada membro do grupo familiar; dos comprovantes de escolaridade, de rendimento e de consumo de energia elétrica recente; do carnê do IPTU com a identificação do endereço e valor total do imposto; e do comprovante do Imposto Territorial Rural (ITR) para residentes na zona rural.
O candidato deve enviar o requerimento devidamente preenchido e a documentação necessária para a Fundação Vunesp, localizada na rua Dona Germanie Burchard, 515, bairro Água Branca, São Paulo, SP, Cep. 05.002-062. No envelope, também deverão ser informados nome e endereço completos e a seguinte identificação "Modalidade presencial 2009 da UFSCar". O envio deve ser realizado dentro do prazo estipulado, entre os dias 9 e 26 de junho. A divulgação dos resultados ocorre no dia 20 de setembro pela Internet.
As instruções completas para o pedido de isenção podem ser obtidas em www.vestibular.ufscar e www.vunesp.com.br, ou no Disque Vinesp, pelo telefone (11) 3874-6300, nos dias úteis, das 8h às 20h.

IB realizará III Seminário de Extensão Universitária

No dia 28 de maio, será realizado, no anfiteatro do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, o III Seminário de Extensão Universitária.
Segundo o vice-diretor do IB, Renato Eugênio Diniz, o objetivo do evento é promover uma discussão sobre as atividades de extensão e possibilitar a apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
A abertura do seminário está prevista para às 8h30 e deverá contar com a presença da pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp, Maria Amélia Máximo de Araújo.
Em seguida, acontecerá a palestra “Reflexões éticas nas atividades de extensão universitária”, ministrada por Roberto Sogayar, professor aposentado do Departamento de Parasitologia do IB.
Das 10h30min às 12h, haverá apresentação de painéis de projetos de extensão universitária.
No período da tarde, a partir das 14h, o tema enfocado pelo Centro Acadêmico V de Junho (CAVJ) será “O que pensam os alunos do IB sobre extensão universitária”.
Em seguida, acontecerá a palestra "Refletindo sobre extensão universitária a partir de um projeto de educação ambiental e gestão participante", com o professor Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do câmpus de Presidente Prudente da Unesp.
Para às 16h, estão programadas apresentações orais de projetos de extensão universitária do IB e, às 17h30, o encerramento com a apresentação de uma peça teatral inédita do grupo de teatro Alquimia, composto por alunos do Instituto de Química do câmpus de Araraquara da Unesp.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o próximo dia 16 no site http://www.ibb.unesp.br/eventos/seminario_extensao/programacao.php

Alunos da UFSCar, Unesp e Unicamp participam de projeto de pesquisa na Flórida

Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) vão participar do Programa Piloto de Intercâmbio em Pesquisa para Bolsistas de Iniciação Científica da área de Química, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), em conjunto com a Divisão de Química da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.
Participam das pesquisas os universitários Emerson Finco Marques, da UFSCar; Flávio Cardoso e Mayra Cavallaro, da Unicamp; e Juliana de Souza e Thaís Regiani, da Unesp. Os estudantes vão participar de estágios de pesquisa com duração de até 12 semanas no Departamento de Química da Universidade da Flórida, em Gainesville.
O representante da UFSCar, Emerson Finco Marques, cursa o último ano de Licenciatura em Química. Com viagem prevista para junho, ele desenvolverá nos EUA, em tempo integral, uma pesquisa com síntese de produtos naturais de origem marinha. "As expectativas são as melhores possíveis. Esse projeto vai me ajudar muito na minha formação, tanto como pesquisador, já que penso em seguir os estudos no mestrado e também no domínio da língua inglesa. Vou ter novos conhecimentos, numa universidade que tem um departamento de Química com pesquisas de alto nível", afirma.

Brasileiros querem proibição total do fumo em ambientes fechados

O Instituto Datafolha acaba de fazer uma pesquisa nacional a pedido da Aliança de Controle do Tabagismo – ACT. Entre os dias 26 e 27 de março de 2008, foram entrevistadas 1.992 pessoas acima de 18 anos, sendo 77% não fumantes e 23% fumantes, em 120 municípios nas regiões sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste do país. O objetivo foi conhecer a opinião da população brasileira a respeito da proibição do fumo em ambientes fechados. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A grande maioria da população brasileira, 88%, é contrária ao fumo em locais fechados, e 82% são totalmente contra. É interessante observar que 80% dos fumantes são contrários ao fumo em locais fechados, sendo que 69% são totalmente contra.
A rejeição ao fumo é mais forte em restaurantes (89%) e lanchonetes (86%). Casas noturnas e bares apresentam um pouco mais de tolerância que os dois primeiros (72% e 71%, respectivamente), mas mesmo assim o índice é alto.
A pesquisa mostra que a população brasileira tem conhecimento sobre os problemas que o fumo causa à saúde, tanto de fumantes quanto de não fumantes. Quase a totalidade dos entrevistados acredita que o fumo em locais fechados causa muitos prejuízos à saúde, mesmo em quem não é fumante (83%).
A pesquisa Datafolha também perguntou sobre a mudança da lei 9294/96, que propõe a proibição total do fumo em ambientes fechados: dois terços (68%) são favoráveis ao projeto de lei.
A indústria do tabaco tenta barrar modificações na lei e dissemina o mito segundo o qual a freqüência a estes locais vai cair e gerar perdas econômicas. Mas esta tese é derrubada pelos dados encontrados na pesquisa. Perguntados sobre a possibilidade de proibição do fumo nos quatro ambientes pesquisados (bares, restaurantes, lanchonetes e casas noturnas), 88,5% dos entrevistados disseram que sua freqüência a estes locais não mudará (63,5%) ou será maior (25%).
“A pesquisa reforça os resultados que já tínhamos encontrado em 2006 e 2007 em São Paulo, também através do Datafolha. Ela só confirma o que estamos vendo no dia a dia: a população brasileira quer ambientes fechados 100% livres de fumo há muito tempo. As autoridades responsáveis pelas políticas públicas devem estar atentas aos anseios da população. O projeto que modifica a lei 9292/96 já foi entregue pelo Ministério da Saúde e aguarda apenas a assinatura do presidente da República para virar lei, não entendemos como isso ainda não aconteceu”, diz Paula Johns, diretora-executiva da ACT, e acrescenta: “Proibir o fumo em ambientes fechados protege a saúde não só dos freqüentadores desses locais, mas especialmente dos que aí trabalham, já que passam mais de oito horas expostos à poluição tabagística ambiental”.

PERFIL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ENTREVISTADA
Segundo a pesquisa Datafolha, o perfil dos entrevistados é:
istribuído homogeneamente por sexo: 49% são homens e 52% são mulheres.
A maioria:
tem entre 26 e 40 anos (36%) ou 41 anos ou mais (42%), com média de idade igual a 40 anos; possui escolaridade fundamental (50%) ou média (38%); é casada (48%) e 36% são solteiros; tem filhos (70%), em média 3.
Os dados econômicos apontam que a maior parcela: Tem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos (66%);Pertence à classe C (53%); Faz parte da população economicamente ativa (70%), principalmente como assalariado (com registro - 21%, ou sem registro - 10%) e free-lance (16%).
A ACT já sabia do apoio da população paulistana. Em novembro de 2007, o Instituto Datafolha fez uma pesquisa em São Paulo que verificou que 88% dos paulistanos são contrários ao fumo em locais fechados. Entre os próprios fumantes, 85% apóiam ambientes fechados livres de fumo. No que se refere à alteração da lei 9294/96, proibindo totalmente o fumo em ambientes fechados, o apoio dos entrevistados também se mostrou elevado: 73% deles são favoráveis à eliminação dos fumódromos em locais fechados, o que corresponde a sete em cada dez paulistanos.

ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO TABACO
As empresas de tabaco têm desenvolvido uma variedade de estratégias para impedir ou atrasar políticas de controle do tabagismo. Elas contestam provas científicas dos perigos do fumo, promovem a idéia que as políticas de controle teriam conseqüências econômicas negativas, promovem programas de “acomodação” entre fumantes e não fumantes, etc.
Aqui no Brasil, um dos exemplos dessas táticas é o programa Convivência em Harmonia – desenvolvido pela Souza Cruz, empresa líder no mercado brasileiro de cigarros –, que consiste em um trabalho de assessoria técnica para elaboração de projetos de separação de ambiente e ventilação , envolvimento e treinamento do pessoal dos estabelecimentos. O programa prega uma separação idealizada do local de acordo com a pressão: área para fumantes na zona de baixa pressão, área para não-fumantes na zona de alta pressão. Estabelecimentos de entretenimento, como bares e boates, porém, têm grande interação entre os clientes e a separação não é respeitada.

VENTILAÇÃO NÃO ELIMINA OS COMPONENTES TÓXICOS
Embora contribua para reduzir a toxicidade da fumaça, a ventilação não elimina os diversos componentes tóxicos da poluição tabagística ambiental (PTA). É bom ressaltar que a fumaça ambiental do tabaco possui 60 substâncias cancerígenas e seis substâncias capazes de provocar mutação genética, sendo por isso classificada como carcinógeno humano do grupo 1, não havendo, portanto níveis seguros de exposição.
As implicações da PTA para com a saúde costumam ser subestimadas e a ventilação é vendida como a solução para o problema. Segundo a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Condicionamento de Ar (ASHRAE), o órgão de referência dessa área da engenharia nos Estados Unidos, “nenhuma tecnologia de engenharia de ventilação atual demonstrou controlar os riscos impostos pela exposição à PTA, apenas reduzi-los e controlar questões de conforto relacionadas ao odor e à irritação sensorial”.

Idesp escolar disponível na internet

A Secretaria de Estado da Educação publica a partir desta quinta-feira, 15 de maio, o boletim de cada escola, com os índices de 2007 e 2008 (além de projeção até 2030), na internet. Basta acessar o site: www.educacao.sp.gov.br.
O modelo segue o do Saresp 2007, que facilitou o trabalho de todas as escolas e de seus profissionais. De forma ágil, diretores, professores, alunos e pais poderão acessar de qualquer computador os índices de sua escola e as metas a serem atingidas.
"A Secretaria trata a educação com responsabilidade. A situação das escolas deve ser pública e transparente, para buscarmos eficiência", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
No site da Secretaria será possível ainda verificar dados adicionais e informações relacionados ao desempenho de aprendizagem das escolas estaduais dos 645 municípios paulistas. A busca poderá ser pelo nome da escola, ou em uma lista separada por município ou Diretoria de Ensino.

Comissão Ramos de Azevedo se reuniu com secretário de Justiça

Na tarde desta quarta-feira, dia 14 de maio, a Comissão Ramos de Azevedo, que trabalha pela construção do Fórum de Botucatu esteve reunida em São Paulo, com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Antonio Marrey. O objetivo da reunião era se inteirar do andamento do processo de liberação para a construção do prédio do Fórum.
Estiveram presentes, representantes da OAB - Botucatu, funcionários do Fórum, juízes, promotores, acompanhados do prefeito de Botucatu, Antonio Mário Ielo, da secretária de Negócios Jurídicos, Karina Jorge dos Santos Pupatto e José Carlos Vasques, secretário da Fazenda e do diretor da Usina São Manuel, Jaime Dinucci.
A comissão foi informada que a liberação da construção depende de questões técnicas do projeto. “Ele nos disse que o projeto do Fórum de Botucatu é novo e o departamento técnico da Secretaria está fazendo o detalhamento do projeto para que ele seja apresentado”, disse Karina Pupatto.
Quanto ao início da obra, o secretário disse que a assinatura do convênio deverá ocorrer apenas após as eleições. “Perguntado se havia a possibilidade de agilizar o processo, ele disse que vai tentar, mas acha difícil que isso ocorra, principalmente devido às questões técnicas que estão sendo levantadas pelos engenheiros”, comentou Karina.
A comissão também apurou se a documentação enviada pela Prefeitura estava em ordem. “Fomos informados que toda documentação necessária para a assinatura do convênio está em ordem. Quanto a doação da área, tudo já foi enviado à Procuradoria do Estado”, finalizou a secretária.

Suspeito de triplo homicídio era um bom funcionário e estudou na Fatec

Por Renato Fernandes

Wellington Gomes da Conceição, principal suspeito do triplo homicídio, que resultou na morte de Amanda Jerônimo, 28, João Jerônimo, 76 e Salvadora Robis Jerônimo, 70. Atuou em Botucatu no ramo de metalurgia e nos dois últimos anos foi empregado de uma empresa ligada ao transporte de cargas no município.
Companheiros de profissão, que preferem não ser identificados, afirmam que ele era um bom profissional e que conquistou vários clientes para a firma. Ele tinha um cargo de chefia lidando diretamente na negociação dos fretes de cargas.
Ele iniciou o curso universitário de Logística em Transporte na Fatec - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, estudando até o 4º ciclo. Segundo o diretor da unidade, Roberto Colenci, Conceição era um aluno introspectivo, não mantinha muitos relacionamentos de amizades e estava em dependência em várias matérias. Em agosto de 2007 trancou a matrícula. “Cheguei a dar aula a ele. Era uma pessoa sempre quieta”, disse.
Na manhã de quarta-feira, em entrevista À Rádio Clube de Botucatu, o delegado titular da DIG - Delegacia de Investigações Gerais, Celso Olindo disse que o suspeito estava passando por tratamento psicológico e revelou a intenção de ouvir a psicóloga que cuidava de seu caso para obter mais informações sobre o suspeito.
Olindo ressaltou que ele é um rapaz inteligente e que não demonstrou emoção ao ver as cenas da ex-esposa morta. A autoridade policial acrescentou que Conceição tinha em seu poder notas do posto de pedágio por qual passou na noite de 30 de abril, por volta das 21 horas e de uma lanchonete onde parou para se alimentar no retorno à São Paulo. A viagem nessa data teria sido para levar o irmão à cidade de Sorocaba.
Na capital a policia também descobriu que ele havia investido R$ 60, para abastecer o veículo. Em busca de provas para incriminar o suspeito os objetos pertencentes à Conceição foram encaminhados ao IC - Instituto de Criminalística de São Paulo, para serem analisados pela mesma equipe que atuou no caso Isabella. Entre os itens constam, roupas, sapatos e as capas dos pedais do carro pertencente a ele, um Astra prata de placas com iniciais DPP.
Outro dado revelado pelo delegado é que o único objeto que não foi encontrado na residência de Amando Jerônimo foi a sua maleta com acessórios médicos.

Leia mais sobre o caso

Peritos do caso Isabella analisarão supostos indícios do crime a marretadas que chocou Botucatu
Mãe de médica morta a marretadas faleceu no domingo
Polícia suspeita que acusado de duplo homicídio tenha tentado forjar álibi
Welligton Gomes nega ser autor de duplo homicídio
Mãe de Jane Amanda, médica morta a marretadas, corre risco de morte
Polícia Prende suspeito de matar médica
Médica e pai são mortos a marteladas em Botucatu

Voluntários entregam sacolas da Campanha do Agasalho 2008

Até esta quinta-feira, dia 15 de maio, os bairros de Botucatu receberão a sacola com o panfleto informativo da Campanha do Agasalho, que é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é informar a população sobre os procedimentos da Campanha e oferecer um local para o depósito das doações.
Adistribuição das 35 mil sacolas porta a porta, que teve início na última terça-feira, está sendo realizada através dos atiradores do Tiro de Guerra 02-048 e funcionários da Sabesp.
Para o atirador Da Silva, que já realizou a entrega na Vila Maria e nos Comerciários, a atividade é muito gratificante, pois sabe que muitas pessoas serão beneficiadas. De acordo com o atirador Muller, a solidariedade é o principal fator de superação para a entrega. “O trabalho é cansativo, mas só de sabermos que estamos fazendo algo que amanhã ajudará as pessoas que estão precisando, nós dá força e ânimo para continuarmos”, enfatiza.
Omutirão porta a porta acontece no próximo sábado, dia 17, das 9 às 17 horas, onde voluntários estarão pelas ruas da cidade arrecadando roupas, cobertores e calçados que posteriormente serão doadas as famílias de baixa renda.
As pessoas que não puderem colaborar no sábado, podem colocar as doações nas caixas de coleta personalizadas distribuídas em mais de 70 postos de apoio, entre eles, escolas municipais, unidades de saúde, secretarias municipais, Prefeitura, agências do Correio, Sabesp e Sindicatos.
Para mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2008, o telefone é o 3811-1462.

Cultura divulga programação do evento “Portugal Presente em Botucatu”

A segunda edição do evento “Portugal Presente em Botucatu” já tem sua relação de atividades programáticas definida. As atividades acontecem de 7 a 15 de junho, em diferentes locais e horários.
O evento é uma comemoração ao dia 10 de junho, considerado o “Dia de Portugal”. Nessa data é celebrada a relação com a cultura portuguesa presente no Brasil, em torno da língua e costumes. O evento também marca os 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil.
A segunda edição do “Portugal Presente em Botucatu” é uma realização do Consulado de Portugal em Botucatu, com apoio da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Confira abaixo as atividades que farão parte da programação do evento.

Dia 7 de junho - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
19h30 – Abertura do evento.
20h30 - Suíte do Ballet “A Bela Adormecida” – Núcleo de Dança Nice Leite e Ilara Lopes de São Paulo.

Dia 9 de junho - Centro Cultural
19 horas - Homenagem e outorga de "Título de Membro Honorário" à escritora Rosa Nepomuceno, pela Academia Botucatuense de Letras, com saudação do acadêmico José Celso Soares Vieira.

20h30 – Homenagem do vereador Professor Antonio Luiz Caldas Junior para a escritora Rosa Nepomuceno, durante Sessão da Câmara Municipal.

Dia 10 de Junho - Jardim Botânico do IBB e Biblioteca do Campus da UNESP de Botucatu
9h30 - Café da manhã com a escritora Rosa Nepomuceno no Herbário ‘BOTU’; Palestra “A importância dos Jardins Botânicos”; Plantio de árvores.

10h30 – Visita à Biblioteca do Campus.

Dia 10 de Junho - Livraria Nobel
19h30 - Noite de autógrafos do livro “O Jardim de Dom João” da escritora Rosa Nepomuceno.

Dia 11 de junho - Chopperia e Pizzaria Mão na Roda
20h30 - Noite Portuguesa com sabores da cozinha lusitana e música ao vivo.

Dia 13 de Junho - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
20h30 - Apresentação da peça teatral “Navegar é Preciso”.

Dia 14 de Junho - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
20h30 - Apresentação do “Grupo Folclórico da Casa de Portugal” de São Paulo. Danças, músicas e vestimentas do folclore lusitano.

Dia 15 de Junho - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
20h30 -
Concerto da Orquestra e Coral Municipal de Botucatu.