maio 14, 2008

Campanha de Vacinação do Idoso termina amanhã

amanhã é o prazo final para que os idosos procurem as unidades básicas de saúde para receberem a vacina contra a gripe. A campanha, iniciada no dia 26 de abril teve seu período ampliado duas vezes, para que possa atingir a meta de imunizar 13.815 idosos, com idade acima de 60 anos.
Até o dia 5 de maio, data prevista para a conclusão da campanha, foram vacinadas 4.456 pessoas, atingindo o percentual de 31,7%. Após a expansão do período em mais uma semana o número de idosos vacinados subiu para 8.051 pessoas, o que correspondem a 57,64% do número total, que é de 14.036. Esses dados foram registrados no último dia 12.
As alterações de períodos tem como proposta atingir a meta indicada pelo Ministério da Saúde, que é a imunização de 80% com idade acima de 60 anos.
A educadora em Saúde Pública, Claudete Donini, fala da importância dos familiares apoiarem a vacinação. “Agora nós estamos na fase final da Campanha e precisamos do apoio dos familiares, para que convençam e levem os idosos para tomarem a vacina”, comentou.
A Campanha de Vacinação teve início em todo o Brasil no dia 26 de abril com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”, utilizado pelo Ministério de Saúde. O objetivo é reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.
Para atingir essa meta agentes em saúde visitaram estabelecimentos das redes de supermercados Central e Pão de Açúcar, Praça Comendador Emílio Pedutti [Bosque], agências bancárias, montando ainda postos volantes na Rua Amando de Barros e na feira livre montada na Rua Brás de Assis e no Jardim Paraíso.

Prefeitura e CEBRAC promovem ciclo de palestras

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Administração, em parceria com o CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos promove durante o mês um ciclo de palestras. Os interessados devem fazer a inscrição na própria Secretaria de Administração, telefone 3811-1434, ou no CEBRAC, que fica na Avenida Santana 563, telefone 3813-4528. O investimento é um quilo de alimento não perecível por evento. A primeira palestra será Gestão de finanças pessoais: saiba planejar-se e comece a faturar!, com o facilitador Robson Marques Joaquim e está marcada para sexta-feira, dia 16 de maio. Para o dia 21 está marcada a palestra Português e matemática, com Edna Bittencourt. A última palestra será no dia 28, Transformando problemas em oportunidades, com o palestrante Rafael Somera.
Todas palestras terão início às 19h30 e encerramento previsto para as 21 horas, tendo como local o CEBRAC. As vagas são limitadas.

Atleta de São Manuel disputa a série A do Brasileirão

Por Flávio Fogueral

O atleta de São Maunel, Thiago Baroni irá disputar a série A do Campeonato Brasileiro deste ano, ao ser anunciado como novo reforço do Ipatinga, de Minas Gerais. As informações são do jornal O Debate, de São Manuel.

Baroni, de 25 anos, é lateral-direito assinou contrato por dois anos com o Ipatinga. Disputou o Campeonato Mineiro deste ano pelo Ituiutaba. Além disso, tem passagem pelo Criciúma, Guarani de Palhoça, Marcílio Dias e União São João de Araras. "A expectativa é a melhor possível, tendo em vista que o Ipatinga disputa pela primeira vez o campeonato em sua divisão principal", relatou o jogador à reportagem do jornal.

Seu novo time, o Ipatinga, tem dez anos de existência e viveu uma ascensão meteórica. Subiu este ano para a série A do Campeonato Brasileiro, não tendo uma boa estréia ao ser derrotado pelo Atlético-PR por 1 a 0. Thiago não jogou.

Botucatu perde para Marília e está fora da Copa TV TEM de FutsalCopa TV TEM de Futsal

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, enfrentou Marília na noite de terça-feira, 13 de maio, em jogo válido pela Copa TV TEM.
A partida foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes de Botucatu e definiu apenas através das cobranças de pênaltis a última vaga para as semifinais da competição, depois do empate em 0 a 0 no tempo normal e prorrogação.
O primeiro tempo teve bastante equilíbrio e disputa no setor intermediário da quadra. Com pouca criação de ambos os times, os goleiros quase não foram exigidos.
Já na segunda etapa, Botucatu passou a pressionar e ter mais oportunidades de finalização, enquanto o adversário marcava apenas meia quadra buscando aproveitar os contra-ataques.
Sem balançar as redes, as duas equipes partiram para a prorrogação e mais uma vez a falta de pontaria empurrou o confronto para ser definido nas penalidades máximas.
Os donos da casa converteram a cobrança inicial com Diego. Buzuca defendeu os dois primeiros chutes adversários, mas Guilherme e Boquinha desperdiçaram a oportunidade na seqüência e Marília empatou na terceira chance.
O fixo botucatuense Lelê balançou as redes na quarta cobrança, também aproveitada por Marília, que converteu o quinto e decisivo pênalti enquanto Walace chutou nas mãos do goleiro.
Ao final do encontro, Marília garantiu vaga nas semifinais após vitória por 3 a 2 sobre Botucatu e enfrenta agora Tabatinga, que passou por Palmital pelo mesmo resultado nos pênaltis, após o empate em 3 a 3 no tempo regulamentar. A outra semifinal da Copa TV TEM de Futsal será decidida entre Garça e Jafa.
Apoio -
A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Inscrições para Concurso da EMA terminam nesta quinta-feira

As inscrições para o Concurso “Trilhando os Caminhos da Educação Ambiental”, organizado pela Escola do Meio Ambiente, terminam nesta quinta-feira, 15 de maio, e podem ser efetuadas através do telefone 3813-9251, das 8h30 ao meio dia e das 14h30 às 16h30, com Maria Clara.
De acordo com o regulamento, o evento foi dividido nas categorias 1º ano (Trilha do Patrimônio Histórico Cultural), 2º ano (Trilha da Água), 3º ano (Trilha do Saci), 4º ano (Trilha do Sujão) e 5º ano (Trilha Agroecológica).
Cada professor deverá desenvolver um trabalho de educação ambiental com sua classe, cujo tema se relacione ao conteúdo abordado na trilha interpretativa indicada a seus alunos, e enviar duas cópias impressas em folha A4 para a Escola do Meio Ambiente.
O regulamento completo do Concurso “Trilhando os Caminhos da Educação Ambiental” está disponibilizado no site da Prefeitura de Botucatu, www.botucatu.sp.gov.br/ema.
A Escola do Meio Ambiente está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/n, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 3813-9251.

Estudo aponta que negros serão maioria na população

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou, nessa terça feira (13), um estudo que aponta um crescimento da população negra, superando a branca. O instituto fez projeções que corroboram que os dados estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de que os negros seriam mais da metade dos brasileiros até 2010.
Contudo, Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), aponta que os negros ganham 50% a menos que outros trabalhadores na mesma ocupação. “Nós temos uma estrutura social que propicia ao negro uma inserção diferenciada, desvantajosa, em relação aos outros membros da sociedade. Ou seja, os fatores cor e raça conferem uma desigualdade a essas pessoas”, relatou Clemente.
Após 120 da abolição da escravidão no país, através da Lei Áurea, os casos de racismo e desigualdade social continuam presentes na sociedade brasileira. Exemplo disso é que apenas 3,5% dos cargos de chefias nas grandes empresas são ocupados por negros, conforme divulgado pelo Ibope e Instituto Ethos. “Mantivemos intacta uma estrutura excludente e discriminatória com base na cor da pele. O topo da hierarquia das firmas não é diferente de outros lugares de prestígio e status na nossa sociedade”, comentou José Vicente, reitor da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.

Governador anuncia a expansão de vagas nas Etecs e Fatecs na região da Sorocaba

Na terça-feira 13 de maio, quando foi sancionada a lei que cria o Plano de Carreiras dos Servidores Docentes e Técnicos Administrativos do Centro Paula Souza, o governador José Serra anunciou os números da expansão do processo seletivo do 2º semestre de 2008 das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), na região administrativa de Sorocaba.
Em todo o estado, as Etecs (que estão com as inscrições abertas) vão oferecer 35.578 vagas para 69 cursos técnicos em 117 cidades do Estado de São Paulo (inclui as escolas de Cajamar, Campo Limpo e São Vicente que terão datas especiais para o processo seletivo), o que representa um crescimento de 22,53% em relação ao 1º semestre de 2007.
Já o vestibular das Fatecs (que estão com as inscrições abertas) oferecerá 7.175 vagas para os 39 cursos superiores tecnológicos gratuitos das 39 Faculdades de Tecnologia (e das seis novas faculdades que serão implantadas nesse período). Isso representa um crescimento de 72,10%, em relação ao 1º semestre de 2007 (4.170).
Na região administrativa de Sorocaba existem 6 Fatecs e 15 Etecs. O processo seletivo do 2º semestre de 2008, terminam no dia 16 de maio nas Etecs e no dia 20 de maio nas Fatecs.