maio 12, 2008

Dados escolares dos beneficiários do Bolsa Família devem ser enviados até 14 de maio

Até o último domingo (11/05), os municípios registraram a freqüência escolar de 58,5% dos cerca de 15,7 milhões de alunos beneficiários do Bolsa Família, programa executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os dados se referem à presença nas aulas durante os meses de fevereiro e março e devem ser inseridos no sistema do Ministério da Educação (MEC) até a próxima quarta-feira, dia 14 de maio. O MDS faz um apelo às cidades que sofreram com os tornados na região Sul e chuvas fortes no Nordeste, causando interrupções no acesso à internet, para que façam um esforço para enviar as informações sobre a freqüência escolar nos próximos dois dias. A sugestão é que eles procurem obter acesso ao sistema em outras instituições como a Caixa Econômica Federal.
s municípios precisam ficar atentos também ao prazo da condicionalidade de saúde que termina em
30 de junho. Nesse caso, somente 14,2% das 10,4 milhões de famílias que se enquadram no perfil tiveram as informações de monitoramento registradas no Ministério da Saúde.
O Distrito Federal está à frente da média nacional com informação de freqüência de 81% dos alunos beneficiários, seguidos pelos do Ceará com 70%, do Paraná e Santa Catarina com 68%. Quanto à saúde, são os municípios do Ceará que lideram o registro de informação, com 20% das famílias acompanhadas. Em seguida estão os do Tocantins com 19% de acompanhamento registrado, da Bahia e do Rio Grande do Norte com 18% das famílias monitoradas.
No bimestre de novembro e dezembro de 2007, o acompanhamento da freqüência escolar chegou a cerca de 13 milhões de alunos, o que representou 84% do total de crianças e adolescentes beneficiados pelo Bolsa Família à época. De 2004 a 2007, a quantidade de alunos com presença às aulas superior a 85% quase dobrou: subiu de 6 milhões para 11,6 milhões. Para um monitoramento adequado das condicionalidades, é importante ter um cadastro atualizado e promover uma parceria entre o gestor do Bolsa Família e os responsáveis pelas áreas de Educação e Saúde.
A presença de crianças e adolescentes na escola é acompanhada bimestralmente pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para continuar a receber a transferência de renda, os pais devem, além de efetuar a matrícula dos filhos com idade entre seis e 15 anos, se certificar de que eles assistam, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês.
Saúde – Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças com até sete anos de idade; seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para que sejam medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal. Neste caso, as informações são referentes ao monitoramento do primeiro semestre deste ano. Os dados são inseridos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.
O acompanhamento das contrapartidas é fundamental para melhorar a situação de vida das cerca de 11 milhões de famílias atendidas pelo programa de transferência condicionada de renda do governo federal. O descumprimento das condicionalidades por cinco vezes consecutivas leva ao cancelamento do benefício.
Os municípios que não encaminharem as informações deixam de receber recursos, destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, à gestão do Bolsa Família. O acompanhamento de educação e de saúde representa 50% do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A outra metade do indicador é calculada com base na inscrição de famílias no Cadastro Único e na atualização cadastral.

Alunos da Escola Antenor Serra participam de passeata contra a Dengue

“Antenor Serra osso duro de roer, na luta contra a dengue batalhamos pra valer”. Esse foi o refrão entoado pelos alunos da Escola Municipal Antenor Serra durante a realização da passeata “Botucatu contra a dengue, minha escola participa”.
O evento foi realizado na última sexta-feira, 09 de maio, contando com a participação de aproximadamente 150 alunos das quartas e quintas séries. A idéia partiu da própria diretoria da Escola, tendo o apoio da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.
A passeata percorreu as ruas do conjunto Habitacional Humberto Popolo – Cohab 1, localidade notificada com um caso suspeito de dengue no último mês de abril. A movimentação teve como objetivo servir de apoio na campanha contra a dengue no município, alertando para a tomada de consciência dos moradores do bairro sobre a doença.
A mobilização também visa à formação de cidadãos conscientes sobre o assunto, se tornando agentes no combate a dengue. “As crianças levam a informação para casa e para os pais, se tornando agentes multiplicadores, importantes na luta contra a dengue”, disse o coordenador da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, André Perez.
O assunto já é conhecido dos alunos, sendo debatido em sala de aula. Todos empunhavam cartazes e desenhos produzidos por eles próprios e banners explicativos. “A dengue é sempre abordada em sala com os alunos. As crianças são muito receptivas e nos ajudarão a alertar a população”, comentou a diretora substituta da escola, Fernanda Regina Aires.
A mobilização também foi acompanhada e vista com bons olhos pelos moradores do bairro. “Esse tipo de trabalho serve de incentivo para os moradores. Dessa forma, trabalhando todos juntos, a gente consegue afastar a dengue daqui”, disse a moradora Fabiana Rosa de Almeida.
O objetivo da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental é que esse tipo de trabalho tenha prosseguimento em outras escolas. “Essa foi apenas a primeira passeata. Estamos planejando outras. O objetivo é que o trabalho se estenda para outras escolas, ganhando força na campanha contra a dengue”, finalizou André Perez.

Campanha de Vacinação do Idoso é prorrogada até sexta-feira

A Campanha de Vacinação contra gripe em idosos foi prorrogada em Botucatu pela Secretaria Municipal de Saúde até esta sexta-feira, 16 de junho. Antes, o término estava previsto para o dia 09 de maio, mas a meta estabelecida de imunizar 80% das pessoas acima de 60 anos não foi alcançada.
Até agora, 8.051 idosos que correspondem a 57,64% do número total, que é de 14.036, se dirigiram aos Postos de Saúde ou Unidades Móveis para receber as vacinas.
A educadora em Saúde Pública, Claudete Donini, fala da importância dos familiares apoiarem a vacinação. “Agora nós estamos na fase final da Campanha e precisamos do apoio dos familiares, para que convençam e levem os idosos para tomarem a vacina”, comentou.
A Campanha de Vacinação teve início em todo o Brasil no dia 26 de abril com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”, utilizado pelo Ministério de Saúde. O objetivo é reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

Botucatu participou do Congresso Técnico da Olimpíada Estadual da 3ª Idade

No último dia 9, a Prefeitura de Botucatu através da Secretaria de Esportes e Fundo Social de Solidariedade participou do Congresso Técnico da 17ª Olimpíada Estadual da 3ª Idade, na cidade de Marília. Durante o encontro foram definidos os grupos e as chaves dos jogos das 33 cidades participantes.
Botucatu será representada por 95 atletas, em diversas modalidades, entre elas, futebol society, futsal, atletismo, ginástica artística, voleibol, damas, xadrez, buraco, bocha, basquete, dança de salão, truco, dominó, tranca e natação. “A grande maioria dos nossos atletas, participaram dos JORI, portanto tiveram a vaga garantida”, explica a professora da Secretaria de Esportes, Mariuza de Carvalho.A Olimpíada será realizada nos dias 24 e 25 de maio, e todos os competidores botucatuenses contam com o apoio da Prefeitura. “Os nossos atletas só precisam se preocupar em desenvolver um bom jogo, pois o restante o Governo Municipal está oferecendo, desde a inscrição de cada um, o transporte, os uniformes, materiais esportivos e café da manhã, que não esta incluso no pacote da organização”, concluí Mariuza.

Botucatu decide vaga na semifinal da Copa TV TEM de Futsal nesta terça-feira

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entra em quadra na noite desta terça-feira, 13 de maio, para o jogo válido pelas quartas-de-final da Copa TV TEM.
A partida contra Marília será disputada no Ginásio Municipal de Esportes, em Botucatu, a partir das 21 horas, com entrada franca aos torcedores. Antes, às 20 horas, Tabatinga e Palmital abrem a rodada realizada em nossa cidade.
O time botucatuense joga mais uma vez diante da sua torcida por ter a melhor campanha desde a 4ª fase da competição, obtendo 100% de aproveitamento após goleadas sobre Pardinho por 6 a 2 e Pratânia por 8 a 1. A classificação para as quartas-de-final veio depois da grande vitória sobre Assis por 3 a 0, nas oitavas-de-final.
O técnico Leandro Fadel considera importante o fato de jogar em casa. “Botucatu conquistou o direito de jogar em casa e agora temos que aproveitar isso. Esperamos contar com a presença do nosso torcedor, que é fundamental para a nossa classificação, assim como aconteceu na partida contra Assis”, afirmou.
Para o duelo frente Marília, a equipe será comandada por Pedro Dias, uma vez que Fadel foi expulso na última partida e estará cumprindo suspensão automática, voltando ao banco nas semifinais da Copa TV TEM de Futsal, caso Botucatu se classifique.
Os outros confrontos das quartas-de-final foram decididos na noite da última quinta-feira, 08 de maio, na cidade de Garça, onde os donos da casa venceram Bauru por 4 a 0 e Jafa goleou Pirajuí por 10 a 1. Com estes resultados, Garça e Jafa se enfrentam em uma das semifinais da competição.
Paulista do Interior
– As equipes sub-20 e principal da AA Botucatuense/Prefeitura enfrentaram Itapeva no último sábado, 10 de maio, em jogos válidos pelo returno da competição.
As partidas foram realizadas no Ginásio II da Veterana, em Botucatu, e terminaram com a goleada do sub-20 por 6 a 2. Os gols foram anotados por Enzo (2), Daniel (2) Léo e César. A equipe principal foi derrotada por 5 a 4.
O próximo compromisso botucatuense no Campeonato Paulista do Interior de Futsal está marcado para sábado, dia 17 de maio, fora de casa, contra o Unimed/Jaboticabal.
Apoio -
A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

BFC/Prefeitura goleia e segue invicto no Paulista

A equipe do Botucatu Futebol Clube/Prefeitura entrou em campo contra a Ferroviária de Araraquara na tarde de domingo, 11 de maio, e conquistou uma boa vitória em duelo válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista Feminino – 1ª Divisão.
O jogo foi realizado no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz – Ferroviária, em Botucatu, e terminou com o placar de 5 a 2 para as donas da casa. Os gols foram marcados por Dani (2), Rafinha, Michele e Formiga.
Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Edson Castro segue invicto na competição e se mantém na liderança do grupo 1 com 13 pontos conquistados, a frente do América FC/Juventude, com 12.
A campanha botucatuense no torneio é muito boa, com 100% de aproveitamento atuando em casa. Na estréia, venceu o Palmeiras por 3 a 1, derrotou o AJA Jaguariúna por 3 a 0 pela terceira rodada e goleou a Ferroviária na última partida.
Os outros pontos somados pela equipe de Botucatu vieram com a goleada sobre o Rio Branco, em Americana, por 18 a 0, na segunda rodada, e após o empate sem gols jogando na cidade de Franca diante das donas da casa, pela quarta rodada.
O próximo confronto do BFC/Prefeitura no Campeonato Paulista de Futebol Feminino – 1ª Divisão será contra o América FC/Juventude no dia 24 de maio. O jogo está marcado para o Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, a partir das 15 horas.
Mais informações sobre a tabela e a classificação do campeonato podem ser conferidas no site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio –
O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Comissão e Fatec devem apresentar projeto de pesquisa ao prefeito Ielo

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, a comissão de Assuntos Relevantes com a finalidade de acompanhar e discutir a renovação do contrato com a Empresa Auto Ônibus Botucatu Ltda , formada pelos vereadores Josey, Prof. Caldas, Lelo Pagani, Varoli e Luiz Rúbio, se reuniu novamente com representantes da Fatec para apresentação de proposta de pesquisa sobre o transporte público em Botucatu.
Ficou acertado na última reunião que será realizada uma pesquisa por alunos e professores da Fatec sobre o transporte coletivo realizado na cidade com a finalidade de dar parâmetros à comissão para realizar seus trabalhos com fundamentos concretos.
Estiveram mais uma vez presentes à reunião o Diretor da Fatec, Roberto Colenci e os Professores João Alberto Borges de Araújo e Luís Fernando Nicolosi Bravim.
Roberto Colenci mostrou aos vereadores presentes uma proposta de trabalho com planilhas de pesquisa baseadas no livro “Transporte Coletivo Urbano” de autoria de Antônio Clóvis Pinto e Isaac Guillermo Espinosa Torres. “Nesta pesquisa que será conduzida por docentes da Fatec com o apoio dos alunos do curso de logística deverá envolver parâmetros da avaliação que envolvem questões como acessibilidade, freqüência de atendimento, tempo de viagem, lotação, segurança, características dos ônibus, locais de parad, sistemas de informação, operadoras, estados das vias, entre outras questões”, informa ressaltando que pesquisa de tal porte leva, pelo menos, 30 dias para ser realizada.
Os vereadores gostaram das propostas apresentadas pelos representantes da Fatec e todos deverão se reunir com o prefeito municipal para apresentar o projeto de pesquisa pretendido. “Quando nos reunimos com o Prefeito Mário Ielo, ele se dispôs a arcar com as despesas da pesquisa. Acredito que a pesquisa a ser desenvolvida pela Fatec será de grande utilidade

Acusado de planejar assalto a banco em Botucatu continuará preso

Edmar Falcão Amorim, integrante da quadrilha que planejava assaltar a agência do Bradesco em Botucatu, continuará preso até o julgamento da ação penal pela 1ª Vara Criminal da Comarca do município.
A 6ª Turma do STJ - Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido de habeas corpus para reverter sua prisão cautelar. Segundo os autos, 15 integrantes da quadrilha, entre eles Edmar Amorim, foram presos em flagrante pela Polícia Civil quando planejavam o assalto.
No momento da prisão, segundo informa o STJ, eles portavam sete armas com numeração raspada, farta munição e uniformes completos de empresa de vigilância.
No habeas corpus, a defesa alegou ausência de fundamentação na decisão que indeferiu o pedido de liberdade provisória e excesso de prazo da cautelar, uma vez que o réu está preso desde setembro de 2006.
Acompanhando o voto da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, a Turma concluiu que a decisão que negou a liberdade provisória está totalmente fundamentada, uma vez que o juiz menciona, em seu voto, o forte armamento apreendido com a quadrilha e a degravação das escutas telefônicas sobre o planejamento da assalto.
Quanto ao alegado excesso de prazo, a relatora afirmou que tal argumento não procede, ressaltando que a instrução do processo está finalizada.

Notícia do site Última Instância
Leia mais sobre a prisão dessa quadrilha no site entrelinhas www.entrelinhas.com

Vôlei de areia e tênis de campo fazem estréia nos JOIS

A tarde de sábado, dia 10, foi bastante movimentada no Sesi. Os Jogos Industriários do Sesi 2008 chegaram a sua terceira rodada tendo como novidades o voleibol de areia masculino e feminino e o tênis de campo. A rodada contou ainda com quatro jogos no futsal livre, dois no futsal master e dez partidas de snooker.
No vôlei de areia masculino, que conta com a participação de nove equipes divididas em três grupos, vitórias da Duratex A, vencedora da modalidade no ano passado, Embraer B e Duratex B. No vôlei de areia feminino, que conta com quatro equipes, quem se deu bem nesta primeira rodada foram as equipes da Sabesp e da Embraer. O atual campeão da competição é a Prefeitura de Botucatu, que neste ano não participa do JOIS.
O tênis de campo masculino, modalidade que conta com a participação de 30 competidores, tinha duas partidas programadas, mas apenas uma aconteceu. Na série B, vitória da Irizar sobre a CPFL por 2 a 0. Quem se beneficiou com o WO foi a Centroflora, que ficou com os pontos do confronto contra a Duratex A pela série C. “Gostaríamos que o jogo tivesse acontecido, mas fazer o que né?”, disse Carlos Carnoni, coordenador de Esportes da Centroflora.
Este é o 11º ano que a Centroflora participa dos JOIS. Ainda de acordo com Carmoni são cerca de 60 atletas divididos em nove categorias. “Estamos muito esperançosos com o futsal e o futebol, mas também temos chances em outras modalidades. O JOIS é um momento de confraternização com outras empresas e fortalecimento das amizades internas”, explicou.

Mais informações também podem ser conferidas no site http://www.sesisp.org.br, no item JOIS 2008 Botucatu.

Avaré recebe Túnel do Empreendedor

Despertar o empreendedorismo nos jovens universitários. Esse é o objetivo do Túnel do Empreendedor, que vai estar presente na Faculdade Eduvale, de Avaré, entre os dias 13 e 14 de maio. A iniciativa é do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, com o apoio da Faculdade.
Serão apresentadas aos visitantes as dez características indispensáveis para um empresário se tornar bem sucedido. “Nossa estratégia é despertar os potenciais empreendedores”, informa Vitor dos Santos, analista do Sebrae-SP em Botucatu. Segundo ele, serão oferecidas mini-palestras, com duração de 15 minutos, para grupo de 15 a 20 pessoas. Monitores treinados pelo Sebrae-SP orientam as visitas que vão ocorrer no período da noite do dia 13, e durante todo o dia 14.
Segundo Luiz Carlos Donda, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, “o túnel é um canal de abertura para a disseminação da cultura empreendedora, a fim de formar os empresários do futuro”. Donda ainda destacou que o Túnel do Empreendedor é uma ação inicial de aproximação com o público de universidades e cursos técnicos. Outras iniciativas, como o desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo e o Desafio Sebrae, também fazem parte da estratégia de trabalho com os possíveis empresários.
O plano de ação adotado pelo Sebrae-SP a fim de alcançar o público jovem tem boa receptividade. No Túnel do Empreendedor, por exemplo, os monitores são jovens também com idade universitária para que o discurso seja ainda mais próximo do público-alvo. “Introduzir aos jovens conceitos e capacitações tem como objetivo o desenvolvimento de suas habilidades para no futuro ser um profissional mais alinhado com as necessidades do mercado, um empreendedor de sucesso”, completa Donda.
Essa boa receptividade é expressa pelo sucesso das outras edições do Túnel do Empreendedor, que já esteve esse ano em Botucatu, e vai voltar no mês de outubro à Unesp e à Fatec. A presença periódica do túnel pretende tornar a cultura do empreendedorismo um elemento do cotidiano, para que depois outras ferramentas educacionais do Sebrae-SP possam ser oferecidas. Uma dessas ferramentas é o Desafio Sebrae, jogo virtual em que estudantes universitários, reunidos em grupos de até cinco participantes, gerenciam uma pequena empresa, desde o surgimento.

Desafio Sebrae
A edição desse ano do Desafio Sebrae consiste no gerenciamento de uma pequena empresa do setor calçadista. Vence o grupo que for mais bem-sucedido na administração. O jogo é aberto a todos os universitários do país. Os interessados puderam fazer inscrições até dia 30 de abril. A região de Botucatu teve número recorde de adesão, com 205 grupos inscritos.
Esse aumento no número de inscrições – 30% a mais em relação ao ano passado – é um reflexo do trabalho que o Sebrae-SP em Botucatu vem fazendo na região para estimular o empreendedorismo entre os jovens, que em grande parte das vezes ficam restritos a conteúdos técnicos e específicos. A meta do Sebrae-SP em difundir entre os jovens conteúdos sobre gestão empresarial visa suprir essa lacuna na formação de profissionais de diversas áreas.
Atualmente, o Desafio Sebrae já é considerado uma experiência prática de gestão para os estudantes e também para os professores, que passaram a se dedicar mais ao tema, a fim de orientar os alunos. Em Botucatu, a partir do segundo semestre, o Sebrae-SP vai capacitar professores da Fatec, com a metodologia específica para utilizarem na disciplina de empreendedorismo já implantada na faculdade.
Para divulgar o Desafio Sebrae, foram realizadas palestras, exposições das publicações do Sebrae-SP, jogo piloto aos professores, entre outras atividades que buscavam disseminar conceitos e informações sobre empreendedorismo. As faculdades que estão participando do Desafio Sebrae 2008 são FSP - Faculdade Sudoeste Paulista, FATEC BT - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, FITB - Faculdade Iteana de Botucatu, EDUVALE - Associação Educacional do Vale da Jurumirim (Avaré), FMR - Faculdade Marechal Rondon, UNIFAC - Faculdades Integradas de Botucatu e Unesp-Botucatu.

Serviço
Túnel do Empreendedor
Local: Eduvale – Avaré
Datas: 13/05 (noite) e 14/05 (o dia todo)
Mais informações: (14) 3815 9020

Mãe de médica morta a marretadas faleceu no domingo

Por Renato Fernandes

Salvadora Robis Prado Jerônimo, 70, faleceu no final da manhã de domingo, 11 de maio. Ela é a terceira vítima do crime que matou três pessoas da família Jerônimo: a médica Pediatra Jane Amanda Jerônimo 28; seu pai João jerônimo,77 e sua mãe Salvadora.

O crime aconteceu no dia 1º de maio, e segundo as investigações da DIG - Delegacia de Investigações Gerais, o assassino invadiu a casa das vítimas por volta das 4 horas da manhã, armado com uma marreta de construção.
Provavelmente Salvadora pode ter sido a primeira a receber os golpes da marreta, vindo a cair no chão próxima à porta de entrada de sua casa, onde se formou um poça de sangue, joão foi agredido em sua cama.
Salvadora estava internada em estado grave na UTI - Unidade de Teratia Intensiva da Unesp de Botucatu, e vinha sendo mantida viva através de aparelhos.
O principal acusado do crime é o funcionário de uma cooperativa de caminhoneiros, Wellington Gomes Conceição, ex-marido da médica, que nega a autoria dos golpes de marretas contra a família.
Mais informações na edição impressa do jornal Diário da Serra de terça-feira, 13 de maio.

Leia mais sobre o assunto

Polícia suspeita que acusado de duplo homicídio tenha tentado forjar álibi
Welligton Gomes nega ser autor de duplo homicídio
Mãe de Jane Amanda, médica morta a marretadas, corre risco de morte
Polícia Prende suspeito de matar médica
Médica e pai são mortos a marteladas em Botucatu

Assista um resumo da entrevista de Ana Carolina, mãe de Isabella, ao Fantástico

Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella, que foi assassinada em São Paulo e jogada do sexto andar de um prédio. Falou pela primeira vez, ao Fantástico, da Rede Globo de Televisão. A entrevista foi dividida em dois blocos. No primeiro, ela falou sobre o pai e a madrasta da menina, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Na segunda ela contou que está preparada para ser testemunha de acusação dos dois.



A entrevista foi incorporada do canal do locutor Rafael Silva, no youtube, que assina a edição do vídeo. A entrevista completa você encontra no canal de EdiEco

Seleção da CASA fará amistoso contra o Corinthians

Os mais habilidosos e os mais técnicos. Estas são as principais qualidades dos 21 jogadores destaques da quarta edição da Copa da CASA de 2008, que vão fazer parte da Seleção da CASA. Como prêmio pelo bom comportamento e disciplina durante a competição, na próxima quinta-feira (15 de maio), os jovens participarão de um jogo amistoso contra a equipe juvenil do Corinthians.
A partida será realizada no campo da Fazendinha, no Parque São Jorge, a partir da 14 horas. A idéia de formar a Seleção da CASA começou a ser construída, por Zé Maria, no inicio do campeonato, em janeiro. Neste ano, cerca de 800 jovens de 50 unidades de todo o Estado de São Paulo participaram da competição.
Os vinte e um adolescentes escolhidos fazem parte das unidades de Itaquera (6), Ribeirão Preto (5), Internato Pirituba (5), Bauru (4) e Abaeté (1).
Zé Maria foi quem selecionou e vai conduzir os jogadores no amistoso. "Espero que por meio do esporte eles consigam uma oportunidade", diz Zé. "Todos os que foram selecionados para fazer parte da seleção tem potencial para se tornar um jogador profissional".
Para Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA, o objetivo da Copa vai além de descobrir novos talentos. O que mais importa é o uso do esporte como ferramenta pedagógica e de resgate social. "O esporte em geral e o futebol, em particular, permitem que a gente trabalhe valores como o respeito ao próximo e aos adversários, a disciplina e o reconhecimento de regras e a importância do trabalho em equipe, além de ser uma grande ferramenta de promoção de saúde e de qualidade de vida", diz Berenice.
Ex-internos vão jogar - Como atração, três egressos da unidade de Itaquera, um deles artilheiro do torneio, que jogaram a Copa quando estavam internados na Fundação, terão a oportunidade de fazer parte da seleção de Zé Maria. "Eu nunca imaginei que na Fundação CASA eu teria oportunidade de jogar futebol de campo, e ainda mais participar de uma final de uma competição no Estádio do Morumbi", comenta o artilheiro.
Copa da CASA 2008 – Com a participação recorde de 800 jovens, a competição teve início em janeiro e terminou em março. A unidade de Ribeirão Preto ganhou o troféu de campeão da Copa da CASA. Já unidade de Itaquera ficou com o de vice-campeão.
Durante a competição foram realizados 48 jogos e assinalados 198 gols. Uma média de 4,8 gols, por partida. "A competição deste ano foi um sucesso. Não tivemos nenhum problema envolvendo os jovens" diz Carlos Alberto Robles, gerente de Esporte e Educação Física da Fundação CASA. "Por isso, intitulamos o torneio como a Copa da disciplina", ressalta.

Local: S.C. Corinthians Paulista, Fazendinha
Rua São Jorge 777 São Paulo – Capital
Dia 15 de maio, a partir das 14 horas

Baile de aniversário da AAF reúne centenas no clube

Diretores do clube se reuniram para cortar o primeiro
pedaço do bolo de aniversário


O baile em homenagem aos 69 anos da Associação Atlética Ferroviária (AAF) e Dia das Mães realizado no último sábado, 10 de maio, reuniu centenas de pessoas no Ginásio II do clube. A Banda Realce animou a seresta que recebeu personalidades como a chefe de gabinete, Márcia Guerxis (representando o prefeito Mário Ielo), o secretário de Esportes, Nivaldo Ceará, além de autoridades policiais, coordenadores e professores da Prefeitura Municipal de Botucatu. Na ocasião, três mulheres foram homenageadas como representantes das mães: Marlene Colenci, Maria Guerreiro e Wilma Chirinéia.
Também compareceram ao baile especial Eline Telezi Martin e Gabriel Fonseca, casal medalha de ouro na dança de salão nos Jori (Jogos Regionais do Idoso). O casal veio da cidade de Salto, especialmente para o evento, e além de se divertirem no baile, apresentaram, a convite do presidente da AAF, João Francisco Chavari, demonstrações de samba, valsa e bolero.
Após o discurso do presidente e do diretor social da AAF, Domingos Chavari Neto, foram servidos pedaços de bolo a todos.

Vereador de Botucatu participa de eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, na Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorreu a posse e eleição da mesa diretora do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O Conselho tem a função de elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse do deficiente em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, habitação, transporte, cultura, esporte, lazer e acessibilidade ao espaço público.
Carlos Trigo, vereador e deficiente visual, lutou por quase 8 anos pela formação do Conselho que considera muito importante para o município. “É algo pelo qual venho batalhando desde o meu primeiro mandato. É um sonho que se torna realidade, pois esse conselho, com certeza, irá nos ajudar a lutar por políticas que ajudem pessoas com deficiência a se integrar mais à sociedade. Estou muito satisfeito com a formação da mesa diretora do Conselho que considero essencial para o desenvolvimento de Botucatu”, coloca.
Foram eleitos como Presidente do Conselho, Rogério Gomes Ferreira, Vice-Presidente, Wilson Mendes Jr, 1a Secretária, Irani Branco Lourenço e como 2a Secretária, Maria José Trenchi de Souza.

Pequenas empresas paulistas têm melhor primeiro trimestre dos últimos seis anos

As micro e pequenas empresas paulistas apresentaram, de janeiro a março de 2008, o melhor desempenho médio mensal dos últimos seis anos em um primeiro trimestre. O faturamento das empresas no Estado cresceu em relação ao mesmo período de 2007, o que também ocorreu em relação aos rendimentos dos trabalhadores. Esses são os destaques do balanço do primeiro trimestre de 2008 da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) divulga nesta terça-feira (13/5) às 11 h em seu portal.
A maior expansão se deu no setor do comércio e no interior do Estado. Os resultados contribuíram para manter em alta as expectativas otimistas dos empresários com relação à economia. Além dos dados do faturamento, do rendimento dos empregados e expectativas dos empresários, serão divulgados também os resultados do desempenho das MPEs nos itens pessoal ocupado e gastos com salários, por setor de atividade e regiões do Estado.
Com a colaboração da Fundação Seade, o Sebrae-SP monitora mensalmente os resultados de mais de 2,7 mil micro e pequenas empresas da indústria da transformação, comércio e serviços, em todo Estado de São Paulo.
O estudo completo estará disponível no portal www.sebraesp.com.br, clicando em “Conhecendo a MPE”, seção “Indicadores”, a partir das 11h do dia 13 de maio.

Serviço:
Divulgação dos Indicadores Sebrae-SP - 1º trimestre 2008
Dia: 13 de maio, às 11h, no portal www.sebraesp.com.br

Unesp de Botucatu realiza o IV Simpósio sobre Gramados

O Departamento de Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp de Botucatu, promove a quarta edição do Simpósio sobre Gramados (Sigra), dias 27 e 28 de maio, na Fazenda Experimental Lageado.O Simpósio é voltado para estudantes, produtores, paisagistas e superintendentes de gramados esportivos, com foco nos principais problemas encontrados no manejo de gramados no país. “Temos uma boa parceria com a Associação dos Produtores de Grama, com quem discutimos os temas para contemplar quem trabalha com gramado doméstico, esportivo e produção”, explica o professor Roberto Lyra Villas Boas.
“A realização do evento é importante para capacitar agrônomos ou técnicos agricolas com conhecimento real sobre manejo e manutenção de gramados”, concorda o engenheiro agrônomo argentino Daniel Tápia, consultor agronômico em gramados esportivos, com atuação internacional.
Alguns dos temas que serão abordados durante o Sigra são: “A grama esportiva: avaliação de qualidade e formas de tornar um green mais rápido”; “Utilização do silício em gramados”; “Compactação em gramados”; “Como reduzir a freqüência de corte sem danificar o gramado”; “Economia de água em gramados: controle de irrigação”; “Alternativa à adubação tradicional (lodo de esgoto, ajifer, chorumes) na produção de gramas” e “Lucratividade na gramicultura”.
Além de renomados pesquisadores nacionais, ligados a instituições como Unesp e Universidade Federal de Uberlândia, o evento traz ao Brasil pesquisadores internacionais, inclusive dos Estados Unidos, país que detém os maiores especialistas no assunto.
O professor Lambert McCarthy, da Clemson University/EUA, especialista em campos de golfe e autor de cinco livros sobre manutenção de campos de golfe e manejo de gramados vai proferir duas palestras no IV SIGRA.
Da Argentina virá o engenheiro agrônomo Alejandro Canegallo especialista em doenças em gramados e manejo de nematóides. Ele vai proferir a palestra “Fungos em Gramados”, no dia 27 de maio.
A qualidade dos palestrantes valoriza o evento, que tem chamado a atenção de alguns dos principais profissionais do setor. “No SIGRA temos a oportunidade de encontro com vários profissionais e pesquisadores qualificados, o que possibilita a troca de idéias para a resolução de dúvidas do dia a dia”, afirma José Roberto Pires, “green keeper” do São Fernando Golf Club. “Vale a pena participar do Simpósio, não apenas pela seriedade do evento, mas, principalmente, para promover o crescimento do setor”, observa Mario Kaneshi, da Itograss.
O cultivo de grama no Brasil começou em meados da década de 1970, quando o engenheiro agrônomo Minoru Ito trouxe ao Brasil, após estágio nos Estados Unidos onde aprendeu diversas técnicas de cultivo, as primeiras amostras de grama cultivada, chamadas zoysia ou grama coreana.
Três décadas depois, segundo o professor Lyra, há uma demanda por profissionais na área que reflete o crescimento do setor. “Houve uma expansão de 10 mil hectares nos últimos seis anos, atingindo uma área de aproximadamente 17 mil hectares, movimentando neste último ano cerca de 53 milhões de dólares”.
Apesar de muitos benefícios dos gramados para o meio ambiente e no controle da erosão do solo estarem sendo comprovados, as pesquisas científicas sobre gramados ainda são muito recentes no país. A própria realização do Sigra tem impulsionado as pesquisas no setor. “O evento tem aproximado os produtores de grama da Universidade. Temos algumas pesquisas dentro da Unesp e outras instituições mas queremos incrementar isso”, afirmou o professor Lyra. “Nosso objetivo é atrair mais pesquisadores para uma área que tem um futuro promissor”.
A realização do quarto Sigra consolida a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp como uma das referências com relação à pesquisa em gramados. Diversos trabalhos e teses têm sido realizados na instituição desde 2002, focando principalmente aspectos relativos à nutrição de grama.
Mais informações e programação do evento no site: http://www.phytuseventos.com.br/sigra/

Inscrições para 4 mil vagas de monitores de informática começam hoje

A Secretaria de Estado da Educação inicia hoje, segunda-feira, 12 de maio, as inscrições para preenchimento de 4 mil vagas de monitores de informática, com salário de R$ 340 mensais para carga horária de quatro horas diárias. Podem concorrer estudantes do Ensino Médio, que terão a função de orientar os colegas e manter as salas abertas em período integral.
Chamado de Acessa Escola, o projeto permitirá que todos os estudantes da rede estadual possam utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, sempre tendo auxílio de monitores treinados.
A seleção da Educação será via Fundap, órgão da Secretaria de Estado de Gestão. Para se inscrever, o candidato deve comparecer à secretaria da escola que estuda. As 4 mil vagas iniciais são para estudantes da cidade de São Paulo (veja abaixo lista das escolas). No total, até o fim da implantação, serão selecionados 12.242 estagiários (as 8.242 vagas restantes serão abertas posteriormente).
Só poderão concorrer a estes estágios alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. A seleção será por intermédio de prova objetiva, avaliando raciocínio lógico e familiaridade com informática. Será dada preferência para contratação de alunos da própria escola. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo ordem de classificação.
Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para 4 mil estudantes e Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar capacitação aos adolescentes, que para virar monitores serão treinados em seis módulos sobre informática.
A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.
"A participação dos estudantes no Acessa Escola é fundamental. O acesso a computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, uma melhora para a aprendizagem. Os laboratórios ficarão abertos, à disposição dos estudantes, com colegas como monitores", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
O projeto, que utilizará a experiência de sucesso do programa Acessa São Paulo, está dividido em três fases, atingindo ao seu final todas as escolas de Ensino Médio do Estado. As 4.000 vagas abertas a partir de segunda-feira serão para as duas fases iniciais, em 1000 escolas. Estes alunos começarão a trabalhar a partir de agosto. Posteriormente serão abertas mais vagas.
A Secretaria mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).
"As escolas terão espécies de 'lan houses', mas, claro, com controle. Com os estagiários-monitores, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula", diz a secretária Maria Helena.

Livraria abre espaço para Café Filosófico sobre Criatividade

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ser criativo se tornou praticamente uma obrigação. E quem se interessa pelo assunto poderá atualizar seus conhecimentos na Livraria Nobel de Botucatu.

No dia 19 de maio, a partir das 19h30, será realizado no espaço de exposições da livraria um Café Filosófico coordenado pelo físico e docente do Departamento de Física e Biofísica do IB (Instituto de Biociências) da Unesp, Ivan Amaral Guerrini. O tema de sua palestra será "Seja criativo, use metáforas".

Guerrini utilizará conceitos de física quântica para dar dicas de como desenvolver potencialidades que proporcionam a criatividade. A atividade faz parte do GECAF (Grupo de Estudos de Caos e Fractais). "Minha intenção é desenvolver ações de divulgação científica. Queremos trazer temas da universidade para a comunidade", destaca.

Deverão participar do café filosófico alunos dos cursos de Medicina, Biologia, Veterinária e Zootecnia, Nutrição e Física Médica, todos do câmpus da Unesp de Botucatu. Também estarão presentes alunos da Unifac. No entanto, a palestra e os debates são abertos a toda a população e a entrada é franca.

O professor exemplifica como é possível utilizar física quântica para desenvolver a criatividade: "Hoje em dia é preciso quebrar regras de maneira saudável para ser criativo. Só desta forma é possível ingressar no campo das boas idéias, os chamados insites", comenta. Guerrini lançou, há pouco mais de um mês, o livro "Em busca do professor quântico", que está à venda na Livraria Nobel. O trabalho reúne crônicas sobre como aguçar a criatividade.

A livraria fica na Avenida Dom Lúcio, 647, Centro. Mais informações pelo telefone 3882-6041.