maio 07, 2008

Gilberto Gil quer transformar o Santo Daime em patrimônio cultural

No dia 30 de abril, depois de participar da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação para a implementação do Programa Mais Cultura no estado do Acre, o ministro da Cultura Gilberto Gil foi conhecer o Ponto de Cultura, a Casa de Leitura da Gameleira e e, seguida visitou a Comunidade Alto Santo, onde recebeu um documento de lideranças religiosas, que solicitaram ao Ministério da Cultura o registro do uso da bebida ayahuasca, também conhecida como Santo Daime, como Bem Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro.
O documento foi assinado por representantes de todas as religiões que fazem uso da bebida, como o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha. O ministro informou que encaminhará o pedido para avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - autarquia vinculada ao MinC - responsável pela política de reconhecimento de manifestações culturais brasileiras como patrimônio imaterial.
Ayahuasca
É um termo de origem Quéchau (lingua indígena falada nos países andinos), que significa vinho das almas. É utilizado para designar o chá feito por duas plantas originárias da floresta amazônica: o cipó Jagubé ou Mariri e as folhas da Rainha ou Chacrona. Serviu de base na formação de diferentes tradições espirituais por comunidades indígenas em uma vasta região que compreende países amazônicos, como o Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador, entre outros. O ayahuasca vem sendo usado por comunidades indígenas nos últimos dois mil anos e teve papel importante nas tradições mágico-culturais de sociedades complexas da região andina, como a civilização Inca, por exemplo.
Durante a visita à comunidade Alto Santo, o ministro Gil assistiu a uma cerimônia religiosa em comemoração ao aniversário de 116 anos do nascimento do fundador da religião, mestre Irineu Serra. Na ocasião, ele fez comentários sobre a importância dos rituais dos povos da floresta na vida social, religiosa e cultural de diversas comunidades brasileiras. O ministro informou às lideranças que o reconhecimento dessa prática poderá ser obtido pelo ministério, após avaliação, da mesma forma em que o Terreiro de Candomblé do Axé Opô Afonjá (em Salvador), foi reconhecido pelo Iphan.



Vídeo produzido pela 2ª Turma do Curso de Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá.

Integrantes:
Jorge Nascimbem
Maíra Machado
Júlia Chaim
Fernanda Molina
Fábio Codato
Josicelli Ribas
Mário Caetano
Pedro Gandra

EMA realiza Oficina de Bijuterias com alunos do NAPE

A Escola do Meio Ambiente recebeu na tarde de terça-feira, 06 de maio, dezoito alunos do NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira, que participaram da “Oficina de Bijuteria com Sementes”.
Cada participante fabricou o próprio produto artesanal que será entregue de presente durante o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 11 de maio.
A Oficina teve início em 2007 com o objetivo de oferecer mais uma atividade aos deficientes auditivos do Núcleo. “A idéia é trazer esses alunos para a escola e fazer com que eles vivenciem um ambiente diferente, desenvolvendo e participando das atividades”, explicou Eliana Gabriel, coordenadora responsável da EMA.
A intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais do NAPE, Ana Paula Rodrigues de Oliveira Souza, falou sobre a importância da Oficina. “Eles têm contato com o dia-a-dia da escola, percebem que são capazes de realizar atividades diferentes e que a deficiência deles não impede nada disso”, comentou.
Ana Paula aprovou o resultado demonstrado durante as atividades desenvolvidas. “Com certeza eles adquiriram mais confiança, começaram a sair em grupos para se divertir e também têm muito mais contato com a sociedade”, finalizou a intérprete.

Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira
Rua Amando de Barros, 1520 – Fone: 3813-5987
Escola do Meio Ambiente
Estrada Ítalo Bacchi, s/n – Fone: 3813-9251

Jogos Estudantis tiveram rodada de futebol society

Teve seqüência nesta terça-feira, 06 de maio, a 22ª edição dos Jogos Estudantis de Botucatu com apenas uma partida de futebol society, disputada no campo da Unifac.
A equipe da escola 24 de Maio venceu a escola João Maria por 4 a 1, com gols de Vitor [2], Felipe Roberto e Felipe Rafael, enquanto Bruno descontou.
A competição reúne nesta primeira etapa 11 estabelecimentos de ensino com alunos até 17 anos: Aitiara, La Salle, Cepra, Santa Marcelina, João Maria, Armando Salles, SETA, 24 de Maio, Industrial, Dom Lúcio e Sophia Gabriel de Oliveira.
Estão em disputa as modalidades de atletismo, basquete, cabo de guerra, damas, futebol society, futsal, prova intelectual, voleibol e xadrez.
Os Jogos Estudantis prosseguem nesta quarta-feira, dia 07, com a realização da prova intelectual e jogos no Ginásio do Colégio La Salle.

Confira a programação:

Local: Ginásio I do Colégio La Salle
19 horas – FSM – Armando Salles x Cepra
19h30 – FSM – Santa Marcelina x La Salle

Ginásio II
19h30 – BM – Industrial x Aitiara

08 de maio – quinta-feira
Local: Campo de Futebol Society Unifac
14h30 – FSOM – Cepra x Santa Marcelina
15 horas – FSOM – João Maria x La Salle

Local: Ginásio Municipal de Esportes
19h30 – HM – La Salle x Aitiara
20 horas – HM – Industrial x Santa Marcelina

Sub-13 vai reunir 9 equipes

Nove equipes estarão participando do 5º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-13, que será organizado pela Associação Botucatuense de Arbitros de Futebol e promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.
Em busca do título da competição estão as equipes do Trivial FC, União da Vila FC, Beira Rio FC, AA Botucatuense, São Manuel, Centro de Futebol M&M/Sesi, ABC Botucatu, Santo Inácio e Sete de Setembro FC.
De acordo com o regulamento técnico, as equipes vão se enfrentar entre si em turno único e as quatro melhores se classificam para as semifinais. A competição terá início no dia 17 de maio.

Confira os jogos da 1ª rodada:
Local: Estádio do Sete de Setembro FC
09h30 – União da Vila FC x Trivial FC
10 horas – Sete de Setembro FC x Santo Inácio
Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
14h30 – Beira Rio FC x AA Botucatuense
15 horas – M&M/Sesi x ABC Botucatu

Botucatu vence Assis e avança na Copa TV TEM de Futsal

O futsal de Botucatu, representado pela equipe da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, garantiu vaga para a próxima fase da Copa TV TEM ao vencer Assis na noite de terça-feira, em duelo válido pelas oitavas-de-final.
A partida foi disputada no Ginásio Municipal de Esportes, em Botucatu, e terminou com uma grande vitória por 3 a 0. Boquinha, Maranhão e Jorginho balançaram as redes para os donos da casa.
O jogo começou bastante equilibrado e com muitas divididas, porém, com poucas chances de gol no primeiro tempo, que terminou empatado. Logo aos vinte segundos da etapa final, Maranhão roubou a bola no meio da quadra e serviu Boquinha, que livre, só empurrou para o gol.
O time de Assis sentiu o golpe e pouco tempo depois acabou sofrendo o segundo gol, após belo chute de Maranhão, que acertou o ângulo direito do goleiro adversário.
Com a vantagem no placar, Botucatu passou a administrar a partida e marcar bem na quadra de defesa, principalmente os avanços do goleiro-linha. Após rápido contra-ataque, Jorginho fez o terceiro gol e fechou o placar, que classificou o time às quartas-de-final da competição.
A equipe botucatuense enfrenta agora a representação de Marília em busca de uma vaga nas semifinais do torneio. O local e horário do jogo ainda não foram definidos pela organização da Copa TV TEM de Futsal.
Vitoriana –
O Distrito de Vitoriana, representado pela equipe sub-20 da AA Botucatuense/Prefeitura, enfrentou Garça, também na noite de terça-feira. O jogo era válido pelas oitavas-de-final da Copa TV TEM.
A partida foi realizada na cidade de Garça e terminou com a vitória dos donos da casa por 5 a 1. Com o resultado, Vitoriana acabou eliminada da competição com uma campanha de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

FCA/Unesp comemora 43 anos

Na próxima sexta-feira, dia 09 de maio a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, campus de Botucatu, dá início às comemorações pelos seus 43 anos de atividades. A programação comemorativa tem início às 8 horas com uma Sessão Extraordinária da Congregação, presidida pelos professores Marcos Macari e Herman Voorwald, respectivamente reitor e vice-reitor da Unesp.
Na seqüência da Sessão serão inauguradas as novas instalações do Laboratório Didático de Informática, do Diretório Acadêmico dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal e da sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais [Fepaf]. Ainda no dia 09, no período da tarde, haverá uma Sessão Solene da Congregação para a entrega do título de “Professor Emérito” aos professores Antonio Evaldo Klar e Chukichi Kurozawa.
As comemorações pelo aniversário da FCA continuam no dia 26 de maio, com uma Sessão Solene da Congregação relativa ao aniversário da instituição, e no dia 31 de maio, com o encontro de ex-alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu – FCA - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Definida a cidade que vai enfrentar Botucatu no Challeger Day

Botucatu participará no próximo dia 28 de maio, da 13ª edição do Challengey Day – Dia do Desafio, promovido pelo SESC/São Paulo. O evento é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Mais uma vez, nosso município irá desafiar uma cidade de outro país. Trata-se da cidade venezuelana de Machiques, que tem uma população de 109.643 habitantes.
O Dia do Desafio tem por objetivo fazer com que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
O evento propõe que cidades do mesmo porte estabeleçam uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação. Para este ano, o Dia do Desafio tem como tema “um dia da Atividade Física para incentivar um hábito saudável”.
Botucatu soma 12 vitórias no Challenge Day. No ano passado, a cidade levou a melhor sobre a cidade mexicana de Acuña.
Segundo o secretário de Esportes, Nivaldo Ceará, é importante que os clubes, escolas, academias, clubes de serviços e outras instituições participem do evento. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas o hábito saudável de praticar uma atividade física. Pode ser caminhada, corrida, natação, tênis, futebol, entre outras. O mais importante é a pessoa praticar alguma atividade física”, comentou.
Outras informações sobre o Challenge Day podem ser obtidas através do telefone 3882-8100, da Secretaria Municipal de Esportes.

Ruas de Vitorana serão asfaltadas

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, está preparando ruas pertencentes ao Distrito de Vitoriana para o recebimento de cobertura asfáltica.
Os trabalhos estão sendo realizados nas Ruas Duque de Caxias, Professor Manuel de Matos e Jayme Carnieto. Essas ruas já foram beneficiadas com aproximadamente 2 mil metros de guias e sarjetas de concreto.
A equipe que trabalha na limpeza do local, aterramento e compactação do solo é formada por 10 homens, equipados com máquinas tipo Pé de Carneiro, Pá Carregadeira e Patrol.
Segundo estimativas da Secretaria de Obras, caso as condições de tempo sejam favoráveis, o asfaltamento dessas ruas será iniciado ainda nessa semana. “Faz tempo que esperamos por essa benfeitoria. Moro aqui há 20 anos e tenho certeza que essa obra trará benefícios a nossa vida, além de valorizar o bairro e o nosso imóvel”, comentou Valter José dos Santos, morador do distrito.
Outros benefícios –
O Distrito de Vitoriana recentemente foi beneficiado com a construção de galerias de águas pluviais.
A obra foi realizada em dois quarteirões da Rua Professor Manuel de Matos. O ramal tem aproximadamente 200 metros de extensão, sendo formados por tubos de 1.000, 800 e 600 mm. Também formam o ramal da galeria 10 caixas de captação de águas, uma caixa de passagem e uma caixa para dissipação da energia da água.
Essa tubulação favorece as ruas Duque de Caxias, José Bissacot e Conde de Serra Negra, captando as águas vindas da parte alto do Distrito. As águas serão direcionadas para a galeria, evitando alagamentos.

Prefeitura de Botucatu abre inscrição para concurso público

A Prefeitura de Botucatu, através da COMSER - Comissão Permanente de Serviço Civil, está divulgando a realização de concurso público para contratação de agente fiscalizador, auxiliar de enfermagem, coveiro, fiscal de tráfego e transporte, guarda civil municipal feminino, guarda civil municipal masculino, médico clínico geral e médico ginecologista.
As inscrições serão realizadas pela Internet, no período de 08 a 18 de maio através do endereço eletrônico www.institutocetro.org.br. Os interessados também poderão fazer a inscrição pessoalmente ou por procuração, no período de 12 a 20 de maio, das 9 às 16 horas, exceto sábados, domingos e feriados no prédio da Prefeitura de Botucatu, localizado à Praça Pedro Torres, 100.
Mais informações podem ser obtidas na página da Prefeitura na internet www.botucatu.sp.gov.br/concursos.

Guardas Municipais de Cosmópolis se exibem em dança do siri

Peço licença ao blog Paulopes Weblog, para reproduzir aqui a matéria abaixo.
Moradores e Cosmópolis estão indignados com as imagens postadas no Youtube em novembro de 2007. Alguns deles falaram ao telejornal SPTV que os guardas, em vez de caírem na dança do siri, deveriam cuidar (é óbvio) da segurança da cidade. Cosmópolis fica a 142 km de São Paulo.
A prefeitura afastou os guardas dançarinos e criou (como não poderia deixar de ser) uma comissão que terá 45 dias (tudo isso!) para investigar o caso.
Investigar o quê, se as imagens falam por si? Só se for para saber como as imagens foram parar no Youtube.
CLIQUE AQUI e confira a matéria na íntegra.

Desaparecimento de garoto ainda é mistério em Tejupá

Por Renato Fernandes

O desaparecimento do garoto Elielson Santana Barrado, de 4 anos, no feriado do Dia do Trabalho, na Fazenda Barra Grande, em Tejupá, ainda é um mistério para a polícia da região de Avaré.
Mais de 150 homens, entre policiais, voluntários e bombeiros vistoriaram os 36 alqueires de terra da propriedade, checando cada um dos 40 mil pés de café minuciosamente.
Aquela foi a primeira vez que o garoto acompanhou sua mãe, Celina Correia Santana, ao trabalho, e acabou desaparecendo misteriosamente por volta das 11 horas. A família está desesperada, a mãe está sob efeito de calmantes.
Logo após o sumiço equipe de Bombeiros de Marília, cães farejadores e até helicópteros fizeram uma varredura no local sem obter sucesso.
Pouco antes do desaparecimento, a mãe ouviu o filho chamar pelo seu nome. Era um chamado comum, sem alarme ou que provocasse qualquer tipo de desconfiança após alguns minutos, a mãe o procurou, mas não o viu mais.
A polícia trabalha com várias hipóteses: rapto, ataque de aninal feroz ou simplesmente o fato do garoto ter se perdido. A possibilidade do garoto se perder na mata leva preocupação às autoridades considerando que o frio nos últimos dias se acentua na mata podendo provocar hipotermia.
Próximo ao local do desaparecimento existe uma faixa de mata fechada, habitat natural para predadores, como onças. Nenhuma hipótese foi descartada, no momento em que conferiram os pés de café da lavoura as autoridades tiveram uma atenção especial com a base do arbusto, que é fechado podendo esconder uma criança com facilidade.

Secretaria inscreve 705 mil estudantes na Olimpíada de Língua Portuguesa

A rede estadual paulista vai levar o maior número de alunos à Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Cerca de 705 mil estudantes, de 3.512 escolas, se inscreveram.
O objetivo da Olimpíada, organizada pelo Ministério da Educação, é atingir estudantes de escolas públicas de todo o Brasil, fazendo com que reforcem os estudos participando da competição. Estão programadas atividades escolares estaduais, regionais e uma etapa nacional.
"Nossa rede está mobilizada. A Olimpíada ajudará no empenho de melhorar os processos de ensino e aprendizado de leitura e escrita nas salas de aula”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que participou do lançamento do projeto.
Além dos estudantes, cerca de 17,5 mil professores da rede estadual paulista se inscreveram. Eles serão os multiplicadores de conhecimento para os alunos. “O lugar onde vivo” será o tema central, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os professores receberão um “Caderno de Orientação do Professor”, com idéias para discutir a temática em sala de aula.
Alunos de 4ª e 5ª séries vão fazer poesia; os de 7ª e 8ª, textos de memória em que entrevistam um morador antigo da região e escrevem como se estivessem contando as recordações. Os alunos de 2º e 3º ano do ensino médio farão artigos de opinião. A seleção dos primeiros 134 mil trabalhos será feita por representantes de pais e professores. Depois, haverá outras seleções até chegar aos 15 vencedores.

Rádio F-8 continua recebendo cartas para a festa do Dia das Mães

A Rádio emissora de Botucatu PRF-8, continua recebendo cartas para o concurso cultural com o sorteio de prêmios que acontecerá durante a Festa das Mães, no dia 10 de maio, às 14 horas, na Praça Coronel Moura (Paratodos). O evento é realizado há 49 anos.
Os participantes devem escrever cartas com o nome da mãe, do filho e endereço e postá-las nas urnas espalhadas pela cidade. Os organizadores do evento explicam que não é necessário selar ou utilizar envelopes comprados.
Serão sorteados prêmios diversos, entre eles, tanquinho, jogo de quarto, bicicletas, aparelho de DVD, televisor, fogão, cafeteira, liquidificador, aparelhos de telefone celular, assinatura do jornal Diário da Serra, botijão de gás, dentre outros. Totalizando 60 prêmios.
A festa contará com apresentações musicais botucatuenses entre elas, Ramiro Viola & Pardini, Luiz Guilherme & Daniel, Imãs Miranda (gospel), Fernando & Raquel (gospel) e o cantor Milton.
Locais das urnas: As cartas devem ser postadas em urnas instaladas nos seguintes pontos: Bar Los Hermanos (Rio Bonito), Mercearia Peg Ka (Vitoriana), Panificadora Ceranto (Cohab 1), Tapeçaria Santa Teresinha (Lavapés) e Depósito de Bebidas Gomes (Vila Maria).

Luz no Campus promove debate sobre extinção e preservação das espécies

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) promovem a palestra “Da bactéria ao dinossauro – extinção e preservação das espécies”, proferida pelo engenheiro agrônomo Adilson D. Paschoal, professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
A palestra, que faz parte do “Projeto Luz no Campus – filosofia ao entardecer”, acontece no dia 7 de maio, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado. O “Projeto Luz no Campus” é uma iniciativa da FCA e da Fepaf, que pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade universitária e ao público em geral.
Ganhador do Prêmio IPÊS de Ecologia, conferido pela Fundação Getúlio Vargas; do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, da Embrapa e do Prêmio Cenafor, do Ministério da Educação e Cultura, o professor Paschoal atua nas áreas de acarologia, manejo natural de pragas, agroecologia e agricultura orgânica.
Em sua palestra ele deve abordar tópicos como o Big Bang e a origem do universo; Teoria de Oparin sobre a origem da vida; Teorias Criacionista e Evolucionista; Sucessão Ecológica; Teoria de Alvarez sobre a extinção dos dinossauros; Evolução Biológica e Cultural do Homem; Biodiversidade atual e Animais ameaçados de extinção no Brasil, dentre outros.

Apa arrecada fundos para castração através de Bazar

Por Renato Fernandes

A APA - Associação Protetora dos Animais de Botucatu está promovendo um Bazar em prol da castração de cães e gatos de estimação da população de baixa renda. O bazar está instalado na Avenida Dom Lúcio, nº 235, onde está sendo comercializado roupas, calçados e acessórios a preços populares.
Segundo a diretora financeira da entidade, Maria Cecília Altenhofen, a única solução para reduzir a população de animais abandonados pelas ruas de Botucatu é promovendo a castração em massa. “Algumas pessoas cruzam seus animais de estimação na esperança de vederem os filhotes emuitas vezes isso não acontece, o animal cresce, gera despesas e no final das contas acaba abandonado”, explica.
Para evitar esse quadro a entidade estabeleceu parceria com um grupo de aproximadamente 10 médicos veterinários que promovem a castração a prço de custo. “A castração acaba do animal de estimação acaba ficando por R$ 60, valor que cobre apenas o material cirúrgico. Marcamos a cirurgia e vmaos buscar o animal na casa da pessoa”, disse.
O bazar tem como proposta cobrir o valor da cirurgia também da população carente, e que não teria condições nem mesmo de pagar por essa ajuda de custo. “O que queremos é que os animais de estimação tenham uma vida saudável ao lado de seu dono, indepedente da classe social da família e aproximar a castração para perto de todos”, acrescenta.
Interessados em contribuir com a causa da APA de Botucatu podem adquirir roupas ou então se informar para auxiliar de outras formas, como apadrinhando castrações, tornando-se sócio e contribuindo com uma mensalidade de R$ 15, depósito bancário oui adquirindo camisetas. “Promovendo uma feira de doação semanal, aos sábados, na Praça do Bosque (Comendador Emílio Peduti) onde promovemos a adoção de animais, os itneressados levam para a casa um bichinho de estimação já castrado e vacinado”, disse.
Informações pelo site: www.apabotucatu.org.br, ou pelo telefone: (14) 3882-7554.

Show de Elba Ramalho acontece quinta-feira, no Teatro Municipal

Com sucessos inesquecíveis como ‘Chão de Giz’, ‘Banho de Cheiro’ e composições novas que fazem parte do CD ‘Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?’, a cantora Elba Ramalho se apresenta amanhã, 8 de maio, às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
Os ingressos numerados custam R$50 ou R$ 25 (meia). Informações pelo telefone: (14) 3882 9004.
Dos parceiros habituais, incluiu “Leão do norte” [Lenine/Paulo Cesar Pinheiro], “Gostoso Demais” [Dominguinhos e Nando Cordel], “Chão de giz” [Zé Ramalho] e “Amplidão” [Chico Cesar], entre outras.
Em seu trabalho mais autoral, a cantora paraibana revela muito de sua personalidade, crenças e inquietações em canções que abordam fé, política, amor, aquecimento global, violência, caos urbano, entre outros assuntos.
“Os meus pés estão fincados no sertão, onde está minha origem, mas minhas inquietudes ultrapassam fronteiras geográficas. Por isso, idealizei este projeto para tratar de questões universais. E a mais doce das questões é a própria música em sua função divina", define a cantora.
Vestida pelo estilista Lino Vilaventura, Elba Ramalho estará acompanhada de três músicos, em formato semi-acústico, com a seguinte formação: Marcos Arcanjo [guitarra, viola e violão], Anjo Caldas [percussão] e Toninho Ferraguti [acordeão].


Polícia suspeita que acusado de duplo homicídio tenha tentado forjar álibi

Por Renato Fernandes

Após interrogatório prestado pelo suspeito do duplo assassinato em Botucatu, no Feriado do dia de Trabalho, Wellington Gomes da Conceição, ao delegado titular da DIG, Celso Olindo, surgiu a suspeita de que ele teria tentado forjar um álibi. A informação foi prestada pelo oficial de polícia ao jornal Da Cidade de Bauru.
Olindo explica que mesmo sem necessidade Wellington ligou para seu chefe, em São Paulo, às 8 horas no dia em que ocorreu o crime. “Trataram de assuntos de serviço. Ele (chefe) disse que ‘aconteceu um troço grave aqui e depois a gente conversa. Não eu quero saber o que é’. Diz o presidente da cooperativa que ele chorou do outro lado da linha. Disse que estava na casa da noiva e o chefe pediu para falar com a noiva dele, mas ele (Wellington) não quis deixar”, disse o delegado ao jornal de Bauru.

Na matéria que também foi reproduzida no site do jornal Olindo explica as várias formas que o acusado poderia ter usado para entrar na residência de sua ex-mulher.
O crime - O duplo homicídio contra a médica pediatra Jane Amanda Robin Jerônimo, 28 anos, e seu pai, João Jerônino, 77 anos, aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 1°. O crime ocorreu na Rua Salvador Bavia, nº 482, no Jardim Continental.
Conforme informações do Boletim de Ocorrência, a médica sofreu um esmagamento da parte de trás do crânio e estava com um braço quebrado. O pai recebeu o golpe no rosto, próximo ao olho. A mãe apresentava fratura na face e vários hematomas. Jane atuava na UTI infantil do HC da Unesp de Botucatu. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Botucatu.
A cena do crime foi encontrada pelo atual namorado que antes de ir até o local tentou falar com Jane pelo telefone, mas a ligação não foi atendida.

Saiba mais sobre o caso CLICANDO AQUI

Centro Cultural de Botucatu recebe a oficina “O Rádio como Instrumento Educativo Cultural”

Por Renato Fernandes

A Casa Midiática de Bauru com o apoio do CCB - Centro Cultural de Botucatu e Diretoria Regional de Ensino, promoverão nos dias 17 e 31 de maio, a oficina “O Rádio Como Instrumento Educativo-Cultural”, ministrado pela jornalista Adriana Donini, no CCB.
A oficina tem como objetivo explorar as possibilidades de realização de programas educativo-culturais no rádio e o potencial do veículo como suporte pedagógico. O curso destaca a contribuição do rádio para a escrita e leitura, como instrumento de cidadania, integração, estímulo à imaginação e à criatividade.
Os trabalhos são destinados a educadores, estudantes e profissionais da área de comunicação social, representantes de organizações não governamentais e demais interessados. Na conclusão será entregue um certificado autenticado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.
Donini é autora do livro “No ar: Rádio em Botucatu, anos 1950 a 1970”, e domina as técnicas radiofônicas. Possui uma vasta experiência na produção e locução de programas educativos, culturais e literários.
Atualmente desenvolve assessoria de comunicação e imprensa para o IB - Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Na Casa Midiática ministra oficinas de rádio para educadores e produção radiofônica.
No dia 17, durante o primeiro período de atividades, entre as 8h30 e 12h30, será apresentada, a história do rádio no Brasil, Papel educativo do rádio, principais características e como explorá-las, etapas envolvidas na produção dos programas, redação de roteiros, efeitos sonoros, formatos de programas e veiculação de exemplos de produção radiofônicas.
À tarde, das 13h30 às 16 horas, será realizado o 2º período da oficina, com a apresentação dos equipamentos necessários para a utilização do rádio em sala de aula, softwares de edição e a divisão dos participantes em grupo para elaboração dos roteiros e produção do programa.
A oficina será finalizada no dia 31 de maio, quando acontece a gravação e apresentação dos trabalhos seguido de debate. A atividade será realizada entre as 8 e 13 horas.
A oficina terá uma carga horária de 12 horas e representa um investimento de R$ 100. Para as inscrições feitas até o dia 9 de maio, receberá um desconto de 20%.
Informações e inscrições pelo telefone: (14) 3011-6970 ou pelo e-mail: casa midiatica@casamidiatica.com.br.