abril 28, 2008

JOIS 2008: muitos gols na primeira rodada do futsal


Lance da partida entre Embraer D e Eucatex

Uma rodada com muitos gols marcou a rodada de abertura da modalidade de futsal masculino dos Jogos Industriários do Sesi 2008 (JOIS), realizada no sábado, dia 19. Em seis partidas foram assinalados 38 gols, uma média de mais de 6 gols por confronto.
A maior goleada foi registrada na vitória de 7 a 0 da Duratex, atual campeã da competição, sobre a LTM, que retornou ao JOIS neste ano, pelo Grupo A. Também por esta chave, a Embraer D venceu a Eucatex B por 3 a 0. Pelo Grupo B, a Duratex B perdeu para a Eucatex A por 3 a 2. No Grupo C aconteceram dois jogos. A Centroflora goleou a Graúna por 7 a 1 e a Embraer C venceu a Fertec por 5 a 4. No único confronto do futsal master, Sabesp e Induscar empataram em 3 a 3 pelo Grupo B.

No futsal masculino participam 27 equipes divididas em 8 grupos. Classificam-se para as oitavas-de-final os dois melhores colocados de cada chave. Já no futsal master estão inscritas sete equipes, divididas em dois grupos. Classificam-se para as semifinais os dois primeiros colocados de cada chave. No próximo sábado, dia 3 de maio, estão marcados mais seis jogos a partir das 13 horas.
Biribol
– O time B da Duratex foi o grande vencedor da modalidade de biribol dos JOIS 2008. Márcio, Adilson, Cássio e Cláudio ficaram com o título depois de vencerem as equipes da Tecnaut e da Duratex A pelo placar de 2 a 0. Em segundo lugar ficou a Duratex A, composta pelos jogadores Murilo, André, Rogério e Diego. A Tecnaut, que contou com os atletas Fernando, Lucas, Tiago e Vicente, ficou na terceira posição.
A modalidade foi realizada no domingo, dia 27, nas piscinas térmicas de biribol da Associação Atlética Ferroviária (AAF), parceria do Sesi nesta modalidade. A competição deveria ter sido realizada no último dia 5 de abril na piscina do Sesi, mas em virtude das condições do tempo foi adiada e transferida para a AAF.

Dança de Salão – Em razão de uma revisão na contagem dos pontos, a organização dos Jogos Industriários do Sesi informa que a dupla da Globo Usinagem, formada por Fernanda Rúbio e Felippo Seabra, também receberá a medalha de ouro na modalidade. O título ficou dividido com o casal da Duratex, formada por Vera Lúcia Silva Cruz e Marcelo Batista.

Homem de Ferro em cartaz no Nelli, confira o trailler

Entra em cartaz, na quarta-feira, dia 30, no Cine Nelli, o filme "Homem de Ferro".


A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o Homem de Ferro. Extras: Uma das histórias em quadrinhos originais da Marvel, Homem de Ferro teve um longo e próspero trajeto desde as primeiras aparições do personagem, em abril de 1963. Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o alter ego do "Homem de Ferro", Tony Stark, foi inspirado em parte pela personalidade do ícone americano Howard Hughes. “Hughes era um inventor, aventureiro, multimilionário, galanteador e também um doido”, diz o produtor executivo Stan Lee. Foi o caráter imperfeito do super-herói e seu estilo de vida de playboy que fizeram as histórias em quadrinhos do "Homem de Ferro" virarem a próxima franquia da Marvel e o primeiro filme sob a nova bandeira da empresa, Marvel Studios. Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau.
Confira abaixo o trailer do filme.

Trailler completo

Jornada de Nutrição será realizada em junho

No período de 26 a 28 de junho, será realizada, no Instituto de Biociências (IB), a VIII Jornada de Nutrição da Unesp de Botucatu (Jonub).
Durante o evento, serão enfocados temas como “Pirâmide alimentar brasileira”, pela professora Sônia Tucunduva Philippi, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); “Nutrigenômica”, com a docente da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp Lúcia Regina Ribeiro; “A importância da embalagem de alimentos para o consumidor brasileiro”, pela professora da Unesp de Araraquara Magali Conceição Monteiro da Silva; e “Nutrição para hipertrofia muscular”, pela nutricionista Nailza Maestá, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) da FM da Unesp.
Na VIII Jonub também haverá os minicursos “Interpretação de exames laboratoriais” e “Atendimento nutricional em consultório e personal diet”.
Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar os resumos até o dia 21 de maio.
Serviço: Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.ibb.unesp.br/jonub

Projeto Trilha comemora dez anos voltados para a educação ambiental

No dia 24 de abril, o Projeto Trilha, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp completou dez anos de atuação voltada para a educação ambiental na cidade de Botucatu e região.
A data foi comemorada com o plantio de uma muda de ipê roxo, em frente à Casa da Natureza, sede do Projeto. Estiveram presentes docentes e os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal que atuam como monitores do Projeto.
Criado pelo professor Valdemir Rodrigues, do Departamento de Recursos Naturais da FCA, o Projeto já recebeu cerca de 40 mil visitantes, principalmente alunos da rede pública de ensino. Acompanhados pelos monitores, os visitantes caminham pelas trilhas da Fazenda Experimental Lageado, vivenciando e discutindo temas ambientais, em contato direto com a natureza. Durante o trajeto, os monitores apresentam aos visitantes espécies como a paineira, a tipuana, a canelinha e um eucalipto gigante com mais de 50 metros de altura e cem anos de idade. Nas proximidades do Rio Lavapés, que corta a Fazenda Lageado, os visitantes recebem noções sobre a importância da mata ciliar.
Como parte das comemorações, a professora titular aposentada do Instituto de Biociências da Unesp Maria José Bauab Viana fez um balanço das atividades do Projeto ao longo dessa década de atuação. “Fui a primeira palestrante na inauguração do Projeto Trilha e da Casa da Natureza. Na ocasião, falamos sobre educação ambiental e sentimos, pela empolgação do professor Valdemir Rodrigues, que era um sonho que começava a ser semeado. Hoje, o sonho virou realidade. Cada visitante, aluno ou professor que passa por aqui vai disseminar esses conhecimentos em seu meio social”.
Até agora, o Projeto Trilha formou cerca de 160 monitores, entre os alunos da Faculdade. O professor Sílvio José Bicudo, vice-diretor da FCA, salientou a importância do trabalho. “Meus parabéns ao professor Rodrigues e ao Departamento de Recursos Naturais, em nome de toda a nossa comunidade. Não é simples manter uma atividade desse porte durante dez anos. O projeto tem repercutido muito bem junto à sociedade e colaborado para a formação dos nossos alunos. A Faculdade só tem a agradecer e continuar oferecendo suporte”.
Além da FCA, o projeto recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp e da Prefeitura Municipal de Botucatu. Mais informações e agendamento de visitas à trilha ecológica: (14) 3811-7156.