abril 27, 2008

Virada se torna o maior evento cultural do País

O centro de São Paulo está acostumado com ruas cheias. Mas neste sábado e domingo, 26 e 27 de abril, as ruas, praças e boulevares foram tomados por tribos sem gravata e muito menos pressa. Famílias numerosas, turistas de outros estados e estrangeiros em visita ao Brasil coloriram a cidade com matizes distintas, de todas as idades e segmentos sociais. Do alto do 26 palcos, além de comandar os espetáculos, artistas juntaram-se ao público e declararam sua paixão por São Paulo. A baiana Gal Costa e o inglês Paul Di’Anno puxaram o coro. Na Praça da República, o ex-vocalista da banda Iron Maiden disse que escolheu a Cidade para viver e nela deseja morrer. “Eu amo São Paulo e foi aqui que escolhi estar”.
Com um público estimado entre 3,5 e 4 milhões de pessoas, a Virada Cultural já se tornou o maior evento cultural do país e o maior do gênero do mundo. Com um aporte de R$ 90 milhões à economia local, o festival consolida-se como grande evento da cidade de São Paulo. Não houve registros relevantes de ocorrência policial.
Longe do Centro, a Virada também movimentou esperanças e alegrias. Nas 26 unidades dos CEUs o público pode acompanhar artistas de primeiríssimo time como Yamandú Costa, que se encantou com a estrutura do CEU Pêra Marmelo, no Jaraguá. A festa foi sucesso também no SESC, com cerca de 55 mil pessoas lotando as doze unidades da instituição. No Museu da Casa Brasileira, 2500 pessoas foram conferir a programação especial para a Virada, como a apresentação da Banda Glória, que levou 1200 pessoas ao museu na noite do sábado. Já no Museu da Língua Portuguesa foram mais de seis mil visitantes. No sábado, entre às 18 horas e meia-noite, horário excepcional de abertura, 1120 pessoas visitaram a instituição.
De jazz à MPB, passando pelo hip hop, rock, as maiores jam sessions e rodas de samba do mundo, a programação da Virada Cultural trouxe também concertos, espetáculos teatrais, performances, exibições de filme e discotecagem de música eletrônica. Os palcos mais animados foram os da Avenida São João, o Boteco dos Bambas, no Largo Santa Ifigênia, e o Rock República. Na abertura, no palco São João, a cantora cabo-verdiana Cesária Évora cantou o Brasil e manifestou a alegria de abrir uma festa no País que sonhou conhecer desde a infância.
“A marca zero de incidentes é uma demonstração de que pode-se realizar grandes evento, com tranqüilidade, sem medo e insegurança, comemorou o prefeito Gilberto Kassab“. E o público recorde mostra que o Brasil também adotou a Virada Cultural"
A cada ano a Virada Cultural cresce um pouco mais e ganha novos espaços. Na edição passada, foram cinco grandes palcos no Centro. Neste ano, aumentou para 26 – dos quais, 24 tiveram programação nas 24 horas da festa. “As pessoas responderam bem à Virada de 2007 e sentimos que havia espaço físico para ampliá-la”, ressalta o secretário de Cultura do município, Carlos Augusto Calil. “Nunca houve tanta gente no centro de São Paulo”, comemora o secretário.
O coordenador da Virada Cultural, José Mauro Gnaspini, também celebrou a presença dos paulistanos e visitantes nas ruas da Cidade. “Foi sensacional, mesmo nos locais onde não funcionavam palcos ou atrações programadas havia pessoas caminhando, sentadas em bares ou restaurantes. Fechamos o Centro, tiramos os automóveis e a Cidade voltou a ser como era. As pessoas redescobriram o Centro, que virou um grande boulevard”.

Palmeiras vence a Ponte Preta e está mais perto do título Paulista

Se o Palmeiras já tinha a vantagem por ter melhor campanha e o favoritismo por ter um elenco mais qualificado, ficou ainda mais perto do título do Campeonato Paulista de 2008 depois deste domingo. No estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o Verdão venceu a Ponte Preta por 1 a 0 - gol de Kléber - e deu um grande passo para acabar com um jejum de 12 anos sem uma conquista estadual. A decisão será no próximo domingo, num Palestra Itália lotado, e os palmeirenses poderão até mesmo perder por um gol de diferença que serão campeões.

Veja os melhores momentos da partida: