abril 26, 2008

As faces da violência doméstica

Um estudo do Ministério da Justiça mostra que, em cada dez crianças, sete são agredidas pelos pais. A violência doméstica acontece em todas as classes sociais, mas o tema é tabu entre famílias de maior poder aquisitivo.

Municipal recebe a peça “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo” neste domingo

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci será palco neste domingo, 27 de abril, da peça teatral infantil “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo”. O espetáculo tem início às 16 horas com ingressos vendidos a R$ 10 e R$ 5 (estudante/criança).
A obra escrita por Charles Perrault e recontada posteriormente pelos Irmãos Grimm é um dos contos de fadas mais populares do mundo.
A montagem feita pela Companhia Roma Produções Artísticas busca trazer “Chapeuzinho Vermelho” sem alterar a essência da história, entendendo que os conflitos ali existentes dizem respeito a todo ser humano em suas etapas de desenvolvimento. Portanto Chapeuzinho Vermelho se vê num determinado momento tendo que realizar uma escolha sobre qual caminho seguir e a partir disso enfrentar as conseqüências de sua decisão.
Num trabalho de criação e interpretação de Luciana Felipe e Romualdo Sarcedo, ambos com grande bagagem teatral, principalmente direcionada ao público infantil, o espetáculo mistura humor, criatividade e lirismo numa dosagem adequada, agradável para todas as faixas etárias. Bastante atrativo e criativo visualmente, com linguagem de fácil entendimento.
A apresentação é uma promoção da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3882-0133 e 3882-9004.

Desfile Cívico será no domingo

Será neste domingo, 27 de abril, na Rua Major Matheus, Vila dos Lavradores, o desfile cívico comemorativo aos 153 anos do aniversário de Botucatu. Toda a população está convidada a participar.
A parada cívica terá como ponto de partida a Rua Cezário Mota, prosseguindo até a Rua Cruz Pereira. O desfile teve necessidade de ser remarcado, devido a forte chuva que ocorreu no dia 14 de abril, data de aniversário da cidade.
Como já de costume, bandas marciais de escolas municipais, estaduais e particulares e instituições assistenciais participarão do evento. Confira a formação da parada cívica.
Corporação Musical Doutor Pinheiro Machado
Escola Estadual Nair Peres
EMEF Antenor Serra
EMEF Angelino de Oliveira
EMEF Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos
EMEF Professor José Antonio Sartori
EMEF Rafael de Moura Campos
EMEF Professor Jonas Alves de Araújo
Escola do Meio Ambiente
EMEF Professora Nair Amaral
EMEF Doutor João Maria de Araújo Júnior
Secretaria Municipal de Esportes e Associação Atlética Ferroviária
Projeto Crescer
ABEM
Obra Madre Marina Videmari
União Cultural Negra
Escola Estadual Armando Salles de Oliveira
Núcleo Assistencial Joanna D’Angelis
Colégio Santa Marcelina
Colégio La Salle
Escola Estadual Dom Lucio Antunes de Souza
Fanfarra Municipal de Anhembi

BFC/Prefeitura enfrenta Jaguariúna no domingo pelo Campeonato Paulista


A equipe do Botucatu Futebol Clube/Prefeitura entra em campo contra o AJA Jaguariúna neste domingo, 27 de abril, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol Feminino - Divisão Principal.
O jogo será disputado no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz – Ferroviária, às 15 horas, com entrada franca aos torcedores.
A campanha botucatuense até aqui na competição é ótima, com 100% de aproveitamento. Na estréia, venceu em casa o Palmeiras por 3 a 1 e aplicou uma goleada de 18 a 0 sobre o Rio Branco, atuando na cidade de Americana.
Com estes resultados, o grupo comandado pelo técnico Edson Castro soma seis pontos e ocupa a vice-liderança da chave 1, atrás da Ferroviária de Araraquara, que tem o mesmo número de pontos, porém, um gol a mais de saldo.
O Campeonato Paulista de Futebol Feminino está composto por 18 equipes nesta fase inicial, sorteadas em dois grupos. Dentro da chave, as representações jogam entre si em turno e returno e se classificam as quatro melhores.
Já na 2ª fase, dois grupos serão formados com quatro times cada, e mais uma vez se enfrentam em duelos de ida e volta. Os líderes e segundos colocados das chaves 3 e 4 avançam à próxima etapa e fazem as semifinais do torneio.
Mais informações sobre a tabela, classificação e resultados do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, podem ser conferidas no site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

EVSA realiza nebulização para combater a dengue na COHAB I

A Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 25 de abril, a nebulização em Ruas da Cohab – I – Conjunto Habitacional Humberto Popolo. A ação visa exterminar o mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue.
Os trabalhos tiveram início no bairro na última quarta-feira, 23, com o objetivo de prevenir e alertar a população em relação ao caso do morador que apresentou os sintomas da doença após retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro.
O primeiro passo da EVSA é comunicar os moradores sobre o processo que será realizado. Em seguida, as pessoas saem das casas e retiram os animais domésticos para que o agente entre com a bomba de nebulização e espalhe o veneno, que contém o ingrediente ativo Malathion, misturado com óleo de soja.
A moradora Elisângela Aparecida de Oliveira Ribeiro aprovou a campanha. “É muito importante esse trabalho e deve haver a colaboração de todos aqui. A gente fica até mais tranqüila em saber que está sendo feito alguma coisa para combater a dengue”, comentou.
Os agentes finalizam as visitas na região neste sábado, 26 de abril, na Escola Municipal de Ensino Infantil Antenor Serra, aproveitando o dia em que as crianças não têm aula para aplicar o inseticida.
Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 150, da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental.