abril 25, 2008

Irmandade do Divino chega à Mina e Rio Bonito no domingo

No próximo domingo, dia 27 de abril, a Irmandade do Divino Espírito Santo, que é a responsável pela Festa do Divino de Anhembi, chegará ao Bairro da Mina para fazer a peregrinação no nosso município. A Irmandade será recepcionada por barqueiros e moradores do Rio Bonito.“Vamos encontrá-los na Ponte do Jaú.Devemos sair do Rio Bonito às 5h30 da manhã. Vamos buscar a Irmandade, que deverá aportar na Mina por volta das 14h30. Empregos Manager Online
É demorado, pois eles vêm remando”, comentou Ruy Pirré, um dos organizadores da parte náutica.
Na Mina, a Irmandade participará de uma procissão e depois segue com destino ao Rio Bonito. “Eles serão escoltados por barcos e logo que chegarem, participam de uma procissão até o salão de festas da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes”, diz Pirré.
A comitiva deverá passar a noite no Rio Bonito. Já na segunda-feira, dia 28, voltam logo cedo para a Ponte do Jaú remando, da mesma forma como chegaram. Desse local, de ônibus, se dirigem até Botucatu, onde será recepcionada no salão de festas da Igreja Nossa Senhora Menina, na Vila Maria.
Na Vila Maria a Irmandade permanecerá até o dia 29, terça-feira. Nesse local eles deverão fazer as refeições e o pouso. Na manhã de terça-feira a comitiva parte com destino à Cohab III - Conjunto Habitacional Francisco Blasi, onde serão recepcionados com um café reforçado.
Logo depois a Irmandade do Divino Espírito Santo segue para a cidade de Santa Maria da Serra, encerrando a sua peregrinação pela cidade de Botucattu.
Recepção - No Bairro da Mina a Irmandade será recepcionada pela família Meneghin e Comunidade São José Operário. No Rio Bonito a responsabilidade pela recepção vai ficar a cargo da família de José Vítor Tiegue e companheiros.
Já em Botucatu, Lidiane Aparecida e família vai organizar a recepção na Igreja Nossa Senhora Menina, enquanto que no pouso, Milton Paixão e família farão a recepção. Na terça-feira, a Irmandade do Divino Espírito Santo será recepcionada por Jeniffer e Sabrina, no Conjunto Habitacional Francisco Blasi.
Para a recepção na Mina e Rio Bonito os barqueiros poderão estar com os barcos enfeitados.

Começa neste sábado a Campanha de vacinação contra a gripe em idosos


Começa neste sábado, dia 26 de abril, a Campanha de vacinação contra a gripe em idosos. Em Botucatu o objetivo é vacinar 13.815 pessoas com idade acima de 60 anos. O Ministério da Saúde estipulou como meta, vacinar 80% das pessoas idosas.
Nos anos anteriores o número era 70%.
Buscando atingir a cobertura proposta pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está colocando todas as Unidades de Saúde a disposição dos interessados, no horário das 8 às 17 horas. Os idosos que comparecerem serão recebidos com café da manhã, além de receber um brinde especial, que está sendo preparado pela equipe da Secretaria.
Além das Unidades, uma equipe estará atendendo na Praça do Bosque, onde haverá um evento do Sindicato da Construção Civil. Nesse local as pessoas poderão ainda, obter informações sobre o combate à dengue no município e sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
O slogan utilizado pelo Ministério da Saúde neste ano é: 'Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se'. Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.
A doença - A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas. A Gripe Espanhola (1918), a Gripe Asiática (1957) e a Gripe de Hong Kong (1968). Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

Último dia para conferir a exposição “Gravuras Ferruginosas”

Está aberta para visitação até este sábado, a exposição “Gravuras Ferruginosas”, da artista plástica Ana Alice Francisquetti. As peças estão expostas para visitação no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, com entrada franca.
O trabalho de Ana Alice consiste na recuperação, através da arte, de vestígios gravados e deixados pelo tempo, a ‘ferrugem’. As placas de ferro ficam expostas ao sol, sereno e chuva a espera das intervenções, formando o fundo da obra. Às marcas do acaso são acrescentadas águas- fortes, linhas, formas, volumes, registros da memória e formas fragmentadas do tempo.
O MAC Itajahy Martins está localizado à Avenida Dom Lúcio, 755, Centro. O horário de funcionamento neste sábado é das 9 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 ou 3882-1489.
Imagens de Botucatu – A população ainda tem mais alguns dias para conferir a exposição “Imagens de Botucatu”. A mostra estará disponível para visitação até o próximo dia 30 de abril, no Centro Cultural. A entrada é franca.
A exposição trás o acervo do MAC – Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, apresentando trabalhos de artistas que representaram a cidade de Botucatu em diversas temáticas, processos, formas e materiais.
O Centro Cultural está localizado à Praça XV de Novembro, 30, ao lado do Cine Teatro Nelli.

JOIS 2008: Futsal e futsal master abrem a primeira rodada dos esportes de quadra

Depois do sucesso do cerimonial de abertura e das disputas das modalidades sociais (Rainha JOIS, Dança de Salão e Cantor) no último final de semana, os Jogos Industriários do Sesi 2008 entram na fase dos esportes de quadra. Neste sábado, dia 26, a partir das 13 horas, no ginásio do Sesi, será realizada a primeira rodada do futsal livre masculino e do futsal master.
O futsal livre masculino é a modalidade por equipes com maior número de empresas inscritas. São 27 equipes divididas em 8 grupos definidos por meio de sorteio em Congresso Técnico realizado no dia 17. Classificam-se para as oitavas-de-final os dois melhores colocados de cada chave. Na disputa do futsal master estão inscritas sete equipes, divididas em dois grupos, um com três e outro com quatro times. Classificam-se para as semi-finais os dois primeiros colocados de cada chave. Nesta primeira rodada estão programadas seis partidas, cinco no futsal livre e uma no futsal master. Todos os jogos têm entrada franca.