abril 22, 2008

Guarda Municipal pede para internautas assisitirem vídeo de imobilização a menor com "suposto ataque epilético"



Confira o vídeo sugerido no blog do Guarda Municipal

Por Renato Fernandes

Um texto postado no blog “Guarda Municipal de Botucatu”, (O link do blog ao lado foi desativado) atualizado de forma independente por um agente da corporação, pede aos internautas que acessem o youtube para assistirem ao vídeo “GCM de Botucatu imobiliza suposta vítima de convulsão”, gravado pelo fotógrafo, David Devidê e postado pelo editor do Blog O Grito Notícias, Renato Fernandes, no Youtube.
O vídeo traz a seguinte descrição : “Rapaz que supostamente sofreu uma covulsão violenta durante show da cantora gospel Cassiane é retirado do recinto da festa, imobilizado por 4 guardas municipais e liberado sem atendimento médico. O incidente aconteceu durante o aniversário de Botucatu, que comemorou 153 anos”.
Confira o texto postado no Blog ““Guarda Municipal de Botucatu”
“Com todo respeito ao Sr. Renato Fernandes (jornalista), podemos observar em seu vídeo que foi postado no site do YOUTUBE, a atuação dos Guardas Civis Municipais de Botucatu ao atenderem um jovem com "suposto ataque epilético". O que podemos observar nesse vídeo é que os Guardas Civis Municipais a todo momento pedem para as pessoas que estavam ao redor "CALMA" e, em momento algum observamos qualquer cena de violência como foi divulgado na imprensa, muito menos espancamento ou qualquer outro tipo de agressão. Também observamos que os Guardas Civis Municipais não fizeram uso de qualquer tipo de equipamento como Gás Pimenta, Tonfa, Taser; simplesmente utilizaram de força física moderada para conter o jovem rapaz que estava extremamente agressivo e descontrolado. Embora o áudio não seja tão bom, se prestarmos atenção podemos observar que um PASTOR é chamado e realiza um ritual de exorcismo, se assim podemos chamar, o que vem acalmar o jovem rapaz.
Obrigado jornalista Renato Fernandes pelo seu trabalho e também por esse vídeo demonstrar de forma bem clara e objetiva como foi a atuação dos agentes da Guarda Civil Municipal de Botucatu, deixando sem sombras de dúvidas que o que foi divulgado na imprensa escrita e falada não passou de divergências de informações sobre o fato ocorrido.
Muito obrigado por registrar essas imagens e divulgá-las na internet, isso fez com que as pessoas que tiveram acesso a esse vídeo pudessem esclarecer suas dúvidas.
Faço um convite aos interessados que ainda não assistiram esse vídeo que acessem o link abaixo."

A reportagem do O Grito estranha o texto já que em sua reportagem, do dia 13 de abril, em nenhum momento foram citados os termos violento, agressão, espancamento, epilético, gás pimenta, tonfa ou taser, como descrito no texto acima. Existe sim, a denúncia da mãe a respeito de tal prática.
A reportagem tomou o cuidado de postar a reportagem apenas no domingo, dia 13, três dias após o incidente, para tentar ouvir representantes de patente na Guarda Civil Municipal, o comandante José Luís dos Santos, que não atendeu a reportagem.
O trabalho da reportagem se resumiu a uma descrição do que aconteceu, nunca manipulamos qualquer espécie de informação seja em texto ou em imagens, mas sim a divulgação plena e independente de todos os lados envolvidos. Ao citar o blog O Grito, é necessário deixar claro que o questionamento levantado pela reportagem foi exatamente o ponto citado pelo próprio Secretário de Segurança, Ricardo Rodrigues, em entrevista gravada na segunda-feira dia 14, onde ele afirma que se houve erro foi na falta de atendimento médico, atendimento esse que os guarda receberam treinamento para prestar conforme a postagem do blog “Curso de APH - Atendimento Pré Hospitalar”.
A reportagem estranha os agradecimentos que soam como irônicos se levarmos em consideração a proporção que os fatos acabaram tomando e a aparente intenção de culpar o blog pela repercussão dessa história.
A reportagem aguarda a divulgação das imagens do sistema de segurança da festa, que poderá esclarecer o ocorrido e espera poder divulgar também essas imagens ou incentivar nossos leitores a assistirem ao vídeo assim que a Guarda Municipal os postar no youtube.
Cabe ainda algumas questões: naquela noite, quem prestou atendimento médico ao menor (onde foi feito o corpo de delito que serviria de defesa para os agentes e também como elemento de acusação pela família do menor imobilizado), quem levou a mãe e seus filhos de volta para o lar, será que foi alguém que estava envolvido na imobilização, além do registro da imprensa existem Boletins de Ocorrência da Polícia Militar ou relatório da própria Guarda Municipal sobre o fato, onde estão as gravações do sistema de segurança com câmeras que foram implantados nos postes próximos ao ocorrido? Essas respostas sim, seriam muito mais esclarecedoras e própria para serem postadas no blog da corporação, e não o incentivo a assisitirem um vídeo, que conforme o próprio agente responsável pelo blog da guarda afirma, tem qualidade precária.
Coube a imprensa o papel de divulgar o ocorrido com as ferramentas que tinha em mãos, cabe aos representantes da guarda apresentar contra argumentos que acrescentem elementos esclarecedores sobre os fatos.
Assim como a reportagem respeita o pronunciamento não oficial do blog, também respeita e acha importante destacar as opiniões divergentes e sugere abaixo uma relação de links para serem lidos. Links esses onde o leitor poderá analisar cada situação e formar assim a sua opinião baseada em vários posicionamentos.

Clique nos links abaixo e confira o que foi noticiado na internet.

Mãe acusa Guarda Municipal de Botucatu de agressão e de recusa de socorro (O Grito Notícias)

Secretário da Segurança afirma que uso da força foi necessário para conter jovem em crise de saúde (O Grito Notícias)

Internauta anônimo contesta matéria sobre denuncia de uso da violência pela Guarda Civil Municipal (O Grito Notícias)

Camisas Pretas dos Facistas de volta à Botucatu, Anauê!!! (Do Entrelinhas)


Guarda Municipal é violenta, arrogante, com dose facista (Entrelinhas)

Guarda Municipal age com violência contra menor da Apae (Entrelinhas)


Reunião de OAB e GCM é adiada (espaço do bem)

Maria da Penha defende meios para garantir os direitos da mulher contra a violência

Por Flávio Fogueral
Fotos Flávio Fogueral

Aos 61 anos, Maria da Penha Maia é considerada o símbolo da luta contra a violência doméstica, uma realidade que está presente em muitos lares tanto no Brasil quanto no mundo. Após sofrer duas tentativas de homicídio praticadas pelo ex-marido, Maria da Penha lutou durante quase duas décadas por sua condenação. Ao mesmo tempo se tornou ativista na luta pelos direitos da mulher. Sua luta culminou com a condenação do ex-marido e em agosto de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei n° 11.340, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabeleceu penas mais rígidas aos agressores.
Toda esta trajetória pôde ser conferida na noite desta terça-feira no Teatro Municipal "Camilo Fernandez Dinucci", em Botucatu, durante a palestra "Sua vida, sua luta e a Lei Maria da Penha". O evento foi organizado pela Prefeitura de Botucatu, através das secretarias de Assistência Social, Comunicação e da Segurança e também do Fórum Permanente da Mulher.
A palestra reuniu grande público ao Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci e foi uma oportunidade para que o botucatuense se aprofundasse mais em uma questão que envergonha as estatísticas: a violência doméstica. Segundo as estatísticas, a cada 15segundos uma mulher sofre algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual.
A abertura ficou por conta de apresentações culturais e musicais como uma peça teatral encenada pelo grupo Notívagos Burlescos, que representaram a tragetória de Ana Rosa, um crime que entrou para a história de Botucatu e ilustrou os casos de violência contra as mulheres. Também subiram ao palco do Municipal o grupo de dança da União Cultural Negra e a dupla Sandra Reis e Bárbara Viola.
O vice-prefeito Valdemar Pereira de Pinho, enfatizou o trabalho realizado em Botucatu com o intuito de prestar assistência às vítimas de violência doméstica, através de programas educativos e do convênio da Prefeitura com uma Casa Abrigo, onde recebe mulheres em caso de extremo perigo. Ele ainda lembrou das dificuldades que as mulheres passam em questões culturais e em vários segmentos, tanto da economia quanto da sociedade, mas destacou alguns avanços na luta contra a discriminação e a violência. "Este trabalho feito, da luta, foi por mulheres. E deste trabalho se colhem os direitos", ressaltou.
Após as considerações do vice-prefeito, a palestrante explanou sobre a atual realidade de mobilização para garantir o pleno cumprimento da lei que leva seu nome. "Nós, mulheres e homens vivemos momentos de mudanças. Se em Botucatu há essa mobilização com relação a preservar os direitos da mulher, em muitos locais não existem sequer mecanismos para serem feitas denúncias", declarou. "Ela (a Lei Maria da Penha) não vem para punir os homens, mas sim os agressores e vem a coibir a violência doméstica. Esta é sua proposta", ressaltou.

Maria da Penha, em muitos momentos, recordou das vezes em que esteve como vítima da violência. Lembrou a cada um dos participantes que ela vem de várias maneiras e que somente a implementação de uma lei não é o suficiente para mudar esta realidade. Para ela, seria necessário que os órgãos públicos tivessem políticas específicas e de apoio às mulheres, principalmente as que são vítimas de agressões. "Na época em que fui agredida não existia Delegacia da Mulher e mesmo quando comecei a lutar pelos meus direitos, era mal interpretada", recordou Maria da Penha.
Ao final, o público teve aberto o espaço para tirar dúvidas e conhecer de perto a ativista pelos direitos da mulher.

Indústrial terá curso técnico de Mecatrônica para Botucatu

João Cury, advogado, membro do PSDB de Botucatu, esteve em São Paulo reunido com o Secretário de Estado do Desenvolvimento, Alberto Goldman, e com a direção do Centro Paula Souza, responsável pela administração das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
Esta reunião foi motivada pela solicitação de mais de 200 funcionários de empresas de nossa cidade, que mostraram a necessidade de um curso técnico para a qualificação da mão-de-obra para as indústrias de Botucatu.
Conhecedor da carência da qualificação da mão-de-obra nesse setor, problema que enfrentam empresas e trabalhadores botucatuenses, João Cury rapidamente agendou a reunião e, o mais importante, conseguiu a aprovação e instalação do Curso de Mecatrônica já para o segundo semestre de 2008.
O Curso será ministrado na Etec Dr. Domingos Minicucci Filho (Industrial), no período matutino, com 40 vagas, atendendo também aos funcionário que trabalham no terceiro turno nas empresas de Botucatu e região.
A inscrição para o vestibulinho deverá ocorrer no mês de maio e as aulas começarão no início do segundo semestre letivo.

Técnico em Mecatrônica -
É o profissional que projeta, instala e realiza manutenção em produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos de sistemas industriais mecânicos, elétricos, eletroeletrônicos e automatizados, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica. Programa e opera máquinas operatrizes automatizadas. Coordena e desenvolve equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção desses sistemas. O mercado de trabalho é a área da Indústria em geral.
Etec Dr. Domingos Minicucci Filho - Criada em 1936 com o nome de Escola Secundária Mista de Botucatu. Em 1946, a escola passou a se chamar Escola Industrial Dr. Armando Salles de Oliveira. Com a implantação da indústria automobilística, na década de 50 e expansão nos anos subseqüentes, a Escola Industrial tornou-se um centro, por excelência, de formação de recursos humanos. Em 1971 foi criada a Escola Técnica Industrial. Hoje, denomina-se Etec Dr. Domingos Minicucci Filho.
Ministra, atualmente, além do Ensino Médio, os seguintes cursos profissionalizantes: Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Mecânica e Nutrição e Dietética.

Secretaria de Turismo participa do Projeto Passeio com Idosos

Idosos atendidos pelas Unidades de Saúde da Família da COHAB I, CCI, Jardim Iolanda, Parque Marajoara, Jardim Peabiru, Centro Saúde Escola e ABEM estão participando de passeios turísticos e atividades de interação e lazer, orientados por estagiários da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
As ações foram propostas por uma comissão formada de voluntários, sob a coordenação de Alaíde de Oliveira Orsi, e que está em sua segunda edição. O que se pretende com o Projeto é proporcionar aos idosos da cidade a oportunidade de, mesmo sem custo, usufruírem dos passeios turísticos, e momentos de descontração e alegria.
No dia 3 de abril, os passeios foram iniciados, com a presença dos idosos da COHAB I e CCI, e o programa incluiu visita à Fazenda Lageado, ao Museu do Café e atividades no ‘terreirão do café’, com a participação dos professores Daniel Bertoni e Tamires Guimarães, da Academia de Dança Vice & Versa. “Muitos idosos nunca tinham arriscado nem mesmo os passos iniciais da dança de salão, e a experiência foi marcante. O que vimos lá foram idosos animados e alegres, dançando, curtindo os momentos de descontração e lazer”, afirmou Soraia Alonso, responsável pelo planejamento dos passeios e monitoramento dos estagiários.
Os passeios continuam. A agenda está fechada até o mês de outubro. Os interessados em participar devem entrar em contato com a comissão organizadora, através dos números 3882-0996, 3882-3482, 3815-9503 ou 3814-6429.

Botucatu/Prefeitura goleia Rio Branco pelo Paulista de Futebol Feminino

A equipe do Botucatu Futebol Clube/Prefeitura entrou em campo para enfrentar o Rio Branco no último sábado, 19 de abril, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. A partida foi disputada no Estádio Milton Fenley Azenha, na cidade de Americana, e terminou com a goleada botucatuense por 18 a 0.
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Edson Castro alcançou 6 pontos e subiu para a vice-liderança na tabela de classificação do grupo 1, atrás apenas da Ferroviária de Araraquara, que tem o mesmo número de pontos, porém, um gol a mais de saldo.
A equipe botucatuense volta a jogar no domingo, dia 27 de abril, no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz - Ferroviária, em Botucatu. A partida contra o AJA Jaguariúna está marcada para as 15 horas e terá entrada franca aos torcedores.
Mais informações sobre o Campeonato Paulista de Futebol Feminino podem ser obtidas através do site www.futebolpaulista.com.br.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Assembléia para formação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência será no dia 28

Na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, será realizada a assembléia para eleger representantes para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Botucatu. A reunião está marcada para as 9 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada à Rua Silva Jardim, nº 395, no Centro. A coordenação da assembléia está a cargo da Comissão Organizadora para a formação do Conselho.
Os organizadores da assembléia esperam contar com a presença de pessoas interessadas na formação do Conselho e que possam de alguma maneira colaborar com o processo. “É fundamental a participação de todos, para colaborar na implementação das políticas públicas que garantem a defesa dos direitos das pessoas com deficiência em nosso município”, disse Maria Rosa Guerreiro, da Secretaria de Assistência Social.

Botucatu conquista três vitórias no Festival Pré-mirim de Handebol

A cidade de São Manuel recebeu no último sábado, 19 de abril, o Festival da categoria feminina pré-mirim da Liga Regional de Handebol, destinado para atletas com idade entre 11 e 13 anos. A competição é promovida pela Associação de Handebol do município.
A equipe de Botucatu disputou três partidas no Ginásio Poliesportivo e fechou sua participação com 100% de aproveitamento, ao vencer a equipe A de Bauru por 09 a 02, a representação B de Bauru por 07 a 01 e as donas da casa por 04 a 01. Os gols foram anotados pelas atletas Ana Laura (12), Karen (5) e Ana Júlia (3).
As jogadoras botucatuenses disputariam ainda mais dois jogos, diante de Avaré e Dois Córregos, mas os dois times tiveram problemas de locomoção e não participaram do evento. Para que as crianças consigam realizar várias partidas no mesmo dia, o tempo de jogo nesta categoria foi reduzido para 07 minutos cada período.
O técnico de Botucatu, José Nelson, falou sobre a competição. “Os objetivos destes festivais são de adaptar as crianças ao esporte competitivo de modo que adquiram bagagem motora e psicológica para que possam, no futuro, participar das equipes principais de suas cidades, além da confraternização e interação com as crianças das outras cidades. Nesta faixa etária não cobramos, apenas orientamos e damos subsídio para que elas consigam sanar as dificuldades e se adaptem rapidamente à maneira de jogar dos adversários", explicou.
Ao todo, são realizados quatro festivais em cidades diferentes durante o ano. A equipe que somar o maior número de pontos nos torneios se consagra como a grande campeã.
José Nelson comentou ainda sobre a possibilidade de Botucatu sediar um dos festivais. “Existe a possibilidade de sediarmos no mês de junho, o que será de extrema importância para divulgarmos o trabalho de nossas escolinhas. Para o próximo evento pretendemos colocar também a equipe masculina, que está em formação”, finalizou o técnico.

Vitoriana sofre primeira derrota na Copa TV TEM

O Distrito de Vitoriana, representado pela equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, sofreu a primeira derrota na Copa TV TEM de Futsal, em jogo disputado na noite de segunda-feira.
A partida foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes e terminou com a vitória de Ipaussu por 3 a 2. Bonomo e Buiú anotaram os gols para Vitoriana.
O duelo foi marcado por muitos passes errados e pouca criatividade na armação de jogadas. Apesar de sair atrás no placar, Ipaussu marcou duas vezes e virou a partida ainda no primeiro tempo.
Em busca do empate, Vitoriana se lançou ao ataque e perdeu várias oportunidades. No contra-ataque, o adversário aproveitou o descuido da defesa e aumentou a diferença no placar.
O segundo gol marcado por Buiú e a substituição feita pelo técnico Paulo Barros, que colocou Bravim como goleiro-linha nos últimos minutos da partida, não foram suficientes para a reação.
Com o resultado negativo, Vitoriana torce por um empate ou derrota de Marília contra Ipaussu para conseguir a classificação à próxima fase. Os dois times se enfrentam no dia 26 de abril, na cidade de Palmital.
Apoio -
A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Botucatu goleia Pratânia e está na 5ª fase da Copa TV TEM de Futsal

O futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, goleou Pratânia na noite de segunda-feira, 21 de abril, em jogo válido pela 4ª fase da Copa TV TEM de Futsal.
A partida foi disputada no Ginásio Municipal de Esportes, em Botucatu, e terminou com o placar de 8 a 1. Os gols foram marcados por Guilherme (2), Diego (2), Jorginho, Maranhão, Bruno e Boquinha.
Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Leandro Fadel conquistou a segunda vitória na competição e alcançou a liderança da chave 43, garantindo uma vaga na próxima fase, que será disputada no formato de mata-mata.
A equipe botucatuense estreou no torneio diante de Pardinho na última quinta-feira, 17 de abril, e venceu por 6 a 2. O outro classificado do grupo sairá do confronto entre Pratânia e Pardinho, marcado para o dia 24 de abril, na cidade de Bauru.
A rodada realizada em nossa cidade ainda teve a vitória de Garça sobre Lins por 5 a 1 e a derrota de Vitoriana para Ipaussu, por 3 a 2.
O jogo –
Botucatu iniciou o duelo pressionando Pratânia e em rápidas trocas de passes abriu o placar com Guilherme. Em seguida, o adversário aproveitou a bobeira da defesa na jogada de escanteio e deixou tudo igual.
Depois do empate, o time botucatuense partiu para cima e marcou mais duas vezes antes do final da primeira etapa, novamente com Guilherme e Diego.
Já no segundo tempo o domínio dos donos da casa foi amplo. Jorginho, Maranhão e Bruno também balançaram as redes e aumentaram a diferença.
Botucatu aproveitou que Pratânia teve dois jogadores expulsos, um por reclamação e outro por agressão, e marcou mais duas vezes, com Diego e Boquinha, decretando a goleada e classificação para a 5ª fase.
Apoio -
A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Delegados eleitos do Orçamento Participativo recebem capacitação

Os delegados eleitos durante a realização das Assembléias Temáticas Informativas e Setoriais Informativas do Orçamento Participativo participaram no último dia 19 de abril, o 1º Fórum de Capacitação de Delegados Temáticos e Regionais. O evento foi realizado no prédio da ACE/CDL e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.
O encontro teve como objetivo orientar os delegados e treiná-los através de simulações. Os delegados também estipularam um calendário com as datas e locais da realização das Assembléias Regionais Intermediárias, nas 25 regiões do município.
José Everaldo da Rocha, coordenador do Núcleo de Participação Popular, ficou satisfeito com a vontade demonstrada pelos delegados. “É um grupo com muita vontade de trabalhar e que aprende muito rápido os mecanismos do OP. A gente já percebe a movimentação pelas regiões e o surgimento de seus lideres”, explicou.
Com a realização das Assembléias Regionais Intermediárias, as demandas começam a surgir, para posteriormente serem classificadas e encaminhadas para as secretarias municipais ou para as Assembléias Setoriais Deliberativas. “As assembléias regionais serão coordenadas pelos delegados, sendo que o CoMOP será o expectador, dando o apoio necessário para o bom desenvolvimento dos trabalhos”, explicou o coordenador.
Cronograma -
A próxima etapa das atividades do Orçamento Participativo é a realização das Assembléias Regionais Intermediárias. Essa fase acontece no período de 22 de abril a 09 de maio.
Os trabalhos serão feitos através de reuniões regionais, organizadas pelos delegados eleitos e já devidamente capacitados. Nesses encontros haverá a votação de demandas e preenchimentos de documentos específicos, que serão apresentados pelos delegados ao prefeito, na ocasião da realização das Assembléias Deliberativas.

AAF sediará Campeonato Paulista de Natação

A Associação Atlética Ferroviária sediará no período de 27 a 29 de junho o "Campeonato Paulista Petiz I e Petiz II de Inverno 2008 - IX Troféu Oswaldo Lopes Fiore". A competição de natação é uma realização da Federação Aquática Paulista (FAP), que realiza o campeonato anualmente, e apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria de Esportes.
Poderão participar nadadores federados ou vinculados à Federação. O evento tem por finalidade desenvolver a natação e promover o intercâmbio desportivo em todo o Estado de São Paulo, colaborando para a difusão e apuro do nível técnico da natação paulista.
Os nadadores participantes só poderão competir em suas categorias, ou seja: Petiz I (nascidos em 1997, 11 anos) e Petiz II (nascidos em 1996, 12 anos). O programa de provas da competição será disputado em três etapas e em dois dias de com petição, sempre com provas finais, não havendo séries eliminatórias.
Dentro os campeões gerais do Troféu Oswaldo Lopes Fiore, estão atletas do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, Sport Club Corinthians Paulista (São Paulo), Esporte Club Pinheiros (Marília) e Universidade Santa Cecília - Unisanta (São Paulo). As provas são femininas e masculinas, e envolvem nado livre, nado costas, nado peito, nado medley, nado borboleta e nado
quatro estilos.
Está prevista a participação de mais de 400 atletas.
Serviço - A arquibancada do complexo de piscinas térmicas da Associação Atlética Ferroviária (AAF) estará aberta ao público interessado em acompanhar as competições. O atleta interessado em participar do campeonato deverá fazer inscrição até o dia 11 de junho pelo site
www.aquaticapaulista.org.br.

Botucatu espera vacinar mais de 13 mil pessoas na Campanha contra a Gripe

Terá início no sábado, dia 26 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em Idosos. A população com idade acima de 60 anos, em Botucatu é de 13.815 pessoas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 80% dessa população.
Com o objetivo de atingir essa meta, todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina, das 8 às 17 horas. Neste dia todos que comparecerem serão recebidos com café da manhã, além de receber um brinde especial, que está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Até o ano passado o percentual de cobertura era 70%. A alteração para 80% se deve à grande adesão da população idosa brasileira à campanha. Em 2007, a vacinação atingiu 86,61% da população alvo.
Em sua décima edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se". Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.
Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelo menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.
Confirmando o histórico de grandes mobilizações no Brasil contra a gripe em idosos, este ano os estados e municípios contam com mais de 65,6 mil postos de vacinação para atender a todas as pessoas com 60 anos ou mais. A campanha de vacinação, que começa no sábado, se estenderá até o dia 9 de maio, em todo o Brasil. Para o atendimento aos idosos, 240 mil pessoas, entre servidores e voluntários, estarão mobilizadas em todo o país.
A doença - A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas. A Gripe Espanhola (1918), a Gripe Asiática (1957) e a Gripe de Hong Kong (1968). Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

Descubra o número de IP de seus contatos do MSN

É extremamente fácil descobrir o número de IP de seus contatos do msn. Para isso é importante conhecer os comandos que devem ser digitados no Prompt de Comando do MS-DOS (foto ao lado), se o seu sistema operacional for o Windows XP o comando é "netstat -n" (sem as aspas), se ainda for o “Windows 98” o comando será "arp - a" (sem aspas). Vamos imaginar que você trabalha com o XP.
Antes de qualquer coisa abra do Prompt de Comando do DOS, para fazer isso vá em iniciar/executar e digite "cmd" (sem aspas) e clique em Enter. Pronto o Pront está aberto. Agora digite o seguinte: “netstat -n” (sem aspas), minimize o Prompt.
Abra o MSN e estabeleça uma conversa com seu amigo, mas apenas isso não basta, é preciso que você inicie um diálogo via web-cam ou que envie algum arquivo, pode ser fotos, vídeos ou programas, que tenham no mínimo 50Kb, as chances de sucesso são maiores se o arquivo tiver mais peso. Enquanto seu amigo recebe o arquivo ou te vê na web-cam volte ao Prompt de Comando do Ms-Dos e clique no botão Enter.
Aparecerá uma tabela com quatro colunas, o IP está na coluna Endereço Externo ou Direcion Remota, o padrão de números de IPs no Brasil começam sempre com os números 200 e 201, o de seu amigo começa com uma dessas duas sentenças.
Importante - Antes desse procedimento é necessário que você feche todas as janelas de navegação por pelo menos cinco minutos.
Utilidade - Esse post pode parecer uma besteira, mas para os menos avisados é importante saber que quando você aceita fotos ou imagens de pessoas desconhecidas, ou até mesmo conhecidos, pelo msn, você pode estar contraindo um trojan e através do número de seu IP o internauta mau intencionado poderá obter informações confidenciais, como suas senhas, por exemplo. Em casos mais drásticos é possível até obter controle sobre seu PC.