abril 20, 2008

Igreja Católica celebra 50 anos da Arquidiocese de Botucatu

Por Flávio Fogueral
Fotos Flávio Fogueral

A comunidade católica celebrou neste sábado, dia 19, os 50 anos da criação da Arquidiocese de Botucatu. Uma missa realizada na Catedral de Sant'Anna foi celebrada como parte dos eventos comemorativos.
A missa, celebrada pelo arcebispo Dom Aloysio Leal Penna, lotou de fiéis a Catedral. Todos os 58 padres que trabalham nas paróquias de Botucatu estiveram presentes, bem como autoridades locais. Caravanas de outras cidades também marcaram presença no evento.
Na oportunidade, oito padres receberam o título de Cônego, ou seja, terão a missão de zelar pelo patrimônio da Igreja Católica na região. Receberam a denominação os monsenhores Edminílson Zanin (Águas de Santa Bárbara), Carlos José de Oliveira (Lençóis Paulista), os padres Joinville Arruda, Emerson Anizi, Marcos Paulo de Campos (ambos de Botucatu), Alberto Campenzato (Igaraçu do Tietê), Sérgio Souza (Bofete) e Marcelo Paes (Lençóis Paulista).
As celebrações terão final no dia 26 de junho com a restauração do Cabido Metropolitano. Na oportunidade é celebrado o Dia de Sant'Anna.


A Arquidiocese- A diocese foi ereta pelo papa Pio X, no dia 7 de junho de 1908, por meio da bula Dioecesium nimiam amplitudinem, a partir de território desmembrado da então Diocese de São Paulo. No dia 19 de abril de 1958, o Papa Pio XII, por meio da bula Sacrorum antistitum , elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana. Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 535.308 habitantes, com 84,8% de católicos. O território da diocese é de 9.220 km.2, organizado em 53 paróquias.
A arquidiocese abrange vinte e dois
municípios paulistas:Assis,Aparecida de São Manuel, Avaré, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Areiópolis, Anhembi, Botucatu, Bofete, Borebi, Conchas, Cerqueira César, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itatinga, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Macatuba, Pardinho, Pereiras, Pratânia e São Manuel.