abril 09, 2008

Festa de aniversário da cidade terá segurança monitorada por câmeras

Câmeras foram instaladas na manhã de quarta-feira

Por Renato Fernandes
Fotos Renato Fernandes


Na manhã de quarta-feira funcionários de uma empresa de segurança de Botucatu estavam empenhados na instalação de câmeras em pontos estratégicos do Largo da Catedral Metropolitana de Botucatu, área que sediará os shows comemorativos aos 153 anos de emancipação política e administrativa da cidade.
Ao todo foram instaladas sete câmeras, cinco com foco fixo e duas com sistema móvel e capacidade para atingir um raio maior de filmagem. O objetivo é inibir pequenos furtos e coibir atos de violência.
Além do sistema de vídeo o esquema de segurança prevê ainda a ronda por policiais a paisana na área da festa e o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal.


Botucatu já está preparada para acolher os atletas

Equipe de competidores chegam ao alojamento
na EECA - Escola Estadual Cardoso de Almeida


Por Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu
Foto Renato Fernandes


Preocupada com o bem estar dos atletas nos alojamentos, a Prefeitura de Botucatu desenvolveu uma programação de serviços e atendimento para os competidores. Este trabalho é fruto do trabalho das Secretarias de Assistência Social e de Cultura.
Nos 19 alojamentos que envolvem escolas municipais, estaduais e prédios públicos, haverá a colaboração dos alunos de Serviço Social da Unifac para participar do acolhimento dos competidores. “Esta recepção será realizada para que eles sintam-se bem recebidos e caso haja algum imprevisto, o aluno poderá solucioná-lo”, explica a assistente social da Prefeitura, Vanda Zamuner.
Além do acolhimento, a Secretaria desenvolveu uma planilha para que realizar uma pesquisa. “Os estagiários irão desenvolver uma pequena entrevista com os idosos para que seja detectado o perfil de cada atleta envolvendo a prática esportiva à profissional”, completa.
Cultura - Durante os dias 10 e 11, no período noturno, a Secretaria de Cultura preparou uma extensa programação com apresentações musicais no jantar e na ceia, que serão servidas nos próprios alojamentos. Os atletas também vão receber café da manhã, almoço e café da tarde.
Foram preparadas apresentações com artistas da cidade “Em cada alojamento programamos uma série de apresentações musicais de boa qualidade com artistas locais, dos mais variados estilos. O objetivo é valorizar a produção artística musical e possibilitar entretenimento aos participantes”, afirma Maria Estela Fontes dos Santos, que ajudou no desenvolvimento da programação musical.
Outras informações sobre o 12º JORI - Jogos Regionais do Idoso podem ser encontradas na página da Prefeitura de Botucatu na internet, www.joribotucatu.sp.gov.br.

Vitoriana empata e garante vaga na 3ª fase da Copa TV TEM de Futsal

O Distrito de Vitoriana, representado pela equipe sub-20 da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, entrou em quadra pela última rodada da 2ª fase da Copa TV TEM de Futsal nesta terça-feira, 08 de abril, e garantiu vaga para a seqüência da competição.
A partida foi disputada na cidade de Borebi, contra os donos da casa, e terminou com o placar igual em 4 a 4. Os gols botucatuenses foram marcados por Buiú, Léo, Bravim e Matheus Borges.
Com o resultado, o grupo comandado pelo técnico Paulo Barros perdeu os 100% de aproveitamento, mas segue invicto no torneio com 3 vitórias e um empate, tendo marcado 21 gols e sofrido 11.
A rodada realizada em Borebi teve ainda a goleada de Jafa sobre Arealva por 8 a 2, na primeira partida da noite, e a derrota de Alfredo Guedes para Barra Bonita por 6 a 1.
Os próximos confrontos de Vitoriana na competição ainda não foram definidos, uma vez que Borebi e Boracéia se enfrentam nesta quinta-feira, 10 de abril, em busca da outra vaga na chave 19.
Vale lembrar que o futsal de Botucatu, representado pela equipe principal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura, estréia apenas a partir da 4ª fase da Copa TV TEM de Futsal.
Apoio - A AA Botucatuense/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Quitanda Dona Marina, Vale do Sol Turismo, CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos, Farmácia São Bento e Atlétic Sports.

Espaço para as apresentações comemorativas ao aniversário de Botucatu já está sendo montado

O largo da Catedral já começa a receber o palco e os equipamentos de som e luz que serão utilizados para as apresentações musicais que celebrarão os 153 anos de emancipação político-administrativa do município de Botucatu.
O palco está sendo montado defronte a Escola Estadual Cardoso de Almeida [EECA], tendo as dimensões de 16x14 metros. A estrutura também será provida de camarins, torres de caixas de som em suas laterais, 86 canhões de luz e mais 12 canhões tipo ‘moving lights’.
A aparelhagem será ligada a três geradores de energia. O equipamento tem capacidade para produzir até 200 mil watts de potência de som. “Os shows contarão com o que há de mais moderno em aparelhagem de som e luz. Será uma grande festa”, comentou o produtor da HRP Produções Artísticas, José Carlos Garcia.
Trânsito -
Com a montagem do palco, a passagem de veículos pelo largo da Catedral está sendo desviada para as vias paralelas. A partir de sexta-feira, 11 de abril, o trajeto bairro centro deverá ser feito pela Rua Doutor Costa Leite. A sinalização indicativa já está visível desde a Rua Silva Jardim.
No sentido centro bairro, o transito será interditado na altura com a Rua Monsenhor Ferrari, sendo direcionado para a Rua Cardoso de Almeida. A Prefeitura de Botucatu pede a colaboração da população, para que façam uso dessas vias paralelas, evitando assim complicações no trânsito.
Shows -
Os shows musicais serão realizados de 10 a 14 de abril, visam atender a diversificação do público, trazendo consagrados nomes dentro do Pop/Rock, Sertanejo, Samba, Hip Hop e Gospel.
Artistas botucatuenses também farão parte das festividades. No dia 10, quinta-feira, a partir das 18 horas, sobe ao palco Alan & Daniel, Raul Seixas Cover, Rodrigo Montenegro, Neisa e Marcelo Stevan. O encerramento da primeira noite de shows fica a cargo da dupla sertaneja Eros & Eron.
No dia 11, sexta-feira, a partir das 19 horas, estão programadas as apresentações dos artistas Marcelo Lima, Talita e Tisiane, Irmãs Miranda, Fernando e Raquel, Estevan Jurandir, Anderson Pereira e Adriano Reis. O show principal da noite será da cantora Gospel Cassiane, acompanhada de sua banda.
O terceiro dia de festividades terá as apresentações de artistas que primam pelo ritmo alegre do samba e pagode. Apresentam-se nesse dia, a partir das 18 horas, o Grupo Segredo e Grupo Mais que Presença. O nome da noite será o sambista Dudu Nobre, que trará a Botucatu a interpretação de consagrados sambas enredo.
O ritmo sertanejo também estará presente nos shows comemorativos. O gênero musical será representado por Ralff & Rayann, Luciano Lellis & Reginaldo, Ramiro Viola e Pardini, com destaque para a apresentação de Guilherme & Santiago e banda. Isso tudo no domingo, dia 13.
Para encerrar as comemorações, a noite de 14 de abril reserva a apresentação do grupo Hip Hop Botucatu. Na seqüência, será a vez do grupo mineiro Skank subir ao palco.
As festividades dos 153 anos de Botucatu são uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu, com o apoio da HRP Produções e Eventos.
Outras atividades -
As comemorações do aniversário de 153 anos de Botucatu também contarão com outras atividades culturais.
No dia 14, às 8 horas, defronte ao Prédio da Prefeitura, será realizado o Ato Cívico. Na seqüencia, às 9 horas, será realizado o tradicional desfile comemorativo, na Avenida Dom Lúcio.
Ainda no dia 14, às 18h30, será celebrada a missa solene, na Catedral Metropolitana. Após a missa, será a vez do espetáculo de motos com a equipe ‘Alto Giro’, também na Avenida Dom Lúcio.
No Largo da Catedral, nos dias 12, 13 e 14, será montada a tenda do Picadeiro da Alegria, com atividades lúdico-recreativas para crianças. No local também serão montados brinquedos infláveis e barracas para praça de alimentação e venda de artesanato.

Abertura dos JORI terá plano de ação de trânsito em ruas próximas ao Ginásio

O DET – Departamento de Engenharia e Tráfego informa a população o plano de ação que será adotado a partir das 16 horas dessa quarta-feira, 09 de abril, em ruas adjacentes ao Ginásio Municipal. O plano tem em vista a realização da abertura dos 12 º JORI – Jogos Regionais do Idoso, que acontece às 19 horas.
A Rua Maria Joana Félix Dinis, defronte ao Ginásio, será interditada em ambos os quarteirões, com acesso restrito apenas a veículos oficiais. O estacionamento para a população será permitido nas ruas Octacílio Nogueira e Professor Nogueira, vias laterais ao Ginásio.
A Avenida Rafael Serra está reservada para o estacionamento dos ônibus que trarão as delegações e atletas das cidades participantes dos jogos.

Locais de competição dos JORI 2008 já estão preparados

Botucatu recebe entre os dias 09 e 13 de abril, aproximadamente 2.500 pessoas de 50 municípios da região, que irão participar do 12º Jogos Regionais do Idoso.
As modalidades em disputa para atletas acima de 60 anos são coreografia, voleibol, dança de salão, natação, tênis de mesa, damas, xadrez, buraco, dominó, atletismo, bocha, malha e truco.
A abertura da competição está marcada para esta quarta-feira, 09 de abril, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Mário Covas Júnior, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Serra. A cerimônia terá entrada gratuita ao público.
Mais informações sobre os JORI 2008 podem ser obtidas através do site oficial, www.joribotucatu.sp.gov.br.

Confira os locais de competição para cada modalidade.


Coreografia / Voleibol
Ginásio Municipal de Esportes
Rua Maria Joana Felix Diniz, 1.585, Vila Auxiliadora

Dança de salão / Natação / Voleibol
Associação Atlética Ferroviária
Rua Manoel Silva, s/nº, Vila São Lúcio

Voleibol
Sesi – CAT Salvador Firace
Rodovia Marechal Rondon, km 247
Escola Municipal Luis Carlos Aranha Pacheco
Rua Atílio Losi, 630, Jardim Paraíso
Escola Municipal Angelino de Oliveira
Rua Teotônio Araújo, 660, Vila Antártica

Tênis de mesa
Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP
Fazenda Experimental Lageado

Damas / Xadrez
Associação da 3ª Idade
Rua Coronel José Vitoriano Villas Boas, 04, Centro

Buraco
Associação do Bem Estar
Rua Henrique reis, 405, Vila Maria

Dominó
Sindicato dos lúrgicos
Rua Rodrigues Cézar, 422, Vila dos Lavradores

Atletismo / Bocha / Malha / Truco
Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
Rua Marília, 491, Vila Antártica

Atletas botucatuenses recebem uniformes para os JORI

Na manhã desta quarta-feira, dia 09, os 98 atletas botucatuenses se reuniram no Centro de Lazer Nova Aurora para receberem os uniformes. Cada competidor recebeu um kit, composto por uma mochila, uma garrafa e um boné, fornecido pelo patrocinador do evento, além dos uniformes da delegação botucatuense, com uma camiseta, um conjunto de agasalhos e um par de meias.
Durante a entrega, a coordenadora das equipes de Botucatu, Mariuza de Carvalho, orientou aos atletas sobre algumas regras para que tudo transcorra da melhor forma possível. “Todos os atletas que precisarem do transporte para ir até o local de competição, devem comparecer no Centro de Lazer Nova Aurora com uma hora de antecedência, teremos um ônibus que fará o transporte”, informou Mariuza.
O Centro de Lazer Nova Aurora está localizado na Rua José Ravagnani, nº 126, Vila Nossa Senhora de Fátima. Para mais informações: 3815-6306 ou pelo site www.joribotucatu.sp.gov.br

Tarifas da CPFL Paulista têm redução de 13,61%

As tarifas de energia elétrica praticadas pela CPFL Paulista tiveram uma redução média de 13,61 %. Esse resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, dia 7 de abril/2008, em reunião pública realizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), finalizando a Segunda Revisão Tarifária da distribuidora. Os novos índices, homologados pela Aneel, entram em vigor nesta terça-feira, dia 8 de abril de 2008.
O efeito médio percebido pelos clientes dessa redução será de 17,21% nas faturas de consumo de energia elétrica, considerando-se os componentes financeiros da tarifa. A redução encerra o processo de revisão tarifária periódica da distribuidora paulista e reflete a sua nova estrutura de preços. Os clientes terão reajustes diferenciados de acordo com sua modalidade de consumo.
A conclusão dessa revisão tarifária levou em consideração o contexto da regulamentação do setor elétrico, que determina o repasse de ganhos de produtividade para os preços cobrados dos clientes, pela redução de custos obtida nos últimos anos.
A CPFL Paulista atende 3,4 milhões de clientes em 234 cidades no interior paulista, sendo uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil.

Estado pretende vacinar 3 milhões de idosos contra gripe

Da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar contra a gripe pelo menos três milhões de pessoas com 60 anos ou mais a partir de 26 de abril, início da Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado.
Durante a campanha deste ano, que acontecerá entre os dias 26 de abril e 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.
Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

WidgetBox: a solução para quem procura widgets

Adicionar widgets em blogs e sites já se tornou uma mania muito útil. Atravás deles é possível disponibilizar serviços variados coma tualizações automáticas, gerando a possibilidade inclusive de outros internautas exibirem as suas atualizações em suas páginas de maneira organizada e com designer arojados.
Infelizmente poucos dominam a técnica para produzir os widgets, mas alguns sites como o uol, g1 e especializados em previsão do tempo disponibilizam serviços bastante satisfatórios.
A sugestão para os interessados em adicionar widgets curiosos e interessantes é o site WidgetBox (www.widgetbox.com) ele oferece um verdadeiro menu de widgets, com jogos, utilitários, Feeds, orkut, dentre outros.
Eles ainda facilitam a fabricação do blidgets, que são widgets personalizados. Na barra lateral à direita é possível visualizar dois blidgets desenvolvidos através do WidgetBox
Para utilizar os serviços é necessário efetuar um cadastro rápido



PRF-8 prepara mais uma Festa do Dia das Mães

A Rádio Emissora de Botucatu realizará no dia 10 de maio mais uma edição, da tradicional festa em homenagem as mães de Botucatu e região. O participante pode concorrer a prêmios escrevendo quantas cartas quiser com o nome da mãe, nome do filho e endereço e postar em uma das urnas espalhadas pela cidade.
O evento é realizado pela emissora há 49 anos, e acontecerá na Concha Acústica, da Praça Coronel Moura, Paratodos, das 14 às 18 horas.
Vários prêmios estarão sendo sorteados, entre eles TV, refrigerador, dormitório, bicicletas, relógios de parede, fogão, dentre outros.
A festa será animada pelas duplas Luiz Guilherme & Daniel, Ramiro Viola & Pardini, Milton e a Corporação Municipal Damião Pinheiro Machado. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal garantirão a segurança do evento.
Locais das urnas:
Rádio Emissora de Botucatu – F8 – Rua Marechal Deodoro, 320 - centro; Depósito de Bebidas Gomes – Avenida Conde Serra Negra, 799 – Vila Maria; Farmácia Drogalíder – Rua Nossa Senhora Aparecida, 525 – Vila Aparecida; Tapeçaria Santa Terezinha – Rua Amando de Barros – Bairro do Lavapés; Padaria do Ceranto – Praça José Potiens – Cohab I; Droga Aparecida – Rua Major Matheus, 388 – Vila dos Lavradores; Casa dos Óculos – Rua Amando de Barros, 678.

Preparativos para comemoração dos 153 anos de Botucatu estão quase prontos

Texto e fotos: Flávio Fogueral

Os preparativos para as comemorações dos 153 anos de emancipação político-administrativa de Botucatu estão quase prontos. Os palcos e toda a estrutura que receberá os shows musicais no largo da Catedral estavam em fase final de montagem na manhã desta quarta-feira. Poucos detalhes faltavam para a conclusão dos trabalhos.
Com isso, o trânsito da Avenida Dom Lúcio foi desviado para ruas adjacentes e a Prefeitura Mjunicipal pede calma aos motoristas e atenção aos mesmos, principalmente em horários de pico para evitar congestionamentos na região central da cidade.
A segurança para a festa também deverá ser maior. Além do apoio da Guarda Municipal, a Polícia Militar deve atuar de forma mais ostensiva nos eventos. Em entrevista à Rádio Municipalista, o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, capitão Maurício José Raimundo, declarou que a PM deverá reforçar sua atuação nos eventos públicos que farão parte das festividades dos 153 anos de Botucatu. Segundo ele, não serão permitidos objetos que possam ser usados como armas, como capacetes, garrafas de vidro, guarda-chuvas com ponta, entre outros objetos. Também não será permitida a entrada com latas de cerveja nas proximidades do palco ou em aglomeração.
As festividades de aniversário começam nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 18 horas com a apresentação de artistas locais. Sobem ao palco Alan & Daniel, Raul Seixas Cover, Rodrigo Montenegro, Neisa e Marcelo Stevan. O encerramento da primeira noite de shows fica a cargo da dupla sertaneja Eros & Eron.


Na sexta-feira, dia 11, está programada as apresentações dos artistas Marcelo Lima, Talita e Tisiane, Irmãs Miranda, Fernando e Raquel, Estevan Jurandir, Anderson Pereira e Adriano Reis. O show principal da noite será da cantora Gospel Cassiane, acompanhada de sua banda.
Já no sábado, a partir das 18 horas, o Grupo Segredo e Grupo Mais que Presença. O nome da noite será o sambista Dudu Nobre.
Domingo será dedicado ao sertanejo, com shows de Ralff & Rayann, Luciano Lellis & Reginaldo, Ramiro Viola e Pardini, com destaque para a apresentação de Guilherme & Santiago.
No dia 14, a atração é o grupo mineiro Skank. Além do show, serão realizados ainda o ato cívico e desfiles em homenagem ao município. Às 19h30 acontecerá uma missa comemorativa na Catedral Metropolitana e após acontecerá apresentação do grupo "Moto Giro", que fará manobras com motocicletas.






Livro de poesias apoiado pelo Pipa será lançado dia 30 na Livraria Nobel

Aléssio apresenta a obra já impressa

Por Renato Fernandes
Foto - Diário da Serra/Cristiano Alves


O escritor Aléssio Di Pascucci lançará o livro de poesias “Pele”, no dia 30 de abril, a Livraria Nobel, às 20 horas. A obra é a primeira publicação apoiada pelo Pipa - Programa de Incentivo a Produção Atística e Cultural , da Secretaria Municipal de Cultura, que já está com a data de lançamento confirmada.
O autor está preparando a solenidade de lançamento, que deverá contar com apoio da iniciativa privada.
A obra tem a contracapa assinada pela escritora Maria Lúcia Dal Farra define os poemas como pequenas jóias. “Acho que são pequenas jóias de condensação e densidade, quase a maneira oriental dos haikais. São seus poemas um tanto minimalistas, digamos assim, retirando traços decisivos dos objetos em parcas palavras”.
Além de recursos do Pipa a obra recebe o apoio cultural da escola de artes Artistas S/A, Casa Digital, Desígnio e Bioéthicus.



Workshop de dança ‘Movimento interior’ abre período de inscrições

Oficina acontecerá no dia 19 de abril entre as 15 às 18 horas

Por Renato Fernandes

Já está aberto o período de inscrições para o workshop de dança “Movimento Interior – Energia e Fluxo”, coordenado por Diane Ichimaru com assistencia de Marcelo Rodrigues, no dia 19 de abril, das 15 às 18 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandes Dinucci.
O workshop é destinado a estudantes e profissionais de dança e teatro e tem como metodologia aula prática, envolvendo atividades individuais e grupais com a utilização de estímulos visuais e sonoros.
A intenção é desenvolver uma apresentação prática e resumida do processo de criação e preparação corporal que a Confraria da Dança, grupo do qual os professores fazem parte, vem desenvolvendo, possibilitando o intercâmbio e diálogo do grupo com artistas e estudantes de dança interessados no desenvolvimento de processos criativos.
Os exercícios são focados nem trabalhos autorais, onde o criador/intérprete foca a organicidade corporal espelhada em sua proximidade cultural, explorando a teia miscigenada de raças e costumes que delineiam a cultura popular. Os participantes irão vivenciar o movimento/dança resultante de sua própria bagagem cultural e emocional, através de suas experiências e memórias corporais.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal da Cultura, na Avenida Dom Lúcio, nº 755. Informações pelo telefone: (14) 3882-0133.




Vídeo botucatuense em mostra de documentários de Curitiba

Por Renato Fernandes

O cineasta botucatuense, José Renato Arena Scrossato, vai exibir o documentário “Estação Fantasma” na cinemateca de Curitiba, no dia 2 de junho, durante a Mostra Curitibana de Documentários. O vídeo mostra a atual situação da estação de embarque e desembarque de passageiros da extinta Fepasa, em Botucatu. “Não foi fácil colocar um documentário falando de Botucatu nessa mostra, principalmente na badalada Cinemateca de Curitiba. O pessoal é bairrista e falar de outros lugares é difícil, principalmente cidades do rico estado de São Paulo. Mas este é um dos meus objetivos aqui, mostrar Botucatu, produzir coisas ai e mostrar aqui, e vice versa”, disse.
Scorssato cursa o segundo semestre de cinema e televisão (CinetvPr/FAP/Unespar), em Curitiba e desenvolveu o tema em torno do ferroviário aposentado José Góes, que diariamente comparece na estação, na tentativa de preservar o pouco que resta do patrimônio. Tendo Góes como guia, o cineasta mostra parte do prédio que hoje está fechada para a visitação pública, o pátio de acesso das bilheterias, sala das maquetes e diversos aparelhos utilizados na ferrovia.
Além desse documentário, Scorssato também participa de outros dois vídeos da mostra. “Em dois deles participo também como diretor. Estes outros filmes estão em fase de produção e finalização”, explica.
Um destes trabalhos é a gravação com cinco câmeras do show e bastidores do Baiaka, banda sinfônica popular em Curitiba. “Neste show eles tocam músicas folclóricas do mundo todo. É uma banda que conta com bateria, baixo elétrico e acústico, coral, flauta, flautim, Sax barítono e tenor, percusão, bandoneon, clarinete, violão, viola, violino, alaúde, dentre outros. O outro filme é sobre as tribos urbanas de Curitiba, focando os indies, góticos e hippies”.
Em Botucatu, o documentário foi exibido no dia 22 de fevereiro, no CCB -Centro Cultural de Botucatu, durante a realização da Noite dos Documentaristas Botucatuenses.



Por Renato Fernandes


O Festival Botucatu Metalstock, reconhecido em mais de 10 Estados, pelo trabalho de divulgação de bandas e artistas do estilo metal, entra em seu sétimo ano e para comemorar, o organizador do evento e turismólogo, Douglas Iglesias , preparou uma temporada anual com atividades mensais e a realização de dois grandes shows. No primeiro grande show, programado para agosto, Iglesias antecipa que está negociando a vinda do grupo Massacration.
O Massacration ganhou destaque nacional na MTV, desenvolvendo sátiras do estilo Metal e das principais bandas do gênero.
O primeiro evento do ano acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, na casa noturna Café Iguana (22 horas) e na Praça Coronel Moura (15 horas), respectivamente. Um dos destaques dessa edição será a presença da banda de hardcore Nulla Ostra, que está em turnê pelas principais cidades do País. A apresentação será no dia segundo dia do evento, quando também acontecerá o lançamento dos CD’s das bandas Rudeness e Mythria. Nesse dia também se apresentam as bandas Krypta, Blastthrash, Explicited e Never Say Die.
Os botucatuenses da Never Say Die e serão os únicos a se apresentar nos dois dias do evento, no dia 11, sexta-feira, o grupo, que desenvolve covers do Black Sabbath e Ozzy Osbourne, será o terceiro conjunto a subir no palco do Café Iguana. Na ocasião também se apresentam as bandas de trash metal, Necrology e Insulto e encerrando a noite a banda High Voltage (AC/DC cover).
Essa é a segunda edição do evento a contar com atração internacional, em dezembro o Botucatu Metalstock recebeu o grupo Project Hopeless, da Suécia. “O principal objetivo do evento não é promover uma disputa entre as bandas, mas sim apresentar o som desses grupos que já estão na estrada batalhando no cenário underground”, explica Iglesias.
O evento recebe incentivos do Pipa - Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural, secretarias municipais de Cultura e Turismo, Spunk Rock, vereador Ademir Florian, Sleeper CD´s, Leão e Paulinho Motos.

Projeto Missões pede apoio

Entre os meses de junho e julho, um grupo de missionários evangélicos de Botucatu, integrantes do Projeto Missões, partirá rumo ao Nordeste, para a cidade de Paulistana, Piauí.
No percurso, eles passarão por Vitória da Conquista, na Bahia. A intenção é construir cisternas e levar gêneros alimentícios, roupas e remédios para a população carente. Além dessas doações, os responsáveis também pretendem entregar para algumas entidades do local três motos 150 cilindradas.
Os interessados em contribuir com o projeto podem fazer suas doações pela conta do Banco do Brasil de nº AG. 0079-5 CC. 33.973-3.

Municípios têm até 14 de maio para informar freqüência escolar do Bolsa Família

O processo de acompanhamento da freqüência escolar dos alunos beneficiados pelo Bolsa Família em 2008 já começou. Os municípios têm até o dia 14 de maio para registrar, no sistema do Ministério da Educação (MEC), as informações sobre a presença às aulas referentes ao bimestre de fevereiro e março. Os dados sobre o último acompanhamento de 2007, registrados no sistema do Ministério da Educação, foram superiores a 84%. Isso significou o acompanhamento de 13,1 milhões do total de 15,5 milhões de crianças e adolescentes.
O desafio agora é superar esse percentual e melhorar ainda mais o acompanhamento da condicionalidade de educação do programa de transferência de renda que atende cerca de 11 milhões de famílias em todo o Brasil. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o MEC monitoram a presença, na escola, dos alunos de 6 a 15 anos ininterruptamente desde o bimestre outubro/novembro de 2004, em parceria com os municípios.
Ainda que o último levantamento aponte uma evolução nos índices de acompanhamento, os dois ministérios querem aperfeiçoar estes resultados. De 2004 a 2007, a quantidade de alunos com freqüência escolar superior a 85% quase dobrou: subiu de 6 milhões para 11,6 milhões.
O MDS orienta os técnicos a iniciarem o processo de registro dos dados o mais rápido possível, evitando deixar para os últimos dias.
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos precisam comparecer a pelo menos 85% das aulas para garantir o pagamento do Bolsa Família. O descumprimento consecutivo por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício. O MDS reforça o apelo aos gestores municipais do Bolsa Família e aos operadores da educação para acompanharem as famílias atendidas, pois a freqüência escolar é um importante mecanismo para interromper a pobreza entre gerações.

Jogos do Idoso em Botucatu conta com 50 cidades participantes

A cidade de Botucatu recebe na próxima quarta-feira, dia 09 de abril, mais de 2 mil pessoas envolvidas nos 12º JORI - Jogos Regionais do Idoso. Os jogos têm como objetivo promover a integração do idoso na sociedade, além de valorizar e estimular a prática de atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar.
São 50 cidades competindo em 13 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, danças de salão, dominó, tênis de mesa, malha, natação, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Cidades participantes:

Águas de Santa Bárbara
AngatubaAnhembi
Assis
Avaré
Barra Bonita
Bernardino de Campos
Bofete
Boituva
Botucatu
Campos Novos Paulista
Cândido Mota
Cerqueira César
Cerquilho
Conchas
Herculândia
Iacanga
Igaraçu do Tietê
Ipaussu
Iperó
Itapetininga
Itapeva
Itararé
Itú
Jaú
Lençóis Paulista Lins
Macatuba
Maracaí
Marília
Ourinhos
Palmital
Paraguaçu Paulista
Pederneiras
Pereiras
Pilar do Sul
Piratininga
Pratânia
Promissão
Rinópolis
Sabino
Salto
Santa Cruz do Rio Pardo
São Manuel
São Roque
Sorocaba
Tarumã
Tatuí
Tietê
Votorantim

Cemep acolhe dirigentes e organizadores dos 12º JORI

A Prefeitura de Botucatu está oferecendo o Comitê dos 12º JORI - Jogos Regionais do Idoso, que é o local destinado para todos os envolvidos e que está localizado no Cemep - Centro Municipal de Educação Permanente.
Durante os Jogos, estarão no local o Comitê Organizador, o Comitê Dirigente, a Comissão de Controle dos Jogos, a Comissão de Finanças e toda a Secretaria Administrativa dos JORI. “Após a realização do último jogo do dia, encaminharemos os resultados para a Comissão Técnica no Comitê que fará a programação do dia seguinte, assim as delegações se programam para as próximas competições. Depois de gerados estes boletins, os mesmos são entregues em todos os alojamentos aos atletas”, explica o secretário de Esportes, Nivaldo Ceará.
“O Comitê, vai reunir funcionários do município e da Secretaria de Esportes do Estado, e funcionará como um local de apoio administrativo, onde qualquer problema que possa aparecer, nós resolveremos o mais breve possível. A imprensa local e regional que precise de computadores e informações também pode ficar no Comitê. A nossa preocupação é oferecer serviços e atendimentos a todos com qualidade“, enfatiza a chefe administrativa do Comitê Organizador, Fernanda Caramelo.
Para mais informações acesse: www.joribotucatu.sp.gov.br. O Comitê está localizado na Praça Dom Luiz Maria de Santana, s/nº, atrás da Prefeitura.

Setor Leste elege delegados setoriais do OP

A assembléia foi comandada pelo coordenador do NPP - Núcleo de Participação Popular, José Everaldo da Rocha e contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Saúde, Valdemar Pereira de Pinho, dos secretários Rubens Bicudo, de Obras e Sergio Parada, de Comunicação e do vereador Lelo Pagani, morador do Setor Leste.
Na noite da última sexta-feira, dia 04 de abril, os moradores do Setor Leste da cidade se reuniram em Assembléia Setorial Informativa para eleger os delegados que vão representar o Setor no Orçamento Participativo. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, realizado na Creche Criança Feliz.
Foram eleitos cinco delegados. Benedita Nicomedes Gomes - Região 13, Adriana Cristina Pires - Região 13, Antonio de Lauro Machado - Região 11, Zeni Leme de Moraes Góes - Região 12 e Lourivaldo Bezerra da Silva - Região 12.
Everaldo explicou os passos do Orçamento Participativo e o papel dos delegados eleitos. “Entre os delegados estaremos elegendo os conselheiros. Serão quatro por Setor. Os funcionários públicos terão o seu espaço. O prefeito fará a indicação de 40% dos conselheiros”, destacou.
O secretário de Obras, Rubens Bicudo falou sobre a importância que a população tem na elaboração do Orçamento. “É muito bom ter a população tomando as decisões juntamente com o Poder Público. Quem conhece cada bairro, cada rua, é quem mora ali. São vocês que sabem onde é preciso fazer o investimento. Aprendemos muito trabalhando com a população”, comentou.
Pinho falou sobre os investimentos realizados através do Orçamento Participativo no Setor Leste e a importância da participação popular dentro do governo. “O OP abre a possibilidade da população participar das decisões sobre investimentos no município”, finalizou.
No final os presentes puderam fazer perguntas sobre o andamento de obras e os investimentos que ainda serão feitos pela atual administração neste ano.

Setor Norte – A próxima Assembléia Setorial Informativa esta marcada para o dia 16 de abril, desta vez no Setor Norte do município. A reunião será na Escola Municipal José Antonio Sartori, com início previsto para as 19h30.

cultura divulga agenda mensal de eventos

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza a população a relação de eventos programados para acontecer no decorrer do mês de abril.
As apresentações e espetáculos serão realizados em diferentes locais da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, variando entre atividades teatrais e musicais, além de outras festividades.
Mais informações sobre agenda de eventos podem ser adquiridas através dos telefones 3882-0133 e 3882-1315. Confira a programação completa:


Literatura
Lançamento do livro ‘Pele’, de Aléssio Di Pascucci
Dia 30, às 20 horas, na Livraria Nobel – Entrada Franca.

Exposição
"Imagens de Botucatu”
Até o dia 30, no Centro Cultural. – Entrada Franca.


Teatro
“Isabel”
Dia 12 e 13, no Teatro Municipal – Ingresso: R$ 5

“À todo Vapor” – Show com Ary Toledo
Dia 17, às 20h30, no Teatro Municipal – Ingresso: R$ 40

“A Farsa de Inês Pereira”
Dia 23, às 20h30, no Teatro Municipal – Ingresso: R$ 14

“Chapeuzinho Vermelho e o Lobo”
Dia 27, às 20h30, no Teatro Municipal – Ingresso: R$ 10

Dança

“Baile da Gracinha”
Dia 13, às 19 horas, no Centro Brasil Itália.

“Movimento Interior – Energia e Fluxo”
Dia 19, às 14 horas, no Teatro Municipal – Entrada Franca.

“Brinquedos e Inventos para Dançar”
Dia 20, às 16 horas, no Teatro Municipal – Ingresso: R$ 3.

Palestra
“Sua Vida, Sua Luta e a Lei de Maria da Penha”

Dia 22, às 19h30, no Teatro Municipal – Entrada Franca.

Encontros
Encontro de Malabares - Todas as segundas-feiras, no Espaço Cultural.

Botucatu 153 anos: Eros e Eron encerram a primeira noite de festividades

A dupla sertaneja Eros e Eron vão encerrar
a primeira noite de shows


As apresentações musicais da programação comemorativa aos 153 anos de emancipação político-administrativa de Botucatu têm início nesta quinta-feira, 10 de abril.
Os shows serão realizados na Praça da Catedral, prosseguindo até o dia 14 de abril, dia do aniversário da cidade. As apresentações visam atender a diversificação do público, trazendo consagrados nomes dentro do Pop/Rock, Sertanejo, Samba, Hip Hop e Gospel.
Artistas botucatuenses também farão parte das festividades. No dia 10, quinta-feira, a partir das 18 horas, sobe ao palco Alan & Daniel, Raul Seixas Cover, Rodrigo Montenegro, Neisa e Marcelo Stevan. O encerramento da primeira noite de shows fica a cargo da dupla sertaneja Eros & Eron.
No dia 11, sexta-feira, a partir das 19 horas, está programada as apresentações dos artistas Marcelo Lima, Talita e Tisiane, Irmãs Miranda, Fernando e Raquel, Estevan Jurandir, Anderson Pereira e Adriano Reis. O show principal da noite será da cantora Gospel Cassiane, acompanhada de sua banda.
O terceiro dia de festividades terá as apresentações de artistas que primam pelo ritmo alegre do samba e pagode. Apresentam-se nesse dia, a partir das 18 horas, o Grupo Segredo, Edvaldo Santana e Grupo Mais que Presença. O nome da noite será o sambista Dudu Nobre, que trará a Botucatu a interpretação de consagrados sambas enredo.
O ritmo sertanejo também estará presente nos shows comemorativos. O gênero musical será representado por Ralff & Rayann Luciano Lellis & Reginaldo, com destaque para a apresentação de Guilherme & Santiago e banda. Isso tudo no domingo, dia 13.
Para encerrar as comemorações, a noite de 14 de abril reserva a apresentação do grupo Hip Hop Botucatu. Na seqüência, será a vez do grupo mineiro Skank subir ao palco.
As festividades dos 153 anos de Botucatu são uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu, com o apoio da HRP Produções e Eventos.

Outras atividades - As comemorações do aniversário de 153 anos de Botucatu também contarão com outras atividades culturais. No dia 14, às 8 horas, defronte ao Prédio da Prefeitura, será realizado o Ato Cívico. Na seqüencia, às 9 horas, será realizado o já tradicional desfile comemorativo, na Avenida Dom Lúcio.
Ainda no dia 14, às 19h30, será celebrada a missa solene, na Catedral Metropolitana. Após a missa, será a vez do espetáculo de motos com a equipe ‘Alto Giro’, também na Avenida Dom Lúcio.
No Largo da Catedral, nos dias 12, 13 e 14, será montada a tenda do Picadeiro da Alegria, com atividades lúdico-recreativas para crianças. No local também serão montados brinquedos infláveis e barracas para praça de alimentação e venda de artesanato.

Nadadores da AAB conquistam duas medalhas de ouro nos “Giochi Della Gioventú”

No último sábado, 5 de abril, três atletas da Associação Atlética Botucatuense participaram da etapa regional dos “Giochi Della Gioventú”, no parque aquático do Sport Club Corinthians Paulista, na cidade de São Paulo.
Competindo em quatro provas, os nadadores da AAB conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata, trazendo para Botucatu o total de três medalhas.
O atleta Felipe Reche Dalcim conquistou duas medalhas: ouro na prova dos 50 metros costas e prata nos 50 metros livre.
Já o nadador Leonardo Losi Zacharias foi o medalha de ouro na prova dos 50 metros peito.
A competição promovida pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) contou com a participação de 131 atletas, representando 16 clubes de natação.

Veja o desempenho dos atletas da AAB:

Felipe Reche Dalcim

1º - 50 metros costa masculino – tempo: 30 segundos e 48 centésimos

2º - 50 metros livre masculino – tempo: 26 segundos e 65 centésimos

Leonardo Losi Zacharias

1º - 50 metros peito masculino – tempo: 33 segundos e 78 centésimos

9º - 50 metros livre masculino – tempo: 28 segundos e 25 centésimos

Eduardo Serafim Godoy

13º - 50 metros borboleta masculino – tempo: 31 segundos e 96 centésimos

14º - 50 metros peito masculino – tempo: 40 segundos e 82 centésimos

15º - 50 metros livre masculino – tempo: 28 segundos e 77 centésimos

Sub-20 da AAB goleia e Principal empata pelo Campeonato Paulista do Interior de Futsal

No último sábado, 5 de abril, no ginásio II da Associação Atlética Botucatuense (AAB) as equipes de futsal Principal e Sub-20 de Botucatu, representadas pela AAB, entraram em quadra para mais uma rodada do Campeonato Paulista do Interior.
O time Sub-20 manteve seu bom aproveitamento na competição e conquistou sua quarta vitória consecutiva.
Com gols de Bonomo (4), César (2), Matheus, Léo e Bravim, a equipe juvenil, comandada pelo treinador Paulo Barros, goleou Jaboticabal por 9 a 2.

Já a equipe Principal de Botucatu, treinada por Leandro Fadel, alcançou seu primeiro ponto no Paulista. A AAB empatou por 6 a 6 com o time principal de Jaboticabal. Os gols da Veterana foram marcados por Lelê (2), Boquinha (2), Walace e Jorginho.
As equipes de Botucatu voltam a quadra no próximo sábado, 12, em Espírito Santo do Pinhal, contra os times da Associação Atlética Pinhalense.
O confronto da categoria Sub-20 acontecerá às 19 horas. Às 20h30, jogam as equipes principais.

TV TEM – Hoje, às 22 horas, em Borebi, a equipe de Vitoriana, representada pelo time Sub-20 da AAB, faz seu último jogo da segunda fase da Copa TV TEM de Futsal.
Vitoriana busca a vaga na próxima fase contra os donos da casa, a representação de Borebi.
Na última rodada, no dia 4, Vitoriana venceu Boracéia por 6 a 3. Foram gols de Bravim (2), Matheus (2), Bonomo e Buiú.

Passeio Ciclístico da AAB acontece no dia 27

Ainda estão abertas as inscrições para o 2º Passeio de Bicicleta da Associação Atlética Botucatuense, que acontecerá no próximo dia 27.
O Passeio terá início às 9 horas, saindo da Associação Atlética Botucatuense com destino ao Parque Municipal, no seguinte trajeto: Recinto da JVC, Praça Brasil Japão, Avenida Dr. Vital Brazil, Viaduto Bento Natel, Rua José Barbosa de Barros e Parque Municipal. Na volta, será feito o trajeto contrário até a sede do clube.
Os interessados em participar devem se inscrever no Departamento de Esportes da AAB. A inscrição é feita em troca de dois quilos de alimento não perecível.
O 2º Passeio de Bicicleta da Associação Atlética Botucatuense conta com o apoio da Bicicletaria Godoy.

Basquete adulto da AAB sofre primeira derrota na ARB

No último domingo, 6, a equipe adulta de basquete da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura Municipal de Botucatu sofreu sua primeira derrota na Liga da Associação Regional de Basquete (ARB), da região de Iracemápolis.
Após vencer Campo Limpo Paulista (por W.O.) e Valinhos (102 a 80), a equipe da Botucatuense perdeu para a equipe de UniAraras, por 77 a 56, em Araras.
Com o resultado, a AAB/PMB, comanda pelo professor Paulo Henrique do Prado “Negrette”, ocupa o 3º lugar, somando duas vitórias e uma derrota, com 5 pontos conquistados. São 178 pontos pró e 157 contra.

O próximo compromisso da equipe será sábado, 12, em Atibaia, contra o Clube Atlético Atibaia/Ama/Imenso.
Categorias de base

As equipes de basquete das categorias menores da AAB/PMB também não obtiveram bons resultados neste final de semana pela Liga de Basquete Centro-Oeste Paulista.

Jogando em Botucatu, no último sábado, 5 , os times das categorias Infanto, Infantil e Cadete perderam suas partidas.

A equipe Infanto foi derrotada pelo SERL/Jaú por 53 a 42 e o time botucatuense da categoria Infantil perdeu para o UME/Lutepel/Lençóis Paulista por 91 a 42.

Na Cadete, a AAB/PMB foi superada pela Associação Movimento Legal/Assis, por 104 a 32.

O time da categoria Mini, que não entrou em quadra nesta rodada, e as equipes Infanto e Cadete da AAB/PMB voltam a jogar no próximo sábado, 12, em Garça, contra o RCG/CSA/PM Garça.