abril 08, 2008

Oficinas Culturais estão com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Cultura comunica que as inscrições para os interessados em participar das Oficinas Culturais, que serão realizadas no primeiro semestre de 2008, estão abertas e podem ser feitas gratuitamente.
Ao todo, serão oferecidas quatro oficinas abordando teatro, dança e atividades temáticas, promovidas também pela ASSAOC – Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Estado da Cultura.
Os encontros estão programados para acontecer no Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-1489, da Secretaria de Cultura.
Vale lembrar que as inscrições devem ser efetuadas através de uma carta de interesse, entregue pessoalmente na Secretaria, localizada à Avenida Dom Lúcio, 755.

Confira abaixo as Oficinas oferecidas.

“Encontro com o Feminino”
A atividade temática é coordenada pela psicóloga Marta Andrade, que também possui especialização em psicodrama, e consiste em uma proposta de intervenção coletiva que pretende, através da contação de histórias e de recursos psicodramáticos, propiciar aos seus participantes a reflexão sobre o papel da mulher na atualidade, tendo a criação artística como um dos resultados dessa atividade.
Número de participantes: 15
Público-alvo: geral
Faixa etária: a partir de 18 anos
Data de realização: 26 de abril, das 14 às 18 horas
Prazo de inscrição: até 23 de abril

“O Poema em Cena”
Coordenada por Solange Rivas, a Oficina Teatral é voltada para a sensibilização, leitura e interpretação de poemas, além da encenação destes com roteiro elaborado pelos participantes, com o objetivo de estimular o interesse pela leitura através do teatro, ponte entre o ator e a literatura, e desenvolver a sensibilidade.
Número de participantes: 20
Público-alvo: geral
Faixa etária: a partir de 15 anos
Período de realização: de 28 de abril a 14 de julho
Dia e horário: todas as segundas-feiras, das 18h30 às 21h30
Prazo de inscrição: até 23 de abril

“Quem Dança é Mais Feliz!”
Coordenada por Flávia Fazzio, a Oficina de Dança busca desenvolver a criatividade, a espontaneidade, a coordenação, o ritmo e a autoconfiança, entre outros, conduzindo o participante a tomar contato com a dança através de uma metodologia em que prevaleça prioritariamente a liberdade de expressão, de uma forma organizada, criativa e descontraída.
Número de participantes: 20
Público-alvo: geral
Faixa etária: a partir de 30 anos
Período de realização: de 30 de abril a 18 de junho
Dia e horário: todas as quartas-feiras, das 14 às 17 horas
Prazo de inscrição: até 23 de abril

“Refletindo o Mundo Através do Teatro”
Coordenada por Aléssio Di Pascucci, a Oficina Teatral é baseada em diversas técnicas, como improviso, clown, dança-teatro, entre outras, nas quais os participantes serão estimulados à ampliação de suas percepções e reflexões sobre si mesmos e sobre questões do mundo atual.
Número de participantes: 20
Público-alvo: pessoas com alguma experiência em teatro
Faixa etária: a partir de 15 anos
Período de realização: de 06 de maio a 22 de julho
Dia e horário: todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas
Prazo de inscrição: até 30 de abril

EMA promove Curso de Capacitação para professores do ensino fundamental

A Escola do Meio Ambiente iniciou no dia 31 de março o Curso de Capacitação “Trilhando os Caminhos da Educação Ambiental”, destinado para professores de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental das escolas de Botucatu.
Os primeiros encontros foram realizados no CeMEP - Centro Municipal de Educação Permanente, durante os dias 31 de março e 07 de abril, no período da noite. A coordenadora geral da EMA, Eliana Gabriel, abordou os assuntos relacionados ao curso e apresentou as atividades promovidas pela escola aos participantes.
A partir desta quarta-feira, 09 de abril, as atividades do Curso de Capacitação serão desenvolvidas nas dependências da Escola do Meio Ambiente. A programação da manhã está marcada para ser realizada entre 8h30 e 10h30, e da tarde entre 14h30 e 16h30.
A Escola do Meio Ambiente está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3813-9251.

Confira abaixo a programação completa do Curso de Capacitação.
09 de abril

- dinâmica de integração dos professores
- a importância do professor na questão ambiental
- café ambiental
- vivências socioambientais

10 de abril

- trilhas temáticas interpretativas
- lanche na trilha

11 de abril

- apresentação do material “Trilhando os Caminhos da Educação Ambiental”
- atividade de encerramento
- apresentação da peça “Trilhando o Verde”
- exposição dos trabalhos confeccionados pelos professores
- plantio de árvore
- café ambiental

Botucatu recebe visita do Vovô e Vovó Gotinha nesta quarta-feira

Com o objetivo de divulgar a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada pelo Ministério da Saúde, Botucatu estará recebendo nesta quarta-feira, dia 09 de abril, durante a abertura dos Jogos Regionais do Idoso, a visita do Vovô e Vovó Gotinha. Durante toda tarde os dois estarão percorrendo a cidade para fazer a divulgação da Campanha.
A Campanha será realizada em âmbito nacional, entre os dias 26 de abril e 09 de maio. Este ano, o governo espera vacinar 80% da população com mais de 60 anos contra gripe. Isso representa 14,5 milhões de pessoas. A meta é 10% superior à do ano passado. Além de se proteger contra gripe, serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano.
Botucatu tem uma população de 13.765 pessoas com idade acima de 60 anos. No ano passado foram vacinados 8.807 idosos com uma cobertura vacinal de 63,75%, onde o preconizado pelo Ministério da Saúde era de pelo menos 70%.
O objetivo da visita do Vovô e Vovó Gotinha é sensibilizar e convencer as pessoas que ainda não acreditam nos benefícios que a vacina traz. Veja o roteiro que será percorrido.
Dia 09/04/2008
10 horas - Asilo Padre Euclides - Rua Visconde do Rio Branco, s/n
Período da Tarde

Carreata com o vovô e vovó desfilando em carro aberto nas principais ruas do município.
Itinerário - Saída às 14 horas da Secretaria de Saúde, Rua Major Matheus, n 07 seguindo para Avenida Floriano Peixoto, Rua João Passos, Rua Amando de Barros, Avenida Dom Lúcio, Avenida Vital Brasil e desce pela Rua Major Matheus, retornando na Secretaria de Saúde, por volta de 15h30.
Período da Noite

Abertura do JORI - Jogos Regionais do Idoso das 18h30 às 20h30, Ginásio Municipal de Esportes, Rua Maria Joana Felix Diniz, no Bairro Alto.

Prefeitura prossegue com o asfaltamento da Avenida João Batista Carnieto

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, deu início à etapa de conclusão do asfaltamento da Avenida João Batista Carnieto, no Jardim Real Park, Setor Norte da cidade.
A Avenida é parcialmente asfaltada, sendo que os trabalhos estão sendo feitos na mão de subida da via, e deverá se estender até a ponte que faz divisa com o Jardim Itamaraty. Serão asfaltados cinco quarteirões, o que totaliza uma metragem aproximada de 5.600 m2 de área.
Estima-se que para a conclusão do serviço sejam usadas cerca de 420 toneladas de massa asfáltica. O asfaltamento também favorecerá duas transversais da Avenida, compreendido pelas ruas Pedro Pimentel e Marcos Lourival Quintino.
Itamaraty –
No Jardim Itamaraty, ainda no Setor Norte da cidade, as ruas que ainda não contam com o asfalto, também estão sendo preparadas para receber a benfeitoria.
As vias já receberam guias e sarjetas, a terraplanagem já foi feita, aguardando o início do asfaltamento. Os trabalhos estão sendo realizados pela SEMAN, empresa vencedora do processo licitatório.
O projeto prevê a cobertura asfáltica de aproximadamente 23 mil m2 de vias, compreendidas em 14 ruas nos dois bairros. Serão favorecidas a Avenida João Batista Carnieto (mão de descida), Rua Darcíso Coneglian, trechos da Rua Benjamin Figueiredo, Rua Sílvio Antonio Soares, Rua Thomas Matheus Filho e Rua Ezequiel Theodoro de Freitas.
Guias e Sarjetas –
Ainda nas imediações do Jardim Itamaraty e Real Park, foram construídas guias e sarjetas de concreto. Os dois bairros foram contemplados com aproximadamente 1.200 metros de guias.
Jardim Paraíso II -
A construção de galerias de águas pluviais nas imediações do Jardim Paraíso II, contam com mais uma etapa de seu projeto de obras concluída. Os trabalhos tiveram início em meados do mês de fevereiro, sendo divididos em três etapas.
Essa segunda etapa, recém concluída, consistiu no prolongamento de um ramal de galerias na Rua Plácido Rodrigues Venegas, chegando até a Avenida Universitária.
No local foram construídas 16 caixas de captação e mais 230 metros de galerias. Foram utilizados tubos de 600 e 800 milímetros. Atualmente funcionários trabalham na finalização da construção de caixas de captação. A terceira etapa das obras terá início nos próximos dias.

Prefeitura asfalta estacionamento do Estádio Municipal

Visando o conforto e melhor acesso dos atletas que participarão de competições no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, no decorrer dos 12º JORI – Jogos Regionais do Idoso, a Prefeitura de Botucatu, realizou o asfaltamento de uma área usada como estacionamento.
Essa área está localizada defronte ao galpão que abriga as canchas de bocha. Ao todo, 860 m2 foram beneficiados com a cobertura asfáltica. “O pavimento era muito irregular, feito com terra e pedregulhos. Com o asfaltamento, o acesso dos atletas aos campos de bocha será facilitado”, comentou Nivaldo Ceará, secretario municipal de Esportes.

A 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso acontece em Botucatu, de 9 a 13 de abril, e tem como objetivo promover a integração do idoso na sociedade, além de valorizar e estimular a prática de atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar.
Cerca de 50 cidades devem participar da competição, com uma estimativa de 2 mil pessoas competindo em 13 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, danças de salão, dominó, tênis de mesa, malha, natação, truco, vôlei e xadrez.

Grande show marcará a abertura dos Jogos do Idoso

Nesta quarta-feira, dia 09 de abril, durante o início dos 12º Jogos Regionais do Idoso, o público poderá prestigiar o espetáculo multimídia de abertura da competição. A apresentação possui uma duração estimada de 30 minutos e envolve teatro, dança e vídeo com a participação de crianças a pessoas com mais de 60 anos. O tema a ser abordado na peça de teatro é a história de Botucatu. “A população vai poder conhecer de forma resumida um pouco da história do município, retratando o passado da cidade aos dias de hoje”, explica a roteirista e diretora cênica, Solange Rivas.
São mais de 300 atletas participantes do espetáculo e cerca de 100 pessoas envolvidas na produção técnica. “Haverá muito som e diversos efeitos de iluminação. Este evento promete mais surpresas do que a própria abertura dos Jogos Abertos, realizados em 2005”, completa o diretor da abertura dos Jogos, Jovano Tortorella.
A abertura do JORI será nesta quarta-feira, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, com entrada franca.
Site -
Com objetivo de informar e sanar qualquer dúvida dos internautas, a Secretaria Municipal de Comunicação criou um site específico para os 12º JORI - Jogos Regionais do Idoso. Matérias, galeria de fotos, locais de competição, regulamento e programação, são algumas das informações que o interessado pode conferir no www.joribotucatu.sp.gov.br.
Os Jogos do Idoso, que conta com a participação de 50 cidades da região, têm início nesta quarta-feira e vai até dia 13 de abril. Todas as informações e boletins gerados nos dias das competições também poderão ser visualizados na página da internet.

Grande show marcará a abertura dos Jogos do Idoso

Nesta quarta-feira, dia 09 de abril, durante o início dos 12º Jogos Regionais do Idoso, o público poderá prestigiar o espetáculo multimídia de abertura da competição. A apresentação possui uma duração estimada de 30 minutos e envolve teatro, dança e vídeo com a participação de crianças a pessoas com mais de 60 anos. O tema a ser abordado na peça de teatro é a história de Botucatu. “A população vai poder conhecer de forma resumida um pouco da história do município, retratando o passado da cidade aos dias de hoje”, explica a roteirista e diretora cênica, Solange Rivas.
São mais de 300 atletas participantes do espetáculo e cerca de 100 pessoas envolvidas na produção técnica. “Haverá muito som e diversos efeitos de iluminação. Este evento promete mais surpresas do que a própria abertura dos Jogos Abertos, realizados em 2005”, completa o diretor da abertura dos Jogos, Jovano Tortorella.
A abertura do JORI será nesta quarta-feira, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, com entrada franca.
Site -
Com objetivo de informar e sanar qualquer dúvida dos internautas, a Secretaria Municipal de Comunicação criou um site específico para os 12º JORI - Jogos Regionais do Idoso. Matérias, galeria de fotos, locais de competição, regulamento e programação, são algumas das informações que o interessado pode conferir no www.joribotucatu.sp.gov.br.
Os Jogos do Idoso, que conta com a participação de 50 cidades da região, têm início nesta quarta-feira e vai até dia 13 de abril. Todas as informações e boletins gerados nos dias das competições também poderão ser visualizados na página da internet.

Representantes botucatuenses iniciam disputas dos JORI nesta quinta-feira

Os representantes botucatuenses de seis modalidades dos Jogos Regionais do Idoso começam as disputas em busca de bons resultados a partir desta quinta-feira, 10 de abril.
Neste primeiro dia de competições, Botucatu enfrenta a delegação de Jaú em uma partida de buraco, marcada para as 8 horas, na ABEM – Associação do Bem Estar.
Também às 8 horas, os jogadores de truco da nossa cidade duelam com Barra Bonita no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan. O vencedor deste confronto joga na seqüência com a representação de Cerqueira César.
Na modalidade tênis de mesa, categoria masculina, Botucatu e Assis fazem a primeira partida da manhã, às 8 horas, e em seguida, às 9 horas, pela categoria feminina, a representante botucatuense busca a vitória sobre Sorocaba. Ambos os jogos serão realizados na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP.
Já na parte da tarde, três modalidades fecham o primeiro dia de programação. No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, Botucatu recebe Barra Bonita na bocha, às 14 horas, e no mesmo horário, o Sindicato dos Metalúrgicos sedia a disputa de dominó entre Candido Mota e Botucatu.
A equipe masculina de voleibol botucatuense entra em quadra a partir das 15 horas diante de Salto e, em seguida, às 15h30, o time feminino enfrenta a delegação de Bernardino de Campos. Os jogos serão disputados no Ginásio da Associação Atlética Ferroviária.
A abertura dos Jogos Regionais do Idoso está programada para esta quarta-feira, 09 de abril, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Serra. A cerimônia terá entrada franca para o público.
Os locais de competição e programação dos JORI podem ser conferidos na página da Prefeitura de Botucatu, www.botucatu.sp.gov.br.

Departamento de Aposentados da ASU realizará jantar em homenagem às mães

Por Flávio Fogueral

O Departamento de Aposentados e Pensionistas da ASU (Associação dos Servidores da Unesp), realizará no próximo dia 9 de maio, um jantar em homenagem ao Dia das Mães. O evento acontecerá a partir das 20 horas na rua Dr. Cardoso de Almeida, nº 2580 (Buffet Sabor e Mordomia), no bairro do Lavapés.
O jantar é limitado a 300 convites e a animação ficará por conta do grupo Vocalize. Haverá o sorteio de um televisor 14 polegadas para as mães aposentadas.
A retirada dos convites deve ser feita do dia 15 até 6 de maio, na sede do DAP, localizada na rua Cesário Mota, 218, na Vila dos Lavradores.
Os preços dos convites serão de R$ 25 (sócios aposentados e dependentes), R$ 32 (sócios da ativa e dependentes). Convidados pagarão R$ 40 e sócias aposentadas podem trocar 2 litros de leite longa vida por um convite.
Informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3615-6721.

O Grito recebe selo de garantia

O Blog de notícias O grito foi indicado pelo blogueiro Dézão, do Blog do Dezão (http://www.dezao.info/) a receber o selo de qualidade abaixo. A indicação nos serve de incentivo e mostra que estamos indo no caminho certo ao tentar informar de maneira séria e profisisonal os principais eventos da região de Botucatu, cidade onde nasci e me criei.
Muito obrigado ao Dezão e como dita o regulamento do selo estamos indicando outros cinco blogs que merecem igual incentivo, pela qualidade de seus posts e consideração por seus leitores.
Esse selo é mérito de todos os leitores do blog O Grito, que nos ajudam a encontrar o caminho em cada checagem de nossas estatísticas de acesso.