abril 06, 2008

Nova edição da Peabiru aborda sobre os fundadores de Botucatu e a EFS

Por Flávio Fogueral

A edição 23 da revista cultural Peabirú será lançada esta semana com a promessa de aprofundar seus estudos em assuntos diretamente ligados com a história, o desenvolvimento e a religiosidade de Botucatu. É o que garante o advogado e editor da revista, Armando Delmanto.
O próprio Delmanto explica que a edição deste mês, que chega esta semana a dois pontos de vendas na cidade e coincide com as comemorações dos 153 anos de Botucatu, procura abordar particularidades de três momentos importantes na história local: a Estrada de Ferro Sorocabana, o centenário da Arquidiocese Metropolitana e também sobre quem realmente fundou Botucatu.
Com capa desenhada pelo professor Vinício Aloíse, a Peabirú aborda em suas páginas iniciais toda a trajetória da Estrada de Ferro Sorocabana, agente importante do desenvolvimento de Botucatu no final do século XIX e início dos anos 1900.
Delmanto explica que neste artigo é retratada toda a história da EFS, desde sua criação até o momento em que foi incorporada à Rede Ferroviária Federal e a criação da Fepasa, nos anos de 1970, até a sua extinção com a privatização ocorrida há mais de uma década. Todo o material é acompanhado de fotos inéditas da empresa que, segundo o editor, são provenientes de Sorocaba e até então inéditas.
Outro texto presente na publicação é de autoria de Olavo Pinheiro Godoy e aborda o centenário da Arquidiocese de Botucatu, aprofundando-se nas figuras de Monsenhor Ferrari e também de Dom Lúcio Antunes Souza, bem como suas realizações frente à Igreja Católica no município.
Já o terceiro artigo traz ainda um ensaio sobre três versões sobre quem seria o fundador de Botucatu, em meador do século XIX. Além da oficial, em que o patrono da cidade é José Gomes Pinheiro, há ainda outras duas hipóteses. A primeira centra-se na presença de padres jesuítas na região, no século XVIII; e a segunda versão trata do personagem Simão Barbosa Franco. “É importante aprofundarmos nosso estudo em quem é o fundador de Botucatu, se houve mais de uma personagem. A pesquisa independente, nesse aspecto, é importantíssima para o enriquecimento da história local”, ressalta Delmanto.
A revista Peabiru voltou a ser publicada em 2008 após 9 anos e tem como proposta ser um meio de divulgar a cultura e a história botucatuense. Sua periodicidade é bimestral.
A tiragem será de 200 exemplares e todo o trabalho gráfico e de impressão é da Diagrama Comunicação. A revista pode ser adquirida nas livrarias Alexandria e na banca de jornal da Praça Izabel Arruda a R$ 5.

Definidas as semifinais do Paulistão 2008

A primeira fase do Paulistão terminou neste domingo. Agora, poucos times seguem na briga por algo na competição. Os quatro primeiros fazem as semifinais, inclusive com clássico, e outros quatro clubes brigam pelo título do interior.
Guaratinguetá, na liderança,
Palmeiras, em segundo, São Paulo, em terceiro, e Ponte Preta, na quarta posição, são os quatro semifinalistas do Estadual. Pelo regulamento, o Guará enfrenta a Macaca e Palmeiras e São Paulo são os protagonistas do clássico. Os times entram em campo já no próximo domingo (13), pela primeira partida, em local a ser escolhido pela Federação Paulista de Futebol. O segundo encontro acontece no dia 20 de abril.

SEMIFINAIS DO PAULISTÃO
13 e 20/04
Palmeiras x São Paulo
13 e 20/4
Guaratinguetá x Ponte Preta

Veja os gols de São Paulo 3 X 1 Juventus




Veja os gols de Palmeiras 3 X 0 Barueri




Veja os gols de Santos 2 X 2 Ponte Preta





Veja os gols de Noroeste 3 X 2 Corinthians



F-1: Felipe Massa vence a primeira corrida no ano

Sem dar chances aos adversários, Felipe Massa venceu o GP do Bahrein, disputado neste domingo no circuito de Sakhir. O brasileiro da Ferrari dominou a prova desde o início, quando tirou o primeiro lugar do polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, o pole position, e só perdeu a ponta durante a segunda rodada de pit stops. Com isso, ele dá a volta por cima no campeonato após abandonar as duas primeiras corridas da temporada, na Austrália e na Malásia.
Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari, superou Robert Kubica ainda nas primeiras voltas e garantiu a segunda posição. O polonês conseguiu outro pódio, na terceira posição. Nick Heidfeld, seu companheiro na BMW Sauber, terminou em quarto e assumiu a vice-liderança do campeonato, com 16 pontos.

Dia Sensacional- Felipe Massa admitiu que foi forte a pressão por não ter completado as duas corridas anteriores - Austrália e Malásia. O piloto da Ferrari chegou a ter a sua presença ameaçada para a temporada 2009 pela imprensa européia. "As últimas semanas não foram as mais agradáveis na minha vida. A vida é assim. Não é a primeira vez que isso acontece. Hoje foi um um dia sensacional. Fui rápido e tudo fica melhor quando se consegue a vitória", disse Massa. "Precisava fazer corrida de cabeça sem errar nada. Sabia que as últimas duas foram uma desastre e tinha de levar o carro para casa sem exagerar. Nada melhor que um ótimo dia para esquecer a última prova. Preciso agora manter essa mentalidade para vencer mais e marcar o maior número de pontos", completou.

O vídeo abaixo mostra um 'auto-retrato' feito pelo piloto ao quadro 15 segundos, do Fantástico




Equipe da Globo comenta a vitória de Felipe Massa





Como postar para vários compartilhadores de vídeo

Agora ficou muito mais fácil e rápido enviar vídeos para os sites compartilhadores como Youtube, AOL Uncut, DailyMotion, Google Video, Metacafe, Myspace, Revver, Veoh e Yahoo Video, oferecendo ainda suporte para RSS. A sugestão do Blog Downloads e afins é utilizar o site VidMetrix (www.vidmetrix.com).
Em um único upload o site possibilita o envio de um mesmo vídeo para todos esses compartilhador, gerando relatórios de estatísticas de acesso aos vídeos e o mais importante, o serviço é gratuito para quem se cadastrar como “Videomaker”. O site garante uma grande economia de tempo impedindo o enviar do vídeo de maneira individual para um destes site.
O internauta ainda pode inserir as URLs dos vídeos já enviados, e após o cadastro o Vidmetrix disponibiliza relatórios de todos os vídeos.