março 16, 2008

Congresso Técnico dos JORI 2008 acontece no dia 02 de abril

O Congresso Técnico dos Jogos Regionais do Idoso 2008 será realizado no dia 02 de abril, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, localizado à Praça Coronel Moura, 27, no centro de Botucatu.
Nesta data, as equipes botucatuenses conhecerão os adversários na competição que acontece entre 09 e 13 de abril. Ao todo, 53 municípios e aproximadamente 2.500 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, participarão do evento.
As modalidades em disputa para participantes acima de 60 anos são dança de salão, coreografia, atletismo, natação, damas, xadrez, tênis de mesa, truco, dominó e buraco.
A abertura dos JORI 2008 está marcada para o dia 09 de abril, às 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas Júnior”, situado à Rua Maria Joana Felix Diniz, no Bairro Alto, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Serra.

Prefeitura de Botucatu reforma imóvel que vai abrigar Terceira Idade Feliz

Funcionários da Secretaria Municipal de Obras trabalham na reforma de um imóvel que será utilizado como a nova sede da Associação da Terceira Idade Feliz.
O local abrigará atividades de desenvolvimento dos idosos, como balé, artesanato, ginástica, atividades físicas e corais. O desenvolvimento desses projetos, bem como a reestruturação da nova sede da associação, conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Jori – Antes de abrigar as atividades da Terceira Idade Feliz, o prédio deverá servir como alojamento para atletas que participarão do JORI – Jogos Regionais do Idoso. Os jogos serão realizados em Botucatu entre os dias 09 e 13 de abril.
O imóvel possui aproximadamente 800 m2 de área construída e está localizado na Rua Coronel José Vitoriano Villas Boas, região central da cidade. A obra consiste na reforma do piso interno e reparos na parte hidráulica dos banheiros e cozinha.
Também está previsto no projeto de reforma ajustes na parte elétrica, correção na cobertura para retirada de imperfeições e goteiras, abertura de duas portas na parte frontal do prédio, além da pintura total do prédio. A reforma está sendo feita pela Secretaria de Obras. O projeto de execução é da Secretaria de Planejamento.

Laboratórios da área de Ciência do Solo da FCA/Unesp recebem avaliações positivas do IAC

Os laboratórios do setor de Ciência do Solo, do Departamento de Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA sempre se caracterizaram pela excelência dos serviços prestados à comunidade e às pesquisas desenvolvidas na unidade.
Em fevereiro, a qualidade dos laboratórios foi mais uma vez atestada através do relatório do “Ensaio de proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para laboratórios de análise do solo para fins agrícolas”. O relatório indicou que os laboratórios de “Análise química do solo para fins de fertilidade” e de “Análise física do solo”, receberam o conceito A.
Para obter o conceito A, um laboratório deve obter índice de excelência superior a 90% das análises, comprovado segundo os critérios de fiscalização do IAC. As análises básicas em fertilidade do solo e granulometria em física do solo ficaram em 1° lugar na classificação entre 93 laboratórios participantes do ensaio de proficiência, instalados nas mais diversas regiões do país. Por sua vez, o “Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas” recebeu o mesmo conceito junto ao “Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal”, organizado pela Esalq/USP.
O ótimo desempenho dos laboratórios da área de Ciência do Solo não é exatamente uma novidade. As análises básicas participam do programa há 22 anos, sempre com o conceito A. O mesmo acontece com as análises de micronutrientes. Já as análises de granulometria obtiveram o 1º lugar pelo segundo ano consecutivo. “Esses resultados refletem a forma como trabalhamos, primando pela qualidade”, salienta o professor Roberto Lyra Villas-Boas. “Nossa equipe é muito rígida na realização das análises e avaliação dos resultados”.
Ainda em 2008, a área de Ciências do Solo vai começar a realizar análises de substratos, adubos orgânicos e condicionadores de solo. Essas atividades também vão participar de um controle de qualidade instituído pelo IAC. “São análises novas, mas já existe uma demanda no mercado”, explica o professor Villas-Boas. “Elas já estão sendo feitas para atender as pesquisas desenvolvidas na Faculdade e futuramente vão ser disponibilizadas para a comunidade em geral”.
Diariamente, os laboratórios realizam inúmeros atendimentos a produtores e também a pesquisas desenvolvidas na Faculdade. O atendimento é bastante diversificado, incluindo pesquisas dos seis Programas de Pós-graduação e dos dois cursos de graduação da FCA, empresas florestais, usinas de cana-de-açúcar, produtores de laranja, limão, hortaliças, fruteiras e de grandes culturas, tanto da região como de outros Estados.
Além disso, integram um projeto vinculado à Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) denominado “Avaliação de características de solos, plantas, fertilizantes e corretivos, em busca de uma agricultura auto-sustentável”, coordenado pelos professores Lyra e Maria Helena Moraes.
Ao todo, o projeto engloba cinco laboratórios, todos coordenados por docentes da FCA, responsáveis pela parte técnica, metodológica, checagem dos resultados e emissão de laudos. São eles: “Laboratório de Análise Química de Solo para Fins de Fertilidade”, sob responsabilidade dos professores Dirceu Maximino Fernandes e Leonardo Theodoro Büll; “Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas”, a cargo do professor Hélio Grassi Filho; “Laboratório de Análise Física de Solo”, supervisionado pela professora Maria Helena Moraes; “Laboratório de Análise de Fertilizantes e Corretivos”, de responsabilidade do professor Lyra e “Laboratório de Geoprocessamento” a cargo da professora Célia Regina Lopes Zimback.
A recepção e a identificação das amostras de solo, plantas, adubos, calcários, resíduos industriais e urbanos, solução nutritiva e outros, é feita por uma secretaria específica, localizada no prédio da área de Ciência do Solo.
O contato com a secretaria dos Laboratórios pode ser feito, preferencialmente, pelo fone/fax: (14) 3811-7266, através da secretaria do Departamento pelo fone: (14) 3811-7218 ou pelo e-mail: sacdcs@fca.unesp.br. O envio de amostras pode ser feito para: Departamento de Recursos Naturais – Ciência do Solo – Laboratórios - Rua José Barbosa de Barros, 1789, CEP 18.610-307, Botucatu/SP

AAB/PMB empata com o Juventus, pelo Troféu Cidade de São Paulo

Em jogo realizado na tarde deste sábado, 15 de março, no Ginásio Presidente Ciro II da Federação Paulista de Futebol de Salão, em São Paulo, a equipe de futsal da Associação Atlética Botucatuense/Prefeitura Municipal de Botucatu empatou, por 3 a 3, com o Clube Atlético Juventus, pelo Troféu Cidade de São Paulo.
Com um bom desempenho em quadra, a equipe dirigida pelo técnico Leandro Fadel empatou com o time da capital paulista com gols de Maranhão, Guilherme e Boquinha.
Com um empate e duas derrotas, a equipe da AAB/PMB não passou para a próxima fase da competição e se despediu do Troféu Cidade de São Paulo de Futsal.
Paulista do Interior
As equipes Sub-20 e Principal de futsal da AAB/PMB voltam à quadra na próxima quarta-feira, 19 de março, pelo Campeonato Paulista do Interior.
Os botucatuenses enfrentarão as equipes do SME Ribeirão Preto, no Ginásio Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.
O time Sub-20, que está com uma vitória e uma derrota no Campeonato, jogará às 16 horas. Já o Principal, com duas derrotas, entrará em quadra às 18 horas.